Ata da primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), ocorrida no dia 13 de novembro de 2024.
Aos treze dias do mês de novembro de dois mil e vinte e quatro as 09h30 horas, de forma presencial na Casa do Folclore, localizada na Praça Antônio Dias 29, foi realizada a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC, mandato 2024 a 2026. Estiveram presentes na reunião os seguintes conselheiros: Maria do Carmo Ferreira de Souza, (Carminha) membro titular, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Rodrigo Paiva Sales, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Ana Paula Mendes, membro titular, representante da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP); Raquel Leite Braz, membro titular, representante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Douglas Aparecido da Silva, membro titular, representante da Organização Cultural Ambiental (OCA); Ricardo José Correia Maia, membro suplente, representante da Organização Cultural Ambiental (OCA); Sebastião Lindoberg Campos, membro titular, representante da Associação dos Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia de Ouro Preto (AMIREI); Pedro Ivo Amaro Alves, membro titular, representante da Bandalheira Folclórica Ouropretana (BaFO); Lorenna Magalhães Cota Souza, membro suplente, representante da Organização Cultural Ambiental (OCA); e Hudson Augusto Silva, Secretário-Executivo do CMPC. A reunião teve início as 09h35, com o presidente Douglas verificando o quórum e cumprimentando e apresentando os conselheiros presentes que também se apresentaram. O presidente fez uma retrospectiva sobre a gestão anterior do CMP. O presidente Douglas concluiu dizendo que temos muitos desafios e que o direcionamento de tudo é o plano municipal, pois nele estão todas as prerrogativas e podem ser feitas algumas adaptações, e dando sequência à pauta. 1-Histórico Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC/ Regimento interno CMPC - A Conselheira Carminha explanou sobre o regimento interno do CMPC e sobre seu histórico, explicando a necessidade de modificações no regimento para ampliar a representação de entidades culturais. O conselheiro Lindoberg observou que no regimento o conselho está como consultivo, mas Carminha explicou que desde 2021 o conselho é deliberativo. Foi debatido o papel deliberativo do conselho, sendo proposto por Raquel enquanto encaminhamento a criação de uma comissão de revisão do Regimento do Conselho e possíveis encaminhamentos para o funcionamento do Funcult. A conselheira Carminha explicou questões operacionais do fundo. O conselheiro Rodrigo explicou como o governo federal disponibiliza os recursos para as leis de fomento à cultura e sugeriu para 2025 uma capacitação para esclarecimento desses processos. O conselheiro Pedro fez a leitura da lei do conselho e questionou o funcionamento do comitê gestor. 2 - Editais: Lei Paulo Gustavo, Política Nacional Aldir Blanc, FUNCULT/ 3 - Decreto/Lei CMPC. O conselheiro Rodrigo explicou sobre a aplicação financeira dos recursos da LPG e PNAB em Ouro Preto. O conselheiro Douglas perguntou sobre o valor dos juros. A conselheira Carminha explicou que pode se fazer essa suplementação, pois está prevista no edital da LPG. Porém com a morosidade em relação a recomposição do conselho e a transição do governo isso não foi possível. O presidente Douglas colocou em votação a proposta de suplementação para a LPG. A proposta foi aprovada por unanimidade por 8 conselheiros. O presidente sugeriu como encaminhamento uma reunião com o prefeito e com o secretário de Cultura e Turismo e eleger as comissões. O conselheiro Rodrigo pediu atenção quanto a representação da Câmara e da FAMOP nas reuniões do Conselho e pediu para serem notificados. O conselheiro sugeriu que sejam feitas visitas técnicas às casas de cultura e equipamentos culturais. A conselheira Raquel perguntou se existe prazo para definir a operacionalização da conta do FUNCULT e se terão mudanças na equipe da secretaria e Rodrigo informou que no início do ano acontecerão algumas mudanças. 4 - Plano Municipal de Cultura - Aplicação e revisão - O Presidente Douglas solicitou que uma cópia do plano de cultura seja enviada aos conselheiros para que esse tema seja discutido na próxima reunião. Não havendo mais nada a ser tratado, o presidente Douglas Aparecido deu por encerrada a reunião às 11h22 minutos e eu Hudson Augusto Silva, lavrei essa ata e dou fé ao conteúdo assinando-a junto aos conselheiros presentes. Ouro Preto, 13 de novembro de 2024.
Maria do Carmo Ferreira de Souza (Carminha)
Rodrigo Paiva Sales
Ana Paula Mendes
Raquel Leite Braz
Douglas Aparecido da Silva
Ricardo José Correia Maia
Sebastião Lindoberg Campos
Pedro Ivo Amaro Alves
Lorenna Magalhães Cota Souza
Hudson Augusto Silva
Ata da primeira reunião extraordinária do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), ocorrida no dia 29 de janeiro de 2025.
