CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL
ATA DE DA 1ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CODEMA (2025)
Às 14h do dia treze de agosto de 2025 reuniu-se, de forma remota, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Ouro Preto – CODEMA/OP, presidida por Francisco de Assis Gonzaga da Silva e secretariada por mim, Simone Fernandes Machado. A reunião foi transmitida pela plataforma YouTube e pode ser acompanhada pelo seguinte link https://youtube.com/live/jFhBEfIfKMA?feature=share. A reunião contou com a seguinte pauta: 1) Ordem do dia: 1. Aprovação da ata da 1ª Reunião Extraordinária do CODEMA de 2025; 2. "Licenciamento Ambiental - ACTECH: condicionantes e participação comunitária". 3. Assuntos diversos. Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Francisco de Assis Gonzaga Silva, conselheiro titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Giselle Cristina Cândido, conselheira titular, Dalvan Erik Gomes (posse) conselheiro suplente da Secretaria Municipal de Saúde; Juliana Maria Barros Miranda (posse), conselheira titular da Secretaria Municipal de Obras; Luciano Barbosa de Souza (posse), conselheiro titular da Câmara Municipal de Ouro Preto; Diego Alves de Oliveira, conselheiro titular das Instituições Federais de Ensino; Juarez Távora Basílio, conselheiro titular do Instituto Estadual de Florestas; Maria Helena Rocha Ferreira, conselheira titular da APAOP; Daniel da Mota Neri, conselheiro titular da APAOP e Cristina de Oliveira Maia, conselheira suplente da APAOP; Daniel Ribeiro Oliveira, conselheiro titular e Tiago Lage Leonel, conselheiros titulares do Instituto Habitat; Luiz Carlos Teixeira (posse), conselheiro titular da FAMOP; Walter Soares Ferreira, conselheiro titular da ACEOP. Compareceram ainda representando ACTECH: Pedro Taveira, Bruno Mapa, Alexandre Guimarães, Cristiane Abras. A reunião contou ainda com a presença do inscrito Eduardo Evangelista. Constatado quórum regimental, o presidente prosseguiu com a pauta. 1) Ordem do dia: 1. Aprovação da ata da 1ª Reunião Extraordinária do CODEMA de 2025; Daniel Neri atentou para erros nos termos ordinária e extraordinária nas convocações e pediu maior atenção pela secretária, pois, apesar do alerta no e-mail, o erro persistiu. Simone pediu desculpas e esclareceu que não recebeu esse e-mail. Apenas o da conselheira Maria Helena com a solicitação de correções, porém, explicou que, conforme calendário de reuniões, reuniões ordinárias são as realizadas toda última sexta-feira de cada mês e extraordinárias são as realizadas em outras datas e horários. Que já havia sido alertada pela casa dos conselhos para o erro na convocação atual, mas, que, segundo orientação jurídica, bastava corrigir o equívoco na hora da reunião, sem necessidade de publicar a retificação. Mas, comprometeu-se a verificar se houve algum erro na reunião anterior e fazer as retificações, se necessárias, que, por uma questão técnica necessitaria utilizar outro computador, pois, o atual está sendo usado para transmissão compartilhada simultânea de tela para o youtube na transmissão ao vivo. Mas, que conferiria e informaria. O presidente suspendeu a votação da ata até as devidas conferências. Conforme regimento, o presidente convocou os inscritos para fazer uso da palavra, chamou o senhor Eduardo Evangelista duas vezes para fazer uso da palavra pelo tempo de 5 minutos, prorrogados por mais 5. Segunda inscrita, senhora Jackeline Gomes. Perguntou se os inscritos estavam na sala, Simone explicou que o senhor Eduardo Evangelista tinha sido adicionado à chamada no início da reunião, porém, a senhora Jackeline não apareceu. Logo, o presidente chamou novamente os inscritos e solicitou que constasse em ata que ele convocou para fazer uso da palavra, conforme regimento do conselho. Passando ao próximo assunto da pauta. Luiz Carlos solicitou que os inscritos façam uso da palavra no fim da reunião. O presidente solicitou que fosse formalizado para apreciação pelo plenário. 2. "Licenciamento Ambiental - ACTECH: condicionantes e participação comunitária". Pedro Taveira cumprimentou a todos e compartilhou apresentações sobre a ACTECH. Apresentou os seguintes dados: a empresa possui duas minas de bauxita em operação; 17.354 toneladas de produção de alumina; 70.000 toneladas de capacidade de refinaria; 450 colaboradores; operação florestal independente; escritório no Brasil e Nos Estados Unidos; Barragem em descomissionamento e empilhamento a seco. Explicou as dificuldades enfrentadas para readequação da empresa a critérios aceitáveis. Que a empresa funcionou por um tempo com um TAC com diversas condicionantes que foram integralmente cumpridas e, em maio deste ano, a empresa obteve o licenciamento para 8 anos, por votação unânime no COPAM. Informou que os dados de monitoramentos ambientais ficam disponíveis no site da empresa. Que no site possui um canal aberto para atender a comunidade. Passando a palavra aos conselheiros, Maria Helena manifestou dúvidas em relação a barragem. Pedro Taveira explicou que a barragem já foi descomissionada e agora está sendo descaracterizada e