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Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779


 

COMISSÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA 

ATA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO ANO DE 2021 


 

LOCAL: DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO, 01 DE SETEMBRO DE 2021.

HORÁRIO: 14H 

A Comissão Municipal de Educação e Controle da Poluição Sonora reuniu nessa data, com a presença dos Srs(as) José Geraldo de Oliveira, Marcelo Raimundo Assunção, Gilson Cézar Xavier Moutinho, Júlia Cristina Magalhães e com participação virtual dos Srs(as) Rogério Cézar Ferreira, Camila Miranda Azevedo, Débora Cristina Nepomuceno dos Santos. Dando início o Sr. José Geraldo, disponibilizou a pauta da convocação. O Sr. José Geraldo, foi indicado pelos demais para ser o Presidente da Comissão e a representante da Procuradoria, indicada como relatora da Comissão.

Continuando o Sr. José Geraldo disse que ficaram muitas pendências da gestão passada. No final de 2019, estavam em torno de 16 processos em andamento, sendo 5 (cinco) destes processos em 1ª instância e 11 (onze) somente de poluição sonora já em 2ª instância a serem julgados pela Comissão. Concomitante a isto, existem outros processos aplicados durante a pandemia em que foi usada a Lei do Silêncio. Estes processos estão ainda em 1ª instância e, caso haja recurso, serão encaminhados a esta comissão.

Serão encaminhados a Procuradoria os seguintes recursos para pareceres, no total de 9(nove) recursos, a saber:

1-    50/2019: Oito & Oitenta;

2-    57/2019: República Casa Nova;

3-    58/2019: República Verdes Mares;

4-    66/2019: República Tanto Faz;

5-    118/2019: República Sinagoga;

6-    148/2019: República Castelo dos Nobres;

7-    150/2019: Alcatéia;

8-    156/2019: Necrotério;

9-    157/2019: Baviera;

Foi perguntado à Procuradora sobre a possibilidade de apresentar pareceres, foi proposta a data de 16/09/2021 para uma nova reunião e aprovada.

Foram discutidos os pareceres apresentados na última reunião da Comissão em 2019, onde alguns processos foram retornados a 1ª Instância, a saber: 158/2019(Arca de Noé) e 51/2019 (Birinaite).

José Geraldo fez um pequeno relato de que existe um projeto, em formatação no Município, de alteração do trânsito de processos administrativos na Prefeitura e, que, a ser mantido, conforme está proposto no projeto, na prática termina com a Comissão, nesse modelo atual.

Foi informado que a UFOP teve que negociar neste mês de Julho, dívidas diversas para possibilitar a Certidão Negativa de Débitos junto a Prefeitura Municipal.

Gilson falou da reunião na Bauxita sobre a “Savassinha”, os diversos problemas que tem havido no local. Disse não está sendo cumpridas as leis incidentes. José Geraldo disse que já foi implantado um Inquérito Civil no MP. Gilson informou que foi solicitado um a reunião das 3(três) Associações com o MP.

A comunidade, na visão do Gilson, quis saber sobre a ação da Fiscalização, sendo informado que em todos os sábados há um plantão.

A Comissão solicita à Fiscalização que faça um trabalho junto a Secretaria de Cultura e Patrimônio e a Secretaria de Defesa Social, para exigir dos comerciantes um Projeto para ocupação das calçadas com o layout a ser usado.

Não havendo mais nada a constar, foi encerrada a reunião e para constar, eu Marcelo Raimundo Assunção, lavrei a presente ata que lida e aprovada, será assinada.

 

Ouro Preto, 01 de Setembro de 2021.

 

 

José Geraldo de Oliveira

Presidente - representante do Departamento de Fiscalização

 

 

Júlia Cristina Magalhães

Relatora - representante da Procuradoria Jurídica Municipal

 

 

 

Camila Miranda Azevedo

Membro representante da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio

 

 

 

Débora Cristina Nepomuceno dos santos

Membro representante da Vigilância Sanitária

 

 

 

 

Marcelo Raimundo Assunção

Membro representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP)

 

 

 

Gilson César Xavier Moutinho

Membro representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP)

 

 

 

Rogério Cezar Alves Ferreira

Membro representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP)

 

 

Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779


 

ATA DA 200ª (DUCENTÉSIMA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO

CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI  07.04.2021


No dia sete (07) de Abril de 2021 (dois mil e vinte e um), às nove horas e 15 minutos, através do programa Google Meet, no município Ouro Preto, realizou-se a 200ª (ducentésima) reunião virtual do Conselho de Patrimônio Cultural e Natural – COMPATRI. A reunião teve início com a presença dos seguintes conselheiros: Ludmila Ribeiro Souza, representante da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP; Leonardo Barbosa Godefroid, representante da FAMOP; Geraldo Aparecido da Silva Gomes, representante da FAMOP; Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa, representante da Secretaria de Meio Ambiente; André Henrique Macieira de Souza, representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; José Jacinto de Souza, representante do Galpão Sinhá Olímpia, Ana Paula da Silva Paixão, representante titular da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Camila Sardinha Cecconello, representante titular da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo; Carlos José Aparecido de Oliveira, representante titular da Arquidiocese de Mariana. A reunião contou com a presença dos seguintes convidados: Rodrigo Brogna, Tulio Alves, Maria Raquel, Marcela Bergamini, Patricia Alvares, Ronaldo Martins, Camila Souza Lopes, Ana Maria Coelho Alves, Clarissa Duarte, Thais Migliano, Isabele Nascimento Machado, Rosalina Silva. Após a verificação do quórum o vice presidente do COMPATRI Leonardo Godefroid deu início a reunião justificando a ausência do presidente Carlos Magno que teve uma compromisso importante e não pode comparecer.  Na sequência foi aprovada de forma unânime a seguinte proposta de pauta: Inserção de obra nova na ZPE, Rua Trapicho, S/N em São Bartolomeu; Proposta de intervenção na Rua Conselheiro Quintiliano, nº 305 Bairro Lages no distrito sede; Eleição do 1º secretário do COMPATRI. Leonardo informou que os ofícios de resposta da empresa Vale e a resposta da Câmara de Vereadores com relação aos Grupos de Congados já foram enviados. Primeiro ponto de pauta com a proposta de inserção de obra nova na ZPE, Rua Trapicho, S/N em São Bartolomeu, a arquiteta Patrícia Alvares, analista do processo, expôs que do ponto de vista urbano, no que tange os índices urbanísticos, afastamentos, taxa de iluminação/ventilação e documentação de posse está tudo certo. Patrícia frisa que o projeto traz para a Zona de Proteção Especial ZPE de São Bartolomeu a inserção de um imóvel pequeno ao ser comparado ao tamanho do terreno, com inserção de técnicas, acabamentos e cores diferenciados. A arquiteta Camila Souza fez uma apresentação da localização do imóvel que possui 7.655 metros quadrados e que está quase dentro no limite da área de ZPE do Distrito, ademais, possui uma topografia acidentada em aclive com mata densa. Camila explica que por se tratar de um projeto de bio construção, com uma tipologia construtiva diferente em relação ao previsto em ZPE, o projeto veio para ser apresentado no COMPATRI. Na sequência a arquiteta Marcela explica que trata-se de uma obra de 130 metros quadrados que será executada com técnicas de preservação do meio ambiente utilizando terra, tijolos de adobe, usando técnicas com pedra, alvenarias hidráulicas com tijolo convencional, alvenarias de pedras, bambu a pique, utilização de palha como taipa e banheiro seco. Após longa discussão entre os presentes ficou determinado que a aprovação do COMPATRI se dará a partir da apresentação das seguintes condicionantes: apresentação de um documento emitido pela Secretaria de Cultura e Patrimônio com a localização exata do terreno e do local da construção quanto ao perímetro de tombamento e a ZPE, aprovação no IPHAN de um projeto da cortina vegetal, uma análise sobre a possibilidade de venda de parte do terreno, mais informações sobre a APP do terreno íngreme, definição da localização do terreno e da construção quanto ao perímetro de tombamento. Segundo ponto de pauta temos proposta de intervenção na Rua Conselheiro Quintiliano, nº 305 bairro Lages, na sede do Distrito.  O arquiteto Rodrigo Brogna apresentou as intervenções solicitadas pelo COMPATRI no projeto paisagístico, dentre elas os muros de contenção com pedra seca e explicou que após um estudo foram selecionadas algumas espécies que não tivessem muitas raízes como: grama amendoim, grama esmeralda, licuris, estrelícia, quaresmeira roxa, jabuticabeira, jasmim manga, goiabeira e ipê de jardim. O arquiteto do projeto Ronaldo Martins citou que o terreno é todo de rocha onde a água tem seu curso natural e escoa naturalmente para a frente do posto, tendo como proposta canalizar a água com caixas coletoras e realizar uma drenagem superficial simples da água para fora do imóvel. Após a apresentação, Leonardo Godefroid frisa que o item que questiona o uso do imóvel como unidade habitacional foi respondido no documento recebido pelo COMPATRI, Godefroid frisa que faltou a resposta sobre uma proposta de melhorias na passagem de pedestres no local. Pedro Lisboa cita a intervenção do jardim suspenso com a colocação de terras para a plantação das espécies vegetais, e sugere que o projeto seja enviado para análise da Secretaria de Meio Ambiente. Lisboa sugere que seja feito um sistema de drenagem visando o reaproveitamento da água, que pode ser utilizado para a limpeza do posto ou irrigação do jardim suspenso. Pedro questiona como será feita a estrutura e conformação dos taludes no maciço rochoso e se será utilizado explosivos e questiona se os laudos do Corpo de Bombeiros de 2016 é referente ao posto de gasolina ou ao imóvel. Rodrigo Brogna explica que a conformação poderá ser feita por sapatas ou perfurações e por se tratar de um projeto experimental podem surgir algumas modificações no decorrer da obra.  Após breve discussão sobre a obra foram feitos os seguintes encaminhamentos: apresentação de parecer da Defesa Civil quanto aos métodos de conformação das rochas e construção dos jardins suspensos com laudo de profissional de geologia/geotecnia; parecer oficial da Secretaria de Meio Ambiente sobre o projeto paisagístico proposto no projeto; incluir no projeto a metodologia a ser aplicada na conformação das rochas e na construção do jardim suspenso; incluir no projeto o plano de melhorias na passagem de pedestre; anexar o estudo detalhado da drenagem, com a possibilidade de reciclagem da água; renovação dos alvarás  e de autorizações já vencidas. Terceiro ponto de pauta com a eleição do primeiro secretário do COMPATRI, o conselheiro Leonardo fez uma breve contextualização sobre as tentativas anteriores de se eleger o primeiro secretário, e na sequência abriu espaço para a manifestação dos conselheiros, e como não houve nenhuma manifestação foi encerrado o ponto de pauta. Na sequência os encaminhamentos foram aprovados de forma unanime pelos conselheiros presentes. Sem mais nada a tratar eu Maria Margarete de Souza Custódio lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos conselheiros presentes.

