ATA DA 1ª
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO MANDATO 2024/2026
DO CONSELHO
MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO
CULTURAL E
NATURAL – COMPATRI
Em 19 de novembro de 2024, às 9h, de forma virtual, por meio
da plataforma Google Meet no município de Ouro Preto, realizou-se a 1ª reunião extraordinária do COMPATRI no mandato 2024/2026. A reunião contou
com a presença dos seguintes conselheiros: Luiz Henrique Câmara Trindade, presidente do COMPATRI e representante titular da FAOP; Flávio Lemes
da Silva Malta, representante titular da Secretaria Municipal de Cultura e
Turismo; Flávio Márcio Alves de Brito Andrade, representante titular da
FAMOP; Renilson Martins dos Santos,
representante titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Pedro Ivo Amaro Alves, representante
titular da entidade cultural (SCO); Ana
Laura Rios Belarmino, representante da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos; Paulo de Tarso Amorim Castro, representante titular
da UFOP; e Viviane das Graças Rodrigues, representante titular da
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e
Desenvolvimento Sustentável. Participaram, também: Ana Paula Paixão,
diretoria de Pesquisa e Difusão do Patrimônio Cultural-PROPAT da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Danilo
Araujo Moreira, historiador, representante da Diretoria de Pesquisa e
Difusão do Patrimônio Cultural-PROPAT; Caroline Barbosa Pinheiro, membro
da equipe da PROPAT; Rhafaela Xavier Gonçalves, membro da equipe da
Diretoria de Preservação do Patrimônio Imaterial; Stefany Soares Coelho,
membro da equipe da PROPAT; e Wilerson Oliveira Noronha, Diretor de
Preservação do Patrimônio Imaterial na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Após a
conferência do quórum regimental, o presidente Luiz Henrique cumprimentou a todos e a reunião foi iniciada. Luiz
Henrique abriu votação para aprovar a ata da 227ª Reunião Ordinária e, com
unanimidade, a ata foi aprovada. Passando para o primeiro assunto em pauta,
foram nomeados os demais membros para comporem a Mesa Diretora do COMPATRI.
Foram eleitos por votação unânime Flávio Lemes da Silva Malta como
vice-presidente, Flávio Márcio Alves de Brito Andrade como 1º secretário e
Renilson Martins Santos como 2º secretário. Passou-se para o segundo assunto em
pauta no dia: Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do ICMS
Cultural 2024/Exercício 2026, Atualização do Inventário de Proteção do
Patrimônio Cultural (IPAC) – Seção Cachoeira do Campo e Proposta de
Cronograma de Atividades do IPAC – ano 2025 (Relatoria da equipe
PROPAT), que foi apresentado pela arquiteta, Ana Paula Paixão, servidora da
PROPAT. Ela apresentou o plano de
atualização dos inventários dos bens culturais, tanto da sede como dos
distritos de Ouro Preto, apresentou também as planilhas do cronograma vigente,
onde os bens culturais dos distritos foram divididos em seções e subseções, com
as informações de cada seção mapeada e da quantidade de bens em cada
localidade, sendo formatado e projetado até ano de 2039. Após a apresentação
geral do plano de atualização dos inventários, Ana Paula apresentou o trabalho
de atualização realizado no ano de 2024, que totalizou 81 fichas de inventário,
sendo atualizações e fichas novas, da seção do distrito de Cachoeira do Campo,
sede e localidades Doutor Rocha Lagoa, Tabuões, Serra do Siqueira e Dom Bosco.
Na sequência foi apresentado o cronograma previsto para o ano de 2025, com a
continuação da atualização da seção do distrito de Cachoeira do Campo. O
presidente Luiz Henrique parabenizou a apresentação da Ana Paula e passou então
a palavra para o conselheiro Flávio Andrade, que também parabenizou Ana Paula
pela apresentação e pelos dados trazidos, perguntando a ela o porquê das cores
por regiões no mapa de seções e subseções; perguntou também sobre outras áreas
ou manifestações em Ouro Preto que estão com processo de tombamento em
andamento ou que ainda não iniciaram esse processo. O conselheiro informa que o
historiador Alex Borher falou de um processo de reconhecimento como patrimônio
de parte da Serra do Ouro Preto na região do Botafogo, onde encontra-se
preservada parte de estrada do período colonial. Ana Paula justificou as cores
utilizadas no mapa, definidas por questões geográficas e também por prioridades
de cada localidade, criando um plano de atualização. Sobre os processos de
tombamento, Ana Paula citou que, no presente momento, encontram-se 4 processos
em andamentos e que outros processos de contratação já estão sendo
montados para que possam contemplar todas as áreas necessárias. Flávio Andrade
fez uma sugestão para que, nos próximos tombamentos, entrassem bens como a
Serra de Botafogo, devido à grande possibilidade de exploração mineral na
região. O conselheiro Paulo de Tarso perguntou se as informações apresentadas
sobre o plano de atualização dos inventários estariam disponíveis para consulta
ou se seriam disponibilizadas para os membros e a população em geral. Ana Paula
explicou que todas as listas oficiais de bens culturais inventariados estão
disponíveis para consulta no site da Prefeitura, no portal da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na aba Patrimônio Cultural. Porém,
alguns dados não ficam disponíveis por conta da Lei de Proteção de Dados e
devem ser solicitadas por e-mail ou protocolo eletrônico. O presidente Luiz
Henrique abriu a votação desse ponto de pauta, sendo então aprovados por
unanimidade a atualização do Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural
(IPAC) – Seção Cachoeira do Campo - realizado em 2024 e a Proposta de
Cronograma de Atividades do IPAC – ano 2025, bem como a publicação da lista de
bens culturais no Diário Oficial do município e respectiva divulgação. Passou para
o próximo ponto de pauta, referente à Revalidação do Registro da Celebração
do Divino Espírito Santo em São Bartolomeu. O convidado Danilo Araújo
Moreira, servidor público municipal, ocupante do cargo de historiador na
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, apresentou o Relatório de
Revalidação do Registro como Patrimônio Municipal Cultural Imaterial da
Celebração do Divino Espírito Santo em São Bartolomeu. Danilo Araújo iniciou
sua explanação explicando que a celebração ocorre aproximadamente desde o
século XVIII, no distrito de São Bartolomeu. Danilo Araújo informa que,
conforme previsto na Portaria nº 034/2024 do Iepha, essa revalidação do
Registro será realizada no interstício de dez anos, tendo então de ser feita no
ano vigente de 2024. Danilo apresentou um panorama sobre a Celebração do Divino
Espírito Santo, citando a realização de entrevistas com moradores locais,
folieiros, organizadores das celebrações, e demais detentores, sendo pontuados
vários tópicos que contribuem para analisar a Revalidação do registro. Danilo
apresentou o Plano de Salvaguarda, que representa propostas e ações para a
manutenção do bem cultural, dentre as quais, em especial, envolver novas
gerações para as celebrações e até mesmo para as organizações dos eventos no
distrito. O conselheiro Flávio Malta parabenizou a apresentação de Danilo e de
toda a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo que integrou a pesquisa.
