prefeitura municipal de ouro preto



Cidadão



NOTÍCIAS


Imagem da notícia principal

Prefeitura de Ouro Preto reformou 18 escolas e creches em três anos

O ensino de qualidade também passa por prédios públicos bem estruturados para que os servidores possam atuar e as crianças possam aprender. Em três anos, a Prefeitura de Ouro Preto entregou 18 unidades de educação para a comunidade. Dessas, 15 passaram por ampliação ou reforma, três configuram como aquisição de novas sedes, sendo que uma delas foi completamente construída, após um novo projeto.

“Nosso compromisso é garantir que cada comunidade escolar tenha uma estrutura adequada. As entregas realizadas nos últimos três anos refletem o cuidado da gestão com nossos alunos, famílias e profissionais da Educação”, afirmou a secretária de Educação, Deborah Etrusco.

A secretária adjunta de Educação, Silvia Teixeira ressalta que equipamentos também estão sendo adquiridos. “A nossa atenção não é apenas para a estrutura física das escolas. Também estamos renovando os móveis e equipamentos de cozinha, como geladeira, fogão e forno”. Mais de 6 mil unidades de mobiliário e 1,5 mil unidades de eletroeletrônicos foram distribuídos nas instituições de ensino da rede.

Este ano, seis escolas foram entregues à comunidade: E. M. Dr. Alves de Brito, em Rodrigo Silva; E. M. Washington de Andrade, em Serra dos Cardosos; e E. M. Aleijadinho, em Santo Antônio do Salto. A Creche Anita Araújo, no Morro Santana, e a Creche Zezinho Pedrosa, em Cachoeira do Campo, adquiriram novas sedes, completamente adaptadas para o conforto e aprendizagem dos bebês atendidos. Já a E. M. de Educação Infantil Ana Pereira de Lima, no Maracujá, entregue em março, foi construída em parceria com o Instituto Arjon. A estrutura possui 2 mil m² de terreno, com uma área de lazer ampla.

Trabalho contínuo

Em 2024, oito escolas foram inauguradas após as manutenções necessárias, seis delas estão localizadas nos distritos: E. M. Nossa Senhora das Graças, em Bocaina; E. M. Bonequinha Preta e a Creche Arnaldo Bastos (CAIC),  em Cachoeira do Campo; E. M. Major Raimundo Felicíssimo, em Amarantina; e E. M. Monsenhor Rafael, em Miguel Burnier. Em Glaura não existia creche e uma unidade foi disponibilizada para atender a demanda da comunidade. Na sede foram reformadas a E. M. Renê Giannetti, no Saramenha, e a Creche Noêmia Veloso, no São Cristóvão.

Em 2023, a Creche Naná Sette Câmara, do bairro Padre Faria, a E. M. Inácio de Souza, de Piedade de Santa Rita, e a E. M. Padre Antônio Pedrosa, do Maracujá, realizaram uma celebração para comemorar as melhorias. Em 2022, foi a vez da E. M. Monsenhor João Castilho Barbosa, localizada no bairro Barra. Atualmente, dez escolas e creches estão em reforma e serão reinauguradas após as intervenções.  

 

Texto: Marília Mesquita

Revisão: Greiza Tavares


Ver mais...

Data de publicação: 24/09/2025

NOSSOS PORTAIS


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.