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Atas


Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº  3127




ATA 

Ata da Reunião Ordinária de número 612 (seiscentos e doze) do Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto, realizada em 08 (oito) de fevereiro de 2023 (dois mil e vinte e três), iniciada às 16h00min, realizada na Sala de Reuniões da Secretaria de Saúde (Rua Mecânico José Português s/nº Ouro Preto-MG). Conforme a convocação e a pauta enviada aos conselheiros: Aprovação de Ata, Apresentação do Plano de Combate as Arboviroses, Atualizações em relação a 9ª Conferência Municipal de Saúde e informes. Participaram da reunião: Alessandra da Silva Vieira de Souza – Titular Representante dos Trabalhadores da Santa Casa, Luíza Ramalho Vitório – Vice- Presidente - Titular Representante de Entidade Assistencial, Jesuína Cristina da Silva- Titular Representante da Secretaria de Educação, Denizete de Fátima dos Santos Silva -Suplente Representante da FAMOP (Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto), Márcia da Conceição Valadares -Titular Representante da FAMOP (Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto), Helen Mara Pereira -Titular Representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mariana Augusta do Sacramento Sobral Pedrosa -Titular Representante dos Trabalhadores de Nível Superior, Álvaro José Rodrigues de Sá,-Titular Representante dos Sindicatos em Geral, Maria Helena Rocha Ferreira - Titular Representante da FAMOP (Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto), Luiz Carlos Teixeira - Suplente Representante da FAMOP (Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto), Magda Rosa Ferreira, Titular Representante dos Trabalhadores de Nível Fundamenta, Milton Alves dos Santos -Suplente Representante da Irmandade Santa Casa, Maria Cristina Passos -Suplente Representante da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), Maria do Carmo Faria da Silva- Titular Representante dos Trabalhadores de Nível Médio, Leandro Leonardo de Assis Moreira – Presidente Representante da Secretaria de Saúde, Isabela Teixeira Resende Guimarães – Suplente Representante da Secretaria de Saúde, Ana Carolina Alves Sales de Souza, Coordenadora de Zoonoses, Rafael Ribeiro de Lima, Diretor da Vigilância Ambiental, Dhiordan Leon L Costa, Diretor da Vigilância em Saúde. Conselheira que justificou a ausência, Rosana Rioga Mendes. O Presidente deu início colocando a ata 611 (seiscentos e onze) em votação, que foi aprovada com dez votos e três abstenções de Maria Helena Rocha Ferreira, Maria Cristina Passos e Luiz Carlos Teixeira. Em seguida o Presidente passou a palavra para o Diretor da Vigilância em Saúde que apresentou o plano de combate as arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos principalmente por mosquitos aedes aegypti) e iniciou passando a lista com os nomes e contatos dos coordenadores do setor de vigilância em saúde, falou que existe um comitê de combate as arboviroses que está sendo restruturado e que as reuniões são mensais podendo ser diminuída a periodicidade caso seja necessário. Falou que o município conta com vinte e oito agentes de endemias e que algumas áreas estão descobertas como Amarantina e Antônio Pereira (o agente foi contratado nesta semana). Falou ainda que o foco maior é a dengue já que não tem no município notificações de zica e chikungynya. Na oportunidade falou que no ano de dois mil e vinte dois o município registrou onze casos confirmados de dengue. Falou ainda que o município não é considerado infestado e que contam com os equipamentos de proteção individual necessários. Falou ainda que as unidades básicas de saúde contam com teste rápido para detecção da dengue. Falou das ações que são realizadas, dentre elas tratamento focal e mutirão de limpeza. Na oportunidade falou que utilizam as redes sociais para mobilizar a comunidade. A coordenadora de zoonoses falou que o município conta com um plano de contingência que tem como objetivo trazer a previsão do que é necessário em caso de aumento dos casos de arboviroses. A conselheira Denizete disse que em Amarantina tem mais de três anos que não tem agentes de endemias. A coordenadora de zoonoses disse que Amarantina não tem agente de endemias fixo, e que é feito mutirão na comunidade e que nesta semana estão fazendo tratamento focal e levantamento de índices na comunidade. A conselheira Denizete falou que fez várias denúncias e não obteve resposta. A coordenadora de zoonose disse que no ano passado foi feito apenas tratamento focal no cemitério de Amarantina. O conselheiro Luiz elogiou a apresentação e disse ter uma crítica em relação ao comitê de combate a arbovirose, já que as comissões que tratam da saúde deveriam prestar conta junto ao conselho, não pode ficar dissociado, é necessário apresentar os números de atendimento, de ações e as metas. Falou ainda que é importante a apresentação periódica para a sociedade civil organizada. A coordenadora da zoonose disse que a restruturação do comitê está sendo realizada e que a prestação de contas está dentro do regimento e que o objetivo dos comitês é a integração com o controle social. O Presidente falou que são vários os comitês e que a prestação de contas é feita quadrimestralmente para o conselho na Câmara. A conselheira Márcia pesquisou a lei 