Texto: Patrick de Araújo/ Revisão: Greiza Tavares
A Prefeitura de Ouro Preto promoveu na Casa de Gonzaga, durante a noite da terça-feira (13), a entrega de R$ 490 mil em recursos financeiros para auxílio às Escolas de Samba do município de Ouro Preto que irão se apresentar no carnaval de 2026. Cada agremiação recebeu o valor de R$ 70 mil, este ano o desfile na Praça Tiradentes será composto por sete escolas de samba que mantêm viva a tradição do carnaval ouro-pretano.
Durante o encontro, a nova Rainha do Carnaval foi apresentada aos presentes: Vera do Anjos é ouro-pretana, do bairro Antônio Dias, e irá integrar a corte momesca, que, tradicionalmente, recebe cada uma das escolas de samba para o grande desfile na Praça Tiradentes.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, destacou o empenho da Prefeitura de Ouro Preto na organização do Carnaval 2026: “Eu posso assegurar a vocês que a equipe da prefeitura trabalhou muito e, mesmo com os desafios, nós estamos despendendo quase um milhão de reais para o custeio de tudo isso que estamos anunciando aqui”, disse o prefeito.
Estiveram presentes também a vice-prefeita Regina Braga, o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta; a secretária Adjunta de Turismo, Sônia Rezende; o secretário de Fazenda, Gever Chagas; o gerente de Turismo, Bruno Luiz; a vereadora Lilian França; além dos representantes das escolas de samba de Ouro Preto.
Tradição Ouro-pretana
Mantendo viva uma tradição que começou em 1957, com a fundação da Escola de Samba Império do Morro Santana, o desfile deste ano contará com sete agremiações: Unidos do Padre Faria, Mocidade Independente Princesa Isabel, Escola de Samba Imperial de Ouro Preto, Inconfidência Mineira, Império do Morro Santana, União Recreativa do Santa Cruz e Acadêmicos do São Cristóvão.
Os desfiles serão avaliados por jurados independentes, sem qualquer vínculo com as escolas da cidade, garantindo a imparcialidade na apuração. As agremiações concorrem a premiações em dinheiro, o que estimula ainda mais a criatividade e o empenho das comunidades envolvidas na produção dos desfiles.
Pré-Carnaval
E, para aquecer os corações para o carnaval 2026, a Prefeitura está preparando o pré-carnaval, um aquecimento para a maior festa popular da cidade. No dia 31 de janeiro e no dia 01 de fevereiro, a Praça Tiradentes recebe as baterias das escolas de samba da cidade e o Zé Pereira Club dos Lacaios. Já no dia 07 de fevereiro, as ruas São José e Getúlio Vargas irão receber uma intervenção artística para a tradicional pintura dos tapumes de proteção que são instalados nos monumentos da cidade.
Carnaval de Ouro Preto fará homenagem à Sinhá Olímpia
Este ano, o tema do carnaval será “Sinhá Olímpia, quem é você?”, uma grande homenagem a uma das personagens mais interessantes e curiosas da história da cidade.
Olympia Angélica de Almeida Cotta, a Sinhá Olímpia, foi uma das figuras mais icônicas da história ouro-pretana. Sinhá Olímpia nasceu em Santa Rita Durão, distrito de Mariana, cidade vizinha a Ouro Preto, em 1889. Com suas roupas coloridas, chapéus enfeitados com flores, bijuterias grandes, um cajado todo ornamentado com flores e tiras de papel colorido e sempre com um cigarro na boca, ela andava pelas ladeiras históricas da cidade contando histórias, vivências e “causos”. Foi considerada por Rita Lee como a primeira hippie brasileira, e suas façanhas estão presentes em obras de arte, músicas, pousadas, restaurantes e até como tema de desfile da Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, no Carnaval de 1990, no Rio de Janeiro. O ano de 2026 marca os 50 anos de seu falecimento.