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Atas


 Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425






ATA DA REUNIÃO


Ata da Reunião Ordinária de número 641 (seiscentos e quarenta e um do Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto, realizada em 08 (oito) de maio de 2024 (dois mil e vinte e quatro), iniciada às 16h00min, realizada na Sala de Reuniões da Secretaria de Saúde (Rua Mecânico José Português s/nº Ouro Preto-MG). Conforme a convocação e a pauta enviada aos conselheiros: Votação da ata 640;Votação do RAG (Relatório Anual de Gestão);Representação da Secretaria de Saúde em outros Conselhos (Conselho dos Direitos da Mulher);Apresentação da vereadora Lilian França (causa animal);Ponto de apoio do Taquaral; Informes; Posse dos conselheiros Victor e Magna. Participaram da reunião: Luíza Ramalho Vitório – Vice- Presidente - Titular Representante de Entidade Assistencial, Ana Luiza Magalhães Nunes Mapa- Titular Representante da Irmandade Santa Casa, Maria das Dores Lopes -Titular Representante da Associação Comunitária dos Deficientes, Edna Mapa Domingos -Titular Representante da Terceira Idade, Rosana Rioga Mendes Dias- Titular Representante dos Trabalhadores de Nível Médio, Magda Rosa Ferreira -Titular Representante dos Trabalhadores de Nível Fundamental, Milton Alves dos Santos- Suplente Representante da Irmandade Santa Casa, Márcia da Conceição Valadares – Titular Representante da FAMOP (Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto), Luiza Alcântara Dutra Titular- Representante dos Trabalhadores Nível Superior, Isabela Teixeira Resende Guimarães – Suplente Secretária Adjunta de Saúde -Representante da Secretaria de Saúde, Maria Cristina Passos -Titular Representante da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto),Maria das Merces Santa Cruz dos Santos – Titular Representante de Entidades Assistenciais, Denizete de Fátima dos Santos Silva- Suplente  Representante da FAMOP (Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto) ,Leandro Leonardo de Assis Moreira -Titular Presidente do Conselho Representante da Secretaria de Saúde, Álvaro José Rodrigues de Sá- Titular Representante dos Sindicatos em Geral, Alessandra da Silva Vieira de Souza – Titular Representante dos Trabalhadores da Santa Casa, Maria do Carmo Faria da Silva – Titular Representante dos Trabalhadores de Nível Médio, Anderson Cléssio de Almeida – Suplente Representante da Associação Comunitária dos Deficientes, Victor Diniz Pinto- Titular Representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Jesuína Cristina da Silva- Titular Representante da Secretaria de Educação, Fátima Maria Teixeira – Suplente Representante da Terceira Idade, Ana Cláudia Castello Branco Pena – Instituto Guaicuy, ATI Antônio Pereira, Flávia Aparecida Mendes, Diretora da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial),Marleyde Martins, Vitória Dantas Magalhães Gomes, Mami Lali, Estefana Malaquias, Francyele Maio Sobreira, Lilian França, Vereadora, Ana Paula Dias Fietto, Gerente da Vigilância em Saúde. Conselheiros que justificaram a ausência: Thiago Elias Alves, Maria Helena Rocha Ferreira ,Neidimar Matias Ferreira Dutra. O Presidente deu início a reunião, colocando a ata 640 em votação que foi aprovada com oito votos e três abstenções a saber: Alessandra da Silva Vieira de Souza, Victor Diniz Pinto, Denizete de Fátima dos Santos Silva. Em seguida o Presidente deu posse ao conselheiro Victor que representa a Secretaria de Desenvolvimento Social como titular. Em seguida passou para a outro ponto de pauta que é a votação do RAG (Relatório