8080 (artigo 36, parágrafo 5º) para ver quanto a obrigatoriedade da prestação de contas ser realizada na câmara para o conselho. A conselheira Maria Cristina perguntou se mais algum distrito está descoberto, e a coordenadora da zoonose respondeu que só Amarantina , mas que está tendo mutirão com a ida de uma van com quatorze agentes de endemias e um supervisor. A coordenadora de zoonose falou ainda que em caso positivo de dengue faz ações num raios de duzentos metros da residência da pessoa. O Diretor da Vigilância em Saúde disse que tem um projeto da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) que distribui armadilhas para captura de ovos para entender melhor as ocorrências do mosquito e que trabalham juntos das escolas ensinado a combater o mosquito. O Diretor da Vigilância em Saúde disse que os agentes de endemias trabalham no combate das doenças que são transmitidas humana animal. A conselheira Maria Helena perguntou qual a cobertura dos agentes de endemias, mapa, visitas por dia. A coordenadora de zoonoses informou que cada agente faz trinta e duas casas por dia e que Antônio Pereira estava descoberto, só havia sistema de mutirão. A conselheira Maria Helena perguntou qual a previsão de visita e se é possível informar a comunidade da Vila Samarco com antecedência para que possam se organizar. A coordenadora de zoonose informou que são duas semanas de treinamento para atuação em campo. A conselheira Maria Helena perguntou se o atendimento for particular e for feito o diagnóstico de dengue se a vigilância é notificada. O Diretor da Vigilância em Saúde disse que a notificação é compulsória. A conselheira Maria Helena disse que tem conhecimento de um caso positivo de dengue e Antônio Pereira e o Diretor da Vigilância disse não ter chegado nenhuma notificação ainda. O Presidente falou que a conselheira pode fazer uma denúncia a ouvidoria para que seja investigado o caso. A conselheira Maria Helena perguntou como está sendo a contratação dos agentes de endemias, e a coordenadora de zoonoses informou que é através de processo seletivo. A conselheira Denizete perguntou de quem é a responsabilidade de acompanhar a qualidade da água. Na oportunidade falou que a água que está chegando em Amarantina é de péssima qualidade. O Diretor da Vigilância em Saúde disse que quem acompanha é a vigilância ambiental e que fazem coletas de amostras de água de forma mensais em pontos públicos antes da água chegar nas residências e essas amostras são encaminhadas para a FUNED (Fundação Ezequiel Dias) que é laboratório credenciado pelo Estado. A conselheira Maria Helena pediu que os resultados das análises sejam divulgados. A conselheira Mariana falou que agentes comunitários de saúde comunicaram sobre pessoas com dor de barriga e foi feito uma denúncia pra vigilância que foi na localidade e coletou água para posterior análise. O Presidente falou que existe um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) contra a SANEOURO por causa da qualidade da água fornecida em algumas localidades. Na oportunidade falou que está circulando nas redes sociais sobre possível surto de intoxicação pela água, mas que até o momento não existe nenhuma notificação. O Diretor da Vigilância em Saúde disse que as denúncias tem que serem feitas de forma oficial, não pelas redes sociais. Na oportunidade falou que as localidades que deram alteração na água são: Santo Antônio do Salto, Santa Rita e Bauxita. A conselheira Denizete disse que gostaria que fosse coletado a água que chega na caixa d’água de Amarantina. A conselheira Jesuína falou que tem conhecimento de uma escola que está com infestação de pulgas. A coordenadora da zoonose disse que é só fazer um ofício que vão la fazer aplicação de veneno. Passando para os informes o Presidente falou da dificuldade de arrumar local para realização da conferência no dia oito de março e a possível mudança do dia. Falou ainda que a conferência de dará em duas etapas e que serão divididos os grupos para condução das diretrizes. Na oportunidade falou que a ideia é mobilizar a atenção primária para cada equipe trazer dois delegados para a conferência uma vez que em experiências anteriores a realização de pré conferências nos distritos não tem boa participação popular. A conselheira Maria Helena falou que no dia oito de março acontecerá um evento em Antônio Pereira organizado pelo Projeto de mãos dadas com Antônio Pereira. A conselheira Márcia falou que o médico Ariosvaldo se dispôs a fazer uma capacitação para os conselheiros e que se dará nos trinta primeiros minutos das reuniões do conselho, sendo quinze minutos para apresentação e quinze minutos para discussões. O conselheiro Luiz sugeriu que seja ponto de pauta a pesquisa sobre a saúde da população negra, já que virá uma verba de quatrocentos e noventa mil reais para o município para a pesquisa. Na oportunidade falou que essa pesquisa saiu como proposta da conferência de Promoção da Igualdade Racial. O Presidente falou que a pesquisa visa coletar dados epidemiológicos da população negra no município. O Presidente deu por encerrada a reunião as 18:05 horas, ficando a próxima reunião agendada para o dia 08/03/2023 as 16:00 horas. Eu, Luíza Helena Gomes, lavrei a presente ata, que será assinada por mim, Secretária Executiva e pela mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde.

