CONSELHO MUNICIPAL DE SANEAMENTO
DE OURO PRETO (COMUSA)
ATA DA 1ª
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA (MANDATO 2022-2023)
No dia 23
de março de 2023, às 10h, reuniu-se, de forma remota,
o Conselho Municipal de Saneamento de Ouro Preto – COMUSA/OP em conjunto
com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental – CODEMA/OP, presidido por Francisco de Assis Gonzaga da Silva e secretariado por mim, Simone
Fernandes Machado, para tratar dos seguintes assuntos em pauta: 1) Expediente: 1.1 Aprovação da Ata
da 5ª Reunião Extraordinária COMUSA realizada
em 12/12/2022. 2.Ordem do dia: 2.1. Qualidade
da Água; 2.2 Relatório Ondas; 2.3 Relatório Arisb. Estiveram
presentes: Francisco de Assis Gonzaga
Silva, representante titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de
Ouro Preto e sua suplente Viviane das Graças Rodrigues Pires; Dhiordan Deon representante titular da Secretaria
Municipal de Saúde; Eduardo Evangelista; representante titular da FAMOP;
Rômulo Reis Pereira, representante titular da APAOP e sua suplente Carla
Dayane Moreira Dias; Ronald Carvalho Guerra, representante titular do CHB Rio das Velhas. Máximo
Eleotério justificou a ausência. Do CODEMA,
compareceram: Francisco de Assis Gonzaga, representante titular da Secretaria
Municipal de Meio Ambiente; Leonardo Deyson Moura, representante titular
da Secretaria Municipal de Saúde; Juarez Távora, representante titular do
IEF e sua suplente Daniele Souza; Eduardo Evangelista, representante
titular da APAOP; Ronald Carvalho Guerra, representante titular da AQUA;
Flávio Andrade, representante titular da FAMOP e seu suplente Fellipe
Magé; Alisson Ferreira, representante suplente da ACEOP. A reunião
contou com a presença dos seguintes convidados: Pedro Moreira, Rhuan Rocha, Narcísio
Gonçalves, Rafael Bastos, Felipe Woods Gandos, Nivaldo Custódio. Verificado
o quórum, o presidente declarou aberta a reunião. Passando à pauta: 1)
Expediente: 1.1 Aprovação da Ata da 5ª
Reunião Extraordinária COMUSA realizada em 12/12/2022. A ata foi aprovada.
Prosseguindo, o presidente apresentou a justificativa de ausência do representante
da Saneoouro, Evaristo Belline, encaminhada via e-mail, previamente disponibilizado
aos conselheiros, em virtude de compromisso profissional, no qual também consta
alguns esclarecimentos em relação a questionamentos da comunidade acerca de melhorias
no sistema para qualidade da água. O conselheiro Eduardo Evangelista solicitou
que o conselho emitisse uma moção de repúdio para a empresa sobre a ausência na
reunião. O presidente sugeriu que essa moção fosse votada após a apresentação do
professor Rafael Bastos que possuia limitação de horário para participar dessa
reunião. Passando a palavra ao professor Rafael Bastos para apresentação
do Relatório Ondas. 2.2 Relatório Ondas; O professor Rafael Bastos
fez uma breve apresentação da sua tragetória acadêmica e técnica, trabalhando com
o tema padrões de potabilidade, esclareceu que o estudo foi solicitado pela Prefeitura
Municipal de Ouro Preto. Esclareceu que utilizou dados públicos forncecidos pela
empresa Saneouro e pela Vigilância Ambiental no SISAGUA, e realizou a análise com
base nos parâmentros básicos, a saber, turbidez, coliformes, cloro residual e monitoramento
mínimo (número de amostras coletadas). Foram analisados no estudo 22 sistemas em
operação em Ouro Preto, sob responsabilidade da Saneouro. Como conclusão o estudo
apontou problemas em todos os sistemas no ano de 2022, incluíndo a subamostragem,
não cumprimento do teor mínimo de cloro e presença de coliformes. O presidente passou
a palavra para Dhiordan Deon, representando a Vigilância Ambiental do município.
Primeiramente ele realizou alguns questionamentos acerca das metodologias utilizadas
pelo professor Rafael Bastos, depois informou sobre o procedimento de análise realizado
pela vigilância, atentou para o fato de que foram encontrados padrões acima do aceitável
em algumas análises realisadas no Distrito de Santa Rita, Distrito de Santo Antônio
do Salto e Escola Polivalente, o que culminou na abertura de um processo administrativo
e aplicação de multa contra empresa Saneouro de 400 mil UFEMG, ainda passivel de
recurso. Prosseguindo, o presidente leu, para ciência dos conselheiros, os ofícios
encaminhados pela SEMMA à Saneouro, a saber, solicitando informações sobre perfuração
do poço artesiano no bairro Água Limpa, ofício para a Vigilância Ambiental solicitando
parecer sobre a qualidade da água distribuída em Ouro Preto com base no Relatório
SISAGUA e em face ao Relatório Ondas, ofício para Saneouro solicitando informações
sobre a água distribuída na Chapada e em Lavras Novas, bem como outras questões
apontadas em relatório de vistorias da equipe da SEMMA. Júlio Fontenelle
frisou a necessidade de publicidade desses dados com periodicidade mensal para a
população. O presidente mencionou que a Câmara Municipal está questionando
que a presente reunião coincidiu com a Reunião da Câmara Municipal, entretanto,
salientou que a reunião foi marcada com base na agenda dos convidados e ressaltou
que a mesma Câmara Municipal possui cadeira no conselho, entretanto, que não comparece
há meses no COMUSA, apesar de todas as cobranças e comunicações encaminhadas. Os
conselheiros questionaram as notícias publicadas na mídia sobre possíveis surtos
de contaminação proveniente da água. Dhiordan Deon esclareceu a inviabilidade
de obter dados consistentes que comprovem tal contaminação, explicou sobre os critérios
estabelecidos pelo estado e as dificuldades enfrentadas. Pedro Moreira explicou
sobre as competências de cada entidade e a inviabilidade de uma gestão unificada
por causa das competências legais de cada entidade. Júlio Fontenelle atentou
para o fato da necessidade de não tornar uma pauta tão importante como objeto eleitoreiro.