Aos vinte e nove dias do mês de Janeiro de dois mil e vinte e cinco as 09h55 horas, de forma de forma on-line foi realizada a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC, mandato 2024 a 2026. Estiveram presentes na reunião os seguintes conselheiros: Maria do Carmo Ferreira de Souza, (Carminha) membro titular, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Rodrigo Paiva Sales, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Ana Paula Mendes, membro titular, representante da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP); Solange Sabino Palazzi, membro titular representante da Federação das Associações de moradores de Ouro Preto – FAMOP; Sebastião Lindoberg Campos, membro titular, representante da Associação dos Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia de Ouro Preto (AMIREI); Pedro Ivo Amaro Alves, membro titular, representante da Bandalheira Folclórica Ouropretana (BaFO); Thomasin Tonks Ferigati, membro titular, representante da Organização Cultural Ambiental (OCA); Ricardo José Correia Maia, membro suplente, representante da Organização Cultural Ambiental (OCA); e Isabela, membro da sociedade civil representando o gabinete da vereadora Lilian França, Luiz Carlos, Luis Carlos Teixeira, (Luisão), representante da diretoria de relacionamento Político e Institucional e Hudson Augusto Silva, Secretário Executivo do CMPC. A reunião teve início as 09h55, com o Vice presidente Rodrigo Sales verificando o quorum e saudando os presentes. O secretário Executivo Hudson apresentou o Sr Luis Carlos, (Luisão), representante da diretoria de relacionamento Político e Institucional que está e estará nas próximas reuniões. Luisão explicou o seu papel de interlocutor entre a sociedade civil e a prefeitura. Após a análise e correções, foram concluídas e aprovados os textos da primeira e segunda reuniões, ficando a aprovação da ata da terceira reunião para a próxima. Não havendo mais nada a ser tratado, o vice presidente Rodrigo Sales deu por encerrada a reunião às 12h55 minutos e eu Hudson Augusto Silva, lavrei essa ata e dou fé ao conteúdo assinando-a juntamente com os conselheiros presentes. Ouro Preto, 29 de janeiro de 2025.
Maria do Carmo Ferreira de Souza (Carminha)
Rodrigo Paiva Sales
Sebastião Lindoberg Campos
Ana Paula Mendes
Pedro Ivo Amaro Alves
Thomasin Tonks Ferigati
Solange Sabino Palazzi
Ricardo José Correia Maia
Luiz Carlos Teixeira
Isabela
Hudson Augusto Silva
Ata da segunda reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC),
Ocorrida no dia 11 de dezembro de 2024
Aos onze dias do mês de dezembro de dois mil e vinte e quatro as 09h30 horas, de forma de forma presencial na Casa do Folclore, localizada na Praça Antônio Dias 29, foi realizada a segunda reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC, mandato 2024 a 2026. Estiveram presentes na reunião os seguintes conselheiros: Maria do Carmo Ferreira de Souza, (Carminha) membro titular, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Rodrigo Paiva Sales, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Gabriela Lopes de Moura Rangel, membro suplente, representante da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP); Raquel Leite Braz, membro titular, representante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Douglas Aparecido da Silva, membro titular, representante da Organização Cultural Ambiental (OCA); Sebastião Lindoberg Campos, membro titular, representante da Associação dos Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia de Ouro Preto (AMIREI); Pedro Ivo Amaro Alves, membro titular, representante da Bandalheira Folclórica Ouropretana (BaFO); Thomasin Tonks Ferigati, membro titular, representante da Organização Cultural Ambiental (OCA); Solange Sabino Palazzi, membro titular, representante da Federação das Associações dos Moradores de Ouro Preto – FAMOP; Rodrigo Almeida Suner, membro suplente representante da Federação das Associações dos Moradores de Ouro Preto – FAMOP, Flaviano Souza e Silva, membro da sociedade civil, Carol Rudah, membro da sociedade civil, Vilma Miranda, membro da sociedade civil, Mathaeus Levy Alves Pontelo , secretário adjunto de Cultura, e Hudson Augusto Silva, Secretário Executivo do CMPC. A reunião teve início às 09h30, com o presidente Douglas saudando os presentes e conferindo o quórum com 6 conselheiros e 3 convidados. O presidente propôs a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, mas após consulta aos presentes, optou-se por aprovar a ata na próxima reunião. O membro da sociedade civil Flaviano, representante do IMAE foi convidado pelo presidente para explanar sobre as ações do Instituto Mãe do Ouro em Ouro Preto. Após a explanação Flaviano pediu ao conselho o registro do IMAE. O presidente Douglas colocou em votação o registro do IMAE que foi aprovado por unanimidade com um total de 9 votos. Flaviano agradeceu. A conselheira Raquel pediu explicações sobre ações semelhantes feitas pelo conselho em gestões anteriores. O secretário Hudson listou as instituições que tem registro no conselho. A membro da sociedade civil , representante do Comitê Permanente de Fazedores de Cultura Carol se apresentou e pediu transparência nos editais, em especial da Lei Paulo Gustavo - LPG. Frisou que a instituição fez uma carta ao CMPC sobre o Fundo municipal de cultura, dizendo que o acesso a informação tem que ser publicada e se referiu a ata da reunião de 13 de novembro de 2024, a qual gostaria de ter acesso, onde foi tratado o assunto do repasse de verba a membros suplentes do edital da LPG, e que também gostaria de ter acesso ao extrato da conta do fundo Municipal de Cultura e concluiu lendo uma carta do comitê permanente. Rodrigo disse que a aprovação de pagamento aos suplentes da LPG foi uma tomada de decisão