COMISSÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA
ATA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO ANO DE
2021
LOCAL: DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO, 01 DE SETEMBRO DE 2021.
HORÁRIO: 14H
A Comissão Municipal de Educação e Controle da
Poluição Sonora reuniu nessa data, com a presença dos Srs(as) José Geraldo de
Oliveira, Marcelo Raimundo Assunção, Gilson Cézar Xavier Moutinho, Júlia
Cristina Magalhães e com participação virtual dos Srs(as) Rogério Cézar
Ferreira, Camila Miranda Azevedo, Débora Cristina Nepomuceno dos Santos. Dando
início o Sr. José Geraldo, disponibilizou a pauta da convocação. O Sr. José
Geraldo, foi indicado pelos demais para ser o Presidente da Comissão e a
representante da Procuradoria, indicada como relatora da Comissão.
Continuando o Sr. José Geraldo disse que ficaram
muitas pendências da gestão passada. No final de 2019, estavam em torno de 16 processos
em andamento, sendo 5 (cinco) destes processos em 1ª instância e 11 (onze)
somente de poluição sonora já em 2ª instância a serem julgados pela Comissão.
Concomitante a isto, existem outros processos aplicados durante a pandemia em
que foi usada a Lei do Silêncio. Estes processos estão ainda em 1ª instância e,
caso haja recurso, serão encaminhados a esta comissão.
Serão encaminhados a Procuradoria os seguintes
recursos para pareceres, no total de 9(nove) recursos, a saber:
1- 50/2019: Oito & Oitenta;
2- 57/2019: República Casa Nova;
3- 58/2019: República Verdes Mares;
4- 66/2019: República Tanto Faz;
5- 118/2019: República Sinagoga;
6- 148/2019: República Castelo dos Nobres;
7- 150/2019: Alcatéia;
8- 156/2019: Necrotério;
9- 157/2019: Baviera;
Foi perguntado à Procuradora sobre a possibilidade
de apresentar pareceres, foi proposta a data de 16/09/2021 para uma nova
reunião e aprovada.
Foram discutidos os pareceres apresentados na
última reunião da Comissão em 2019, onde alguns processos foram retornados a 1ª
Instância, a saber: 158/2019(Arca de Noé) e 51/2019 (Birinaite).
José Geraldo fez um pequeno relato de que existe um
projeto, em formatação no Município, de alteração do trânsito de processos
administrativos na Prefeitura e, que, a ser mantido, conforme está proposto no
projeto, na prática termina com a Comissão, nesse modelo atual.
Foi informado que a UFOP teve que negociar neste
mês de Julho, dívidas diversas para possibilitar a Certidão Negativa de Débitos
junto a Prefeitura Municipal.
Gilson falou da reunião na Bauxita sobre a
“Savassinha”, os diversos problemas que tem havido no local. Disse não está
sendo cumpridas as leis incidentes. José Geraldo disse que já foi implantado um
Inquérito Civil no MP. Gilson informou que foi solicitado um a reunião das
3(três) Associações com o MP.
A comunidade, na visão do Gilson, quis saber sobre
a ação da Fiscalização, sendo informado que em todos os sábados há um plantão.
A Comissão solicita à Fiscalização que faça um
trabalho junto a Secretaria de Cultura e Patrimônio e a Secretaria de Defesa
Social, para exigir dos comerciantes um Projeto para ocupação das calçadas com
o layout a ser usado.
Não havendo mais nada a constar, foi encerrada a
reunião e para constar, eu Marcelo Raimundo Assunção, lavrei a presente ata que
lida e aprovada, será assinada.
Ouro Preto, 01 de Setembro de 2021.
José Geraldo de Oliveira
Presidente -
representante do Departamento de Fiscalização
Júlia Cristina Magalhães
Relatora - representante
da Procuradoria Jurídica Municipal
Camila Miranda Azevedo
Membro representante da
Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio
Débora Cristina Nepomuceno dos santos
Membro representante da
Vigilância Sanitária
Marcelo Raimundo Assunção
Membro representante da
Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP)
Gilson César Xavier Moutinho
Membro representante da
Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP)
Rogério Cezar Alves Ferreira
Membro representante da
Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP)
ATA DA 200ª (DUCENTÉSIMA) REUNIÃO
ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO
PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI
07.04.2021
No dia sete (07) de Abril de
2021 (dois mil e vinte e um), às nove horas e 15 minutos, através do programa
Google Meet, no município Ouro Preto, realizou-se a 200ª (ducentésima) reunião
virtual do Conselho de Patrimônio Cultural e Natural – COMPATRI. A reunião teve
início com a presença dos seguintes conselheiros: Ludmila Ribeiro Souza, representante da Fundação de Arte de Ouro
Preto - FAOP; Leonardo Barbosa Godefroid,
representante da FAMOP; Geraldo
Aparecido da Silva Gomes, representante da FAMOP; Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa,
representante da Secretaria de Meio Ambiente; André Henrique Macieira de Souza, representante do Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; José Jacinto de Souza, representante do Galpão Sinhá Olímpia, Ana Paula da Silva Paixão, representante
titular da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Camila Sardinha Cecconello, representante titular da Secretaria
Municipal de Obras e Urbanismo; Carlos
José Aparecido de Oliveira, representante titular da Arquidiocese de
Mariana. A reunião contou com a presença dos seguintes convidados: Rodrigo
Brogna, Tulio Alves, Maria Raquel, Marcela Bergamini, Patricia Alvares, Ronaldo
Martins, Camila Souza Lopes, Ana Maria Coelho Alves, Clarissa Duarte, Thais
Migliano, Isabele Nascimento Machado, Rosalina Silva. Após a verificação do
quórum o vice presidente do COMPATRI Leonardo Godefroid deu início a reunião
justificando a ausência do presidente Carlos Magno que teve uma compromisso
importante e não pode comparecer. Na sequência
foi aprovada de forma unânime a seguinte proposta de pauta: Inserção de obra
nova na ZPE, Rua Trapicho, S/N em São Bartolomeu; Proposta de intervenção na
Rua Conselheiro Quintiliano, nº 305 Bairro Lages no distrito sede; Eleição do
1º secretário do COMPATRI. Leonardo informou que os ofícios de resposta da
empresa Vale e a resposta da Câmara de Vereadores com relação aos Grupos de
Congados já foram enviados. Primeiro
ponto de pauta com a proposta de
inserção de obra nova na ZPE, Rua Trapicho, S/N em São Bartolomeu, a
arquiteta Patrícia Alvares, analista do processo, expôs que do ponto de vista
urbano, no que tange os índices urbanísticos, afastamentos, taxa de
iluminação/ventilação e documentação de posse está tudo certo. Patrícia frisa
que o projeto traz para a Zona de Proteção Especial ZPE de São Bartolomeu a
inserção de um imóvel pequeno ao ser comparado ao tamanho do terreno, com
inserção de técnicas, acabamentos e cores diferenciados. A arquiteta Camila
Souza fez uma apresentação da
localização do imóvel que possui 7.655 metros quadrados e que está quase dentro
no limite da área de ZPE do Distrito, ademais, possui uma topografia acidentada
em aclive com mata densa. Camila explica que por se tratar de um projeto de bio
construção, com uma tipologia construtiva diferente em relação ao previsto em
ZPE, o projeto veio para ser apresentado no COMPATRI. Na sequência a arquiteta
Marcela explica que trata-se de uma obra de 130 metros quadrados que será
executada com técnicas de preservação do meio ambiente utilizando terra,
tijolos de adobe, usando técnicas com pedra, alvenarias hidráulicas com tijolo
convencional, alvenarias de pedras, bambu a pique, utilização de palha como
taipa e banheiro seco. Após longa discussão entre os presentes ficou
determinado que a aprovação do COMPATRI se dará a partir da apresentação das
seguintes condicionantes: apresentação de um documento emitido pela Secretaria
de Cultura e Patrimônio com a localização exata do terreno e do local da
construção quanto ao perímetro de tombamento e a ZPE, aprovação no IPHAN de um
projeto da cortina vegetal, uma análise sobre a possibilidade de venda de parte
do terreno, mais informações sobre a APP do terreno íngreme, definição da
localização do terreno e da construção quanto ao perímetro de tombamento. Segundo ponto de pauta temos proposta de
intervenção na Rua Conselheiro Quintiliano, nº 305 bairro Lages, na sede do
Distrito. O arquiteto Rodrigo Brogna
apresentou as intervenções solicitadas pelo COMPATRI no projeto paisagístico,
dentre elas os muros de contenção com pedra seca e explicou que após um estudo
foram selecionadas algumas espécies que não tivessem muitas raízes como: grama
amendoim, grama esmeralda, licuris, estrelícia, quaresmeira roxa,
jabuticabeira, jasmim manga, goiabeira e ipê de jardim. O arquiteto do projeto
Ronaldo Martins citou que o terreno é todo de rocha onde a água tem seu curso
natural e escoa naturalmente para a frente do posto, tendo como proposta
canalizar a água com caixas coletoras e realizar uma drenagem superficial
simples da água para fora do imóvel. Após a apresentação, Leonardo Godefroid
frisa que o item que questiona o uso do imóvel como unidade habitacional foi
respondido no documento recebido pelo COMPATRI, Godefroid frisa que faltou a
resposta sobre uma proposta de melhorias na passagem de pedestres no local.
Pedro Lisboa cita a intervenção do jardim suspenso com a colocação de terras
para a plantação das espécies vegetais, e sugere que o projeto seja enviado
para análise da Secretaria de Meio Ambiente. Lisboa sugere que seja feito um
sistema de drenagem visando o reaproveitamento da água, que pode ser utilizado
para a limpeza do posto ou irrigação do jardim suspenso. Pedro questiona como
será feita a estrutura e conformação dos taludes no maciço rochoso e se será
utilizado explosivos e questiona se os laudos do Corpo de Bombeiros de 2016 é
referente ao posto de gasolina ou ao imóvel. Rodrigo Brogna explica que a
conformação poderá ser feita por sapatas ou perfurações e por se tratar de um
projeto experimental podem surgir algumas modificações no decorrer da
obra. Após breve discussão sobre a obra
foram feitos os seguintes encaminhamentos: apresentação de parecer da Defesa
Civil quanto aos métodos de conformação das rochas e construção dos jardins
suspensos com laudo de profissional de geologia/geotecnia; parecer oficial da
Secretaria de Meio Ambiente sobre o projeto paisagístico proposto no projeto;
incluir no projeto a metodologia a ser aplicada na conformação das rochas e na
construção do jardim suspenso; incluir no projeto o plano de melhorias na
passagem de pedestre; anexar o estudo detalhado da drenagem, com a
possibilidade de reciclagem da água; renovação dos alvarás e de autorizações já vencidas. Terceiro ponto de pauta com a eleição do
primeiro secretário do COMPATRI, o conselheiro Leonardo fez uma breve
contextualização sobre as tentativas anteriores de se eleger o primeiro
secretário, e na sequência abriu espaço para a manifestação dos conselheiros, e
como não houve nenhuma manifestação foi encerrado o ponto de pauta. Na
sequência os encaminhamentos foram aprovados de forma unanime pelos
conselheiros presentes. Sem mais nada a tratar eu Maria Margarete de Souza
Custódio lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos conselheiros
presentes.
