portal da transparência

Decretos


Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041


 

DECRETO Nº 6.692 DE 24 DE OUTUBRO DE 2022

 

Concede isenção de crédito tributário ao Sr.  José Geraldo Tette.

 

O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica concedida a isenção total do crédito tributário do (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e da TCR (Taxa de Coleta de Resíduos), para o exercício de 2022, referente à propriedade do imóvel inscrito no cadastro imobiliário do Município sob o nº 02.02.091.0183.001, em nome do Sr. José Geraldo Tette, posto que conforme a Lei Complementar nº. 208 de 25 de março de 2022, bem como o Decreto nº. 6.457/2022, o imóvel, cuja a titularidade é do contribuinte citado, foi atingido por desastre natural causado pelas chuvas ocorridas em Ouro Preto em 2022.

 

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 24 de outubro de 2022, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.


 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041

 

DECRETO Nº 6.682 DE 17 DE OUTUBRO DE 2022

 

Dispõe sobre a nomeação de membro para compor o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção     e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/FUNDEB) e altera o Decreto nº 6.053 de 07 de maio de 2021.

 

O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial as que lhe conferem o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal, a Lei nº 343 de 11 de julho de 2007e alterações posteriores,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica nomeado José Roniel da Silva Oliveira, membro titular, representante dos estudantes da educação básica pública da rede municipal de ensino, para compor o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/FUNDEB), em substituição a Creuza Ferreira Guimarães, membro titular, nomeada por meio doDecreto nº 6.053 de 07 de maio de 2021.

 

Parágrafo único O membro titular acima nomeado dará continuidade ao mandato que iniciou em 07/05/2021 e encerra em 31/12/2022, substituindo a antecessora Creuza Ferreira Guimarães, que fica, de consequência, dispensada da referida função.

 

Art. 2º O inciso XVII do art. 1º do Decreto nº 6.053 de 07 de maio de 2021, passa a vigorar com a seguinte redação:

 

“Art.1º

(...)

XVII – José Roniel da Silva Oliveira, membro titular, representante dos estudantes da educação básica pública da rede municipal de ensino;

(...)” NR

 

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 17 de outubro de 2022, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041


 

DECRETO Nº 6.683 DE 17 DE OUTUBRO DE 2022

 

Dispõe sobre a nomeação de membro para compor o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção     e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/FUNDEB) e altera o Decreto nº 6.053 de 07 de maio de 2021.

 

O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial as que lhe conferem o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal, a Lei nº 343 de 11 de julho de 2007e alterações posteriores,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica nomeada Rosilene Rodrigues Fernandes, membro titular, representante dos estudantes da educação básica pública da rede municipal de ensino, para compor o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção   e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/FUNDEB), em substituição a Gualberto Gomes Mendes, membro titular, nomeado por meio doDecreto nº 6.053 de 07 de maio de 2021.

 

Parágrafo único A membro titular acima nomeada dará continuidade ao mandato que iniciou em 07/05/2021 e encerra em 31/12/2022, substituindo o antecessor Gualberto Gomes Mendes, que fica, de consequência, dispensado da referida função.

 

Art. 2º O inciso XV do art. 1º do Decreto nº 6.053 de 07 de maio de 2021, passa a vigorar com a seguinte redação:

 

“Art.1º

(...)

XV – Rosilene Rodrigues Fernandes, membro titular, representante dos estudantes da educação básica pública da rede municipal de ensino;

(...)” NR

 

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 17 de outubro de 2022, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041


 

DECRETO Nº 6.684 DE 17 DE OUTUBRO DE 2022

 

Dispõe sobre a nomeação de membro para compor o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção     e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/FUNDEB) e altera o Decreto nº 6.053 de 07 de maio de 2021.

 

O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial as que lhe conferem o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal, a Lei nº 343 de 11 de julho de 2007e alterações posteriores,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica nomeada Natalice Alexsandra da Silva, membro suplente, representante dos estudantes da educação básica pública da rede municipal de ensino, para compor o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção   e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/FUNDEB), em substituição a Thássia Sthéfane de Fátima Lopes, membro suplente, nomeada por meio doDecreto nº 6.053 de 07 de maio de 2021.

 

Parágrafo único A membro suplente acima nomeada dará continuidade ao mandato que iniciou em 07/05/2021 e encerra em 31/12/2022, substituindo a antecessoraThássia Sthéfane de Fátima Lopes, que fica, de consequência, dispensada da referida função.

 

Art. 2º O inciso XVI do art. 1º do Decreto nº 6.053 de 07 de maio de 2021, passa a vigorar com a seguinte redação:

 

“Art.1º

(...)

XVI – Natalice Alexsandra da Silva, membro suplente, representante dos estudantes da educação básica pública da rede municipal de ensino;

(...)” NR

 

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 17 de outubro de 2022, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041

 

DECRETO Nº 6.685 DE 17 DE OUTUBRO DE 2022

 

Dispõe sobre a nomeação de membro para compor o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção     e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/FUNDEB) e altera o Decreto nº 6.053 de 07 de maio de 2021.

 

O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial as que lhe conferem o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal, a Lei nº 343 de 11 de julho de 2007e alterações posteriores,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica nomeada Maria Fernanda Gomes Vieira Pereira, membro suplente, representante dos estudantes da educação básica pública da rede municipal de ensino, para compor o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/FUNDEB), em substituição a José Roniel da Silva Oliveira, membro suplente, nomeado por meio doDecreto nº 6.053 de 07 de maio de 2021.

 

Parágrafo único A membro suplente acima nomeada dará continuidade ao mandato que iniciou em 07/05/2021 e encerra em 31/12/2022, substituindo o antecessor José Roniel da Silva Oliveira, que fica, de consequência, dispensado da referida função.

 

Art. 2º O inciso XVIII do art. 1º do Decreto nº 6.053 de 07 de maio de 2021, passa a vigorar com a seguinte redação:

 

“Art.1º

(...)

XVIII – Maria Fernanda Gomes Vieira Pereira, membro suplente, representante dos estudantes da educação básica pública da rede municipal de ensino;

(...)” NR

 

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 17 de outubro de 2022, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.


 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

 

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041


 

DECRETO Nº 6.688 DE 19 DE OUTUBRO DE 2022

Concede licença sem vencimentos à servidora Andreza Maciel Morinig de Freitas.

O Prefeito de Ouro Preto, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com os termos do art. 155, da Lei Complementar nº 02/00, do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ouro Preto, e da Lei Complementar nº 173/17,

                      DECRETA:

Art. 1º Fica concedida licença sem vencimentos à servidora Andreza Maciel Morinig de Freitas, matrícula nº 14036, a pedido da mesma, pelo período de 03 (três) anos, a partir de 11 de novembro de 2022.

Art. 2º Este decreto entra em vigor na data da sua publicação.

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 20 de outubro de 2022, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041


 

DECRETO Nº 6.689 DE 20 DE OUTUBRO DE 2022

Concede licença sem vencimentos à servidora Maria do Carmo Neves Lessa de Carvalho.

O Prefeito de Ouro Preto, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com os termos do art. 155, da Lei Complementar nº 02/00, do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ouro Preto, e da Lei Complementar nº 173/17,

                      DECRETA:

Art. 1º Fica concedida licença sem vencimentos à servidora Maria do Carmo Neves Lessa de Carvalho, matrícula nº 13906, a pedido da mesma, pelo período de 03 (três) anos, a partir de 28 de outubro de 2022.

Art. 2º Este decreto entra em vigor na data da sua publicação.

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 20 de outubro de 2022, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041


 

DECRETO Nº 6.690 DE 24 DE OUTUBRO DE 2022

 

Concede isenção de crédito tributário a Sra. Maria Auxiliadora Costa.

 

O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica concedida a isenção total do crédito tributário do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial Territorial Urbana) e da TCR (Taxa de Coleta de Resíduos) para o exercício de 2022, referente à propriedade do imóvel inscrito no cadastro imobiliário do Município sob o nº 01.02.001.0780.001, em nome da Sra. Maria Auxiliadora Costa, posto que conforme a Lei Complementar nº. 208 de 25 de março de 2022, bem como o Decreto nº. 6.457/2022, o imóvel, cuja a titularidade é do contribuinte citado, foi atingido por desastre natural causado pelas chuvas ocorridas em Ouro Preto em 2022.

 

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 24 de outubro de 2022, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.