Anual de Gestão 2024), e iniciou com uma apresentação dos dados do RAG e na oportunidade falou que houve um aumento de mais de oitenta por cento nas práticas integrativas. Falou ainda que o índice de absenteísmo é muito grande e que se faz necessário estudar um método mais eficaz de agendamento. Falou ainda que já teve início ao serviço de fisioterapia domiciliar e que tem o serviço de fisioterapia respiratória e que está programado ampliar o atendimento de fisioterapia em Cachoeira do Campo. O Conselheiro Anderson perguntou por que não tem fisioterapia em Santa Rita e Antônio Pereira e o Presidente falou que tem os da equipe multi-profissional e que os serviços de alto custo são centralizados. O Presidente falou ainda que nos dados do RAG pode se observar que a população está mais adoecida e precisando de mais medicamentos. Falou ainda que houve uma queda na adesão de vacinas nos últimos anos. Falou ainda que é preciso reforçar as politicas públicas em relação a saúde da mulher. Falou ainda que todas as unidades de saúde fazem teste rápido pra ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). O conselheiro Victor falou que no ponto de acolhimento LGBT+ começou a fazer os testes para ISTs. A conselheira Maria Cristina falou que precisa ter mais informações sobre a cesariana, para reduzir os números. A senhora Mami falou que precisa retornar os grupos de gestantes nas unidades de saúde. O Presidente falou que o Hospital Santa Casa perde financeiramente pelas taxas  de cesarianas e que tem um trabalho com as gestantes assim que iniciam o pré natal para visitarem a sala de parto. A conselheira Maria Cristina falou que precisa melhorar a nomenclatura do RAG para facilitar o entendimento. Na oportunidade falou que precisa melhorar as justificativas do não atingir as metas em relação as articulações com as instituições de ensino e que não lembra de nenhuma articulação em relação a UFOP. Falou ainda que os gráficos precisam ficar mais claros. Falou ainda que deveria vir a divisão de atendimento por níveis de atenção. Na oportunidade perguntou se os pacientes restritos ao domicílio são contemplados pelo atendimento domiciliar e o Presidente respondeu que sim. O Presidente colocou o RAG em votação e foi aprovado com quatorze votos e uma abstenção a saber: Denizete de Fátima dos Santos Silva. Passando para outro ponto de pauta que é a representação doa secretaria de saúde em outros conselhos o Presidente passou a palavra para a Diretora da RAPS que é a representante junto ao COMDIM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) e falou que ele é vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Conselho Paritário, de natureza: Consultivo, Deliberativo, Propositivo e Fiscalizador. As deliberações devem observar o Plano Nacional de Políticas para Mulheres. Falou ainda que atualmente estão com onze representantes. Mas somente  oito Instituições que tomaram posse. Desafio: mobilizar instituições não governamentais, para garantir a participação e o fortalecimento deste Conselho. As reuniões acontecem na quarta segunda-feira do mês de forma online e podendo acontecer presencial. Horário das reuniões: quinze horas. A participação é aberta e deverá ser solicitado o link através do e-mail, em até  duas horas antes da reunião. E-mail: comdim@ouropreto.mg.gov.br. A cada mandato alterna a representatividade da mesa diretora: Presidenta e Vice Presidenta em relação a representatividade governamental e não governamental. Posse do recente mandato, aconteceu em março do corrente ano; Na primeira reunião em vinte e dois de abril não teve quórum; Capacitação das