Maria
Margarete de Souza Custódio
Pedro
Henrique Alves de Brito Lisboa
André
Henrique Macieira de Souza
Ludmila
Ribeiro Souza
Leonardo
Barbosa Godefroid
Geraldo
Aparecido da Silva Gomes
Carlos
José Aparecido de Oliveira
José
Jacinto de Souza
Camila
Sardinha Ceconello
ATA DA 201ª (DUCENTÉSIMA PRIMEIRA)
REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO
PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI
05.05.2021
No dia cinco (05) de Maio de
2021 (dois mil e vinte e um), às nove horas e 4 minutos, através do programa
Google Meet, no município Ouro Preto, realizou-se a 201ª (ducentésima primeira)
reunião virtual do Conselho de Patrimônio Cultural e Natural – COMPATRI. A
reunião teve início com a presença dos seguintes conselheiros: Carlos Magno de Souza Paiva,
representantes da UFOP; Alexandre
Ferreira Mascarenhas, representante do IFMG; Ludmila Ribeiro Souza, representante da Fundação de Arte de Ouro
Preto - FAOP; Leonardo Barbosa Godefroid,
representante da FAMOP; Geraldo
Aparecido da Silva Gomes, representante da FAMOP; Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa, representante da Secretaria
de Meio Ambiente; José Jacinto de Souza,
representante do Galpão Sinhá Olímpia, Ana
Paula da Silva Paixão, representante titular da Secretaria de Cultura e
Patrimônio; Sandra Fosque Sanches,
representante suplente da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Camila Sardinha Cecconello,
representante titular da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo; Eloína Caroline Paes, representante da
FAMOP; Bruna Machado Lisboa,
representante da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto – ACEOP; e
com os seguintes participantes: Alison Medeiros, Francisco Couto, Bruno
Castilho, Mariana Almada, Marco Antônio, Maria Raquel, Sidney Pedrosa, Fernanda
Machado, Débora Queiroz, Isabela Cunha, Marina Tavares, Fernanda Almeida, Carla
Dias, Sidnea Santos, Marilda Dionísia. Após a verificação do quórum, o
presidente Carlos deu início a reunião com a leitura das atas das reuniões
anteriores, após algumas correções a ata da reunião 200ª foi aprovada por
unanimidade e a ata da primeira reunião extraordinária passará por correções
para ser aprovada na próxima reunião. No
primeiro informe Carlos Magno informou o recebimento de dois ofícios da
Mineradora Samarco: em um deles a empresa informou que entrou em fase de
recuperação judicial e no outro ofício informou que em razão do IBAMA não ter
aprovado a supressão vegetal de mata atlântica em parte do empreendimento da
LOC da licença de operação corretiva, a empresa entrou com um pedido de
retirada dessa área do processo de licenciamento. No segundo informe Carlos
Magno frisa que o COMPATRI recebeu uma cópia da decisão judicial na ação
popular promovida por moradores de Chrockatt de Sá junto a Justiça Estadual
solicitando que a reunião do COMPATRI fosse cancelada, sob a alegação de que o
Conselho estava se recusando a compartilhar documentos e que o mesmo não estava
garantindo a participação popular nas reuniões. Magno informa que a decisão da
justiça foi que a comunidade tivesse acesso a ata da reunião e a garantia de
participação popular nas reuniões do COMPATRI. Após breve discussão o
presidente Carlos Magno propôs que a ata seja compartilhada, e frisou que o
COMPATRI sempre foi um órgão transparente e aberto, com reuniões regulares
durante todo o período da pandemia e, especialmente um órgão democrático, em
que todas a falas são legítimas. No
terceiro informe temos o ofício da CMOP sobre o Projeto de Lei 277/2021
intitulado “Adote um espaço”. Carlos Magno explica que trata-se de uma proposta
para captação de apoio das empresas com a adoção de áreas do município como
praças e jardins nos quais os empresários cuidariam da manutenção dos mesmos em
troca da divulgação de sua marca. Carlos Magno explica que como o COMPATRI não
pode dar um parecer sem ter informações técnicas a respeito da proposta e cita
que o próprio projeto vincula a aprovação da publicidade a um parecer favorável
da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio. Magno cita que já respondeu
para a Câmara frisando ser um projeto relevante e pedindo que a Câmara envie o
parecer da Secretaria de Cultura e Patrimônio a respeito da metodologia
proposta para que o COMPATRI possa deliberar com base nesse parecer. No quarto
informe temos a reunião estendida dos conselheiros sobre o Plano Diretor.
Sandra Fosque cita que o plano é um instrumento participativo e informa que
essa reunião estendida será virtual, no dia 20 de Maio, às 9:00 horas. Frisa
ainda que todos os conselheiros estão convidados e informa que o link de
participação será enviado a todos que confirmarem presença. Na sequência Carlos
Magno fez a leitura da proposta de pauta e a Superintendente de Patrimônio,
Maria Raquel, pediu a retirada do ponto que trataria da implantação de linha de
transmissão em alguns distritos. Raquel explica que o assunto retornará para
avaliação assim que for concluído o tombamento emergencial da Capela de Santo
Antônio do Monte, pois existe uma possibilidade de impacto da linha de
transmissão da empresa Mantiqueira na área a ser tombada. Carlos Magno dá
sequência informando que a reunião contará com o seguinte ponto de pauta:
Apreciação e deliberação sobre as informações/documentação apresentada pela
Gerdau para fins de emissão da “certidão de Regularidade de Atividade quanto ao
Uso e Ocupação do solo municipal do Empreendimento Projeto UTMII Itabiritos –
Gerdau”. Após breve contextualização sobre o assunto, Carlos Magno cita que no
último documento enviado para a GERDAU, o COMPATRI frisou que gostaria de saber,
concretamente, qual seria o plano de ação que a empresa teria para as
comunidades do município de Ouro Preto nos próximos anos, já que os respectivos
impactos já existentes e previstos são incompatíveis com a legislação municipal
de uso do solo; além de esclarecimentos sobre o não cumprimento de algumas
condicionantes. Na sequência Francisco Couto explicou que a empresa já
respondeu o documento e frisa que não haverá uma nova apresentação e que estão
abertos para esclarecer as dúvidas que ocorrerem no decorrer da reunião. Carlos
Magno cita que recebeu um convite do Secretário de Meio Ambiente Chiquinho de
Assis para a realização de uma reunião conjunta entre o COMPATRI e o CODEMA
para tratar da mencionada emissão da Declaração de Conformidade. Magno pediu
que o COMPATRI deixe para deliberar sobre o assunto nessa reunião conjunta, que
será no dia 12 de Maio, juntamente com o CODEMA. Sidney Pedrosa relata que umas
das condicionantes da SUPRI é que a Gerdau negocie com a comunidade sobre a
água, e essa semana foi feita uma roçada para a implantação da pilha de estéril
na qual foi cortado o cano de abastecimento da comunidade. O Morador Marco
Antônio relata que o documento apresentado pela Gerdau foi bem elaborado, com
propostas semelhantes ao que foi feito em 2010 e 2013, Marco ressalta que agora
em 2021 a credibilidade não é mais mesma devido a todo o histórico vivenciado
nos anos anteriores. Marco Antônio expõe que pelos termos usados no documento,
não há muita coisa de concreta pois os compromissos não estão claros, por
utilizarem termos como: não iniciado, aguardando processo de consultoria,
demanda repassada, em planejamento, em andamento, paralisado temporariamente e
etc. Marco Antônio convida os conselheiros a conhecerem a comunidade e ressalta
que existe na comunidade 48 processos individuais de moradores contra a empresa
Gerdau evidenciando que a relação entre empresa e comunidade não é harmoniosa.
Marco frisa que esse relacionamento precisa melhorar muito, junto com as
condições de vida da comunidade, pois a forma como a localidade vem sendo
impactada tende a exterminar a comunidade. Marco relata alguns pontos do
documento como, a sinalização interpretativa da Capela de Nossa Senhora do
Chiqueiro dos Alemães e Nossa Senhora Auxiliadora de Calastroes, que não
existe, e expõe que na Capela de Nossa Senhora da Conceição de Chiqueiro dos
Alemães as ações de manutenção são de responsabilidade do proprietário, que são
a Arquidiocese de Mariana e o município de Ouro Preto. Marco questiona qual
será a postura da Secretaria de Cultura e Patrimônio com relação a essa
Capela. Francisco Couto expôs que o
IPHAN já aprovou a segunda etapa de Musealização da Usina Wigg e informa que
está aguardando o posicionamento da Secretaria de Cultura e Patrimônio para dar
início às obras; com relação a revitalização do centro de Miguel Burnier a
empresa vai contratar a arquiteta Cristina Cairo que já esteve na comunidade
com sua equipe para conhecer o local e os trabalhos a serem desenvolvidos. A conselheira Ana Paula Paixão questiona o
senhor Francisco sobre o Galpão principal da Usina Wigg, e informa que a
Secretaria de Cultura e Patrimônio não recebeu aprovação do IPHAN para o
projeto e que no momento o mesmo está em análise para emissão de parecer.
Paixão chama a atenção de que esse projeto que foi aprovado não é o que a
Gerdau executou na usina, o que culminou na descaracterização da lateral do
galpão principal da Usina como um todo. Ana Paula cita que o questionamento
feito anteriormente à Gerdau sobre onde estão acondicionados os resquícios
arqueológicos (peças de madeira, telhas zincadas) ainda não foi respondido e
questiona qual será a postura da empresa e se haverá, ou não, uma reversão em
relação ao galpão. Após breve discussão sobre as obras realizadas na Usina Wigg
sem autorização prévia dos órgãos competentes, o Conselho entende que deve ser
apurado a eventual possibilidade de um crime contra o patrimônio. Carlos Magno
faz a leitura do ofício enviado a Gerdau e do documento de resposta da empresa.
Após a leitura Magno chama atenção que algumas ações propostas são até
relevantes e pede que seja elaborado um cronograma de como e quando, ainda que
por prazo estimado, serão realizadas essas ações, frisando que os próximos
conselheiros precisam ter conhecimento desse documento para fiscalizar a
execução das ações propostas. Carlos Magno frisa que o COMPATRI enviará um
pedido ao MP para que se apure eventual crime de dano ao patrimônio cultural
decorrente das intervenções feitas na Usina Wigg. Ficou então determinado que a
Gerdau irá direcionar o documento para a análise da Secretaria Municipal de
Cultura e Patrimônio. Sem mais nada a tratar eu Maria Margarete de Souza
Custódio lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos conselheiros
presentes.
