ATA DA 149ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA URBANA – COMPURB
Aos vinte e seis dias do mês de junho de dois mil e vinte e cinco, às 14 horas, foi realizada, de forma presencial, a 149ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Política Urbana (COMPURB) do mandato 2023-2025. A reunião foi presidida por Camila Sardinha Cecconello, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) e estiveram presentes os conselheiros titulares e suplentes: Paulo Roberto Pires, Targino de Souza Guido, Vinícius Penha de Oliveira, César Adriano Teixeira, Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa, Bárbara Helena de Almeida Carmo, Maria Aparecida Pinto, Wanderley Rossi Júnior, Vanderson Silva Tavares. Participaram também os analistas da SMDUH Bruno Mendes Pereira, Marina Lima de São José, Letícia Aparecida Matos de Oliveira, Guilherme Augusto Guimarães e Isabel Nicolielo. Justificaram ausência Richer Silvério Lucas, Fellipe Ramos Baptista. Após cumprimentar os presentes, a presidente Camila Sardinha fez a conferência do quórum regimental para a instalação da reunião, que foi instalada em 2ª convocação com um terço do total dos conselheiros (§ 1º do art. 11 do Regimento Interno). Em seguida foi apresentada a pauta prévia da reunião, enviada na convocação, para apreciação e aprovação dos conselheiros. Foi feita a leitura da ata 148ª que foi aprovada por todos os conselheiros. Sobre a leitura de correspondências e informes, Camila informou que o processo do requerimento do Alvará de Construção e do Alvará de Localização da empresa Concreto Minas foi para apreciação e submissão do COMPATRI onde obteve aprovação e está sendo aguardado a Declaração para dar andamento interno ao processo. O primeiro item da pauta foi a Alteração de afastamento em função de emissão de novas Portarias do Programa MCMV/ Ministério das Cidades: Residencial Santa Cruz. Projeto de Habitação de Interesse Social para o Bairro Santa Cruz, por meio do programa Minha Casa Minha Vida. A apresentação foi do arquiteto Jansen Lemos Faria e a arquiteta Letícia Matos Oliveira apresentou parecer em que análise do projeto é viável por todas as questões e pela especificidade de ser um projeto voltado exclusivamente para habitação de interesse social. Depois de algumas considerações, os conselheiros deliberaram pela aprovação com 08 votos favoráveis e 01 abstenção. O segundo item da pauta foi o Estudo de Impacto de Vizinhança do Residencial Maria Soares, localizado na Rua Lúcio dos Santos, s/n, Ouro Preto, refere-se ao Projeto de Habitação de Interesse Social que se justifica pela necessidade de oferta de moradia digna em área urbana em processo de consolidação, contribuindo para a ampliação do acesso à cidade e para a efetivação do direito à habitação. O conjunto será composto por seis blocos habitacionais, totalizando 90 unidades residenciais e quatro unidades não residenciais voltadas ao atendimento de funções comunitárias e de apoio social. O projeto contempla ainda bicicletário, oficinas multiuso, estacionamento para automóveis e motocicletas, e áreas ajardinadas de uso comum para convivência, lazer e descanso, com a apresentação do arquiteto Érico de Oliveira e Silva. A analista Isabel Nicolielo (Departamento de Aprovação de Projetos) apresentou parecer em que o EIV é passível de aprovação. O conselheiro Targino sugeriu análise de estudo de viabilidade de tratamento de esgoto. A partir de todas as considerações, os conselheiros votaram pela aprovação com 09 votos favoráveis e as seguintes condicionantes: fica condicionada à execução de requalificação das Ruas Lúcio dos Santos e Maria Soares; solicitação de ampliação da linha de transporte coletivo com acompanhamento pelo órgão municipal competente e todas as medidas identificadas no próprio EIV e no parecer da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. O terceiro item da pauta foi Estudo de Impacto de Vizinhança do Empreendimento DIC locações e Serviços Ltda, localizado na Rodovia Municipal OP-407 (Rua Beira Rio), nº 240, Coelhos, Amarantina, Ouro Preto/MG, apresentado ao pleito com a finalidade de emissão do Alvará de Localização. A apresentação ficou a cargo da engenheira civil Paula Martins, que pontuou sobre a empresa que tem como principal atividade a locação de equipamentos e serviços de logística relacionados a água e saneamento para obras do segmento da mineração. Alguns dos serviços são: locação de sanitários químicos com limpeza; coleta e transporte de efluentes em estação de tratamentos de esgoto (ETE); abastecimento de água potável com caminhão pipa, locação de caminhões hidrovácuos e pipas e o analista do Departamento de Regulação Urbana Bruno Mendes Pereira apresentou parecer favorável à aprovação do EIV para efeito de emissão de Alvará de Localização. Depois de algumas considerações pertinentes, os conselheiros votaram pela aprovação com 08 votos favoráveis e com a seguinte condicionante: para emissão do Alvará de Localização ficam condicionadas as adequações da implantação e acessibilidade no empreendimento até 30 de setembro de 2025, conforme cronograma apresentado; todas as medidas identificadas no próprio EIV e no parecer da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Atingidas 2 horas de reunião, foi feita a consulta aos conselheiros sobre a possibilidade de extensão por mais 30 minutos, com o pedido de uso da palavra do vereador Naércio Ferreira relacionada a Empresa CSN e a solicitação de inversão de pauta do Empreendimento Silvânia Maria Rodrigues da Silva Ltda em função da pauta de baixa complexidade, que foi aprovada por todos os conselheiros. O vereador Naércio agradeceu o espaço e começou pontuando sobre a desorganização estrutural das relações institucionais da Empresa CSN em relação a comunidade do Mota, subdistrito de Miguel Burnier, falou que o desde o seu primeiro mandado vem tentando conversar de forma institucional e solicitando uma audiência pública sem retorno, para tratar sobre uma área já existente na comunidade, um campo de futebol, como medida mitigadora dos impactos diretos e indiretos em relação a emissão de particulados e transporte de veículos. Camila fez a proposição de tratar a questão levantada pelo vereador Naércio na discussão da pauta na próxima reunião, com as contribuições que serão encaminhadas posteriormente pelo mesmo. O quarto item da pauta foi o Estudo de Impacto de Vizinhança do Empreendimento Silvânia Maria Rodrigues da Silva Ltda – Luiz Gás e Água, localizado na Rua Francisco Coelho nº389, Amarantina, Ouro Preto/MG, apresentado pelo arquiteto João Lobato para fins de emissão de Alvará de Localização e o analista do Departamento de Regulação Urbana Guilherme Augusto Guimarães apresentou parecer passível de aprovação. Os conselheiros votaram pela aprovação com 06 votos favoráveis. Nada mais havendo a ser tratado, a presidente Camila Sardinha agradeceu a participação de todos, encerrando a reunião com os trabalhos registrados nesta ata, que após lida e aprovada, será assinada por mim, Sandra Aparecida Vasconcelos e pela Presidente Camila Sardinha Cecconello, dando fé a ata aprovada.
ATA DA 28ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – CAE/OP, REALIZADA NO DIA 27/02/2025.
Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro de 2025, às quatorze horas e quinze minutos, através do Google Meet, foi iniciada a 28ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE/OP, presidida por Renata Nascimento de Freitas, membro titular, representante da Força Associativa de Moradores de Ouro Preto e com a presença dos seguintes conselheiros: Raissa Palma de Souza Silva, membro titular, representante dos pais de alunos da rede municipal de ensino; Wânia Aparecida Almeida Silva, membro titular, representante do poder executivo; Marilda Dionísia da Silva, membro suplente, representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto – FAMOP; Priscila Pena Camargo, Aline Rosignoli da Conceição, nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação; Haluana Maia de Souza, estagiária de nutrição da SME. Carla Emiliana Mendes Rodrigues, Secretaria Executiva do CAE. ABERTURA – A Renata cumprimentou a todos os presentes e solicitou à Aline e a Haluana para se apresentarem. Dando sequência, a Renata realizou a leitura da pauta, sendo:1. Verificação de quórum; 2. Aprovação da Ata anterior; 3. Plano de trabalho 2025; 4. Calendário de visitas técnicas referente aos meses março e abril. 5. Informes. A pauta foi aprovada por todos os conselheiros presentes. Para tratar o primeiro assunto da pauta, a Renata contou com a presença de 04 (quatro) conselheiros presentes, o que conferiu quórum regimental para a instalação da reunião. Para tratar o segundo assunto da pauta, a Renata compartilha na tela a Ata da 27ª reunião ordinária, realizando a leitura da mesma. Após votação, a Ata foi aprovada por unanimidade. Para tratar o terceiro assunto da pauta, a Renata projeta na tela uma proposta de trabalho para 2025, contendo uma planilha com três colunas. Com os seguintes eixos: ações, como e quando. O plano de trabalho para 2025 até o mês de agosto, foi aprovado por unanimidade. Para tratar o quarto assunto da pauta, a Renata compartilha na tela o calendário de visitas referente aos meses de março e abril, ficando agendadas visitas para as seguintes datas: 08/03; 15/03, 08/04,15/04,06/05 e 20/05/2025. Para tratar o quinto assunto da pauta, a Renata informa que o CAE precisa avaliar a prestação de contas final que será realizada pela Pollyana e que os documentos referentes a essa prestação sejam encaminhados com o mínimo de 7 dias antes da reunião. A Renata informa que enviou um oficio, para a SME e Secretário de governo, solicitando a ampliação do quadro técnico efetivo de nutricionistas da SME, já que de acordo com o Conselho Federal de nutricionista, houve uma ampliação do quadro técnico de nutricionistas para atender o PNAE. A Renata informa que enviou um segundo ofício para a SME e gabinete do Prefeito, com os encaminhamentos dos relatórios de visitas técnicas realizadas em 2024, recomendações e providências. Nada mais havendo a ser tratado, a Renata Nascimento de Freitas encerra a reunião com os trabalhos registrados em ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Carla Emiliana Mendes Rodrigues, e por Renata Nascimento de Freitas.
CONVOCAÇÃO DE REUNIÃO
O Presidente, Douglas Aparecido da Silva, convoca os(as) conselheiros(as) para 8 ª Reunião ordinária do Conselho Municipal de
Política Cultural (CMPC) - Mandato 2024/2026
Data: 13 de agosto de 2025 – Quarta-feira
Horário: 09:30
Local: - Casa do Folclore
Pauta:
1. Retorno sobre comissão de revisão das leis
2. Pedidos registro entidades culturais CMPC
3. Demandas para liberação do fundo de cultura
4 . Informes
OBSERVAÇÕES:
Solicito ao conselheiro titular que confirme a presença, e diante da impossibilidade de comparecer à reunião, justifique a sua
ausência e solicite ao seu suplente para participar da reunião, a fim de não comprometer o quórum.
Douglas Aparecido da Silva
Presidente do Conselho Municipal de Polítca Cultural (CMPC)
Convocação - Estágio
Processo de Seleção – Edital nº 009/2025 - Procuradoria Geral do Município.
A Gerência de Recursos Humanos convoca referente ao processo de Seleção de Estagiários o(s) seguinte(s) estagiário(s) do Curso(s) de:
Direito
João Pedro Rocha da Silva
Conforme edital 009/2025, o(s) estagiário(s) deverá(ão) demonstrar interesse na vaga, no período de 11/08/2025 e 12/08/2025 enviando para o e-mail estagio.prefeitura@ouropreto.mg.gov.br os seguintes documentos digitalizados, em formado de PDF:
Carteira de identidade
CPF
Foto 3x4
Título de Eleitor
Comprovante de endereço atualizado (últimos três meses)
Certidão de quitação eleitoral
Comprovante de matrícula
Histórico Escolar
Esta convocação entra em vigor a partir de sua publicação.
Ouro Preto, 07 de agosto de 2025
Elaine Madalena de Freitas Sampaio
Gestora de Recursos Humanos
EXTRATO DE CONTRATOS - 1ª SEMANA DE AGOSTO - GERÊNCIA DE CONTRATOS E CONVÊNIOS - DACAD
CASTRO COTTA TRANSPORTES LTDA. Inex 52/2020. Objeto: Retificação da publicação. Onde se lê: “Valor: R$ 7.580,55”. Leia-se: “R$ 3.781,00”.
BORBA E GUERRA PROJETOS E EXECUÇÕES LTDA. CE 12/2024. Objeto: 2º aditivo de prazo. Vigência: 4 meses. Vencimento: 29/11/2025.
JF EVENTOS E SERVIÇOS LTDA. PE 51/2023. Objeto: 1º aditivo de prazo. Vigência: 6 meses. Vencimento: 09/02/2026.
ITAMAR MARTINS DA SILVA. PP 71/2021. Objeto: 5º aditivo de valor. Valor: R$ 4.550,40. DO.: 02.26.01.20.122.0063.2110.3.3.90.39.00 Ficha 359 Fonte 1500 CA 0000.
Extrato de licitações:
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO, torna pública a Intenção de realizar procedimento de registro de preços, com fundamento na Lei Federal nº 14.133/2021, visando à futura e eventual contratação de empresa especializada para a confecção e fornecimento de placas de inauguração para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Governo. As manifestações de interesse poderão ser encaminhadas até o dia 20 de agosto de 2025, exclusivamente por meio eletrônico, através do e-mail: compras@ouropreto.mg.gov.br. Os documentos da fase preparatória poderão ser encaminhados aos interessados mediante solicitação pelo referido e-mail.
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO, torna pública a Intenção de realizar procedimento de registro de preços, com fundamento na Lei Federal nº 14.133/2021, visando à futura e eventual aquisição de itens de higiene pessoal destinada a atender as demandas das unidades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. As manifestações de interesse poderão ser encaminhadas até o dia 20 de agosto de 2025, exclusivamente por meio eletrônico, através do e-mail: compras@ouropreto.mg.gov.br. Os documentos da fase preparatória poderão ser encaminhados aos interessados mediante solicitação pelo referido e-mail.
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna público o resultado da Dispensa nº. 039/2025, com fulcro no art. 75, inciso I da Lei n. 14.133/2021 cujo objeto é a contratação de empresa de engenharia, para a remoção de caixa d’água e construção de laje na estrada para Maciel, distrito de Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto/MG, com fornecimento completo de mão de obra, materiais e equipamentos necessários, tendo como favorecida a empresa Construtora & Empreendimentos 4F Ltda CNPJ 44.394.996/0001-32, no valor global de R$48.591,51. Gerência de Compras e Licitações.
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna público o processo de Inexigibilidade Nº 96/2025, com fulcro no Art. 74, inciso II, da Lei 14.133/21, que tem como objeto a contratação da empresa CP45 Shows e Eventos Ltda, representante legal da dupla Cezar e Paulinho, em atendimento à demanda de eventos culturais do município de Ouro Preto, no distrito de Santo Antônio do Leite. Tendo como favorecida a empresa CP45 SHOWS E EVENTOS LTDA, CNPJ 33.552.051/0001-85, com o valor global de R$ 245.000,00. Gerência de Compras e Licitações.
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna pública a abertura da licitação da Concorrência Eletrônica nº. 07/2025 - Contratação de empresa de engenharia para a Demolição e Reconstrução do imóvel situado à Vila São Pedro, n° 35 - Distrito de Rodrigo Silva. Recebimento das propostas por meio eletrônico no site www.bllcompras.org.br de 14h00min do dia 07/08/2025 até as 07h00m do dia 25/08/2025. Início da sessão de disputa prevista para o dia 25/08/2025 às 09h00min. Edital no site www.ouropreto.mg.gov.br, link Licitações e no site www.bllcompras.org.br. Informações: (31) 3559-3301. Gerência de Compras e Licitações.
PORTARIA n° 37/2025 - PGM
Prorroga o prazo do Processo Administrativo n° 03/2024 – Portaria n° 05/2024.
O Procurador Geral do Município de Ouro Preto Sr. Diogo Ribeiro dos Santos, no uso de suas atribuições
RESOLVE:
Art. 1°. PRORROGAR o prazo do Processo Administrativo n° 03/2024, instaurado pela Portaria n° 05/2024 – PGM, por mais 180 (cento e oitenta) dias úteis, contados a partir do término do período da última prorrogação.
Art. 2°. A presente Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
Ouro Preto/MG, 07 de agosto de 2025.
Diogo Ribeiro dos Santos
Procurador Geral do Município de Ouro Preto