A Matriz de São Gonçalo do Amarante, no distrito de Amarantina, será restaurada. O anúncio foi feito na Câmara Municipal de Ouro Preto, na segunda-feira (1º), após um acordo de destinação firmado com a Prefeitura Municipal. Serão investidos R$ 2 milhões, originários do excedente financeiro da Casa Legislativa referente a 2024.
“Essa é uma soma de esforços e de recursos financeiros”, ressaltou o prefeito Angelo Oswaldo. O projeto da obra já foi executado pela Secretaria de Cultura e Turismo, com o recurso de R$ 43 mil do Fundo de Preservação do Patrimônio (Funpatri). Na primeira fase, está prevista a restauração do telhado, alvenarias, forros, elétrica, pintura e sonorização.
Além da recomposição e adequação da volumetria da igreja, haverá a demolição de anexos irregulares e a instalação do Sistema de Proteção Contra Incêndios (SPCI), do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), da segurança eletrônica e da iluminação cênica. Os elementos artísticos serão recuperados na segunda fase.
“A restauração da igreja de Amarantina estava no coração daquele povo há muito tempo e agora sai do papel para a realidade”, afirmou o padre e dirigente religioso da matriz, Armando Godinho. As obras iniciam na segunda quinzena de setembro e a previsão é de que sejam finalizadas em novembro de 2026.
Texto: Marília Mesquita
Revisão: Victor Stutz