Atos


Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº  3127


 

ATO Nº 614/2023

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,

Considerando a Lei Complementar Municipal nº 218, de 24 de fevereiro de 2023, que dispõe sobre o modelo de gestão e a consolidação da Estrutura Organizacional da Administração Direta do Município de Ouro Preto.

Considerando que a citada Lei Complementar extinguiu todos os cargos comissionados e as funções de confiança/funções gratificadas previstos na legislação que antecede sua vigência.

Considerando que a servidor nomeado no presente ato estava nomeado em cargo de comissão ou em função de confiança/função gratificada que foi extinto pela mencionada lei complementar.

Considerando o art. 24-A da Lei Complementar Municipal nº 21 de novembro de 2006, que dispõe sobre o Plano de Cargos e vencimentos da Prefeitura de Ouro Preto.

 

Resolve:

 

Art. 1º NOMEAR o Sr. José Marcos Moreira para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Chefe de Departamento de Estradas Vicinais da Regional Santa Rita, CC-06, junto à Secretaria Municipal de Obras,com os vencimentos e vantagens do cargo.

Art. 2º Haja vista a não interrupção entre o exercício das funções do cargo extinto e o cargo objeto da presente nomeação pelo servidor aludido neste ato, não se procederá, neste momento, ao pagamento das verbas rescisórias referentes ao cargo extinto, mas quando da exoneração do cargo aqui nomeado, considerando-se a continuidade.

Art. 3º Os efeitos deste ato retroagem a 02 de março de 2023.

 

Prefeitura de Ouro Preto, 09 de março de 2023.

 

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3127


 

ATO Nº 615/2023

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,

Considerando a Lei Complementar Municipal nº 218, de 24 de fevereiro de 2023, que dispõe sobre o modelo de gestão e a consolidação da Estrutura Organizacional da Administração Direta do Município de Ouro Preto.

 

Resolve:

 

Art. 1º EXONERAR o Sr. Filipe Martins de Assis Alvarenga Lage do exercício das funções do cargo de provimento em comissão de Gerente de Comunicação, CC-04, junto à Chefia de Gabinete, para as quais foi nomeado pelo Ato n° 27/2023, a partir desta data.

 

Prefeitura de Ouro Preto, 09 de março de 2023.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3127

 

ATO Nº 616/2023

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,

Considerando a Lei Complementar Municipal nº 218, de 24 de fevereiro de 2023, que dispõe sobre o modelo de gestão e a consolidação da Estrutura Organizacional da Administração Direta do Município de Ouro Preto.

 

Resolve:

 

Art. 1º EXONERAR o Sr. Udson de Carvalho Fonseca do exercício das funções do cargo de provimento em comissão de Diretor de Jornalismo, CC-05, junto à Chefia de Gabinete, para as quais foi nomeado pelo Ato n° 29/2023, a partir desta data.

 

Prefeitura de Ouro Preto, 09 de março de 2023.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº  3127


 

ATO Nº 617/2023

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,

Considerando a Lei Complementar Municipal nº 218, de 24 de fevereiro de 2023, que dispõe sobre o modelo de gestão e a consolidação da Estrutura Organizacional da Administração Direta do Município de Ouro Preto.

 

Resolve:

 

Art. 1º NOMEAR o Sr. Filipe Martins de Assis Alvarenga Lage para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Assessor Especial, CC-03, junto à Chefia de Gabinete, com os vencimentos e vantagens do cargo, a partir desta data.

 

Prefeitura de Ouro Preto, 09 de março de 2023.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3127


 

ATO Nº 618/2023

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,

Considerando a Lei Complementar Municipal nº 218, de 24 de fevereiro de 2023, que dispõe sobre o modelo de gestão e a consolidação da Estrutura Organizacional da Administração Direta do Município de Ouro Preto.

 

Resolve:

 

Art. 1º NOMEAR o Sr. Udson de Carvalho Fonseca para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Gerente de Comunicação, CC-04, junto à Chefia de Gabinete, com os vencimentos e vantagens do cargo, a partir desta data.

 

Prefeitura de Ouro Preto, 09 de março de 2023.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº  3127


 

ATO Nº 619/2023

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,

Considerando a Lei Complementar Municipal nº 218, de 24 de fevereiro de 2023, que dispõe sobre o modelo de gestão e a consolidação da Estrutura Organizacional da Administração Direta do Município de Ouro Preto.