urgente, debatido em reunião, devido aos riscos de perder a verba. os conselheiros discutiram este ponto e perceberam a necessidade de reconsiderar a decisão. O presidente Douglas falou sobre a importância de membros da sociedade civil nas reuniões do Conselho. O secretário Adjunto Mathaeus explicou que o comitê gestor do FUNCULT é que define as ações e depois repassa ao Conselho. Também explicou sobre a conta do fundo que existe mas não é operacionalizada pelo Conselho, que foi preciso muitas reuniões com o jurídico/compras e que precisamos da sociedade civil atuando juntos porque os processos costumam ser muito lentos. Carminha explicou que o fundo é regido por uma lei de 1993, e todo procedimento se pauta por ela. Para mudar precisa refazer a lei na Câmara, mas que tudo obedeceu também a legislação federal. Thomasin questionou sobre a ação da cultura para aplicar o recurso. Carminha explicou que o recurso é federal, tem conta específica e é repassado aos contemplados. O rendimento desse recurso tem que ser usado ate dia 31 de dezembro. Nesse tempo, foram construídos 2 editais. LPG e PNAB que foram executados, além do edital do Funcult. Este edital já estava pronto e não foi lançado por falta de tempo hábil. Para não perder o recurso do edital foi sugerido utilizar na LPG e na PNAB por que esses editais permitiram suplementação. E os conselheiros deliberaram em pedir esclarecimento sobre todas as contas da cultura ligadas aos editais e ao fundo. Pedro, pontuou que os recursos são vitais para as instituições. Douglas deu seguimento à pauta e explanou sobre a consulta do plano museológico do Museu Casa dos Contos e informou que foi enviado um material no grupo de whatsapp para que seja preenchido um formulário pelos interessados. O presidente fez um pedido para que à câmara dos vereadores seja sinalizada para enviarem seus conselheiros para as reuniões. Thomasin cogitou um comitê provisório por edital. Lindoberg explicou que cada edital tem uma comissão e Pontelo informou que no caso de verba de subvenção, existe essa possibilidade mas por edital não. O presidente Douglas propôs a criação de 2 comissões, uma para estudar a legislação do Fundo Municipal de Cultura e outra para refazer o regimento interno. Debatendo sobre a verba do Fundo de 2024, Gabriela sugeriu tentar com a comissão viabilize dentro da legalidade que estas verbas sejam repassadas para a LPG e a Aldir Blanc, para que que não se percam e cheguem aos fazedores de cultura. Tentou-se montar uma comissão com esta finalidade, mas os conselheiros presentes chegaram a conclusão que era inviável porque todos os conselheiros presentes tem instituições envolvidas nos editais e portanto não poderiam participar da Comissão e também por impedimento regimentais. Thomasin sugeriu fazer um plano de ação para o ano de 2025 mostrando de forma legal o uso dos recursos. Douglas explicou que tudo será melhor entendido nas próximas reuniões e sugeriu convidar os setores culturais. Vilma, membro da sociedade civil disse que a promoção cultural tem que ter mais apoio da comunicação. Ter mais transparência e interagir com a sociedade fazendo comunicados oficiais. Não há um canal de direto da secretaria com os fazedores de cultura. Rodrigo explicou que a comunicação tem que obedecer a legislação, que é bem complexa. Lindoberg sugeriu lançar uma plataforma oficial de comunicação da Secretaria de Cultura. Para análise do regimento interno e legislação do CMPC, e do Fundo, através de votação foram escolhidos os conselheiros, Rodrigo Suner, Rodrigo Sales, Carminha e Lindoberg. Como encaminhamento será feito solicitação de extratos da conta do Funcult e outros documentos complementares entre os anos de 2020 a 2025. Também foi feito um encaminhamento para solicitar o plano de aplicação orçamentária de recursos para a cultura. Não havendo mais nada a ser tratado, o presidente Douglas Aparecido deu por encerrada a reunião às 11h56 minutos e eu Hudson Augusto Silva, lavrei essa ata e dou fé ao conteúdo assinando-a juntamente com os conselheiros presentes. Ouro Preto, 11 de dezembro de 2024.
Maria do Carmo Ferreira de Souza (Carminha)
Rodrigo Paiva Sales
Raquel Leite Braz
Douglas Aparecido da Silva
Sebastião Lindoberg Campos
Gabriela Lopes de Moura Rangel
Rodrigo Almeida Suner
Pedro Ivo Amaro Alves
Thomasin Tonks Ferigati
Flaviano Souza e Silva
Solange Sabino Palazi
Carol Rudah
Vilma Miranda
Mathaeus Levy Alves Pontelo
Hudson Augusto Silva
Ata da terceira reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), ocorrida no dia 15 de janeiro de 2025.
Aos quinze dias do mês de janeiro de dois mil e vinte e cinco as 09h42 horas, de forma presencial na Casa e Gonzaga, localizada na Rua Cláudio Manoel 61, foi realizada a terceira reunião ordinária do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC, mandato 2024 a 2026. Estiveram presentes na reunião os seguintes conselheiros: Maria do Carmo Ferreira de Souza, (Carminha) membro titular, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Rodrigo Paiva Sales, membro da sociedade civil; Ana Paula Mendes, membro titular, representante da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP); Raquel Leite Bráz, membro titular, representante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Douglas Aparecido da Silva, membro titular, representante da Organização Cultural Ambiental (OCA); Sebastião Lindoberg Campos, membro titular, representante da Associação dos Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia de Ouro Preto (AMIREI); Pedro Ivo Amaro Alves, membro titular, representante da Bandalheira Folclórica Ouropretana (BaFO); Thomasin Tonks Ferigati, membro titular, representante da Organização Cultural Ambiental (OCA); Rodrigo Almeida Suner, membro suplente representante da Federação das Associações dos Moradores de Ouro Preto – FAMOP; Wilton José da Costa, membro da sociedade civil; Maíra Lana de A, Souza, membro da sociedade civil; Adelaide Luiza Novaes Dias, membro da sociedade civil; Geórgia Rossi de Aguiar, membro da sociedade civil, Vilma Miranda, membro da sociedade civil e Hudson Augusto Silva, Secretário Executivo do CMPC. A reunião teve início as 09h42, com o presidente Douglas verificando saudando os presentes e conferindo o quórum onde estavam presentes 8 conselheiros e 5 convidados. O presidente propôs a leitura e aprovação das atas das reuniões anteriores, mas após consulta aos presentes, optou-se por aprovar as atas em reunião extraordinária. A conselheira Carminha explicou as mudanças que acorreram na secretaria de cultura e turismo e no setor de promoção cultural. Mudança regimento interno: A conselheira Raquel, sugeriu a composição de uma comissão para análise e redação do novo regimento, e marcar uma reunião com a Casa dos Conselhos. O conselheiro Lindoberg relatou sua experiência na leitura de regimentos de outros conselhos e sugeriu que a composição do conselho tem que abarcar toda a diversidade cultural para ampliar as representatividades. Thomasin sugeriu que seja feito um diagnóstico do setor cultural, e não só um cadastro, pois o conselho tem um papel de controle social, e a paridade entre sociedade civil e poder público tem que estar atreladas ao regimento, pois o regimento atual é para alguns e não para todos. Carminha informou que para a realização do Plano Municipal de cultura, foi feito um diagnóstico nos distritos. Thomasin propôs refazer o diagnóstico aos poucos, rever o plano, e que não pode se ter apego ao que já foi feito. Raquel sugeriu discutir alguns pontos do regimento como composição do Conselho, definição de cultura, função do conselho, diagnóstico, mapeamento e definir a metodologia. Segundo Carminha o ideal é fazer contratação de uma empresa de consultoria e o conselho somente fará o acompanhamento e as cobranças e que a empresa não pode ser vitalícia, e que tem que ser feita uma licitação, normas essas constando no regimento interno e na lei do conselho. Thomasin informou que é necessário e irrevogável o uso do fundo para a realização do diagnóstico e que existe um racismo cultural, social e político e sugeriu que seja feita uma capacitação para a captação de recursos e que as leis podem ser discutidas em Câmara interna e que a comissão é muito importante. Geórgia, membro da sociedade civil questionou porque o Funcult não aconteceu nos últimos anos. Carminha explicou que houve um hiato no CMPC que impediu que o edital do Funcult fosse realizado e também explicou que os editais com recurso Federal, LPG e LAB foram cumpridos, mas não houve tempo hábil para a execução do Funcult. O membro da Sociedade Civil Rodrigo, conselheiro no mandato anterior, explicou que o Edital do Funcult já estava pronto e que havia uma expectativa de que o conselho ia ser recomposto para que a transição fosse feita e que foram contratados pareceristas para que todos os produtores culturais pudessem participar dos editais. Thomasin sugeriu uma comissão gestora temporária para fazer a avaliação, e depois mudar o regimento e a lei. O conselheiro Pedro pediu esclarecimentos sobre o regimento interno e sobre a lei. A conselheira Raquel sugeriu mudar primeiro o regimento e depois a lei e também para a câmara enviar seus representantes para as reuniões. Proposta de Cronograma do CMPC - Raquel sugeriu fazer uma edição separada em 2 partes, dois cadernos um com o regimento e outro com a lei e deixar o plano municipal de cultura para depois. Thomasin pediu prioridade para o regimento, que deve ser dividido em blocos, com um plano de ação anual. Lindomar sugeriu que a comissão discuta com o jurídico as novas leis ou então trazer um representante do jurídico para uma reunião do conselho. Thomasin sugeriu enviar um ofício de convocação com objetivo e data para mostrar o que precisa ser alterado. Douglas sugeriu formar uma comissão para o fundo e levantar pendências e fazer as regularizações. Thomasin propôs abrir votação para decidir o envio dos ofícios. Rodrigo sugeriu trazer um representante do governo do estado, o José Júnior para dar esclarecimentos, pois tivemos alguns embates com o jurídico que não entende a cultura. Douglas fez o encaminhamento para que e comissão de conselheiros tenha uma conversa com a Casa dos conselhos e que sejam redigidos e encaminhados ofícios para a procuradoria geral e para a secretaria de Fazenda convocando a dar esclarecimentos em uma reunião do conselho e também um ofício para a câmara municipal solicitando a indicação de novos conselheiros. Foi feita votação e foi aprovado por unanimidade, o envio dos 3 ofícios e o secretário executivo Hudson se responsabilizou em redigir os ofícios. O presidente sugeriu convocar uma reunião extraordinário on-line no dia 29 de janeiro de 2025 as 9h30 para a aprovação das atas. Adelaide, membro da sociedade civil, arquiteta e moradora do bairro Antônio Dias, apresentou uma carta aberta aos conselheiros sobre as obras a serem feitas no Casarão do Vira Saia e pediu esclarecimentos por parte da prefeitura sobre as obras e sugeriu que seja feita de forma participativa com a realização de audiências públicas. Douglas sugeriu que a mesma entre em contato com a Câmara para pedir uma audiência pública ou que a mesma apresente a carta ao Conselho de Patrimônio (Compatri) que é o conselho responsável pelas questões patrimoniais. Não havendo mais nada a ser tratado, o presidente Douglas Aparecido deu por encerrada a reunião às 12h05 minutos e eu Hudson Augusto Silva, lavrei essa ata e dou fé ao conteúdo assinando-a juntamente com os (as) conselheiros (as) presentes. Ouro Preto, 15 de janeiro de 2025.