que é constantemente monitorada. Luiz Carlos Teixeira salientou que esse diálogo com a comunidade vem ocorrendo desde antes de 2015, para tratar de impactos de vizinhança. E que esse contato tem sido benéfico e produtivo, em comparação com as proprietárias anteriores da empresa. Pedro Taveira propôs reuniões trimestrais com a comunidade. Daniel Neri questionou o tamanho da barragem, a destinação do resíduo, localização da pilha e publicidade dos dados. A previsão para novas pilhas. Solicitou os relatórios dessas pilhas, principalmente no período das chuvas. O número da outorga de água da empresa. Alexandre Guimarães informou que são muitas informações técnicas e convidou aos interessados para visitar a fábrica para obtenção de informações mais detalhados com o corpo técnico da empresa, porém, informou não haverá retirada de rejeito, que a pilha tem 4,6ha e é envelopada em período de chuvas, que ela fica ao lado do aterro sanitário e disponibilizou a equipe de especialistas para responder as dúvidas in loco, por fim, relatou que a empresa não utiliza barragem. Diego Oliveira questionou sobre alguns dados do site, se há condicionantes em relação à água, principalmente depois do acidente ocorrido na semana, quando os dados estarão disponíveis no site e como pensam em fornecer essas informações de forma acessível para a população leiga. Alexandre Guimarães informou a localização dos pontos de monitoramento, que eles foram determinados pela FEAM e um na Vila Operária de iniciativa da ACTECH. Na qualidade da água tem monitoramento a montante e a jusante à fábrica no rio Funil, outras duas na barragem e também na pilha de rejeito, na entrada e saída. Propôs esse monitoramento de forma mais didática nas reuniões trimestrais com a comunidade. Maria Helena sugeriu que fosse definido o calendário de reuniões, perguntou sobre o funcionamento do equipamento do monitoramento do ar e como isso vai ser passado para a comunidade. Qual será a metodologia desse compromisso de diálogo com a comunidade, se há profissionais adequados para esse atendimento, como psicólogos. Perguntou sobre as metas dos programas de responsabilidade social. Observou que não há condicionantes referentes à saúde, pois, existem relatos de danos e uma comunidade atingida sobrecarrega o SUS. Alexandre Guimarães explicou o funcionamento dos equipamentos, complementou que não há dados de danos à saúde causados pela empresa e que o no site existe o canal aberto, gerido por uma assistente social, e que existe um whatsapp exclusivo para atendimento à comunidade no atendimento cotidiano. Tiago Lage reiterou a necessidade de diálogo com a comunidade, solicitou informações sobre o derramamento de produto registrado. Disse que embora o conselho não licencie, que é importante a participação do conselho uma vez que são pessoas que vivenciam a realidade do local, questionou como estão sendo direcionadas as contrapartidas no município. Pedro Taveira informou sobre a criação de um programa chamado ACTECH portas abertas, voltados para a comunidade e demais interessados para irem a fábrica, tirar duvidadas sobre os processos. No dia 11/08/2025 ocorreu um tombamento de uma carga da ACTECH que impactou a produção e a área ambiental, embora a responsabilidade seja da empresa contratada, a ACTECH está dando todo suporte necessário. Complementou que se coloca à disposição para quaisquer dúvidas. Luiz Carlos Teixeira informou que colocou em reunião passada com a empresa, que o que a comunidade quer é efetividade de ações. Tiago Lage, reitera a solicitação de informações se há algo definido. Pedro Taveira informou que diversas ações já estão sendo realizadas, mas, que pecam um pouco na divulgação e que a fábrica está se adaptando para obter a certificação. Cristina de Oliveira salientou que a presença do Luizão vai ser de grande importância. Gostaria de ter um contato de órgãos de fiscalização ambiental independentes da fábrica, como a universidade, Daniel Neri e a própria prefeitura. Solicitou uma retomada das respostas das questões levantadas pelo conselheiro Daniel Neri. O presidente informou que a empresa foi convidada assim que assumiram para uma reunião conjunta com a comunidade. Que foi criado um grupo técnico, que a SEMMADS o órgão licenciador para uma reunião. No caso do acidente, a SEMMADS acionou de imediato o NUDEM. Frisou que a parte que cabe à prefeitura, com a equipe que possui, está sendo realizada. Alexandre Guimarães informou que todas as análises são realizadas por empresas independentes, auditáveis. Sobre os questionamentos do conselheiro Daniel Neri, a empresa entende que serão respondidas de forma mais eficaz pela equipe técnica in loco. Maria Helena solicitou retirada da reunião, mas, antes pediu que nas tratativas de medidas mitigadoras da empresa fosse levado em consideração a saúde da população que vem sendo negligenciada, e manifestou que Du do Veloso pediu que ela relatasse que foi negado o acesso dele à reunião, para deixar registrado. O presidente informou que, em relação à saúde, a gente pode se manifestar de forma não vinculante junto ao órgão licenciador, em