 

Resolve:

 

Art. 1º NOMEAR a Sra. Nathalia Souza Silva para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Diretora de Jornalismo, CC-05, junto à Chefia de Gabinete, com os vencimentos e vantagens do cargo, a partir desta data.

 

Prefeitura de Ouro Preto, 09 de março de 2023.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

Decretos


Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3127

 

DECRETO Nº 6.862 DE 06 DE MARÇO DE 2023 

Redistribui o servidor Wellington da Silva Rodrigues.

 

O Prefeito de Ouro Preto, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com os termos do art. 43 da Lei Complementar nº 02/00 – do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ouro Preto,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica redistribuído para a Secretaria Municipal de Agropecuária, o servidor Wellington da Silva Rodrigues, matrícula 011404, lotado na Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, no cargo de Motorista.

 

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 06 de março de 2023, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.


 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3127


 

DECRETO Nº 6.863 DE 06 DE MARÇO DE 2023

Dispõe sobre a formação de comissões de acompanhamento no âmbito dos processos de regularização fundiária e implantação de conjuntos habitacionais de interesse social para apoio e acompanhamento das suas etapas.

 

            O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal, 

 

            Considerando a competência do Município para a elaboração de projeto de regularização fundiária de Interesse Social (Reurb-S), conforme dispõe o art. 33, §1º, inc. I, da Lei 13.465/17.

 

            Considerando o objetivo de franquear a participação dos interessados nas etapas do processo de regularização fundiária, bem como de implantação de conjuntos habitacionais.

 

            DECRETA: 

            Art. 1º Em cada processo de regularização fundiária urbana de interesse social (Reurb-S) bem como nos projetos de implantação de conjuntos habitacionais será constituída Comissão de acompanhamento formada por membros eleitos da comunidade e representantes do poder público municipal com a finalidade de apoiar as ações de melhorias urbanas e acompanhar as etapas da regularização fundiária.

            Art. 2º As Comissões serão compostas por 06 integrantes, dividindo-se em membros da comunidade, sendo eles: 04 (quatro) beneficiários e 02 (dois) representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação. 

            Art. 3º Serão substituídos os representantes que se ausentarem em 03 (três) atividades sem justificativa.

            Parágrafo único A composição das Comissões poderá ser alteradas por solicitação de seus membros e de 03 (três) votos favoráveis.

            Art. 4º Serão atribuições das Comissões:

            I - estabelecer comunicação entre o poder público e as famílias beneficiárias;

            II - monitorar as metas de execução das novas obras e o cronograma das etapas;

       III - acompanhar e auxiliar o trabalho técnico social a ser desenvolvido até que a meta pactuada tenha sido alcançada;

            IV - socializar informações entre equipe técnica, engenharia e as famílias já comodatárias e futuras beneficiárias;

          V - comunicar ao Executivo Municipal sobre qualquer suspeita de irregularidade nas obras para que seja verificada sua existência.

            Art. 5º A Comissão se reunirá:

            I - ordinariamente uma vez a cada 02 (dois) meses, convocada pelos representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação;

            II - extraordinariamente sempre que necessário, convocada por qualquer dos membros, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas.

            Art. 6º As reuniões acontecerão presencialmente em local público (escola do bairro) ou virtualmente desde que todos tenham acesso à tecnologia necessária para participação.

            Art. 7º A convite da Comissão poderão participar das reuniões representantes do Poder Executivo, Legislativo, instituições públicas ou privadas ou membros da sociedade civil para prestar informações e esclarecimentos com pauta pré-definida.

            Art. 8º É obrigatória a confecção de Ata em todas as reuniões.

        Art. 9º A coordenação executiva das assembleias será exercida pelas mobilizadoras sociais e nos seus impedimentos, pela equipe técnica social da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, à qual caberá elaborar a Ata, aprová-la junto aos membros representantes da comissão e juntá-la aos autos do procedimento de Reurb.           

            Art. 10 O quórum mínimo para reuniões é de 04 (quatro) de seus componentes.

            Art. 11 As deliberações serão aprovadas por maioria simples, que corresponde a 50% (cinquenta por cento) mais um dos participantes.

            Art. 12 O prazo de funcionamento da Comissão será o mesmo da vigência do processo de regularização fundiária.

            Art. 13 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. 

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 06 de março de 2022, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3127


 

DECRETO Nº 6.864 DE 06 DE MARÇO DE 2023 

Dispõe sobre a nomeação de membro para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ouro Preto (COMDIM/OP) e altera o Decreto nº 6.244, de 06 de outubro de 2021.

