prefeitura municipal de ouro preto



Cidadão



NOTÍCIAS


Imagem da notícia principal

37 mil pessoas acompanharam atrações promovidas pela Prefeitura de Ouro Preto no aniversário da cidade

Embaladas por ritmos de diferentes estilos musicais, mais de 37 mil pessoas celebraram os 314 anos de Ouro Preto na Praça da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no bairro Pilar. A Prefeitura Municipal preparou quatro dias de festa, com artistas de renome nacional, em um evento organizado e seguro. A taxa de ocupação em hotéis e pousadas foi de 87%, conforme levantamento da Secretaria de Cultura e Turismo.

Moradora do bairro Jardim Alvorada, Ana Carolina Gomes conta que as atrações foram diversificadas, com a apresentação de bons shows. “Estive presente em três dias e estava muito organizado, permitindo o acesso mais seguro a partir da inspeção das pessoas na entrada. Além do fácil acesso às barraquinhas e, também, aos banheiros”, disse.

No sábado (5), se apresentaram a Orquestra Ouro Preto e Carlinhos Brown. No domingo (6), a Turma do Pagode animou os presentes. Na segunda-feira (08), foi a vez do rock de Capital Inicial, com recorde de público: 12 mil pessoas. E, na terça-feira (09), Vanessa da Mata soltou a voz na cidade Patrimônio da Humanidade.

A auxiliar administrativa Karine Cancio mora em Mariana e conta que, sempre que possível, participa dos eventos de Ouro Preto. “Adoro a Turma do Pagode e sou suspeita para falar do show. Mas estava tudo maravilhoso e organizado. Valeu a pena ter vindo”, ressaltou.

Conforme a Secretaria de Segurança e Trânsito, a estratégia para a interdição de ruas e o desvio de veículos nas imediações dos shows aconteceu como o previsto. Além disso, não houve intercorrências relacionadas a crimes violentos. O transporte público funcionou normalmente para garantir mobilidade à população.

Economia

Previsto no calendário oficial da cidade, o aniversário de Ouro Preto movimenta a economia. Conforme decreto, foram concedidas licenças especiais para funcionamento de 10 barracas, 20 ambulantes e 6 towners. Além disso, restaurantes, lanchonetes, padarias e demais estabelecimentos do setor de alimentos registraram bons números, gerando emprego e renda para o ouro-pretano.

 

Texto: Marília Mesquita

Revisão: Victor Stutz


Ver mais...

Data de publicação: 10/07/2025

NOSSOS PORTAIS


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.