Maria Margarete de Souza Custódio

Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa

André Henrique Macieira de Souza

Ludmila Ribeiro Souza

Leonardo Barbosa Godefroid

Geraldo Aparecido da Silva Gomes

Carlos José Aparecido de Oliveira­­­­­­­­­­­­­­­­

José Jacinto de Souza

Camila Sardinha Ceconello

Ana Paula da Silva Paixão 
Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779

 

ATA DA 201ª (DUCENTÉSIMA PRIMEIRA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO

CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI  05.05.2021

No dia cinco (05) de Maio de 2021 (dois mil e vinte e um), às nove horas e 4 minutos, através do programa Google Meet, no município Ouro Preto, realizou-se a 201ª (ducentésima primeira) reunião virtual do Conselho de Patrimônio Cultural e Natural – COMPATRI. A reunião teve início com a presença dos seguintes conselheiros: Carlos Magno de Souza Paiva, representantes da UFOP; Alexandre Ferreira Mascarenhas, representante do IFMG; Ludmila Ribeiro Souza, representante da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP; Leonardo Barbosa Godefroid, representante da FAMOP; Geraldo Aparecido da Silva Gomes, representante da FAMOP; Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa, representante da Secretaria de Meio Ambiente; José Jacinto de Souza, representante do Galpão Sinhá Olímpia, Ana Paula da Silva Paixão, representante titular da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Sandra Fosque Sanches, representante suplente da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Camila Sardinha Cecconello, representante titular da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo; Eloína Caroline Paes, representante da FAMOP; Bruna Machado Lisboa, representante da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto – ACEOP; e com os seguintes participantes: Alison Medeiros, Francisco Couto, Bruno Castilho, Mariana Almada, Marco Antônio, Maria Raquel, Sidney Pedrosa, Fernanda Machado, Débora Queiroz, Isabela Cunha, Marina Tavares, Fernanda Almeida, Carla Dias, Sidnea Santos, Marilda Dionísia. Após a verificação do quórum, o presidente Carlos deu início a reunião com a leitura das atas das reuniões anteriores, após algumas correções a ata da reunião 200ª foi aprovada por unanimidade e a ata da primeira reunião extraordinária passará por correções para ser aprovada na próxima reunião.  No primeiro informe Carlos Magno informou o recebimento de dois ofícios da Mineradora Samarco: em um deles a empresa informou que entrou em fase de recuperação judicial e no outro ofício informou que em razão do IBAMA não ter aprovado a supressão vegetal de mata atlântica em parte do empreendimento da LOC da licença de operação corretiva, a empresa entrou com um pedido de retirada dessa área do processo de licenciamento. No segundo informe Carlos Magno frisa que o COMPATRI recebeu uma cópia da decisão judicial na ação popular promovida por moradores de Chrockatt de Sá junto a Justiça Estadual solicitando que a reunião do COMPATRI fosse cancelada, sob a alegação de que o Conselho estava se recusando a compartilhar documentos e que o mesmo não estava garantindo a participação popular nas reuniões. Magno informa que a decisão da justiça foi que a comunidade tivesse acesso a ata da reunião e a garantia de participação popular nas reuniões do COMPATRI. Após breve discussão o presidente Carlos Magno propôs que a ata seja compartilhada, e frisou que o COMPATRI sempre foi um órgão transparente e aberto, com reuniões regulares durante todo o período da pandemia e, especialmente um órgão democrático, em que todas a falas são legítimas.  No terceiro informe temos o ofício da CMOP sobre o Projeto de Lei 277/2021 intitulado “Adote um espaço”. Carlos Magno explica que trata-se de uma proposta para captação de apoio das empresas com a adoção de áreas do município como praças e jardins nos quais os empresários cuidariam da manutenção dos mesmos em troca da divulgação de sua marca. Carlos Magno explica que como o COMPATRI não pode dar um parecer sem ter informações técnicas a respeito da proposta e cita que o próprio projeto vincula a aprovação da publicidade a um parecer favorável da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio. Magno cita que já respondeu para a Câmara frisando ser um projeto relevante e pedindo que a Câmara envie o parecer da Secretaria de Cultura e Patrimônio a respeito da metodologia proposta para que o COMPATRI possa deliberar com base nesse parecer. No quarto informe temos a reunião estendida dos conselheiros sobre o Plano Diretor. Sandra Fosque cita que o plano é um instrumento participativo e informa que essa reunião estendida será virtual, no dia 20 de Maio, às 9:00 horas. Frisa ainda que todos os conselheiros estão convidados e informa que o link de participação será enviado a todos que confirmarem presença. Na sequência Carlos Magno fez a leitura da proposta de pauta e a Superintendente de Patrimônio, Maria Raquel, pediu a retirada do ponto que trataria da implantação de linha de transmissão em alguns distritos. Raquel explica que o assunto retornará para avaliação assim que for concluído o tombamento emergencial da Capela de Santo Antônio do Monte, pois existe uma possibilidade de impacto da linha de transmissão da empresa Mantiqueira na área a ser tombada. Carlos Magno dá sequência informando que a reunião contará com o seguinte ponto de pauta: Apreciação e deliberação sobre as informações/documentação apresentada pela Gerdau para fins de emissão da “certidão de Regularidade de Atividade quanto ao Uso e Ocupação do solo municipal do Empreendimento Projeto UTMII Itabiritos – Gerdau”. Após breve contextualização sobre o assunto, Carlos Magno cita que no último documento enviado para a GERDAU, o COMPATRI frisou que gostaria de saber, concretamente, qual seria o plano de ação que a empresa teria para as comunidades do município de Ouro Preto nos próximos anos, já que os respectivos impactos já existentes e previstos são incompatíveis com a legislação municipal de uso do solo; além de esclarecimentos sobre o não cumprimento de algumas condicionantes. Na sequência Francisco Couto explicou que a empresa já respondeu o documento e frisa que não haverá uma nova apresentação e que estão abertos para esclarecer as dúvidas que ocorrerem no decorrer da reunião. Carlos Magno cita que recebeu um convite do Secretário de Meio Ambiente Chiquinho de Assis para a realização de uma reunião conjunta entre o COMPATRI e o CODEMA para tratar da mencionada emissão da Declaração de Conformidade. Magno pediu que o COMPATRI deixe para deliberar sobre o assunto nessa reunião conjunta, que será no dia 12 de Maio, juntamente com o CODEMA. Sidney Pedrosa relata que umas das condicionantes da SUPRI é que a Gerdau negocie com a comunidade sobre a água, e essa semana foi feita uma roçada para a implantação da pilha de estéril na qual foi cortado o cano de abastecimento da comunidade. O Morador Marco Antônio relata que o documento apresentado pela Gerdau foi bem elaborado, com propostas semelhantes ao que foi feito em 2010 e 2013, Marco ressalta que agora em 2021 a credibilidade não é mais mesma devido a todo o histórico vivenciado nos anos anteriores. Marco Antônio expõe que pelos termos usados no documento, não há muita coisa de concreta pois os compromissos não estão claros, por utilizarem termos como: não iniciado, aguardando processo de consultoria, demanda repassada, em planejamento, em andamento, paralisado temporariamente e etc. Marco Antônio convida os conselheiros a conhecerem a comunidade e ressalta que existe na comunidade 48 processos individuais de moradores contra a empresa Gerdau evidenciando que a relação entre empresa e comunidade não é harmoniosa. Marco frisa que esse relacionamento precisa melhorar muito, junto com as condições de vida da comunidade, pois a forma como a localidade vem sendo impactada tende a exterminar a comunidade. Marco relata alguns pontos do documento como, a sinalização interpretativa da Capela de Nossa Senhora do Chiqueiro dos Alemães e Nossa Senhora Auxiliadora de Calastroes, que não existe, e expõe que na Capela de Nossa Senhora da Conceição de Chiqueiro dos Alemães as ações de manutenção são de responsabilidade do proprietário, que são a Arquidiocese de Mariana e o município de Ouro Preto. Marco questiona qual será a postura da Secretaria de Cultura e Patrimônio com relação a essa Capela.  Francisco Couto expôs que o IPHAN já aprovou a segunda etapa de Musealização da Usina Wigg e informa que está aguardando o posicionamento da Secretaria de Cultura e Patrimônio para dar início às obras; com relação a revitalização do centro de Miguel Burnier a empresa vai contratar a arquiteta Cristina Cairo que já esteve na comunidade com sua equipe para conhecer o local e os trabalhos a serem desenvolvidos.  A conselheira Ana Paula Paixão questiona o senhor Francisco sobre o Galpão principal da Usina Wigg, e informa que a Secretaria de Cultura e Patrimônio não recebeu aprovação do IPHAN para o projeto e que no momento o mesmo está em análise para emissão de parecer. Paixão chama a atenção de que esse projeto que foi aprovado não é o que a Gerdau executou na usina, o que culminou na descaracterização da lateral do galpão principal da Usina como um todo. Ana Paula cita que o questionamento feito anteriormente à Gerdau sobre onde estão acondicionados os resquícios arqueológicos (peças de madeira, telhas zincadas) ainda não foi respondido e questiona qual será a postura da empresa e se haverá, ou não, uma reversão em relação ao galpão. Após breve discussão sobre as obras realizadas na Usina Wigg sem autorização prévia dos órgãos competentes, o Conselho entende que deve ser apurado a eventual possibilidade de um crime contra o patrimônio. Carlos Magno faz a leitura do ofício enviado a Gerdau e do documento de resposta da empresa. Após a leitura Magno chama atenção que algumas ações propostas são até relevantes e pede que seja elaborado um cronograma de como e quando, ainda que por prazo estimado, serão realizadas essas ações, frisando que os próximos conselheiros precisam ter conhecimento desse documento para fiscalizar a execução das ações propostas. Carlos Magno frisa que o COMPATRI enviará um pedido ao MP para que se apure eventual crime de dano ao patrimônio cultural decorrente das intervenções feitas na Usina Wigg. Ficou então determinado que a Gerdau irá direcionar o documento para a análise da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio. Sem mais nada a tratar eu Maria Margarete de Souza Custódio lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos conselheiros presentes.

Maria Margarete de Souza Custódio

Carlos Magno de Souza Paiva

Alexandre Ferreira Mascarenhas

Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa

Ludmila Ribeiro Souza

Ana Paula da Silva Paixão

Leonardo Barbosa Godefroid

Sandra Fosque Sanches

Camila Sardinha Ceconello

Geraldo Aparecido da Silva Gomes

Bruna Machado Lisboa

Eloína Caroline Ferreira Paes ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

José Jacinto de Souza

 

Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779

 

ATA DA 202ª (DUCENTÉSIMA SEGUNDA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO

CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI  02.06.2021 

No dia dois (02) de Junho de 2021 (dois mil e vinte e um), às nove horas e 12 minutos, através do programa Google Meet, no município Ouro Preto, realizou-se a 202ª (ducentésima segunda) reunião virtual do Conselho de Patrimônio Cultural e Natural – COMPATRI. A reunião teve início com a presença dos seguintes conselheiros: Carlos Magno de Souza Paiva, representantes da UFOP; Ludmila Ribeiro Souza, representante da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP; Leonardo Barbosa Godefroid, representante da FAMOP; Geraldo Aparecido da Silva Gomes, representante da FAMOP; José Jacinto de Souza, representante do Galpão Sinhá Olímpia, Ana Paula da Silva Paixão, representante titular da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Carlos José Aparecido de Oliveira, representante titular da Arquidiocese de Mariana; André Henrique Macieira de Souza, representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; Carlos Henrique Bicalho, representante do IEPHA; Sandra Fosque Sanches, representante suplente da Secretaria de Cultura e Patrimônio; a conselheira Camila Sardinha Cecconello justificou sua ausência; a reunião contou com os seguintes participantes: Débora Queiroz, Marco Antônio, Mateus, Maria Raquel, Felipe Henrique. Após a verificação do quórum, o presidente Carlos Magno deu início a reunião com a leitura da ata da reunião 201ª que foi aprovada de forma unanime dos conselheiros com a abstenção dos conselheiros: Carlos José Aparecido, André Henrique Macieira de Souza, Carlos Henrique por não terem participado da reunião; na sequência foi aprovada a ata da primeira reunião extraordinária de 2021 de forma unanime. O presidente Carlos Magno deu sequência na reunião, com o primeiro informe sobre a reunião conjunta ente COMPATRI E CODEMA com a empresa Gerdau, Carlos Magno cita que a reunião ocorreu no dia 12 de Maio, agradece a presença dos conselheiros. Carlos Magno expõe que a discussão era novamente sobre a emissão da certidão de regularidade de atividade quanto ao uso e a ocupação do solo municipal para que a Gerdau pudesse implementar o Projeto Itabiritos II, que visa ampliar sua produção de minério de ferro na comunidade de Miguel Burnier. Magno relata que foi uma reunião importante, com várias falas de aflição, de preocupação e de inconformismo da comunidade com o pedido de expansão da empresa, devido a todo um histórico que envolve a presença da Gerdau na localidade, e com a maneira com que a Mineração vem se desenvolvendo no local. Carlos Magno relata que explanou sobre as reuniões que já foram realizadas pelo COMPATRI e fez a leitura do ofício enviado para a Gerdau e a leitura da resposta da empresa, Magno frisou que o COMPATRI não ficou satisfeito com a resposta da empresa, por se tratar de um documento muito genérico com verbos no infinitivo e ressaltou a falta de uma cronograma estimado com prazo para realização das ações propostas. Magno informa que ao fim da reunião conjunta o COMPATRI foi contrário a emissão da certidão de regularidade de atividade quanto ao uso e a ocupação do solo municipal, e o CODEMA acompanhou a decisão do COMPATRI se posicionando também contrário a emissão do documento.  No segundo informe temos os Projetos de Lei da vereadora Lilian Albuquerque, Carlos Magno citou o recebimento de um e-mail com os projetos de lei da vereadora, para que sejam apreciados pelo conselho antes deles serem colocados para votação no plenário da Câmara de Vereadores. Após realizar uma breve leitura dos projetos, Magno explica que projeto de Lei é algo técnico jurídico e que não compete ao COMPATRI analisar tecnicamente, sendo necessário um parecer técnico da SMCP para uma possível análise. Carlos Magno sugere que mediante a apresentação de uma parecer, o assunto poderá ser pautado em outra reunião para que seja analisado em carácter deliberativo, pois o conselho não é consultivo. O conselheiro Leonardo parabeniza a vereadora Lilian pela quantidade significativa de projetos apresentados em tão pouco tempo de mandato.  No terceiro informe temos a Depredação da Capela de Nossa Senhora de Calastrois em Miguel Burnier Carlos Magno cita que o COMPATRI recebeu um ofício da Secretaria de Cultura e Patrimônio relatando o ato de vandalismo ocorrido na Capela e pede que o morador de Burnier Marco Antônio relate o ocorrido.  Marco Antônio relatou que no dia 22 de Maio ao adentrar na Capela se deparou com um dos oratórios da Capela destampados evidenciando que houve uma tentativa de retirada da tampa do oratório. Marco Antônio explica que o ocorrido foi comunicado a equipe da Secretaria de Cultura e Patrimônio, que deu suporte acionando a patrulha rural que esteve no local e realizou a vistoria e o boletim de ocorrência. Na sequência Marco Antônio fez a leitura do Boletim de Ocorrência. Carlos Magno cita que a Capela de Nossa Senhora da Conceição de Calastrois está no entorno da propriedade da Gerdau, e explica que no Brasil a responsabilidade por danos ao patrimônio é uma responsabilidade objetiva, ou seja, independente de culpa, se está dentro da área de influência da empresa, a responsabilidade civil pela preservação desse bem cultural é imediatamente da empresa por se tratar de uma responsabilidade solidária. Magno cita que a ação do vandalismo trata-se de um crime ao patrimônio e que quem deve reparar o dano causado é a Gerdau. Magno cita que cabe ao COMPATRI enviar um documento pedindo a conservação da capela. Marco Antônio cita a existência de outros atos de vandalismo que contribuem para a aceleração da depredação e pede que o conselho se manifeste junto a empresa e ao Ministério Público. Na sequência Carlos Magno propõe a inserção desse assunto como ponto de pauta para que o conselho possa deliberar, sendo que a proposta foi aprovada. Seguinte ponto de pauta: Manifestação do COMPATRI a respeito do ofício recebido sobre depredação da Igreja de Nossa Senhora de Calastroes, a Superintendente de Patrimônio Maria Raquel cita que foi cobrado da Gerdau melhorias com relação a ronda na comunidade, e informa que está juntando documentos com informações necessárias para a abertura de um processo jurídico. Com relação a reforma da Igreja de Calastroes, Maria Raquel relata a existência de um projeto aprovado pela Secretaria de Cultura e Patrimônio que precisa ser atualizado, Raquel sugere que além do pedido de apresentação de um cronograma, que o conselho determine um prazo de 60 dias para que a Gerdau apresente o projeto de reforma da igreja atualizado. O conselheiro Carlos José solicita uma cópia dos documentos relacionados ao patrimônio histórico e religioso, para que possa buscar informações e orientação junto a Arquidiocese de Mariana. Após longa discussão sobre o projeto de reforma da Igreja de Calastroes ficou decidido como encaminhamento que será feita a consulta a Arquidiocese de Mariana por intermédio do conselheiro Carlos José, e será feito um documento de manifestação sobre a necessidade de adequações e atualização do projeto de reforma da Capela de Calastroes em Miguel Burnier. No segundo ponto de pauta temos, Arquivamento dos autos de inquéritos civis instaurados no âmbito da curadoria de defesa do meio ambiente/patrimônio histórico e cultural para apurar irregularidades encontradas em imóveis inseridos no perímetro tombado de Ouro Preto, Carlos Magno relata que o Ministério Público na pessoa do Promotor Daniel Rodrigues, decidiu pelo arquivamento da maioria dos inquéritos que visavam apurar irregularidades em imóveis do perímetro tombado do município. Magno frisa que essa ação foi motivada por uma mudança na postura do Ministério Público que pretende buscar as causas das irregularidades ao invés de atuar apenas nas consequências. Carlos Magno chama atenção que todos os inquéritos que viraram ação civil pública não serão arquivados e alguns inquéritos mais relevantes também não serão arquivados. Magno explica que gostaria de retornar para o promotor dizendo que levou a discussão ao COMPATRI e frisa que trata-se de uma mudança de postura relevante para o município. Carlos Magno ressalta que todos os inquéritos vão integrar um único inquérito macro, sendo que o ministério público continuará recebendo as denúncias que serão integradas a esse inquérito civil único. O conselheiro André Henrique caracteriza a argumentação da promotoria como madura, do ponto de vista urbanístico, ao reconhecer a impossibilidade de acompanhamento e solução de todos os casos, estabelecendo uma estratégia de priorização com foco na causa do problema, André frisa que alguns problemas a serem solucionados extrapolam ao poder da fiscalização municipal, e demonstra preocupação com o agrupamento dos inquéritos, por não saber como cada um foi avaliado. Como encaminhamento ficou decidido que o COMPATRI vai convidar o promotor para participar de uma reunião do conselho para dar orientações, esclarecimentos e tirar possíveis dúvidas sobre o arquivamento dos inquéritos. Sem mais nada a tratar eu Maria Margarete de Souza Custódio lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos conselheiros presentes.

Maria Margarete de Souza Custódio

Carlos Magno de Souza Paiva

Ludmila Ribeiro Souza

Leonardo Barbosa Godefroid

Carlos Henrique Bicalho

Geraldo Aparecido da Silva Gomes

André Henrique Macieira de Souza ­

José Jacinto de Souza

Ana Paula da Silva Paixão

Sandra Fosque Sanches

Carlos José Aparecido de Oliveira

Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779

 

ATA DA 203ª (DUCENTÉSIMA TERCEIRA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO

CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI  07.07.2021


No dia sete (07) de Julho de 2021 (dois mil e vinte e um), às nove horas através do programa Google Meet, no município Ouro Preto, realizou-se a 203ª (ducentésima terceira) reunião virtual do Conselho de Patrimônio Cultural e Natural – COMPATRI. A reunião teve início com a presença dos seguintes conselheiros: Carlos Magno de Souza Paiva, representantes da UFOP; Ludmila Ribeiro Souza, representante da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP; Leonardo Barbosa Godefroid, representante da FAMOP; Geraldo Aparecido da Silva Gomes, representante da FAMOP; Ana Paula da Silva Paixão, representante da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Carlos José Aparecido de Oliveira, representante da Arquidiocese de Mariana; Carlos Henrique Bicalho, representante do IEPHA; Eloína Caroline Ferreira Paes, representante da FAMOP; Sandra Fosque Sanches, representante da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Bruna Machado Lisboa, representante da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto – ACEOP; Camila Sardinha Cecconello, representante da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. A reunião contou com os seguintes participantes: Rhuan Rocha, Bernardo Campomizzi, Marco Antônio, Gustavo Moura, Maria Raquel, Sergley de Matos. Após a verificação do quórum, foi aprovada a seguinte pauta: 1. Apreciação da denúncia quanto ao sítios arqueológicos do distrito de Antônio Pereira - Ouro Preto/MG; 2. Apreciação da proposta de intervenção do calçamento da rua Direita; 3. Outros assuntos. Carlos Magno iniciou a reunião dizendo que não haveria leitura da ata da reunião anterior pois a mesma não havia sido enviada, e pediu a atenção dos conselheiros quanto ao recebimento de e-mails do COMPATRI, relatando que alguns estão indo direto para a caixa de SPAM. Na sequência Carlos Magno chamou a atenção dos participantes para a reunião conjunta que ocorreu, no dia 12 de Maio de 2021, entre CODEMA e COMPATRI, Magno explica que a ata foi feita pelo CODEMA, sendo que a ata foi aprovada e publicada pelo referido conselho sem as correções e melhoramentos sugeridos pelo COMPATRI, sob a alegação de que as correções foram enviadas fora do prazo regulamentar de correção de atas utilizado pelo CODEMA.  Sendo assim o COMPATRI decidiu que na próxima reunião irá realizar a leitura da ata corrigida para a aprovação dos conselheiros e posterior publicação no diário oficial. Em correspondências, Carlos Magno cita o convite do servidor da UFOP Flávio Andrade para um curso chamado Cidadania na Veia, voltado para políticas públicas que envolvam a participação popular nas demandas da cidade, as conselheiras Eloína Paes e Sandra Fosque manifestaram o interesse de participar do curso.  No outro informe Carlos Magno citou o convite do COMPATRI para que o promotor do MP Daniel Rodrigues viesse na reunião explicar sobre o arquivamento dos inquéritos civis públicos de Ouro Preto, Carlos frisou que o promotor foi transferido e que assim que o novo promotor assumir ele será convidado para prestar esclarecimentos sobre os arquivamento dos processos. Na sequência Carlos Magno informa que recebeu várias reclamações sobre a instalação de hidrômetros e a substituição dos lajedos por massa de concreto nas ruas do centro histórico de Ouro Preto, Magno frisa que após a prefeitura receber centenas de reclamações houve o embargo das obras. Após breve discussão e devido à grande relevância e repercussão o assunto foi incluído como ponto de pauta em Outros assuntos. Na sequência a Superintendente de Patrimônio Maria Raquel explicou que ao perceber que o serviço prestado estava em desconformidade com o parecer do IPHAN e com a autorização da Secretaria de Cultura e Patrimônio, a Saneouro foi convocada para uma reunião, o Departamento de Fiscalização da prefeitura de Ouro Preto foi comunicado resultando na aplicação de uma multa por cada hidrômetro instalado de forma irregular. Raquel relata que na reunião com a Saneouro, foi solicitado que houvesse o acompanhamento de um responsável técnico com experiência em obras de perímetro tombado para que pudesse orientar os funcionários da empresa, Raquel afirma que não houve embargo e sim uma pausa para que a empresa possa se adequar as essas novas exigências antes de retomar os serviços. Carlos José expõe que em algumas residências as caixas antigas de ferro fundido estão sendo retiradas e não foi informado qual a destinação dessas peças se está com a prefeitura ou com a empresa. Após longa discussão ficou decidido como encaminhamento o envio de um ofício para a empresa Saneouro questionando: qual está sendo a destinação dessas caixas de ferro que foram retiradas, e quais os parâmetros utilizados para a escolha das caixas de plástico. Na sequência ocorreu a aprovação da proposta de pauta, dando início pela, “Apreciação da denúncia quanto ao sítios arqueológicos do distrito de Antônio Pereira - Ouro Preto/MG”, Carlos Magno cita que foram enviados vários ofícios (para a prefeitura, Ministério Público e Mineradora) pedindo esclarecimentos e informações sobre os danos e impactos causados em Antônio Pereira pelas obras de descomissionamento da Barragem de Doutor. Magno ressalta que a partir de algumas denúncias houve uma vistoria recente, que culminou na confirmação da existência de impactos severos no patrimônio cultural e arqueológico da região. Maria Raquel relata que a o aterramento pode ter atingido a área do sítio arqueológico da Fazenda Pitanguy, e expõe a existência de marcas de abertura de estradas bem próximo as ruínas, Raquel relata que o estudo arqueológico citado pelos funcionários da Vale não se encontra na Secretaria de Cultura e Patrimônio. Após longa explanação ficou decidido que será enviado um convite a Superintendência do IPHAN em Minas Gerais para que nos informe: qual o estudo apresentado, qual o parecer da equipe, e questionar se a área delimitada pelo empreendedor como arqueológica está correta; o conselheiro Leonardo Godefroid ressaltou a importância do envio deste documento para a empresa Vale. No segundo ponto de pauta temos, Apreciação da proposta de intervenção do calçamento da rua Direita, Carlos Magno fez uma breve explanação sobre a obra e sobre as reclamações que vem recebendo relatando que, supostamente, a obra não está sendo executada de acordo com o projeto aprovado; não teve diálogo com os comerciantes; impedimento no trânsito de pedestre pelo acumulo de poeira e o acumulo de lixo. A arquiteta da Secretaria de Obras Camila Sardinha explicou que o projeto de nivelamento foi proposto pelo departamento de infraestrutura e frisa que participou somente na parte de aprovação do projeto junto ao IPHAN e a Secretaria de Cultura e Patrimônio. Rhuan Rocha relata que foi elaborado um plano de trabalho que foi aprovado pelo IPHAN e pela Secretaria de Cultura e Patrimônio, e expõe que a obra vem sendo feito conforme o que foi autorizado seguindo o projeto, Rhuan informa que com relação aos comerciantes foi feita uma comunicação por 2 semanas via rádio local. Gustavo Moura engenheiro da Secretaria de Obras explica que a obra trata-se apenas de um manutenção com nivelamento do calçamento, sendo uma remoção superficial da base existente que estava danificada, com a utilização do minério de ferro bauxita que proporciona uma melhor compactação e permeabilidade ao calçamento. Gustavo ressalta que percebeu-se que existia uma grande demanda da Saneouro em trocar toda a tubulação antiga da rua e por isso já está sendo trocado os tubos de água e os tubos de esgoto sanitário em alguns trechos da rua, Gustavo afirma que o trânsito de pedestres está normal e que está ocorrendo um controle da poeira na obra. Gustavo informa que a obra está sendo acompanhada pelo IPHAN e diariamente pela Maria Raquel. Carlos Magno relata que o conselho deveria ter sido consultado antes da realização de uma obra dessa complexidade no Centro Histórico, Magno disse que o diálogo foi muito raso com a comunidade e com o conselho, principalmente por ser o mês de Julho um mês de potencial turismo em Ouro Preto, Magno acredita que a data tenha sido decidida devido a pandemia. Carlos relata que a divulgação na rádio não seria uma boa estratégia de comunicação com os moradores da rua, e após ler um trecho da Lei de Uso e Ocupação do solo Magno ressalta que o COMPATRI deve ser consultado quando pertinente, e questiona se nesse caso essa consulta não seria um caso pertinente. Gustavo Moura pede desculpa e termina dizendo que a partir de agora o conselho será informado sobre as obras, e propõe uma reunião com o Conselho para expor as demais obras que estão sendo projetadas para o calçamento da cidade. Gustavo frisa que vai pedir um aumento no número das coletas de lixo. Leonardo propõe como encaminhamento, o envio de um ofício para a Prefeitura chamando a atenção para a falta de comunicação junto ao Conselho na realização de obras dessa natureza realizadas no perímetro de tombamento da cidade. Como encaminhamento ficou definido a formalização de um ofício que será enviado para a prefeitura pedindo esclarecimentos pela falta de diálogo com o Conselho sobre a projeto de execução dessa obra. Sem mais nada a tratar eu Maria Margarete de Souza Custódio lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos conselheiros presentes.

Maria Margarete de Souza Custódio

Carlos Magno de Souza Paiva

Carlos Henrique Bicalho ­

Ludmila Ribeiro Souza

Leonardo Barbosa Godefroid

Geraldo Aparecido da Silva Gomes

Bruna Machado Lisboa

Eloína Caroline Ferreira Paes ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Carlos José Aparecido de Oliveira

Camila Sardinha Cecconello

Ana Paula Paixão

Sandra Fosque Sanches

 

Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779

 

ATA DA 204ª (DUCENTÉSIMA QUARTA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO

CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI  04.08.2021

 