Flávio Malta comentou sobre realização e as transformações do bem cultural, e o
fortalecimentos das relações sociais do distrito em torno das celebrações. O
conselheiro Flávio Andrade também parabenizou o historiador Danilo Araújo e
toda equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, citando que inclusive já
participou da Celebração como festeiro e Imperador do Divino. O conselheiro
Flávio Andrade citou ainda de como é prazeroso fazer parte dessa cultura local
que perdura há tanto tempo. O presidente Luiz Henrique parabenizou toda a
equipe de pesquisa, falou da importância em se manter a Celebração do Divino
Espírito Santo e tantas outras celebrações na cidade de Ouro Preto. A seguir, o
presidente abriu a votação para aprovação da Revalidação do Registro da
Celebração do Divino Espírito Santo de São Bartolomeu, que foi aprovada por
unanimidade. O conselheiro Flavio Andrade aproveita a abordagem da Festa
de São Bartolomeu para informar que, coincidentemente, nessa noite havia
falecido o Quinquin (Lourival Domingos de Almeida), que por várias vezes foi
festeiro da Celebração em São Bartolomeu. O presidente Luiz Henrique solicitou
que fosse registrado em ata, uma Nota de Pesar ao Quinquin. O conselheiro Paulo
de Tarso solicitou que fossem feitos estudos
para a ampliação da representação das instituições de ensino no
Conselho. O conselheiro Flávio Malta explicou que já foi encaminhado à
Secretaria Municipal de Governo a solicitação para que isso aconteça. O
conselheiro Flávio Andrade disse que foi questionado por alguns moradores do
município, principalmente de Lavras Novas, sobre processos e pautas que estão
aguardando posicionamento do COMPATRI. Luiz Henrique pediu ao secretário executivo Gilberto Silva que se fizesse o levantamento dessas pendências. Sem
mais nada a tratar, o presidente Luiz Henrique deu por encerrada a reunião e eu, Gilberto
Douglas da Silva, lavrei a presente ata, que será assinada por mim e por todos os
conselheiros presentes.
Gilberto
Douglas da Silva
Luiz Henrique Câmara Trindade
Flávio Lemes da Silva Malta
Flávio Márcio Alves de Brito Andrade
Renilson Martins dos Santos
Pedro Ivo
Amaro Alves
Ana Laura Rios Belarmino
Paulo de Tarso Amorim Castro
Viviane das Graças Rodrigues
O Prefeito Municipal de Ouro
Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em
atendimento ao disposto na Deliberação Normativa do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (CONEP)
n°01/2021 e Portaria IEPHA n°34/2024,
que dispõe sobre as normas relativas ao ICMS - Critério Patrimônio
Cultural, torna pública a Lista de Bens Culturais Inventariados Atualizados e Novos - Ano 2024/Exercício 2026,
que integra o acervo do Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural de Ouro
Preto (IPAC do município),
a saber:
LISTA
DOS BENS CULTURAIS INVENTARIADOS ATUALIZADOS E NOVOS - ANO 2024
SEÇÃO 01 - CACHOEIRA DO
CAMPO |
|
SEDE URBANA |
|
01 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Colégio
Dom Bosco |
02 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Escola
Estadual Nossa Senhora Auxiliadora |
03 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Ponte
do Palácio |
04 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Chafariz
do Corte |
05 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Capela
de Santa Rita |
06 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Capela
de Santo Antônio de Madureira |
07 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Capela
de São Francisco de Paula |
08 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Capela
de São José |
09 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Capela
de São Sebastião |
10 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Capela
de Santo Antônio |
* |
Capela de Santa Rita |
11 |
ATUALIZAÇÃO_BIN_Retábulo-Mor |
12 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Imagem
de Nosso Senhor dos Passos (grande) |
13 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Imagem
de Nosso Senhor dos Passos (pequeno) |
14 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Crucifixo |
* |
Capela de São Francisco de Paula |
15 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Imagem
de São Francisco de Paula |
LOCALIDADE DOUTOR ROCHA LAGOA |
|
16 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Capela
de Nossa Senhora da Conceição |
17 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência |
18 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência |
* |
Capela de Nossa Senhora da Conceição |
19 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Retábulo-Mor |
20 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Imagem
de Nossa Senhora da Conceição |
21 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Crucifixo
de madeira |
22 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Imagem
de Sant’Ana |
23 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Imagem
de São Sebastião (grande) |
24 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Imagem
de São Sebastião (pequeno) |
25 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Imagem
de Santa Tereza |
26 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Imagem
de Nossa Senhora das Dores |
27 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Arcaz |
28 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Campainha |
29 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Sino |
30 |
FICHA
NOVA_BM_Crucifixo de ferro |
31 |
FICHA
NOVA_BM_Acervo 1_Imagens e Oratórios |
32 |
ATUALIZAÇÃO_PI_Festa
de Nossa Senhora da Conceição |
LOCALIDADE SANTO ANTÔNIO DOS TABUÕES |
|
33 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Capela
Santo Antônio |
34 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência_Rua Santo Antônio, 25 |
35 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência
_Rua Santo
Antônio, 71 |
36 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência
_Rua Santo
Antônio, 125 |
37 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência
_Rua Santo
Antônio, S/N |
38 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência
_Rua Santo
Antônio, S/N |
* |
Capela de Santo Antônio |
39 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Retábulo
Mor |
40 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Imagem
de Santo Antônio |
41 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Crucifixo |
42 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Oratório |
43 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Tocheiro de banqueta |
45 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Sino |
46 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Vara
do Reinado |
47 |
FICHA
NOVA_BM_Terço |
48 |
FICHA NOVA_BM_Imagem
de São José |
49 |
FICHA
NOVA_BM_Imagem de São Sebastião |
50 |
FICHA
NOVA_BM_Imagem Menino Jesus de Praga |
51 |
FICHA
NOVA_BM_Imagem de Santo Antônio (Oratório) |
52 |
FICHA
NOVA_BM_Imagem de Santo Antônio |
53 |
FICHA
NOVA_BM_Imagem de São Judas |
54 |
FICHA
NOVA_BM_Imagem de Santa Efigênia |
55 |
FICHA
NOVA_BM_Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida |
56 |
FICHA
NOVA_BM_Imagem de São Vicente |
LOCALIDADE SERRA DO SIQUEIRA |
|
57 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Capela
de Sant’Ana |
58 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência_Rua São Vicente, S/N |
59 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência_Rua São Vicente, 32 |
60 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência_Rua Santana, S/N |
61 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência_Rua Santana, 231 |
62 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência_Rua Santana, S/N |
63 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência_Rua Santana, 603 |
64 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência_Rua Sem Saída, S/N |
65 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência_Rua São Vicente, 321 |
66 |
FICHA
NOVA_BI_Residência_Rua Nova, 360 |
67 |
FICHA
NOVA_BI_Residência_Rua Nova, 255 |
68 |
FICHA NOVA_BI_Residência_Rua Nova, 501 |
* |
Capela de Sant’Ana |
69 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Imagem
de Sant’Ana Mestra |
70 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Imagem
de Santo Antônio |
71 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Imagem
de São Vicente de Paulo |
72 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Crucifixo |
73 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Confessionário |
74 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Lustre |
75 |
ATUALIZAÇÃO_BM_Bandeja
de Cobre |
DOM BOSCO - TRINO |
|
76 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Capela
da Santíssima Trindade |
77 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Estação
Ferroviária Dom Bosco |
78 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Antigo
Armazém |
79 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência
_Rua
Monsenhor Antônio Russo, 04 |
80 |
ATUALIZAÇÃO_BI_Residência
_Rua Dona
Minervina Simões, 01 |
81 |
FICHA
NOVA_BI_Residência _Estrada para
Dom Bosco (Trino), S/N |
TOTAL DE FICHAS ELABORADAS EM 2024: 81 FICHAS |
Ata da 2a Reunião
Ordinária do Conselho Municipal de Esporte, gestão 2024/2025 realizada no dia 14/03/2024.