Maria
Margarete de Souza Custódio
Carlos Magno de Souza Paiva
Alexandre
Ferreira Mascarenhas
Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa
Ludmila Ribeiro Souza
Ana
Paula da Silva Paixão
Leonardo Barbosa Godefroid
Sandra
Fosque Sanches
Camila
Sardinha Ceconello
Geraldo Aparecido da Silva Gomes
Bruna Machado Lisboa
Eloína Caroline Ferreira Paes
José
Jacinto de Souza
ATA DA 202ª (DUCENTÉSIMA SEGUNDA)
REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO
PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI
02.06.2021
No dia dois (02) de Junho de
2021 (dois mil e vinte e um), às nove horas e 12 minutos, através do programa
Google Meet, no município Ouro Preto, realizou-se a 202ª (ducentésima segunda)
reunião virtual do Conselho de Patrimônio Cultural e Natural – COMPATRI. A
reunião teve início com a presença dos seguintes conselheiros: Carlos Magno de Souza Paiva,
representantes da UFOP; Ludmila Ribeiro
Souza, representante da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP; Leonardo Barbosa Godefroid,
representante da FAMOP; Geraldo
Aparecido da Silva Gomes, representante da FAMOP; José Jacinto de Souza, representante do Galpão Sinhá Olímpia, Ana Paula da Silva Paixão,
representante titular da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Carlos José Aparecido de Oliveira,
representante titular da Arquidiocese de Mariana; André Henrique Macieira de Souza, representante do Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; Carlos Henrique Bicalho, representante do IEPHA; Sandra Fosque Sanches, representante
suplente da Secretaria de Cultura e Patrimônio; a conselheira Camila Sardinha
Cecconello justificou sua ausência; a reunião contou com os seguintes
participantes: Débora Queiroz, Marco Antônio, Mateus, Maria Raquel, Felipe
Henrique. Após a verificação do quórum, o presidente Carlos Magno deu início a reunião com a leitura da ata da reunião
201ª que foi aprovada de forma unanime dos conselheiros com a abstenção dos
conselheiros: Carlos José Aparecido, André Henrique Macieira de Souza, Carlos
Henrique por não terem participado da reunião; na sequência foi aprovada a ata
da primeira reunião extraordinária de 2021 de forma unanime. O presidente
Carlos Magno deu sequência na reunião, com o
primeiro informe sobre a reunião conjunta ente COMPATRI E CODEMA com a empresa
Gerdau, Carlos Magno cita que a
reunião ocorreu no dia 12 de Maio, agradece a presença dos conselheiros. Carlos
Magno expõe que a discussão era novamente sobre a emissão da certidão de
regularidade de atividade quanto ao uso e a ocupação do solo municipal para que
a Gerdau pudesse implementar o Projeto Itabiritos II, que visa ampliar sua
produção de minério de ferro na comunidade de Miguel Burnier. Magno relata que
foi uma reunião importante, com várias falas de aflição, de preocupação e de
inconformismo da comunidade com o pedido de expansão da empresa, devido a todo
um histórico que envolve a presença da Gerdau na localidade, e com a maneira
com que a Mineração vem se desenvolvendo no local. Carlos Magno relata que
explanou sobre as reuniões que já foram realizadas pelo COMPATRI e fez a
leitura do ofício enviado para a Gerdau e a leitura da resposta da empresa,
Magno frisou que o COMPATRI não ficou satisfeito com a resposta da empresa, por
se tratar de um documento muito genérico com verbos no infinitivo e ressaltou a
falta de uma cronograma estimado com prazo para realização das ações propostas.
Magno informa que ao fim da reunião conjunta o COMPATRI foi contrário a emissão
da certidão de regularidade de atividade quanto ao uso e a ocupação do solo
municipal, e o CODEMA acompanhou a decisão do COMPATRI se posicionando também
contrário a emissão do documento. No segundo informe temos os Projetos de Lei da
vereadora Lilian Albuquerque, Carlos Magno citou o recebimento de um e-mail
com os projetos de lei da vereadora, para que sejam apreciados pelo conselho
antes deles serem colocados para votação no plenário da Câmara de Vereadores.
Após realizar uma breve leitura dos projetos, Magno explica que projeto de Lei
é algo técnico jurídico e que não compete ao COMPATRI analisar tecnicamente,
sendo necessário um parecer técnico da SMCP para uma possível análise. Carlos
Magno sugere que mediante a apresentação de uma parecer, o assunto poderá ser
pautado em outra reunião para que seja analisado em carácter deliberativo, pois
o conselho não é consultivo. O conselheiro Leonardo parabeniza a vereadora
Lilian pela quantidade significativa de projetos apresentados em tão pouco
tempo de mandato. No terceiro informe temos a Depredação da Capela de Nossa Senhora de
Calastrois em Miguel Burnier Carlos Magno cita que o COMPATRI recebeu um
ofício da Secretaria de Cultura e Patrimônio relatando o ato de vandalismo
ocorrido na Capela e pede que o morador de Burnier Marco Antônio relate o
ocorrido. Marco Antônio relatou que no
dia 22 de Maio ao adentrar na Capela se deparou com um dos oratórios da Capela
destampados evidenciando que houve uma tentativa de retirada da tampa do
oratório. Marco Antônio explica que o ocorrido foi comunicado a equipe da
Secretaria de Cultura e Patrimônio, que deu suporte acionando a patrulha rural
que esteve no local e realizou a vistoria e o boletim de ocorrência. Na
sequência Marco Antônio fez a leitura do Boletim de Ocorrência. Carlos Magno
cita que a Capela de Nossa Senhora da Conceição de Calastrois está no entorno
da propriedade da Gerdau, e explica que no Brasil a responsabilidade por danos
ao patrimônio é uma responsabilidade objetiva, ou seja, independente de culpa,
se está dentro da área de influência da empresa, a responsabilidade civil pela
preservação desse bem cultural é imediatamente da empresa por se tratar de uma
responsabilidade solidária. Magno cita que a ação do vandalismo trata-se de um
crime ao patrimônio e que quem deve reparar o dano causado é a Gerdau. Magno
cita que cabe ao COMPATRI enviar um documento pedindo a conservação da capela.
Marco Antônio cita a existência de outros atos de vandalismo que contribuem
para a aceleração da depredação e pede que o conselho se manifeste junto a empresa
e ao Ministério Público. Na sequência Carlos Magno propõe a inserção desse
assunto como ponto de pauta para que o conselho possa deliberar, sendo que a
proposta foi aprovada. Seguinte ponto de pauta: Manifestação do COMPATRI a respeito do ofício recebido sobre depredação
da Igreja de Nossa Senhora de Calastroes, a Superintendente de Patrimônio
Maria Raquel cita que foi cobrado da Gerdau melhorias com relação a ronda na
comunidade, e informa que está juntando documentos com informações necessárias
para a abertura de um processo jurídico. Com relação a reforma da Igreja de
Calastroes, Maria Raquel relata a existência de um projeto aprovado pela
Secretaria de Cultura e Patrimônio que precisa ser atualizado, Raquel sugere
que além do pedido de apresentação de um cronograma, que o conselho determine
um prazo de 60 dias para que a Gerdau apresente o projeto de reforma da igreja
atualizado. O conselheiro Carlos José solicita uma cópia dos documentos
relacionados ao patrimônio histórico e religioso, para que possa buscar
informações e orientação junto a Arquidiocese de Mariana. Após longa discussão
sobre o projeto de reforma da Igreja de Calastroes ficou decidido como
encaminhamento que será feita a consulta a Arquidiocese de Mariana por
intermédio do conselheiro Carlos José, e será feito um documento de
manifestação sobre a necessidade de adequações e atualização do projeto de
reforma da Capela de Calastroes em Miguel Burnier. No segundo ponto de pauta
temos, Arquivamento dos autos de
inquéritos civis instaurados no âmbito da curadoria de defesa do meio
ambiente/patrimônio histórico e cultural para apurar irregularidades
encontradas em imóveis inseridos no perímetro tombado de Ouro Preto, Carlos
Magno relata que o Ministério Público na pessoa do Promotor Daniel Rodrigues,
decidiu pelo arquivamento da maioria dos inquéritos que visavam apurar
irregularidades em imóveis do perímetro tombado do município. Magno frisa que
essa ação foi motivada por uma mudança na postura do Ministério Público que
pretende buscar as causas das irregularidades ao invés de atuar apenas nas
consequências. Carlos Magno chama atenção que todos os inquéritos que viraram
ação civil pública não serão arquivados e alguns inquéritos mais relevantes
também não serão arquivados. Magno explica que gostaria de retornar para o
promotor dizendo que levou a discussão ao COMPATRI e frisa que trata-se de uma
mudança de postura relevante para o município. Carlos Magno ressalta que todos
os inquéritos vão integrar um único inquérito macro, sendo que o ministério
público continuará recebendo as denúncias que serão integradas a esse inquérito
civil único. O conselheiro André Henrique caracteriza a argumentação da
promotoria como madura, do ponto de vista urbanístico, ao reconhecer a
impossibilidade de acompanhamento e solução de todos os casos, estabelecendo
uma estratégia de priorização com foco na causa do problema, André frisa que
alguns problemas a serem solucionados extrapolam ao poder da fiscalização
municipal, e demonstra preocupação com o agrupamento dos inquéritos, por não
saber como cada um foi avaliado. Como encaminhamento ficou decidido que o
COMPATRI vai convidar o promotor para participar de uma reunião do conselho
para dar orientações, esclarecimentos e tirar possíveis dúvidas sobre o
arquivamento dos inquéritos. Sem mais nada a tratar eu Maria Margarete de Souza
Custódio lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos conselheiros
presentes.
Maria
Margarete de Souza Custódio
Carlos Magno de Souza Paiva
Ludmila Ribeiro Souza
Leonardo Barbosa Godefroid
Carlos
Henrique Bicalho
Geraldo Aparecido da Silva Gomes
André Henrique Macieira de Souza
José
Jacinto de Souza
Ana
Paula da Silva Paixão
Sandra
Fosque Sanches
Carlos
José Aparecido de Oliveira
ATA DA 203ª (DUCENTÉSIMA TERCEIRA)
REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO
PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI
07.07.2021
No dia sete (07) de Julho de
2021 (dois mil e vinte e um), às nove horas através do programa Google Meet, no
município Ouro Preto, realizou-se a 203ª (ducentésima terceira) reunião virtual
do Conselho de Patrimônio Cultural e Natural – COMPATRI. A reunião teve início
com a presença dos seguintes conselheiros: Carlos
Magno de Souza Paiva, representantes da UFOP; Ludmila Ribeiro Souza, representante da Fundação de Arte de Ouro
Preto - FAOP; Leonardo Barbosa Godefroid,
representante da FAMOP; Geraldo
Aparecido da Silva Gomes, representante da FAMOP; Ana Paula da Silva Paixão, representante da Secretaria de Cultura e
Patrimônio; Carlos José Aparecido de
Oliveira, representante da Arquidiocese de Mariana; Carlos Henrique Bicalho, representante do IEPHA; Eloína Caroline Ferreira Paes,
representante da FAMOP; Sandra Fosque
Sanches, representante da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Bruna Machado Lisboa, representante
da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto – ACEOP; Camila Sardinha Cecconello,
representante da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. A reunião contou
com os seguintes participantes: Rhuan Rocha, Bernardo Campomizzi, Marco
Antônio, Gustavo Moura, Maria Raquel, Sergley de Matos. Após a verificação do
quórum, foi aprovada a seguinte pauta: 1.