Por fim, após muita discussão, os conselheiros passaram à etapa dos encaminhamentos.
Logo, os conselheiros votaram por unanimidade: uma reunião conjunta entre CODEMA,
COMUSA, SANEOURO, Rafael Bastos, Vigilância Ambiental, ARISB e Gestor do contrato
com a Saneouro; e, envio de uma moção de
repúdio acerca da ausência da Saneouro nas reuniões do COMUSA. Eduardo Evangelista
gostaria que o gestor do contrato encaminhasse uma notificação para a empresa sobre
a ausência da Saneouro nas reuniões, entretanto, o presidente alegou ser desnecessário,
visto que a reunião está gravada e constada em ata e o gestor do contrato já se
comprometeu a tomar providências. Logo, foi aprovada a moção de repúdio, ressaltando
que, mesmo em face à justificativa da empresa, o conselho vem sentindo a ausência
da Saneouro para os debates. O presidente solicitou, mais uma vez, à Câmara Municipal
a indicação de conselheiros para compor o COMUSA, visto que os representantes não
comparecem há sete reuniões seguidas. Ressalta-se
que a reunião poderá ser acessada na íntegra por meio do seguinte link https://youtube.com/live/Lxsp-Mr0w3E?feature=share. Nada mais a tratar, eu Simone Fernandes Machado, lavrei a presente ata
e dou fé ao conteúdo assinando-o juntamente com o presidente do Conselho. Ouro
Preto, 23 de março de 2023.
Simone Fernandes
Machado _________________________________
Francisco de Assis Gonzaga da Silva_________________________________________
Ouro
Preto, 05/12/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3308
CONSELHO MUNICIPAL DE SANEAMENTO
DE OURO PRETO (COMUSA)
ATA DA 2ª
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA (MANDATO 2022-2023)
No dia 13
de junho de 2023, às 10h, reuniu-se, de forma remota,
o Conselho Municipal de Saneamento de Ouro Preto – COMUSA/OP, presidido por Francisco
de Assis Gonzaga da Silva e secretariado por mim, Simone Fernandes
Machado, para tratar dos seguintes assuntos em pauta: 1. Ordem do dia: 1.1 Repactuação do contrato da Saneouro; 1.2 Criação da Secretaria
adjunta de saneamento. Estiveram
presentes: Francisco de Assis Gonzaga
Silva, representante titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de
Ouro Preto e sua suplente Viviane das Graças Rodrigues Pires; Cláudia
Rei, representante titular da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo; Dhiordan
Deon representante titular da Secretaria Municipal de Saúde; Máximo Eleotério,
representante titular da Universidade Federal de Ouro Preto; Júlio Fontenelle,
representante do IFMG; Eduardo Evangelista;
representante titular da FAMOP; Carla Dayana, representante suplente
da APAOP; Ronald Carvalho Guerra, representante titular do CHB Rio das Velhas e sua
suplente Heloísa. Rômulo Pereira, justificou a ausência. Compareceram
ainda, Diogo Ribeiro, Narcísio Gonçalves, Renata Monteiro, Evaristo Beline, Flávia
Pereira. Verificado o quórum, o presidente declarou aberta a reunião. Iniciando
com a pauta, o presidente passou a palavra para Diogo Ribeiro que explicou
as questões jurídicas que levaram a repactuação do contrato com a empresa Saneouro,
tais como a ausência de improbidade administrativa e as questões econômicas da quebra
do contrato. Findadas as opções legais, o caminho mais prudente encontrado foi a
repactuação, com adequações nas falhas evidenciadas e redução tarifária. A proposta
apresentada pela empresa foi aceita pelo município, podendo ser renegociada e alterada
mediante o surgimento de técnicas e opções mais vantajosas para o município. Evaristo
Belini, explicou a readequação do plano de ação da empresa. Destinando a palavra
aos conselheiros: 1) (Ronald Guerra), questionou como será a estrutura da Secretaria
Adjunta e como serão incluídos os núcleos urbanos rurais? R: Diogo Ribeiro apresentou
a nova estrutura proposta, a saber, Secretário Adjunto, Gerência de Desenvolvimento
e Fiscalização, Diretoria de Saneamento e Gestão, Diretoria Técnica de Acompanhamento
e Gestão do Serviço de Saneamento, Departamento Técnico de Monitoramento da Qualidade
da Água, Departamento Técnico de Monitoramento de Tratamento de Esgoto, bem como
suas atribuições. Tal estrutura está disponibilizada no site da Câmara Municipal
de Ouro Preto. Os núcleos urbanos rurais não foram tratados até então na repactuação,
mas, serão abordados pela nova secretaria, considerando a revisão do Plano Diretor
e do Plano de Saneamento. O presidente deixou claro que a criação da secretaria
adjunta não interfere na ação da agência reguladora. 2) (Eduardo Evangelista) Qual
a duração da repactuação? Em que pé está a multa aplicada na Saneouro? Qual o cronograma
de implantação da nova secretaria e quais as áreas ficaram de fora do contrato?