 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto


Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041


 

DECRETO Nº 6.691 DE 24 DE OUTUBRO DE 2022

 

Concede isenção de crédito tributário ao Sr. José Carlos Duarte.

 

O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica concedida a isenção total do crédito tributário do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e da TCR (Taxa de Coleta de Resíduos) para o exercício de 2022, referente à propriedade do imóvel inscrito no cadastro imobiliário do Município sob o nº 02.02.091.0104.001, em nome do Sr. José Carlos Duarte, posto que conforme a Lei Complementar nº. 208 de 25 de março de 2022, bem como o Decreto nº. 6.457/2022, o imóvel, cuja a titularidade é do contribuinte citado, foi atingido por desastre natural causado pelas chuvas ocorridas em Ouro Preto em 2022.

 

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 24 de outubro de 2022, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041


 

DECRETO Nº 6.693 DE 24 DE OUTUBRO DE 2022

 

Concede isenção e remissão de crédito tributário ao Sr. Antônio Paulo de Carvalho.

 

O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica concedida a isenção total do crédito tributário do (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e da TCR (Taxa de Coleta de Resíduos), para o exercício de 2022, referente à propriedade do imóvel inscrito no cadastro imobiliário do Município sob o nº 01.05.025.0957.001, em nome do Sr. Antônio Paulo de Carvalho, posto que conforme a Lei Complementar nº. 208 de 25 de março de 2022, bem como o Decreto nº. 6.457/2022, o imóvel, cuja a titularidade é do contribuinte citado, foi atingido por desastre natural causado pelas chuvas ocorridas em Ouro Preto em 2022.

 

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 24 de outubro de 2022, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.


 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041

 

 

DECRETO Nº 6.695 DE 25 DE OUTUBRO DE 2022 


Concede isenção de crédito tributário ao Sr. Bruno da Silva Gonçalves.

 

O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica concedida a isenção total do crédito tributário do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e da TCR (Taxa de Coleta de Resíduos) para o exercício de 2022, referente à propriedade do imóvel inscrito no cadastro imobiliário do Município sob o nº. 01.01.061.0592.001, posto que conforme a Lei Complementar nº. 208 de 25 de março de 2022, bem como o Decreto nº. 6.457/2022, o imóvel, cuja a titularidade é do contribuinte Espólio do Sr. Avelino Lopes da Silva, sendo locado para o contribuinte citado, foi atingido por desastre natural causado pelas chuvas ocorridas em Ouro Preto em 2022.

 

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. 

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 25 de outubro de 2022, trezentos e onze anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e dois anos do Tombamento.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

Atas


Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041

 

ATA DA 213ª (DUCENTÉSIMA DÉCIMA TERCEIRA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI 04.05.2022

 

No dia quatro (04) de Maio de 2022 (dois mil e vinte e dois), às nove horas e 15 minutos no auditório da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo “Casa de Gonzaga”, no município Ouro Preto, realizou-se a 213ª (ducentésima décima terceira) reunião do COMPATRI, que contou com a presença dos seguintes conselheiros: Carlos Magno de S. Paiva, representante da UFOP; Carlos José Aparecido de Oliveira, representante da Arquidiocese de Mariana; Leonardo B. Godefroid, representante da FAMOP; Ana Paula da S. Paixão, representante da Secretaria de Cultura e Patrimônio, Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa, representante da SEMMA; Ludmila Ribeiro Souza, representante da FAOP; Manuela Auxiliadora de Deus, representante da Secretaria de Obras; os seguintes conselheiros justificaram sua ausência: Carlos Henrique Bicalho, Maria Raquel Alves Ferreira e Bruna Machado Lisboa. A reunião contou com os seguintes participantes: Bruno Castilho, Cristina Cairo, Priscila Fernandes, Vânia de Fátima, Geraldo Maguino Vasconcelos, Margareth Monteiro, Paula Lotti, Débora Dornelas, Cristiane Patrícia, Vanda Aparecida, Glaucia Barbosa, Letícia Ferreira, Filipe Leão, Gustavo Oliveira. Após a verificação do quórum o presidente Carlos Magno deu início à reunião com a leitura e aprovação da ata da reunião 212. Na sequência Carlos Magno fez uma breve contextualização do mandato que devido à pandemia ocorreu com reuniões no modo virtual, com exceção da reunião de posse e da reunião de hoje que é a de encerramento do atual mandato, Magno informou que no final da reunião será entregue aos conselheiros um certificado de participação no COMPATRI. Na sequência o presidente explicou que após consulta a Casa dos Conselhos o atual mandato do conselho termina hoje de acordo com a Resolução publicada pelo COMPATRI. Carlos explica que o representante de Miguel Burnier Marco Antônio foi convidado para a reunião e teve um compromisso e ficou e chegar a até o fim da reunião. Carlos Magno cita que esteve em reunião no distrito de Miguel Burnier e que não foi bem recebido por alguns moradores que o apontaram como se ele fosse o culpado pelo atraso na execução das obras da Gerdau no distrito. Em informes, Carlos Magno cita que o edital de recomposição das entidades culturais e preservacionistas do COMPATRI foi finalizado e que todas as vagas foram ocupadas. No outro informe Carlos Magno relata que o COMPATRI recebeu um ofício do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Ouro Preto questionando a colocação de correntes navais na pracinha localizada nos fundos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no documento o conselho frisa que as correntes remetem ao tempo da escravidão e que agridem a memória e a história da população negra, e encerra pedindo que as correntes sejam retiradas e propõem uma reunião conjunta com os envolvidos. A secretaria de Cultura e Turismo Margareth Monteiro explica que o pedido de fechamento da pracinha foi feito pela comunidade e pela paróquia, devido ao local estar sendo utilizado como estacionamento e como ponto de uso de drogas. Após breve discussão, como encaminhamento o COMPATRI vai responder o ofício se comprometendo a participar da reunião. No primeiro ponto de pauta temos, Análise da denúncia feita contra a empresa Gerdau no distrito de Miguel Burnier, Carlos Magno expõe que na reunião anterior do COMPATRI o morador de Miguel Burnier Marco Antônio apresentou as seguintes denúncias: que a Gerdau não está cumprindo com o cronograma de ações dos projetos em Miguel Burnier, que a empresa Joglo sumiu do distrito e por último que a Gerdau está manipulando a comunidade local dizendo que o atraso das obras é culpa do COMPATRI, colocando a comunidade contra o conselho. Na sequência Bruno Castilho representante da Gerdau se compromete dizendo que após a troca do mandato a empresa continuará participando das reuniões do COMPATRI para expor o andamento das obras sempre que for solicitado. O Morador de Burnier o senhor Geraldo Magno relata que a insatisfação de alguns moradores é com relação ao relatório do programa da Gerdau que foi entregue em atrasado, e frisa que o documento foi feito, que não houve desvio de verba e frisa que em função desse atraso quatro pessoas necessitadas perderam seu emprego. A senhora Vânia relata que vive em Burnier há 60 anos e que sonha viver mais 60 anos em Miguel Burnier, mesmo sabendo que seus familiares não moram na comunidade, Vânia frisa que o mais importante é preservar o patrimônio do distrito, a história e a riqueza de Miguel Burnier. Vânia ressalta que essa é a primeira vez que recebe um convite para participar da reunião do COMPATRI, e frisa que espera da Joglo e da Gerdau que os projetos sejam concluídos. O presidente Carlos Magno, em oposição à fala da Sra. Vânia, destacou que a comunidade de Miguel Burnier, por meio do representante da Associação dos Moradores e do representante do Projeto Estação Cultura, foi convidada a participar de todas as reuniões do COMPATRI em que se tratou de discutir temas envolvendo o Distrito e/ou a empresa Gerdau. Vânia cita que muita coisa não foi feita até hoje na comunidade por não existir um diálogo e sim brigas. Vanda frisa que sempre que a comunidade for convidada eles vão enviar um representante a fim de levantar a bandeira da comunidade. A moradora Vânia de Fátima relata que a população de Burnier já foi de mais de 3000 moradores e que hoje tem em torno de 240 pessoas, e que alguns poucos moradores que não são da comunidade não conhecem as raízes ao contrário dos que nasceram lá. Vânia relata que em seus 60 anos vividos em Burnier nunca recebeu nenhum tipo de manipulação e que sempre teve sua própria opinião e para finalizar cita que desde 2021 é a atual presidente da Associação de Moradores de Miguel Burnier junto com o senhor Geraldo Maguino “Tuia” que é o vice-presidente, e disse que juntos vão buscar melhorias para a população que quiser manter residência no distrito. Vânia cita que as fachadas das casas já estão sendo pintadas e afirma que sempre que a comunidade solicita, ela consegue se reunir com a empresa, e que no momento não tem nada a reclamar. Bruno Castilho explica que o existe uma empresa no exterior que fiscaliza os projetos da Gerdau e acompanha todo o andamento e a realização de cada projeto. E a comunidade de Miguel Burnier durante dois anos não apresentou a prestação de contas do projeto e o Instituto Gerdau cancelou todos os projetos e seu recurso financeiro de que não cumprem as regras, como no caso de Burnier. Na sequência Bruno Castilho e Priscila Fernandes apresentaram o andamento do Cronograma de Ações no distrito. Priscila cita que existem cinco frentes de trabalho com projetos a serem executados em Burnier: os itens (1 e 2) são relacionados ao “Projeto de Emergência para proteção da Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora de Calastróis e dos bens integrados e moveis da igreja” e no item 2, sobre a “Conferência e levantamento da igreja, das edificações anexas e bens integrados”, cujo projeto teve início em Setembro/2021 foi entregue a Gerdau em Fevereiro/2022 e está em processo de revisão. Bruno Castilho explica que a proposta prevê uma cobertura de metal para toda a edificação e explica após o projeto ser avaliado pela equipe técnica da Gerdau, o mesmo seguirá para a aprovação da prefeitura e do COMPATRI ainda no mês de Maio/2022. No item 3, Projeto de Restauração da Igreja de Sagrado Coração de Jesus, bens integrados, coretos e área externa, o projeto foi dividido em duas etapas, sendo que na primeira ficou o paisagismo frontal e posterior da igreja e a segunda etapa com a restauração do coreto e construção do Centro de vivência. Priscila afirma que a primeira etapa já foi autorizada pela prefeitura e a o projeto da segunda etapa já foi enviado para análise e aprovação da prefeitura. O presidente Carlos Magno questiona quem foi que autorizou o projeto do paisagismo frontal e posterior de Sagrado Coração de Jesus, e frisa que o projeto foi aprovado pela Prefeitura de Ouro Preto sem a autorização do COMPATRI. Carlos Magno afirma que o COMPATRI não aprovou o projeto da Gerdau e propôs que o projeto apresentasse uma visão mais ampla da proposta, Magno finaliza dizendo que o projeto foi aprovado à revelia do COMPATRI e pede esclarecimentos. Bruno explica que o projeto foi apresentado ao COMPATRI, na sequência foi alterado, foi apresentado e aprovado pela comunidade e enviado para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação onde foi aprovado. Priscilla cita que foi encontrado um acervo de mais de 200 vestimentas além das inventariadas e que a Gerdau fez um aditivo para a restauração das peças. Na sequência Priscilla explica que o Projeto de Restauração do dormitório está paralisado, pois é necessário encontrar o proprietário do imóvel para que seja solicitada a restauração. Godefroid questiona a empresa por citar a comunidade e questiona quem é a comunidade. Bruno Castilho responde que a comunidade de Burnier sempre é convidada para as reuniões da empresa através de cartazes e de porta em porta, e ressalta que as reuniões são abertas a comunidade e com um horário que atenda a todos. Cristina Cairo cita que o processo de tombamento da Igreja de Sagrado Coração de Jesus está paralisado e ressalta que o momento atual é ideal para a retomada desse processo, pois faltam poucos itens a serem colhidos no dossiê. O conselheiro Carlos José pede que o dossiê seja enviado de forma oficial também para a Arquidiocese de Mariana como forma de agilizar o processo. Ana Paula afirma que houve uma aprovação pelo COMPATRI da proposta de abertura do tombamento de Sagrado Coração de Jesus em 2012, e frisa que o dossiê de tombamento foi feito e protocolado pela Gerdau, mas devido à mudança de gestão na prefeitura e no COMPATRI o processo não foi pautado novamente. Ana Paula explica que esse dossiê precisa ser atualizado e relata que foi constatado que a Sagrado Coração de Jesus teve apenas a abertura do processo de tombamento aprovada pelo COMPATRI, sendo que o proprietário, Arquidiocese de Mariana, não foi notificado. Ana Paula ressalta que de acordo como a Procuradoria Jurídica do município o processo de tombamento só tem início após o proprietário do imóvel ser notificado, e completa dizendo que se o COMPATRI tem o interesse nesse tombamento é necessário que o conselho notifique com urgência o proprietário do bem com um pedido de tombamento provisório. Ana explica que nesse momento o PROPAT não tem condições de absorver esse dossiê e questiona se a Gerdau aproveitando todos os levantamentos que foram feitos, pode absorver o caso e atualizar o dossiê da Igreja de Sagrado coração de Jesus. A Secretaria de Cultura Margareth Monteiro explica que foi feito um levantamento de dados sobre o tombamento da Igreja de Sagrado Coração de Jesus, e afirma que o dossiê da igreja deu entrada no COMPATRI apenas para conhecimento, Margareth frisou que a referida igreja não é tombada e por esse motivo não existe a necessidade de aprovação do COMPATRI na execução dos projetos da Gerdau. Margareth frisa que vem participando ativamente na comunidade e que vem presenciando uma participação bem ativa da comunidade, que vem solicitando o apoio da Secretaria para que as obras sejam autorizadas e executadas, e frisa que a comunidade de Miguel Burnier pede que: briguem menos, discutam menos e ajam mais. A senhora Vânia moradora de Burnier relata que tudo que eles pedem para a Gerdau eles atendem e afirma que o mesmo ocorre com relação à Secretaria Margareth. O Conselheiro Leonardo expressou sua preocupação quanto a essa afirmação e que caso seja procedente que haja maior eficácia na conquista de recursos e sua aplicação na comunidade. Bruno afirma que já encerrou a apresentação e Ana Paula Paixão se compromete a ajudar a empresa a encontrar os proprietários do dormitório. Na sequência a arquiteta Priscilla Fernandes pediu que fosse constado em ata que a empresa Joglo esteve presente na comunidade de Miguel Burnier por 11 dias entre Fevereiro e Abril com os seguintes profissionais: arquiteto, historiador, topógrafo, conservadores e engenheiros. Carlos Magno explica que o assunto teve início com uma participação do presidente do COMPATRI em uma reunião do CODEMA, frisa que os 15 milhões de reais foi uma conquista do conselho pra comunidade, através de uma construção coletiva, e ressalta que até no último segundo o conselho brigou por Chiqueiro dos Alemães, mas perdemos Magno frisa que não concorda com o “discutam menos e ajam mais”, e frisa que o conselho agiu muito e o COMPATRI vem sendo visto como o criador de obstáculos. Magno frisa que foi uma conquista do COMPATRI, ao contrário do que vem sendo divulgado frisando que a prefeitura conseguiu junto a Gerdau 15 milhões de reais para ações em Miguel Burnier. Bruno Castilho afirma que a Gerdau sempre estará presente nas reuniões enquanto houver diálogo, e afirma que essa conquista é fruto de todas as reuniões junto com uma construção que envolveu a comunidade, o COMPATRI, a Gerdau, Bruno frisa que a prefeitura também teve uma participação importante nessa conquista. Margareth Monteiro como representante da prefeitura parabeniza o COMPATRI na pessoa do presidente Carlos Magno e do vice Leonardo Godefroid pelo empenho e pelo trabalho desempenhado em prol do patrimônio do município. Margareth ressalta que é assim que o COMPATRI deve seguir na nova gestão. A Vânia moradora de Burnier agradece o empenho do COMPATRI, da prefeitura e da Gerdau pela luta em prol da história da comunidade. Carlos Magno explica que entendeu que a igreja não é tombada e por esse motivo não voltou ao conselho, mas já que começou no conselho poderia ter retomado. No segundo ponto de pauta temos, solicitação de autorização para serviços de pintura interna e externa – alvenarias e esquadrias – da Capela de Nossa Senhora dos Remédios do Fundão do Cintra, bem tombado a nível municipal: a arquiteta Ana Paula do PROPAT faz uma breve contextualização expondo que a Capela de Fundão foi tombada a nível municipal em 2010 e que no ano passado a partir de um pedido da comunidade o COMPATRI aprovou: a troca do assoalho da sacristia, a descupinização, e desratização, dedetização de toda a capela e troca do telhado e das telhas. Ana explica que essas obras mobilizaram os moradores a pedir a pintura interna e externa, pois pretendem realizar as coroações de Maio e um casamento na capela, e afirma que a Secretaria deu início a elaboração de um projeto de restauração dos elementos artísticos que vai incluir pintura mais detalhada. Ana ressalta que na última reforma a portada da capela foi pintada de rosa e afirma que não foi localizado nenhum documento que justifique essa cor. Ana expõe que a comunidade está solicitando que as paredes sejam pintadas de branco e que as partes de madeira, a portada e o cruzeiro sejam pintadas de azul, voltando à cor original. Na sequência o COMPATRI aprovou a proposta de forma unânime. No terceiro ponto de pauta temos, Apreciação de projeto em perímetro tombado, Rua dos Trapichos, São Bartolomeu; com a arquiteta Paula Lotti que explica que esse projeto já esteve sob análise do COMPATRI, e que o mesmo trata-se de uma casa projetada com osmose da bioarquitetura, Paula afirma que o questionamento principal do conselho foi sobre a obra estar ou não inserida na área de tombamento do distrito, Paula ressalta que o perímetro de tombamento de São Bartolomeu coincide com a ZPE e afirma que o imóvel está sim na área de tombamento. Na sequência Paula apresenta as imagens do local de pontos diferentes e afirma que o imóvel vai interferir o mínimo possível na paisagem local. Paula relata que no terreno já existe uma edificação de 34 m² que fica escondida no meio da vegetação, e afirma que essa nova edificação terá 148 m² e também ficará embutida na vegetação do terreno que tem aproximadamente 7.600 m². Paula afirma que no novo projeto tiveram algumas modificações como troca de telhado de sape por telha cerâmica, uso de terra crua, madeira e terra e a cobertura da garagem foi alterada de policarbonato por telha cerâmica. Na sequência a arquiteta Débora Dornelas afirma que alguns pontos identificados na reunião anterior foram alterados, e afirma que o projeto tem parecer favorável do IPHAN e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. O conselheiro Pedro Lisboa afirma que o imóvel possui uma área bem vegetada e questiona se haverá grande supressão da vegetação. Paula responde e mostra através de imagens que o local escolhido para a construção do imóvel será uma área descampada evitando a supressão vegetal. Na sequência a proposta foi aprovada de forma unânime pelos conselheiros e sem mais nada a tratar eu, Maria Margarete de Souza Custodio lavrei a presente ata que será aprovada e assinada mim e pelos conselheiros presentes.