Aos
quatorze dias do mês de março de 2024, de forma virtual, por meio da Plataforma
Google/Meet (https://meet.google.com/zpi-otri-xfe), realizou-se a segunda
Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Esporte do biênio 2024/2025. A
reunião iniciou-se às 15 horas e quatorze minutos, sob a presidência do senhor Bruno Ocelli Ungheri, membro titular,
representante da Universidade Federal de Ouro Preto; e com a presença dos
seguintes conselheiros: Silvano Agnaldo
Arcebispo, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Esporte
e Lazer; Everton Rocha Soares, membro
suplente, representante da Universidade Federal de Ouro Preto; Breno Henrique Matias, membro suplente,
representante da FAAMOP; Adilson da
Silva Martins, membro suplente;
representante da Associação Desportiva e Cultural Cativeiro e Capoeira – Ouro
Preto; Carlos Alberto Souza Simões, membro titular, representando a
Fundação Antônio Francisco Lisboa – “O ALEIJADINHO”; Henrique Ferreira
Cândido, membro titular, representando a Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania; Laura Fernandes, membro
titular, representante do Instituto Federal de Minas gerais / IFMG (Campus Ouro
Preto); Ivair Fabiano da Silva, membro titular, representante da Liga
Esportiva de Ouro Preto; Andréa Aparecida da Silva, membro suplente,
representante da Liga Esportiva de Ouro Preto; Cristiano Fernando Magalhães
Mendes, membro titular,
representante da Associação Desportiva e Cultural Cativeiro e Capoeira – Ouro
Preto; Edson Adriano Nogueira, membro titular, representante do
Instituto Trampolim e do Secretário Executivo do CMEsp, Guilherme Fonseca Ribeiro. ABERTURA – Senhor Bruno Ocelli Ungheri, presidente do Conselho Municipal de Esporte,
após a conferência do quórum iniciou os trabalhos saudando e agradecendo a
presença de todos. Em seguida, fez a leitura da ata, que foi aprovada por 8
votos. O presidente, no uso de suas atribuições, deu posse aos seguintes
Conselheiros: Laura Fernandes, Ivair Fabiano da Silva, Andréa Aparecida da
Silva, Cristiano Fernando Magalhães Mendes, nomeados através do decreto número
8.162 de 15 de janeiro de 2024 . De acordo com o Artigo 9º, do Regimento
Interno do Conselho Municipal de Esportes (CMEsp), para estudos de assuntos de
sua competência, serão constituídas as seguintes Comissões permanentes: Inciso
I, Desporto Escolar, composto pelos membros Henrique Ferreira Cândido, Laura
Fernandes, Carlos Alberto Souza Simões; Inciso II, Participação e Lazer,
Henrique Ferreira Cândido, Bruno Ocelli, Adilson da Silva Martins; Inciso III,
Rendimento, Ivair Fabiano da Silva, Edson Adriano, Everton Rocha Soares; Inciso
IV, Paraolímpico, Andréa Aparecida da Silva, Carlos Alberto Souza Simões,
Gabriel Henrique Jesus Miranda; Inciso V, Desporto de Formação, Edson Pablo de
Jesus Gomes, Edson Adriano Nogueira, Marcella Velten; Inciso VI, Legislação,
Bruno Ocelli Ungheri, Silvano Agnaldo Arcebispo, Breno Henrique Matias. O
presidente informou, que no exercício do ano fiscal de 2023, não foi
depositado, pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o valor referente ao
FUMEL, no total de R$18.000,00 (dezoito mil reais), e, para o exercício do ano
fiscal de 2024, temos o valor de R$ 18.000,00 (dezoito mil reais) a receber. A
plenária, por oito votos, deliberou sobre o envio de um ofício solicitando, ao
secretário municipal de esportes e lazer, o depósito dos anos fiscais de 2023 e
2024, no total de R$ 36.000,00 (trinta e seis mil) na conta do Fundo Municipal
de Esporte e Lazer (FUMEL). Como sugestão de utilização dos recursos, na conta
do FUMEL, foram dadas as seguintes sugestões: a) Custear a regularização das
associações que desenvolvam atividades esportivas, e de lazer, visando maior
participação junto o Conselho; b) Realizar o 3º Seminário Municipal de Esporte
e Lazer. A plenária deliberou por oito votos favoráveis. O conselheiro Breno
Matias reforça que, com relação a captação de recursos de todos equipamentos esportivos
e de lazer, sejam depositados na conta do FUMEL, aplicando-se o artigo 11º,
incisos VII, VIII, IX, X e XI, da Lei Complementar número 199, de 20 de Julho
de 2021. O conselheiro Ivair Fabiano da Silva, representante titular da Liga
Esportiva Ouropretana, convidou a todos para a final da 8ª Copa 40 Master 2024
Ouro Preto, uma realização Liga Esportiva Ouropretana e Secretaria Municipal de
Esportes e Lazer. Nada mais havendo a tratar, o presidente agradeceu aos
presentes e encerrou a reunião com os trabalhos registrados nesta ata que, que
será assinada por mim, Guilherme Fonseca Ribeiro, secretário executivo e pelo
presidente do CMEsp, Bruno Ocelli Ungheri, dando Fé a ata aprovada.
_________________________________________________________
_________________________________________________________
Ata da 3a Reunião
Ordinária do Conselho Municipal de Esporte, gestão 2024/2025 realizada no dia
11/04/2024.
Aos
onze dias do mês de abril de 2024, de forma presencial, realizou-se a terceira
Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Esporte do biênio 2024/2025, na
Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto, sala 09. A
reunião iniciou-se às 15 horas e vinte dois minutos, sob a presidência do
senhor Bruno Ocelli Ungheri, membro
titular, representante da Universidade Federal de Ouro Preto; e com a presença
dos seguintes conselheiros: Silvano
Agnaldo Arcebispo, membro titular, representante da Secretaria Municipal de
Esporte e Lazer; Everton Rocha Soares, membro
suplente, representante da Universidade Federal de Ouro Preto; Breno Henrique Matias, membro suplente,
representante da FAMOP; Adilson da Silva
Martins, membro suplente;
representante da Associação Desportiva e Cultural Cativeiro e Capoeira – Ouro
Preto; Carlos Alberto Souza Simões, membro titular, representando a
Fundação Antônio Francisco Lisboa – “O ALEIJADINHO”; Layla Fernandes Machado,
membro suplente, representando a Fundação Antônio Francisco Lisboa – “O
ALEIJADINHO”; Henrique Ferreira Cândido, membro titular, representando a
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania; Marcella
Velten, membro titular, representante do Instituto Federal de Minas gerais
/ IFMG (Campus Ouro Preto); Desportiva e Cultural Cativeiro e Capoeira – Ouro
Preto; Edson Adriano Nogueira, membro titular, representante do
Instituto Trampolim; Cristiano Fernando Magalhães Mendes, membro titular, representante da
Associação Desportiva e Cultural Cativeiro Capoeira; Sarah Cassaza Basílio,
membro titular, representante da Secretaria Municipal de Educação. O Senhor Ivair
Fabiano da Silva, membro titular, representante da Liga Esportiva de Ouro
Preto, justificou sua ausência; ABERTURA – Senhor Bruno Ocelli Ungheri, presidente do Conselho Municipal de Esporte,
após a conferência do quórum iniciou os trabalhos saudando e agradecendo a
presença de todos. Em seguida, fez a leitura da ata, que foi solicitado uma
retificação e aprovada por 8 votos. O presidente, no uso de suas atribuições,
deu posse a seguinte Conselheira Sarah Cassaza Basílio, nomeada através do
decreto número 8.162 de 15 de janeiro de 2024. Antes de abordar os pontos de
pauta, a presidência do CMEsp informou que os trabalhos para implementação do
Projeto Regulariza encontravam-se em andamento, com previsão de início até
julho de 2024. O primeiro ponto da pauta, que versava sobre a apresentação dos
três primeiros meses da gestão da SEMEL, não foi abordado devido à ausência do
Sr. Marco Antônio de Freitas, ex-secretário de Esporte e Lazer de Ouro Preto,
que se justificou por motivo de saúde. Após isso, o Presidente do Conselho
passa a palavra ao Carlos Alberto Simões, o qual faz a apresentação dos
trabalhos desenvolvidos pela Fundação Aleijadinho, que atendeu a 1200 crianças
e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no ano de 2023. Os
projetos estão presentes em Ouro Preto (sede), e em todos os distritos, além do
subdistrito do Mota. Hoje, 85% dos recursos que financiam os projetos advém dos
mecanismos de incentivo: Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Lei Estadual de
Incentivo ao Esporte e Fundo Municipal da Infância e da Adolescência. 15% do
financiamento advém por meio do termo de fomento com a Prefeitura de Ouro Preto
e de recursos próprio da Fundação. Todos os beneficiários receberam um kit
completo de uniforme: camisa, short, quimono, faixa e squeeze. Para o ano de
2024 está no planejamento incorporar mais modalidade coletivas no projeto
Formando Campeões; futebol de campo e futebol de salão. Antes de encerrar o
encontro, a presidência do CMEsp informou aos representantes do Instituto
Trampolim, que na reunião ordinária de maio/2024 a instituição seria a
convidada a apresentar seus resultados de 2023. Nada mais havendo a tratar, o
presidente agradeceu aos presentes e encerrou a reunião com os trabalhos
registrados nesta ata que, que será assinada por mim, Silvano Agnaldo
Arcebispo, primeiro secretário da mesa diretora e pelo presidente do CMEsp,
Bruno Ocelli Ungheri, dando Fé a ata aprovada.
_________________________________________________________
_________________________________________________________
COMUNICADO
- PAGAMENTOS PNAB/2023
Em
respeito à manifestação da classe cultural e em cumprimento ao nosso
compromisso com o processo de seleção dos editais 015, 016 e 017 da Política
Nacional Aldir Blanc no Município, informamos que os pagamentos aos contemplados,
inicialmente previstos para o dia 15 de dezembro de 2024 (próximo domingo),
serão efetuados no dia 16 de dezembro de 2024, primeiro dia útil após a data
inicialmente prevista.
Esclarecemos
que, conforme estabelecido nos Editais, os prazos definidos iniciam e terminam
em dias úteis. Caso o prazo final de qualquer etapa coincida com feriado, final
de semana ou ponto facultativo, ele será automaticamente prorrogado para o
primeiro dia útil subsequente.
Reiteramos
que os recursos já estão empenhados nos processos dos habilitados e, portanto,
serão pagos conforme o previsto, no dia 16 de dezembro de 2024.
Agradecemos
pela compreensão e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos
adicionais.
Atenciosamente,
Comissão de Seleção
Ouro Preto, 13 de dezembro de 2024.
CONVOCAÇÃO DE REUNIÃO
A Presidente, Flávia Aparecida
Mendes, convoca as conselheiras para 9ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal
dos direitos da mulher de Ouro Preto (COMDIM/OP), do Mandato 19/03/2023 a 19/03/2026.
Data: 16
de dezembro de 2024–segunda-feira
Horário:
15:00
Local: de
forma remota, através da plataforma google Meet, o link para participação será
enviado às conselheiras com até 30 minutos de antecedência da reunião.
Pauta:
1.Verificação de quórum e abertura;
2. Leitura e aprovação da ata da 8ª
reunião ordinária;
3.Aprovação da pauta da reunião;
4.Apresentação dos trabalhos da
Rede Mulheres de Vena;
5.Apresentação dos dados de
violência contra mulher no município;
6.Informes (se houver) e
encerramento;
OBSERVAÇÕES:
1.
A reunião é aberta ao público, caso
alguém queira participar é necessário confirmar a presença, por meio do
endereço eletrônico ( comdim.pmop@ouropreto.mg.gov.br
), com até 2 horas de antecedência, quando será enviado o link da reunião.
2.
Solicito à conselheira titular que,
diante da impossibilidade de comparecer a reunião, justifique a sua ausência e
solicite sua suplente para participar da reunião, a fim de não comprometer o
quórum.
Flávia Aparecida Mendes
Presidente do COMDIM.
RENATA NIQUINI
SAMPAIO. PE 72/2023. Objeto: 1º aditivo de prazo e valor de concessão.
Vigência: 12 meses. Vencimento: 18/10/2025. Valor: R$ 1246,46.
TAÇA IMÓVEIS LTDA. Dispensa
100/2021. Objeto: 3º aditivo para alteração subjetiva da parte locadora do
contrato de modo que a partir desta data, 11 de dezembro de 2024, assume como
LOCADORA a Sra. STAEL LUSTOSA MACIEL.
STAEL LUSTOSA MACIEL.
Dispensa 100/2021. Objeto: 4º aditivo de prazo e valor. Vigência: 12 meses.
Vencimento: 20/12/2025. Valor: R$ 67.483,80. DO.:
02.29.03.08.243.0091.2174.3.3.90.36.00 FICHA 665 FR 1.500 Código de aplicação
0000.
REAL SERVIÇOS E
CONSTRUÇÕES. PE 46/2022. Objeto: 3º aditivo de prazo. Vigência: 5 meses.
Vencimento: 31/05/2025.
LOCALIZA VEÍCULOS
ESPECIAIS S.A. Adesão 37/2024. Objeto: Adesão a Ata de Registro de Preços nº
602/2024, oriunda do Pregão Eletrônico n° 37/2024, Processo Licitatório n°
48/2024, que tem por objeto a contratação de empresa especializada na prestação
de locação de veículos, para atendimento das demandas de pacientes da
Secretaria Municipal de Saúde. Vigência: 12 meses. Vencimento: 12/12/2025.
Valor: R$ 387.684,00. DO.: 02.35.01.10.122.0108.2204.3.3.90.39.00 FICHA 1368 FR
1500 CÓDIGO DE APLICAÇÃO 1002.
ASSOCIAÇÃO MEMENTO,
ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA, TURISMO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL E
ARTÍSTICA – INSTITUTO MEMENTO. Inex 149/2024. Objeto: contratação de
apresentação artística da banda de pais para filhos, representada pela Empresa
ASSOCIAÇÃO MEMENTO, ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA, TURISMO, CIENCIA, TECNOLOGIA E
GESTÃO AMBIENTAL E ARTISTICA- INSTITUTO MEMENTO, para realização de 8 (oito)
apresentações de, no mínimo, 90 minutos, em atendimento a demanda de eventos do
município. Vigência: 8 meses. Vencimento: 11/08/2024. Valor: R$ 40.000,00. DO.:
02.27.01.23.695.0054.2100.3.3.90.39.00 FICHA 458 FR 1.501 Código de Aplicação
0000.
FELIPE ALBERGARIA
PIMENTA. Dispensa 191/2020. Objeto: 5º aditivo de prazo e valor. Vigência: 2 meses.
Vencimento: 06/02/2025. valor: R$ 8.314,81. DO.:
02.29.04.08.244.0090.2171.3.3.90.36.00 FICHA 793 FR 1.500 Código de Aplicação
0000.0000
IMPÉRIO
EMPREENDIMENTOS E CONSULTORIA LTDA. TP 14/2023. Objeto: 2º aditivo de valor.
Valor: R$ 77.894,37. DO.: 02.35.01.10.302.0110.2214.3.3.90.39.00 Ficha 1479 FR
2621 Código de Aplicação 0000
EXTRATO DE CONVÊNIO
EXTRATO DO PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO TERMO DE
COLABORAÇÃO Nº 126/2023 CELEBRADO ENTRE O MUNICÍPIO DE OURO PRETO E O CONSELHO
CENTRAL DE OURO PRETO DA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO - SSVP. O PRESENTE TERMO ADITIVO TEM POR OBJETO PRORROGAR VIGÊNCIA E ALTERAR
PLANO DE TRABALHO ORIGINAL. FICA PRORROGADA A VIGÊNCIA DO TERMO DE COLABORAÇÃO EM
EPÍGRAFE ATÉ O DIA 31/12/2024. FICA AUTORIZADO QUE A PROPONENTE COMPRE OS EQUIPAMENTOS CONSTANTES NA PLANILHA DEVIDAMENTE
ATUALIZADA CONFORME NOVO PLANO DE TRABALHO.
EXTRATO
DO PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO TERMO DE FOMENTO Nº 126/2023 CELEBRADO
ENTRE O MUNICÍPIO DE OURO PRETO E O CONSELHO CENTRAL DE OURO PRETO DA SOCIEDADE
DE SÃO VICENTE DE PAULO - SSVP. Constitui
objeto deste, a alteração no plano de trabalho original, mais especificamente a
alteração do plano de aplicação de recursos. Fica autorizado que a proponente
compre os equipamentos constantes na planilha devidamente atualizada, e
apresentada à secretaria municipal de governo. Fica prorrogada a vigência do
Termo de Colaboração em epígrafe até o dia 31/12/2024. Ficam convalidados os
atos praticados desde o vencimento do presente Convênio, que se deu em 21 de
outubro de 2024, até a presente data.
Extrato de licitações:
PREFEITURA
MUNICIPAL DE OURO PRETO torna público o resultado da Dispensa nº. 063/2024, com
fulcro no art. 75, inciso II da Lei n. 14.133/2021 cujo objeto é a aquisição de pastas, tendo como favorecida a empresa Bazar
Faria Ltda EPP (21.519.012/0001-05) no valor global de R$ 6.000,00.
Gerência de Compras e Licitações.
PREFEITURA
MUNICIPAL DE OURO PRETO torna público o processo de Inexigibilidade Nº 178/2024, com fulcro no
Art. 74, inciso I da Lei 14.133/21, que tem como objetivo contratação de empresa
de ônibus que atenda as linhas entre Ouro Preto x Belo Horizonte e Ouro Preto x
Ponte Nova com a finalidade de atender as demandas do Centro POP, vinculado à
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Tendo como favorecida a empresa
Viação Pássaro Verde Ltda CNPJ 17.257.916/0001-24 com o valor global de
R$29.580,00. Gerência de Compras e Licitações.
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO
PRETO torna público o processo de Inexigibilidade Nº 179/2024, com fulcro no
Art. 74, Inciso III, “f” da Lei Federal nº 14.133/2021, cujo objeto é Contratação
da empresa Governe Cursos e Treinamentos Ltda (CNPJ 48.789.847.0001-23)
especializada em cursos e treinamentos para aplicação do curso “Gestão
Responsável de Final de Mandato” com vistas à capacitação e atualização de
gestores municipais que ocupam cargo de gestão estratégica. Perfazendo o valor
global de R$ 39.750,00. Gerência de Compras e Licitações.
PREFEITURA
MUNICIPAL DE OURO PRETO torna público o resultado da Dispensa nº. 059/2024, com
fulcro no art. 75, inciso II da Lei n. 14.133/2021, cujo objeto a contratação
de empresa especializada em para fornecimento de calças táticas para os
servidores da Gerência de Transportes e Trânsito - Ourotran da Secretaria
Municipal de Segurança e Trânsito, tendo como vencedora a empresa Alta Patente
Comercio e Industria Ltda, CNPJ 01.184.725/0001-40; perfazendo o valor global
de R$ 5.851,20. Gerência de Compras e Licitações.
LEI Nº 1.522 DE 13 DE DEZEMBRO DE 2024
Fixa subsídios do Prefeito,
Vice-Prefeito e Secretários Municipais e dá outras providências.