 

            O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial as que lhe conferem o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal e a Lei nº 1.029 de 08 de março de 2017,

 

            DECRETA:

 

            Art. 1º Fica nomeada Marina Barros Ubaldo Pereira, membra suplente, representante da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ouro Preto (COMDIM/OP), em substituição a Mara Simone de Lima, membra suplente, nomeada por meio do Decreto nº 6.244, de 06 de outubro de 2021.

            Parágrafo único A membra suplente acima nomeada dará continuidade ao mandato de dois anos, iniciado em 14 de outubro de 2021, substituindo a antecessora Mara Simone de Lima, que fica, de consequência, dispensada da referida função.

            Art. 2º O inciso XXVI do art. 1º do Decreto nº 6.244, de 06 de outubro de 2021, passa a vigorar com a seguinte redação:

            “Art.1º(...)

            XXVI – Marina Barros Ubaldo Pereira, membra suplente, representante da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);

            (...)” NR

            Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. 

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 06 de março de 2023, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº  3127

 

DECRETO Nº 6.866 DE 08 DE MARÇO DE 2023 

Redistribui a servidora Camila Xavier da Costa Leite. 

 

O Prefeito de Ouro Preto, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com os termos do art. 43 da Lei Complementar nº 02/00 – do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ouro Preto,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica redistribuída para a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, a servidora Camila Xavier da Costa Leite, matrícula 014347, lotada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no cargo de Agente Administrativo.

 

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. 

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 08 de março de 2023, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº  3127

 

 

DECRETO Nº 6.867 DE 08 DE MARÇO DE 2023 

       Exonera o servidor Douglas William Moreira Ribeiro.

 

O Prefeito de Ouro Preto, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com os termos do art. 60, inciso III, da Lei Complementar Municipal nº 02/2000 – do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ouro Preto,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica exonerado do cargo de Médico – Atenção Básica 40 horas, a partir do dia 14 de janeiro de 2023, o servidor Douglas William Moreira Ribeiro, a pedido do mesmo, lotado na Secretaria Municipal de Saúde.

 

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 14 de janeiro de 2023.

 

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 08 de marçode 2023, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3127


 

DECRETO Nº 6.868 DE 08 DE MARÇO DE 2023 

Interrompe licença sem vencimentos concedida a servidora Suellen Santos Paiva.

 

O Prefeito de Ouro Preto, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com os termos do art. 155, da Lei Complementar nº 02/00, do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ouro Preto e da Lei Complementar nº 173/17,

DECRETA:

 

Art. 1º Fica interrompida, a partir de 06 de fevereiro de 2023, a licença sem vencimentos concedida a servidora Suellen Santos Paiva, matrícula nº 14511, por meio do Decreto nº 6.275, de 03 de novembro de 2021, a pedido da mesma.

 

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 06 de fevereiro de 2023.

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 08 de março de 2023, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº  3127


 

DECRETO Nº 6.870 DE 08 DE MARÇO DE 2023

Concede licença sem vencimentos a servidora Michelle de Rezende Bicalho.


            O Prefeito de Ouro Preto, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com os termos do art. 155, da Lei Complementar nº 02/00, do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ouro Preto, e da Lei Complementar nº 173/17,

            DECRETA:

 

            Art. 1º Fica concedida licença sem vencimentos a servidora Michelle de Rezende Bicalho, matrícula nº 13658, a pedido da mesma, pelo período de 03 (três) anos, a partir de 01 de março de 2023.

 

            Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 01 de março de 2023.

 

            Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 08 de março de 2023, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

Editais


Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3127     

 

 

Classificação - Convocação - Estágio

Processo de Seleção – Edital sob nº003/2023 - Secretaria Municipal de Agropecuária

 

A Gerência de Recursos Humanos torna público o resultado final do EDITAL 03/2023 (SMA), referente ao processo de Seleção de estagiários do curso de Comunicação Social (Jornalismo).

 

Candidato                                                        Colocação

Mariana Marques de Aquino Brasileira                  1º

 

Ficam convocado(a)s o(a)s seguintes classificado(a)s do processo de seleção:

 

Mariana Marques de Aquino Brasileira

Conforme edital 03/2023, o(s) estagiário(s) deverá(ão) demonstrar interesse na vaga, no prazo de 48 horas após a publicação no Diário Oficial do Município, enviando para o e-mail grh.atendimento@ouropreto.mg.gov.br  os seguintes documentos digitalizados:

 

Carteira de identidade

CPF

Foto 3x4

Título de Eleitor

Comprovante de endereço atualizado (últimos três meses)

Certidão de quitação eleitoral

Comprovante de matrícula

Histórico Escolar

 

Esta classificação/convocação entra em vigor a partir de sua publicação.


 

Ouro Preto, 09 de Março de 2023. 

 

 

GERALDA ONOFRE PEDROSA

Diretora de Gestão de Recursos Humanos

 

 Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3127




Convocação - Estágio

Processo de Seleção – Edital sob nº011/2022 PJ

 

A Gerência de Recursos Humanos convoca referente ao processo de seleção de estagiários o(s) seguinte(s) estagiário(s) do curso de direito:

 

Bruna Mazzoni Pereira

 

Conforme edital 11/2022, o(s) estagiário(s) deverá(ão) comparecer na Gerência de Recursos Humanos, no prazo de 48 horas após a publicação no Diário Oficial do Município, para interesse na vaga, entrega dos documentos citados abaixo e assinatura do termo de compromisso.

 

Carteira de identidade

CPF

Foto 3x4

Título de Eleitor

Comprovante de endereço atualizado (últimos três meses)

Certidão de quitação eleitoral

Comprovante de matrícula

Histórico Escolar

 Esta convocação entra em vigor a partir de sua publicação.




Ouro Preto, 09de Março de 2023.


 

GERALDA ONOFRE PEDROSA

Diretora de Gestão de Recursos Humanos

Ouro Preto, 09/03/2023 – Diário Oficial – Edição nº  3127


 

EDITAL PARA SELEÇÃO DE TRABALHADOR DA SAÚDE DA SECRETARIA

MUNICIPAL DE SAÚDE DE OURO PRETO PARA PARTICIPAR COMO

PRECEPTOR DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE PET SAÚDE/GESTÃO E ASSISTÊNCIA – 2022/2023

 

A Coordenação do Projeto PET SAÚDE/GESTÃO E ASSISTÊNCIA – 2022/2023, por meio das Secretarias de Saúde dos Municípios de Ouro Preto e Mariana, considerando o EDITAL No 1, DE 11 DE JANEIRO 2022, que trata da SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE (PET-SAÚDE-2022/2023), faz saber aos interessados que:

 

Encontra-se aberta inscrição para seleção de trabalhador da saúde de nível superior, vinculado à gestão no SUS, envolvido em atividades de integração ensino-serviço-comunidade nos territórios onde os projetos serão desenvolvidos para atuação como preceptor do PET SAÚDE – 2022/2023.

 


INFORMAÇÕES GERAIS:

 

Segundo o edital Nº 1 de 11 DE JANEIRO DE 2022:

 

Para este Edital, as atividades serão estruturadas em dois eixos de atuação, que podem ser desenvolvidos em todos os níveis de complexidade da Atenção à Saúde:

 

1. Eixo da Gestão em Saúde: Pretende-se:

 

1.1: Desenvolver competências e habilidades que contribuam e colaborem com a gestão das políticas de saúde; a estrutura e a organização da rede de Atenção à Saúde; a regulação em saúde e a organização da sociedade civil, em uma perspectiva generalista, humanista, crítica e reflexiva, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania; além de estimular a educação permanente e promover o desenvolvimento dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. 

 

1.2: Desenvolver projetos que contemplem os seguintes temas: Gestão do Trabalho em Saúde; Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde; Modelos de Atenção à Saúde; Redes de Atenção à Saúde; Ensino na Saúde; Gestão das Práticas de Educação em Saúde; Economia da Saúde; Avaliação Econômica em Saúde; Gestão de Custos em Instituições de Saúde; Judicialização da Saúde sob o Enfoque da Evidência Científica; Avaliação e Monitoramento em Saúde; Organização de Serviços de Saúde e Mudanças no Modelo de Atenção à Saúde; Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde; Disponibilidade e Oferta de Serviços (equipamentos/insumos/medicamentos); Infraestrutura (estrutura física/recursos físicos/recursos humanos/integração ensino-saúde); Epidemiologia; e Iniciativas de Atenção à Saúde, de Gestão em Saúde e de Educação em Saúde Voltadas para a Pandemia de Covid-19, nos três níveis de Atenção à Saúde.

 

2. Eixo da Assistência à Saúde: Pretende-se:

 

2.1: Desenvolver competências e habilidades que possibilitem aos alunos atuar nos diversos cenários de prática, no contexto de articulação ensino-serviço, buscando o aprendizado, bem como a aquisição de competências e habilidades específicas da atividade profissional e da vivência da prática previstas na contextualização curricular. Essa atividade objetiva o desenvolvimento dos alunos para a formação e para o trabalho em conformidade com os projetos pedagógicos dos cursos, com práticas efetivas, e deve levar em conta as habilidades, as competências e os conteúdos requeridos do perfil do aluno para o futuro exercício profissional; e

 

2.2: Desenvolver projetos que contemplem os seguintes temas: Vigilância em Saúde e Promoção da Saúde; Procedimentos na Atenção Primária à Saúde; Atenção Domiciliar do SUS; Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar do SUS; Segurança do Paciente; Urgência e Emergência do SUS; Os Cuidados com a Saúde Mental; As Doenças Crônicas; Atenção às Demandas e aos Procedimentos Eletivos; e Iniciativas de Atenção à Saúde, de Gestão em Saúde e de Educação em Saúde voltadas para a Pandemia de Covid-19, nos três níveis de Atenção à Saúde.

 

Os participantes do projeto deverão se dedicar ao projeto, no mínimo, 8 (oito) horas semanais, que serão monitoradas pelos coordenadores dos projetos e dos grupos de aprendizagem tutorial. Todos os profissionais deverão cumprir 4 horas referentes à carga horário do PET-Saúde dentro da carga horária de trabalho e, as demais 4 horas fora da carga horária de trabalho com a realização de reuniões, relatórios e demais atividades pertinentes ao projeto.

 

VAGAS

 

Será aberta 1 (uma) vaga para trabalhador da saúde de nível superior, vinculado à gestão no SUS no município de Ouro Preto, para reposição de vaga de preceptor no Grupo 1. Esse Grupo é referente ao eixo gestão e o preceptor não poderá ser do curso de Farmácia, visto que, os preceptores pertencentes a esse grupo deverão ser profissionais de diferentes graduações, conforme edital nº 01/2022.

 

INSCRIÇÕES

 

Poderão se inscrever no processo seletivo, de acordo com o item 4.11 do edital Nº 1, de 11 DE JANEIRO DE 2022, profissionais com graduação em saúde, vinculados à gestão do SUS e selecionados pelo gestor da Secretaria de Saúde por meio de processo seletivo. É obrigatório o requisito de estarem vinculados aos serviços do SUS e envolvidos em atividades de integração ensino-serviço-comunidade nos territórios onde os projetos serão desenvolvidos.

 

As inscrições deverão ser realizadas EXCLUSIVAMENTE por meio do formulário no link:     

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8bNd9Y61C2TQembm2VjFGTAaOVpHey-NDteBwm3hqg4vadQ/viewform?usp=pp_url

e os documentos comprobatórios para avaliação curricular deverão ser enviados para o email:petsaude.ouropreto2022@gmail.com, com o título “Edital Seleção Preceptores-PET Saúde 2022/2023”. Vale ressaltar que os documentos comprobatórios devem ser denominados com o nome completo do candidato.

 

O período de inscrição (preenchimento do formulário e envio dos documentos comprobatórios) ocorrerá das 00:00h do dia 10/03/2023 até as 23 horas e 59 minutos do dia 13/03/2023.

 

Não serão aceitas inscrições realizadas fora deste prazo.

 

 

SELEÇÃO

 

A seleção de profissionais de saúde para preceptoria no PET-SAÚDE/GESTÃO E ASSISTÊNCIA – 2022/2023 será realizada através da avaliação do currículo seguindo a seguinte pontuação:

 

Quadro 1: Barema de pontuação para avaliação curricular

 

Titulação / Atividades

Pontuação atribuída

Especialização em preceptoria no SUS

3 pontos

Residência ou especialização em Saúde Coletiva ou Educação em Saúde ou

Atenção Primária à Saúde ou áreas afins

2 pontos

Mestrado

2 pontos

Doutorado*

4 pontos

Experiência profissional em Saúde Pública

ou gestão em atenção à saúde no SUS

1 ponto por ano

(máximo de 5 pontos)

Experiência prévia com preceptoria no

SUS (PET, residência, estágio

supervisionado, extensão)

1 ponto por semestre

(máximo de 5 pontos)

Profissionais da Saúde que trabalham na extensão e supervisão de estágio curricular

1 ponto por semestre

(máximo de 5 pontos)

* Não será somada a pontuação do título de doutor à pontuação do título de mestre.

 


DOCUMENTOS

 

Para a efetivação da inscrição, os candidatos deverão encaminhar para o email petsaude.ouropreto2022@gmail.com, com o título “Edital Seleção Preceptores - PET Saúde 2022/2023”, os seguintes documentos anexados em formato PDF (vale ressaltar que os documentos comprobatórios devem ser denominados com o nome completo do candidato):

 

1. Comprovante das titulações e atividades que farão parte do escopo de avaliação para esta seleção (Quadro 1).

Obs: Os candidatos deverão se atentar para solicitarem, desde já, os documentos comprobatórios junto aos órgãos emissores, a fim de que o prazo estipulado pelos órgãos para a emissão dos documentos não prejudique os candidatos no cumprimento do prazo final de envio das documentações, previsto neste edital para expirar em 13/03/2023.

 

  

RESULTADOS E RECURSOS

 

O resultado preliminar será divulgado no diário oficial do município no dia 14/03/2023. Os candidatos poderão entrar com recurso referente ao resultado preliminar até as 23:59h do dia 15/03/2023 através do e-mail petsaude.ouropreto2022@gmail.com com as devidas justificativas. Após avaliação dos recursos, o resultado final será divulgado também no diário oficial no dia 17/03/2023.

 


CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A Coordenação do Projeto PET-SAÚDE/GESTÃO E ASSISTÊNCIA – 2022/2023 da Secretaria de Saúde do Município de Ouro Preto não se responsabiliza por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamento das linhas de comunicação, nem por documentos corrompidos ou não comprovados.

 

A Coordenação entrará em contato, por e-mail, com os selecionados para realização do cadastro.

 

Cabe ressaltar que essa seleção está voltada para a concorrência de projeto conjunto da Universidade Federal de Ouro Preto e Secretarias Municipais de Saúde de Ouro Preto e Mariana de acordo com o edital No 1, de 11 DE JANEIRO DE 2022. Vale salientar que, todos aqueles profissionais que não forem desclassificados no processo de seleção ficarão em cadastro reserva.

 


Ouro Preto, 09 de Março de 2023

 

 


Coordenação do Projeto PET-SAÚDE/GESTÃO E ASSISTÊNCIA – 2022/2023 da

Secretaria de Saúde do Município de Ouro Preto.

 

Convênios


Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3127


 

EXTRATO DE CONTRATO DE RATEIO Nº 001/2023 – CONSÓRCIO PÚBLICO INSTITUIÇÃO DE COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL DO MÉDIO PARAOPEBA – ICISMEP

 

CONTRATO DE RATEIO Nº 001/2023 – QUE FORMALIZAM ENTRE SI O CONSÓRCIO PÚBLICO INSTITUIÇÃO DE COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL DO MÉDIO PARAOPEBA E O MUNICÍPIO DE OURO PRETO: TEM POR OBJETO O RATEIO DOS RECURSOS FINANCEIROS NECESSÁRIOS À REALIZAÇÃO DAS DESPESAS DE CUSTEIO E INVESTIMENTO DA ICISMEP, ENGLOBANDO AS DESPESAS DE PESSOAL CIVIL, OBRIGAÇÕES PATRIMONIAIS, MATERIAIS DE CONSUMO, MATERIAIS PEMANENTES E OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS – PESSOAS FÍSICA E JURÍDICA – ASSIM COMO OUTRAS DESPESAS DE MANUTENÇÃO DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DO CONSÓRCIO. VALOR TOTAL DO CONTRATO: VALORES A SEREM PAGOS PELO MUNICÍPIO AO CONSÓRCIO: R$378.000,00. VENCIMENTO: 31/12/2023.

 

Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº 3127

 

EXTRATOS DE TERMO ADITIVO DE CONVÊNIO 007/2021

 

TERCEIRO TERMO ADITIVO DE VALOR AO CONVÊNIO nº 007/2021 QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE OURO PRETO E A AMIG. CONSTITUI OBJETO DESTE, O ADITIVO DE VALOR AO CONVÊNIO EM EPÍGRAFE. DIANTE DA MUDANÇA DE PORTE DO MUNICÍPIO EM DECORRÊNCIA DA VARIAÇÃO DOS RECOLHIMENTOS DA COMPENSAÇÃO FINANCEIRA PELA EXPLORAÇÃO MINERAL—CFEM. O VALOR DA CONTRIBUIÇÃO MENSAL DO MUNICÍPIO A PARTIR DE 01/2023 DEVERÁ SER DE R$ 15.875,38(QUINZE MIL, OITOCENTOS E SETENTA E CINCO REAIS E TRINTA E OITO CENTAVOS).

 

O VALOR A SER EMPENHADO EM 2023, REFERENTE ÁS 12(DOZE) MENSALIDADES É DE R$190.504,56(CENTO E NOVENTA MIL, QUINHENTOS E QUATRO REAIS E CINQUENTA E SEIS REAIS), CORRENDO AS DESPESAS À CONTA DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA N° 02.06.01.04.122.0031.2044.3.3.50.41.00, FICHA 257, FONTE 1.500,00 PARA O PRESENTE EXERCÍCIO. 

 

 

Licitações



Ouro Preto, 09/03/2023 - Diário Oficial - Edição nº  3127


 

Extrato de licitações 

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna público revogação dos itens 42, 69, 96, 103, 104, 164 e 181 do PE SRP nº.062/2021 de objeto aquisição de material de expediente e escritório, com a finalidade de atender as demandas da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e seus departamentos. (31) 3559-3301. Fábio Rodrigues BragaPregoeiro.

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna público SUSPENSÃO do Pregão Eletrônico nº. 088/2022 – Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de manutenção preventiva, corretiva e instalação de aparelhos de ar condicionado para retificação do edital e do termo de referência. Informações: (31) 3559-3301. Andréa A. S. Guimarães – Pregoeira.