Apreciação da denúncia quanto ao sítios
arqueológicos do distrito de Antônio Pereira - Ouro Preto/MG; 2. Apreciação da
proposta de intervenção do calçamento da rua Direita; 3. Outros assuntos. Carlos Magno iniciou a reunião dizendo
que não haveria leitura da ata da reunião anterior pois a mesma não havia sido
enviada, e pediu a atenção dos conselheiros quanto ao recebimento de e-mails do
COMPATRI, relatando que alguns estão indo direto para a caixa de SPAM. Na
sequência Carlos Magno chamou
a atenção dos participantes para a reunião conjunta que ocorreu, no dia 12 de
Maio de 2021, entre CODEMA e COMPATRI, Magno explica que a ata foi feita pelo
CODEMA, sendo que a ata foi aprovada e publicada pelo referido conselho sem as
correções e melhoramentos sugeridos pelo COMPATRI, sob a alegação de que as
correções foram enviadas fora do prazo regulamentar de correção de atas
utilizado pelo CODEMA. Sendo assim o
COMPATRI decidiu que na próxima reunião irá realizar a leitura da ata corrigida
para a aprovação dos conselheiros e posterior publicação no diário oficial. Em correspondências,
Carlos Magno cita o convite do servidor
da UFOP Flávio Andrade para um curso chamado Cidadania na Veia, voltado para
políticas públicas que envolvam a participação popular nas demandas da cidade,
as conselheiras Eloína Paes e Sandra Fosque manifestaram o interesse de
participar do curso. No outro informe
Carlos Magno citou o convite do COMPATRI para que o promotor do MP Daniel
Rodrigues viesse na reunião explicar sobre o arquivamento dos inquéritos civis
públicos de Ouro Preto, Carlos frisou que o promotor foi transferido e que
assim que o novo promotor assumir ele será convidado para prestar
esclarecimentos sobre os arquivamento dos processos. Na sequência Carlos Magno informa que recebeu várias
reclamações sobre a instalação de hidrômetros e a substituição dos lajedos por
massa de concreto nas ruas do centro histórico de Ouro Preto, Magno frisa que
após a prefeitura receber centenas de reclamações houve o embargo das obras.
Após breve discussão e devido à grande relevância e repercussão o assunto foi
incluído como ponto de pauta em Outros assuntos. Na sequência a Superintendente
de Patrimônio Maria Raquel explicou
que ao perceber que o serviço prestado estava em desconformidade com o parecer
do IPHAN e com a autorização da Secretaria de Cultura e Patrimônio, a Saneouro
foi convocada para uma reunião, o Departamento de Fiscalização da prefeitura de
Ouro Preto foi comunicado resultando na aplicação de uma multa por cada
hidrômetro instalado de forma irregular. Raquel relata que na reunião com a
Saneouro, foi solicitado que houvesse o acompanhamento de um responsável
técnico com experiência em obras de perímetro tombado para que pudesse orientar
os funcionários da empresa, Raquel afirma que não houve embargo e sim uma pausa
para que a empresa possa se adequar as essas novas exigências antes de retomar
os serviços. Carlos José expõe que em algumas residências as caixas antigas de
ferro fundido estão sendo retiradas e não foi informado qual a destinação
dessas peças se está com a prefeitura ou com a empresa. Após longa discussão
ficou decidido como encaminhamento o envio de um ofício para a empresa Saneouro
questionando: qual está sendo a destinação dessas caixas de ferro que foram
retiradas, e quais os parâmetros utilizados para a escolha das caixas de
plástico. Na sequência ocorreu a aprovação da proposta de pauta, dando início
pela, “Apreciação da denúncia quanto ao
sítios arqueológicos do distrito de Antônio Pereira - Ouro Preto/MG”, Carlos Magno cita que foram enviados
vários ofícios (para a prefeitura, Ministério Público e Mineradora) pedindo
esclarecimentos e informações sobre os danos e impactos causados em Antônio
Pereira pelas obras de descomissionamento da Barragem de Doutor. Magno ressalta
que a partir de algumas denúncias houve uma vistoria recente, que culminou na
confirmação da existência de impactos severos no patrimônio cultural e
arqueológico da região. Maria Raquel
relata que a o aterramento pode ter atingido a área do sítio arqueológico da
Fazenda Pitanguy, e expõe a existência de marcas de abertura de estradas bem
próximo as ruínas, Raquel relata que o estudo arqueológico citado pelos
funcionários da Vale não se encontra na Secretaria de Cultura e Patrimônio. Após
longa explanação ficou decidido que será enviado um convite a Superintendência
do IPHAN em Minas Gerais para que nos informe: qual o estudo apresentado, qual
o parecer da equipe, e questionar se a área delimitada pelo empreendedor como
arqueológica está correta; o conselheiro Leonardo Godefroid ressaltou a
importância do envio deste documento para a empresa Vale. No segundo ponto de pauta temos, Apreciação da proposta de intervenção
do calçamento da rua Direita, Carlos
Magno fez uma breve explanação sobre a obra e sobre as reclamações que vem
recebendo relatando que, supostamente, a obra não está sendo executada de
acordo com o projeto aprovado; não teve diálogo com os comerciantes;
impedimento no trânsito de pedestre pelo acumulo de poeira e o acumulo de lixo.
A arquiteta da Secretaria de Obras Camila
Sardinha explicou que o projeto de nivelamento foi proposto pelo
departamento de infraestrutura e frisa que participou somente na parte de
aprovação do projeto junto ao IPHAN e a Secretaria de Cultura e Patrimônio. Rhuan Rocha relata que foi elaborado um
plano de trabalho que foi aprovado pelo IPHAN e pela Secretaria de Cultura e
Patrimônio, e expõe que a obra vem sendo feito conforme o que foi autorizado
seguindo o projeto, Rhuan informa que com relação aos comerciantes foi feita
uma comunicação por 2 semanas via rádio local. Gustavo Moura engenheiro da Secretaria de Obras explica que a obra
trata-se apenas de um manutenção com nivelamento do calçamento, sendo uma
remoção superficial da base existente que estava danificada, com a utilização
do minério de ferro bauxita que proporciona uma melhor compactação e permeabilidade
ao calçamento. Gustavo ressalta que percebeu-se que existia uma grande demanda
da Saneouro em trocar toda a tubulação antiga da rua e por isso já está sendo
trocado os tubos de água e os tubos de esgoto sanitário em alguns trechos da
rua, Gustavo afirma que o trânsito de pedestres está normal e que está
ocorrendo um controle da poeira na obra. Gustavo informa que a obra está sendo
acompanhada pelo IPHAN e diariamente pela Maria Raquel. Carlos Magno relata que
o conselho deveria ter sido consultado antes da realização de uma obra dessa
complexidade no Centro Histórico, Magno disse que o diálogo foi muito raso com
a comunidade e com o conselho, principalmente por ser o mês de Julho um mês de
potencial turismo em Ouro Preto, Magno acredita que a data tenha sido decidida
devido a pandemia. Carlos relata que a divulgação na rádio não seria uma boa
estratégia de comunicação com os moradores da rua, e após ler um trecho da Lei
de Uso e Ocupação do solo Magno ressalta que o COMPATRI deve ser consultado
quando pertinente, e questiona se nesse caso essa consulta não seria um caso
pertinente. Gustavo Moura pede desculpa e termina dizendo que a partir de agora
o conselho será informado sobre as obras, e propõe uma reunião com o Conselho
para expor as demais obras que estão sendo projetadas para o calçamento da
cidade. Gustavo frisa que vai pedir um aumento no número das coletas de lixo.
Leonardo propõe como encaminhamento, o envio de um ofício para a Prefeitura
chamando a atenção para a falta de comunicação junto ao Conselho na realização
de obras dessa natureza realizadas no perímetro de tombamento da cidade. Como
encaminhamento ficou definido a formalização de um ofício que será enviado para
a prefeitura pedindo esclarecimentos pela falta de diálogo com o Conselho sobre
a projeto de execução dessa obra. Sem mais nada a tratar eu Maria Margarete de
Souza Custódio lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos
conselheiros presentes.
Maria
Margarete de Souza Custódio
Carlos Magno de Souza Paiva
Carlos Henrique Bicalho
Ludmila Ribeiro Souza
Leonardo Barbosa Godefroid
Geraldo Aparecido da Silva Gomes
Bruna Machado Lisboa
Eloína Caroline Ferreira Paes
Carlos José Aparecido de Oliveira
Camila Sardinha Cecconello
Ana Paula Paixão
Sandra Fosque Sanches
ATA DA 204ª (DUCENTÉSIMA QUARTA) REUNIÃO
ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO
PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI
04.08.2021
No dia quatro (4) de Agosto
de 2021 (dois mil e vinte e um), às nove horas e 10 minutos através do programa
Google Meet, no município Ouro Preto, realizou-se a 204ª (ducentésima quarta)
reunião virtual do Conselho de Patrimônio Cultural e Natural – COMPATRI, com a
presença dos seguintes conselheiros: Carlos
Magno de Souza Paiva, representantes da UFOP; Alexandre Ferreira Mascarenhas, representante do IFMG; Ludmila Ribeiro Souza, representante da
FAOP; Leonardo Barbosa Godefroid,
representante da FAMOP; Geraldo
Aparecido da Silva Gomes, representante suplente da FAMOP; Pedro Henrique
Alves de Brito Lisboa, representante da Secretaria de Meio Ambiente;
Ana Paula da Silva Paixão,
representante da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Carlos José Aparecido de Oliveira, representante da Arquidiocese de
Mariana; Carlos Henrique Bicalho,
representante do IEPHA; Sandra Fosque
Sanches, representante suplente da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Manuela Auxiliadora de Deus,
representante da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, Patrícia Souza Ozga, representante da
Secretaria de Turismo,. A reunião contou com os seguintes participantes: Maria
Raquel, Débora Queiroz. Após a verificação do quórum o presidente Carlos Magno
deu início a reunião com a aprovação da seguinte pauta: 1- Apreciação da proposta de adequação do entorno da Matriz de Santo
Antônio no distrito de Glaura, com a instalação de uma academia ao ar livre;
2- Solicitação de autorização para intervenções emergenciais na Capela de
Nossa Senhora dos Remédios - Fundão do Cintra, Santo Antônio do Salto (bem tombado
a nível municipal); 3 - Padronização das formas de justificativa de
ausência dos conselheiros nas reuniões do COMPATRI. Carlos Magno deu início
a reunião com a leitura de um trecho do Regimento Interno do COMPATRI,
referente a leitura e aprovação das atas durante as reuniões, e na sequência
explicou que o regimento pode ser alterado desde que seja homologado pelo
prefeito municipal, e após breve discussão como encaminhamento essa alteração
será pautada na próxima reunião. Na sequência foi aprovada a ata da reunião
202ª condicionada a uma correção e na sequência foi aprovada a ata da reunião
203ª, com a abstenção do conselheiro Pedro Lisboa por não estar presente,
ficando a ata da reunião conjunta com o CODEMA para ser aprovada na próxima
reunião. No primeiro informe, Carlos
Magno deu início com a leitura da resposta da Saneouro ao ofício 17/21 no qual
foram solicitadas as seguintes informações: quem são os proprietários das
caixas de ferro, qual a destinação e qual a preocupação da empresa quanto ao
impacto dessa retirada; qual o estudo desenvolvido para a instalação dos
hidrômetros, e o que se pretende fazer para reparar as instalações que já
danificaram o calçamento da área tombada da cidade; e com relação as caixas de
plástico o que a empresa pretende fazer para evitar problemas maiores
impactando todo o patrimônio. A Saneouro respondeu que as caixas de plástico
são feitas de polímero termoplástico e afirmam que é um material de alta
resistência que possui selo do INMETRO. A Saneouro informou que a antiga SEMAE
já havia instalado em torno de 1800 caixas com o mesmo material e afirma que a
empresa está seguindo o edital da prefeitura. Quanto as caixas de ferro a
Saneouro informou que quando é necessário as caixas são retiradas, ficando a
disposição dos proprietários dos imóveis, que devem solicitar a posse das
mesmas. A empresa informou que as caixas estão armazenadas no pátio do setor
operacional da empresa. A Saneouro informou que tem a anuência do IPHAN e da
Secretaria de Cultura e Patrimônio e que vem cumprindo todas as exigências
feitas pelo IPHAN com relatórios fotográficos atualizados da execução das
obras. A Superintende de Patrimônio Maria Raquel informa que os relatórios
estão sendo enviados, mas que a instalação não estava seguindo o que foi autorizado
pelo IPHAN e pela Secretaria e por esse motivo a empresa foi autuada e as obras
paralisadas até a contratação de um profissional para acompanhamento dos
trabalhos. Raquel relata que a instalação já voltou e que vem sendo realizado
de uma maneira mais adequada seguindo as orientações. Carlos Magno propôs a inclusão do assunto
como ponto de pauta, e após longa discussão, como encaminhamento o COMPATRI vai
emitir um documento para os órgãos responsáveis e para a empresa, informando
que o COMPATRI entende que devem ser utilizadas as mesmas caixas ou de material
similar as que sempre foram utilizadas na cidade, sendo o encaminhamento
aprovado por todos. No segundo informe,
Carlos Magno cita que o COMPATRI notificou a Superintendência do IPHAN e a
empresa Vale quanto a verdadeira área do sitio arqueológico em Antônio Pereira.