Carlos Magno de Souza Paiva

Carlos José Aparecido de Oliveira

Leonardo Barbosa Godefroid

Ana Paula da S. Paixão

Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa

Manuela Auxiliadora de Deus

Ludmila Ribeiro Souza

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041

 

ATA DA 214ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI

No dia seis (06) do mês de Setembro de 2022 (dois mil e vinte e dois), às nove horas e 10 minutos através do Google Meet no município de Ouro Preto, realizou-se a 214ª reunião ordinária do COMPATRI. A reunião contou com a presença dos seguintes conselheiros: Marco Antônio de Almeida Costa Vasconcelos, presidente do COMPATRI; Alex Fernandes Bohrer, rep. do IFMG; Ludmila R. Souza, representante da FAOP; Maria Raquel A. Ferreira, rep. titular do IPHAN; Thais de P. Migliano, rep. suplente do IPHAN; André P. Perdigão, rep. do IAB/MG; Pedro Henrique Alves de B. Lisboa, rep. da Sec. de Meio Ambiente; André Castanheira Maia, rep. titular da Sec. de Cultura e Turismo; Renilson M. dos Santos, rep. suplente da Sec. de Cultura e Turismo; Larissa Gattass de Lima, rep. da Sec. de Obras e Urbanismo; Danielle G. Ferreira, rep. do IEPHA; Maria Margareth Monteiro, rep. titular da Sec. de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, Flávio Lemes da S. Malta, rep. suplente da Sec. de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano; Geraldo Ap. da Silva Gomes, rep. da FAMOP.  A reunião contou com os seguintes participantes: Charles Campos, Wemerson Braga, Glaucia Ribeiro, Priscilla Fernandes, Paula Lotti, Flávio Aparecido, Letícia D’angelo, Caio Celestino, Glaucia Barbosa, Vania Vicente, Cristina Cairo, Letícia Matos e Sibele Passos. Os conselheiros Leonardo Godefroid e Paulo Tarso justificaram sua ausência. Após a verificação do quórum o presidente Marco Antônio deu início a reunião empossando os seguintes conselheiros: Larissa G. de Lima, Daniele G. Ferreira, André C. Maia, Thais de P. Migliano e na sequência foi aprovada a ata da reunião extraordinária do dia 17 de Agosto de 2022. No primeiro informe temos: Resposta do PROPAT sobre o tombamento do Conjunto Ferroviário de Crockat de Sá, o presidente Marco Antônio relata que o dossiê foi enviado ao PROPAT e em sua resposta o departamento afirma que o referido documento representa a etapa inicial dos trâmites do processo de tombamento, e que seu conteúdo apresenta tópicos que podem ser utilizados na montagem de um Dossiê de Tombamento, porém a documentação precisa ser revisada e complementada com base na portaria de nº 26/IEPHA antes de ser submetida e avaliada tecnicamente pelo PROPAT. No segundo informe temos: Audiência pública do Colégio Dom Bosco o professor Alex Bohrer informa que os Salesianos não compareceram na audiência, e frisa que foi uma reunião longa, bem organizada e com muita pressão e relata que os Salesianos ganharam na justiça após apresentarem um documento que comprova a doação do prédio. Alex explica que o imóvel é tombado pelo IEPHA, está sendo vendido e que provavelmente o comprador vai propor alterações em suas características durante sua transformação em hotel. Alex afirma que a comunidade local sempre foi contra a venda do prédio e que na década de 70 os Salesianos organizaram um loteamento que é o Residencial Dom Bosco. Alex frisa que quando ocorreu o tombamento todo o material histórico do prédio já tinha sido levado para Barbacena e ressalta a importância do registro desse acervo. Alex afirma que muitos itens do edifício foram comprados através de vaquinha feita pela população de Cachoeira do Campo e pede que seja verificado nas cláusulas de compra se foi feita alguma objeção de reforma para uso de hotel. Após breve discussão, a conselheira Daniele Gomes do IEPHA informou que tentou localizar a situação do Colégio Dom Bosco frente ao órgão e afirma que vai buscar nos departamentos informações sobre o tombamento.  Alex afirma que não havia nenhum representante do executivo na audiência pública e Margareth Monteiro afirma que gostaria de ter participado, mas não foi convidada. Como encaminhamentos da audiência o “Movimento o Dom Bosco é nosso” apresentou a proposta de levar aos candidatos, Zema e Kalil, uma proposta de desapropriação do edifício e das terras e um pedido de que ambos assumam como campanha; e a Câmara de vereadores vai abrir uma CPI para investigar o loteamento, o prédio do Colégio e suas terras. Alex propõe que o representante do IEPHA e os Salesianos sejam convidados para participarem da reunião do COMPATRI para que informem o que será feito com o edifício. Como encaminhamento Marco Antônio propõe que seja pautado na próxima reunião desde que a Daniele consiga nos dar um retorno sobre o imóvel, e convidar os salesianos para participarem da reunião. No primeiro ponto de pauta temos, Apresentação do TCC do Dossiê do Projeto de Restauração do Coreto da Praça Cesário Alvim em Ouro Preto, Flávio Aparecido fez uma bela apresentação do projeto de restauração do Coreto com imagens que evidenciaram a degradação do imóvel, a falta de telhas, as peças danificadas nos balaústres, o uso inadequado do espaço, e na sequência apresentou uma proposta de restauração do bem com: levantamento arquitetônico com detalhamento dos cortes das fachadas, um diagnóstico do estado de conservação, o mapa de danos, e uma proposta de intervenção com serviços preliminares e a especificação dos materiais a serem utilizados. Na sequência o conselheiro Renilson informa que fez recentemente um pedido de restauração desse coreto que foi enviado para o IPHAN, e ressalta que ficou impressionado com o trabalho do Flávio e pede que o mesmo seja disponibilizado para que a obra de restauração seja licitada, e Flávio prontamente concorda com a solicitação. Após o Flávio receber os elogios pelo seu belo trabalho, o presidente Marco Antônio afirma que vereadora Lilian foi convidada para participar da reunião afim de informar se foi tomada alguma providência sobre a situação dos moradores que ocupam o coreto, e afirma que a vereadora será provocada novamente. A conselheira Maria Raquel sugere que o Trem da Vale seja provocado para uma possível parceria de restauração adotando as obras de restauro do coreto, e o conselheiro Pedro Lisboa reforça que o município tem uma lei que permite que as empresas adotem o espaço público.  No segundo ponto de pauta temos, Apreciação de proposta de obra nova na ZPE em Miguel Burnier "Centro de Vivência", a arquiteta Priscilla Fernandes apresenta o projeto de construção do Centro de Vivência localizado na lateral da igreja de Sagrado Coração de Jesus e o projeto de revitalização do Coreto. Priscilla explica que a proposta foi aprovada pela comunidade, já foi protocolada na prefeitura e que ao ser submetida ao Grupo Técnico o mesmo pediu que inicialmente o projeto fosse aprovado pelo COMPATRI. Na sequência Priscilla apresentou o projeto em 3D do Centro de Vivência que conta com: cozinha, banheiro, área de socialização, um pergolado feito em estrutura metálica, iluminação e estacionamento com 25 vagas. Para a cobertura do Centro de Vivência Priscilla afirma que optou-se por uma laje plana, pois a cobertura com telha cerâmica ficaria mais alto que o coreto impactando o visual, e frisa que a prioridade do projeto foi priorizar a altura do Coreto e do Centro de Vivência. Maria Raquel propõe que se o Plano Diretor prevê o uso de telha cerâmica, isso tem que ser levado em consideração, e afirma que o projeto pode ser adaptado utilizando a telha francesa permitindo uma arquitetura limpa, e propõe que o platô seja abaixado com uma terraplanagem sem a necessidade de laje. O conselheiro Alex reforça a fala de Raquel sobre o uso da telha e afirma que se o Centro ficar na mesma altura do coreto não vai interferir no visual.  A arquiteta Priscilla afirma que rebaixar o platô acarretará em outros problemas dentre eles a drenagem. Na sequência a arquiteta Sibele Passos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação expõe o parecer favorável da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. E após breve discussão, foi aprovado como encaminhamento que será recomendado a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação que o projeto seja alterado incluindo a utilização de cobertura em telha cerâmica francesa. No terceiro ponto de pauta temos, Apreciação da instalação da linha de Distribuição Ouro Preto 2 em Miguel Burnier, Charles Campos funcionário da Cemig fez uma apresentação do projeto de expansão da linha de distribuição que liga Engenheiro Corrêa a Miguel Burnier e Miguel Burnier a Congonhas. Charles expõe que no trajeto da linha de distribuição o único bem no imediato é um Cruzeiro de estrutura pequena que não será influenciado pela linha, e frisa que na faixa de servidão foram identificados alguns bens tombados, mas todos fora da faixa, sendo que o Cruzeiro está há 5 metros da faixa. A arquiteta Sibele Passos informa que o Cruzeiro não é tombado e sim inventariado como bem integrado do conjunto da Capela de Santo Antônio do Monte em Engenheiro Corrêa, Passos afirma que as informações repassadas foram insuficientes para a análise. Letícia Matos complementa a fala de Sibele dizendo que é um empreendimento de impacto que vai de Burnier a Engenheiro Corrêa e de Burnier a Congonhas e explica que na análise foi constatado que a linha de transmissão estaria numa distância de 5 metros e frisa que existem restrições para o que se encontra sobre a linha, Matos explica que nos documentos enviados não ficou claro se o Cruzeiro estava fora ou não, e agora isso foi esclarecido. O conselheiro Alex Bohrer questiona se da Capela de Santo Antônio do Monte poderá ser vista a linha de energia e Charles fala que sim. A Conselheira Margareth Monteiro informa que foi licitado e contratada uma empresa para a realização do dossiê de tombamento da Capela de Santo Antônio do Monte e das fazendas vizinhas. Cristina Cairo informa que o Cruzeiro é importantíssimo para as pessoas da comunidade e também no ritual de Congado que acontece no local. A conselheira Daniele pede que seja apresentado a localização das torres e do bem protegido para uma melhor análise dos possíveis impactos. Foi proposto que a Cemig possa auxiliar no projeto de restauração do Conjunto arquitetônico da Igreja de Santo Antônio do Monte, Charles afirma que pode verificar as possibilidades e Daniele explica que propostas de mitigação são mensuradas de acordo com o dano e de acordo com o bem. Alex completa dizendo que o impacto não será apenas no cruzeiro pois existe também o impacto no imaterial com a realização das festas no local e na vivência das pessoas. Marco Antônio pede que o conselho se manifeste se acompanha ou não o parecer da Secretaria com as recomendações de implantação de sinalização no impacto material e no imaterial. Charles se disponibiliza a conversar com a secretaria de Desenvolvimento Urbano para discutir quais as medidas mitigatórias podem ser pensadas para o local, e o conselho aprova a proposta por unanimidade. No quarto ponto de pauta temos, Apreciação da proposta de recomposição da escada lateral da Igreja Matriz de Santa Efigênia, com criação de patamar e regularização dos degraus existentes visando a melhoria da mobilidade, a arquiteta Paula Lotti da Secretaria de Cultura informou que foi solicitado por um morador da comunidade a melhoria da mobilidade na escadaria da Igreja de Santa Efigênia, na sequência foi feita uma apresentação de fotos antigas da escadaria e de fotos novas evidenciando a degradação da escada e mostrando  as reformas que vem sendo feitas sem o devido cuidado. Paula mostra que a saída lateral da escada para a rua não está favorecendo a mobilidade das pessoas, e o projeto de recomposição prevê: a criação de um patamar, a restauração das características originais da escada, e na lateral a recomposição de um platô em cantaria. Paula explica que na lateral subiria um nível com pedra quartzito e no topo com fragmentos de quartzito. Paula afirma que a escada é tombada a nível federal e inventariada a nível municipal. Maria Raquel afirma que o IPHAN foi favorável e relata que a irmandade e o congado fizeram vários pedidos de intervenção devido a escada ser muito utilizada nas festividades do local. A Superintendente Letícia Matos afirma que o parecer da Secretaria de Desenvolvimento Urbano é favorável a execução da obra, e na sequência foi aprovada por todos os conselheiros presentes. No quinto ponto de pauta temos, Revisão do Regimento interno do COMPATRI, Marco Antônio explica que foi aprovado pelo COMPATRI em 03/11/2021 algumas alterações no regimento interno do conselho e expõe que a Casa dos Conselhos enviou um e-mail sugerindo que seja publicado o novo regimento com a supressão dos capítulos II da Competência e Capítulo III da Composição. Na sequência Marco Antônio fez a leitura dos dois capítulos, e após breve discussão o conselheiro Alex propõe que por se tratar de uma legislação específica seja solicitado um parecer do conselheiro Carlos Magno sobre o pedido de supressão, sendo aprovado por todos os conselheiros. Na sequência Marco Antônio explica que o conselho foi provocado sobre o acervo do Instituto Histórico de Ouro Preto, e que também recebeu uma provocação do vereador Renato Zoroastro solicitando informações sobre o projeto de restauração da Estação Ferroviária de Rodrigo Silva. O Conselheiro Geraldo, representante da FAMOP, questionou sobre a aprovação do loteamento Residencial Vila Rica na entrada da cidade de Ouro Preto, sendo informado pela secretaria executiva, que o condomínio foi aprovado na reunião ordinária 153ª do COMPATRI, cuja ata foi encaminhada para o conselheiro Geraldo conforme solicitado pelo mesmo. Na sequência o presidente Marco Antônio informou que o assunto será pautada em reunião posterior. Na sequência sem mais nada a tratar o presidente deu por encerrada a reunião, e eu, Maria Margarete de Souza Custodio lavrei a presente ata que será assinada por mim e por todos os conselheiros presentes.

Maria Margarete de Souza Custodio

 Marco Antônio de Almeida Costa Vasconcelos

Alex Fernandes Borher

Daniele Gomes Ferreira

Maria Raquel da Silva Ferreira

Ludmila Ribeiro Souza

Geraldo Aparecido da Silva Gomes

Thais de Polli Migliano

André Pimenta Perdigão

Larissa Gattass de Lima

Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa

Renilson Martins dos Santos

André Castanheira Maia

Maria Margareth Monteiro

Flávio Lemes Malta

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041

 

ATA DA PRIMERIA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI MANDATO 2022/2024 17/08/2022

No dia dezessete (17) do mês de Agosto de 2022 (dois mil e vinte e dois), às nove horas e 12 minutos através do Google Meet no município de Ouro Preto, realizou-se a primeira reunião extraordinária do COMPATRI. A reunião contou com a presença dos seguintes conselheiros: Marco Antônio de Almeida Costa Vasconcelos, representante titular da Associação do Projeto Estação Cultura (ASSOPEC) e presidente do COMPATRI; Alex Fernandes Bohrer, representante do IFMG; Ludmila Ribeiro Souza, representante da FAOP; André Pimenta Perdigão, representante do Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/MG); Sandra Fosque Sanches, representante da FAMOP; Leonardo Barbosa Godefroid, representante da FAMOP; Maria Raquel Alves Ferreira, representante do IPHAN; Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Carlos Magno de Souza Paiva, representante suplente da ASSOPEC; Paula Ponciano Gomes Rosa, representante do IAB/MG; Carlos José Aparecido de Oliveira, representante da Arquidiocese de Mariana.  A reunião contou com os seguintes participantes: Tarcísio Brum, Sibele Passos, Daiane Soares, Danielle Endy, Priscilla Fernandes, Gláucia Barbosa, Letícia D’Angelo, Sidney Pedrosa, Flavio Aparecido e Vânia de Fátima. Após a verificação do quórum o presidente Marco Antônio deu início a reunião empossando os seguintes conselheiros: Carlos Magno de Souza Paiva, Carlos José Aparecido de Oliveira, Maria Raquel Ferreira e Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa, Marco Antônio frisou que nossa primeira reunião está acontecendo no dia do Patrimônio Cultural. Na sequência André Perdigão fez a leitura da ata da reunião 213ª, que após correções foi aprovada pelos conselheiros que estavam presentes na referida reunião. Em informes: Marco Antônio fez a leitura do ofício 305/2022/1ªPJOP do Ministério Público em relação ao acordo firmado de 15 milhões de reais entre a prefeitura e a Empresa Gerdau, onde no corpo do documento o MP pede que o COMPATRI esclareça em qual contexto ocorreu a disponibilização do recurso, se foi por: investimentos mitigatórios, obrigações legais, investimentos voluntários ou por investimentos obrigatórios. O conselheiro Carlos Magno fez uma breve contextualização sobre todo o processo de reuniões entre o COMPATRI e a Gerdau até a disponibilização do recurso de 15 milhões de reais e a construção do Cronograma de Ações. Magno frisou que as compensações construídas junto ao COMPATRI foram propostas com o objetivo de evitar ou reverter o esvaziamento do distrito de Miguel Burnier, sendo que essas ações propostas tratam-se de exigências para a mínima adequação ao dispositivo de lei municipal que estabelece a priorização e a fixação das pessoas em seu local de origem; e concluiu dizendo que não se trata de medida compensatória decorrente de licenciamento. Marco Antônio pede o apoio dos conselheiros Carlos Magno e Leonardo na elaboração do documento de reposta ao Ministério Público. No segundo informe, Marco Antônio fez a leitura do ofício do professor Sidney Pedrosa que pede o apoio do COMPATRI para o processo de preservação e tombamento do Conjunto Ferroviário da comunidade de Crockat de Sá, no documento Sidney relata a existência de um dossiê de restauro da Estação Ferroviária da comunidade, que foi elaborado pela Urbi Engenharia e Arquitetura e financiado pela MRS Logística, sendo que esse escritório poderá dar toda a assessoria necessária ao processo de tombamento histórico. Marco Antônio frisa que com relação aos tombamentos existe uma lista grande de bens a serem tombados, e que esse dossiê bem elaborado poderia contribuir para o processo de tombamento. Na sequência o professor Sidney Pedrosa fez uma breve explanação sobre o histórico de pedidos da comunidade. Após breve discussão ficou decidido que o COMPATRI vai enviar ao PROPAT: o ofício do professor pedindo o tombamento do Conjunto Ferroviário de Crockat de Sá, o dossiê de restauração, um pedido de informações sobre os trâmites de um processo de tombamento, e um ofício solicitando informações sobre os bens que estão em processo de tombamento e em qual processo cada bem se encontra. Marco Antônio pede que o professor Sidney também envie sua documentação ao PROPAT. No primeiro ponto de pauta temos: Apreciação de proposta de reforma do imóvel onde está situado o Posto dos Correios de Miguel Burnier - Rua João Gonçalves, nº 49-B, Centro, Miguel Burnier - situada na poligonal de entorno do bem "Conjunto Ferroviário de Miguel Burnier". Tarcísio Brum, arquiteto da Secretaria de Obras deu início com a apresentação do projeto da arquitetura postal da agência dos correios, e citou a remoção da marquise que não é parte do projeto original, pintura do imóvel e ressalta que em Burnier a pintura será realizada com cores terrosas como a palha, a camurça e a cor concreto sendo uma das propostas de cores para os edifícios que compõem fachada do correio de Burnier. Maria Raquel questiona se foi feita uma prospecção pictórica nas alvenarias e nas madeiras do imóvel. Tarciso explica que a prospecção não foi feita e afirmou que não é o autor do projeto, Brum afirma que o projeto prevê a restauração da fachada de todo o imóvel incluindo os imóveis vizinhos do posto de Correios. Marco Antônio chama a atenção para o Projeto de pintura da fachada das casas feito pela FAOP e salienta a necessidade de um diálogo entre a Secretaria de Obras e a FAOP, buscando uma melhor conexão das cores dos imóveis da comunidade. Após breve discussão sobre um pedido de reforma com a troca e o alinhamento das esquadrias do imóvel, a arquiteta Sibele Passos, responsável pelo parecer da obra, ressalta que não se trata de um projeto de restauração e sim de um pedido de reforma simplificada, que foi submetido ao COMPATRI por estar no entorno do Conjunto Ferroviário, que é um bem tombado municipal. Sibele frisa que a proposta é de pintura da fachada, manutenção e recuperação da cobertura e explica que as intervenções solicitadas estão condizentes para a preservação da ambiência e das relações de visibilidade do conjunto. Sibele afirma que na análise foi recomendado que em intervenções futuras fossem contempladas substituição das esquadrias metálicas e das de madeira, alinhamento das vergas, demolição de marquises. Após breve discussão sobre reforma e restauração do imóvel, o presidente propôs o seguinte encaminhamento: que seja enviado um retorno a Secretaria de Obras e Urbanismo sobre a possibilidade de inclusão da realização da prospecção da pintura e da troca das esquadrias buscando originalidade do imóvel, que foi aprovado por todos os conselheiros. No segundo ponto de pauta temos: Apreciação do requerimento 233/22 da vereadora Lilian Albuquerque solicitando informações acerca do Coreto da Praça Cesário Alvim, na Praça da Estação em Ouro Preto, o presidente Marco Antônio fez a leitura do requerimento que pede esclarecimentos sobre ações de vandalismo e uso do Coreto por moradores de rua e dependentes químicos, no fim do documento a vereadora questiona se existe um plano de ação adequado para a retirada desses moradores de rua do local e se existe alguma previsão de reforma do coreto. Marco Antônio afirma que o conselho foi provocado pensando na preservação do bem cultural. Maria Raquel afirma que o coreto é um bem que compõe Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto. Raquel afirma que um pedido de restauração desse Coreto foi protocolado no IPHAN e na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e que se tratava de um projeto elaborado com informações mínimas, Raquel afirma que em uma banca de conclusão de curso de graduação do IFMG conheceu um projeto de restauração desse coreto, sendo um projeto de qualidade bastante elevada, com pesquisa histórica, que apesar do caráter acadêmico apresenta um resultado bastante prático. O conselheiro Pedro Lisboa propõe que o projeto seja apresentado no conselho e que seja dada uma abertura para que novos projetos de restauro sejam apresentados. Na sequência o ex-aluno do IFMG Flavio Aparecido relata ser o autor do projeto citado pela Raquel e se dispõe a apresentá-lo ao COMPATRI. O conselheiro Alex Bohrer frisa que a vereadora precisa ser questionada sobre o que será feito com esses moradores de rua. Foi proposto como encaminhamento que: o COMPATRI vai responder ao requerimento da vereadora Lilian esboçando a preocupação para com os moradores de rua de todo o município de Ouro Preto, e firmar nossa preocupação com a preservação do patrimônio histórico, convidando a vereadora para conhecer o projeto de restauração e requalificação do Coreto da Praça Cesário Alvim feito pelo aluno Flávio do IFMG, sendo aprovado pelos conselheiros. No terceiro ponto temos: Acordo entre Ministério Público e Gerdau, envolvendo inquéritos de danos ambientais na região de Miguel Burnier, Ouro Preto, tendo alguns inquéritos como objetos Patrimônios Históricos e Culturais existentes no Distrito, o presidente Marco Antônio ressalta que solicitou a inclusão deste ponto de pauta após ser surpreendido no fim de Junho com um histórico no Instagram do Ministério Público mostrando um acordo com a Gerdau no valor de 20 milhões de reais e a contratação de auditoria independente, relacionado a danos ambientais causados no distrito de Miguel Burnier. Marco Antônio afirma que procurou o promotor Lucas Pardini para tentar entender esse acordo, sendo que a Empresa já estava em acordo com a Prefeitura, e foi informado que o objeto do acordo é a contratação de uma auditoria independente e o depósito de 10 parcelas de 2 milhões de reais em conta específica, sendo ao final o total de 20 milhões de reais, Marco Antônio afirma que vai enviar a todos os conselheiros a minuta final do acordo. Marco ressalta que no acordo consta contratação da auditoria independente, e depósitos de 10 parcelas de 2 milhões de reais em conta específica, para o arquivamento de 15 inquéritos civis públicos contra a Gerdau que em grande parte envolvem o patrimônio cultural. Marco Antônio propõe pautar o assunto na próxima reunião e convidar o Ministério Público para dar mais esclarecimentos sobre esse acordo, sendo aprovado pelos conselheiros. No quarto ponto temos: Apreciação do Projeto de restauração dos dormitórios que compõem o Conjunto ferroviário de Miguel Burnier, a arquiteta da Joglo Priscilla Fernandes que fez uma apresentação do projeto de restauração dos dormitórios e da situação atual do imóvel. Priscilla explica que após a reforma o dormitório será composto por: 2 ambientes maiores e 2 menores, banheiro com acessibilidade, um pátio frontal acessível, uma restauração das pinturas internas; cercamento do imóvel com grades, as fontes e as portas laterais serão mantidas; o telhado será de duas águas com telha francesa e a decisão de uso do espaço será decidido pela comunidade.  Priscila afirma que o imóvel tem lambrequins nas fachadas laterais e frontal e que na fachada posterior existem apenas os suportes dos lambrequins, e explica que a alvenaria será pintada numa cor próxima do palha. Godefroid questiona se o projeto de restauração do dormitório não poderia ser juntado com um projeto que restaure a estação ferroviária como um todo. Priscilla afirma que a estação ferroviária já foi reformada e a empresa foi convidada a fazer a restauração do dormitório. Marco Antônio questiona se a iluminação está contemplada na área externa do dormitório por se tratar de um local muito escuro. Priscila garante que toda a parte luminoteca, drenagem e paisagismo estão incluídos no projeto.  Sibele Passos afirma que dois pontos ficaram inconclusivos no projeto, que foi analisado com base no dossiê de tombamento do Conjunto Ferroviário de Miguel Burnier, e chamou a atenção para os dois pontos importantes que são: a inserção do lambrequim era restrito apenas às fachadas laterais e frontais e a equipe responsável pelo projeto apresenta o vestígio do lambrequim na fachada posterior. Sibele afirma que não foram encontrados registros iconográficos que comprovem a existência do lambrequim na fachada posterior, e afirmou que a existência da estrutura não é eficiente para afirmar se havia ou não o lambrequim e deixa em aberto para discussão, sendo aprovado que o lambrequim deverá ser instalado na fachada posterior. No outro ponto importante, Sibele afirma que o fechamento do jardim com a colocação de gradil, delimitando o espaço vai comprometer o contexto do Conjunto Ferroviário e frisa a necessidade de solucionar os desníveis entre a construção e o piso. Sibele afirma que a inserção das portas nas fachadas laterais é passível de aprovação considerando a melhoria do uso do imóvel. Na sequência o projeto foi aprovado pelos conselheiros e o fechamento do dormitório com grade será mantido por ser um pedido da comunidade. Na sequência Alex Bohrer informa que haverá uma audiência pública sobre o Colégio Dom Bosco em Cachoeira do Campo no dia 31 de Agosto. Alex ressalta a necessidade de um representante do COMPATRI na audiência e pede para ser o representante do COMPATRI. Todos aprovaram e como encaminhamento será feito contato com a organização do evento para solicitar a participação do COMPATRI. Na sequência o presidente deu por encerrada a reunião e sem mais nada a tratar eu, Maria Margarete de Souza Custodio lavrei a presente ata que será aprovada e assinada mim e pelos conselheiros presentes.

 

Maria Margarete de Souza Custódio  _

Marco Antônio de Almeida Costa Vasconcelos  

Sandra Fosque Sanches

Maria Raquel Alves Ferreira

Leonardo Barbosa Godefroid  

Alex Fernandes Bohrer  

Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa  

André Pimenta Perdigão  

Ludmila de Souza Ribeiro  

Carlos Magno de Souza Paiva ­

Carlos José Aparecido de Oliveira  

Paula Ponciano Gomes Rosa  

 

Atos


Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041


 

ATO Nº 290/2022

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,

 

Resolve:

Art.TORNAR SEM EFEITO o ATO Nº 015/2022 – RETIFICADO, publicado em 20 de janeiro de 2022.

Art. 2º MANTER a nomeação ocorrida por meio do ATO Nº 015/2022, publicado em 04 de janeiro de 2022, e onde lê-se “Chefe de Gabinete – C-1”, leia-se “Chefe de Gabinete do Prefeito – C-1”.

Art. 3º Os efeitos deste ato retroagem a 04 de janeiro de 2022.

 

Prefeitura de Ouro Preto, 14 de outubro de 2022.

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041


 

ATO Nº 291/2022

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,

 

Resolve:

 

Art. 1º EXONERAR o Sr. Ramon de Novais Moreira do exercício das funções do cargo de provimento em comissão de Diretor - C-4, junto à Secretaria Municipal de Saúde, para as quais foi nomeado pelo Ato n° 799/2021, a partir desta data.

 

Prefeitura de Ouro Preto, 19 de outubro de 2022.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041

 

ATO Nº 292/2022

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,

 

Resolve:

 

Art. 1º NOMEAR a Sra. Silvania Fátima Vasconcelos Ferreira, para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Diretora - C4, junto a Secretaria Municipal de Saúde, com os vencimentos e vantagens do cargo, a partir desta data.

 

Prefeitura de Ouro Preto, 19 de outubro de 2022.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

 

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041


 

ATO Nº 293/2022

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,

 

Resolve:

                        Art. 1º NOMEAR o Sr. Leandro José do Carmo, interinamente, para o exercício da Função Gratificada Patrimônio - FGP IV, no período de 10 de outubro a 08 de novembro de 2022, em virtude das férias regulamentares do titular, Sr. Fábio Cristiano Mendes, junto à Secretaria Municipal de Defesa Social, com os vencimentos e vantagens do cargo.

 

Art. 2º Os efeitos deste ato retroagem a 10 de outubro de 2022.

 

 

Prefeitura de Ouro Preto, 25 de outubro de 2022.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

 

 

Comunicado


Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041

 

CONVOCAÇÃO 

 

Prezados,

 Venho, por meio deste, convocar V. S.ª, conselheiro componente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Ouro Preto - CODEMA/OP bem como convidar os empreendedores e demais interessados nos assuntos em pauta, para a 5ª Reunião Extraordinária a ocorrer em 03 de novembro de 2022, às 14h. Ressalta-se que, aos inscritos previamente via e-mail codema@ouropreto.mg.gov.br será disponibilizado um prazo de 05 minutos para fala, se assim o desejar. A reunião contará com a seguinte pauta:

1) Expediente

1.1 Informes.

2) Ordem do dia:

2.1 Intervenção em APP-  SPE Cachoeira do Campo;

2.2 Supressão de vegetação, eucalipto, Novelis;

2.3 Supressão de vegetação com intervenção em APP em área particular, Saramenha;

2.4 Supressão de vegetação com intervenção em APP em área particular Santo Antônio do Salto;

2.5 Interceptor Saneouro;

2.6 Carta Resposta Vale

 

Na oportunidade, ressaltamos que, para dar mais publicidade às discussões, a reunião será realizada online, para tanto, segue o link da reunião Youtube: https://youtu.be/Rj4ZDpGiWE8

Abriremos com 15 minutos de antecedência, para ultimar os preparativos.

Solicitamos a gentileza de confirmar presença ou apresentar justificativa de ausência para averiguação de quórum.

Contamos com a Vossa presença e salientamos a importância de sua participação.

Atenciosamente,


 

Simone Fernandes Machado

Secretária Executiva do CODEMA

 

 

Francisco de Assis Gonzaga da Silva

Presidente do CODEMA

 

 

 

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041

 

CONVOCAÇÃO 

 

Prezados,

Venho, por meio deste, convocar V. S.ª, conselheiro componente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Ouro Preto - CODEMA/OP bem como convidar os empreendedores e demais interessados nos assuntos em pauta, para a 6ª Reunião Extraordinária a ocorrer em 04 de novembro de 2022, às 14h. Ressalta-se que, aos inscritos previamente via e-mail codema@ouropreto.mg.gov.br será disponibilizado um prazo de 05 minutos para fala, se assim o desejar. A reunião contará com a seguinte pauta:

1) Expediente

1.1 Informes gerais.

2) Ordem do dia:

2.1 Manifestação sobre solicitação de regularidade de atividade quanto ao uso e ocupação do solo municipal. Empreendimento PDR Sardinha e linha de Rejeito – GERDAL Açominas S/A, Mina Miguel Burnier.

Na oportunidade, ressaltamos que, para dar mais publicidade às discussões, a reunião será realizada online, para tanto, segue o link da reunião Youtube: https://youtu.be/aWs45muZlcA

Abriremos com 15 minutos de antecedência, para ultimar os preparativos.

Solicitamos a gentileza de confirmar presença ou apresentar justificativa de ausência para averiguação de quórum.

Contamos com a Vossa presença e salientamos a importância de sua participação.

Atenciosamente,

 


Simone Fernandes Machado

Secretária Executiva do CODEMA

 

 

Francisco de Assis Gonzaga da Silva

Presidente do CODEMA

 

 


Editais


Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041

 

EDITAL 006/2022 - EXTRATO DE PUBLICAÇÃO DA DECISÃO DE 3ª INSTÂNCIA PADM VISA/OP n°. 006/2022.

 

O Secretário Municipal de Saúde de Ouro Preto, julgador em 3ª Instancia, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o Processo Administrativo de Vigilância Sanitária – PADM VISA/OP n°. 006/2022.

Vem, pelo presente, NOTIFICAR o estabelecimento IRMÃOS FARID LTDA, Inscrito no CNPJ: 21.000.468/0010-47, da decisão em 3ª instância do Processo Administrativo Sanitário PADM VISA/OP 006/2022. A saber:

DECISÃO: Aplicação da penalidade de advertência e multa no valor de 12.578,61 (doze mil, quinhentos e setenta e oito, sessenta e um) UFEMGS – Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais.

A cópia do relatório completo da decisão em 3ª instância, a que vincula este edital, será encaminhado ao estabelecimento, junto à cópia desta publicação

 

Publique-se, notifique-se e cumpra-se.

 

Ouro Preto, 24 de outubro de 2022

 

 Julgador em 3ª Instancia

 

 

 

Contratos


Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041

 

EXTRATO DE CONTRATOS - 4ª SEMANA DE OUTUBRO - DEPARTAMENTO DE ATOS E CONTRATOS - DACAD.

 

PORTO SEGURO COMPANHIA DE SEGUROS GERAIS. PP 21/2019. Objeto: 5º aditivo do valor e do prazo.Vigência: 12 meses. Vencimento: 04/09/2023. Valor:R$ 145.790,14. DO: 02.15.01.10.122.0108.2204.3.3.90.39.00 FR102 Ficha 1053;02.06.01.04.122.0034.2053.3.3.90.39.00 FR100 Ficha290.

 

DL COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA. Pregão Eletrônico nº. 068/2021. Objeto: Contratação de empresa especializada no fornecimento de salgados, bolos, kits, lanches e afins, a fim de atender a demanda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e programas vinculados. Vigência: 09 meses. Vencimento: 25/07/2023. Valor:R$ 98.270,26. DO: 02.12.04.08.244.0090.2172.3.3.90.30.00 Fonte 129 Ficha 880; 02.12.04.08.243.0091.2176.3.3.90.30.00 Fonte 129 Ficha 812 .

 

Convênios


Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041


 

EXTRATO DE CONVALIDAÇÃO DE DESPESA ADMINISTRATIVA DO EXERCÍCIO DE 2021

 

 

Convalidação dos atos praticados para pagamento da despesa relativa à Nota de Empenho nº 3229/2021, classificada como Despesa Administrativa nº 1322/2022. Art. 55 da Lei 9.784/1999. Lei Orgânica. FUNDAÇÃO GORCEIX E UFOP. Desenvolvimento de pesquisa “UFOP em ação, prevenção, rastreamento e monitoramento de risco para COVID-19"

 

Portarias


Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041

 

PORTARIA  Nº. 073/2022 - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - SMS 

Dispõe sobre a necessidade de fiscalização e controle da Parte Diária apresentada pelos motoristas de veículos cooperados.

 

            O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de seu cargo e no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE:

Art. 1º – Os enfermeiros/gerentes/coordenadores de todos os locais onde funcionem serviços de saúde municipais deverão conferir todas as Partes Diárias dos motoristas de cooperativa que eventualmente prestem serviço e/ou estejam vinculados àquela unidade.

            Parágrafo único: Qualquer irregularidade constatada, bem como qualquer inconsistência entre o descrito no documento e o efetivamente realizado pelo motorista deverá ser imediatamente comunicada à Diretoria de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde

Art. 2º – À Diretoria de Transporte da Secretaria Municipal de Saúde compete, além de conferir e ratificar a Parte Diária do motorista, previamente aprovado pelo enfermeiro/gerente/coordenador dos serviços de saúde, tomar todas as providências e sanar qualquer irregularidade eventualmente constatada.

Art. 3º – Toda e qualquer discrepância entre o conteúdo da Parte Diária e o efetivamente realizado, ensejará, após a constatação, na responsabilização legal do motorista, ao qual serão aplicadas as sanções cabíveis.

Art. 4º – O Campo “Usuário”, componente da Parte Diária, deverá ser assinado pelo usuário do veículo quando do deslocamento, seja ele o paciente, acompanhante ou servidor da unidade.

Art. 5º. Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação.

 

                                                                          Ouro Preto, 27 de outubro de 2022.

 

Leandro Leonardo de Assis Moreira

Secretário Municipal de Saúde

 

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022 - Publicação nº 3041

 

Portaria PADM VISA/OP n°. 016/2022.

Instaura Processo Administrativo de Vigilância Sanitária nº. 016/2022 em desfavor do estabelecimento inscrito no CNPJ: 1092799/0001-31

 

O Coordenador de Vigilância Sanitária do Município de Ouro Preto, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto na Lei 13317/99 - Código de Saúde do Estado de Minas Gerais e;

Considerando o Auto de Infração Nº 899/2022, lavrado no dia 26 de Outubro de 2022, no estabelecimento: Restaurante e Lanchonete Ciclo do Ouro - LTDA, Inscrito no CNPJ: 1092799/0001-31, localizado à Rodovia MG, s/nº- KM 129 17, Antônio Preto - Ouro Preto/MG, pelo fato de o mesmo infringir a legislação sanitária vigente no que se refere aos incisos IX, XII, XXXII, XXXV e XXXVI do artigo 99 da lei 13.317/99.

 

RESOLVE:

Art. 1º. Instaurar Processo Administrativo nº. 016/2022 com o fim de apurar as infrações à legislação sanitária, constatadas em inspeção realizada pelo setor de Vigilância Sanitária do Município de Ouro Preto no estabelecimento em epígrafe.

                                        Parágrafo Único: Fica estipulado, nos termos da Lei 13.317/99 o prazo de 15 dias corridos para a apresentação de recurso, defesa ou impugnação ao Auto de Infração nº. 899/2022.

Art. 2º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ouro Preto, 27 de outubro de 2022.

 

Carlos Alberto Chagas

Coordenador de Vigilância Sanitária