A inauguração simbólica das placas e totens de sinalização turística de Ouro Preto foi realizada nesta quarta-feira (06). A iniciativa visa qualificar o turismo da cidade, ao orientar o visitante sobre a localização dos monumentos. Os objetos também oferecem informações da história e da cultura praticada no ambiente apresentado, por meio de um código de resposta rápida (QR Code).
“Temos hoje uma sinalização antiga, que está bastante deteriorada. Com a nossa sinalização, iremos identificar melhor todos os percursos. Isso é uma educação patrimonial, ter uma sinalização que atende a todos”, ressaltou o prefeito Angelo Oswaldo. Três placas foram instaladas nas imediações da Praça Tiradentes, outras 146 ficarão disponíveis em pontos estratégicos do município.
“Estamos uniformizando a comunicação nas cidades Patrimônio da Humanidade e já entregamos essa mesma sinalização, que tem o padrão internacional, em outros sete lugares. Ela vai ser um referencial para quem vem e não conhece a história”, explicou o presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), idealizadora do projeto.
Guia turístico em Ouro Preto, Antônio Carlos comemorou a melhoria. “Colocando as placas, não tem coisa melhor: os espaços estão mais bem localizados e os turistas bem direcionados”, destacou. A nova sinalização tem o patrocínio da Vale e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através da Lei Rouanet. O investimento é de R$ 600 mil.
Texto: Marília Mesquita
Revisão: Victor Stutz