R: (presidente- Chiquinho de Assis), as áreas que ficaram fora do contrato
estão no site da Câmara Municipal e é público. R: (Diogo Ribeiro) o prazo e as metas
são por estação de tratamento, houveram várias multas aplicadas e a última ainda
não foi ajuizada, está em prazo de tramitação de recurso administrativo. 3) (Ronald
Guerra) ratificou sua posição contrária a repactuação e favorável a remunicipalização,
que o conselho foi pouco consultado sobre as decisões, sugeriu a criação de um
grupo de trabalho para análise do processo e apresentação na Câmara Municipal, mencionou
lacunas no contrato, investimento na regulamentação do Fundo de Saneamento. Questionou
se a captação de recursos pelo município vai para lucro da empresa. R: (Chiquinho
de Assis) esclareceu que qualquer recurso arrecadado pelo município é para atender
localidades não atendidas hoje pelo contrato. 4) (Eduardo Evangelista) Por que
a Saneouro demorou tanto para reduzir a tarifa? Solicitou que o conselho debatesse
o sistema de tratamento de esgoto proposto pela empresa numa reunião específica.
R: O presidente concordou com a reunião para tratar o tratamento de esgoto, mas,
que gostaria de tratar antes uma reunião para tratar a questão do fundo de saneamento,
principalmente no que tange a aplicação de 0,5% para fins de recuperação de manancial.
R: (Evaristo Belini) respondeu que não houve arranjo algum, que apenas atenderam
uma demanda da comunidade e do poder público. 5) (Júlio Fontenele) propôs que
as reuniões do conselho voltassem a ser presenciais para uma participação mais
efetiva. R: o presidente respondeu que pode ser discutido, porém, no momento,
não há possibilidade, pois, não há estrutura para transmissão das reuniões, meio
que assegurar a publicidade para a população e que, conforme o histórico administrativo
do conselho, as ausências em reuniões presenciais e não quórum eram constantes.
Ainda que com certas limitações, as reuniões online tem sido mais eficientes. Diogo
Ribeiro recapitulou, para os que não puderam participar da coletiva de imprensa,
as questões tratadas, como a busca por atendimento as questões das manifestações
municiais, os valores para custear a encampação que inviabilizaram o processo, investimentos
públicos em Saneamento realizadas pelo município e resumo dos trâmites de negociação
que viabilizaram a redução de tarifas. Ressalta-se
que a reunião poderá ser acessada na íntegra por meio do seguinte link https://youtube.com/live/zpEWlNYkTL4?feature=share
. Nada mais
a tratar, eu Simone Fernandes Machado, lavrei
a presente ata e dou fé ao conteúdo assinando-o juntamente com o presidente do Conselho.
Ouro Preto, 13 de junho de 2023.
Simone
Fernandes Machado _______________________________________________
Francisco
de Assis Gonzaga da Silva ________________________________________
Ouro
Preto, 05/12/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3308
CONSELHO MUNICIPAL DE SANEAMENTO
DE OURO PRETO (COMUSA)
ATA DA 3ª
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA (MANDATO 2022-2023)
No dia 18
de abril de 2023, às 10h, reuniu-se, de forma remota,
o Conselho Municipal de Saneamento de Ouro Preto – COMUSA/OP em conjunto
com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental – CODEMA/OP, presidido por Francisco
de Assis Gonzaga da Silva e secretariado por mim, Simone Fernandes
Machado, para tratar dos seguintes assuntos em pauta: Expediente: 1.1 Aprovação das atas: 1ª Reunião Extraordinária
conjunta COMUSA/CODEMA de 2023; 2.Ordem
do dia: 2.1. Qualidade da Água; 2.2 Relatório Ondas. Estiveram presentes os seguintes representantes
do COMUSA: Francisco de Assis Gonzaga
Silva, representante titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de
Ouro Preto e sua suplente Viviane das Graças Rodrigues Pires; Dhiordan Deon representante titular da Secretaria
Municipal de Saúde; Cláudia Rei, empossada na reunião, representante titular
da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo; Carla Dayana Moreira, representante
suplente da APAOP, Eduardo Evangelista; representante titular da FAMOP; Cláudio
Carneiro e Richer Lucas, representantes titular e suplente da ACEOP; Ronald Carvalho Guerra, representante
titular do CHB Rio das Velhas; Máximo Eleotério, representante titular da
Universidade Federal de Ouro Preto; Júlio
Fontenelle, Rômulo Reis e Heloísa justificaram
a ausência. Do CODEMA, compareceram: Francisco de Assis Gonzaga, representante
titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Wander Leitoa, representante
titular da Câmara Municipal de Ouro Preto; Karine Carneiro, titular das Instituições
Federais de Ensino; Juarez Távora,
representante titular do IEF e sua suplente Daniele Souza; Eduardo Evangelista,
representante titular da APAOP; Ronald Carvalho Guerra, representante titular
da AQUA; Ana Pereira, representante titular da ONG Serra do Trovão; Fabricio
G. G. e Conceição, empossado na reunião, representante titular da FAMOP; Flávio
Andrade, representante titular da FAMOP e seu suplente Fellipe Magé;
Alisson Ferreira, representante suplente da ACEOP e Leonardo Deyson Moura,
representante titular da Secretaria Municipal de Saúde justificaram a ausência.
A reunião contou com a presença dos seguintes convidados: Evaristo Belini, Narcísio
Gonçalves, Felipe Woods Gandos. Rafael Bastos, representante do Ondas justificou
a ausência. Verificado o quórum, o presidente declarou aberta a reunião.
Passando à pauta: 1.1 Aprovação das atas: 1ª Reunião Extraordinária
conjunta COMUSA/CODEMA de 2023; 2. Ordem do dia: 2.1. Qualidade da Água; 2.2
Relatório Ondas. Tendo em vista a ausência do representante do Ondas, o
presidente passou a palavra para o Evaristo Beline para uma breve
apresentação. A princípio ele se desculpou pela ausência na reunião anterior, pois,
já tinha um compromisso previamente assumido. Fez um breve levantamento das melhorias
realizadas pela empresa no município que, de acordo com ele, já somam 47 milhões
em reformas, monitoramento, instalação de filtros em captações superficiais, trocas
e extensões de redes, revitalizações de estações, automações, melhorias em geral.
Informou que recebeu o Relatório do Ondas, mas, que discordam de alguns pontos elencados.
Ressaltou que não foram procurados para esclarecimentos e que há algumas situações
equivocadas sobre os processos mencionados no relatório. Passando a palavra aos
conselheiros, foram levantados os seguintes questionamentos: 1) (Flávio Andrade)
Como a empresa tem tratado a relação de conscientização e diálogo com a comunidade?
R: É uma questão de tempo e que as melhorias estão começando a aparecer. Saneamento
é uma questão de saúde pública, que precisa ser priorizada. 2) (Chiquinho de Assis)
Taxa de inadimplência, CAD Único X 5% previstos no Contrato, renegociação? R:
A empresa possui o estudo de inadimplência por localidade; os 5% não existe mais,
já foi acordado e retirado do contrato; por mais que se divulgue a questão do cadastro
na ação social, há pouca adesão, logo, a empresa está trabalhando com uma lista
fornecida pela prefeitura para a adesão ao desconto pela tarifa social. 3) (Karine
Gonçalves) salientou informações apontadas pelo Relatório Ondas, irregularidades,
mencionando a ausência de contraprovas. R: A situação de problemas de qualidade
da água antecede a Saneouro, inclusive em situação pior. Mas, que as medidas estão
sendo tomadas para melhoria gradual até a total adequação. Salientou que discorda
de partes do relatório, embora concorde que há necessidade de melhorias e que providências
estão sendo tomadas. 4) (Carla Dayana) Reclamou da qualidade da água de Antônio
Pereira. R: A Saneouro está sendo proibida pela população para entrar no distrito
para realizar a manutenção necessária. 5) (Eduardo Evangelista) questionou quem
é o novo gestor do contrato e a subamostragem apontado pelo Relatório Ondas. Sugeriu
uma capacitação para os conselheiros. R: O Narcísio Gonçalves é o novo gestor
do contrato, o CHB do Doce abriu um edital para formação de conselheiros. A empresa
está eliminando as minas com contaminação de arsênio. 6) Diordan Dehon informou
que os dados do Relatório Ondas são referentes a 2022, que o sistema em parte do
ano estava indisponível, que a Vigilância não foi consultada nem informada sobre
surto de endemias, que é obrigação de qualquer médico que realize o atendimento,
e não houve nenhuma notificação formal para acionar uma investigação. Que a Saneouro
foi notificada pela ausência de envio de relatórios. 7) Flávio Andrade solicitou
a viabilidade da Saneouro apresentar a contraprova do Relatório Ondas. R: Foi
contratada uma empresa independente e o relatório será disponibilizado para o COMUSA
quando concluído. O presidente propôs que a Saneouro agende uma data para apresentação
do planejamento de tratamento de esgoto no município. A empresa concordou. 8) Ana
Pereira reclamou da qualidade da água na Chapada e a colocação de um cadeado
no local. R: Houve dificuldades na comunidade para a entrada dos funcionários
da Saneouro, vai ser colocado um filtro no local, o cadeado foi para evitar incêndios
recorrentes no local e segurança patrimonial. Ressalta-se
que a reunião poderá ser acessada na íntegra por meio do seguinte link https://youtube.com/live/-ngVjvXBPWY?feature=share. Nada mais a tratar, eu Simone Fernandes Machado, lavrei a presente ata
e dou fé ao conteúdo assinando-o juntamente com o presidente do Conselho. Ouro
Preto, 18 de abril de 2023.
Simone
Fernandes Machado______________________________________________
Francisco
de Assis Gonzaga da Silva ________________________________________
CONSELHO MUNICIPAL DE SANEAMENTO
DE OURO PRETO (COMUSA)
ATA DA 4ª
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA (MANDATO 2022-2023)
No dia 21
de julho de 2023, às 10h, reuniu-se, de forma remota,
o Conselho Municipal de Saneamento de Ouro Preto – COMUSA/OP, presidido por Francisco
de Assis Gonzaga da Silva e secretariado por mim, Simone Fernandes
Machado, para tratar dos seguintes assuntos em pauta: 1.Ordem
do dia: 1.1 Minuta para inclusão da Operadora de Sistema de Saneamento na
composição do COMUSA; 1.2 Apresentação do Projeto de Tratamento de Esgoto no
município pela SANEOURO. Na oportunidade, ressaltamos que a reunião será
transmitida online por meio do seguinte link https://youtube.com/live/r2MZ6K7FR1s?feature=share. Estiveram
presentes: Francisco de Assis Gonzaga
Silva, representante titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de
Ouro Preto e sua suplente Viviane das Graças Rodrigues Pires; Dhiordan
Deon representante titular da Secretaria Municipal de Saúde justificou;
Máximo Eleotério, representante titular da Universidade Federal de Ouro
Preto justificou; Júlio Fontenelle, representante do IFMG; Wanderley
Rossi Júnior Kuruzu, representante titular da Câmara Municipal de Ouro
Preto; Eduardo Evangelista; representante titular da FAMOP; Romulo
Reis Pereira, representante titular da APAOP; Richer Lucas, representante suplente da ACEOP. Compareceram
ainda, Narcísio Gonçalves, , Evaristo Beline, Flávia Pereira e Eduardo
Barretine. Verificado o quórum, o presidente declarou aberta a reunião. 1.Ordem do dia: 1.1 Minuta para inclusão da Operadora de Sistema
de Saneamento na composição do COMUSA; Aprovado. Passando ao item 1.2
Apresentação do Projeto de Tratamento de Esgoto no município pela SANEOURO,
Eduardo Barretine realizou uma apresentação sobre o panorama atual do
tratamento de esgoto no município, no distrito sede, apresentou o projeto
executivo da ETE Osso de Boi já em fase de licenciamento, apresentou as etapas
de tratamento adotadas conforme o projeto, tratamento CFIC. Solicitou que a
apresentação sobre o tratamento de esgoto nos distritos fosse realizada em
outra reunião, dada a complexidade do assunto. Passando a palavra aos
conselheiros, foram questionados prazos, previsão para alteração demográfica,
custos, viabilidade e eficiência das estações elevatórias considerando a
morfologia dos terrenos, e se há cobrança de coleta de esgoto em local na qual
o serviço não é oferecido. Foi cobrado da empresa maior transparência nos
estudos apresentados e qualidade da água para a população. Ficou acordado que a
Saneouro retornaria na próxima reunião para explanar sobre os estudos previstos
para implementação nos distritos.
Nada mais
a tratar, eu Simone Fernandes Machado, lavrei
a presente ata e dou fé ao conteúdo assinando-o com o presidente do Conselho.
Ouro Preto, 21 de julho de 2023.
Simone
Fernandes Machado _______________________________________________
Ouro
Preto, 05/12/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3308
RESULTADO
DA INSCRIÇÃO - EDITAL Nº. 02/2023 – SEMMA/PMOP
SECRETARIA
MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
ELEIÇÃO
DE ENTIDADE AMBIENTALISTA E ENTIDADE DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE
OURO PRETO, PARA COMPOR O CONSELHO MUNICIPAL DE SANEAMENTO (COMUSA)
A
Comissão Eleitoral, composta por Simone Fernandes Machado, Secretária Executiva
do Conselho Municipal de Saneamento de Ouro Preto (COMUSA/OP) e Silvana Vanessa
Peixoto, Diretora da Casa dos Conselhos/SMG, em cumprimento ao parágrafo único
do art. 5º do Edital nº 02/2023/SEMMA, TORNA PÚBLICO o resultado da
inscrição/eleição de entidades para compor o COMUSA/OP, para um mandato de dois
anos:
1.
Conforme o § 1º do art. 7º do Edital
nº 02/2023/SEMMA o resultado da inscrição será juntamente com o de eleição,
conforme segue:
Nº Inscrição |
Entidade |
Resultado |
01 |
Associação
de Proteção Ambiental de Ouro Preto (APAOP) |
Inscrição deferida e
eleita para ocupar 1 vaga no COMUSA. |
2. Não houve inscrição de
entidades de Catadores de Materiais Recicláveis de Ouro Preto.
3.
Conforme
o inciso I do art. 7º Edital nº 02/2023/SEMMA, havendo uma inscrição de entidade ambientalista e
esta for deferida ela será automaticamente eleita.
4. Deste
resultado caberá recurso, escrito e fundamentado, enviado para o e-mail:
casadosconselhos@ouropreto.mg.gov.br, em até 1 dia útil após a publicação do
resultado da inscrição/eleição no DOM de Ouro Preto.
5.
A Comissão Eleitoral responderá ao recurso, por e-mail, em até 1 (um) dia útil,
após o recebimento do mesmo.
05
de dezembro de 2023
Simone
Fernandes Machado Comissão
Eleitoral Edital
Nº 02/2023/SEMMA |
Silvana
Vanessa Peixoto Comissão
Eleitoral Edital
Nº 02/2023/SEMMA |
Ouro
Preto, 05/12/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3308
EXTRATO DE CONTRATOS - 2ª SEMANA DE DEZEMBRO -
DEPARTAMENTO DE ATOS E CONTRATOS - DACAD.
INOVAR CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO LTDA. CP 1/2022.
Objeto: 4º aditivo de valor. Valor: R$ 96.635,57. DO.: 02.14.01.04.122.0099.1041.4.4.90.51.00
Ficha 1040 FR 1.500 Código de Aplicação 0000.0000
02.14.01.15.451.0104.1059.4.4.90.51.00 Ficha
1076 FR 1.500 Código de Aplicação 0000.0000
MARCH ENGENHARIA E REGULAÇÃO LTDA. Inex 72/2022.
Objeto: 1º aditivo de prazo e valor. Vigência: 04 meses. Vencimento:
30/01/2024. Valor: R$ 2.499,99. DO.: 02.06.01.04.122.0032.2045.3.3.90.39.00 FR
1.500 Ficha 273/2023 Código de Aplicação 0000.0000
COMPANHIA ITABIRANA DE TELECOMUNICAÇÕES LTDA. PP
19/2019. Objeto: 7º aditivo de prazo e valor. Vigência: 12 meses. Vencimento:
25/09/2024. Valor: R$ 175.496,76. DO.: 02.07.01.12.361.0037.2276.3.3.90.39.00
FR 1500 Ficha 365 Código de Aplicação 1001.000
02.15.01.10.302.0110.2212.3.3.90.40.00 FR 1.500
Ficha 1626 Código de Aplicação 1002.0000
02.06.01.04.126.0035.1014.3.3.90.40.00 FR 1.500
Ficha 295 Código de Aplicação 0000.0000
ZULMIRA MARIA CAMPOS MARTINS. Dispensa 88/2023.
Objeto: contratação de serviços de
lavanderia, abrangendo as fases de lavagem e secagem com o objetivo de assegurar
a completa higienização dos uniformes utilizados durante as aulas, torneios e
outras competições promovidas pela Secretaria. Vigência: 8 meses. Vencimento:
20/07/2024. Valor: R$ 17.398,80. DO.: 02.13.01.27.812.0096.2188.3.3.90.39.00
FR: 1.500 Ficha: 1028 Código de Aplicação 0000
SONNER SISTEMAS DE INFORMÁTICA LTDA. PE 6/2022.
Objeto: 2º aditivo de supressão. Valor: R$ 10.500,00.
Ouro
Preto, 05/12/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3308
Extrato de licitações:
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO
PRETO torna público o resultado de habilitação e proposta de preços do Pregão Eletrônico nº. 66/2023
- Aquisição de gêneros alimentícios não perecíveis. Após
análise, a pregoeira julga habilitadas e vencedoras do certame as empresas que
ofertaram os menores valores globais: Autêntica Comércio de
Alimentos Ltda, CNPJ: 31.913.454/0001-87, para os
itens: 01: R$ 21.472,00; 12: R$ 17.199,60; 17: R$ 38.380,05; 32: R$
2.601,00; 33: R$ 3.096,00; 37: R$ 4.192,00; 38: R$ 4.292,00; 39: R$ 4.292,00;
40: R$ 4.392,00; 44: R$ 100.297,89; 49: R$ 29.792,36 e 50: R$ 14.663,00;
Amazônia Indústria e Comércio Ltda, CNPJ: 66.476.052/0001-47,
para os itens: 30: R$ 40.236,00 e 31: R$ 32.960,44; Armazém Mineiro
Hortifrutigranjeiros Ltda, CNPJ: 43.207.870/0001-49,
para os itens: 02: R$ 40.144,00;
05: R$ 48.943,00; 09: R$ 21.995,43; 15: R$ 16.107,00; 16: R$ 26.854,59 e 18: R$
19.542,00; Cordial Gêneros Alimentícios Ltda, CNPJ: 21.016.690/0001-47, para os itens: 11: R$ 31.167,50; 14: R$
16.211,40 e 43: R$ 681,60; Empreendimento Comercial Saara Ltda, CNPJ: 00.944.944/0001-17, para o item 23: R$ 27.426,74;
Flexx Distribuidora de Alimentos Ltda, CNPJ: 11.069.669/0001-56,
para os itens: 06: R$ 24.398,55 e 13: R$ 133.482,90; GMX Comércio Ltda,
CNPJ: 50.459.556/0001-19, para os itens: 07:
R$ 64.857,65; 08: R$ 17.940,56; 10: R$
39.396,24; 20: R$ 41.803,50; 25: R$ 88.779,24; 29: R$ 3.424,10 e 51: R$
26.154,81; JVC Comércio de Alimentos Eireli, CNPJ: 10.525.331/0001-07,
para os itens: 47: R$ 47.170,24 e 48: R$ 15.512,35; Leone &
Coldibelli Comércio e Distribuição de Produtos Nutricionais Ltda, CNPJ: 40.021.146/0001-38, para os itens: 42: R$ 27.807,00
e 53: R$ 12.920,00; MR Alimentos Saudáveis Ltda, CNPJ: 22.077.561/0001-21,
para os itens: 26: R$ 17.273,76 e
27: R$ 55.626,09; Natália Distribuidora Ltda, CNPJ: 04.930.131/0001-29,
para o item 34 R$ 37.595,95; Novo
Milênio Produtos e Serviços Ltda, CNPJ: 02.412.970/0001-20,
para os itens: 41: R$ 16.335,00 e 46: R$ 8.162,00 e Vitox Distribuidora
Ltda, CNPJ: 20.753.595/0001-21, para os itens: 19:
R$ 2.757,60 e 52: R$ 14.569,60. O Município de Ouro Preto
adjudica e homologa o presente objeto. Andréa Guimarães – Pregoeira.
PREFEITURA MUNICIPAL
DE OURO PRETO torna pública a licitação do PE nº. 090/2023. Objeto fornecimento
de gêneros alimentícios perecíveis hortifrutigranjeiros, através de Registro de
preços, para atendimento da alimentação escolar das creches municipais, escolas
municipais, APAE e destinados à alimentação dos residentes no Abrigo para Crianças
e Abrigo de Adolescentes de Ouro Preto. Recebimento das propostas por meio
eletrônico no site www.bllcompras.org.br: de 05/12/2023 às 17:00 horas até
19/12/2023 às 12:00 horas. Início da Sessão de disputa prevista para o dia
19/012/2023 às 14:00 horas. Edital no site www.ouropreto.mg.gov.br, link
Licitações e no site www.bllcompras.org.br: Informações: (31) 3559-3301. Fábio Rodrigues Braga – Pregoeiro.
Ouro
Preto, 05/12/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3308
PORTARIA BM 344/2023
Dispõe sobre o repasse de Auxílio Moradia
constante na Lei Municipal
nº. 264/2006, Lei 1076/2017 e a Lei 1260/2021
A Secretária de
Desenvolvimento Urbano e Habitação do Município de Ouro Preto, no uso de suas
atribuições legais, especialmente a que lhe confere o art. 97 da Lei Orgânica
Municipal, e o art. 9º do Decreto 5423/2019 e Decreto nº 6523/2022, RESOLVE:
Art. 1º - Fica autorizada a concessão de Auxílio-Moradia no
valor de 700,00 (setecentos reais)
mensais, destinado a custear o apoio emergencial, á Eliete da Conceição de
Souza Silva, nos termos do Decreto 5423/2019 e Decreto 3.724/2014.
Art. 2º - O benefício totalizará R$ 606,84 (Seiscentos e seis reais e oitenta e quatro centavos) e será
concedido pelo período de 26 dias, um novo benefício poderá ser concedido,
reavaliadas as condições sociais do beneficiário e o cumprimento dos requisitos
da Lei Municipal 264/2006 e a Lei 1076/2017 e Lei nº 1260/2021
Art.3º. Para a preservação dos direitos da privacidade do
beneficiário, o relatório técnico social, não será publicado, permanecendo na
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, para fins de
fiscalização pelos órgãos de controle e pela população em geral, observadas as
disposições da Lei Federal nº.12.527, de 18 de novembro de 2014, que regula o
acesso a informações.
Art. 4 º - Esta portaria entra em vigor na data de sua
publicação.
Ouro Preto, 05 de Dezembro de 2023.
___________________________________
Camila Sardinha Cecconello
Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Ouro
Preto, 05/12/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3308
PORTARIA
nº 047/2023 – PGM
Prorroga
prazo do Procedimento de Investigação Preliminar 01/2023 – Portaria nº 013/2023
– PGM.
O Procurador Geral do
Município de Ouro Preto Sr. Diogo Ribeiro dos Santos, no uso de suas
atribuições e em conformidade Decreto nº 5.886 de 15 de janeiro de 2021, e
demais disposições normativas aplicáveis à espécie,
RESOLVE:
Art.
1º. PRORROGAR o prazo do Procedimento
de Investigação Preliminar nº 01/2023, instaurado pela Portaria nº 013/2023 –
PGM, por mais 180 (cento e oitenta) dias úteis, contados a partir do
término do período inicial da referida portaria.
Art. 2º. A presente Portaria entrará
em vigor na data de sua publicação.
Diogo Ribeiro dos Santos
Procurador Geral do Município de Ouro Preto
Ouro
Preto, 05/12/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3308
RESOLUÇÃO Nº 16/2023/CONDES
Dispõe sobre a homologação do resultado preliminar das
propostas apresentadas ao Edital Nº 01/2023-CONDES/OP
O presidente do
Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES), Jorge Adílio Penna, no uso de suas atribuições
conferidas pela Lei Municipal Nº 1.080 de 04 de abril de 2018, que dispõe sobre
a criação do CONDES, e conforme deliberado na 2ª Reunião Extraordinária do
Conselho, mandato 2023/2025, ocorrida no dia 05 de dezembro de 2023.
RESOLVE:
Art. 1º Homologar o parecer da Comissão
de Seleção, definida pela Resolução Nº15 do CONDES, que aprova e classifica as
propostas a seguir referentes ao Edital Nº 01/2023- CONDES/OP.
CLASSIFICAÇÃO |
TÍTULO DO PROJETO |
ENTIDADE |
MÉDIA FINAL |
VALOR |
1 |
JABUTICABA "OURO PRETO" - A PÉROLA NEGRA PARA O DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO E ECONÔMICO LOCAL |
LIONS CLUBE
CACHOEIRA DO CAMPO |
37,80 |
R$ 200.000,00 |
2 |
OURO PRETO POPULAR E SOLIDÁRIA |
SABERES DO TERRITÓRIO (PROJETO 2) |
37,70 |
R$ 96.138,00 |
3 |
PROJETO DE CAPACITAÇÃO PARA CONDUTORES AMBIENTAIS NA APA DAS ANDORINHAS, OURO PRETO, MINAS GERAIS |
SABERES DO TERRITÓRIO (PROJETO
1) |
34,50 |
R$ 90.860,00 |
4 |
CIRCUITO FEIRAS:
VOCAÇÕES E SERVIÇOS DO TERRITÓRIO GLAURA-SÃO BARTOLOMEU |
ASSOCIAÇÃO DOS DOCEIROS E AGRICULTORES FAMILIARES DE SÃO BARTOLOMEU |
32,90 |
R$ 54.540,00 |
5 |
EMPREENDER PARA CRESCER |
ESCOLA MUNICIPAL PADRE CARMÉLIO AUGUSTO TEIXEIRA |
32,50 |
R$ 30.447,04 |
6 |
PROMOÇÃO TURÍSTICA E COMERCIALIZAÇÃO DOS DISTRITOS DE OURO PRETO
- DESTINOS: DISTRITOS DE OURO PRETO |
INSTITUTO DE TURISMO
E EVENTOS DE OURO
PRETO E CIRCUITO DO OURO (PROJETO 2) |
31,60 |
R$ 192.720,00 |
7 |
CIRCUITO FEMININO DE VENDAS |
REDE MULHERES DE VENA (PROJETO 1) |
31,60 |
R$ 195.500,00 |
8 |
FESTIVAL DA TERRA MACIEL |
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS ARTESÃOS E AGRICULTORES DE MACIEL |
31,50 |
R$ 200.000,00 |
9 |
PROPOSTA PARA O PROJETO
DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE CALCETEIRO PARA ATUAR EM PAVIMENTAÇÃO URBANA COM PARALELEPÍPEDO E CALÇADA COM PEDRA - TEMA: EMPREENDEDORISMO E EMPREGABILIDADE |
FUNDAÇÃO GORCEIX
(PROJETO 1) |
31,20 |
R$ 144.000,00 |
10 |
TECENDO ASAS |
ASSOCIAÇÃO DAS SENHORAS
ARTESÃS |
31,10 |
R$ 100.000,00 |
11 |
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE CURSO TÉCNICO
EM CUIDADOS DE IDOSOS |
FUNDAÇÃO ALEIJADINHO |
31,10 |
R$ 199.002,18 |
12 |
ACADEMIA DE PRODUÇÃO CULTURAL |
INSTITUTO MÃE DO OURO (PROJETO 2) |
30,20 |
R$ 150.000,00 |
13 |
FESTUR 2024 │ FESTIVAL INTERNACIONAL DE TURISMO E CULTURA DE OURO PRETO MG |
INSTITUTO DE TURISMO
E EVENTOS DE OURO
PRETO E CIRCUITO DO OURO (PROJETO 1) |
30,00 |
R$ 150.000,00 |
14 |
2° FESTIVAL LIBERTART |
ORGANIZAÇÃO CULTURAL
AMBIENTAL - OCA |
30,00 |
R$ 195.438,60 |
15 |
AUTO PERFORMANCE FEMININA |
REDE MULHERES DE VENA (PROJETO 2) |
29,50 |
R$ 185.300,00 |
16 |
PAPELARIA CRIATIVA - EMPREENDEDORISMO E TRANSFORMAÇÃO |
ACODOPI |
29,10 |
R$ 40.895,50 |
17 |
PROPOSTA PARA O PROJETO DE MELHORIAS DE BAIXO CUSTOS COM TECNOLOGIAS DE TERRAPLENAGEM NAS ESTRADAS MUNICIPAIS ENTRE A SEDE
E OS DISTRITOS E SUBTRITOS PARA ALAVANCAR E DIMINUIR
CUSTOS NA AGROPECUÁRIA |
FUNDAÇÃO GORCEIX
(PROJETO 2) |
28,20 |
R$ 120.000,00 |
18 |
TALENTOS JOVENS |
INSTITUTO MÃE DO OURO (PROJETO 1) |
27,30 |
R$ 128.820,00 |
19 |
EM NOSSAS MÃOS |
ROTARY CLUB OP |
26,70 |
R$ 149.000,00 |
- |
CASQUEAMENTO E FERRAGEAMENTO - FORMAÇÃO PROFISSIONAL, PROMOÇÃO SOCIAL E EMPREENDEDORISMO |
ASSOCIAÇÃO CLUBE
CAVALO DE ANTÔNIO PEREIRA |
24,60 |
R$ 51.887,00 |
- |
MINERAÇÃO URBANA |
AMRAP - ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE
MATERIAIS RECICLÁVEIS DE ANTÔNIO PEREIRA |
23,10 |
R$ 161.000,00 |
§ 1º As propostas CASQUEAMENTO E FERRAGEAMENTO - FORMAÇÃO
PROFISSIONAL, PROMOÇÃO SOCIAL
E EMPREENDEDORISMO e MINERAÇÃO
URBANA foram desclassificadas por não atenderem o item II do § 4º do artigo 13 do Edital
§ 2º Todas as propostas inscritas foram aceitas pela Comissão de Seleção após análise
dos pré-requisitos definidos no artigo 12 do Edital.
§ 3º Todas as propostas aceitas
foram analisadas e julgadas pela Comissão com base nos artigos 10, 13 ,14 e 15 do Edital,
Art. 4º Esta Resolução entra
em vigor na data de sua publicação.
Ouro
Preto, 05 de dezembro de
2023.
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Jorge Adílio Penna
Presidente do CONDES/OP