breve pretende trazer ao conselho o licenciamento até a classe 4 para o município, em negociação junto ao Cinvalpi, nesse caso o conselho passará a ter caráter deliberativo e poderá propor condicionantes. Em relação ao Eduardo, ele esteve na reunião, está gravado no youtube a entrada dele, infelizmente, deve ter acontecido alguma questão, mas, que seguiu o regimento e chamou três vezes os dois inscritos, o conselheiro Luizão deu um encaminhamento de possibilidade de alteração que será analisado pelo conselho, mas, até então, será seguido o regimento que é uma forma de garantia de equidade e tratativas republicanas para todos e todas. Não havendo mais inscritos, o presidente passou a palavra para a empresa fazer as considerações finais. Agradeceu à ACTECH pelo apoio em contrapartidas e pelo diálogo com a comunidade. Após as considerações finais da empresa, agradecimentos aos parceiros, a empresa se colocou à disposição da comunidade e dos conselheiros. Passando aos 3. Assuntos diversos. Daniel Neri pediu retorno da Simone sobre as atas e reuniões, ela informou que a 1ª reunião ocorreu em 28 de março, portanto ordinária, e que sobre a atual, a Casa dos Conselhos havia alertado sobre o erro na publicação, mas, que orientaram que não havia necessidade de publicar retificação, apenas corrigir a informação durante a reunião. Explicou que esse erro se deu devido as remarcações que ocorreram, como foi acompanhado nos e-mails pelos conselheiros. De qualquer forma, fará a conferência junto à Casa dos Conselhos e repassando aos conselheiros. Daniel Neri disse que sanou suas dúvidas sobre quando é ordinária e quando é extraordinária, agora é só conferir mesmo se a convocação estava correta. Simone pediu que, se houver alguma dúvida sobre as atas, que os conselheiros podem encaminhar previamente para conferência e retificação, visto que as atas são encaminhadas com antecedência. O presidente sugeriu que a ata seja discutida e aprovada na próxima reunião. Na sequência do assunto, Daniel Neri questionou a presidência porque o regimento não está sendo cumprido, visto que as reuniões deveriam ser mensais. O presidente solicitou a formalização do questionamento para que ele possa responder, mas, de toda forma, explicou que estamos tentando uma pauta que foi deliberada em reunião sobre o Botafogo. Que oficializamos as empresas várias vezes e ainda não obtivemos resposta. A outra reunião foi essa com a ACTECH, que foi remarcada duas vezes e atravessou de um mês para o outro, mas, que irá responder responder formalmente e já deixou agendado a próxima reunião para o dia 29 de agosto. Daniel Neri, sobre a Mina Patrimônio que teve autorização para voltar a funcionar, disse que queria fazer um pedido de esclarecimento sobre a fala do conselheiro Daniel da Habitat sobre um questionamento da conselheira Cristina, sobre a mudança de voto. Alegou que o conselheiro tentou silenciar um questionamento legítimo, sobre uma mudança de voto, que levou a emissão de uma certidão de uso e ocupação do solo que liberou uma mineração na entrada de Ouro Preto. Por uma questão de ordem, o presidente esclareceu que a discussão que houve no conselho foi em relação a outra mina a HG, não a Patrimônio, que não passou nesse conselho e foi liberada por ordem judicial visto que o conselho não libera mina. Daniel Neri mencionou que o questionamento dele foi sobre a resposta ao e-mail, mencionou que existem dois conselheiros da Habitat que no entendimento dele possui um forte conflito de interesse, pois é uma ONG que tem contrato com a Prefeitura de Ouro Preto e que queria deixar registrado a sua insatisfação com a fala do conselheiro Daniel da Habitat no e-mail. O presidente complementou que todos os questionamentos dos conselheiros foram respondidos por ofício e que nada fica parado. Tiago Lage, em nome da Habitat, disse que não é digno fazer essa acusação sem provas, se houver, que as tragam para análise. Que como instituto eles podem prestar serviço para o município, mas, atualmente, não há nenhum contrato vigente. Quanto a questão do Daniel, o conselheiro tem liberdade de colocar seu ponto de vista, que não acha digno, que a habitat foi questionada, mas, os demais conselheiros não. Daniel Oliveira, agradeceu ao Tiago e que em momento algum tentou silenciar a conselheira, que só respondeu que se distraiu durante a reunião e votou de forma diferente do que gostaria e pediu retificação. Daniel Neri disse que não afirmou que houve irregularidade, que só questionou a resposta ao e-mail sobre a dúvida de uma situação que ficou mal explicada. Cristina Oliveira agradeceu ao Daniel Neri, disse que gostaria que houvesse uma relação mais republicana e mais clara para que nenhuma manifestação fosse apagada ou silenciada. Que o que ela falou no e-mail foi que o conselho voltasse a funcionar de forma mensal e questionou a alteração do voto que favoreceu uma mineradora. Logo, nada mais a tratar, deu-se por encerrada a reunião e eu, Simone Fernandes Machado, Secretária Executiva do CODEMA, lavrei essa ata e dou fé ao conteúdo, assinando-a com o presidente, Ouro Preto, 13 de agosto de 2025.
Simone Fernandes Machado
Francisco de Assis Gonzaga da Silva
CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL ATA DE DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CODEMA (2025)
Às 14h do dia vinte oito de março de 2025 reuniu-se, de forma remota, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Ouro Preto – CODEMA/OP, presidida por Francisco de Assis Gonzaga da Silva e secretariada por mim, Simone Fernandes Machado. A reunião foi transmitida pela plataforma YouTube e pode ser acompanhada pelo seguinte link https://youtube.com/live/WC8RL8RaXkQ?feature=share. A reunião contou com a seguinte pauta: 1) Ordem do dia: 1.1 Apresentação, discussão e votação do Parecer da Comissão de Análise e do Plano Municipal da Mata Atlântica. Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Francisco de Assis Gonzaga Silva, conselheiro titular; Pedro Henrique Lisboa, conselheiro suplente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Giselle Cristina Cândido, conselheira titular da Secretaria Municipal de Saúde; Duilian Fagner de Souza Bretas, conselheiro titular e Juliana Maria Barros Miranda, conselheira suplente da Secretaria Municipal de Obras; Diego Alves de Oliveira, conselheiro titular das Instituições Federais de Ensino; Maria Helena Rocha Ferreira, conselheira titular, da APAOP; Daniel da Mota Neri, conselheiro titular, Cristina de Oliveira Maia, conselheira suplente; Daniel Ribeiro Oliveira, conselheiro titular; Tiago Lage Leonel, conselheiro titular, do Instituto Habitat; Luiz Carlos Teixeira, conselheiro suplente; Walter Soares Ferreira, conselheiro titular da ACEOP. Compareceram ainda representando as instituições envolvidas com a construção do Plano da Mata Atlântica: Saulo, Janaína Mendonça, Isabel Fernandes, Danilo Borum-Kren e os inscritos Eduardo Silva e Patrícia Reis. Cristina de Oliveira Maia justificou a ausência. Constatado quórum regimental, o presidente prosseguiu com a pauta. Daniel Neri solicitou esclarecimentos sobre a LC Participações e sobre o resultado da votação do empreendimento do Botafogo, HG Mineração, ocorrida na última reunião. O presidente colocou em votação a sugestão de inclusão da pauta, que foi negada por 4 votos contra (Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Instituto Habitat, ACEOP), 3 favoráveis (APAOP, APAOP, FAMOP) e 2 entidades não se manifestaram (Secretaria de Obras, Habitat). O presidente esclareceu que votou contra em respeito ao princípio de publicidade das pautas. Mas, solicitou que seja pautado na próxima reunião. Daniel Neri reiterou o pedido da APAOP sobre 16/01/2025 em relação ao resultado da votação do pedido de anuência da HJ Mineração. O presidente solicitou que fosse encaminhado o parecer da Procuradoria Jurídica do Município para todos os conselheiros que não receberam. Passando ao ponto de pauta 1.1 Apresentação, discussão e votação do Parecer da Comissão de Análise e do Plano Municipal da Mata Atlântica, Janaína Mendonça apresentou o plano que teve por objetivo: identificar os remanescentes de Mata Atlântica, pressões, desmatamento e degradação; promover a governança local, engajamento social e integração de planos, programas e ações; Construir visão de futuro e um plano de ação em prol de um município melhor para viver. Apresentou estrutura, metodologia do estudo equipe que compôs o Plano de Trabalho e o Plano de Ação. Sobre o processo legal, explicou que Ouro Preto já possui a lei da Mata Atlântica e que está em fase de elaboração do Decreto. Por fim, apresentou os mapas de áreas prioritárias para preservação e esclareceu os critérios de seleção. Passando à palavra à comissão de análise do Plano pelo CODEMA composta por Pedro Lisboa, Tiago Lage, Gisele Cândido. Salienta-se que o relatório e o plano foram encaminhados previamente para todos os conselheiros. Pedro Lisboa explicou que, na primeira versão apresentada foi observado a necessidade de ajustes, que foram realizados obedecendo ao Decreto Federal nº 6.660/2008 e enviado no mês de dezembro de 2024 para todos os conselheiros. Abrindo a palavra aos inscritos, Daniel Neri fez questionamentos sobre a alocação da equipe, em especial da Janaína. Daniel Neri ressaltou a exposição de Ouro Preto na mídia em relação à Serra do Botafogo, sem manifestação da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, manifestou a omissão da SEMMADS em relação à solicitação de estudos das mineradoras e alegou que houve mudança de voto na última reunião por pressão, que a prefeitura não faz o seu papel porque não quer e que o CODEMA não faz seu papel porque não pode. Em esclarecimento, o presidente informou que essa informação trata-se de uma fake-news, pois, a prefeitura não dá anuência a nenhum empreendimento minerário, é a FEAM que licencia e embarga e que todas as denúncias recebidas pela Secretaria de Meio Ambiente foram remetidas aos órgãos competentes, na oportunidade, solicitou à secretária do conselho que encaminhasse as cópias aos conselheiros desses encaminhamentos. Daniel Neri ressaltou que falou que o município dá uma carta de anuência. O presidente explicou que o que o município emite é uma certidão de uso e ocupação do solo, não carta de anuência. Passando à palavra aos inscritos, Daniel Borum-kren, relatou sua participação nas oficinas e questionou se os relatos foram incluídos no estudo, Janaína respondeu que sim, conforme apontamentos. Luiz Carlos disse que ficou muito satisfeito com o resultado final do estudo, principalmente pelo pioneirismo, mas, disse que o item arcabolso legal, é necessário priorizar o patrimônio em sua completude, que faltou uma ação para colocar a Mata Atlântica como sujeito de direito. Janaína informou que irá trazer essa proposição. O presidente complementou que, por isso mesmo, atendendo o art.38 da Lei da Mata Atlântica, o Plano está passando pela aprovação do CODEMA, para a realização de uma Minuta de Lei que será encaminhado à Câmara. Maria Helena disse que teve dificuldade com os mapas, que aqui não tem lei, que a serra está consumida pela mineração e está tudo bem, que tem várias cavernas soterradas e está tudo bem, que mais uma lei talvez não resolveria. Ressaltou que sentiu falta da proposta de uma unidade de conservação para Antônio Pereira, principalmente no Tanque da Fazenda. Pediu para incluir a sub-bacia da Água Suja. Janaína explicou que a priorização de áreas são os pontos escuros no mapa, que a priorização dos povos está amplo, pois, a identificação dos povos está em fase inicial. Que Maria Helena a procurou para esclarecimentos a respeito dos mapas, e ela sugeriu que Maria Helena procurasse a Secretaria de Meio Ambiente para que a equipe a auxiliasse com os mapas e as dúvidas, mas, que Maria Helena informou que não tinha tempo pra isso. Que a base de dados utilizada no estudo foi a do IBGE e que não tem como a bacia solicitada e mencionada por ela não ter sido contemplada, que ela poderia ficar tranquila quanto à isso. O presidente frisou a necessidade de revisão do Plano após 5 anos. Diego Oliveira ressaltou a importância do Plano frente aos ordenamentos urbanos como Zoneamento Municipal e Plano Diretor. Passando à votação, o Plano foi colocado em votação, sendo aprovado por todos, com a abstenção do Daniel Neri, da APAOP. O presidente agradeceu à toda a equipe e disse que irá agilizar o Comitê de acompanhamento e o encaminhamento do Plano à Câmara Municipal. Daniel Neri solicitou o agendamento para a próxima sexta-feira da reunião extraordinária para tratar da Patrimônio Mineração e HG Mineração. Em tempo, o presidente disse que reencaminhou a resposta do jurídico sobre a votação em 04 de dezembro de 2024. Daniel Neri disse que não recebeu. O presidente informou que talvez não consiga agendar a reunião para sexta-feira, pois, tentará uma reunião mais ampla com a presença da FEAM, da mineradora, do IGAM, do CECAV, ICMBIO. Pedro Lisboa sugeriu estender o convite à ANM. Passando à palavra aos convidados, Patrícia Reis informou que só gostaria de participar e entender a dinâmica do conselho para contribuir de forma mais efetiva. Eduardo da Serra do Gandarela não estava presente no momento da fala na reunião. Logo, nada mais a tratar, deu-se por encerrada a reunião e eu, Simone Fernandes Machado, Secretária Executiva do CODEMA, lavrei essa ata e dou fé ao conteúdo, assinando-a com o presidente, Ouro Preto, 28 de março de 2025.
Simone Fernandes Machado
Francisco de Assis Gonzaga da Silva
ATO Nº 788/2025
Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,
Considerando a Legislação Municipal, que dispõe sobre o modelo de gestão e a consolidação da Estrutura Organizacional da Administração Direta do Município de Ouro Preto,
Resolve:
Art. 1º EXONERAR a Sra. Labybe Maria Salyba Rendeiro de Noronha, a pedido da mesma, do exercício da Função de Confiança de Gestora de Serviços de Contabilidade de Recursos Vinculados, FC-04, junto à Secretaria Municipal de Fazenda, para a qual foi nomeada pelo Ato nº 78/2025, a partir desta data.
Prefeitura de Ouro Preto, 01 de setembro de 2025.
Angelo Oswaldo de Araújo Santos
Prefeito de Ouro Preto
Ouro Preto, 01/09/2025 - Diário Oficial - Edição nº 3740
ATO Nº 789/2025
Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,
Considerando a Legislação Municipal, que dispõe sobre o modelo de gestão e a consolidação da Estrutura Organizacional da Administração Direta do Município de Ouro Preto,
Resolve:
Art. 1º EXONERAR o Sr. Celso Guimarães Carvalho do exercício da Função de Confiança de Gestor Jurídico de Direito do Patrimônio Cultural, Urbanístico e Ambiental, FC-04, junto à Procuradoria Geral do Município, para a qual foi nomeado pelo Ato nº 719/2025.
Art. 2º Os efeitos deste ato retroagem a 22 de agosto de 2025.
Prefeitura de Ouro Preto, 01 de setembro de 2025.
Angelo Oswaldo de Araújo Santos
Prefeito de Ouro Preto
Ouro Preto, 01/09/2025 - Diário Oficial - Edição nº 3740
ATO Nº 790/2025
Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,
Considerando a Legislação Municipal, que dispõe sobre o modelo de gestão e a consolidação da Estrutura Organizacional da Administração Direta do Município de Ouro Preto,
Resolve:
Art. 1º NOMEAR o Sr. Wellerson Duarte Neves Oliveira para o exercício da Função de Confiança de Gestor Jurídico de Direito do Patrimônio Cultural, Urbanístico e Ambiental, FC-04, junto à Procuradoria Geral do Município, com os vencimentos e vantagens do cargo.
Art. 2º Os efeitos deste ato retroagem a 25 de agosto de 2025.
Prefeitura de Ouro Preto, 01 de setembro de 2025.
Angelo Oswaldo de Araújo Santos
Prefeito de Ouro Preto
CONVOCAÇÃO No 17/2025
Assunto: Reunião Ordinária
Em: 01/09/2025
Prezados(as) Senhores(as),
Convocamos V. S.as. para a 673a Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto, no dia 10/09/2025, quarta-feira, às 16h00min na Sala de Reuniões da Secretaria de Saúde (anexo a farmácia municipal).
PAUTA
➢ Votação da ata 672;
➢ Apresentação dos Relatórios das Diligências;
➢ Informes;
Compareça às reuniões para estar ciente dos assuntos em pauta;
Justifique sua falta;
Cabe ao titular comunicar seu suplente para substituí-lo, caso não possa comparecer a reunião, a fim de não comprometer o quórum.
Atenciosamente,
Leandro Leonardo de Assis Moreira
Presidente do Conselho Municipal de Saúde
REGULAMENTO SME N° 03/2025
Prêmio PARABÉNS PROFESSOR
PRORROGAÇÃO
A Secretária Municipal de Educação, Deborah Etrusco Tavares, torna pública a PRORROGAÇÃO do REGULAMENTO SME N° 03/2025, de 14 de Julho de 2025, que versa sobre o Prêmio “PARABÉNS PROFESSOR” consoante o seguinte: O período de inscrição previsto no art. 3° fica prorrogado para até 30 de setembro de 2025.
Ficam mantidas as demais regras e condições do REGULAMENTO SME N° 03/2025, de 14 de Julho de 2025.
Ouro Preto, 01 de Setembro de 2025.
Deborah Etrusco Tavares
Secretária Municipal de Educação
DECRETO Nº 8.976 DE 01 DE SETEMBRO DE 2025
Nomeia candidato(s) aprovado(s) no Concurso Público – Edital nº 04/22 (Guarda Civil Municipal).
O Prefeito de Ouro Preto, no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o inciso VII do art. 93 da Lei Orgânica Municipal,
Considerando o resultado do Concurso Público Edital nº 04/22 (Guarda Civil Municipal), realizado para a seleção de candidatos para provimento dos cargos efetivos sob o Regime Jurídico Estatutário;
DECRETA:
Art. 1º Fica nomeada a seguinte candidata aprovada no Concurso Público 2022 – Edital nº 04/22 (Guarda Civil Municipal), no respectivo cargo:
I – GUARDA CIVIL MUNICIPAL – candidata nomeada:
1) Ampla Concorrência: JULIANA ALVES DA SILVA.
2) Reserva Negros/Pardos: ---
3) Reserva PcD: ---
Em conformidade com o quadro descritivo a seguir:
GUARDA CIVIL MUNICIPAL |
|||
Vagas |
Candidato |
Classificação do Candidato |
Observações |
1 |
JULIANA ALVES DA SILVA |
6ª |
Inclusão da nomeada decorrente de decisão judicial transitada em julgado proferida no Mandado de Segurança Cível nº 5004265-92.2023.8.13.046. |
Art. 2º A candidata nomeada deverá expressar o interesse na vaga de forma online, através do e-mail: nomeacao.concurso@ouropreto.mg.gov.br, em até 05 (cinco) dias úteis a partir de 00h do dia 02/09/2025 até às 23h59min do dia 08/09/2025, enviando no e-mail o título “NOMEAÇÃO – CONCURSO PÚBLICO EDITAL 04/22 – GUARDA CIVIL MUNICIPAL – CARGO – NOME COMPLETO”, e anexando, em formato digitalizado (PDF) com a devida identificação de cada documento digitalizado, as cópias dos seguintes documentos:
a) todos os documentos exigidos no item 19.5 do Edital nº 04/22;
b) Certidão de Antecedentes Criminais (obtida no site www.pc.mg.gov.br);
c) Certidão Criminal Eleitoral (obtida no site www.tse.jus.br);
d) Comprovante de matrícula em instituição de ensino superior de filho maior de 18 anos declarado como dependente para fins de imposto de renda;
e) Caderneta de vacinação dos filhos menores de 05 anos (necessário para requerimento de salário-família);
f) Comprovante de matrícula e frequência de filhos maiores de 05 anos e menores de 14 anos;
g) Conta corrente individual no Banco Itaú.
Parágrafo único O Registro Profissional no órgão fiscalizador de exercício profissional ou órgão de classe competente ou conselho de classe, quando houver, deverá ser o do Estado de Minas Gerais.
Art. 3º Após a nomeada enviar os documentos citados no art. 2º, a Gerência de Recursos Humanos lhe enviará um e-mail com a ficha de admissão e as declarações funcionais obrigatórias, as quais deverão ser assinadas e preenchidas pela nomeada de forma legível, sem rasuras e enviadas para o e-mail nomeacao.concurso@ouropreto.mg.gov.br, no prazo de 02 (dois) dias úteis após o seu recebimento, com o título “NOMEAÇÃO – CONCURSO PÚBLICO EDITAL 04/22 – GUARDA CIVIL MUNICIPAL – CARGO – NOME COMPLETO”.
Parágrafo único A ficha de inscrição e as declarações funcionais obrigatórias devem ser anexadas em formato digitalizado (PDF) com a devida identificação no nome de cada arquivo.
Art. 4º Após o cumprimento de todos os requisitos anteriores, a Gerência de Recursos Humanos enviará um e-mail à nomeada informando-lhe a data e o horário que deva comparecer pessoalmente para apresentar os documentos originais e as respectivas cópias, para conferência e verificação do preenchimento de todas as exigências previstas no Edital nº 04/22 e na legislação pertinente.
