Entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro, a Prefeitura de Ouro Preto realizou a Semana da Pátria de 2025, com desfiles cívicos nos distritos e no Centro Histórico da cidade em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. A programação foi marcada pela forte participação das escolas municipais e estaduais, além de bandas de música, associações e forças de segurança.
O ponto alto das comemorações aconteceu no domingo (07), na Praça Tiradentes. Autoridades e a comunidade se reuniram para prestigiar estudantes, professores e membros da sociedade civil no tradicional desfile. Entre as apresentações, estiveram as fanfarras da APAE, da E. M. Juventina Drummond, da E. E. Horácio Andrade, da E. M. Izaura Mendes e da E. E. Marília de Dirceu. Além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Civil Municipal.
“Aqui, onde foi exposto Tiradentes morto, nós celebramos a Independência do Brasil e reafirmamos a soberania da nossa nação, a democracia, a justiça e a paz como primados da República do Brasil”, reforçou o prefeito Angelo Oswaldo. Também estiveram presentes secretários municipais, vereadores e a vice-reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Roberta Fróes, que foi a oradora deste ano.
“A Independência não é só um ato que aconteceu em 7 de setembro de 1822 e ficou no passado. A Independência é construída no dia a dia por cada parte da sociedade. O Brasil pertence a si mesmo, o Brasil é dos brasileiros e disso nós não podemos esquecer nunca”, afirmou a professora.
Distritos
A Prefeitura de Ouro Preto organizou os desfiles em celebração a Semana da Pátria em cinco distritos: Amarantina, Miguel Burnier, Santa Rita de Ouro Preto, Cachoeira do Campo e Antônio Pereira. Todos organizados pela Secretaria de Educação, com a apresentação de estudantes, que prestaram suas homenagens com dizeres em cartazes, coreografias ensaiadas e fanfarras.
“Cada desfile foi único, mas todos tiveram em comum o envolvimento das escolas, das famílias e da comunidade. A Semana da Pátria mostrou a força da educação em Ouro Preto, porque cada aluno que participou levou consigo valores de cidadania, respeito e pertencimento. Foi um momento de união, que reforça o papel da escola como centro de transformação social”, ressaltou a secretária de Educação, Déborah Etrusco.
Para a secretária adjunta de Educação, Sílvia Teixeira, os desfiles também tiveram um significado especial por aproximarem os distritos e subdistritos da cidade.“Foi muito bonito ver a participação de cada comunidade, cada escola trazendo sua contribuição. A Semana da Pátria não se restringiu ao 7 de Setembro na Praça Tiradentes: ela percorreu os distritos, valorizou a história local e envolveu as famílias. Esse movimento fortalece o vínculo entre educação, cultura e identidade”, concluiu.
Texto: Clara Costa
Revisão: Greiza Tavares