O
Povo do Município de Ouro Preto, por meio de seus representantes, decretou, e
eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Os
subsídios mensais do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais do Município
de Ouro Preto, para vigorar na legislatura a iniciar-se em 1o de janeiro de
2025, são fixados nos seguintes valores:
I – Prefeito Municipal – R$ 35.000,00 (trinta e
cinco mil reais);
II – Vice-Prefeita – R$ 23.000,00 (vinte e três
mil reais);
III – Secretários Municipais – R$ 20.000,00 (vinte
mil reais).
Art. 2º Os Agentes Políticos de que trata o art. 1º
desta Lei perceberão o 13º (décimo terceiro) subsídio, a ser pago no mês de
dezembro de cada ano, até o dia 20 (vinte), proporcional ao efetivo exercício
de suas atividades no ano.
Art. 3º Os Secretários Municipais terão direito ao gozo
de férias anuais de 30 (trinta) dias, percebendo o subsídio mensal ordinário,
acrescido de 1/3 (um terço), sendo-lhe facultado a conversão de 10 (dez) dias
de férias em abono, nos termos do Estatuto dos Servidores Públicos do
Município.
Art. 4º Os subsídios fixados nesta lei serão revistos nos
termos do inciso X, do art. 37, da Constituição Federal, na mesma data e índice
que forem reajustados os vencimentos dos servidores do Município.
Art. 5º Os subsídios não poderão exceder o subsídio
mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, em conformidade
com o inciso XI, do art. 37 e inciso XV, do art. 48, da Constituição Federal.
Art. 6º As despesas com a execução desta Lei correrão à
conta das dotações orçamentárias próprias do orçamento municipal.
Art. 7º Esta lei entra em vigor na data de sua
publicação.
Ouro Preto, Patrimônio Cultural
Mundial, 13 de dezembro de 2024, trezentos e treze anos da Instalação da Câmara
Municipal e quarenta e quatro anos do Tombamento.
Angelo Oswaldo de
Araújo Santos
Prefeito de Ouro
Preto
Projeto
de Lei Ordinária nº 739/2024
Autoria:
Mesa Diretora
QUADRO DE VOTAÇÃO
PRIMEIRA DISCUSSÃO
VEREADORES |
FAVORÁVEL |
CONTRA |
ABSTENÇÃO |
AUSENTE DO PLENÁRIO |
AUSENTE DA REUNIÃO |
ALESSANDRO SANDRINHO |
X |
|
|
|
|
ALEX BRITO |
|
|
|
|
X |
JÚLIO GORI |
|
X |
|
|
|
LÍLIAN FRANÇA |
X |
|
|
|
|
LUCIANO BARBOSA |
X |
|
|
|
|
LUIZ DO MORRO |
X |
|
|
|
|
MATHEUS PACHECO |
X |
|
|
|
|
MERCINHO |
X |
|
|
|
|
NAÉRCIO FERREIRA |
|
|
|
|
X |
REGINALDO DO TAVICO |
X |
|
|
|
|
RENATO ZOROASTRO |
X |
|
|
|
|
VANDER LEITOA |
X |
|
|
|
|
VANTUIR SILVA |
X |
|
|
|
|
ZÉ DO BINGA |
NÃO VOTA |
|
|
|
|
KURUZU |
X |
|
|
|
|
APROVADO POR ONZE VOTOS
FAVORÁVEIS E 01 VOTO CONTRÁRIO DO VEREADOR JÚLIO GORI; AUSENTES DA REUNIÃO OS
VEREADORES NÁERCIO FERREIRA E ALEX BRITO; PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 739/2024.
QUADRO DE VOTAÇÃO
SEGUNDA DISCUSSÃO
VEREADORES |
FAVORÁVEL |
CONTRA |
ABSTENÇÃO |
AUSENTE DO PLENÁRIO |
AUSENTE DA REUNIÃO |
ALESSANDRO SANDRINHO |
X |
|
|
|
|
ALEX BRITO |
|
|
|
|
X |
JÚLIO GORI |
|
X |
|
|
|
LÍLIAN FRANÇA |
X |
|
|
|
|
LUCIANO BARBOSA |
X |
|
|
|
|
LUIZ DO MORRO |
X |
|
|
|
|
MATHEUS PACHECO |
|
|
|
|
X |
MERCINHO |
X |
|
|
|
|
NAÉRCIO FERREIRA |
X |
|
|
|
|
REGINALDO DO TAVICO |
X |
|
|
|
|
RENATO ZOROASTRO |
X |
|
|
|
|
VANDER LEITOA |
|
|
|
X |
|
VANTUIR SILVA |
X |
|
|
|
|
ZÉ DO BINGA |
NÃO VOTA |
|
|
|
|
KURUZU |
|
|
|
|
X |
APROVADO POR NOVE VOTOS
FAVORÁVEIS E 01 VOTO CONTRÁRIO DO VEREADOR JÚLIO GÓRI; AUSENTES DA REUNIÃO OS
VEREADORES MATHEUS, ALEX E KURUZU; AUSENTE DO PLENÁRIO O VEREADOR LEITOA;
PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 739/2024.
QUADRO DE VOTAÇÃO
REDAÇÃO FINAL
VEREADORES |
FAVORÁVEL |
CONTRA |
ABSTENÇÃO |
AUSENTE DO PLENÁRIO |
AUSENTE DA REUNIÃO |
ALESSANDRO SANDRINHO |
X |
|
|
|
|
ALEX BRITO |
X |
|
|
|
|
JÚLIO GORI |
|
X |
|
|
|
LÍLIAN FRANÇA |
X |
|
|
|
|
LUCIANO BARBOSA |
X |
|
|
|
|
LUIZ DO MORRO |
X |
|
|
|
|
MATHEUS PACHECO |
X |
|
|
|
|
MERCINHO |
X |
|
|
|
|
NAÉRCIO FERREIRA |
X |
|
|
|
|
REGINALDO DO TAVICO |
X |
|
|
|
|
RENATO ZOROASTRO |
X |
|
|
|
|
VANDER LEITOA |
X |
|
|
|
|
VANTUIR SILVA |
X |
|
|
|
|
ZÉ DO BINGA |
NÃO VOTA |
|
|
|
|
KURUZU |
X |
|
|
|
|
APROVADO POR TREZE VOTOS
FAVORÁVEIS E 01 VOTO CONTRÁRIO DO VEREADOR JÚLIO GÓRI; PROJETO DE LEI ORDINÁRIA
Nº 739/2024.
PORTARIA BM 384/2024
Dispõe sobre o repasse de Auxílio Moradia
constante na
Lei Municipal nº. 264/2006, Lei 1076/2017 e a Lei 1260/2021
A Secretária de
Desenvolvimento Urbano e Habitação do Município de Ouro Preto, no uso de suas
atribuições legais, especialmente a que lhe confere o art. 97 da Lei Orgânica
Municipal, e o art. 9º do Decreto 5423/2019 e Decreto nº 6523/2022, RESOLVE:
Art. 1º - Fica autorizada a concessão de Auxílio-Moradia no
valor de 700,00 (setecentos reais)
mensais, destinado a custear o apoio emergencial, à Andreia do Nascimento
Batista nos termos do Decreto 5423/2019 e Decreto 3.724/2014.
Art. 2º- O benefício totalizará R$ 676,86 (seiscentos e setenta seis reais e oitenta e seis centavos) e será
concedido pelo período de 29 dias um novo beneficio poderá ser concedido,
reavaliadas as condições sociais do beneficiário e o cumprimento dos requisitos
da Lei Municipal 264/2006 e a Lei 1076/2017 e
Lei nº 1260/2021.
Art.3º. Para a preservação dos direitos da privacidade do
beneficiário, o relatório técnico
social, não será publicado, permanecendo na Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Urbano e Habitação, para
fins de fiscalização pelos órgãos de controle e pela população em geral,
observadas as disposições da Lei Federal nº.12.527, de 18 de novembro de 2014,
que regula o acesso a informações.
Art. 4 º - Esta portaria retroage seus efeitos à
data de 02 de dezembro de 2024.
Ouro Preto, 13 de Dezembro de 2024.
__________________________________
Camila Sardinha
Cecconello
Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação
PORTARIA BM 385/2024
Dispõe sobre o repasse de Auxílio Moradia
constante na
Lei Municipal nº. 264/2006, Lei 1076/2017 e a Lei 1260/2021
A Secretária de
Desenvolvimento Urbano e Habitação do Município de Ouro Preto, no uso de suas
atribuições legais, especialmente a que lhe confere o art. 97 da Lei Orgânica
Municipal, e o art. 9º do Decreto 5423/2019 e Decreto nº 6523/2022, RESOLVE:
Art. 1º - Fica autorizada a concessão de Auxílio-Moradia no
valor de 700,00 (setecentos reais)
mensais, destinado a custear o apoio emergencial, à Maria Cristina Eustáquio
nos termos do Decreto 5423/2019 e Decreto 3.724/2014.
Art. 2º- O benefício totalizará R$
676,86 (seiscentos e setenta
seis reais e oitenta e seis centavos) e será concedido pelo período de 29 dias
um novo beneficio poderá ser concedido, reavaliadas as condições sociais do
beneficiário e o cumprimento dos requisitos da Lei Municipal 264/2006 e a Lei
1076/2017 e Lei nº 1260/2021.
Art.3º. Para a preservação dos direitos da privacidade do
beneficiário, o relatório técnico
social, não será publicado, permanecendo na Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Urbano e Habitação, para
fins de fiscalização pelos órgãos de controle e pela população em geral,
observadas as disposições da Lei Federal nº.12.527, de 18 de novembro de 2014,
que regula o acesso a informações.
Art. 4 º -
Esta portaria retroage seus efeitos à data de 02 de dezembro de 2024.
Ouro Preto, 13 de
dezembro de 2024.
__________________________________
Camila Sardinha
Cecconello
Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação
PORTARIA
Nº 0011/2024
Dispõe
sobre o funcionamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico,
Inovação e Tecnologia durante o período de 26 e 27 de Dezembro de 2024 e 02 e 03 de Janeiro de
2025 e dá outras providências.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e
Tecnologia, no uso de suas atribuições legais conferidas pela Lei Orgânica
do Município e demais disposições normativas aplicáveis à espécie,
Considerando a eficiência, a
razoabilidade e a continuidade do serviço público durante as festividades de
fim de ano.
RESOLVE:
Art.
1º Fica instituída a escala de revezamento entre os (as) servidores (as) da
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia,
incluindo o SINE e a Sala do Empreendedor.
§ 1º Do dia 26/12 E 27/12, bem como do dia 02/01 E 03/01, terá o
contingente de pessoal designado para a manutenção de suas atividades, de modo
que nenhum serviço fique comprometido durante o período em questão.
§ 2º Considera-se a escala de revezamento, a seguir:
26 e 27/12/2024 |
02 e 03/01/2025 |
Samuel Sabino Freitas Luiz Claudio Alves Viana Renata Bernardes de Tassis
Ribeiro Ulhoa Jorge Adílio Penna Leonardo de Lima Santos Fernanda Simões Abreu Jéssica Aureliano Silva Matheus de Souza Mendes Anderson Tavares Souza Santos Heloísa Costa Lages Niddy Wilton Ferreira Silva Adriana Madalena Gomes
Figueiredo |
Joyce Albuquerque Alves
Miranda Suzana Fernandes de Paula Livia Vieira Batista Santos Vera Lucia Gonçalves Marcela Passos Martins Kelson Douglas Martins Rezende Mara Luísa Ferreira Rocha Kennyel Silva Franco Michelle Xavier de Paula Cláudia Guerra Fernandes Rodolfo Luiz Peixoto dos
Santos Guilherme de Jesus |
Art. 3º.
Todos os servidores lotados na SMDEIT do Município deverão permanecer de
sobreaviso, com o celular ligado e acessível à internet, em todos os dias
constantes desta Portaria e nos horários acima disciplinados, a fim de
auxiliar, em eventuais demandas de sua competência/atuação, os demais colaboradores
escalados para os respectivos dias.
Art. 4º Esta
Portaria entra em vigor na data da sua publicação.
Felipe Vecchia Guerra.
Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e
Tecnologia.
PORTARIA
Nº 09 DE 13 DE DEZEMBRO DE 2024
SECRETARIA
MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA
Dispõe sobre o expediente de
trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania durante
as festividades de fim de ano.
O Secretário Municipal de
Desenvolvimento Social e Cidadania, Edvaldo César Rocha, no uso de seu cargo e
no uso de suas atribuições Legais, e
Considerando a publicação do
Decreto Municipal nº 8.592 de 26 de novembro de 2024;
Considerando o princípio
administrativo da Continuidade da prestação dos Serviços Públicos;
RESOLVE:
Art. 1º – A Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Social e Cidadania e os setores a ela vinculados poderão
estabelecer escalas de trabalho para seus servidores, em regime de revezamento,
no período compreendido entre 26 e 27 de dezembro de 2024 e 02 e 03 de
janeiro de 2025.
Art. 2º – Os setores deverão manter
contingente de pessoal suficiente para a manutenção de suas atividades e
enviar para o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Social e Cidadania a escala de revezamento dos servidores, de
modo que nenhum serviço fique comprometido durante o período em questão.
Art. 3º - Cada setor deverá
elaborar a escala de revezamento conforme acordo interno e/ou sorteio
entre os membros, mantendo o funcionamento regular do serviço.
Art. 4º - Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua
publicação.
Ouro Preto, 13 de dezembro de 2024.
Edvaldo
César Rocha
Secretário
Municipal de Desenvolimento Social e Cidadania
PORTARIA
Nº 12/2024 DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INOVAÇÃO E
TECNOLOGIA
Institui Comissão Técnica para
estudo e regulamentação da Lei Municipal nº 1.504, de 25 de Setembro de 2024,
no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento
Econômico, Inovação e Tecnologia, no uso de suas atribuições legais, em
especial o que lhe confere o Art. 97 da Lei Orgânica Municipal, e demais
disposições normativas aplicáveis à espécie,
Considerando a necessidade de promover o estudo e a
regulamentação da Lei Municipal nº 1.504/2024, visando a correta implementação
e funcionamento desta atividade;
Considerando a importância de assegurar que a
regulamentação do serviço público de loteria seja pautada por critérios
técnicos, observando as melhores práticas e o atendimento às normas legais e
regulamentares aplicáveis;
Considerando que o serviço de loteria municipal pode contribuir
para o desenvolvimento econômico local, observando uma regulamentação criteriosa
e fundamentada em estudos de viabilidade;
RESOLVE:
Art. 1º Fica instituída a Comissão Técnica para estudar a
viabilidade da regulamentação da Lei Municipal nº 1.504, de 25 de Setembro de
2024, que institui o serviço público de loteria municipal.
Art. 2º Compete à Comissão Técnica:
I – Analisar os aspectos legais, econômicos e
operacionais relacionados à regulamentação do serviço de loteria municipal;
II – Propor diretrizes e medidas para a
implementação eficiente e transparente do serviço de loteria municipal;
III – Elaborar e apresentar relatório técnico
contendo recomendações e sugestões para a regulamentação da Lei Municipal nº
1.504/2024;
IV – Elaborar o Estudo Técnico Preliminar
necessário à efetiva estruturação do serviço público de loterias.
Art. 3º Ficam nomeados os membros para compor a comissão
aqui instituída, com os servidores abaixo relacionados, sob a presidência do
primeiro:
- Kennyel Silva Franco – Matrícula xx633-x -
Presidente
- Leonardo de Lima Santos – Matrícula xx38-x – 1º
Vogal;
- Samuel Sabino Freitas – Matrícula xx451-x - 2ª
Vogal;
Art. 4º. A presente Portaria entrará em vigor na
data de sua publicação.
Felipe
Vecchia Guerra
Secretário
Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia
PORTARIA Nº. 131/2024 – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SMS
Dispõe sobre a remoção do
Servidor Glayson da Silva Barbosa.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de seu cargo e no uso de
suas atribuições legais e,
Considerando a necessidade de
reorganizar o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde;
Considerando o
art. 42 da Lei Complementar nº 02/2000 - Estatuto dos Servidores Públicos do
Município de Ouro Preto-MG.
RESOLVE:
Art. 1º – Determinar a REMOÇÃO
do servidor GLAYSON DA SILVA BARBOSA, Odontólogo
40h, Matrícula X497X da
Unidade Márcio Mendes Neves para o PSF Manoca.
Art. 2º. Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua
publicação, retroagindo
seus efeitos ao dia 06 de dezembro de 2024.
Ouro Preto, 13 de
dezembro de 2024.
LEANDRO LEONARDO DE ASSIS MOREIRA
SECRETÁRIO
MUNICIPAL DE SAÚDE
PORTARIA Nº. 132/2024 – SECRETARIA
MUNICIPAL DE SAÚDE – SMS
Dispõe sobre a remoção do
Servidor Wilson Silvério Gomes.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de seu cargo e no uso de
suas atribuições legais e,
Considerando a necessidade de
reorganizar o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde;
Considerando o
art. 42 da Lei Complementar nº 02/2000 - Estatuto dos Servidores Públicos do
Município de Ouro Preto-MG.
RESOLVE:
Art. 1º – Determinar a REMOÇÃO
do servidor WILSON SILVÉRIO GOMES, Auxiliar
de Serviços, Matrícula X309X do
PSF Bauxita para o Almoxarifado SMS, a partir do dia 16 de dezembro de 2024.
Art. 2º. Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua
publicação..
Ouro Preto, 13 de
dezembro de 2024.
LEANDRO LEONARDO DE ASSIS MOREIRA
SECRETÁRIO
MUNICIPAL DE SAÚDE
Ouro Preto, 13 de dezembro de
2024.
PORTARIA Nº 30/2024 SMDUH
Dispõe
sobre o funcionamento da secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e
Habitação durante os períodos de 26 e 27 de Dezembro de 2024 e 02 e 03 de
Janeiro de 2024 e dá outras providências.
A Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Urbano e Habitação, no uso de suas atribuições e demais
disposições normativas aplicáveis à espécie. Considerando a eficiência, a
razoabilidade e a continuidade do serviço público durante as festividades de
fim de ano.
RESOLVE:
Art. 1º. Fica
instituída escala de revezamento entre os(as) servidores(as) da Secretaria
Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, no período de 26 e 27/12 de
2024, bem como 02 e 03/01 de 2025, devendo manter contingente de pessoal
suficiente para a manutenção de suas atividades de modo que nenhum serviço
fique comprometido durante o período em questão.
Art. 2º. No
quadro abaixo estão definidos os servidores em trabalho presencial na
Secretaria conforme as datas apresentadas:
26 e27/12 |
02 e 03/01 |
João Paulo Xavier Lobato Maria do Carmo de Freitas Santos Natália de Cássia da Silva Alves Elizângela Rosemere Pinto Vanuza Aparecida Martins Jordânia Alves de Azevedo André Pimenta Perdigão Tãnise Florentino dos Santos Amaral Érico de Oliveira e Silva Marina Lima de São José Sandra Aparecida Vasconcelos Rejane Efigênia Lopes Carneiro Juliana Gracielle Fernandes de Brito Pedro de Freitas Moreira Letícia Ferreira D’Angelo Maria Laura B. Cunha Isabelle Nascimento Machado Francis de Oliveira Clemente Emanuel Amaro Pereira Nadja Murta apolinário Sérgley de matos Neves Arthur Francisco da Silva Coelho Maria Lúcia Pena |
Leonardo Henrique Figueiredo Grazielle Silva de Freitas Rosana Leandro Barbosa Costa Thamirys Dias Nolasco Heloísa Cristina Ferreira Vanessa Ferreira Barbosa Anna
Carolina Costa Barbosa Michelle Ap. Fernandes Vieira Nilson Rodrigues Rodrigo Barbosa dos Santos Damyana Maria da Silva Rodrigo Stefani de Sousa Fabrícia Cristina Alves Samuel Ângelo Morais Silva Jansen Lemos Faria Alexandra Bespaloff Danilo Mapa Sérgio Raimundo dos Anjos Nolasco Marcus Felipe Abreu Maia Polyana Pereira Coelho Cleide Mara de Castro |
Os trabalhos serão
acompanhados pelos gerentes da Secretaria.
Art. 3º A
presente portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Ouro Preto, 13 de dezembro de
2024.
Camila
Sardinha Cecconello
Secretaria Municipal
de Desenvolvimento Urbano e Habitação