Art. 5º Caso a nomeada não receba da Gerência de Recursos Humanos os e-mails citados nos artigos anteriores no prazo de 02 (dois) dias úteis, deve entrar em contato com o citado órgão por meio dos telefones (31) 3559-3231, (31) 3559-3219, ou pessoalmente, para esclarecer o ocorrido, sendo de sua inteira responsabilidade esse contato, sob pena de se considerar que não tem mais interesse na vaga.
Art. 6º A nomeada que não manifestar interesse na vaga nos termos do art. 2º, não cumprir as determinações do presente Decreto, não enviar os documentos exigidos ou não preencher todas as exigências previstas no Edital nº 04/22 e na legislação pertinente, estará impedido de tomar posse.
Art. 7º O presente Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 01 de setembro de 2025, trezentos e quatorze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e quatro anos do Tombamento.
Angelo Oswaldo de Araújo Santos
Prefeito de Ouro Preto
DECRETO Nº 8.977 DE 01 DE SETEMBRO DE 2025
Nomeia candidato(s) aprovado(s) no Concurso Público – Edital nº 03/22 (Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate à Endemias).
O Prefeito de Ouro Preto, no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o inciso VII do art. 93 da Lei Orgânica Municipal,
Considerando o resultado do Concurso Público Edital nº 03/22 (Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate à Endemias), realizado para a seleção de candidatos para provimento dos cargos efetivos sob o Regime Jurídico Estatutário;
DECRETA:
Art. 1º Fica(m) nomeados(as) os(as) seguinte(s) candidatos(as) aprovados(as) no Concurso Público 2022 – Edital nº 03/22 (Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate à Endemias), no(s) respectivo(s) cargo(s):
I – AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – PSF – SARAMENHA (UNIDADE DE APOIO) – candidatos(as) nomeados(as):
1) Ampla Concorrência: KELER MARIA DE CASTRO COSTA.
2) Reserva Negros/Pardos: ---
3) Reserva PcD: ---
Em conformidade com o quadro descritivo a seguir:
AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE – PSF – SARAMENHA (UNIDADE DE APOIO) |
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Vagas |
Ordem de Nomeação/Convocação |
Candidato |
Classificação do Candidato |
Observações |
1ª |
1ª VAGA – Ampla Concorrência |
KELER MARIA DE CASTRO COSTA |
1ª |
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Art. 2º Os candidatos nomeados deverão expressar o interesse na vaga de forma online, através do e-mail: nomeacao.concurso@ouropreto.mg.gov.br, em até 05 (cinco) dias úteis a partir de 00h do dia 02/09/2025 até às 23h59min do dia 08/09/2025, enviando no e-mail o título “NOMEAÇÃO – CONCURSO PÚBLICO EDITAL 03/22 – AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE À ENDEMIAS – CARGO – NOME COMPLETO”, e anexando, em formato digitalizado (PDF) com a devida identificação de cada documento digitalizado, as cópias dos seguintes documentos:
a) todos os documentos exigidos no item 15.5 do Edital nº 03/22;
b) Certidão de Antecedentes Criminais (obtida no site www.pc.mg.gov.br);
c) Certidão Criminal Eleitoral (obtida no site www.tse.jus.br);
d) Comprovante de matrícula em instituição de ensino superior de filho maior de 18 anos declarado como dependente para fins de imposto de renda;
e) Caderneta de vacinação dos filhos menores de 05 anos (necessário para requerimento de salário-família);
f) Comprovante de matrícula e frequência de filhos maiores de 05 anos e menores de 14 anos;
g) Conta corrente individual no Banco Itaú.
Parágrafo único O Registro Profissional no órgão fiscalizador de exercício profissional ou órgão de classe competente ou conselho de classe, quando houver, deverá ser o do Estado de Minas Gerais.
Art. 3º Após o nomeado enviar os documentos citados no art. 2º, a Gerência de Recursos Humanos lhe enviará um e-mail com a ficha de admissão e as declarações funcionais obrigatórias, as quais deverão ser assinadas e preenchidas pelo nomeado de forma legível, sem rasuras e enviadas para o e-mail nomeacao.concurso@ouropreto.mg.gov.br, no prazo de 02 (dois) dias úteis após o seu recebimento, com o título “NOMEAÇÃO – CONCURSO PÚBLICO EDITAL 03/22 – AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE À ENDEMIAS – CARGO – NOME COMPLETO”.
Parágrafo único A ficha de inscrição e as declarações funcionais obrigatórias devem ser anexadas em formato digitalizado (PDF) com a devida identificação no nome de cada arquivo.
Art. 4º Após o cumprimento de todos os requisitos anteriores, a Gerência de Recursos Humanos enviará um e-mail ao nomeado informando-lhe a data e o horário que deva comparecer pessoalmente para apresentar os documentos originais e as respectivas cópias, para conferência e verificação do preenchimento de todas as exigências previstas no Edital nº 03/22 e na legislação pertinente.
Art. 5º Caso o nomeado não receba da Gerência de Recursos Humanos os e-mails citados nos artigos anteriores no prazo de 02 (dois) dias úteis, deve entrar em contato com o citado órgão por meio dos telefones (31) 3559-3231, (31) 3559-3219, ou pessoalmente, para esclarecer o ocorrido, sendo de sua inteira responsabilidade esse contato, sob pena de se considerar que não tem mais interesse na vaga.
Art. 6º O nomeado que não manifestar interesse na vaga nos termos do art. 2º, não cumprir as determinações do presente Decreto, não enviar os documentos exigidos ou não preencher todas as exigências previstas no Edital nº 03/22 e na legislação pertinente, estará impedido de tomar posse.
Art. 7º O presente Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 01 de setembro de 2025, trezentos e quatorze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e quatro anos do Tombamento.
Angelo Oswaldo de Araújo Santos
Prefeito de Ouro Preto
EDITAL DE CITAÇÃO
PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 07/2025
PORTARIA PGM Nº 035/2025
A Presidente da Comissão do Processo Administrativo nº: 07/2025, instituída pela Portaria nº: 035/2025 para avaliar a necessidade/possibilidade da reversão de doação, conforme comunicação interna nº: 10.537/2025, referente ao imóvel situado na interseção da Rua Irmãos Kennedy com a Travessa Cristo Rei, originalmente doado à Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Cabeças (ACOBAC) e à Associação de Portadores de Deficiência Física de Ouro Preto (ACODOP), CITA a ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DO BAIRRO CABEÇAS – ACOBAC, inscrita no CNPJ nº 20.467.973/0001-42, por se encontrar em local incerto e não sabido, para ter ciência da instauração do referido processo e apresentar:
manifestação escrita formal, com os esclarecimentos que entenderem cabíveis acerca do cumprimento ou não das obrigações legais referentes à construção da sede no imóvel público doado;
Documentação comprobatória, se existente, de: Início ou conclusão de qualquer obra no local; Existência atual da entidade (atas, relatórios, documentos fiscais, diretoria, CNPJ ativo etc.); Qualquer elemento que comprove o uso ou destinação do imóvel para a finalidade pactuada.
A manifestação deve ser apresentada na sede da Procuradoria Geral do Município de Ouro Preto (Praça Américo Lopes, nº: 91, bairro Pilar), no prazo 10 (dez) dias úteis, a contar desta publicação, sob pena de revelia. Os autos do Processo Administrativo se encontram a disposição para vistas ou cópia, no endereço supracitado, em dias úteis, no horário das 8h às 17h.
Ouro Preto, 01 de setembro de 2025.
ANANDA PRATES SCARPELLI
Presidente
da Comissão – PA nº 07/2025
Ouro Preto, 01/09/2025 - Diário Oficial - Edição nº 3740
EXTRATO DE CONTRATOS - 1ª SEMANA DE SETEMBRO - GERÊNCIA DE CONTRATOS E CONVÊNIOS - DACAD
CONSTRUTORA & EMPREENDIMENTOS 4F LTDA. TP 6/2023. Objeto. 7º Aditivo de Valor. Valor: R$ 94.965,00. DO: 02.35.01.10.301.0109.1035.4.4.90.51.00 Ficha 1339 Fonte 1500 Código de Aplicação 1002.
POSITIVO TECNOLOGIA S.A. INEX 103/2025. Objeto. Aquisição de mesas educacionais interativas acompanhadas de curso de capacitação para os profissionais da rede municipal de ensino com a finalidade de implementar melhorias nas praticas pedagógicas especialmente no processo de alfabetização considerando as transformações sociais e tecnológicas a proposta visa adaptar o ambiente escolar as novas demandas educacionais incorporando recursos interativos e digitais que favoreçam o desenvolvimento de habilidades cognitivas colaborativas e inclusivas alinhadas a base nacional comum curricular bncc e as diretrizes da educação publica de qualidade. Valor: R$ 294.656,00.
DO: 02.31.01.12.361.0043.2076.4.4.90.52.00 Ficha 972 FR 1.500 Código de Aplicação 1001
02.31.01.12.365.0043.2284.4.4.90.52.00 Ficha 1639 FR 1.500 Código de Aplicação 1001
02.31.01.12.361.0043.2076.3.3.90.39.00 Ficha 1607 FR 1.500 Código de Aplicação 1001
02.31.01.12.365.0043.2284.3.3.90.39.00 Ficha 1609 FR 1.500 Código de Aplicação 1001
02.31.01.12.361.0040.2249.3.3.90.35.00 Ficha 959 FR 1.500 Código de Aplicação 1001
02.31.01.12.361.0043.2076.4.4.90.52.00 Ficha 972 FR 1.500 Código de Aplicação 1001
02.31.01.12.365.0043.2284.4.4.90.52.00 Ficha 1639 FR 1.500 Código de Aplicação 1001
FLORA MAM PRODUTOS E SERVIÇOS LTDA. PP 041/2022. Objeto. Alteração da redação de cláusula quarta.
Dispõe
sobre deliberações de reunião ordinária:
O
Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto (CMS/OP), no uso de suas
atribuições e conforme deliberado na 664ª Reunião Ordinária,
realizada no dia 27 de agosto de 2025,
RESOLVE:
Art.
1º Deliberou pela necessidade de implementação de um protocolo ou
outra ferramenta de controle das atividades de produção dos Agentes
Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate a Endemias
(ACEs), a ser estabelecida com a maior brevidade possível,
considerando que, atualmente, não existe ferramenta específica
destinada a este controle.
Ouro
Preto, 01 de setembro de 2025.
Leandro
Leonardo de Assis Moreira
Presidente do Conselho Municipal de Saúde