Conselheiras em Belo Horizonte na data de vinte e nove de abril, três conselheiras e uma delas suplente. Próxima reunião apresentar o andamento do último mandato, a partir da leitura das últimas atas e criar as comissões permanentes de trabalho. A intenção é de propor um levantamento de como está funcionando a Atenção Integral à Saúde da Mulher no Município de Ouro Preto dentre as treze linhas de ações diferentes, apresentadas no plano nacional. A partir do levantamento pelo COMDIM devem realizar uma reunião com o conselho municipal de saúde. O Presidente solicitou que o link da reunião seja disponibilizado para o conselho de saúde  participar. A conselheira Ana Luiza disse que já fez parte do COMDIM e sabe da sua importância. A conselheira Márcia falou que o que não pode acontecer é levar problemas pessoais para o COMDIM, e a representante do COMDIM falou que é preciso discutir políticas públicas. A conselheira Maria Cristina falou que é preciso discutir uma rede de assistência às mulheres A senhora Mami falou que as mulheres possam ter a opção de serem atendidas por uma profissional mulher  e disse que quando fez essa colocação na unidade de saúde de Santo Antônio do Leite não foi atendida. O Presidente falou que a médica de Santo Antônio do Leite, pode fazer o preventivo nas mulheres que solicitarem. A senhora Mami sugeriu que seja divulgada nas unidades de saúde sobre o direito da mulher ser acompanhada durante o atendimento. E o Presidente falou que precisa melhorar a comunicação. O Presidente agradeceu a presença da representante da secretaria de saúde junto ao COMDIM e passou para outro ponto de pauta que é a Apresentação da vereadora Lilian França (causa animal) que iniciou agradecendo a presença de todos os conselheiros e da senhora Mami que é protetora dos animais. Falou que viu na apresentação do Presidente sobre o RAG que os números de atendimento vem aumentando e falou que a chipagem no município é um dos melhores do Estado (está em sétimo lugar) e iniciou com os pedidos sendo o primeiro que os protetores (pessoas que cuidam de animais de rua) tenham prioridade na fila de castração, a proposta de criação de lei que cria o cadastro municipal de protetores e cuidadores individuais de animais em situação de abandono e risco. Com o cadastro, os protetores terão preferência nos programas públicos oferecidos pela prefeitura, relativos ao processo de castração, vacinação e atendimento emergencial de animais que estejam sob sua proteção e cuidados. Segundo pedido, que tenha um carro para a causa animal: O automóvel garantiria agilidade para o acompanhamento de demandas recebidas envolvendo animais sem tutores e em situação de vulnerabilidade. Isso possibilita avanços e cuidados que desafogam um pouco os protetores individuais e as ONGS. Terceiro pedido, que sejam fornecidos medicamentos para os casos mais graves como doenças, ferimentos, pós castrações e também para tratamentos de infestações de pulgas e carrapatos. Quarto pedido: Vacinas, com o objetivo de vacinar os animais para prevenir a ocorrência e disseminação de doenças, mantendo os saudáveis e minimizando os prejuízos econômicos. Quinto pedido: SUS Animal: No projeto, ficaria instituído o Sistema Único de Saúde Animal destinado a promover ações e serviços de saúde para o bem - estar animal, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais  da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. Sexto pedido: Pós cirúrgicos: É fundamental que as medicações do pós-cirúrgico, e toda a assistência prescrita pelo médico veterinário, sejam administradas corretamente para que o animal não sinta dor e nem apresente infecções. Sétimo pedido: Farmácia Viva para animal, disponibilizar canela branca para tratamento de fitoterápico de leishmaniose. Oitavo pedido: Campanhas educativas, promover campanhas nas escolas que tenham como objetivo conscientizar os jovens sobre os direitos dos animais e deveres do tutor (guarda e posse responsável), sensibilizar quanto a causa animal. Visando despertar uma afetividade entre humanos e animais e instruir a respeito das leis que regem a causa animal, onde são estipuladas normas e punições acerca de como os animais devem ser tratados. O conselheiro Anderson parabenizou a vereadora pela apresentação. O Presidente agradeceu a vereadora e ao vereador Kuruzu que também esteve presente na reunião e disse que a saúde tem limitações orçamentárias e que a causa animal precisa ter um orçamento próprio e que precisa ser discutido a nível de governo e não na saúde. Falou ainda que precisa de uma politica pública da causa animal. Falou ainda que existe um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) onde é acordado que os animais que estão na rua serão castrados, vermifugados e devolvidos pra rua. A Gerente da Vigilância em Saúde disse que é necessário expandir o CATA (Centro de Acolhimento Transitório de Animais).Falou ainda que o TAC precisa ser revisto pois hoje fazem muito mais castrações do que foi estabelecido. Falou ainda que precisa criar uma pasta junto a secretaria do meio ambiente para a causa animal. Falou ainda que em relação a farmácia viva para animais, que existe uma lei que proíbe o uso de medicamentos fitoterápicos sem registro. O conselheiro Victor falou que existe um desafio de forma geral com a causa animal e que o conselho de saúde pode somar uma força no município para a construção de uma política pública da causa animal. A gerente da Vigilância em Saúde disse que os protetores e as ONGs sempre tiveram prioridade na castração e a senhora Mami perguntou como é a fila da castração e a Gerente respondeu que existem duas filas, uma para a população e outra para as ONGs e protetores. A senhora Mami perguntou se tem como os protetores terem acesso a uma farmácia mais barata para a compra de medicamentos para os animais e o Presidente respondeu que se abrir uma farmácia tem que ser para todos e não exclusivo para os protetores. A conselheira Ana Luiza e o conselheiro Anderson disseram que precisa arrumar uma forma orçamentária para a causa animal. O Presidente propôs um encaminhamento que é o conselho municipal de saúde apoiar a causa animal e que se for preciso participará de audiência pública para esse fim. Passando para outro ponto de pauta que é o ponto de atendimento no bairro Taquaral. O Presidente falou que tem uma emenda impositiva no valor de duzentos e cinco mil reais do vereador Kuruzu, que será utilizado para adequação da Associação Dom Barroso para utilização como ponto de apoio de atendimento à saúde. Falou ainda que a ideia é fazer um termo de parceria com a Associação Dom Barroso. A Presidente da Associação dos Moradores do bairro Taquaral, senhora Estefane, falou da importância do ponto de apoio no bairro, uma vez que são cerca de seiscentos moradores  no bairro que serão beneficiados. O Presidente colocou em votação e foi aprovado com doze votos a criação do ponto de apoio. O Presidente deu por encerrada a reunião, às 19:15 horas, ficando a próxima reunião agendada para o dia vinte e dois de maio às 16:00 horas. Eu, Luíza Helena Gomes, lavrei a presente ata, que será assinada por mim, Secretária Executiva e pela mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde.

Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425





ATA  DA 2ª ESCUTA PÚBLICA PARA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC (PNAB)

 EM OURO PRETO/MG

 


Data: 15/05/2024

Local: Casa Gonzaga, Rua Cláudia Manuel, 61, centro, Ouro Preto MG.

Horário de Início: 19:00h

Horário de Término: 21:00 h

 

Às 19:00 horas do dia 15 de maio de 2024, foi iniciada a segunda escuta pública com agentes culturais para subsidiar o planejamento da execução das ações da PNAB pelo município de Ouro Preto. A sessão foi presidida pelo Chefe do Setor de Cultura Afro, Rodrigo Paiva Sales, acompanhado pela secretária de ata Maria do Carmo Ferreira de Souza.

Rodrigo Paiva Sales iniciou a reunião dando boas vindas, agradeceu a presença de todos e falou da importância desse recurso para arte e cultura do município de Ouro Preto assim como  de ouvir a comunidade cultural local para uso mais assertivo do fomento, falou que essa é a segunda escuta, a primeira também contou participação de diversos artistas. Apresentou a equipe da secretaria de cultura e a empresa contratada para auxiliar na execução dos recursos da PNAB. Em seguida passou a palavra para os consultores da Lumiar Fazeres Culturais, Maria Luiza Givisiez Rodrigues e Thaynã Fernandes Araújo Paes, Maria Luiza pediu que os participantes se apresentassem, Jorge Adílio contou parte de sua trajetória do setor música e dos trabalhos ligados ao desenvolvimento econômico no município, Kenio diretor cinegrafista e envolvido com questões indígenas, Bruna artista, iniciou os trabalhos na área do artesanato, trabalha atualmente com desenvolvimento de joias, conta que oficio das joalherias nunca foi para o povo e negro e quer mostrar que podem ocupar esses espaços e multilpicar o saber sobretudo para mulheres negras. Georgia se apresentou e atua no setor da música, após Danilo Borumkren cacique do povo Borumkren e trabalha nos ofícios artesanais e na promoção da cultura indigena, participa do Conselho de Igualdade Racial, Fernanda Lina, atua como artista visual no campo das artes plásticas e fotografia, além de música e performance, fala da importância de políticas públicas que defendam os artistas, das inseguranças no campo da política e quer contribuir, Paula Alves, artista plástica, restauradora formada pela Faop e atua  no seu ateliê com restaurações xilogravuras entre outras, Ricardo Macedo professor da FAOP fala que está para ouvir e contribuir, Marco Aurélio trabalha na produção audiovisual e já fez parte do conselho municipal  de cultura. Maria Luiza e Thaynã  retornaram a apresentação explicando as possibilidades de uso dos recursos da PNAB com base nas regulamentações, tratando também das ações afirmativas, cotas, medidas de acessibilidades, os 20% para comunidades tradicionais e periferias na área rural e urbana além dos 25% referente a Cultura Viva. Ricardo diz que deveria haver flexibilização de critérios técnicos, pois as pessoas de cultura popular, não têm essa técnica e o projeto fica de fora e são pessoas que todo mês fazem três a quatro ações. Danilo Borumkern pergunta se pode participar de quantos editais, se haverá limites para isso, pergunta também como será avaliado a trajetória de cultural, Rodrigo fala que dependerá dos critérios do edital, podendo ser tempo de atuação, relevância para cultura local, Jorge sugere de discutir primeiro cultura viva,  Georgia fala da importância de critérios específicos para povos tradicionais e culturas populares na premiação do Cultura Viva, Rodrigo sugere que seja utilizado o recurso da cultura viva no formato de premiação, Georgia sugere que seja todo para pontos de cultura coletivo e as OSC poderia acessar em outro formato, Rodrigo sugere ser 10 prêmios para pontos de cultura com ou sem cnpj. Bruna fala da importância dessas premiações e que os artistas locais devem se manifestar e colocar as propostas nos editais. Thaynã fala dos Mestres que foram citados, se haverá uma premiação, Georgia fala que deve ser o mais simples possível, Bruna perguntou quanto seria o valor dos mestres e disse que é bom colocar pontuação que consideram o tempo de atuação, idade, Carmen sugere 30 prêmios no valor de 5.000,00, Bruna fala que deveria ser 40 prêmios no valor de 5.000,00. Bruna sugere que haja um edital específico para projetos realizados em periferias e comunidades rurais e tradicionais, Bruna sugere que tenha anuência dos territórios, sugere-se também que tenha pessoas dos territórios nas equipes e pontuação, que sejam projetos livres para qualquer área de atuação cultural, Bruna sugere a importância de reduzir impactos em áreas de mineração, Ricardo fala que poderia ser 30 mil por projeto e 7 projetos, Bruna acha que o valor poderia ser menor e mais pessoas, então a sugestão passou para 10 projetos de aproximadamente 20 mil reais. Rodrigo agradeceu a presença de todos, falou que enquanto encaminhamento ficou 10 prêmios com os recursos do Cultura Viva para coletivos e OSCs, 40 premiações para Mestres e trajetórias culturais no valor de 5 mil reais e 10 projetos de aproximadamente 20 mil reais todos para territórios periféricos conforme foi explicado e consta na IN de acessibilidade e ações afirmativa, perguntou se todos estariam de acordo com esse encaminhamento,  falou da importância dessa reunião e com esses indicativos a sessão foi encerrada às 21:50 horas sem mais assuntos a tratar

Assinaturas:


 Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425





Registro da 5ª Reunião Ordinária do  (CACS/FUNDEB), mandato 2023 a 2026, ocorrida no dia 30/04/2024

Aos trinta dias de abril de dois mil e vinte e quatro, às quatorze horas, na Biblioteca Pública Municipal, localizada na Rua Xavier da Veiga, 309, Centro, Ouro Preto/MG, aconteceu a 5ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS FUNDEB). Sob a Presidência do Sr Glauber César Cruz Custódio, representante dos Pais de Alunos da Escola Básica da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino, e com a presença dos seguintes conselheiros: Aparecida de Paula Urbano Souza, membro titular, representante dos Estudantes da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino; Katrine Luiza da Silva Alves, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Educação; Livia Nunes Pereira, membro titular, representante dos Servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas da rede municipal de ensino; Rosária Fernandes Vieira Sales, membro suplente, representante da Secretaria Municipal de Fazenda, Williaine Aparecida Siqueira Ferreira, membro suplente, representante dos Pais de Alunos da Educação Básica da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino; Luciana Fernandes, membro titular, Célio Augusto Pedrosa, membro suplente, representantes do  Diretores das Escolas da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino; Rudy Junio Ramos de Paula, membro titular, representante do Conselho Tutelar. Participaram também dessa reunião: Célia da Fonseca Simão da Silva e Carla Emiliana Mendes Rodrigues, Secretária Executiva do CACS-FUNDEB. Justificaram ausência: Roselin Valentim Val, membro titular, Mara Regina Ferreira Guimarães, membro titular, representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. O Presidente iniciou a reunião se apresentando como o novo Presidente do CACS FUNDEB e dando boas-vindas a todos, O Presidente realizou a leitura da pauta, sendo: 1. Quórum e abertura; 2. Posse de novos conselheiros; 3. Leitura e aprovação da Ata anterior; 4. Aprovação da pauta; 5. Recomposição da mesa diretora; 6. Informe do FNDE sobre o Sistema Eletrônico de Gestão da Transporte Escolar; 7. Outros assuntos. Para tratar o primeiro assunto da pauta, o Glauber fez a conferência do número de membros presentes contando (07) sete conselheiros, o que conferiu o quórum regimental para a instalação da reunião. Glauber explica que com a saída do Sr Josemar, ele passa automaticamente a ser o Presidente do CACS FUNDEB e explica para os novos conselheiros o que é o Conselho CACS-FUNDEB. Para tratar o segundo assunto da pauta, o Glauber solicita a Carla a realizar a leitura do Decreto assinado pelo Prefeito, nomeando os novos conselheiros registando as seguintes informações: Rudy Junio Ramos de Paula fica nomeado pelo Decreto nº 8.227; Luciana Fernandes fica nomeada pelo Decreto 8.273; Célio Augusto Pedrosa, fica nomeado pelo Decreto nº 8.274; Williaine Aparecida Siqueira, fica nomeada pelo Decreto nº6.858.  A medida que a Carla lia o Decreto de nomeação dos novos conselheiros, o Termo de Posse era assinado por eles. Para tratar o terceiro assunto da pauta, o Presidente solicitou a Carla para realizar a leitura da Ata anterior, que após lida foi aprovada por unanimidade. Para tratar o quarto assunto da pauta, o Glauber realizou novamente a leitura da pauta, que foi aprovada por unanimidade. Para tratar o quinto assunto da pauta, o Glauber explica que com a saída do Sr Josemar, é necessário mexer na mesa diretora do CACS FUNDEB, pois o cargo de 2º secretário está vago, sendo necessário ser eleito em votação aberta. Glauber explica a função do 2º secretário e perguntou aos presentes quem gostaria de se candidatar ao cargo de 2º secretário. A Luciana colocou o seu nome à disposição, que foi eleita em votação aberta por unanimidade. Sendo assim, a mesa diretora fica da seguinte forma: Presidente é o Glauber César Cruz Custódio, o Vice-Presidente é a Rosilene Valentim Val, o 1º secretário é a Carla Aparecida de Azevedo e a 2ª secretária é a Luciana Fernandes. Para tratar o sexto assunto da pauta, o Glauber explica o informe que o CACS FUNDEB recebeu através de email enviado pelo FNDE, o informe sobre o Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar. O Glauber abre o assunto para discussão e o Conselho CACS FUNDEB decide convidar os responsáveis pelo Transporte da Secretaria Municipal de Educação a vim na próxima reunião trazer informações sobre esse assunto. Nada mais havendo a ser tratado, Glauber César Cruz Custódio encerra a reunião com os trabalhados registrados nesta ata, que após lida e aprovada, será assinada por mim, Carla Emiliana Mendes Rodrigues, pelo presidente e pelos demais conselheiros presentes.


 Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425




Ouro Preto, 28 de maio de 2024

  

 

 

Retificação da ata 641

 

            Venho por meio desse retificar a ata seiscentos e quarenta e um do Conselho Municipal de Saúde datada de oito de maio de dois mil e quatro.


            Na linha quarenta e oito onde se lê: Relatório Anual de Gestão 2024, se lê:  Relatório Anual de Gestão 2023.

 

 

            Atenciosamente, 



Leandro Leonardo de Assis Moreira 

Presidente do Conselho Municipal de Saúde

 

 

Luiza Ramalho Vitório

Vice Presidente do Conselho Municipal de Saúde


Atos


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ATO Nº 322/2024 - RETIFICADO

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,

Considerando a Lei Complementar n° 218, de 24 de fevereiro de 2023, e a Lei Complementar n° 229/2023, de 30 de novembro de 2023, que dispõem sobre o modelo de gestão e a consolidação da Estrutura Organizacional da Administração Direta do Município de Ouro Preto,

 

Resolve:

Art. 1º NOMEAR a Sra. Carolina Sampaio Abrantes para o exercício da Função de Confiança de Gestora dos Serviços de Receitas de Transferências Constitucionais - FC-05 , junto à Secretaria Municipal de Fazenda, com os vencimentos e vantagens do cargo, a partir desta data.


 

Prefeitura de Ouro Preto, 17 de abril de 2024.

 

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

 

 


Chamada para Extensão de Carga Horária


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CHAMADA Nº 032 / 2024 – PARA PROFESSORES(AS) EFETIVOS(AS) - EXTENSÃO DE CARGA HORÁRIA – PEB-AI – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O Departamento de Recursos Humanos e Avaliação da Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto-MG, no uso de suas atribuições, em conformidade com a Lei Complementar nº 76/2010 e o Decreto Municipal nº 3.857/2014, alterado pelo decreto nº. 6.311/2021, faz saber aos interessados que:

Os(as) Professores(as) PEB-AI efetivos(as) da rede municipal de ensino, bem como os empossados no Concurso público edital 02/2022 ficam convidados(as) a comparecer na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Hugo Soderi, nº 21, Bloco B, Saramenha, Ouro Preto-MG, para assumir as vagas de extensão de carga horária, conforme relação e cronograma a seguir:

DATA DE REALIZAÇÃO DA CHAMADA: 03/ 06/2024

HORÁRIO DA CHAMADA – Conforme Cronograma abaixo

CRECHE / ESCOLA

TURMA

TURNO

HORÁRIO DA CHAMADA

Escola Municipal Benedito Xavier

 

3° Ano

Tarde

12h30min

 

 







_____________________________________

Florêncio Juliano Cotta

Gerente de Gestão de Pessoas de Recursos Humanos – S.M.E.

 

 

____________________________________

Deborah Etrusco Tavares

   Secretária Municipal de Educação – S.M.E.

 

 


Comunicado


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CONVOCAÇÃO Nº 10/2024

Assunto: Reunião Ordinária

Em: 28/05/2024

 

 

Prezados(as) Senhores(as),

           

 

            Convocamos V. S.as. para a 643ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto, no dia  05/06/2024, quarta-feira, às 16h00min na Sala de Reuniões da Secretaria de Saúde (anexo a farmácia municipal)

 

PAUTA

 

  Votação da ata 642;

  Representação da Secretaria de Saúde em outros Conselhos (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente);

  Informes; Ad Referendum reforma CAPS AD.

 

ü  Compareça às reuniões para estar ciente dos assuntos em pauta;

ü  Justifique sua falta;

ü  Cabe ao titular comunicar seu suplente para substituí-lo, caso não possa comparecer a reunião, a fim de não comprometer o quórum.

 

Atenciosamente,

  

 

 

Leandro Leonardo de Assis Moreira 

Presidente do Conselho Municipal de Saúde


 Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425





CONVOCAÇÃO REUNIÃO ORDINÁRIA COMTUR

 

Prezados conselheiros,


O presidente do COMTUR, Dhavison Cristian Márcio de Souza, convoca os conselheiros para reunião ordinária a realizar no dia 03 de junho de 2024, na próxima segunda-feira, às 14h, de forma on-line.

Pautas:

1) Leitura e aprovação da ata de maio;

2) Informes;

3) Apresentação do evento Festival da Terra e repasse do FUMTUR;

4) Apresentação das movimentações do FUMTUR em 2023.

 

Segue o link da reunião: https://meet.google.com/pwd-acje-bgq

 

Obs:- Favor confirmar presença ou justificar a ausência para averiguação de quórum.

 

Atenciosamente,



Patrícia Souza Ozga

Secretária Executiva do Comtur

 


Editais


 Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425





 Convocação – Estágio

Processo de Seleção – Edital nº 012/2023 - Secretaria Municipal de Educação 

 

Considerando as desistências enviadas para o e-mail  supervisão.gestao@ouropreto.mg.gov.br através do e-mail do drh.educacao.mg.gov.br das vagas de estágio de: Letícia Nascimento Lopes Silva 27/05, Valquiria Pereira Lima 28/05, Vinícius Araújo Pena 28/05,a Gerência de Recursos Humanos convoca referente ao processo de seleção de estagiários o(s) seguinte(s) estagiário(s):

  

Engenharia Civil

João Pedro Silveira

 

Conforme edital 012/2023, o(s) estagiário(s) deverá(ão) demonstrar interesse na vaga, no período de  03/06/2024  e 04/06/2024 enviando para o e-mail supervisao.gestao@ouropreto.mg.gov.br  os seguintes documentos digitalizados, em formado de PDF:

Carteira de identidade

CPF

Foto 3x4

Título de Eleitor

Comprovante de endereço atualizado (últimos três meses)

Certidão de quitação eleitoral

Comprovante de matrícula

Histórico Escolar

 

Esta convocação entra em vigor a partir de sua publicação.

                    

Ouro Preto, 28 de maio de 2024.

 

 

                                                      Geralda Onofre Pedrosa.

Diretora de  Gestão Recursos Humanos


Contratos


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EXTRATO DE CONTRATOS - 5ª SEMANA DE MAIO - GERÊNCIA DE CONTRATOS E CONVÊNIOS

 

HUDSON LUCAS MARQUES MARTINS CONSULTORIA CULTURAL ME. TP 12/2022. Objeto: 6º aditivo de prazo. Vigência: 5 meses. Vencimento: 07/08/2024.

 

PONTES COMUNICAÇÃO E ARTE. Inex 91/2024. Objeto: contratação da  artista Joyce Cândido, para realização de 01 (uma) apresentação no evento em comemoração ao aniversário da Casa da Ópera, com duração estimada de no mínimo 90 (noventa) minutos, no dia 08 de junho de 2024, na Casa da Ópera Teatro Municipal de Ouro Preto, Ouro Preto/MG. Vigência: 4 meses. Vencimento: 27/09/2024. Valor: R$ 25.000,00. DO.: 02.27.01.13.392.0048.2089.3.3.90.39.00 FICHA 430 FR 1500 Código de Aplicação 0000


Licitações


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EXTRATO DE LICITAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna pública a Intenção de Registro do Preços do PE SRP 009/2024 - Contratação de empresa de engenharia para execução de serviços relacionados a manutenção de pavimentação de vias públicas e rede de drenagem de águas pluviais no Município de Ouro Preto. Informações no link: https://shre.ink/processoslicitatorios. Gerência de Compras e Licitações PMOP.

Portarias


 Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425





PORTARIA Nº 056/2024 - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SMS 

Institui, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, o Protocolo do Programa de Alimentação Especial – PAE.

 

            O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE OURO PRETO, estado de Minas Gerais, no uso dos poderes que lhes são conferidos,

 

            RESOLVE:

 

Art. 1º – Fica instituído, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, o Protocolo do Programa de Alimentação Especial – PAE.

 

Art. 2º – O Protocolo poderá ser acessado através do link abaixo: 

www.ouropreto.mg.gov.br/static/arquivos/PROTOCOLO-PAE-2024.pdf

 

Art. 3º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. 


Ouro Preto, 28 de maio de 2024.

 

  

 

LEANDRO LEONARDO DE ASSIS MOREIRA

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE

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