Ata da Reunião Ordinária de número
641 (seiscentos e quarenta e um do Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto,
realizada em 08 (oito) de maio de 2024 (dois mil e vinte e quatro), iniciada às
16h00min, realizada na Sala de Reuniões da Secretaria de Saúde (Rua Mecânico
José Português s/nº Ouro Preto-MG). Conforme a convocação e a pauta enviada aos
conselheiros: Votação da ata 640;Votação do RAG (Relatório Anual de
Gestão);Representação da Secretaria de Saúde em outros Conselhos (Conselho dos
Direitos da Mulher);Apresentação da vereadora Lilian França (causa
animal);Ponto de apoio do Taquaral; Informes; Posse dos conselheiros Victor e
Magna. Participaram
da reunião: Luíza
Ramalho Vitório – Vice- Presidente - Titular Representante de Entidade
Assistencial, Ana Luiza Magalhães Nunes Mapa- Titular Representante da
Irmandade Santa Casa, Maria das Dores Lopes -Titular Representante da
Associação Comunitária dos Deficientes, Edna Mapa Domingos -Titular
Representante da Terceira Idade, Rosana Rioga Mendes Dias- Titular
Representante dos Trabalhadores de Nível Médio, Magda Rosa Ferreira -Titular
Representante dos Trabalhadores de Nível Fundamental, Milton Alves dos Santos-
Suplente Representante da Irmandade Santa Casa, Márcia da Conceição Valadares –
Titular Representante da FAMOP (Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto),
Luiza Alcântara Dutra Titular- Representante dos Trabalhadores Nível Superior,
Isabela Teixeira Resende Guimarães – Suplente Secretária Adjunta de Saúde
-Representante da Secretaria de Saúde, Maria Cristina Passos -Titular
Representante da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto),Maria das Merces
Santa Cruz dos Santos – Titular Representante de Entidades Assistenciais,
Denizete de Fátima dos Santos Silva- Suplente
Representante da FAMOP (Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto)
,Leandro Leonardo de Assis Moreira -Titular Presidente do Conselho
Representante da Secretaria de Saúde, Álvaro José Rodrigues de Sá- Titular
Representante dos Sindicatos em Geral, Alessandra da Silva Vieira de Souza –
Titular Representante dos Trabalhadores da Santa Casa, Maria do Carmo Faria da
Silva – Titular Representante dos Trabalhadores de Nível Médio, Anderson
Cléssio de Almeida – Suplente Representante da Associação Comunitária dos
Deficientes, Victor Diniz Pinto- Titular Representante da Secretaria de
Desenvolvimento Social, Jesuína Cristina da Silva- Titular Representante da
Secretaria de Educação, Fátima Maria Teixeira – Suplente Representante da
Terceira Idade, Ana Cláudia Castello Branco Pena – Instituto Guaicuy, ATI
Antônio Pereira, Flávia Aparecida Mendes, Diretora da RAPS (Rede de Atenção
Psicossocial),Marleyde Martins, Vitória Dantas Magalhães Gomes, Mami Lali,
Estefana Malaquias, Francyele Maio Sobreira, Lilian França, Vereadora, Ana
Paula Dias Fietto, Gerente da Vigilância em Saúde. Conselheiros que
justificaram a ausência: Thiago Elias Alves, Maria Helena Rocha Ferreira
,Neidimar Matias Ferreira Dutra. O Presidente deu início a reunião, colocando a
ata 640 em votação que foi aprovada com oito votos e três abstenções a saber:
Alessandra da Silva Vieira de Souza, Victor Diniz Pinto, Denizete de Fátima dos
Santos Silva. Em seguida o Presidente deu posse ao conselheiro Victor que
representa a Secretaria de Desenvolvimento Social como titular. Em seguida
passou para a outro ponto de pauta que é a votação do RAG (Relatório Anual de
Gestão 2024), e iniciou com uma apresentação dos dados do RAG e na oportunidade
falou que houve um aumento de mais de oitenta por cento nas práticas
integrativas. Falou ainda que o índice de absenteísmo é muito grande e que se
faz necessário estudar um método mais eficaz de agendamento. Falou ainda que já
teve início ao serviço de fisioterapia domiciliar e que tem o serviço de
fisioterapia respiratória e que está programado ampliar o atendimento de fisioterapia
em Cachoeira do Campo. O Conselheiro Anderson perguntou por que não tem
fisioterapia em Santa Rita e Antônio Pereira e o Presidente falou que tem os da
equipe multi-profissional e que os serviços de alto custo são centralizados. O
Presidente falou ainda que nos dados do RAG pode se observar que a população
está mais adoecida e precisando de mais medicamentos. Falou ainda que houve uma
