O ano de 2025 marca os 200 anos de nascimento de Bernardo Guimarães, um dos grandes nomes da literatura brasileira. Natural de Ouro Preto, o autor deixou um legado que atravessa o tempo com uma poesia inovadora e romances de repercussão internacional — sendo o mais conhecido “A Escrava Isaura”. Para celebrar sua trajetória, a Prefeitura de Ouro Preto promove, entre segunda-feira (11) e sexta-feira (15), a Semana Bernardo Guimarães, um evento cultural gratuito que une arte, literatura e história.
A programação, voltada para todos os públicos, reúne passeio literário, leituras dramáticas, debates temáticos, uma exposição, um lançamento literário e uma homenagem solene a Bernardo Guimarães. Entre os destaques está o lançamento do livro comemorativo “Miscelânea, Nos Passos de Bernardo Guimarães”, da Editora Liberdade, com ilustrações do Atelier Dois Capelistas — obras que também compõem a exposição “Muito Além de A Escrava Isaura”, que propõe uma releitura da produção literária do autor para além de sua obra mais conhecida, além de edições raras das obras do autor, gentilmente cedidas pelo Instituto Peck Pinheiro.
“Acho muito importante esse resgate da história de Bernardo Guimarães, um dos escritores mais prestigiados da literatura brasileira e mundial. ‘A Escrava Isaura’ é um sucesso internacional, especialmente na China. É fundamental que as novas gerações conheçam a grandiosidade desse autor”, ressaltou o chefe de Gabinete da Prefeitura de Ouro Preto, Zaqueu Astoni, ao refletir sobre a importância da valorização histórica do escritor.
A autora Francelina Drummond, responsável pelo livro comemorativo, reforça o impacto de Bernardo Guimarães. “Um poeta e escritor que inovou a crítica literária no Brasil, criou o romance sertanista, produziu poesia tão inovadora e, ainda hoje, desafia os Estudos Literários, tem que ser celebrado em seu bicentenário. Bernardo se formou sob a influência do ambiente intelectual de Ouro Preto, cidade que ele reverência em sua obra”, destacou.
Um dos ilustradores da exposição, Leandro Vilar, falou sobre a honra de participar da homenagem. “Bernardo Guimarães tem uma característica interessante, que é o fato de ele ser muito visual. Ele escreve de um jeito que a gente já fica imaginando. Participar de um projeto como esse, em Ouro Preto, é uma emoção”, concluiu. A Semana Bernardo Guimarães é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Chefia de Gabinete e da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Editora Liberdade e o Atelier Dois Capelistas. Conta com o apoio do Museu Casa dos Contos, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e do Instituto Peck Pinheiro.
Programação
29/07 a 17/08
EXPOSIÇÃO “MUITO ALÉM DE ESCRAVA ISAURA”
A exposição "Muito além de Escrava Isaura" convida o público a revisitar a obra de Bernardo Guimarães por meio da arte e da memória impressa. A mostra apresenta as ilustrações originais do livro "Miscelânea, nos passos de Bernardo Guimarães", criadas pelos artistas Leandro Vilar e Aurélio H. dos Santos (Dois Capelistas), que oferecem uma reinterpretação visual única da prosa e da poesia bernardinas. Além disso, estarão em exibição as primeiras edições das obras do autor, pertencentes à coleção do Instituto Peck Pinheiro, cedidas especialmente para esta homenagem.
Local: Museu Casa dos Contos, Rua São José, no. 12, Centro, Ouro Preto, Minas Gerais.
Horário de visitação: Terça a sábado: 10h às 18h e Domingo: 10h às 14h
11/08, às 14h
LEITURA DRAMÁTICA “BG FANTÁSTICO”
Leitura dramática e encenação do conto de Bernardo Guimarães: A cabeça de Tiradentes
Local: auditório da Biblioteca Pública Municipal – Rua Xavier da Veiga
12/08, às 11h
PASSEIO LITERÁRIO “NOS PASSOS DE BERNARDO GUIMARÃES”
Criado pela Editora Liberdade em parceria com o Atelier Dois Capelistas, o passeio literário propõe um percurso por 14 pontos ligados à trajetória de Bernardo Guimarães - 12 na sede, um em Lavras Novas e um em Antônio Pereira. O roteiro tem como base um mapa elaborado a partir de pesquisa sobre a vida e obra do escritor. Durante toda a Semana Bernardo Guimarães o percurso poderá ser realizado pelos turistas e interessados que terão à disposição, na Casa de Gonzaga, o mapa com os pontos indicados, que também estarão sinalizados com um banner na fachada das edificações até o dia 15 de agosto. O passeio literário inaugural acontecerá no dia 12 de agosto, e será guiado pela professora doutora em literatura comparada Francelina Drummond.
Local de saída do passeio guiado: Casa de Gonzaga – Rua Cláudio Manoel, 61, Centro, Ouro Preto – MG
13/08, às 19h
LANÇAMENTO DO LIVRO “MISCELÂNEA, NOS PASSOS BERNARDO GUIMARÃES”
Lançamento do livro “Miscelânea, nos passos de Bernardo Guimarães”, organizado por Francelina Drummond.
Sinopse: O livro reúne obras de Bernardo Guimarães ainda não publicadas em livro, além de outras produções inéditas. Contém um ensaio crítico que acompanha a biografia intelectual do autor. Faz uma análise da importância do autor na literatura brasileira e acompanha todo o seu percurso crítico.
LEITURA DRAMÁTICA
Leitura dramática de poemas de Bernardo Guimarães: Dilúvio de papel e O devanear do cético, por Carlos Versiani dos Anjos.
Local: Museu Casa dos Contos, Rua São José, no. 12, Centro, Ouro Preto, Minas Gerais.
14/08, às 19h
MESA REDONDA “BG: VIDA, OBRA E NOVAS REVELAÇÕES”
A mesa-redonda composta pelo historiador Moacir Rodrigo de Castro Maia (UFV-Viçosa/MG), o historiador Marcus Caetano Domingos (CEFET-Araxá/MG) e pela professora doutora em Literatura Comparada M. Francelina S. Ibrahim Drummond, apresentará a biografia intelectual de Bernardo Guimarães e novas perspectivas na leitura de sua obra, a partir de pesquisas históricas recentes em arquivos mineiros.
Eixos temáticos da mesa:
- Bernardo Guimarães: uma esfinge parda, por Dr. Marcus Caetano Domingos;
- Bernardo Guimarães e o escravismo, por Dr. Moacir Rodrigo de Castro Maia.
- Roteiro crítico de Bernardo Guimarães, por Francelina Ibrahim Drummond.
Local: Auditório Vinícius de Moraes da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, Rua Irmãos Kennedy, no. 601, Água Limpa, Ouro Preto, Minas Gerais.
15/08
HOMENAGEM AO BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE BERNARDO GUIMARÃES
16h - SESSÃO SOLENE
No dia festivo em comemoração aos 200 anos de nascimento de Bernardo Guimarães, a Casa Bernardo Guimarães, sede da FAOP, receberá uma sessão solene com a presença de autoridades e representantes do meio literário e cultural. A celebração destacará o legado do escritor e sua importância para a literatura e a cultura mineira e nacional.
Local: Auditório Vinícius de Moraes da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP, Rua Irmãos Kennedy, nº 601, Água Limpa, Ouro Preto, Minas Gerais.
17h - HOMENAGEM PÓSTUMA NA IGREJA DE SÃO JOSÉ
Visita ao túmulo de Bernardo Guimarães para homenagem póstuma.
Local: Igreja de São José, Rua Teixeira Amaral, no. 130, Centro, Ouro Preto, Minas Gerais.
18h - UM SARAU PARA BERNARDO
Sarau festivo executado por músicos da cidade. O programa reproduz um sarau realizado em 20 de fevereiro de 1882, em residência na paróquia de Antônio Dias, durante o qual foi apresentado e cantado ao público o Hino de São Sebastião, pela Sociedade musical Henrique de Mesquita, letra de Bernardo Guimarães. O programa do sarau foi muito variado.
Texto: Jeane Polva
Revisão: Greiza Tavares