Sendo que o IPHAN pediu uma dilatação do prazo devido as férias do responsável
pelo setor arqueológico, e com aprovação de todos os conselheiros ficou
determinado uma prazo até do dia 20/08/21 para a resposta. Magno salienta que a
empresa Vale não respondeu ao ofício. No
terceiro informe, Carlos Magno cita que o Ministério Público notificou o
COMPATRI quanto ao arquivamento massivo de inquéritos civis que discutiam sobre
obras irregulares em imóveis do perímetro tombado do município. Magno relata
que o conselho ficou preocupado com essas dezenas de arquivamentos e foi feito
um convite para que o promotor viesse a reunião tirar as dúvidas do conselho e
explanar sobre a estratégia do Ministério Público. Magno relata que o MP
respondeu que o drº Daniel Rodrigues foi promovido para outra cidade. Carlos
Magno cita que o conselho recebeu recentemente um novo documento do Ministério
Público com um novo arquivamento massivo de inquéritos civis envolvendo igrejas
e capelas da cidade. Após longa discussão o COMPATRI decidiu pela inclusão do
assunto como ponto de pauta, e após breve discussão ficou decidido que será
encaminhado um documento ao Conselho Superior do Ministério Público, informando
que o COMPATRI é contrário por não ter havido um diálogo com o conselho,
principalmente pelo convite que foi enviado e reafirmamos o convite para que o
drº Daniel ou o atual promotor do MP venham ao conselho prestar esclarecimentos
sobre os arquivamentos. Maria Raquel cita que no documento do Ministério
Público consta que a Capela de Chiqueiro dos Alemães, está na área de
influência do empreendimento da GERDAU e explica que pelo fato do licenciamento
da empresa estar vinculado à proteção dos bens patrimoniais de Miguel Burnier,
ficou evidente a partir desse documento do MP que as ações de preservação da
igreja são de responsabilidade da GERDAU, contrariando o que a empresa vem
dizendo. Maria Raquel pede que o conselho provoque a GERDAU quanto ao prazo de
entrega do cronograma de ações, e que inclua a Capela de Chiqueiro dos Alemães.
No quarto informe, Carlos Magno cita
que recebeu um convite do professor Sidney Pedrosa para um almoço patrocinado
pela GERDAU, que contará com a presença de várias autoridades, cujo assunto
central será o Projeto de Estudo de Viabilidade Turística de Chrockatt de Sá
que visa revigorar a comunidade. O assunto foi discutido e incluído como ponto
de pauta, tendo como encaminhamento: o envio da proposta desse projeto de
revitalização para conhecimento dos conselheiros e da comunidade, e
posteriormente convidar o Sidney para apresentar o projeto aqui para o
COMPATRI. No primeiro ponto de pauta
temos, Apreciação da proposta de
adequação do entorno da Matriz de Santo Antônio no distrito de Glaura, com
a instalação de uma academia ao ar livre, a arquiteta da Secretaria de Cultura
e Patrimônio Camila Miranda afirma que não se opõe a proposta, que acha ela
correta, coerente e que não vê pontos negativos nela, e na sequência Maria
Raquel cita que a academia vai ser instalada em uma praça contigua do adro da
igreja. Após longa discussão sobre o local de instalação e sobre a
possibilidade de instalação em outros locais do distrito, o COMPATRI deliberou
contrário ao parecer da Camila e solicita um reestudo quanto ao local de
instalação, e também recomenda uma revisão do local de instalação do ponto de
ônibus que se encontra ao lado da igreja ou a sua readequação. A servidora
Camila relata que após toda discussão também concorda com o conselho e se propõe
a buscar um novo local para instalação dos aparelhos. No segundo ponto de pauta temos, solicitação de autorização para
intervenções emergenciais na Capela de Nossa Senhora dos Remédios - Fundão do
Cintra, Santo Antônio do Salto (bem tombado a nível municipal): a
conselheira Ana Paula explicou que a Capela de Nossa Senhora dos Remédios é
tombada e cita que recebeu um pedido de autorização para realizar a troca do
assoalho em madeira da sacristia da capela. Ana Paula relata que em 2020 já foi
trocado o piso da nave e agora a intenção é de trocar o piso da sacristia que
será feita com recursos adquiridos pela própria comunidade, Paula frisa que
emitiu parecer favorável a execução da obra e que agora precisa da deliberação
do COMPATRI. O COMPATRI deliberou favorável ao parecer da Ana Paula e pede que
seja feita uma observação junto à comunidade, de que a madeira a ser utilizada
seja a mais resistente possível e com origem legal. No terceiro ponto temos, a Padronização das formas de justificativa de
ausência dos conselheiros nas reuniões do COMPATRI, e após breve discussão com
relação a justificativa, Carlos Magno sugere que o prazo de envio da
justificativa seja até o horário da reunião de forma formalizada via email,
sendo aprovado por todos os conselheiros. Na sequência a conselheira Ana Paula
informa que no dia 17 de Agosto é comemorado o dia do Patrimônio Cultural, e
serão promovidos alguns eventos relacionadas a valorização do patrimônio. Ana
frisa que está pensando em elaborar o primeiro encontro de gestores e agentes
da preservação do patrimônio cultural de Ouro Preto, com a participação do
COMPATRI, cujo tema será discutir e apresentar os resultados da gestão dentro
do ICMS Cultural, e contar a trajetória de Ouro Preto dentro dos 25 anos do
ICMS, bem como os desafios e as possibilidades. Sem mais nada a tratar eu Maria
Margarete de Souza Custódio lavrei a presente ata que será assinada por mim e
pelos conselheiros presentes.
Maria
Margarete de Souza Custódio
Carlos Magno de Souza Paiva
Carlos Henrique Bicalho
Ludmila Ribeiro Souza
Leonardo Barbosa Godefroid
Geraldo Aparecido da Silva Gomes
Carlos
José Aparecido de Oliveira
Ana
Paula Paixão
Sandra
Fosque Sanches
Alexandre
Ferreira Mascarenhas
Manuela
Auxiliadora de Deus
Patrícia
Souza Ozga
Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa
CONVOCAÇÃO – REUNIÃO
ORDINÁRIA
CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL - CMPC
Data e hora: 05 de outubro de 2021, às 10h.
Local: Em virtude do isolamento social, a reunião
será realizada pela plataforma Google Meet em tempo real via link: meet.google.com/zxr-mpjs-yqs
Pauta da reunião:
1 – Edital do Fundo Municipal de Cultura - 2021
2 – Informes
Helenice Afonso de Oliveira
Presidenta do Conselho Municipal de Política
Cultural
CONVOCAÇÃO
– Reunião Ordinária Nº7/2021
Conselho
Municipal de Habitação (CMH/OP)
O presidente do Conselho Municipal de Habitação (CMH),
Ernani Carlos de Araújo, CONVOCA os conselheiros para a 7ª Reunião Ordinária do
Conselho Municipal de Habitação - Mandato 2019/2021.
Data: 06 de outubro de 2021 (quarta-feira)
Horário: 14:00hs
Local: Em virtude do isolamento social, a reunião será
realizada em tempo real via Google Meet. Link da videochamada: https://meet.google.com/jqp-kfxg-jyr
EXPEDIENTE:
1) Verificação de quórum e abertura;
ORDEM DO DIA:
2) Leitura e aprovação das atas das reuniões anteriores;
3) Proposta de emenda à Lei Municipal 879/06;
4)
Consulta Popular: diretrizes para a Habitação e a expansão urbana;
5) Informes;
6) Outros assuntos, caso houver.
OBSERVAÇÕES:
- Compareça às reuniões para estar cientes dos assuntos
em pauta;
- Justifique sua ausência;
- Cabe ao titular comunicar ao suplente para
substituí-lo, caso não possa comparecer à reunião, a fim de não comprometer o
quórum.
Ernani Carlos de Araújo
Presidente do Conselho Municipal de Habitação – CMH/OP
DECRETO Nº 6.234 DE 29 DE SETEMBRO DE 2021
Constitui o Comitê Interno de Implantação do Modelo de Excelência em Gestão e dá outras providências.
O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de
suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o art.93, VII, da Lei
Orgânica Municipal;
Considerando a Portaria nº 66, de 31 de março de
2017, que dispõe sobre critérios de excelência para a governança e gestão de
transferências de recursos da União, operacionalizadas por meio da Plataforma
+Brasil, objetivando aprimorar as práticas e processos de transferências de
recursos da União, a fim de assegurar uniformidade, geração de valor público,
racionalização e transparência no uso desses recursos;
Considerando a Portaria nº 1.511, de 09 de
fevereiro de 2021, que altera a Portaria nº 66, de 31 de março de 2017, que
prevê a Instrução Normativa sobre a implantação da gestão de integridade,
riscos e controles internos da gestão;
Considerando a Instrução Normativa nº 05, de 24
de junho de 2019, do Ministério da Economia, alterada pela Instrução Normativa
n° 33, de 23 de abril de 2020, que estabelece a aplicação dos instrumentos de
melhoria da gestão do MEG-Tr até 30 de setembro de cada ano;
Considerando que os órgãos e entidades da
administração pública direta e indireta que atuam em processos de
transferências de recursos da União deverão assegurar a adoção das medidas para
a sistematização de práticas relacionadas à governança e à gestão de tais
processos, aplicando-se as diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal;
Considerando que a implantação do MEG-Tr visa
propiciar condições para o aprimoramento da gestão e dos processos das
organizações concedentes e convenentes das transferências voluntárias da União,
focadas em resultados para o cidadão; e
Considerando que para a implementação do MEG-Tr,
as organizações deverão constituir o Comitê Interno para aplicação do
Instrumento de Melhoria da Gestão dos órgãos e entidades que operam
transferências da União – IMG-Tr 100 Pontos;
RESOLVE:
Art.