No dia quatro (4) de Agosto de 2021 (dois mil e vinte e um), às nove horas e 10 minutos através do programa Google Meet, no município Ouro Preto, realizou-se a 204ª (ducentésima quarta) reunião virtual do Conselho de Patrimônio Cultural e Natural – COMPATRI, com a presença dos seguintes conselheiros: Carlos Magno de Souza Paiva, representantes da UFOP; Alexandre Ferreira Mascarenhas, representante do IFMG; Ludmila Ribeiro Souza, representante da FAOP; Leonardo Barbosa Godefroid, representante da FAMOP; Geraldo Aparecido da Silva Gomes, representante suplente da FAMOP; Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa, representante da Secretaria de Meio Ambiente; Ana Paula da Silva Paixão, representante da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Carlos José Aparecido de Oliveira, representante da Arquidiocese de Mariana; Carlos Henrique Bicalho, representante do IEPHA; Sandra Fosque Sanches, representante suplente da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Manuela Auxiliadora de Deus, representante da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, Patrícia Souza Ozga, representante da Secretaria de Turismo,. A reunião contou com os seguintes participantes: Maria Raquel, Débora Queiroz. Após a verificação do quórum o presidente Carlos Magno deu início a reunião com a aprovação da seguinte pauta: 1- Apreciação da proposta de adequação do entorno da Matriz de Santo Antônio no distrito de Glaura, com a instalação de uma academia ao ar livre; 2-  Solicitação de autorização para intervenções emergenciais na Capela de Nossa Senhora dos Remédios - Fundão do Cintra, Santo Antônio do Salto (bem tombado a nível municipal); 3 - Padronização das formas de justificativa de ausência dos conselheiros nas reuniões do COMPATRI. Carlos Magno deu início a reunião com a leitura de um trecho do Regimento Interno do COMPATRI, referente a leitura e aprovação das atas durante as reuniões, e na sequência explicou que o regimento pode ser alterado desde que seja homologado pelo prefeito municipal, e após breve discussão como encaminhamento essa alteração será pautada na próxima reunião. Na sequência foi aprovada a ata da reunião 202ª condicionada a uma correção e na sequência foi aprovada a ata da reunião 203ª, com a abstenção do conselheiro Pedro Lisboa por não estar presente, ficando a ata da reunião conjunta com o CODEMA para ser aprovada na próxima reunião. No primeiro informe, Carlos Magno deu início com a leitura da resposta da Saneouro ao ofício 17/21 no qual foram solicitadas as seguintes informações: quem são os proprietários das caixas de ferro, qual a destinação e qual a preocupação da empresa quanto ao impacto dessa retirada; qual o estudo desenvolvido para a instalação dos hidrômetros, e o que se pretende fazer para reparar as instalações que já danificaram o calçamento da área tombada da cidade; e com relação as caixas de plástico o que a empresa pretende fazer para evitar problemas maiores impactando todo o patrimônio. A Saneouro respondeu que as caixas de plástico são feitas de polímero termoplástico e afirmam que é um material de alta resistência que possui selo do INMETRO. A Saneouro informou que a antiga SEMAE já havia instalado em torno de 1800 caixas com o mesmo material e afirma que a empresa está seguindo o edital da prefeitura. Quanto as caixas de ferro a Saneouro informou que quando é necessário as caixas são retiradas, ficando a disposição dos proprietários dos imóveis, que devem solicitar a posse das mesmas. A empresa informou que as caixas estão armazenadas no pátio do setor operacional da empresa. A Saneouro informou que tem a anuência do IPHAN e da Secretaria de Cultura e Patrimônio e que vem cumprindo todas as exigências feitas pelo IPHAN com relatórios fotográficos atualizados da execução das obras. A Superintende de Patrimônio Maria Raquel informa que os relatórios estão sendo enviados, mas que a instalação não estava seguindo o que foi autorizado pelo IPHAN e pela Secretaria e por esse motivo a empresa foi autuada e as obras paralisadas até a contratação de um profissional para acompanhamento dos trabalhos. Raquel relata que a instalação já voltou e que vem sendo realizado de uma maneira mais adequada seguindo as orientações.  Carlos Magno propôs a inclusão do assunto como ponto de pauta, e após longa discussão, como encaminhamento o COMPATRI vai emitir um documento para os órgãos responsáveis e para a empresa, informando que o COMPATRI entende que devem ser utilizadas as mesmas caixas ou de material similar as que sempre foram utilizadas na cidade, sendo o encaminhamento aprovado por todos. No segundo informe, Carlos Magno cita que o COMPATRI notificou a Superintendência do IPHAN e a empresa Vale quanto a verdadeira área do sitio arqueológico em Antônio Pereira. Sendo que o IPHAN pediu uma dilatação do prazo devido as férias do responsável pelo setor arqueológico, e com aprovação de todos os conselheiros ficou determinado uma prazo até do dia 20/08/21 para a resposta. Magno salienta que a empresa Vale não respondeu ao ofício. No terceiro informe, Carlos Magno cita que o Ministério Público notificou o COMPATRI quanto ao arquivamento massivo de inquéritos civis que discutiam sobre obras irregulares em imóveis do perímetro tombado do município. Magno relata que o conselho ficou preocupado com essas dezenas de arquivamentos e foi feito um convite para que o promotor viesse a reunião tirar as dúvidas do conselho e explanar sobre a estratégia do Ministério Público. Magno relata que o MP respondeu que o drº Daniel Rodrigues foi promovido para outra cidade. Carlos Magno cita que o conselho recebeu recentemente um novo documento do Ministério Público com um novo arquivamento massivo de inquéritos civis envolvendo igrejas e capelas da cidade. Após longa discussão o COMPATRI decidiu pela inclusão do assunto como ponto de pauta, e após breve discussão ficou decidido que será encaminhado um documento ao Conselho Superior do Ministério Público, informando que o COMPATRI é contrário por não ter havido um diálogo com o conselho, principalmente pelo convite que foi enviado e reafirmamos o convite para que o drº Daniel ou o atual promotor do MP venham ao conselho prestar esclarecimentos sobre os arquivamentos. Maria Raquel cita que no documento do Ministério Público consta que a Capela de Chiqueiro dos Alemães, está na área de influência do empreendimento da GERDAU e explica que pelo fato do licenciamento da empresa estar vinculado à proteção dos bens patrimoniais de Miguel Burnier, ficou evidente a partir desse documento do MP que as ações de preservação da igreja são de responsabilidade da GERDAU, contrariando o que a empresa vem dizendo. Maria Raquel pede que o conselho provoque a GERDAU quanto ao prazo de entrega do cronograma de ações, e que inclua a Capela de Chiqueiro dos Alemães. No quarto informe, Carlos Magno cita que recebeu um convite do professor Sidney Pedrosa para um almoço patrocinado pela GERDAU, que contará com a presença de várias autoridades, cujo assunto central será o Projeto de Estudo de Viabilidade Turística de Chrockatt de Sá que visa revigorar a comunidade. O assunto foi discutido e incluído como ponto de pauta, tendo como encaminhamento: o envio da proposta desse projeto de revitalização para conhecimento dos conselheiros e da comunidade, e posteriormente convidar o Sidney para apresentar o projeto aqui para o COMPATRI. No primeiro ponto de pauta temos, Apreciação da proposta de adequação do entorno da Matriz de Santo Antônio no distrito de Glaura, com a instalação de uma academia ao ar livre, a arquiteta da Secretaria de Cultura e Patrimônio Camila Miranda afirma que não se opõe a proposta, que acha ela correta, coerente e que não vê pontos negativos nela, e na sequência Maria Raquel cita que a academia vai ser instalada em uma praça contigua do adro da igreja. Após longa discussão sobre o local de instalação e sobre a possibilidade de instalação em outros locais do distrito, o COMPATRI deliberou contrário ao parecer da Camila e solicita um reestudo quanto ao local de instalação, e também recomenda uma revisão do local de instalação do ponto de ônibus que se encontra ao lado da igreja ou a sua readequação. A servidora Camila relata que após toda discussão também concorda com o conselho e se propõe a buscar um novo local para instalação dos aparelhos. No segundo ponto de pauta temos, solicitação de autorização para intervenções emergenciais na Capela de Nossa Senhora dos Remédios - Fundão do Cintra, Santo Antônio do Salto (bem tombado a nível municipal): a conselheira Ana Paula explicou que a Capela de Nossa Senhora dos Remédios é tombada e cita que recebeu um pedido de autorização para realizar a troca do assoalho em madeira da sacristia da capela. Ana Paula relata que em 2020 já foi trocado o piso da nave e agora a intenção é de trocar o piso da sacristia que será feita com recursos adquiridos pela própria comunidade, Paula frisa que emitiu parecer favorável a execução da obra e que agora precisa da deliberação do COMPATRI. O COMPATRI deliberou favorável ao parecer da Ana Paula e pede que seja feita uma observação junto à comunidade, de que a madeira a ser utilizada seja a mais resistente possível e com origem legal. No terceiro ponto temos, a Padronização das formas de justificativa de ausência dos conselheiros nas reuniões do COMPATRI, e após breve discussão com relação a justificativa, Carlos Magno sugere que o prazo de envio da justificativa seja até o horário da reunião de forma formalizada via email, sendo aprovado por todos os conselheiros. Na sequência a conselheira Ana Paula informa que no dia 17 de Agosto é comemorado o dia do Patrimônio Cultural, e serão promovidos alguns eventos relacionadas a valorização do patrimônio. Ana frisa que está pensando em elaborar o primeiro encontro de gestores e agentes da preservação do patrimônio cultural de Ouro Preto, com a participação do COMPATRI, cujo tema será discutir e apresentar os resultados da gestão dentro do ICMS Cultural, e contar a trajetória de Ouro Preto dentro dos 25 anos do ICMS, bem como os desafios e as possibilidades. Sem mais nada a tratar eu Maria Margarete de Souza Custódio lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos conselheiros presentes.

Maria Margarete de Souza Custódio

Carlos Magno de Souza Paiva

Carlos Henrique Bicalho ­

Ludmila Ribeiro Souza

Leonardo Barbosa Godefroid

Geraldo Aparecido da Silva Gomes

Carlos José Aparecido de Oliveira

Ana Paula Paixão

Sandra Fosque Sanches

Alexandre Ferreira Mascarenhas

Manuela Auxiliadora de Deus

Patrícia Souza Ozga

Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa

 

 

Comunicado


Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779


 

CONVOCAÇÃO – REUNIÃO ORDINÁRIA

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL - CMPC


 

Data e hora: 05 de outubro de 2021, às 10h.

 

Local: Em virtude do isolamento social, a reunião será realizada pela plataforma Google Meet em tempo real via link: meet.google.com/zxr-mpjs-yqs

 

Pauta da reunião:

 

1 – Edital do Fundo Municipal de Cultura - 2021

2 – Informes

 

 

Helenice Afonso de Oliveira

Presidenta do Conselho Municipal de Política Cultural

 

 

Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779


 

CONVOCAÇÃO – Reunião Ordinária Nº7/2021 

Conselho Municipal de Habitação (CMH/OP)

 

O presidente do Conselho Municipal de Habitação (CMH), Ernani Carlos de Araújo, CONVOCA os conselheiros para a 7ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Habitação - Mandato 2019/2021.

 

Data: 06 de outubro de 2021 (quarta-feira)

Horário: 14:00hs

Local: Em virtude do isolamento social, a reunião será realizada em tempo real via Google Meet. Link da videochamada: https://meet.google.com/jqp-kfxg-jyr

 

EXPEDIENTE:

1) Verificação de quórum e abertura;

 

ORDEM DO DIA:

2) Leitura e aprovação das atas das reuniões anteriores;

3) Proposta de emenda à Lei Municipal 879/06;

4) Consulta Popular: diretrizes para a Habitação e a expansão urbana;

5) Informes;

6) Outros assuntos, caso houver.


OBSERVAÇÕES:

- Compareça às reuniões para estar cientes dos assuntos em pauta;

- Justifique sua ausência;

- Cabe ao titular comunicar ao suplente para substituí-lo, caso não possa comparecer à reunião, a fim de não comprometer o quórum.

 


 

Ernani Carlos de Araújo

Presidente do Conselho Municipal de Habitação – CMH/OP

 

Decretos


Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779

 

DECRETO Nº 6.234 DE 29 DE SETEMBRO DE 2021 

 

Constitui o Comitê Interno de Implantação do Modelo de Excelência em Gestão e dá outras providências. 