queda na adesão de vacinas nos últimos anos. Falou ainda que é preciso reforçar
as politicas públicas em relação a saúde da mulher. Falou ainda que todas as
unidades de saúde fazem teste rápido pra ISTs (infecções sexualmente
transmissíveis). O conselheiro Victor falou que no ponto de acolhimento LGBT+
começou a fazer os testes para ISTs. A conselheira Maria Cristina falou que
precisa ter mais informações sobre a cesariana, para reduzir os números. A
senhora Mami falou que precisa retornar os grupos de gestantes nas unidades de
saúde. O Presidente falou que o Hospital Santa Casa perde financeiramente pelas
taxas de cesarianas e que tem um
trabalho com as gestantes assim que iniciam o pré natal para visitarem a sala
de parto. A conselheira Maria Cristina falou que precisa melhorar a
nomenclatura do RAG para facilitar o entendimento. Na oportunidade falou que
precisa melhorar as justificativas do não atingir as metas em relação as
articulações com as instituições de ensino e que não lembra de nenhuma
articulação em relação a UFOP. Falou ainda que os gráficos precisam ficar mais
claros. Falou ainda que deveria vir a divisão de atendimento por níveis de
atenção. Na oportunidade perguntou se os pacientes restritos ao domicílio são
contemplados pelo atendimento domiciliar e o Presidente respondeu que sim. O
Presidente colocou o RAG em votação e foi aprovado com quatorze votos e uma
abstenção a saber: Denizete de Fátima dos Santos Silva. Passando para outro
ponto de pauta que é a representação doa secretaria de saúde em outros
conselhos o Presidente passou a palavra para a Diretora da RAPS que é a
representante junto ao COMDIM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) e
falou que ele é vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Conselho Paritário,
de natureza: Consultivo, Deliberativo, Propositivo e Fiscalizador. As
deliberações devem observar o Plano Nacional de Políticas para Mulheres. Falou
ainda que atualmente estão com onze representantes. Mas somente oito Instituições que tomaram posse. Desafio:
mobilizar instituições não governamentais, para garantir a participação e o
fortalecimento deste Conselho. As reuniões acontecem na quarta segunda-feira do
mês de forma online e podendo acontecer presencial. Horário das reuniões:
quinze horas. A participação é aberta e deverá ser solicitado o link através do
e-mail, em até duas horas antes da
reunião. E-mail: comdim@ouropreto.mg.gov.br. A cada mandato alterna a representatividade da mesa
diretora: Presidenta e Vice Presidenta em relação a representatividade
governamental e não governamental. Posse do recente mandato, aconteceu em março
do corrente ano; Na primeira reunião em vinte e dois de abril não teve quórum;
Capacitação das Conselheiras em Belo Horizonte na data de vinte e nove de
abril, três conselheiras e uma delas suplente. Próxima reunião apresentar o andamento
do último mandato, a partir da leitura das últimas atas e criar as comissões
permanentes de trabalho. A intenção é de propor um levantamento de como está
funcionando a Atenção Integral à Saúde da Mulher no Município de Ouro Preto
dentre as treze linhas de ações diferentes, apresentadas no plano nacional. A
partir do levantamento pelo COMDIM devem realizar uma reunião com o conselho
municipal de saúde. O Presidente solicitou que o link da reunião seja
disponibilizado para o conselho de saúde
participar. A conselheira Ana Luiza disse que já fez parte do COMDIM e
sabe da sua importância. A conselheira Márcia falou que o que não pode
acontecer é levar problemas pessoais para o COMDIM, e a representante do COMDIM
falou que é preciso discutir políticas públicas. A conselheira Maria Cristina
falou que é preciso discutir uma rede de assistência às mulheres A senhora Mami
falou que as mulheres possam ter a opção de serem atendidas por uma
profissional mulher e disse que quando
fez essa colocação na unidade de saúde de Santo Antônio do Leite não foi
atendida. O Presidente falou que a médica de Santo Antônio do Leite, pode fazer
o preventivo nas mulheres que solicitarem. A senhora Mami sugeriu que seja
divulgada nas unidades de saúde sobre o direito da mulher ser acompanhada
durante o atendimento. E o Presidente falou que precisa melhorar a comunicação.
O Presidente agradeceu a presença da representante da secretaria de saúde junto
ao COMDIM e passou para outro ponto de pauta que é a Apresentação
da vereadora Lilian França (causa animal) que iniciou agradecendo a presença de
todos os conselheiros e da senhora Mami que é protetora dos animais. Falou que
viu na apresentação do Presidente sobre o RAG que os números de atendimento vem
aumentando e falou que a chipagem no município é um dos melhores do Estado
(está em sétimo lugar) e iniciou com os pedidos sendo o primeiro que os
protetores (pessoas que cuidam de animais de rua) tenham prioridade na fila de
castração, a proposta de criação de lei que cria o cadastro municipal de
protetores e cuidadores individuais de animais em situação de abandono e risco.
Com o cadastro, os protetores terão preferência nos programas públicos
oferecidos pela prefeitura, relativos ao processo de castração, vacinação e
atendimento emergencial de animais que estejam sob sua proteção e cuidados.
Segundo pedido, que tenha um carro para a causa animal: O automóvel garantiria
agilidade para o acompanhamento de demandas recebidas envolvendo animais sem
tutores e em situação de vulnerabilidade. Isso possibilita avanços e cuidados
que desafogam um pouco os protetores individuais e as ONGS. Terceiro pedido,
que sejam fornecidos medicamentos para os casos mais graves como doenças,
ferimentos, pós castrações e também para tratamentos de infestações de pulgas e
carrapatos. Quarto pedido: Vacinas, com o objetivo de vacinar os animais para
prevenir a ocorrência e disseminação de doenças, mantendo os saudáveis e
minimizando os prejuízos econômicos. Quinto pedido: SUS Animal: No projeto,
ficaria instituído o Sistema Único de Saúde Animal destinado a promover ações e
serviços de saúde para o bem - estar animal, prestados por órgãos e
instituições públicas federais, estaduais e municipais da Administração direta e indireta e das
fundações mantidas pelo Poder Público. Sexto pedido: Pós cirúrgicos: É
fundamental que as medicações do pós-cirúrgico, e toda a assistência prescrita
pelo médico veterinário, sejam administradas corretamente para que o animal não
sinta dor e nem apresente infecções. Sétimo pedido: Farmácia Viva para animal,
disponibilizar canela branca para tratamento de fitoterápico de leishmaniose.
Oitavo pedido: Campanhas educativas, promover campanhas nas escolas que tenham
como objetivo conscientizar os jovens sobre os direitos dos animais e deveres
do tutor (guarda e posse responsável), sensibilizar quanto a causa animal.
Visando despertar uma afetividade entre humanos e animais e instruir a respeito
das leis que regem a causa animal, onde são estipuladas normas e punições
acerca de como os animais devem ser tratados. O conselheiro Anderson
parabenizou a vereadora pela apresentação. O Presidente agradeceu a vereadora e
ao vereador Kuruzu que também esteve presente na reunião e disse que a saúde
tem limitações orçamentárias e que a causa animal precisa ter um orçamento
próprio e que precisa ser discutido a nível de governo e não na saúde. Falou
ainda que precisa de uma politica pública da causa animal. Falou ainda que
existe um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) onde é acordado que os animais
que estão na rua serão castrados, vermifugados e devolvidos pra rua. A Gerente
da Vigilância em Saúde disse que é necessário expandir o CATA (Centro de
Acolhimento Transitório de Animais).Falou ainda que o TAC precisa ser revisto
pois hoje fazem muito mais castrações do que foi estabelecido. Falou ainda que
precisa criar uma pasta junto a secretaria do meio ambiente para a causa
animal. Falou ainda que em relação a farmácia viva para animais, que existe uma
lei que proíbe o uso de medicamentos fitoterápicos sem registro. O conselheiro
Victor falou que existe um desafio de forma geral com a causa animal e que o
conselho de saúde pode somar uma força no município para a construção de uma
política pública da causa animal. A gerente da Vigilância em Saúde disse que os
protetores e as ONGs sempre tiveram prioridade na castração e a senhora Mami
perguntou como é a fila da castração e a Gerente respondeu que existem duas
filas, uma para a população e outra para as ONGs e protetores. A senhora Mami
perguntou se tem como os protetores terem acesso a uma farmácia mais barata
para a compra de medicamentos para os animais e o Presidente respondeu que se
abrir uma farmácia tem que ser para todos e não exclusivo para os protetores. A
conselheira Ana Luiza e o conselheiro Anderson disseram que precisa arrumar uma
forma orçamentária para a causa animal. O Presidente propôs um encaminhamento
que é o conselho municipal de saúde apoiar a causa animal e que se for preciso
participará de audiência pública para esse fim. Passando para outro ponto de
pauta que é o ponto de atendimento no bairro Taquaral. O Presidente falou que
tem uma emenda impositiva no valor de duzentos e cinco mil reais do vereador
Kuruzu, que será utilizado para adequação da Associação Dom Barroso para
utilização como ponto de apoio de atendimento à saúde. Falou ainda que a ideia
é fazer um termo de parceria com a Associação Dom Barroso. A Presidente da
Associação dos Moradores do bairro Taquaral, senhora Estefane, falou da
importância do ponto de apoio no bairro, uma vez que são cerca de seiscentos
moradores no bairro que serão
beneficiados. O Presidente colocou em votação e foi aprovado com doze votos a
criação do ponto de apoio. O Presidente deu por
encerrada a reunião, às 19:15 horas, ficando a próxima
reunião agendada para o dia vinte e dois de maio às 16:00 horas. Eu, Luíza
Helena Gomes, lavrei a presente ata, que será assinada por mim, Secretária
Executiva e pela mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde.
Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425
ATA DA 2ª ESCUTA PÚBLICA PARA
POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC (PNAB)
EM OURO PRETO/MG
Data: 15/05/2024
Local: Casa Gonzaga, Rua Cláudia Manuel, 61, centro, Ouro
Preto MG.
Horário de Início: 19:00h
Horário de Término: 21:00 h
Às 19:00 horas do dia 15 de maio
de 2024, foi iniciada a segunda escuta pública com agentes culturais para
subsidiar o planejamento da execução das ações da PNAB pelo município de Ouro
Preto. A sessão foi presidida pelo Chefe do Setor de Cultura Afro, Rodrigo
Paiva Sales, acompanhado pela secretária de ata Maria do Carmo Ferreira de
Souza.
Rodrigo Paiva Sales iniciou a
reunião dando boas vindas, agradeceu a presença de todos e falou da importância
desse recurso para arte e cultura do município de Ouro Preto assim como de ouvir a comunidade cultural local para uso
mais assertivo do fomento, falou que essa é a segunda escuta, a primeira também
contou participação de diversos artistas. Apresentou a equipe da secretaria de
cultura e a empresa contratada para auxiliar na execução dos recursos da PNAB.
Em seguida passou a palavra para os consultores da Lumiar Fazeres Culturais,
Maria Luiza Givisiez Rodrigues e Thaynã Fernandes Araújo Paes, Maria Luiza
pediu que os participantes se apresentassem, Jorge Adílio contou parte de sua
trajetória do setor música e dos trabalhos ligados ao desenvolvimento econômico
no município, Kenio diretor cinegrafista e envolvido com questões indígenas,
Bruna artista, iniciou os trabalhos na área do artesanato, trabalha atualmente
com desenvolvimento de joias, conta que oficio das joalherias nunca foi para o
povo e negro e quer mostrar que podem ocupar esses espaços e multilpicar o
saber sobretudo para mulheres negras. Georgia se apresentou e atua no setor da
música, após Danilo Borumkren cacique do povo Borumkren e trabalha nos ofícios
artesanais e na promoção da cultura indigena, participa do Conselho de
Igualdade Racial, Fernanda Lina, atua como artista visual no campo das artes
plásticas e fotografia, além de música e performance, fala da importância de
políticas públicas que defendam os artistas, das inseguranças no campo da
política e quer contribuir, Paula Alves, artista plástica, restauradora formada
pela Faop e atua no seu ateliê com
restaurações xilogravuras entre outras, Ricardo Macedo professor da FAOP fala
que está para ouvir e contribuir, Marco Aurélio trabalha na produção
audiovisual e já fez parte do conselho municipal de cultura. Maria Luiza e Thaynã retornaram a apresentação explicando as
possibilidades de uso dos recursos da PNAB com base nas regulamentações,
tratando também das ações afirmativas, cotas, medidas de acessibilidades, os
20% para comunidades tradicionais e periferias na área rural e urbana além dos
25% referente a Cultura Viva. Ricardo diz que deveria haver flexibilização de
critérios técnicos, pois as pessoas de cultura popular, não têm essa técnica e
o projeto fica de fora e são pessoas que todo mês fazem três a quatro ações.
Danilo Borumkern pergunta se pode participar de quantos editais, se haverá limites
para isso, pergunta também como será avaliado a trajetória de cultural, Rodrigo
fala que dependerá dos critérios do edital, podendo ser tempo de atuação,
relevância para cultura local, Jorge sugere de discutir primeiro cultura viva, Georgia fala da importância de critérios
específicos para povos tradicionais e culturas populares na premiação do
Cultura Viva, Rodrigo sugere que seja utilizado o recurso da cultura viva no
formato de premiação, Georgia sugere que seja todo para pontos de cultura
coletivo e as OSC poderia acessar em outro formato, Rodrigo sugere ser 10
prêmios para pontos de cultura com ou sem cnpj. Bruna fala da importância
dessas premiações e que os artistas locais devem se manifestar e colocar as
propostas nos editais. Thaynã fala dos Mestres que foram citados, se haverá uma
premiação, Georgia fala que deve ser o mais simples possível, Bruna perguntou
quanto seria o valor dos mestres e disse que é bom colocar pontuação que
consideram o tempo de atuação, idade, Carmen sugere 30 prêmios no valor de
5.000,00, Bruna fala que deveria ser 40 prêmios no valor de 5.000,00. Bruna
sugere que haja um edital específico para projetos realizados em periferias e
comunidades rurais e tradicionais, Bruna sugere que tenha anuência dos
territórios, sugere-se também que tenha pessoas dos territórios nas equipes e
pontuação, que sejam projetos livres para qualquer área de atuação cultural,
Bruna sugere a importância de reduzir impactos em áreas de mineração, Ricardo
fala que poderia ser 30 mil por projeto e 7 projetos, Bruna acha que o valor
poderia ser menor e mais pessoas, então a sugestão passou para 10 projetos de
aproximadamente 20 mil reais. Rodrigo agradeceu a presença de todos, falou que
enquanto encaminhamento ficou 10 prêmios com os recursos do Cultura Viva para
coletivos e OSCs, 40 premiações para Mestres e trajetórias culturais no valor
de 5 mil reais e 10 projetos de aproximadamente 20 mil reais todos para
territórios periféricos conforme foi explicado e consta na IN de acessibilidade
e ações afirmativa, perguntou se todos estariam de acordo com esse
encaminhamento, falou da importância
dessa reunião e com esses indicativos a sessão foi encerrada às 21:50 horas sem
mais assuntos a tratar
Assinaturas:
Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425
Registro
da 5ª Reunião Ordinária do (CACS/FUNDEB),
mandato 2023 a 2026, ocorrida no dia 30/04/2024
Aos trinta dias de abril de
dois mil e vinte e quatro, às quatorze horas, na Biblioteca Pública Municipal,
localizada na Rua Xavier da Veiga, 309, Centro, Ouro Preto/MG, aconteceu a 5ª
Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e de Valorização dos Profissionais
da Educação (CACS FUNDEB). Sob a Presidência do Sr Glauber César Cruz Custódio,
representante dos Pais de Alunos da Escola Básica da Rede Pública do Sistema
Municipal de Ensino, e com a presença dos seguintes conselheiros: Aparecida de
Paula Urbano Souza, membro titular, representante dos Estudantes da Educação
Básica do Sistema Municipal de Ensino; Katrine Luiza da Silva Alves, membro
titular, representante da Secretaria Municipal de Educação; Livia Nunes
Pereira, membro titular, representante dos Servidores técnico-administrativos
das escolas básicas públicas da rede municipal de ensino; Rosária Fernandes
Vieira Sales, membro suplente, representante da Secretaria Municipal de
Fazenda, Williaine Aparecida Siqueira Ferreira, membro suplente, representante
dos Pais de Alunos da Educação Básica da Rede Pública do Sistema Municipal de
Ensino; Luciana Fernandes, membro titular, Célio Augusto Pedrosa, membro
suplente, representantes do Diretores
das Escolas da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino; Rudy Junio Ramos de
Paula, membro titular, representante do Conselho Tutelar. Participaram também
dessa reunião: Célia da Fonseca Simão da Silva e Carla Emiliana Mendes
Rodrigues, Secretária Executiva do CACS-FUNDEB. Justificaram ausência: Roselin
Valentim Val, membro titular, Mara Regina Ferreira Guimarães, membro titular,
representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. O
Presidente iniciou a reunião se apresentando como o novo Presidente do CACS
FUNDEB e dando boas-vindas a todos, O Presidente realizou a leitura da pauta,
sendo: 1. Quórum e abertura; 2. Posse de novos conselheiros; 3. Leitura e
aprovação da Ata anterior; 4. Aprovação da pauta; 5. Recomposição da mesa
diretora; 6. Informe do FNDE sobre o Sistema Eletrônico de Gestão da Transporte
Escolar; 7. Outros assuntos. Para tratar o primeiro assunto da pauta, o Glauber
fez a conferência do número de membros presentes contando (07) sete
conselheiros, o que conferiu o quórum regimental para a instalação da reunião.
Glauber explica que com a saída do Sr Josemar, ele passa automaticamente a ser
o Presidente do CACS FUNDEB e explica para os novos conselheiros o que é o
Conselho CACS-FUNDEB. Para tratar o segundo assunto da pauta, o Glauber
solicita a Carla a realizar a leitura do Decreto assinado pelo Prefeito,
nomeando os novos conselheiros registando as seguintes informações: Rudy Junio
Ramos de Paula fica nomeado pelo Decreto nº 8.227; Luciana Fernandes fica
nomeada pelo Decreto 8.273; Célio Augusto Pedrosa, fica nomeado pelo Decreto nº
8.274; Williaine Aparecida Siqueira, fica nomeada pelo Decreto nº6.858. A medida que a Carla lia o Decreto de
nomeação dos novos conselheiros, o Termo de Posse era assinado por eles. Para
tratar o terceiro assunto da pauta, o Presidente solicitou a Carla para
realizar a leitura da Ata anterior, que após lida foi aprovada por unanimidade.
Para tratar o quarto assunto da pauta, o Glauber realizou novamente a leitura
da pauta, que foi aprovada por unanimidade. Para tratar o quinto assunto da
pauta, o Glauber explica que com a saída do Sr Josemar, é necessário mexer na
mesa diretora do CACS FUNDEB, pois o cargo de 2º secretário está vago, sendo
necessário ser eleito em votação aberta. Glauber explica a função do 2º secretário
e perguntou aos presentes quem gostaria de se candidatar ao cargo de 2º
secretário. A Luciana colocou o seu nome à disposição, que foi eleita em
votação aberta por unanimidade. Sendo assim, a mesa diretora fica da seguinte
forma: Presidente é o Glauber César Cruz Custódio, o Vice-Presidente é a
Rosilene Valentim Val, o 1º secretário é a Carla Aparecida de Azevedo e a 2ª
secretária é a Luciana Fernandes. Para tratar o sexto assunto da pauta, o
Glauber explica o informe que o CACS FUNDEB recebeu através de email enviado
pelo FNDE, o informe sobre o Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte
Escolar. O Glauber abre o assunto para discussão e o Conselho CACS FUNDEB
decide convidar os responsáveis pelo Transporte da Secretaria Municipal de
Educação a vim na próxima reunião trazer informações sobre esse assunto. Nada
mais havendo a ser tratado, Glauber César Cruz Custódio encerra a reunião com
os trabalhados registrados nesta ata, que após lida e aprovada, será assinada
por mim, Carla Emiliana Mendes Rodrigues, pelo presidente e pelos demais
conselheiros presentes.
Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425
Ouro
Preto, 28 de maio de 2024
Retificação
da ata 641
Venho
por meio desse retificar a ata seiscentos e quarenta e um do Conselho Municipal
de Saúde datada de oito de maio de dois mil e quatro.
Na
linha quarenta e oito onde se lê: Relatório Anual de Gestão 2024, se lê: Relatório Anual de Gestão 2023.
Atenciosamente,
Leandro
Leonardo de Assis Moreira
Presidente
do Conselho Municipal de Saúde
Luiza
Ramalho Vitório
Vice
Presidente do Conselho Municipal de Saúde
Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425
ATO Nº 322/2024 - RETIFICADO
Angelo Oswaldo
de Araújo Santos, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Considerando a Lei Complementar n° 218, de 24 de fevereiro de
2023, e a Lei Complementar n° 229/2023, de 30 de novembro de 2023,
que dispõem sobre
o modelo de gestão e a consolidação da Estrutura Organizacional da
Administração Direta do Município de Ouro Preto,
Resolve:
Art. 1º NOMEAR a Sra. Carolina Sampaio Abrantes para
o
exercício da Função de Confiança de Gestora dos Serviços de Receitas de
Transferências Constitucionais - FC-05 , junto à Secretaria
Municipal de Fazenda, com os vencimentos e vantagens do cargo, a partir desta
data.
Prefeitura de
Ouro Preto, 17 de abril de 2024.
Angelo
Oswaldo de Araújo Santos
Prefeito
de Ouro Preto
Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425
CHAMADA Nº 032 / 2024 – PARA
PROFESSORES(AS) EFETIVOS(AS) - EXTENSÃO DE CARGA HORÁRIA – PEB-AI – SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O Departamento
de Recursos Humanos e Avaliação da Secretaria Municipal de Educação de Ouro
Preto-MG, no uso de suas atribuições, em conformidade com a Lei Complementar nº
76/2010 e o Decreto Municipal nº 3.857/2014, alterado pelo decreto nº. 6.311/2021,
faz saber aos interessados que:
Os(as)
Professores(as) PEB-AI efetivos(as) da rede municipal de
ensino, bem como os empossados no Concurso público edital 02/2022 ficam
convidados(as) a comparecer na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua
Hugo Soderi, nº 21, Bloco B, Saramenha, Ouro Preto-MG, para assumir as vagas de
extensão de carga horária, conforme relação e cronograma a seguir:
DATA DE REALIZAÇÃO DA CHAMADA: 03/
06/2024
HORÁRIO DA CHAMADA – Conforme Cronograma
abaixo
CRECHE / ESCOLA |
TURMA |
TURNO |
HORÁRIO DA CHAMADA |
Escola Municipal Benedito Xavier |
3° Ano |
Tarde |
12h30min |
_____________________________________
Florêncio Juliano Cotta
Gerente de Gestão de Pessoas de Recursos Humanos – S.M.E.
____________________________________
Deborah Etrusco Tavares
Secretária
Municipal de Educação – S.M.E.
Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425
CONVOCAÇÃO Nº 10/2024
Assunto: Reunião Ordinária
Em: 28/05/2024
Prezados(as) Senhores(as),
Convocamos V. S.as. para a 643ª Reunião
Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto, no dia 05/06/2024, quarta-feira, às 16h00min
na Sala de Reuniões da Secretaria de Saúde (anexo a farmácia
municipal)
PAUTA
➢ Votação da ata 642;
➢ Representação da Secretaria de Saúde em outros
Conselhos (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente);
➢ Informes; Ad Referendum reforma CAPS AD.
ü Compareça às reuniões para estar ciente dos assuntos
em pauta;
ü Justifique sua falta;
ü Cabe ao titular comunicar seu suplente para
substituí-lo, caso não possa comparecer a reunião, a fim de não comprometer o
quórum.
Atenciosamente,
Leandro
Leonardo de Assis Moreira
Presidente
do Conselho Municipal de Saúde
Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425
CONVOCAÇÃO REUNIÃO ORDINÁRIA COMTUR
Prezados conselheiros,
O presidente do COMTUR, Dhavison Cristian
Márcio de Souza, convoca os conselheiros para reunião ordinária a realizar no
dia 03 de junho de 2024, na próxima segunda-feira, às 14h, de forma on-line.
Pautas:
1) Leitura e aprovação da ata de maio;
2) Informes;
3) Apresentação do evento Festival da Terra e
repasse do FUMTUR;
4) Apresentação das movimentações do FUMTUR
em 2023.
Segue o link da reunião: https://meet.google.com/pwd-acje-bgq
Obs:- Favor confirmar presença ou justificar
a ausência para averiguação de quórum.
Atenciosamente,
Patrícia Souza Ozga
Secretária Executiva do Comtur
Convocação – Estágio
Processo de Seleção – Edital nº 012/2023
- Secretaria Municipal de Educação
Considerando as desistências enviadas para o e-mail supervisão.gestao@ouropreto.mg.gov.br
através do e-mail do drh.educacao.mg.gov.br das vagas de estágio de: Letícia
Nascimento Lopes Silva 27/05, Valquiria Pereira Lima 28/05, Vinícius Araújo
Pena 28/05,a Gerência de Recursos Humanos convoca referente ao processo de
seleção de estagiários o(s) seguinte(s) estagiário(s):
Engenharia
Civil
João Pedro Silveira
Conforme
edital 012/2023, o(s) estagiário(s) deverá(ão) demonstrar interesse na vaga, no
período de 03/06/2024 e 04/06/2024 enviando para o e-mail supervisao.gestao@ouropreto.mg.gov.br os seguintes documentos digitalizados, em
formado de PDF:
Carteira de identidade
CPF
Foto 3x4
Título de Eleitor
Comprovante de endereço
atualizado (últimos três meses)
Certidão de quitação eleitoral
Comprovante de matrícula
Histórico Escolar
Esta convocação entra em vigor a
partir de sua publicação.
Ouro Preto, 28 de maio de 2024.
Geralda
Onofre Pedrosa.
Diretora de Gestão Recursos Humanos
Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425
EXTRATO DE CONTRATOS - 5ª SEMANA DE MAIO -
GERÊNCIA DE CONTRATOS E CONVÊNIOS
HUDSON LUCAS MARQUES MARTINS CONSULTORIA
CULTURAL ME. TP 12/2022. Objeto: 6º aditivo de prazo. Vigência: 5 meses.
Vencimento: 07/08/2024.
PONTES COMUNICAÇÃO E ARTE. Inex 91/2024.
Objeto: contratação da artista Joyce
Cândido, para realização de 01 (uma) apresentação no evento em comemoração ao
aniversário da Casa da Ópera, com duração estimada de no mínimo 90 (noventa)
minutos, no dia 08 de junho de 2024, na Casa da Ópera Teatro Municipal de Ouro
Preto, Ouro Preto/MG. Vigência: 4 meses. Vencimento: 27/09/2024. Valor: R$
25.000,00. DO.: 02.27.01.13.392.0048.2089.3.3.90.39.00 FICHA 430 FR 1500 Código
de Aplicação 0000
Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna pública
a Intenção de Registro do Preços do PE SRP 009/2024 - Contratação de empresa de
engenharia para execução de serviços relacionados a manutenção de pavimentação
de vias públicas e rede de drenagem de águas pluviais no Município de Ouro
Preto. Informações no link: https://shre.ink/processoslicitatorios. Gerência de
Compras e Licitações PMOP.
Ouro Preto, 28/05/2024 - Diário Oficial - Edição nº 3425
PORTARIA Nº 056/2024 - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SMS
Institui, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, o Protocolo do Programa de Alimentação Especial – PAE.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE OURO PRETO, estado de Minas Gerais, no uso dos poderes que lhes são conferidos,
RESOLVE:
Art. 1º – Fica instituído, no âmbito da Secretaria Municipal de
Saúde, o Protocolo do Programa de Alimentação Especial – PAE.
Art. 2º – O Protocolo poderá ser acessado através do link abaixo:
www.ouropreto.mg.gov.br/static/arquivos/PROTOCOLO-PAE-2024.pdf
Art. 3º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Ouro Preto, 28 de maio de 2024.
LEANDRO LEONARDO DE ASSIS MOREIRA
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE