Texto: Bruno Willens/Revisão: Greiza Tavares
O distrito de Antônio Pereira vive um momento histórico e de intensa devoção. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto, apresenta o grande Dia Solene, que encerra o XXV Jubileu em Honra à Nossa Senhora da Conceição da Lapa, na sexta-feira (15). Neste ano, a data ganha um significado ainda maior: a tradicional Festa da Lapa agora é Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.
As comemorações começaram em 31 de julho, reunindo fiéis em celebrações eucarísticas, procissões, orações e momentos de confraternização. O Jubileu, que celebra também os 303 anos de devoção à Virgem da Lapa, se tornou uma das festas religiosas mais importantes de Minas Gerais, atraindo romeiros de diversas regiões. O dia da padroeira de Antônio Pereira contará com uma extensa programação.
Patrimônio Imaterial
A conquista do título de Patrimônio Imaterial reforça o valor histórico, cultural e religioso da Festa da Lapa, garantindo que ela seja preservada para as próximas gerações. É uma celebração que atravessa séculos e mantém viva a fé e a tradição de Antônio Pereira.
O título foi concedido após análise do Dossiê de Registro pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (Compatri) e sanção do prefeito Angelo Oswaldo.
Programação Cultural
Em comemoração à Nossa Senhora da Conceição da Lapa, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto realiza uma festa com grande programação cultural no distrito. A festa conta ainda com barracas de produtores locais.
Quinta-feira (14)
20h - John Michael
22h - Robério e seus teclados
Sexta-feira (15)
20h - Fabrício Sírio e Fábio Teclas
22h - Antony e Gabriel
Programação religiosa
DIA SOLENE FESTIVO - SEXTA-FEIRA (15)
06h30 - Exposição do Santíssimo Sacramento, na Gruta do Santuário da Lapa, seguida de Bênção Solene.
08h - Celebração Eucarística festiva, com padre Geraldo Dias Buziani.
11h - Solene Celebração Eucarística, seguida de Coroação da imagem da Virgem da Lapa, presidida pelo Arcebispo Dom Airton José dos Santos.
14h - Celebração Eucarística festiva dos Romeiros e, em seguida, procissão com a imagem da Virgem da Lapa em direção à Igreja de Nossa Senhora das Mercês, com padre Delvair Divino Xavier.
18h - Ofício da Imaculada Conceição na Igreja de Nossa Senhora das Mercês.
18h30 - Procissão saindo em direção ao Santuário Arquidiocesano da Lapa e celebração eucarística de encerramento do Jubileu, comemorando também o 35º aniversário de Ordenação Sacerdotal do padre Marcelo Santiago, presidido pelo padre Rodrigo Souza da Silva.