 

O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o art.93, VII, da Lei Orgânica Municipal;

 

Considerando a Portaria nº 66, de 31 de março de 2017, que dispõe sobre critérios de excelência para a governança e gestão de transferências de recursos da União, operacionalizadas por meio da Plataforma +Brasil, objetivando aprimorar as práticas e processos de transferências de recursos da União, a fim de assegurar uniformidade, geração de valor público, racionalização e transparência no uso desses recursos;

 

Considerando a Portaria nº 1.511, de 09 de fevereiro de 2021, que altera a Portaria nº 66, de 31 de março de 2017, que prevê a Instrução Normativa sobre a implantação da gestão de integridade, riscos e controles internos da gestão;

 

Considerando a Instrução Normativa nº 05, de 24 de junho de 2019, do Ministério da Economia, alterada pela Instrução Normativa n° 33, de 23 de abril de 2020, que estabelece a aplicação dos instrumentos de melhoria da gestão do MEG-Tr até 30 de setembro de cada ano;

 

Considerando que os órgãos e entidades da administração pública direta e indireta que atuam em processos de transferências de recursos da União deverão assegurar a adoção das medidas para a sistematização de práticas relacionadas à governança e à gestão de tais processos, aplicando-se as diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal;

 

Considerando que a implantação do MEG-Tr visa propiciar condições para o aprimoramento da gestão e dos processos das organizações concedentes e convenentes das transferências voluntárias da União, focadas em resultados para o cidadão; e

 

Considerando que para a implementação do MEG-Tr, as organizações deverão constituir o Comitê Interno para aplicação do Instrumento de Melhoria da Gestão dos órgãos e entidades que operam transferências da União – IMG-Tr 100 Pontos;

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Instituir o Comitê Interno de Implantação do Modelo de Excelência em Gestão no âmbito da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, o qual será composto pelos seguintes membros:

 

                           I.        Felipe D’Almeida Pinho, presidente do Comitê, representante da Secretaria Municipal de Fazenda;

                 II.     Antonielle Marianne de Almeida e Pessoa, apoio técnico do Comitê, representante do Núcleo Central de Planejamento e Modernização Institucional;

                III.    Cláudia Maria Ferreira de Souza, apoio técnico do Comitê, representante da Gerência de Recursos Humanos;

                IV.    Eduardo Severino Mapa, apoio técnico do Comitê, representante da Superintendência de Tecnologia da Informação;

                 V.    Gustavo Henrique Oliveira Leite, apoio técnico do Comitê, representante da Secretaria Municipal de Turismo;

                VI.    Abilio Alves Boasquivis, membro do Comitê, representante da Secretaria Municipal de Obras;

               VII.   Anderson Geraldo Pereira, membro do Comitê, representante da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão;

              VIII.  José Anchieta Barbosa Neto, membro do Comitê, representante do Departamento de Convênios;

                IX.  Lucília Aparecida Afonso de Oliveira Fernandes, membro do Comitê, representante da Secretaria Municipal de Saúde;

                 X.  Luís Barbosa Filho, membro do Comitê, representante do Núcleo Central de Planejamento e Modernização Institucional;

                XI.  Michele Aparecida Gomes Guimarães, membro do Comitê, representante da Secretaria Municipal de Educação;

               XII.   Sarah Casazza Basílio, membro do Comitê, representante da Secretaria Municipal de Educação;

              XIII.   Wagner Arlindo Costa, membro do Comitê, representante da Gerência de Recursos Humanos;

              XIV.   Willer Bruno Costa, membro do Comitê, representante do Departamento de Convênios.

 

§ 1º O Comitê Interno de Implantação do Modelo de Excelência em Gestão da Prefeitura Municipal de Ouro Preto será coordenado pelo Presidente do Comitê, Secretário Municipal de Fazenda, que atuará com o perfil de “Gestor” no sistema do MEG-Tr e terá as seguintes atribuições, definidas pelo Guia para Melhoria da Gestão das Transferências da União, disponível na Plataforma +Brasil:

 

                           I.        Realizar a adesão da Prefeitura Municipal de Ouro Preto ao MEG-Tr, cadastrando a Pasta no Sistema do Modelo de Excelência em Gestão- SMEG;

                          II.        Relacionar os membros do Comitê Interno de Aplicação do MEG-Tr, previamente cadastrados, no SMEG, para acesso e uso;

                         III.        Elaborar cronograma interno de atividades e reuniões;

                        IV.        Convocar e presidir as reuniões do Comitê Interno de Aplicação do MEG-Tr;

                         V.        Acompanhar de forma sistemática a implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União – MEG-Tr;

                       VI.        Distribuir as tarefas entre os integrantes do Comitê Interno de Aplicação do MEG-Tr, conforme cada etapa do processo de implantação e área de atuação do membro;

                      VII.       Designar outros servidores responsáveis pelo cumprimento das etapas pertinentes à implantação do modelo e outras atividades conforme a evolução do nível de maturidade da gestão da Pasta;

                     VIII.        Indicar membros e outros servidores para participação nos eventos de capacitação divulgados na Plataforma +Brasil e nos cursos da trilha de capacitação da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP;

                        IX.        Validar, junto à alta direção, o Relatório de Melhoria da Gestão, antes de inseri-lo ao SMEG;

                         X.        Submeter a aplicação do Instrumento de Melhoria da Gestão IMG-Tr, gerado pelo SMEG, para validação e certificação pela respectiva Coordenação da Rede +Brasil; e

                        XI.        Decidir sobre as matérias que lhe sejam submetidas, assim como sobre aquelas consideradas relevantes.

 

§ 2º Compete aos demais membros do Comitê Interno de Implantação do Modelo de Excelência em Gestão da Prefeitura Municipal de Ouro Preto:

 

                         I.        Realizar a solicitação do cadastro no SMEG para acesso e uso do SMEG;

                      II.        Realizar a trilha de capacitação da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e outros cursos para os quais for indicado;

                      III.        Participar das reuniões e eventos para os quais for convocado e/ou designado;

                IV.       Realizar a parte que lhe couber na coleta e análise de informações, conforme distribuição do Presidente, assim como, na elaboração do Relatório de Melhoria da Gestão;

                       V.        Contribuir com o coordenador sempre que lhe for solicitado, buscando as informações necessárias em sua área de atuação ou em outras demandadas para cada fundamento;

                        VI.        Alimentar o SMEG, no que se refere a parte que lhe for atribuída;

                      VII.        Coordenar os grupos de trabalho, por fundamento, que vierem a ser formados;

                VIII.     Coordenar e participar da elaboração dos Planos de Melhoria da Gestão e da aplicação do IMG-Tr para todos os fundamentos;

                        IX.        Após a validação do Relatório, realizar os devidos encaminhamentos, caso haja;

                         X.        Identificar, analisar e pontuar as práticas de gestão e os resultados da organização; e

                        XI.        Observar, obrigatoriamente, as diretrizes definidas pelo Guia para Melhoria da Gestão das Transferências da União ou outro documento que venha a substituí-lo.

 

Art. 2º O rol de membros e suas respectivas atribuições poderão sofrer adequações conforme o andamento do processo de implantação do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências em Recursos da União – MEG-Tr, visando à eficácia e o cumprimento dos seus objetivos, por ato do coordenador do Comitê Interno de Implantação do Modelo de Excelência em Gestão.

 

Art. 3º O Gestor e membros do Comitê Interno de Implantação do Modelo de Excelência em Gestão não receberão qualquer espécie de remuneração por sua atuação, sendo o exercício de suas atividades considerado de relevante interesse público.

 

Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 29 de setembro de 2021, trezentos e dez anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e um anos do Tombamento.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779


 

DECRETO Nº 6.235 DE 30 DE SETEMBRO DE 2021

 

Dispõe sobre a nomeação de membro para compor o Conselho Municipal de Saúde – CMS e altera o Decreto nº 4.359 de 30 de novembro de 2015.

 

O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial as que lhe conferem o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal e Lei nº 05/91 e alterações posteriores,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica nomeado, André Luiz Araújo de Albuquerque Costa, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, em substituição a Fabiana da Conceição Timóteo Silvestre, nomeada por meio do Decreto nº 6.156 de 30 julho de 2021

 

Parágrafo único: O membro titular acima nomeado dará continuidade ao mandato de quatro anos, iniciado em 17 de dezembro de 2015 e prorrogado pela Resolução nº 01/2019/CMS, substituindo a antecessora Fabiana da Conceição Timóteo Silvestre, que fica, de consequência, dispensada da referida função.

 

Art. 2º O inciso XXXI, do Art. 1º, do Decreto 4.359 de 30 de novembro de 2015, passa a vigorar com a seguinte alteração:

“Art.1º

(...)

XXXI – André Luiz Araújo de Albuquerque Costa, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania;

XXXII) ...

(...)” NR

 

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.


 

            Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 30 de setembro de 2021, trezentos e dez anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e um anos do Tombamento.


 


Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

 

Contratos


Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779

 

EXTRATO DE CONTRATOS – 2ª SEMANA DE SETEMBRO- DEPARTAMENTO DE ATOS E CONTRATOS – DACAD.


 

AMAZÔNIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Pregão Eletrônico  005/2021. Objeto: Rescisão no dia 30/09/2021.

 

 

 

 

Licitações


Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779

 


Extrato de licitações: 

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna público resultado de proposta de preços e habilitação do Pregão Presencial nº. 29/2021, cujo objeto é a contratação de empresa especializada para execução de manutenções viárias nas ruas do município de Ouro Preto/MG, manutenções compreendidas como alvenaria poliédrica, calçamento em bloquete e calçamento em paralelepípedo. Após análise, o pregoeiro julga habilitada e vencedora do certame a empresa Construtora Freire & Freire Ltda, CNPJ: 71.053.821/0001-34, que ofertou o menor preço global no valor de R$ 348.495,33. O Município de Ouro Preto adjudica e homologa o presente objeto. Hállan Vinícius - Pregoeiro.

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna pública a licitação do Pregão Eletrônico nº. 54/2021 que tem como objeto o Registro de Preços para aquisição de cestas básicas para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. Recebimento das propostas por meio eletrônico no site www.bllcompras.org.br a partir das 08h:00min do dia 05/10/2021 até às 18h:00min do dia 18/10/2021. Início da Sessão de disputa prevista para o dia 19/10/2021 às 10h:00min. Edital no site ouropreto.mg.gov.br/transparencia/licitacoes e no site www.bllcompras.org.br: Informações: (31) 3559-3301. Luciene F. de Souza – Pregoeira.


PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna público reabertura do Pregão Presencial nº. 045/2021 de objeto aquisição de oxigênio medicinal com locação de tanque criogênico de até 5.000 L, para atender às demandas da UPA DOM ORIONE, no Município de Ouro Preto. Início da sessão às 14:00 horas do dia 19 de outubro de 2021. Edital no site www.ouropreto.mg.gov.br, link Licitações. Maiores informações: (31) 3559-3301. Fábio Rodrigues Braga – Pregoeiro.

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna pública, para conhecimento dos interessados, a SUSPENSÃO da licitação do Pregão Eletrônico nº. 050/2021 – Registro de preços para aquisição de material de limpeza para a Prefeitura Municipal de Ouro Preto – MG e suas secretarias, para readequação do edital, conforme Comunicação interna nº. 10385/2021. Mais informações no site ouropreto.mg.gov.br/transparencia/licitacoes, ou no telefone: (31) 3559-3301. Thiago C. M. Castro Pregoeiro.

Leis


Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779






LEI Nº­­­ 1.247 DE 30 DE SETEMBRO DE 2021

 

Altera o caput do art. 2º, os incisos V e VIII do art. 3º, o art. 4º e o caput do art. 5º, todos da Lei nº 381, de 20 de dezembro de 2007, que dispõe sobre o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).

 

O Povo do Município de Ouro Preto, por seus representantes na Câmara Municipal, aprovou e eu, Prefeito Municipal, em seu nome, promulgo a seguinte lei:

 

Art. 1º O caput do art. 2º da Lei 381, de 20 de dezembro de 2007, passa a vigorar com a seguinte redação:

 

“Art. 2º O COMPIR é órgão deliberativo, permanente e encarregado de propor, monitorar, fiscalizar e avaliar as políticas que visem à promoção da igualdade racial”.

 

Art. 2º Os incisos V e VIII do art. 3º da Lei 381, de 2007, passam a vigorar com a seguinte redação:

 

“Art. 3º (...)

(…)

V. propor, fiscalizar, monitorar e avaliar a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial;

(…)

VIII. encaminhar denúncias recebidas, de violações de direitos ou atos de discriminação racial, aos órgãos próprios;

 

Art. 3º Altera o art. 4º da Lei 381, de 2007, passando a vigorar com a seguinte redação:

 

“Art.4º O COMPIR será composto por 14 (quatorze) representantes, de forma paritária entre o Poder Público e a Sociedade Civil, observada a seguinte composição:

I. 7 (sete) representantes do Poder Público, sendo:

a) 1 (um) representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania;

b) 1 (um) representante da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio - vinculado à Diretoria de Promoção da Igualdade Racial;

c) 1 (um) representante da Secretaria Municipal de Educação;

d) 1 (um) representante da Secretaria Municipal de Saúde;

e) 1 (um) representante da Câmara Municipal;

f)  1 (um) representante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI);

g) 1 (um) representante do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Ouro Preto - vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI);

II. 7 (sete) representantes da Sociedade Civil, sendo:

a) 6 (seis) representantes de entidades que atuam na área da promoção da igualdade racial;

b) 1 (um) representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Ouro Preto, preferencialmente vinculado à temática da promoção da igualdade racial.

§ 1º Os membros do COMPIR serão designados por ato do Prefeito Municipal.

§ 2º O mandato dos conselheiros será de 2 (dois) anos, admitindo-se uma única recondução por igual período.

§ 3º Para cada conselheiro titular deverá ser indicado o seu respectivo suplente.

§ 4º O exercício da função de conselheiro, titular ou suplente, é considerado de interesse público relevante e não será, em hipótese alguma, remunerado.

§ 5º As entidades, descritas na alínea “a” do inciso II deste artigo, serão eleitas em reunião específica coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania.

 

Art. 4º O caput do art. 5º passa a vigorar com a seguinte redação:

 

“Art. 5º O COMPIR será vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, que oferecerá suporte administrativo-financeiro, assessoria técnica e a designação de um servidor para exercer as funções de secretário(a) executivo(a), visando o adequado funcionamento do Conselho.

 

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.       

    

Ouro Preto, Patrimônio Cultural Mundial, 30 de setembro de 2021, trezentos e dez anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta e um anos do Tombamento.

 

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Prefeito de Ouro Preto

 

Projeto de Lei Ordinária nº 350/2021

Autoria: Prefeito Municipal




 

QUADRO DE VOTAÇÃO 

PRIMEIRA DISCUSSÃO

 

VEREADORES

FAVORÁVEL

 

CONTRA

ABSTENÇÃO

AUSENTE DO PLENÁRIO

AUSENTE DA REUNIÃO

ALESSANDRO SANDRINHO

X

 

 

 

 

ALEX BRITO

X

 

 

 

 

JÚLIO GÓRI

X

 

 

 

 

LUCIANO BARBOSA

X

 

 

 

 

LÍLIAN FRANÇA

X

 

 

 

 

LUIZ DO MORRO

Não vota

 

 

 

 

MATHEUS PACHECO

X

 

 

 

 

MERCINHO

X

 

 

 

 

NAÉRCIO FERREIRA

 

 

 

X

 

REGINALDO DO TAVICO

X

 

 

 

 

RENATO ZOROASTRO

X

 

 

 

 

VANDER LEITOA

 

 

 

 

X

VANTUIR SILVA

X

 

 

 

 

ZÉ DO BINGA

X

 

 

 

 

WANDERLEY KURUZU

X

 

 

 

 

 

APROVADO POR DOZE VOTOS FAVORÁVEIS, AUSENTE DO PLENÁRIO O VEREADOR NAÉRCIO FERREIRA E AUSENTE DA REUNIÃO O VEREADOR VANDER LEITOA.

 

  

 

 

 

 

QUADRO DE VOTAÇÃO 

SEGUNDA DISCUSSÃO

 

VEREADORES

CONTRA

FAVORÁVEL

ABSTENÇÃO

AUSENTE DO PLENÁRIO

AUSENTE DA REUNIÃO

ALESSANDRO SANDRINHO

 

X

 

 

 

ALEX BRITO

 

x

 

 

 

JÚLIO GÓRI

 

x

 

 

 

LUCIANO BARBOSA

 

 

 

X

 

LÍLIAN FRANÇA

 

x

 

 

 

LUIZ DO MORRO

Não vota

 

 

 

 

MATHEUS PACHECO

 

X

 

 

 

MERCINHO

 

x

 

 

 

NAÉRCIO FERREIRA

 

x

 

 

 

REGINALDO DO TAVICO

 

x

 

 

 

RENATO ZOROASTRO

 

x

 

 

 

VANDER LEITOA

 

X

 

 

 

VANTUIR SILVA

 

 

 

X

 

ZÉ DO BINGA

 

X

 

 

 

WANDERLEY KURUZU

 

X

 

 

 

 

APROVADO POR DOZE VOTOS FAVORÁVEIS, AUSENTE DO PLENÁRIO OS VEREADORES LUCIANO E VANTUIR.

 

 

 

 

 

 

QUADRO DE VOTAÇÃO 

REDAÇÃO FINAL

 

VEREADORES

CONTRA

FAVORÁVEL

ABSTENÇÃO

AUSENTE DO PLENÁRIO

AUSENTE DA REUNIÃO

ALESSANDRO SANDRINHO

 

X

 

 

 

ALEX BRITO

 

X

 

 

 

JÚLIO GÓRI

 

X

 

 

 

LUCIANO BARBOSA

 

X

 

 

 

LÍLIAN FRANÇA

 

X

 

 

 

LUIZ DO MORRO

Não vota

 

 

 

 

MATHEUS PACHECO

 

X

 

 

 

MERCINHO

 

X

 

 

 

NAÉRCIO FERREIRA

 

X

 

 

 

REGINALDO DO TAVICO

 

 

 

X

 

RENATO ZOROASTRO

 

X

 

 

 

VANDER LEITOA

 

 

 

X

 

VANTUIR SILVA

 

X

 

 

 

ZÉ DO BINGA

 

 

 

X

 

WANDERLEY KURUZU

 

 

 

X

 

 

APROVADO POR DEZ VOTOS FAVORÁVEIS, AUSENTES DO PLENÁRIO OS VEREADORES KURUZU, TAVICO, BINGA E LEITOA.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 350/2021 – PREFEITO MUNICIPAL

 


Portarias


Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779


 

PORTARIA Nº 08/2021 – SECRETARIA DE CULTURA E PATRIMÔNIO 

Nomeia Comitê Gestor do FunCult - Fundo Municipal de Cultura.

 

Considerando o disposto no Art. 6º da Lei Municipal nº 737/2011 que estabelece as competências do Comitê Gestor do FunCult;

Considerando a eleição dos membros do Comitê Gestor do FunCult realizada pelo Conselho Municipal de Política Cultural;

A Secretária de Cultura e Patrimônio, no uso de suas atribuições legais,

DESIGNA:

Art. 1º. Ficam nomeados os membros do Comitê Gestor do FunCult – Fundo Municipal de

Cultura para mandato de (01) um ano, prorrogável por igual período:

Hudson Augusto Silva – Presidente

Ricardo Campolim Moraes – Relator

Gabriela Pacheco Martins Dutra – Secretário

Ingrid da Silva Borges – Membro


Art.2º. Os trabalhos do Comitê de que trata esta Portaria serão prestados sem ônus aos cofres municipais, porém considerados de relevância pública.

 


Maria Margareth Monteiro

Secretária Municipal de Cultura e Patrimônio

 

 

Processos Seletivos


Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779



 

Portaria SMPG nº 045/2021 

Convoca classificados do Processo Seletivo Simplificado 2021 para designação em vagas para contratação temporária.

 

 

A Secretária Municipal de Planejamento e Gestão: Sra. Crovymara Elias Batalha, no uso de suas atribuições conferidas pelo art. 97 da Lei Orgânica do Município de Ouro Preto e subsidiada pela Gerência de Recursos Humanos, conforme art. 2º, inciso X, da Lei Complementar Municipal nº 26/2006;

 

RESOLVE:

 

Art. 1º. Ficam convocados os candidatos abaixo relacionados para assumirem, caso queiram, vaga em contrato temporário, conforme classificação no Processo Seletivo Simplificado 2021 – Edital nº 001/2021 (Quadro Geral):

 

1)    Médico Veterinário: BRUNA CARLA MACIEL SANTANA DE LIMA e ANDRÉ LUIZ ALVES FERNANDES.

 

2)    Motorista: EDIVALDO LOPES DE OLIVEIRA.

 

3)    Procurador Municipal: ERIKA DA SILVA MOREIRA.

 

4)    Técnico em Edificações: GISELE MENDES ANELY.

 

 

Art. 2º. Os candidatos convocados deverão expressar o interesse na contratação de forma online, através do e-mail grh.atendimento@ouropreto.mg.gov.br das 00h do dia 05/10/2021 até às 23h59m do dia 06/10/2021, enviando no e-mail o título “CONVOCAÇÃO PSS 2021 – CARGO – NOME COMPLETO”, e anexando, em formato digitalizado (PDF) com a devida identificação, as cópias dos seguintes documentos:

 

1)    cpf.

2)    Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição.

3)    Certificado de reservista, se do sexo masculino.

4)    Carteira de identidade.

5)    Cartão de cadastro no pis/pasep ou declaração negativa da CEF ou Banco do Brasil.

6)    Uma foto 3x4 recente.

7)    Diploma ou certificado para comprovação da escolaridade.

8)    Comprovante de estar devidamente inscrito no órgão fiscalizador da profissão, quando exigido.

9)    Carteira de habilitação para o cargo de Motorista.

10) Certidão de casamento.

11) Cartão de vacina.

12) Certidão de nascimento de dependentes menores de 14 anos.

13) Comprovante de matrícula em instituição de ensino superior de filho maior de 18 anos declarado como dependente para fins de imposto de renda.

14)  Caderneta de vacinação dos filhos menores de 05 anos (necessário para requerimento de salário família).

15) Comprovante de matrícula e frequência de filhos maiores de 05 anos e menores de 14 anos.

16) Comprovante de residência atualizado (últimos 03 meses).

17) Conta no Banco Itaú.

18) Certidão de Antecedentes Criminais (obtida no site www.pc.mg.gov.br).

19) Certidão Criminal Eleitoral (obtida no site ww.tse.jus.br).

20) Certidão de Quitação Eleitoral (obtida no site ww.tse.jus.br).

21) Todos os documentos relativos à titulação que foram anexados pelo candidato no momento da inscrição no Processo Seletivo Simplificado 2021.

 

Art. 3º A Gerência de Recursos Humanos poderá exigir outros documentos que se façam necessários para a efetivação do ato de contratação.

 

Art. 4º Não serão aceitos documentos relativos à titulação diferentes dos anexados no momento da inscrição e com data posterior a esta.

 

Art. 5º Após o convocado manifestar o seu interesse na contratação, nos termos do art. 2º, a Gerência de Recursos Humanos lhe enviará um email com a ficha de inscrição e as declarações funcionais obrigatórias, as quais deverão ser assinadas e preenchidas pelo convocado de forma legível, sem rasuras e enviadas para o email grh.atendimento@ouropreto.mg.gov.br no prazo de dois dias úteis após o seu recebimento, com o título “CONVOCAÇÃO PSS 2021 – CARGO – NOME COMPLETO”.

 

Parágrafo único A ficha de inscrição e as declarações funcionais obrigatórias devem ser anexadas em formato digitalizado (PDF) com a devida identificação.

 

Art. 6º Após o cumprimento de todos os requisitos anteriores, a Gerência de Recursos Humanos enviará ao convocado um email informando-lhe a data e o horário em que deva comparecer pessoalmente para apresentar todos os documentos originais citados no art. 2º, para conferência e verificação do preenchimento de todas as exigências previstas no edital do Processo Seletivo Simplificado 2021.

 

Art. 7º Caso o convocado não receba da Gerência de Recursos Humanos os emails citados nos artigos anteriores no prazo de dois dias úteis, deve entrar em contato com o citado órgão por meio dos telefones (31) 3559-3231, (31) 3559-3219 ou (31) 3559-3235 para esclarecer o ocorrido, sendo de sua inteira responsabilidade esse contato, sob pena de se considerar que não tem mais interesse na contratação.

 

Art. 8º. Os candidatos que não manifestarem interesse na contratação nos termos do art. 2º, não cumprirem as determinações da presente portaria, não possuírem os documentos exigidos ou não preencherem todos os requisitos previstos no edital do Processo Seletivo Simplificado 2021, serão excluídos da lista dos aprovados para os referidos cargos, tendo em vista o presente ato de convocação.

 

Art. 9º. A presente Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

Ouro Preto, 04 de Outubro de 2021.  

 

 

 

Crovymara Elias Batalha

Secretária Municipal de Planejamento e Gestão

 

Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779


 

Portaria SMPG nº 046/2021 

Convoca classificados do Processo Seletivo Simplificado 2021 para designação em vagas para contratação temporária.

 

 

A Secretária Municipal de Planejamento e Gestão: Sra. Crovymara Elias Batalha, no uso de suas atribuições conferidas pelo art. 97 da Lei Orgânica do Município de Ouro Preto e subsidiada pela Gerência de Recursos Humanos, conforme art. 2º, inciso X, da Lei Complementar Municipal nº 26/2006;

 

RESOLVE:

 

Art. 1º. Ficam convocados os candidatos abaixo relacionados para assumirem, caso queiram, vaga em contrato temporário, conforme classificação no Processo Seletivo Simplificado 2021 – Edital nº 002/2021 (Secretaria Municipal de Saúde):

 

1)    Enfermeiro: CRISTINA KLEIN RAMOS MALOSTO e RENATO CÂNDIDO DE SOUZA.

 

2)    Médico 20 horas: CRISTINA AMARAL CALIXTO.

 

3)    Médico 40 horas: NATHALIA DIAS ZANELLI, DANIEL DEMÉTRIO MAGALHÃES, ANA CLARA ARANTES GONÇALVES, PEDRO ANDRADE MELLO.

 

4)    Agente Comunitário de Sáude ESF Antônio Dias: SILVANIA MIRANDA VELOSO COSTA.

 

5)    Agente Comunitário de Sáude ESF Antônio Pereira: JOYCE APARECIDA BARBOZA e HEDELVYS CHRISTYAN LIMA MOREIRA.

 

6)    Agente Comunitário de Sáude ESF Caminhar: ANGÉLICA HELOISA FERREIRA e VALDILENE MÁRTIR GOMES

 

7)    Agente Comunitário de Sáude ESF Manoca:  AMANDA FRANCISCA NUNES SENA.

 

8)    Agente Comunitário de Sáude ESF Tulipas: ELIANE APARECIDA NASCIMENTO DE OLIVEIRA, KLEBER ELVIS DA SILVA e LISANDRA CRISTINA.

 

Art. 2º. Os candidatos convocados deverão expressar o interesse na contratação de forma online, através do e-mail grh.atendimento@ouropreto.mg.gov.br das 00h do dia 05/10/2021 até às 23h59m do dia 06/10/2021, enviando no e-mail o título “CONVOCAÇÃO PSS 2021 – CARGO – NOME COMPLETO”, e anexando, em formato digitalizado (PDF) com a devida identificação, as cópias dos seguintes documentos:

 

1)    cpf.

2)    Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição.

3)    Certificado de reservista, se do sexo masculino.

4)    Carteira de identidade.

5)    Cartão de cadastro no pis/pasep ou declaração negativa da CEF ou Banco do Brasil.

6)    Uma foto 3x4 recente.

7)    Diploma ou certificado para comprovação da escolaridade.

8)    Comprovante de estar devidamente inscrito no órgão fiscalizador da profissão, quando exigido.

9)    Carteira de habilitação para o cargo de Motorista.

10) Certidão de casamento.

11) Cartão de vacina.

12) Certidão de nascimento de dependentes menores de 14 anos.

13) Comprovante de matrícula em instituição de ensino superior de filho maior de 18 anos declarado como dependente para fins de imposto de renda.

14)  Caderneta de vacinação dos filhos menores de 05 anos (necessário para requerimento de salário família).

15) Comprovante de matrícula e frequência de filhos maiores de 05 anos e menores de 14 anos.

16) Comprovante de residência atualizado (últimos 03 meses).

17) Conta no Banco Itaú.

18) Certidão de Antecedentes Criminais (obtida no site www.pc.mg.gov.br).

19) Certidão Criminal Eleitoral (obtida no site ww.tse.jus.br).

20) Certidão de Quitação Eleitoral (obtida no site ww.tse.jus.br).

21) Todos os documentos relativos à titulação que foram anexados pelo candidato no momento da inscrição no Processo Seletivo Simplificado 2021.

 

Art. 3º A Gerência de Recursos Humanos poderá exigir outros documentos que se façam necessários para a efetivação do ato de contratação.

 

Art. 4º Não serão aceitos documentos relativos à titulação diferentes dos anexados no momento da inscrição e com data posterior a esta.

 

Art. 5º Após o convocado manifestar o seu interesse na contratação, nos termos do art. 2º, a Gerência de Recursos Humanos lhe enviará um email com a ficha de inscrição e as declarações funcionais obrigatórias, as quais deverão ser assinadas e preenchidas pelo convocado de forma legível, sem rasuras e enviadas para o email grh.atendimento@ouropreto.mg.gov.br no prazo de dois dias úteis após o seu recebimento, com o título “CONVOCAÇÃO PSS 2021 – CARGO – NOME COMPLETO”.

 

Parágrafo único a ficha de inscrição e as declarações funcionais obrigatórias devem ser anexadas em formato digitalizado (PDF) com a devida identificação.

 

Art. 6º Após o cumprimento de todos os requisitos anteriores, a Gerência de Recursos Humanos enviará ao convocado um email informando-lhe a data e o horário em que deva comparecer pessoalmente para apresentar todos os documentos originais citados no art. 2º, para conferência e verificação do preenchimento de todas as exigências previstas no edital do Processo Seletivo Simplificado 2021.

 

Art. 7º Caso o convocado não receba da Gerência de Recursos Humanos os emails citados nos artigos anteriores no prazo de dois dias úteis, deve entrar em contato com o citado órgão por meio dos telefones (31) 3559-3231, (31) 3559-3219 ou (31) 3559-3235 para esclarecer o ocorrido, sendo de sua inteira responsabilidade esse contato, sob pena de se considerar que não tem mais interesse na contratação.

 

Art. 8º. Os candidatos que não manifestarem interesse na contratação nos termos do art. 2º, não cumprirem as determinações da presente portaria, não possuírem os documentos exigidos ou não preencherem todos os requisitos previstos no edital do Processo Seletivo Simplificado 2021, serão excluídos da lista dos aprovados para os referidos cargos, tendo em vista o presente ato de convocação.

 

Art. 9º. A presente Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

 

 

Ouro Preto, 04 de Outubro de 2021. 

 

 

 

Crovymara Elias Batalha

Secretária Municipal de Planejamento e Gestão

Resoluções


Ouro Preto, 04 de outubro de 2021 - Publicação nº 2779


 

RESOLUÇÃO Nº. 001 DE 2021

 

COMISSÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONTROLE E COMBATE A POLUIÇÃO SONORA NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO

 

 

A Comissão Municipal de Educação e Controle da Poluição Sonora, pelos poderes investidos através do art. 5º, inciso I, da Lei Complementar nº 16/2006, modificada pela Lei Complementar nº 111/2011, delibera o seguinte:

 

Art. 1º - Os níveis máximos de ruído durante o ano de 2021 serão tolerados conforme determina o art. 7º da Lei Complementar 16/2006, modificada pela Lei Complementar nº 111/2011, devendo observar os limites estabelecidos pela NBR 10.151 da ABNT:

 

Tipos de áreas habitadas

Limites de níveis de pressão sonora (dB)

Período diurno

Período noturno

Área de residências rurais

40

35

Área estritamente residencial urbana ou de hospitais ou de escolas

50

45

Área mista predominantemente residencial

55

50

Área mista com predominância de atividades comerciais e/ou administrativas

60

55

Área mista com predominância de atividades culturais, lazer e turismo

65

55

Área predominantemente industrial

70

60

           

 

Art. 2º - Considera-se Diurno o período compreendido entre 07h00min e 22h00min e Noturno entre 22h00min e 07h00min.

 

Parágrafo Único – Quando o dia seguinte for domingo ou feriado, o término do período Noturno será às 9:00h.

 

Art. 3º - Todos os limites sonoros devem ser originados com o equilíbrio de sons graves e agudos, não sendo permitida a elevação de graves, buscando como princípio o bom senso e o conforto da comunidade.

 

 

 

Art. 4º - Todos os eventos que envolvam sonorização deverão ser previamente autorizados pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, conforme estabelecido nos arts. 14, 15 e 16, da Lei Complementar nº 16/2006, modificada pela Lei Complementar nº 111/2011.

 

Art. 5º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, sendo válida até a edição de nova resolução.

 

 

Ouro Preto, 30 de setembro de 2021.

 

  

 

José Geraldo de Oliveira

Presidente - representante do Departamento de Fiscalização

 

Júlia Cristina Magalhães

Relatora - representante da Procuradoria Jurídica Municipal

 

 

Camila Miranda Azevedo

Membro representante da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio

 

 

Débora Cristina Nepomuceno dos santos

Membro representante da Vigilância Sanitária

 

 

Marcelo Raimundo Assunção

Membro representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP)

 

 

Gilson César Xavier Moutinho

Membro representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP)

 

 

Rogério Cezar Alves Ferreira

Membro representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP)