Terceira dose: um reforço na esperança

Texto: Túlio Dutra

Com pouco mais de nove meses, a campanha de vacinação em Ouro Preto possui números extremamente satisfatórios. Até o momento, 94,95% da população, com idade maior que 12 anos, já tomou as duas doses, percentual correspondente a mais de 65 mil ouro-pretanos.

Essa alta cobertura vacinal se tornou possível graças ao eficiente trabalho da Secretaria de Saúde, sendo precisa nas questões de logística, ajustando corretamente os calendários, mapeando a população, adiantando datas de vacinação e fazendo repescagem nas aplicações. Tudo isso somado a uma massiva aceitação da população.

Todos esses altos índices de imunização, infelizmente não aparecem quando o assunto é a 3ª dose, ou dose de reforço como é conhecida. Até o momento, apenas 8,93% da população maior de 18 anos recebeu o imunizante pela terceira vez. Quando olhamos para os índices totais da população, o percentual é 6,95%, o que abrange mais de 5.500 mil imunizados.

O enfermeiro da Vigilância em Saúde e coordenador da vacinação contra Covid-19, Jonathan Silva, falou sobre aspectos importantes da dose de reforço e sua necessidade no combate à pandemia. “A eficiência na proteção contra o Covid-19 só é possível com um sistema imunológico completo, que seria a aplicação da primeira e segunda dose, no esquema primário e também as suas doses de reforço, já aprovadas pelo Ministério da Saúde. Toda população acima de 18 anos, que recebeu o imunizante pela segunda vez há mais de cinco meses, já deve procurar os centros de imunização, aqui no Município, no Centro de Convenções e nos postos de saúde dos distritos. A dose de reforço serve para incentivar nosso sistema imunológico na produção de anticorpos e células de defesa contra o coronavírus”.

Esse reforço no imunizante mantém o sistema imunológico forte, diminuindo o número de hospitalizações e mortes decorrentes da doença. O cenário epidemiológico na Europa e na Ásia se encontra extremamente impactado, apresentando novos casos de infecção grave em países com mais de 70% da população vacinada. A dose de reforço pode evitar essa situação aqui em Ouro Preto e no restante do Brasil.

Busque a sua dose de reforço, converse com os agentes da saúde mais próximos e confiram os cartões de vacina. Proteção nunca é demais, vacine-se!


Alerta Meteorológico

Estado de alerta
 
 
  
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×