Maria do Carmo Ferreira de Souza (Carminha)
Rodrigo Paiva Sales
Raquel Leite Braz
Douglas Aparecido da Silva
Sebastião Lindoberg Campos
Ana Paula Mendes
Rodrigo Almeida Suner
Pedro Ivo Amaro Alves
Thomasin Tonks Ferigati
Wilton José da Costa
Maíra Lana de A, Souza
Adelaide Luiza Novaes Dias
Geórgia Rossi de Aguiar
Vilma Miranda
Hudson Augusto Silva
ATA DE DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CMPDA/OP (2025)
Às 18h do dia doze de fevereiro de 2025 reuniu-se, de forma remota, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal de Ouro Preto – COMPDA/OP, presidida por Francisco de Assis Gonzaga da Silva e secretariada por mim, Fabiana das Graças Pereira Costa. A reunião foi transmitida pela plataforma YouTube e pode ser acompanhada pelo seguinte link https://www.youtube.com/watch?v=dDAO-dR0IZg. A reunião contou com a seguinte pauta: 1) Expediente; 1.1 Informes gerais. 2) Ordem do dia; 2.1 Posse dos Novos Conselheiros; 2.2 Eleição dos cargos de 1º e 2º Secretários; 2.3 Discussão e aprovação do Regimento Interno; 2.4Assuntos diversos. Estiveram presentes os seguintes conselheiros: Francisco de Assis Gonzaga da Silva, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Giselle Cristina Cândido, membro suplente, representante da Secretaria Municipal de Saúde; Lílian França Albuquerque, membro titular, representante da Câmara Municipal de Ouro Preto (CMOP); Giulle Vieira da Mata, membro titular, representante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Valdecir Geraldo do Nascimento, membro titular, representante da Polícia Militar Ambiental; Daniela de Souza, membro titular, representante do Instituto Estadual de Florestas (IEF); Ana Paula Cerqueira de Barros Pinheiro, membro suplente, representante do Instituto Estadual de Florestas (IEF); Daniel Ribeiro de Oliveira, membro suplente, representante do Instituto Habitat; Jonathan Henrique de Freitas, membro suplente, representante do Instituto Habitat; Déborah Miranda Sacheto Zanetti, membro titular, representante do Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais (IDDA); Luciana Inácia Sales, membro suplente, representante do Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais (IDDA); Rejane Pedrosa Barsante, membro titular, representante do Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais (IDDA); Flaviano Martins Ferreira, membro suplente, representante da Brigada de Bombeiro Civil de Ouro Preto; Tamara Lins Antunes Quirino, membro suplente, representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP). Justificou ausência o seguinte conselheiro: Alcione Aparecida dos Santos Ribeiro, membro suplente, representante do Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais (IDDA); 1) Expediente; 1.1 Informes gerais. O presidente destacou ainda não foram indicados os representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais ainda não enviou seus representantes para compor o CMPDA. Constatado quórum regimental, o presidente prosseguiu com a pauta, 2) Ordem do dia; 2.1 Posse dos Novos Conselheiros; empossando os conselheiros indicados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), Daniela de Souza, membro titular e Ana Paula Cerqueira de Barros Pinheiro, membro suplente.2.2 Eleição dos cargos de 1º e 2º Secretários; O presidente abriu a indicação para que os conselheiros presentes possam se candidatar aos cargos de 1º e 2º secretários, porém ninguém se candidatou para assumir e os cargos continuam em vacância. 2.3 Discussão e aprovação do Regimento Interno; Após discussão, o conselho solicitou a mudança no artigo 13, inciso II, que passa ser: Reunir com o presidente e/ou a mesa diretora para definir a pauta e a convocação de reuniões; e após a solicitação da correção de erro material na segunda linha do parágrafo 1º do Art.17; com a troca da palavra CODEMA por CMPDA, o Regimento Interno do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal de Ouro Preto (CMPDA/OP), foi aprovado, com unanimidade, por todos os conselheiros presentes. A vice-presidente, Déborah Miranda Sacheto Zanetti, solicitou informações referentes à troca de conselheiros após a mudança de gestão, e a Secretária Executiva, Fabiana das Graças Pereira Costa, informou que houve a saída do Paulo Vitor Freitas de Oliveira, porém que o mesmo será reconduzido na próxima reunião. A secretária executiva também informou que, por orientação da Casa dos Conselhos, não fará parte do grupo de WhatsZap criado pelos conselheiros, e que todas as comunicações deverão ser realizadas através do e-mail oficial do conselho: cmpda@ouropreto.mg.gov.br. O presidente então destacou a importância de usar o e-mail como meio institucional de comunicação, solicitou novamente a reflexão dos conselheiros para participação nos cargos de 1º e 2º secretários a fim de obter uma mesa diretora completa, e solicitou atenção dos conselheiros no inciso sétimo, do artigo quarto, referente às ações relacionadas ao Plano Anual do Conselho; e no inciso oitavo do artigo quinto, referente ao relato de assuntos atribuídos pelo presidente, com a finalidade de agilizar ao máximo as ações do conselho. A conselheira Tamara Lins Antunes Quirino, membro suplente da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto – FAMOP, solicitou a palavra para requerer informações referentes às ações e objetivos do CMPDA, bem como questões de pauta referente aos animais de rua, questões relacionadas ai CATA e também aos animais de grande porte. O presidente então esclareceu que o CMPDA é muito importante, visto que é um órgão de assessoramento do município nas questões de políticas públicas do bem-estar animal, após a criação do plano de ação, como o conselho é consultivo e deliberativo, será necessário cavaliar as pautas e deliberar sobre determinados assuntos. Esclareceu que se trata de uma pauta que envolve saúde pública, gestão ambiental, procedimentos criminais como maus-tratos, entre outras ações. Como se trata de uma pauta complexa é necessário o apoio do conselho para aconselhar o município na construção de políticas públicas e na criação do fundo municipal da causa animal para que o conselho possa ter recurso para deliberar através de editais. O presidente explicou que há tratativas de mudança de gestão do CATA, que o assunto será colocado em pauta, para qual o secretário de saúde será convidado para participar, bem como o departamento de controle de zoonose. Por fim, explicou que há muito trabalho a ser feito pelo CMPDA. Nada mais a tratar, deu-se por encerrada a reunião e eu, Fabiana das Graças Pereira Costa, Secretária Executiva do CMPDA/OP, lavrei essa ata e dou fé ao conteúdo, assinando-a com o presidente, Ouro Preto, 12 de Fevereiro de 2025.
Fabiana das Graças Pereira Costa
Francisco de Assis Gonzaga da Silva
(Chiquinho de Assis)
CHAMADA Nº 018/2025 – PARA PROFESSORES(AS) EFETIVOS(AS) - EXTENSÃO DE CARGA HORÁRIA – PEB-AI – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O Departamento de Recursos Humanos e Avaliação da Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto-MG, no uso de suas atribuições, em conformidade com a Lei Complementar nº 76/2010 e o Decreto Municipal nº 3.857/2014, faz saber aos interessados que:
Os(as) Professores(as) PEB-AI da Rede Municipal de Ensino de Ouro Preto, bem como os empossados no Concurso Público Edital 02/2022 ficam convidados(as) a comparecer na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Hugo Soderi, nº 21, Bloco B, Saramenha, Ouro Preto–MG, para assumir as vagas de extensão de carga horária, conforme relação e cronograma a seguir:
DATA DE REALIZAÇÃO DA CHAMADA: 17/03/2025
HORÁRIO DA CHAMADA – Conforme cronograma abaixo:
Unidade |
Turma |
Turno |
Horário |
Escola Municipal Simão Lacerda |
3º Ano |
Manhã |
13h |
Ouro Preto, 14 de março de 2025.
Florêncio Juliano Cotta
Gerente Gestão de Pessoas – S.M.E.
Deborah Etrusco Tavares
Secretária Municipal de Educação – S.M.E.
CONVOCAÇÃO Nº 01/2025 - REUNIÃO ORDINÁRIA - CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA
PESSOA COM DEFICIÊNCIA - COMDPD
O
Vice-Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da
Pessoa com Deficiência – COMDPD, Leandro Augusto da Mata Costa,
convoca os Conselheiros para a 9ª Reunião Ordinária do mandato
2024-2026, que acontecerá no dia 17
de março
de 2025 (segunda-feira), às 15 horas, na plataforma
digital Google Meet.
Link
de acesso: meet.google.com/zah-pkxe-gaw
Pauta:
1. Leitura e aprovação da ata referente à 8ª Reunião Ordinária;
2. Finalização do Plano de Ação;
3. Propostas para o Plano Diretor;
4. Recomposição da Mesa Diretora;
5. Outros assuntos.
Solicitamos
ao conselheiro titular que, diante da impossibilidade de comparecer à
reunião, comunique ao seu suplente, a fim de não comprometer o
quórum.
Ouro Preto, 14
de março de
2025.
Leandro Augusto da Mata Costa
Vice-Presidente do Conselho Municipal de Defesa
dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COMDPD
CONVOCAÇÃO 5ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ GESTOR DO AUXÍLIO CATADOR
Prezados (as),
Venho, por meio deste, convocar V. S.ª, representante do Comitê Gestor do Auxílio Catador para a 5ª Reunião Ordinária do Comitê, a ocorrer no dia 24 de março de 2025, às 10:00 horas, na Secretaria Municipal de Meio Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Pref. Amadeu Barbosa, 109, Barra. A reunião contará com as seguintes pautas:
1. Apresentação das Associações de Catadores, conforme Ofício 0290/2025, com as seguintes solicitações:
1.1 Rotas atualizadas de atendimento da coleta seletiva porta a porta;
1.2 Prestação de conta referente ao ano de 2º semestre de 2024;
1.3 Apresentação dos documentos atualizados das associações;
1.4 Apresentação dos novos associados.
2. Apresentação de propostas de parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e associações de catadores;
3. Apresentação das etapas do Fórum Lixo e Cidadania, ano 2025;
4. Assuntos Gerais.
Solicitamos a gentileza de confirmar presença ou apresentar justificativa de ausência para averiguação de quórum.
Contamos com a Vossa presença e salientamos a importância de sua participação.
Atenciosamente,
Pedro Lisboa
Presidente do Comitê Gestor do Auxílio Catador
DECRETO Nº 8.751 DE 11 DE MARÇO DE 2025
Retoma até dezembro de 2025 o Programa de Complementação Pedagógica para o atendimento dos estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino nos Anos Finais (6º ao 9º Ano) do Ensino Fundamental e amplia o Programa aos alunos do Anos Iniciais (3º ao 5º Ano) do Ensino Fundamental, com oferta de aulas de alfabetização no turno das aulas regulares, autoriza a contratação de Professor de Educação Básica – Anos Iniciais (PEB-AI) e dá outras providências.
O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal,
Considerando o Decreto n°. 6.619, de 31 de agosto de 2022, que instituiu o Programa de Complementação Pedagógica para o atendimento dos estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino nos Anos Finais (6º ao 9º Ano) do Ensino Fundamental, com oferta de aulas de alfabetização no turno das aulas regulares, no período de setembro a dezembro de 2022, autorizou a contratação de Professor de Educação Básica – Anos Iniciais (PEB-AI) e deu outras providências.
Considerando a necessidade de proporcionar aos estudantes da rede pública do Município de Ouro Preto atividades que consolidem e aperfeiçoem as habilidades propostas pelo Currículo no ano de 2024;
Considerando a Avaliação do Programa de Complementação Pedagógica pela Gerência Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, bem como a necessidade de ampliação do mesmo aos estudantes matriculados do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental.
DECRETA:
Art. 1º Fica retomado até dezembro de 2025 o Programa de Complementação Pedagógica, previsto no Decreto n°. 6.619, de 31 de agosto de 2022, para atendimento dos estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino nos Anos Finais (6º ao 9º Ano) do Ensino Fundamental e ampliado o atendimento a estudantes do 3º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, com oferta de aulas de alfabetização no turno das aulas regulares.
Art. 2º Poderão participar do Programa de Complementação Pedagógica os alunos matriculados na rede pública municipal de ensino do 3º ao 5º Ano e nos Anos Finais (6º ao 9º Ano) do Ensino Fundamental, que atendem os seguintes critérios:
I - Apresentarem à unidade escolar na qual encontra-se matriculado, o Requerimento de Autorização para participação no Programa de Complementação Pedagógica devidamente preenchido e assinado pelos pais/responsáveis, parte integrante deste Decreto como Anexo Único;
II - Alunos que não desenvolveram habilidade de leitura e escrita, permitindo, assim, seu envolvimento em práticas diversificadas de alfabetização e letramentos;
III - Alunos que não desenvolveram a capacidade de ler e escrever números, compreender suas funções e o significado e uso das quatro operações matemáticas.
Parágrafo único Os Pedagogos das unidades de ensino mencionadas no art. 4º do presente Decreto deverão fazer Avaliação Diagnóstica dos alunos a fim de constatar o cumprimento dos critérios previstos nos incisos II e III deste artigo.
Art. 3º As Escolas do Município de Ouro Preto que possuem Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental para a implementação do Programa de Complementação Pedagógica são:
I - Escola Municipal Aleijadinho;
II - Escola Municipal Benedito Xavier;
III - Escola Municipal Dr. Alves de Brito;
IV - Escola Municipal Dr. Pedrosa;
V- Escola Municipal Izaura Mendes;
VI - Escola Municipal Lavras Novas;
VII - Escola Municipal Major Raimundo Felicíssimo;
VIII - Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa;
IX - Escola Municipal Padre Carmélio;
X - Escola Municipal Professora Haydée Antunes;
XI - Escola Municipal Professora Juventina Drummond;
XII - Escola Municipal Tomás Antônio Gonzaga;
XIII - Escola Municipal Maria Leandra “Dona Cota” I;
XIV - Escola Municipal Maria Leandra “Dona Cota” II;
XV - Escola Municipal Alfredo Baeta;
XVI - Escola Municipal Nossa Senhoras das Graças;
XVII - Escola Municipal Prof. Adhalmir Santos Maia;
XVIII - Escola Municipal Hélio Homem de Faria;
XIX - Escola Municipal Renê Giannetti;
XX - Escola Municipal São Sebastião;
XXI - Escola Municipal Simão Lacerda.
Art. 4º Para a execução do Programa de Complementação Pedagógica poderão ser contratados até 36 (trinta e seis) Professores de Educação Básica – Anos Iniciais (PEB-AI).
Art. 5º Para a implantação do Programa de Complementação Pedagógica, serão utilizadas as vagas do Cargo de Professor PEB-AI, da Lei Complementar 21/2006.
Parágrafo único As vagas citadas no caput deste artigo poderão ser preenchidas através do processo de extensão de jornada ou através de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público relativa ao Programa de Complementação Pedagógica, observada a Lei nº 1.265, de 18 de fevereiro de 2022 e demais normas vigentes.
Art. 6º Os Professores que participarem do Programa de Complementação Pedagógica deverão seguir as orientações da Gerência Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
Art. 7º No final do Ano Letivo de 2025, a Gerência Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação realizará Avaliação do Programa de Complementação Pedagógica, que poderá ser prorrogado para o Ano Letivo de 2026.
Art. 8º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 11 de março de 2025, trezentos e treze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e quatro anos do Tombamento.
Angelo Oswaldo de Araújo Santos
Prefeito de Ouro Preto
ANEXO ÚNICO
Requerimento de Autorização para participação no Programa de Complementação Pedagógica
(Preenchimento pelos Pais e/ou Responsáveis)
Aluno:_____________________________________________________________
Data de nascimento: _________________________________________________
Escola:_____________________________________________________________
Turma:____________________________________________________________
Nome dos pais e/ou responsáveis________________________________________
Endereço___________________________________________________________
Telefones: __________________________________________________________
E-mail: _____________________________________________________________
Ouro Preto,_____/______/___________
_____________________________________
Assinatura Pais e/ou Responsáveis
___________________________________________________________________
Recebido pela Escola:
Data: ______/______/___________
______________________________
Assinatura do Servidor
EXTRATO DO TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO DA OBRA RELATIVO AO TERMO DE COOPERAÇÃO FIRMADO ENTRE O MUNICÍPIO DE OURO PRETO E A ARJON HOLDING LTDA/INSTITUTO ARJON. Resolvem as partes lavrar o presente TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO DE OBRA, dando-se por parte do MUNICÍPIO DE OURO PRETO/MG por aceita e entregue a obra de construção integral da nova sede da Escola Municipal Ana Pereira de Lima.
Extrato de licitações:
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna público o processo de Inexigibilidade Nº007/2025, com fulcro no Art. 74, Inciso III ‘G” da Lei 14.133/21, contratação de empresa especializada para recomposição do muro histórico da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto. Tendo como favorecida a empresa Inovar Construções e Comércio Ltda, CNPJ 15.242.875/0001-77 com o valor global de R$52.095,76. Gerência de Compras e Licitações.
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna público o resultado de lotes e Atas de registro de preços referentes ao Pregão Eletrônico SRP nº. 22/2024 - Registro de preço para aquisição de materiais médicos hospitalares. Licitantes vencedores: 1) Ata 35: Tremed Materiais e Equipamentos Hospitalares Eireli (41391411000132) com os lotes: 4, 16, 17, 18, 21, 22, 25, 29, 30, 36, 37, 38 e 41 no valor total de R$ 5.308.556,85. 2) Ata 37: Comercial Txv Comercio e Servico Ltda (22906038000160) com os lotes: 12, 24, 28, 31, 32 no valor total de R$ 1.994.411,97. 3) Ata 39: Distribuidora Curamax Produtos Medicos e Odontologicos Ltda (10651667000108) com os lotes: 9, 26, 33, 34, 39, 40 no valor total de R$ 170.429,75. O município de Ouro Preto/MG adjudica e homologa o presente objeto.
A PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna pública a PUBLICAÇÃO oo Pregão Eletrônico 007/2025 - contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de seguro de automóveis para os veículos próprios da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Fica marcada a data de recebimento das propostas por meio eletrônico no site www.bll.org.br: de 07h00min do dia 17/03/2025, até o dia 07h00m do dia 27/03/2025. Início da sessão prevista para o dia 27/03/2025 às 09h00min. Edital no link: https://grp.ouropreto.mg.gov.br/portalcidadao (em seguida clicar em transparência e depois licitação). Gerência de Compras e Licitações.
PORTARIA Nº 15/2025 – CGM
Dispõe sobre horário de funcionamento da Controladoria Geral do Município (CGM), no dia 19 de Março de 2025.
A Controladora Geral do Município de Ouro Preto, no uso de suas atribuições legais,
RESOLVE:
Art. 1º – A Controladoria não realizará atendimento externo no dia 19 de março de 2025, devido a participação em treinamento.
Art. 2º - As disposições constantes nesta portaria não se aplicam aos setores de Ouvidoria e Corregedoria.
Art. 3º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Ouro Preto, 14 de Março de 2025.
Lygia de Melo Leite
Controladora Geral do Município
Portaria PADM VISA/OP n°. 006/2025
Instaura Processo Administrativo de Vigilância Sanitária nº. 006/2025 em desfavor do estabelecimento inscrito no CNPJ: 20.222.162/0001-81.
O Chefe de Departamento de Vigilância Sanitária do Município de Ouro Preto, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto na Lei n° 13.317/99 – Código de Saúde do Estado de Minas Gerais e;
Considerando o Auto de Infração Nº 159/2025, lavrado no dia 14 de março de 2025, no estabelecimento: DROGARIA BASTOS – LTDA, localizado na Rua Santo Antônio, n° 06 – Cachoeira do Campo, CEP: 35.409–014 – Município de Ouro Preto – MG, pelo fato de o mesmo infringir a legislação sanitária vigente no que se refere aos Incisos: III, XI, XXX, XXXVI do artigo 99 da lei 13.317/99, artigo 35, §5° e artigo 53 da RDC 344/98 e artigo 43 da RDC 44/09.
RESOLVE:
Art. 1º. Instaurar Processo Administrativo n.º 006/2025 com o fim de apurar as infrações à legislação sanitária, constatadas em inspeção realizada pelo setor de Vigilância Sanitária do Município de Ouro Preto no estabelecimento em epígrafe.
Parágrafo Único: Fica estipulado, nos termos da Lei n° 13.317/99 o prazo de 15 dias uteis para a apresentação de recurso, defesa ou impugnação ao Auto de Infração n.º 159/2025.
Art. 2º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Ouro Preto, 14 de março de 2025.
Carlos Alberto Chagas
Chefe de Departamento de Vigilância Sanitária
Resolução CMPDA/OP 02/2025
Nomeia
O presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal, atendendo indicações dos conselheiros, resolve:
Art. 1º - Ficam nomeados os seguintes conselheiros para compor a Comissão para Elaboração do Plano de Ação Anual do Conselho, de acordo com a seguinte configuração:
Déborah Miranda Sacheto Zanetti, membro titular, representante do Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais (IDDA);
Lílian França Albuquerque, membro titular, representante da Câmara Municipal de Ouro Preto (CMOP);
Thiago Lage Leonel, membro titular, representante do Instituto Habitat;
Giulle Vieira da Mata, membro titular, representante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP);
Bruna Elem da Silva, membro titular representante do Instituto Habitat;
Girley de Oliveira Almeida, membro titular da Secretaria Municipal de Saúde.
Art. 2º - A comissão deverá eleger um presidente, responsável por conduzir os trabalhos, e um relator; responsável por fazer a relatoria e proposições que serão encaminhadas à Plenária do Conselho.
Art.3º- Em caso de empate, na votação das decisões do conselho, o presidente da comissão terá direito ao voto de desempate.
Art.4º -Essa Resolução entra em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial do Município.
Ouro Preto, 14 de março de 2025.
Francisco de Assis Gonzaga da Silva
Chiquinho de Assis
Presidente do COMPDA/OP
RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 06-2025- SMS
Processo de Seleção – Edital nº 06/2025 - Secretaria Municipal de Saúde
A Gerência de Recursos Humanos retifica o Edital 06/25 publicado em 10 de Março de 2025, referente ao processo de Seleção de Estagiários o(s) do(s) cursos de Ciências Biológicas Bacharelado e Farmácia
Onde se lê
8. CRONOGRAMA
DATA |
ATIVIDADE |
10/03/2025 |
Divulgação do edital. |
11/03/2025 à 17/03/2025 |
Período de Inscrição. |
18/03/2025 à 19/03/2025 |
Convocação para as entrevistas. |
20/03/2025 à 21/03/2025 |
Entrevistas. |
25/03/2025 |
Resultado Final. |
Leia-se:
8. CRONOGRAMA
DATA |
ATIVIDADE |
10/03/2025 |
Divulgação do edital. |
11/03/2025 à 21/03/2025 |
Período de Inscrição. |
25/03/2025 à 26/03/2025 |
Convocação para as entrevistas. |
27/03/2025 à 28/03/2025 |
Entrevistas. |
01/04/2025 |
Resultado Final. |
Esta retificação entra em vigor a partir de sua publicação.
Ouro Preto, 14 de março de 2025.
Leandro Leonardo de Assis Moreira
Secretário Municipal de Saúde