O Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, é um marco na luta pela garantia de direitos, pelo respeito à diversidade e pelo enfrentamento à discriminação contra pessoas trans no Brasil. A data reforça a importância da promoção de políticas públicas, campanhas educativas e ações de conscientização voltadas à inclusão, à cidadania e à dignidade dessa população.
Em Ouro Preto, a Prefeitura Municipal reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e com o combate à LGBTfobia. No município, esse trabalho tem sido desenvolvido pelo Centro de Referência e Acolhimento (CRA) LGBT+, equipamento público ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania voltado ao atendimento socioassistencial, à atuação intersetorial e à promoção de ações de prevenção e enfrentamento às violências e discriminações.
O CRA LGBT+ atua como espaço de acolhimento, orientação e fortalecimento de vínculos, contribuindo para a promoção da cidadania e para a ampliação do acesso a direitos da população LGBT+ em Ouro Preto.
Programação da Semana da Visibilidade Trans
Como parte das ações ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, o CRA LGBT+ irá promover, na última semana do mês de janeiro, uma programação especial com atividades culturais, formativas e de convivência, voltadas à reflexão, ao diálogo e à valorização das identidades trans. As atividades serão gratuitas e não é necessária inscrição prévia!
26 de janeiro (segunda-feira)
Atividade: Cine LGBT+
Horário: 18h
Parceria: POC UFOP
27 de janeiro (terça-feira)
Atividade: Aula de Dança
Horário: 18h
27 de janeiro (terça-feira)
Atividade: Roda de Conversa – Hormonização no SUS: Informação, Direitos e Cuidado
Horário: 19h
Convidada: médica Dra. Letícia Caldeira
28 de janeiro (quarta-feira)
Atividade: Oficina e Performance Drag
Horário: 18h
Convidada: Elvira Sanders (Lucas Lacerda)
29 de janeiro (quinta-feira)
Atividade: Cores da Identidade – Maquiagem e encerramento da Semana da Visibilidade Trans
Horário: 18h
Convidada: Elvira Sanders (Lucas Lacerda)
Observação: sugere-se que os participantes levem suas maquiagens.
Local das atividades:
Centro de Referência e Acolhimento (CRA) LGBT+
Rua Barão de Ouro Branco, nº 82, bairro Antônio Dias.
Revisão: Greiza Tavares
Texto: Laura Borges