1º Instituir o Comitê Interno de
Implantação do Modelo de Excelência em Gestão no âmbito da Prefeitura Municipal
de Ouro Preto, o qual será composto pelos seguintes membros:
I.
Felipe
D’Almeida Pinho, presidente do Comitê, representante da Secretaria Municipal de
Fazenda;
II. Antonielle
Marianne de Almeida e Pessoa, apoio técnico do Comitê, representante do Núcleo
Central de Planejamento e Modernização Institucional;
III. Cláudia
Maria Ferreira de Souza, apoio técnico do Comitê, representante da Gerência de
Recursos Humanos;
IV. Eduardo
Severino Mapa, apoio técnico do Comitê, representante da Superintendência de
Tecnologia da Informação;
V. Gustavo
Henrique Oliveira Leite, apoio técnico do Comitê, representante da Secretaria
Municipal de Turismo;
VI. Abilio
Alves Boasquivis, membro do Comitê, representante da Secretaria Municipal de
Obras;
VII. Anderson
Geraldo Pereira, membro do Comitê, representante da Secretaria Municipal de
Planejamento e Gestão;
VIII. José
Anchieta Barbosa Neto, membro do Comitê, representante do Departamento de
Convênios;
IX. Lucília
Aparecida Afonso de Oliveira Fernandes, membro do Comitê, representante da Secretaria
Municipal de Saúde;
X. Luís
Barbosa Filho, membro do Comitê, representante do Núcleo Central de
Planejamento e Modernização Institucional;
XI. Michele
Aparecida Gomes Guimarães, membro do Comitê, representante da Secretaria
Municipal de Educação;
XII. Sarah
Casazza Basílio, membro do Comitê, representante da Secretaria Municipal de
Educação;
XIII. Wagner
Arlindo Costa, membro do Comitê, representante da Gerência de Recursos Humanos;
XIV. Willer
Bruno Costa, membro do Comitê, representante do Departamento de Convênios.
§
1º O Comitê Interno de Implantação do
Modelo de Excelência em Gestão da Prefeitura Municipal de Ouro Preto será
coordenado pelo Presidente do Comitê, Secretário Municipal de Fazenda, que
atuará com o perfil de “Gestor” no sistema do MEG-Tr e terá as seguintes
atribuições, definidas pelo Guia para Melhoria da Gestão das Transferências da
União, disponível na Plataforma +Brasil:
I.
Realizar
a adesão da Prefeitura Municipal de Ouro Preto ao MEG-Tr, cadastrando a Pasta
no Sistema do Modelo de Excelência em Gestão- SMEG;
II.
Relacionar
os membros do Comitê Interno de Aplicação do MEG-Tr, previamente cadastrados,
no SMEG, para acesso e uso;
III.
Elaborar
cronograma interno de atividades e reuniões;
IV.
Convocar
e presidir as reuniões do Comitê Interno de Aplicação do MEG-Tr;
V.
Acompanhar
de forma sistemática a implantação do Modelo de Excelência em Gestão das
Transferências da União – MEG-Tr;
VI.
Distribuir
as tarefas entre os integrantes do Comitê Interno de Aplicação do MEG-Tr,
conforme cada etapa do processo de implantação e área de atuação do membro;
VII. Designar
outros servidores responsáveis pelo cumprimento das etapas pertinentes à
implantação do modelo e outras atividades conforme a evolução do nível de
maturidade da gestão da Pasta;
VIII.
Indicar
membros e outros servidores para participação nos eventos de capacitação
divulgados na Plataforma +Brasil e nos cursos da trilha de capacitação da
Escola Nacional de Administração Pública – ENAP;
IX.
Validar,
junto à alta direção, o Relatório de Melhoria da Gestão, antes de inseri-lo ao
SMEG;
X.
Submeter
a aplicação do Instrumento de Melhoria da Gestão IMG-Tr, gerado pelo SMEG, para
validação e certificação pela respectiva Coordenação da Rede +Brasil; e
XI.
Decidir
sobre as matérias que lhe sejam submetidas, assim como sobre aquelas
consideradas relevantes.
§
2º Compete aos demais membros do
Comitê Interno de Implantação do Modelo de Excelência em Gestão da Prefeitura
Municipal de Ouro Preto:
I.
Realizar
a solicitação do cadastro no SMEG para acesso e uso do SMEG;
II.
Realizar
a trilha de capacitação da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e
outros cursos para os quais for indicado;
III.
Participar
das reuniões e eventos para os quais for convocado e/ou designado;
IV. Realizar a parte que lhe couber na coleta e análise de informações, conforme distribuição do Presidente, assim como, na elaboração do Relatório de Melhoria da Gestão;
V.
Contribuir
com o coordenador sempre que lhe for solicitado, buscando as informações
necessárias em sua área de atuação ou em outras demandadas para cada fundamento;
VI.
Alimentar
o SMEG, no que se refere a parte que lhe for atribuída;
VII.
Coordenar
os grupos de trabalho, por fundamento, que vierem a ser formados;
VIII. Coordenar e participar da elaboração dos Planos de Melhoria da Gestão e da aplicação do IMG-Tr para todos os fundamentos;
IX.
Após
a validação do Relatório, realizar os devidos encaminhamentos, caso haja;
X.
Identificar,
analisar e pontuar as práticas de gestão e os resultados da organização; e
XI.
Observar,
obrigatoriamente, as diretrizes definidas pelo Guia para Melhoria da Gestão das
Transferências da União ou outro documento que venha a substituí-lo.
Art.
2º O rol de membros e suas respectivas
atribuições poderão sofrer adequações conforme o andamento do processo de implantação
do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências em Recursos da União –
MEG-Tr, visando à eficácia e o cumprimento dos seus objetivos, por ato do
coordenador do Comitê Interno de Implantação do Modelo de Excelência em Gestão.
Art.
3º O Gestor e membros do Comitê
Interno de Implantação do Modelo de Excelência em Gestão não receberão qualquer
espécie de remuneração por sua atuação, sendo o exercício de suas atividades
considerado de relevante interesse público.
Art.
4º Este Decreto entra em vigor na data
de sua publicação.
Ouro Preto, Patrimônio Cultural
Mundial, 29 de setembro de 2021, trezentos e dez anos da Instalação da Câmara
Municipal e quarenta e um anos do Tombamento.
Angelo
Oswaldo de Araújo Santos
Prefeito
de Ouro Preto
DECRETO
Nº 6.235 DE 30 DE SETEMBRO DE 2021
Dispõe sobre a nomeação de membro para
compor o Conselho Municipal de Saúde – CMS e altera o Decreto nº 4.359 de 30 de novembro de 2015.
O
Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições
legais, em especial as que lhe conferem o art. 93, VII, da Lei
Orgânica Municipal e Lei
nº 05/91 e alterações posteriores,
DECRETA:
Art. 1º Fica
nomeado, André Luiz Araújo de
Albuquerque Costa, membro titular, representante da Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, em substituição a Fabiana da Conceição Timóteo Silvestre, nomeada
por meio do Decreto
nº 6.156 de 30 julho de 2021
Parágrafo único: O
membro titular acima nomeado dará continuidade ao mandato de quatro anos, iniciado
em 17 de dezembro de 2015 e prorrogado pela Resolução
nº 01/2019/CMS, substituindo a antecessora Fabiana da Conceição Timóteo
Silvestre, que fica, de consequência, dispensada da referida função.
Art. 2º O
inciso XXXI, do Art. 1º, do Decreto
4.359 de 30 de novembro de 2015, passa a vigorar com a seguinte alteração:
“Art.1º
(...)
XXXI – André Luiz Araújo de
Albuquerque Costa, membro titular, representante da Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania;
XXXII) ...
(...)” NR
Art. 3º Este
Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Ouro Preto, Patrimônio Cultural
Mundial, 30 de setembro de 2021, trezentos e dez anos da Instalação da Câmara
Municipal e quarenta e um anos do Tombamento.
Angelo Oswaldo de Araújo Santos
Prefeito de Ouro Preto
EXTRATO DE CONTRATOS – 2ª SEMANA DE SETEMBRO- DEPARTAMENTO DE ATOS E
CONTRATOS – DACAD.
AMAZÔNIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO
LTDA. Pregão
Eletrônico 005/2021. Objeto: Rescisão no
dia 30/09/2021.
Extrato
de licitações:
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO
PRETO torna público resultado de proposta de preços e habilitação do Pregão
Presencial nº. 29/2021, cujo objeto é a
contratação de empresa especializada para execução de manutenções viárias nas
ruas do município de Ouro Preto/MG, manutenções compreendidas como alvenaria
poliédrica, calçamento em bloquete e calçamento em paralelepípedo. Após
análise, o pregoeiro julga habilitada e vencedora do certame a empresa Construtora Freire & Freire Ltda, CNPJ:
71.053.821/0001-34, que ofertou o menor preço global no valor de R$ 348.495,33. O Município de Ouro
Preto adjudica e homologa o presente objeto. Hállan Vinícius - Pregoeiro.
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO
PRETO torna pública a licitação do Pregão Eletrônico nº. 54/2021 que tem como
objeto o Registro de Preços para aquisição de cestas básicas para atender as
famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. Recebimento das
propostas por meio eletrônico no site www.bllcompras.org.br
a partir das 08h:00min do dia 05/10/2021 até às 18h:00min do dia 18/10/2021.
Início da Sessão de disputa prevista para o dia 19/10/2021 às 10h:00min. Edital
no site ouropreto.mg.gov.br/transparencia/licitacoes e no site www.bllcompras.org.br: Informações: (31)
3559-3301. Luciene F. de Souza – Pregoeira.
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO
PRETO torna público reabertura do Pregão Presencial nº. 045/2021 de objeto aquisição de oxigênio medicinal com locação
de tanque criogênico de até 5.000 L, para atender às demandas da UPA DOM
ORIONE, no Município de Ouro Preto. Início da sessão às 14:00 horas do dia 19 de outubro de 2021.
Edital no site www.ouropreto.mg.gov.br, link Licitações. Maiores informações:
(31) 3559-3301. Fábio Rodrigues Braga – Pregoeiro.
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO
PRETO torna pública, para conhecimento dos interessados, a SUSPENSÃO da
licitação do Pregão Eletrônico nº. 050/2021 – Registro de preços para aquisição de material de limpeza para a Prefeitura
Municipal de Ouro Preto – MG e suas secretarias, para
readequação do edital, conforme Comunicação interna nº. 10385/2021.
Mais informações no site ouropreto.mg.gov.br/transparencia/licitacoes, ou no
telefone: (31) 3559-3301. Thiago C. M.
Castro Pregoeiro.
Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779
LEI
Nº 1.247 DE 30 DE SETEMBRO DE 2021
Altera o caput do art. 2º,
os incisos V e VIII do art. 3º, o art. 4º e o caput do art. 5º, todos da Lei nº
381, de 20 de dezembro de 2007, que dispõe sobre o Conselho Municipal de
Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).
O Povo do Município de Ouro Preto, por seus
representantes na Câmara Municipal, aprovou e eu, Prefeito Municipal, em seu
nome, promulgo a seguinte lei:
Art. 1º O caput do art. 2º da Lei
381, de 20 de dezembro de 2007, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art.
2º O COMPIR é órgão deliberativo, permanente e encarregado de propor,
monitorar, fiscalizar e avaliar as políticas que visem à promoção da igualdade
racial”.
Art. 2º Os incisos V e VIII do
art. 3º da Lei 381, de 2007, passam a vigorar com a seguinte redação:
“Art.
3º (...)
(…)
V.
propor, fiscalizar, monitorar e avaliar a Política Municipal de Promoção da
Igualdade Racial;
(…)
VIII.
encaminhar denúncias recebidas, de violações de direitos ou atos de
discriminação racial, aos órgãos próprios;
Art. 3º Altera o art. 4º da Lei
381, de 2007, passando a vigorar com a seguinte redação:
“Art.4º
O COMPIR será composto por 14 (quatorze) representantes, de forma paritária
entre o Poder Público e a Sociedade Civil, observada a seguinte composição:
I.
7 (sete) representantes do Poder Público, sendo:
a) 1 (um) representante da Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania;
b) 1 (um) representante da Secretaria Municipal de
Cultura e Patrimônio - vinculado à Diretoria de Promoção da Igualdade Racial;
c) 1 (um) representante da Secretaria Municipal de
Educação;
d) 1 (um) representante da Secretaria Municipal de
Saúde;
e) 1 (um) representante da Câmara Municipal;
f) 1 (um) representante da Universidade Federal
de Ouro Preto (UFOP) - vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e
Indígenas (NEABI);
g) 1 (um) representante do Instituto Federal de
Minas Gerais (IFMG) - Campus Ouro Preto - vinculado ao Núcleo de Estudos
Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI);
II.
7 (sete) representantes da Sociedade Civil, sendo:
a) 6 (seis) representantes de entidades que atuam
na área da promoção da igualdade racial;
b) 1 (um) representante da Ordem dos Advogados do
Brasil (OAB) – Subseção Ouro Preto, preferencialmente vinculado à temática da
promoção da igualdade racial.
§
1º Os membros do COMPIR serão designados por ato do Prefeito Municipal.
§
2º O mandato dos conselheiros será de 2 (dois) anos, admitindo-se uma única
recondução por igual período.
§
3º Para cada conselheiro titular deverá ser indicado o seu respectivo suplente.
§
4º O exercício da função de conselheiro, titular ou suplente, é considerado de
interesse público relevante e não será, em hipótese alguma, remunerado.
§
5º As entidades, descritas na alínea “a” do inciso II deste artigo, serão
eleitas em reunião específica coordenada pela Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania.
Art. 4º O caput do art. 5º passa
a vigorar com a seguinte redação:
“Art.
5º O COMPIR será vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social,
Habitação e Cidadania, que oferecerá suporte administrativo-financeiro,
assessoria técnica e a designação de um servidor para exercer as funções de
secretário(a) executivo(a), visando o adequado funcionamento do Conselho.
Art. 5º Esta Lei entra em vigor
na data de sua publicação.
Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 30 de
setembro de 2021, trezentos e dez anos da Instalação da Câmara Municipal e
quarenta e um anos do Tombamento.
Angelo Oswaldo de Araújo Santos
Prefeito de Ouro
Preto
Projeto de
Lei Ordinária nº 350/2021
Autoria:
Prefeito Municipal
QUADRO DE VOTAÇÃO
PRIMEIRA
DISCUSSÃO
VEREADORES |
FAVORÁVEL |
CONTRA |
ABSTENÇÃO |
AUSENTE DO PLENÁRIO |
AUSENTE DA REUNIÃO |
ALESSANDRO SANDRINHO |
X |
|
|
|
|
ALEX BRITO |
X |
|
|
|
|
JÚLIO GÓRI |
X |
|
|
|
|
LUCIANO BARBOSA |
X |
|
|
|
|
LÍLIAN FRANÇA |
X |
|
|
|
|
LUIZ DO MORRO |
Não
vota |
|
|
|
|
MATHEUS PACHECO |
X |
|
|
|
|
MERCINHO |
X |
|
|
|
|
NAÉRCIO FERREIRA |
|
|
|
X |
|
REGINALDO DO TAVICO |
X |
|
|
|
|
RENATO ZOROASTRO |
X |
|
|
|
|
VANDER LEITOA |
|
|
|
|
X |
VANTUIR SILVA |
X |
|
|
|
|
ZÉ DO BINGA |
X |
|
|
|
|
WANDERLEY KURUZU |
X |
|
|
|
|
APROVADO POR DOZE VOTOS FAVORÁVEIS, AUSENTE DO
PLENÁRIO O VEREADOR NAÉRCIO FERREIRA E AUSENTE DA REUNIÃO O VEREADOR VANDER
LEITOA.
QUADRO DE VOTAÇÃO
SEGUNDA
DISCUSSÃO
VEREADORES |
CONTRA |
FAVORÁVEL |
ABSTENÇÃO |
AUSENTE DO PLENÁRIO |
AUSENTE DA REUNIÃO |
ALESSANDRO SANDRINHO |
|
X |
|
|
|
ALEX BRITO |
|
x |
|
|
|
JÚLIO GÓRI |
|
x |
|
|
|
LUCIANO BARBOSA |
|
|
|
X |
|
LÍLIAN FRANÇA |
|
x |
|
|
|
LUIZ DO MORRO |
Não
vota |
|
|
|
|
MATHEUS PACHECO |
|
X |
|
|
|
MERCINHO |
|
x |
|
|
|
NAÉRCIO FERREIRA |
|
x |
|
|
|
REGINALDO DO TAVICO |
|
x |
|
|
|
RENATO ZOROASTRO |
|
x |
|
|
|
VANDER LEITOA |
|
X |
|
|
|
VANTUIR SILVA |
|
|
|
X |
|
ZÉ DO BINGA |
|
X |
|
|
|
WANDERLEY KURUZU |
|
X |
|
|
|
APROVADO POR DOZE VOTOS FAVORÁVEIS, AUSENTE DO
PLENÁRIO OS VEREADORES LUCIANO E VANTUIR.
QUADRO DE VOTAÇÃO
REDAÇÃO
FINAL
VEREADORES |
CONTRA |
FAVORÁVEL |
ABSTENÇÃO |
AUSENTE DO PLENÁRIO |
AUSENTE DA REUNIÃO |
ALESSANDRO SANDRINHO |
|
X |
|
|
|
ALEX BRITO |
|
X |
|
|
|
JÚLIO GÓRI |
|
X |
|
|
|
LUCIANO BARBOSA |
|
X |
|
|
|
LÍLIAN FRANÇA |
|
X |
|
|
|
LUIZ DO MORRO |
Não
vota |
|
|
|
|
MATHEUS PACHECO |
|
X |
|
|
|
MERCINHO |
|
X |
|
|
|
NAÉRCIO FERREIRA |
|
X |
|
|
|
REGINALDO DO TAVICO |
|
|
|
X |
|
RENATO ZOROASTRO |
|
X |
|
|
|
VANDER LEITOA |
|
|
|
X |
|
VANTUIR SILVA |
|
X |
|
|
|
ZÉ DO BINGA |
|
|
|
X |
|
WANDERLEY KURUZU |
|
|
|
X |
|
APROVADO POR DEZ VOTOS FAVORÁVEIS, AUSENTES DO
PLENÁRIO OS VEREADORES KURUZU, TAVICO, BINGA E LEITOA.
PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 350/2021 – PREFEITO
MUNICIPAL
PORTARIA
Nº 08/2021 – SECRETARIA DE CULTURA E PATRIMÔNIO
Nomeia Comitê Gestor do FunCult - Fundo Municipal
de Cultura.
Considerando
o disposto no Art. 6º da Lei Municipal nº 737/2011 que estabelece as
competências do Comitê Gestor do FunCult;
Considerando
a eleição dos membros do Comitê Gestor do FunCult realizada pelo Conselho
Municipal de Política Cultural;
A Secretária
de Cultura e Patrimônio, no uso de suas atribuições legais,
DESIGNA:
Art.
1º. Ficam nomeados os membros do Comitê Gestor do FunCult
– Fundo Municipal de
Cultura para
mandato de (01) um ano, prorrogável por igual período:
Hudson
Augusto Silva – Presidente
Ricardo
Campolim Moraes – Relator
Gabriela
Pacheco Martins Dutra – Secretário
Ingrid da
Silva Borges – Membro
Art.2º. Os trabalhos do Comitê de que trata esta Portaria
serão prestados sem ônus aos cofres municipais, porém considerados de
relevância pública.
Maria Margareth Monteiro
Secretária Municipal de Cultura e Patrimônio
Portaria SMPG nº 045/2021
Convoca classificados do Processo
Seletivo Simplificado 2021 para designação em vagas para contratação
temporária.
A Secretária Municipal de Planejamento e Gestão: Sra. Crovymara Elias Batalha, no uso de suas atribuições conferidas pelo art. 97 da Lei Orgânica do Município de Ouro Preto e subsidiada pela Gerência de Recursos Humanos, conforme art. 2º, inciso X, da Lei Complementar Municipal nº 26/2006;
RESOLVE:
Art. 1º. Ficam convocados os candidatos abaixo relacionados para assumirem, caso queiram, vaga em contrato temporário, conforme classificação no Processo Seletivo Simplificado 2021 – Edital nº 001/2021 (Quadro Geral):
1)
Médico Veterinário: BRUNA
CARLA MACIEL SANTANA DE LIMA e ANDRÉ LUIZ ALVES FERNANDES.
2)
Motorista: EDIVALDO LOPES DE
OLIVEIRA.
3)
Procurador Municipal: ERIKA DA
SILVA MOREIRA.
4)
Técnico em Edificações: GISELE MENDES ANELY.
Art. 2º. Os candidatos convocados deverão expressar o interesse na contratação de forma online, através do e-mail grh.atendimento@ouropreto.mg.gov.br das 00h do dia 05/10/2021 até às 23h59m do dia 06/10/2021, enviando no e-mail o título “CONVOCAÇÃO PSS 2021 – CARGO – NOME COMPLETO”, e anexando, em formato digitalizado (PDF) com a devida identificação, as cópias dos seguintes documentos:
1)
cpf.
2)
Título
de eleitor e comprovante de votação da última eleição.
3)
Certificado
de reservista, se do sexo masculino.
4)
Carteira
de identidade.
5)
Cartão
de cadastro no pis/pasep ou
declaração negativa da CEF ou Banco do Brasil.
6)
Uma
foto 3x4 recente.
7)
Diploma
ou certificado para comprovação da escolaridade.
8)
Comprovante
de estar devidamente inscrito no órgão fiscalizador da profissão, quando
exigido.
9)
Carteira
de habilitação para o cargo de Motorista.
10) Certidão de
casamento.
11) Cartão de vacina.
12) Certidão de
nascimento de dependentes menores de 14 anos.
13) Comprovante de
matrícula em instituição de ensino superior de filho maior de 18 anos declarado
como dependente para fins de imposto de renda.
14) Caderneta de vacinação dos filhos
menores de 05 anos (necessário para requerimento de salário família).
15) Comprovante de
matrícula e frequência de filhos maiores de 05 anos e menores de 14 anos.
16) Comprovante de
residência atualizado (últimos 03 meses).
17) Conta no Banco Itaú.
18) Certidão de
Antecedentes Criminais (obtida no site www.pc.mg.gov.br).
19) Certidão Criminal
Eleitoral (obtida no site ww.tse.jus.br).
20) Certidão de Quitação
Eleitoral (obtida no site ww.tse.jus.br).
21) Todos os documentos
relativos à titulação que foram anexados pelo candidato no momento da inscrição
no Processo Seletivo Simplificado 2021.
Art. 3º A Gerência de Recursos Humanos poderá exigir outros documentos que se façam necessários para a efetivação do ato de contratação.
Art. 4º Não serão aceitos documentos relativos à titulação diferentes dos anexados no momento da inscrição e com data posterior a esta.
Art. 5º Após o convocado manifestar o seu interesse na contratação, nos termos do art. 2º, a Gerência de Recursos Humanos lhe enviará um email com a ficha de inscrição e as declarações funcionais obrigatórias, as quais deverão ser assinadas e preenchidas pelo convocado de forma legível, sem rasuras e enviadas para o email grh.atendimento@ouropreto.mg.gov.br no prazo de dois dias úteis após o seu recebimento, com o título “CONVOCAÇÃO PSS 2021 – CARGO – NOME COMPLETO”.
Parágrafo único A ficha de inscrição e as declarações funcionais obrigatórias devem ser anexadas em formato digitalizado (PDF) com a devida identificação.
Art. 6º Após o cumprimento de todos os requisitos anteriores, a Gerência de Recursos Humanos enviará ao convocado um email informando-lhe a data e o horário em que deva comparecer pessoalmente para apresentar todos os documentos originais citados no art. 2º, para conferência e verificação do preenchimento de todas as exigências previstas no edital do Processo Seletivo Simplificado 2021.
Art. 7º Caso o convocado não receba da Gerência de Recursos Humanos os emails citados nos artigos anteriores no prazo de dois dias úteis, deve entrar em contato com o citado órgão por meio dos telefones (31) 3559-3231, (31) 3559-3219 ou (31) 3559-3235 para esclarecer o ocorrido, sendo de sua inteira responsabilidade esse contato, sob pena de se considerar que não tem mais interesse na contratação.
Art. 8º. Os candidatos que não manifestarem interesse na contratação nos termos do art. 2º, não cumprirem as determinações da presente portaria, não possuírem os documentos exigidos ou não preencherem todos os requisitos previstos no edital do Processo Seletivo Simplificado 2021, serão excluídos da lista dos aprovados para os referidos cargos, tendo em vista o presente ato de convocação.
Art. 9º. A presente Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
Ouro Preto, 04 de Outubro
de 2021.
Crovymara Elias Batalha
Secretária
Municipal de Planejamento e Gestão
Portaria SMPG nº 046/2021
Convoca classificados do Processo
Seletivo Simplificado 2021 para designação em vagas para contratação
temporária.
A Secretária Municipal de Planejamento e Gestão: Sra. Crovymara Elias Batalha, no uso de suas atribuições conferidas pelo art. 97 da Lei Orgânica do Município de Ouro Preto e subsidiada pela Gerência de Recursos Humanos, conforme art. 2º, inciso X, da Lei Complementar Municipal nº 26/2006;
RESOLVE:
Art. 1º. Ficam convocados os candidatos abaixo relacionados para assumirem, caso queiram, vaga em contrato temporário, conforme classificação no Processo Seletivo Simplificado 2021 – Edital nº 002/2021 (Secretaria Municipal de Saúde):
1)
Enfermeiro: CRISTINA KLEIN RAMOS MALOSTO e
RENATO CÂNDIDO DE SOUZA.
2)
Médico 20 horas: CRISTINA AMARAL
CALIXTO.
3)
Médico 40 horas: NATHALIA DIAS ZANELLI, DANIEL
DEMÉTRIO MAGALHÃES, ANA CLARA ARANTES GONÇALVES, PEDRO ANDRADE MELLO.
4)
Agente Comunitário de
Sáude ESF Antônio Dias: SILVANIA MIRANDA VELOSO COSTA.
5)
Agente Comunitário de
Sáude ESF Antônio Pereira: JOYCE APARECIDA BARBOZA e HEDELVYS CHRISTYAN LIMA
MOREIRA.
6)
Agente Comunitário de
Sáude ESF Caminhar: ANGÉLICA HELOISA FERREIRA e VALDILENE MÁRTIR GOMES
7)
Agente Comunitário de
Sáude ESF Manoca: AMANDA FRANCISCA NUNES SENA.
8)
Agente Comunitário de
Sáude ESF Tulipas: ELIANE APARECIDA NASCIMENTO DE OLIVEIRA, KLEBER ELVIS DA SILVA e
LISANDRA CRISTINA.
Art. 2º. Os candidatos convocados deverão expressar o interesse na contratação de forma online, através do e-mail grh.atendimento@ouropreto.mg.gov.br das 00h do dia 05/10/2021 até às 23h59m do dia 06/10/2021, enviando no e-mail o título “CONVOCAÇÃO PSS 2021 – CARGO – NOME COMPLETO”, e anexando, em formato digitalizado (PDF) com a devida identificação, as cópias dos seguintes documentos:
1)
cpf.
2)
Título
de eleitor e comprovante de votação da última eleição.
3)
Certificado
de reservista, se do sexo masculino.
4)
Carteira
de identidade.
5)
Cartão
de cadastro no pis/pasep ou
declaração negativa da CEF ou Banco do Brasil.
6)
Uma
foto 3x4 recente.
7)
Diploma
ou certificado para comprovação da escolaridade.
8)
Comprovante
de estar devidamente inscrito no órgão fiscalizador da profissão, quando
exigido.
9)
Carteira
de habilitação para o cargo de Motorista.
10) Certidão de
casamento.
11) Cartão de vacina.
12) Certidão de
nascimento de dependentes menores de 14 anos.
13) Comprovante de
matrícula em instituição de ensino superior de filho maior de 18 anos declarado
como dependente para fins de imposto de renda.
14) Caderneta de vacinação dos filhos
menores de 05 anos (necessário para requerimento de salário família).
15) Comprovante de
matrícula e frequência de filhos maiores de 05 anos e menores de 14 anos.
16) Comprovante de
residência atualizado (últimos 03 meses).
17) Conta no Banco Itaú.
18) Certidão de
Antecedentes Criminais (obtida no site www.pc.mg.gov.br).
19) Certidão Criminal
Eleitoral (obtida no site ww.tse.jus.br).
20) Certidão de Quitação
Eleitoral (obtida no site ww.tse.jus.br).
21) Todos os documentos
relativos à titulação que foram anexados pelo candidato no momento da inscrição
no Processo Seletivo Simplificado 2021.
Art. 3º A Gerência de Recursos Humanos poderá exigir outros documentos que se façam necessários para a efetivação do ato de contratação.
Art. 4º Não serão aceitos documentos relativos à titulação diferentes dos anexados no momento da inscrição e com data posterior a esta.
Art. 5º Após o convocado manifestar o seu interesse na contratação, nos termos do art. 2º, a Gerência de Recursos Humanos lhe enviará um email com a ficha de inscrição e as declarações funcionais obrigatórias, as quais deverão ser assinadas e preenchidas pelo convocado de forma legível, sem rasuras e enviadas para o email grh.atendimento@ouropreto.mg.gov.br no prazo de dois dias úteis após o seu recebimento, com o título “CONVOCAÇÃO PSS 2021 – CARGO – NOME COMPLETO”.
Parágrafo único a ficha de inscrição e as declarações funcionais obrigatórias devem ser anexadas em formato digitalizado (PDF) com a devida identificação.
Art. 6º Após o cumprimento de todos os requisitos anteriores, a Gerência de Recursos Humanos enviará ao convocado um email informando-lhe a data e o horário em que deva comparecer pessoalmente para apresentar todos os documentos originais citados no art. 2º, para conferência e verificação do preenchimento de todas as exigências previstas no edital do Processo Seletivo Simplificado 2021.
Art. 7º Caso o convocado não receba da Gerência de Recursos Humanos os emails citados nos artigos anteriores no prazo de dois dias úteis, deve entrar em contato com o citado órgão por meio dos telefones (31) 3559-3231, (31) 3559-3219 ou (31) 3559-3235 para esclarecer o ocorrido, sendo de sua inteira responsabilidade esse contato, sob pena de se considerar que não tem mais interesse na contratação.
Art. 8º. Os candidatos que não manifestarem interesse na contratação nos termos do art. 2º, não cumprirem as determinações da presente portaria, não possuírem os documentos exigidos ou não preencherem todos os requisitos previstos no edital do Processo Seletivo Simplificado 2021, serão excluídos da lista dos aprovados para os referidos cargos, tendo em vista o presente ato de convocação.
Art. 9º. A presente Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
Ouro Preto, 04 de Outubro de 2021.
Crovymara Elias Batalha
Secretária
Municipal de Planejamento e Gestão
RESOLUÇÃO Nº. 001 DE 2021
COMISSÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTROLE E COMBATE A POLUIÇÃO
SONORA NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO
A Comissão Municipal de
Educação e Controle da Poluição Sonora, pelos poderes investidos através do
art. 5º, inciso I, da Lei Complementar nº 16/2006, modificada pela Lei
Complementar nº 111/2011, delibera o seguinte:
Art. 1º - Os níveis máximos de ruído durante o ano de 2021 serão
tolerados conforme determina o art. 7º da Lei Complementar 16/2006, modificada
pela Lei Complementar nº 111/2011, devendo observar os limites estabelecidos
pela NBR 10.151 da ABNT:
Tipos de áreas habitadas |
Limites de níveis de pressão sonora (dB) |
|
Período diurno |
Período noturno |
|
Área de residências
rurais |
40 |
35 |
Área estritamente
residencial urbana ou de hospitais ou de escolas |
50 |
45 |
Área mista
predominantemente residencial |
55 |
50 |
Área mista com
predominância de atividades comerciais e/ou administrativas |
60 |
55 |
Área mista com
predominância de atividades culturais, lazer e turismo |
65 |
55 |
Área predominantemente
industrial |
70 |
60 |
Art. 2º - Considera-se Diurno o período compreendido entre 07h00min e
22h00min e Noturno entre 22h00min e 07h00min.
Parágrafo Único – Quando o
dia seguinte for domingo ou feriado, o término do período Noturno será às
9:00h.
Art. 3º - Todos os limites sonoros devem ser originados com o equilíbrio
de sons graves e agudos, não sendo permitida a elevação de graves, buscando
como princípio o bom senso e o conforto da comunidade.
Art. 4º - Todos os eventos que envolvam sonorização deverão ser
previamente autorizados pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio,
conforme estabelecido nos arts. 14, 15 e 16, da Lei Complementar nº 16/2006,
modificada pela Lei Complementar nº 111/2011.
Art. 5º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, sendo
válida até a edição de nova resolução.
Ouro
Preto, 30 de setembro de 2021.
José Geraldo de Oliveira
Presidente -
representante do Departamento de Fiscalização
Júlia Cristina Magalhães
Relatora - representante
da Procuradoria Jurídica Municipal
Camila Miranda Azevedo
Membro representante da
Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio
Débora Cristina Nepomuceno dos santos
Membro representante da
Vigilância Sanitária
Marcelo Raimundo Assunção
Membro representante da
Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP)
Gilson César Xavier Moutinho
Membro representante da
Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP)
Rogério Cezar Alves Ferreira
Membro representante da
Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP)