ATA DA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO
MUNICIPAL DE HABITAÇÃO, REALIZADA NO DIA
05 DE MAIO DE 2021
Aos
cinco dias do mês de maio de dois mil e vinte e um, às quatorze horas e quinze
minutos, ocorreu a 2ª Reunião Ordinária
do Conselho de Habitação (CMH), em virtude
do isolamento social, devido à pandemia da COVID 19, em respeito aos
Decretos Nº 5.657 de 17 de março de 2020 e Nº 5.660 de 19 de março de 2010
(alterado pelo Decreto Nº5.705/2020),
a reunião foi realizada virtualmente em tempo real via link: https://meet.google.com/jyr-mhcx-mrg.
Estiveram presentes os seguintes Conselheiros/as: Ernani Carlos de Araújo,
membro titular, representante da Frente em Defesa de Ouro Preto e Região
(FDOPR) e presidente, Luiz Carlos
Teixeira, membro titular, representante da Força Associativa dos Moradores
de Ouro Preto (FAMOP) e vice-presidente;
Vanderly Arlindo Pio, membro titular, representante da Secretaria Municipal
de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania (SMDSHC/PMOP); Deusdedit
Nepomuceno, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Meio
Ambiente (SMMA/PMOP); Edvaldo César Rocha, membro titular, representante
da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania
(SMDSHC/PMOP); Sérgio Nolasco, membro suplente, representante da
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Cláudia
Rei, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Defesa
Social, Leandro Andrade Cardoso, membro titular, representante da Força
Associativa dos Moradores de Ouro Preto (FAMOP) e Lisiane Maria Silva Bento,
Secretária Executiva (CMH). Participaram, também da reunião, Sandra Fosque,
Arquiteta e Urbanista, Superintende de Habitação da Prefeitura de Ouro Preto e Larissa
Gattas, Arquiteta e Urbanista, servidora efetiva da Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania. Abertura: Ernani, após cumprimentar a todos, fez a conferência do quórum e
registrou a presença de 6 (seis) conselheiros, número suficiente para o início
da reunião. Dando início aos trabalhos, Ernani apresentou a pauta para análise
e aprovação: 1)
Expediente: verificação de quórum e abertura; 2) Posse dos novos Conselheiros; 3) Aprovação da Ata da Reunião Extraordinária
Nº 01/2021; 4) Editais do portal da transparência de Ouro Preto: 4.1. Edital
01/2021 – Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo- Eleição de Entidades para
compor o Conselho Municipal de Política Urbana de Ouro Preto; 4.2. Edital
01/2021 -Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto - Escolha
de Entidades ou Associações representativas dos vários segmentos da Comunidade
do Município de Ouro Preto, conforme Decreto nº 6032/2021; 5) Cobrança do poder
executivo para elaborar e implementar política de aquisição de áreas municipais
para implantações de futuros condomínios para Habitações de Interesse Social. 6) Outros assuntos. A pauta foi aprovada pelos
Conselheiros. O presidente, dando sequência aos trabalhos, deu posse aos novos
membros (titular e suplente) do Conselho de Habitação, representantes da
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Edvaldo
César Rocha e Sérgio Nolasco, respectivamente. Como no início da reunião não
houve quórum para aprovação da ata, Ernani sugeriu ao plenário a
alteração na pauta, aprovado por unanimidade. Na sequência, fez apresentação e
divulgação dos Editais do portal da transparência de Ouro Preto, visando a
importância da participação. Sandra, por sua vez, esclareceu informações sobre
os Editais, que a publicação foi devido a uma solicitação realizada na
Conferência, logo a Prefeitura Municipal de Ouro Preto acatou por ser uma
medida democrática. Dando seguimento aos debates, Luiz Carlos solicita a
retirada de uma Comissão deste Conselho para acompanhar a revisão do Plano
Diretor, na reunião agendada para o dia 20/05/2021, e que o mesmo estará
presente na Reunião, logo os conselheiros Ernani e Vanderly se prontificaram em
se fazer presente. Sandra cita a importância de representatividade do Conselho
de Habitação. Dando sequência na pauta, Ernani esclarece a importância da
cobrança do poder executivo para elaborar e implementar a política de aquisição
de áreas municipais para implantações de futuros condomínios para habitações de
interesse social, Luiz Carlos informa que já existe a Lei nº 879/2013, que
compete ao Conselho, no momento, exigir da Prefeitura, que apresente as áreas
que são compatíveis e adequadas para o interesse social, o mesmo sugere ao
plenário focar no controle social, cobrar a prestação de contas com classes de
despesas do Fundo Municipal de Habitação. Sandra concorda com Luiz e salienta
que já fez a solicitação ao órgão responsável sobre as áreas públicas
disponíveis e que a prioridade, no seu ponto de vista, não é aquisição de
terrenos e sim solucionar os problemas existentes na questão habitacional do
município e que há solicitações de vistorias diariamente em residências
domiciliares. Ernani, concorda com as colocações e coloca em votação no
plenário, a emissão do ofício, a fim de solicitar a prestação de contas à
Secretaria competente, aprovado por unanimidade. O presidente registra a
presença de quórum e coloca em votação a Ata da Reunião Extraordinária Nº
01/2021, realizada no dia 26/04/2021, aprovada por unanimidade. Lisiane
compartilha, para ciência dos conselheiros, a Lei nº 879/2013, que dispõe sobre
o Sistema Municipal de Habitação e
Interesse Social/SMHIS; cria o Fundo Municipal de Habitação e Interesse Social/
FMHIS e institui o Conselho Municipal de Habitação/CMH. Não havendo
mais nada a ser discutido, o presidente, Ernani Carlos Araújo, encerrou a
reunião, com os trabalhos registrados nesta ata que, após lida e aprovada, será
assinada por mim, Lisiane Maria Silva Bento, Secretária Executiva do CMH e
pelos conselheiros presentes.
ATA
DA 4ª (QUARTA) SESSÃO DE JULGAMENTO DO CONSELHO DE CONTRIBUINTES, POR MEIO DA
COMISSÃO DE SEGUNDA INSTÂNCIA
Aos 02 de setembro de
2021, às 16:00 hs, na Praça Barão do Rio Branco, nº. 12, Pilar, deu-se início à
Quarta
Sessão de Julgamento do Exercício 2021. Presente a maioria dos membros da
Comissão, composta pelo presidente Sr. Felipe D’Almeida e Pinho e os vogais,
Sra. Genilda Pereira Silva Golia, Sr. Hélio Augusto Teixeira Silva e Sr. Naiti
Weslei Siqueira de Freitas. Iniciaram-se os trabalhos com o julgamento do PTA n° 44/2020 - Impugnante: WAGNER JOSÉ FERREIRA - Objeto: Recurso
contra Decisão de Primeira Instância - o(a)
relator(a) é o(a) Sr(a). Genilda Pereira Silva Golia, que conheceu o
recurso e negou-lhe provimento. O voto foi acompanhado por unanimidade. Nesse sentido, emitiu-se a Decisão de Segunda Instância n° 04/2021.
Passou-se ao julgamento do PTA n° 2019/22 - Impugnante: CARTÓRIO DO REGISTRO DE TÍTULOS E
DOCUMENTOS E CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS DA COMARCA DE OURO PRETO - Objeto:
Recurso contra Decisão de Primeira
Instância - o(a) relator(a) é o(a) Sr(a). Hélio Augusto Teixeira
Silva, que conheceu o recurso e negou-lhe provimento. O voto foi acompanhado por unanimidade. Nesse sentido, emitiu-se a Decisão de Segunda Instância n° 05/2021.Passou-se
ao julgamento do PTA n° 78/2020 -
Impugnante: ANTÔNIO EUSTÁQUIO DA FONSECA -
Objeto: Recurso contra Decisão de Primeira Instância - o(a) relator(a) é o(a)
Sr(a). Hélio Augusto Teixeira Silva, que conheceu o recurso e negou-lhe
provimento. O voto foi acompanhado por unanimidade.
Nesse sentido, emitiu-se a Decisão de Segunda Instância n° 06/2021.
Finalmente, passou-se ao julgamento do PTA n° 201981 - Impugnante: ASSOCIAÇÃO DAS REPÚBLICAS DA PRAIA DO CIRCO - Objeto: Recurso contra Decisão de Primeira
Instância - o(a) relator(a) é o(a) Sr(a). Naiti Weslei Siqueira de Freitas, que
conheceu o recurso e negou-lhe provimento. O voto foi acompanhado pela maioria. Nesse sentido, emitiu-se a Decisão de
Segunda Instância n° 07/2021. Após, procedeu-se à distribuição dos
Processos Tributários Administrativos em pauta, dando-se vista dos autos ao
respectivo vogal relator. O PTA n° 07/2021 e o PTA n° 19/2021, ambos tendo como Impugnante a empresa Concessionária BR 040
S.A., foram entregues à relatora Sra. Genilda Pereira Silva Golia. Não havendo
nada mais a tratar, eu, Bruna Fernanda Fernandes Marcelino Pimenta, finalizei
os trabalhos e lavrei a presente ata. Ouro Preto, 02 de setembro de 2021.
Genilda Pereira Silva Golia
Vogal
Hélio Augusto
Teixeira Silva
Vogal
Naiti Weslei Siqueira de Freitas
Vogal
Felipe D’Almeida e Pinho
Presidente
Bruna Fernanda Fernandes Marcelino
Pimenta
Secretária de Suporte Administrativo
ATA
DA 5ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO, REALIZADA NO
DIA 04 DE AGOSTO DE 2021
Ao quarto dia do mês de
agosto de dois mil e vinte e um, às quatorze horas e quinze minutos, ocorreu a
5ª Reunião Ordinária do Conselho de Habitação (CMH), em virtude do isolamento social, devido à
pandemia da COVID 19, em respeito aos Decretos Nº 5.657 de 17 de março de 2020
e Nº 5.660 de 19 de março de 2010 (alterado pelo Decreto Nº5.705/2020), a reunião foi realizada virtualmente em tempo real
via Google Meet. Estiveram presentes os seguintes
Conselheiros/as: Vice- presidente, Luiz
Carlos Teixeira, membro titular, representante da Força Associativa dos
Moradores de Ouro Preto (FAMOP) e vice-presidente; Vanderly Arlindo Pio, membro titular, representante da Secretaria
Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania (SMDSHC/PMOP); Deusdedite
Nepomuceno, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Meio
Ambiente (SMMA/PMOP); Edvaldo César Rocha, membro titular, representante
da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania
(SMDSHC/PMOP); Sérgio Raimundo dos Anjos
Nolasco, membro suplente, representante da SMDSHC/PMOP; Raquel Juliana de Castro Lopes, membro suplente, representante da
Frente em Defesa de Ouro Preto e Região – FDOPR, e Hélen Cristina Cunha Ferreira, nova Secretária Executiva.
Participaram, também da reunião, Sandra Fosque, Arquiteta e Urbanista,
Superintende de Habitação da Prefeitura de Ouro Preto; Larissa Gattas, Arquiteta
e Urbanista, servidora efetiva da SMDSHC/PMOP. Abertura: Luiz, após
cumprimentar a todos, fez a conferência do quórum de segunda chamada e foi
registada a presença de 4 (quatro) conselheiros. A reunião tinha como
pauta: EXPEDIENTE: 1) Verificação de
quórum e abertura; ORDEM DO DIA: 2) Leitura e aprovação das atas das reuniões
anteriores; 3) Prorrogação do mandato CMH; 4) Composição de comissão interna
para apresentar propostas de emendas ao PPA 5) Programa Morada Legal e Morada
Digna; 6) Informes; 7) Outros assuntos, caso houver. Sandra
solicitou inclusão na pauta Retomada
dos programas Vila Alegre e Dom Luciano. O vice-presidente
abriu para votação. O ponto foi aprovado
por unanimidade. Seguindo para o ponto de pauta 2) Leitura e aprovação das atas das reuniões anteriores; As atas da
2ª Reunião Extraordinária, realizada dia 07/06/2021, 3ª Reunião Ordinária,
realizada no dia 02/06/2021 e 4ª Reunião Ordinária, realizada dia 04/08/2021 foram aprovadas por unanimidade. Ponto
de pauta 3) Prorrogação do mandato CMH;
Hélen explicou que o mandato deste
conselho finaliza 07 de agosto de 2021, sendo assim esta seria a ultima reunião
deste mandato. O Conselho está em processo de recomposição e foi sugerido pela
Casa dos Conselhos a prorrogação do mandato até que este esteja apto a
continuar os trabalhos. Quanto as inscrições, até o momento nenhuma inscrição
havia sido feita, mas entende-se que as entidades estão com dificuldades em ter
todos os documentos necessários para cumprir o edital. O vice-presidente abriu a inscrição a palavra aos conselheiros
através do chat. Sandra disse que a
composição do conselho se torna difícil pelo item entidades de cunho
habitacional, tendo em vista que em Ouro Preto não há nenhuma associação
habitacional com registro, com CNJP, etc. Acha que deveriam pensar numa mudança
na lei de composição do conselho de habitação para que possam abranger mais
entidades e ocupar mais assentos. O vice-presidente
disse concordar em gênero e número com a Sandra. Na última recomposição
apareceram somente duas entidades pleiteando o assento: FAMOP e Frente de
Defesa de Ouro Preto onde uma ficou com 3 assentos e a outra ficou com os
outros três assentos, contrariando o que está escrito na lei que são quatro
assentos para movimentos que tratam de moradia. O marco regulatório das
entidades atrapalha a composição deste conselho e dos conselhos em geral, sendo
assim acha necessário reformular a lei de recomposição do conselho visando
melhor representatividade. Sendo assim propôs: 1) Prorrogar o mandato do
conselho até que seja resolvida a questão da recomposição, pelo menos 6 meses;
2) Apresentar proposta de modificação da lei tendo em vista o não atendimento
as demandas atuais. Sandra acha que
em seis meses chegaríamos ao ano que vem, em que acontecerá a reforma
administrativa. Sua preocupação é fazer o conselho funcionar até o final do ano
de 2021 visto que as deliberações do conselho se fazem importantes, propôs
então a prorrogação para no máximo três meses.
O vice-presidente abriu para
a votação a proposta de prorrogar por três meses.
Aprovado por unanimidade para prorrogação do mandato para três meses para
(7 de novembro), constando nesta ata que o
conselho apresentará a proposta de modificação da lei visando resolver a
questão da representação. Ponto de pauta nº 4) Composição de comissão interna para apresentar propostas de emendas
ao PPA; O vice-presidente Luiz
se colocou favorável a participar da comissão e sugeriu que membros do conselho
se manifestassem. Foi formada então a
comissão mista pelos membros do conselho e da Superintendência de Habitação
para apresentar emenda do Plano
Plurianual (PPA), sendo eles: Luiz,
Larissa, Sandra e Sérgio Nolasco. Marcaram a primeira reunião para dia
06/08 e a segunda para dia 09/08 as 10h. Local: Secretaria de Desenvolvimento
Social, Habitação e Cidadania. Pauta nº 5)
Programa Morada Legal e Morada Digna; Sandra seguiu para a apresentação do
Programa Morada Legal e Morada Digna. Ressaltou que esses programas estão sendo
desenvolvidos na Superintendência de Habitação e a intenção é que eles sejam
formalizados como política de governo, para evitar a troca de programa a cada
troca de gestão. O Programa Morada Legal
criado para atendimento a Lei Municipal nº6010/2010 que cria o Serviço
Municipal de Engenharia e Arquitetura pública que assegura às famílias de baixa
renda, assistência técnica pública e gratuita para o projeto e acompanhamento
da construção de habitação de interesse social. O Programa Morada Digna tem como objetivo desenvolver ações
integradas e articuladas que resultam no acesso à habitação digna para famílias
de baixa renda do município de Ouro Preto (MG), que possuem lote regularizado
ou passível de regularização em áreas urbanas e rurais, através de construção,
requalificação, reforma ou melhorias de imóveis para uso residencial, seja
através da intervenção na edificação propriamente dita ou na urbanização do
terreno. Segundo a Sandra a ideia é
diminuir as ações assistensialistase
promover programas de diminuição das desigualdades para que possam
transformar a vida das pessoas por um todo e diminuir o número de famílias do
aluguel social. Em seguida abriu a palavra aos conselheiros. Larissa ressaltou que a parte da
seleção dos beneficiarios foi muito discutida pela equipe técnica de
assistencia social na elaboração dos critérios, que foram colocados em ordem
pela percepção da assistencia social para não recorrerem ao critério de ordem
de chegada. Ressalta que vai ser necessario redirecionamento de equipe para um
assistente social atender aos programas, visto que a profissional da equipe já
se encontra sobrecarregada. Vanderly
parabenizou a equipe da habitação, que está unida e as coisas acontecem quando
há esta união. Deusdedite perguntou
se esses programas estao disponívies para leitura. Sandra disse que ainda não, mas pode disponibilizar o material que
já está escrito para os conselheiros interpretarem. O vice-presidente fez duas indagação de ordem técnica: 1) Dificuldade
de mão de obra, tereceirização; 2) Unidade orçamentária. Perguntou se será
necessário fazer emendas ao PPA ou se usarão dinheiro do fundo? Sandra disse que no Programa Morada
Legal, a mão de obra será por credenciamento de profissionais para contratação,
caso haja muitos profissionais cadastrados e pouco projetos será feito um
sorteio. No Programa Morada Digna será feita contratação da obra com a
tentativa de contratarem por lote, também. Sobre o PPA, alocarão recursos nas
rubricas que já existem, trocarãp apenas os nomes delas. Larissa disse que a uns anos atrás houve a tentativa em fazer um
contrato guarda-chuva incluindo serviços habituais, entretanto existe um
impeditivo em fazer obras de contrução civil em contrato guarda-chuva. No
Morada Legal foi feita um termo de referência. No Morada Digina foi feito um
documento para diretrizes do programa porque o termo de referencia será por
objeto (especificação clara). Há de se levar em conta que, o que antes era obra
pequena, já se tornou obra grande com o passar dos anos. O que se espera é que com a vasão de demandas maiores, futuramente
as obras diminuirão. Sandra disse que a intenção é favorecer
quem está na situação de vulnerabilidade e real necessidade, visto que foi
observado o não funcionamento da doação de material de construção, que gerou:
1) barganha política; 2) a pessoa tinha posse do material, mas não tinha como
utiliza-lo, assim o material era perdido. O vice-presidente sugeriu aos conselheiros deliberarem sobre e abriu
a palavra aos conselheiros. Larissa
pediu aos conselheiros uma análise específica na seleção dos beneficiários de
ambos programas, tendo em vista que essa seleção dá início a ordem de
atendimento nas listas existentes e futuras. O vice-presidente sugeriu o
encaminhamento para que a equipe técnica apresente ao conselho o formato do
projeto e na próxima reunião saírem com resolução de recomendação acerca dos
projetos Morada Legal e Morada Digna. Em seguida abriu para os conselheiros
opinarem. Não havendo manifestações contrárias, ficou determinado tal encaminhamento. Passou-se para a pauta 8) Retomada dos programas Vila Alegre e Dom
Luciano. Sandra disse que os
residenciais Dom Luciano e Vila Alegre, estão tentando reequilíbrio com a Caixa
Econômica. Acredita que os conselheiros têm ciência que esse convênio começou
em 2007, em que foram entregues algumas casas, mas ainda faltavam tantas
outras. A Caixa interrompeu os repasses. Até o momento foram entregues 96
moradias no Vila Alegre e 34 moradias no Dom Luciano. Ainda faltam 59 no Vila
Alegre e 21 no Dom Luciano. Por questões de logística de projeto, no Vila
Alegre terá a diminuição de 3 casas pois projetaram casas onde estar destinado
a caixas d’agua. Para o Vila Alegre, foi feito um Termo de Ajuste de Conduta
(TAC) entre a prefeitura e os moradores que foram removidos de áreas invadidas,
para que pudessem terminar a construção das casas e conceder as mesmas para
aqueles que estavam tanto na lista dos beneficiados pela Assistência Social e
quanto para estes que foram removidos. A
lista do TAC tem 60 pessoas e foi feita uma busca minuciosa da situação de cada
indivíduo que serão contemplados por critério judicial. No Dom Luciano também
haverá redução no número de casas, sendo aproximadamente de 5 a 6 casas, duas
porque precisam situar equipamento público e três ou quatro porque estavam em
uma quadra com grande problema de topografia. Ressaltou que na lista do Dom
Luciano não entram as pessoas que foram retiradas pela Vale devido a área de
risco. A assistência social elaborou uma lista sigilosa com nomes dos contemplados.
Assim que tudo estiver acertado será feita uma reunião fechada com o conselho
apresentação da lista e indagou se os conselheiros concordam. Salientou que
tiveram que repactuar o plano de trabalho técnico social que foi desenvolvido,
na época, somente para o Vila Alegre. Refizeram o programa, nos mesmos
critérios que a Caixa Econômica indica, seguindo o manual. Sandra informou que ajustou ao que a assistente social já tinha
feito e acertou as questões de fase pré-obra, durante as obras, pós ocupação.
Esse plano tem a missão de integrar os moradores que já estão nas casas e os
que vão chegar que precisam se integralizar a essa comunidade já existente.
Será formada também uma comissão de acompanhamento de obra e a comissão de
regulação do empreendimento para acompanhar o processo administrativo que a
prefeitura está fazendo na construção, esta comissão será composta por
moradores e futuros moradores desse residencial, sendo uma equipe para o Vila
Alegre e uma equipe para o Dom Luciano. Esse trabalho prevê além dessa
participação dos moradores, um plantão da assistência social, com o
encaminhamento das famílias para os programas em que poderiam ser beneficiários
além de promover uma programação sobre empreendedorismo, geração de emprego e
renda, educação ambiental e patrimonial e eixo de mobilização comunitária. Este
plano será apresentado a outras instituições e outras associações que trabalham
diretamente com a comunidade, como exemplo a FAMOP, para que tenham cooperação
entre si. Sobre os residenciais: as casas foram entregues com um Termo de
Entrega de Chave e Termo de Concessão de 5 anos, ou seja, durante esses 5 anos
a pessoa não poderia vender ou alugar o imóvel. Passados os 5 anos, sabe-se que
algumas pessoas venderam, trocaram e alugaram os imóveis. Salientou que foi
instaurado via Decreto Municipal, o programa REURB-s para Vila Alegre e Dom
Luciano para regularização das casas, e para além de começar um trabalho com os
futuros moradores também estão cuidando na regularização daqueles que lá já
residem para a posse definitiva do imóvel. Agradeceu ao Secretário da SMDSHC
por disponibilizar a assistente social para ajudar, em seguida abriu a palavra
para os conselheiros. Edvaldo disse
que chegaram com a secretaria desmontada e que se assustaram na pasta da
Habitação quando se depararam com pessoas em Aluguel Social de 18, 16 anos.
Estão se esforçando ao máximo para tentar implantar esse programa junto a
Sandra e começar realmente um sistema de habitações. Enquanto puderem fazer
quanto secretaria, estarão a frente desta pasta para efetivar o que for da sua
responsabilidade. É sabido que precisam de orçamento e dinheiro, mas vão buscar
construir um PPA, um orçamento, dentro dessa realidade da habitação, visto a
necessidade em diminuir o número de aluguel social. Em seguida, parabenizou o
conselho. O vice-presidente falou de
dois pontos sensíveis 1) a lista (questões de sigilo tem que ter tratamento
sigiloso), menciona que nomes não lhe interessam, e sim os critérios para
seleção das pessoas e os que foram apresentados a ele já bastam. Entende que a
prefeitura tem profissionais qualificados na área de assistência social para
atender as demandas que estão sendo oferecidas. Diante disso entende que O
conselho deve preocupar com números e não com os processos individualizados.
Ficou como encaminhamento: marcar
reunião fechada para tratar da lista do TAC. Informe: O vice-presidente
informou que em reunião de revisão do Plano Diretor, do Núcleo Gestor junto a
comissão de acompanhamento, encaminhou a formatação do grupo de trabalho que
vai tratar da habitação. É importante ter em mente que o conselho, terá
trabalho extra na apresentação de propostas para o Plano Diretor, sendo
relevante já começar a lidar com esta demanda. Não havendo mais nada a ser
discutido, o vice-presidente, Luiz Carlos Teixeira, encerrou a reunião com os
trabalhos registrados nesta ata que, após lida e aprovada, será assinada por
mim, Hélen Cristina Cunha Ferreira, Secretária Executiva do CMH e, devido à
forma remota das reuniões, pelo presidente.
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL
DE HABITAÇÃO, REALIZADA NO DIA 07 DE ABRIL DE 2021 REUNIÃO SEM QUÓRUM
Aos sete dias do mês de abril
de dois mil e vinte e um, às quatorze horas, ocorreu a I Reunião Ordinária do
Conselho de Habitação (CMH), devido a pandemia a reunião, foi online em tempo
real via google meet: link wfw-fnes-adk, estiveram presentes os seguintes
Conselheiros/as: Luiz Carlos Teixeira,
membro titular, representante da FAMOP e vice-presidente; Vanderly Arlindo Pio, membro titular, representante da Secretaria
Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania SMDSHC/PMOP; Deusdedit
Nepomuceno, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Meio
Ambiente; e Lisiane Maria Silva Bento, Secretária Executiva Justificaram a
ausência Claudiney Márcio Alves, membro titular, representante da
Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. O vice- presidente do CMH, Luiz
Carlos, iniciou a reunião cumprimentando e agradecendo a presença de todos. Em
seguida, o mesmo constatou que o quórum mínimo determinado pelo Regimento
Interno não foi atingido, com a presença de 04 (quatro) conselheiros, número
insuficiente para garantir a realização desta reunião. Nada mais havendo a ser
tratado, o Presidente, Luiz, encerrou a reunião, propondo agendar uma Reunião
Extraordinária para o mês corrente, com o registro desta ata pela Secretária
Executiva, Lisiane Maria Silva Bento que segue assinada por ambos
CHAMADA Nº 014/2021 – PARA PROFESSORES(AS)
EFETIVOS(AS) - EXTENSÃO DE CARGA HORÁRIA – PEB-AI – SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO
O
Departamento de Recursos Humanos e Avaliação da Secretaria Municipal de
Educação de Ouro Preto-MG, no uso de suas atribuições, em conformidade com
a Lei Complementar nº 76/2010 e o
Decreto Municipal nº 3.857/2014, faz saber aos interessados que:
Os(as)
Professores(as) PEB-AI efetivos(as) da rede municipal, ficam
convidados(as) a comparecer na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua
Hugo Soderi, nº 21, Bloco B, Saramenha, Ouro Preto–MG, para assumir as vagas de
extensão de carga horária, conforme relação e cronograma a seguir:
É
importante destacar que será obrigatório o uso de máscaras, higienização, e
distanciamento social antes, durante e depois da realização do processo de
chamada.
DATA DE REALIZAÇÃO DA CHAMADA: 10/09/2021
HORÁRIO DA CHAMADA – Conforme Cronograma
abaixo
CRECHE / ESCOLA |
VAGAS |
TURMA |
HORÁRIO DA
CHAMADA |
Creche
Naná Sette Câmara |
01( PEB- AI ) |
BII
- ( Manhã ) |
10:00h. |
Ouro
Preto, 08 de setembro de 2021.
Florêncio Juliano Cotta
Diretor de
Recursos Humanos e Avaliação – S.M.E.
Rogério Luís
Fernandes
Secretário
Municipal de Educação – S.M.E.
EXTRATO DE CONTRATOS – 2ª SEMANA DE SETEMBRO- DEPARTAMENTO DE ATOS E
CONTRATOS – DACAD.
IRMANDADE SANTA CASA DE
MISERICÓRDIA DE OURO PRETO. Inexigibilidade 81/2018. Objeto: 6º aditivo do
valor e inclusão de obrigações. Valor: R$ 1.976.370,05.
DO:02.15.01.10.302.0065.2120.3.3.90.39.00 FR 102 FP 1005.
FUNDAÇÃO ANTÔNIO FRANCISCO
LISBOA – O ALEIJADINHO. Dispensa 059/2021. Objeto: locação de imóvel situado à
Rua Hugo Soderi n.º 21 A, Bairro Saramenha. Vigência: 12 meses. Vencimento:
02/03/2021. Valor: R$ 60.534,96. DO: 02.15.01.10.301.0064.2107-33.90.39.00 - FR
159 - Ficha 956.
APPA SERVIÇOS TEMPORÁRIOS E
EFETIVOS LTDA. Adesão 22/2018. Objeto: 9º aditivo do valor e do prazo.
Vigência: 05 meses. Vencimento: 23/01/2022. Valor: R$ 1.066.926,27. DO:
02.06.01.04.122.0021.2022.3.3.90.37.00 FR 100 FP 190.
Extrato de licitações:
PREFEITURA
MUNICIPAL DE OURO PRETO torna pública a Dispensa de Licitação nº. 70/2021,
Artigo 24, Lei 8.666/93, Inciso II - Objeto: contratação de empresa especializada para locação de licença de uso de
software específico de gestão comercial, para as guias da tarifa básica
operacional - TBO, inclusive serviços de importação de base cadastral por um
período de 09 (nove) meses, enquanto houver a migração do banco de dados
existente para o sistema já implantado no município de Ouro Preto para
atender à Secretaria Municipal da Fazenda, tendo como favorecida a empresa
GESTCOM INFORMÁTICA LIMITADA, CNPJ: 09.666.624/0001-17, com o valor global de
R$ 17.370,00. Superintendência de Compras e Licitações.
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna
público o processo de Adesão 012/2021, que tem por objeto a aquisição de material médico
hospitalar, através do processo licitatório 145/2020, Pregão Eletrônico nº.
74/2020, ata de registro de preços 09/2021, com vencedores os fornecedores:
Health Care & Dubebe Indústria, Comércio, Importação, Exportação de
Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumaria Eireli - CNPJ 18.252.904/0001-70
e Indalabor Indaiá Laboratório Farmacêutico Ltda - CNPJ 04.654.861/0001-44 e o
Município de Ouro Preto integra como órgão partícipe, com o valor global
de R$ 66.913,00. Superintendência de
Compras e Licitações.
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna público
o processo de Adesão 018/2021, que tem por objeto a aquisição de material médico
hospitalar, através do processo licitatório 129/2020, pregão eletrônico
66/2020, ata de registro de preços 68/2020 com vencedor o fornecedor Med Center
Comercial Ltda - CNPJ 00.874.929/0001-40, com o valor global de R$
20.380,00. Superintendência de
Compras e Licitações.
PORTARIA Nº 033/2021 – SECRETARIA
MUNICIPAL DE SAÚDE – SMS
Considerando
a necessidade de reorganizar o quadro de servidores da Secretaria Municipal de
Saúde;
Considerando o art. 42 da lei complementar nº 02/2000, Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ouro Preto-MG.
A SECRETÁRIA
MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de seu cargo e no uso de suas atribuições legais,
RESOLVE:
Art. 1º – Determinar a REMOÇÃO do servidor CÍCERO DE
ASSIS FIGUEIREDO,
Recep.
Serviços de Saúde,
matrícula: 13934,
do Complexo de Saúde de Cachoeira do
Campo para a sede da Secretaria Municipal de Saúde.
Art. 2º. Esta Portaria entra em vigor a partir da data
de sua publicação, retroagindo seus efeitos à data de 09 de junho de
2021.
Secretaria
Municipal de Saúde, 02 de setembro de 2021.
Glauciane Resende do Nascimento
Secretária Municipal de Saúde
PORTARIA Nº 034/2021 – SECRETARIA
MUNICIPAL DE SAÚDE – SMS
Considerando a necessidade de
reorganizar o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde;
Considerando o art. 42 da lei complementar nº 02/2000, Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ouro Preto-MG.
A
SECRETÁRIA
MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de seu cargo e no uso de suas atribuições legais,
RESOLVE:
Art. 1º
– Determinar a REMOÇÃO da servidora SHEILA DA CONCEIÇÃO MENDES, Auxiliar em
Saúde Bucal, matrícula: 10757, da sede da Secretaria Municipal de Saúde para o
Departamento de Saúde Bucal.
Art.
2º. Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação, retroagindo
seus efeitos à data de 31 de agosto de 2021.
Secretaria
Municipal de Saúde, 02 de setembro de 2021.
Glauciane
Resende do Nascimento
Secretária
Municipal de Saúde
PORTARIA Nº 035/2021 – SECRETARIA
MUNICIPAL DE SAÚDE – SMS
Considerando a necessidade de
reorganizar o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde;
Considerando o art. 42 da lei complementar nº 02/2000, Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ouro Preto-MG.
A
SECRETÁRIA
MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de seu cargo e no uso de suas atribuições legais,
RESOLVE:
Art. 1º
– Determinar a REMOÇÃO da servidora LUIZA HELENA GOMES, Auxiliar em Saúde Bucal,
matrícula: 10852, do Departamento
de Saúde Bucal para a sede da Secretaria Municipal de Saúde.
Art.
2º. Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação, retroagindo
seus efeitos à data de 31 de agosto de 2021.
Secretaria
Municipal de Saúde, 02 de setembro de 2021.
Glauciane
Resende do Nascimento
Secretária
Municipal de Saúde
PORTARIA Nº 036/2021 – SECRETARIA
MUNICIPAL DE SAÚDE – SMS
Considerando a necessidade de
reorganizar o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde;
Considerando o art. 42 da lei complementar nº 02/2000, Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ouro Preto-MG.
A
SECRETÁRIA
MUNICIPAL DE SAÚDE, no uso de seu cargo e no uso de suas atribuições legais,
RESOLVE:
Art. 1º
– Determinar a REMOÇÃO da servidora ANA MARIA ROBERTO, Agente Administrativo,
matrícula: 11037, do
Departamento de Saúde Bucal para a Policlínica Municipal.
Art.
2º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Secretaria
Municipal de Saúde, 02 de setembro de 2021.
Glauciane
Resende do Nascimento
Secretária
Municipal de Saúde
PORTARIA SME Nº 17/2021
Dispõe sobre convocação de servidores públicos lotados nas
Escolas e Creches Municipais para prestação do serviço público de educação.
O
Secretário Municipal de Educação, Prof. Rogério Luís Fernandes, no exercício de
seu cargo e, no uso de suas atribuições legais,
Considerando o Decreto n° 6.215, de 03 de
setembro de 2021, que define cronograma para o retorno gradual e seguro das
atividades presenciais nas Unidades Públicas de Ensino Municipais, nos termos
do Decreto nº 6.170, de 04 de agosto de 2021 e Convoca servidores públicos nos
termos em que especifica;
RESOLVE
Art. 1° - Ficam convocados os servidores públicos
lotados nas Escolas e Creches Municipais para prestação do serviço público de
educação, para retornarem às atividades presenciais nos locais de suas
lotações e cumprir a carga horária integral compatível com o respectivo
cargo, nos termos da presente Portaria, conforme as seguintes datas:
I – Diretores, Vice-Diretores,
Coordenadores, Pedagogos, Auxiliares de Serviços Gerais, Auxiliares
de Serviços Escolares, Assistentes Administrativos, Agentes Administrativos,
Secretários de Escola, Assessores, Monitores Educacionais Especializados da
Educação Infantil, Cuidadores de Criança, Professores PEB-AI da Educação
Infantil, Professores Eventuais, terceirizados e demais profissionais da
Educação Infantil (0 a 5 anos), deverão retornar às atividades presenciais no
dia 13/09/2021.
II - Os Professores PEB-AI e Monitores Educacionais Especializados
do Ensino Fundamental I deverão retornar às atividades presenciais no dia
04/10/2021.
III - Os Professores PEB-HE e Monitores Educacionais
Especializados do Ensino Fundamental II deverão retornar às atividades
presenciais no dia 18/10/2021.
Parágrafo Único. Os servidores que possuem
condições clínicas de risco para complicações decorrentes da COVID-19 ficam
dispensados da convocação para o retorno às atividades presenciais disciplinadas
neste decreto até ulterior liberação pela Supervisão de Segurança e Saúde
Ocupacional, nos termo da Portaria nº 017 - SEPLAG, devendo exercer a jornada
laboral de forma remota.
Art. 2º – Incumbe à Direção e Coordenação das unidades
educacionais da rede pública municipal de ensino realizarem reunião
administrativa e pedagógica com toda equipe de servidores, nos respectivos dias
especificados no art. 1°, dando continuidade à Semana de Acolhimento e Formação
iniciada no dia 26/08/2021.
Art. 3º – Compete aos gestores escolares informar familiares e
comunidade escolar, por meio de grupos de WhatsApp e outros meios de
comunicação, que o retorno presencial dos alunos, cujos pais/responsáveis
autorizaram previamente, se dará conforme o seguinte:
I - 14/09/2021: alunos da Educação Infantil (0 a
5 anos).
II - 05/10/2021: para alunos da Ensino Fundamental I.
III - 19/10/2021: para alunos do Ensino Fundamental II.
Art. 4º - Esta Portaria entra em vigor na data da publicação.
Ouro Preto, 08 de setembro de 2021.
Profº. Rogério Luís Fernandes
Secretário
Municipal de Educação
Portaria SMPG nº 037/2021
Convoca classificados do Processo Seletivo
Simplificado 2021 para designação em vagas para contratação temporária.
A
Secretária Municipal de Planejamento e Gestão: Sra. Crovymara Elias Batalha, no uso de suas atribuições conferidas pelo
art. 97 da Lei Orgânica do Município de Ouro Preto e subsidiada pela Gerência
de Recursos Humanos, conforme art. 2º, inciso X, da Lei Complementar Municipal
nº 26/2006;
RESOLVE:
Art. 1º. Ficam convocados os candidatos abaixo
relacionados para assumirem, caso queiram, vaga em contrato temporário,
conforme classificação no Processo Seletivo Simplificado 2021 – Edital nº 002/2021 (Secretaria Municipal de Saúde):
1)
Enfermeiro: PRISSILLA FERREIRA DA SILVA
MIRANDA.
Art. 2º. Os candidatos convocados
deverão expressar o interesse na contratação de forma online, através do e-mail
grh.atendimento@ouropreto.mg.gov.br das 00h do dia 09/09/2021 até às 23h59m do
dia 10/09/2021, enviando no e-mail o título “CONVOCAÇÃO PSS 2021 – CARGO –
NOME COMPLETO”, e anexando, em formato digitalizado (PDF) com a devida
identificação, as cópias dos seguintes documentos:
1)
cpf.
2)
Título
de eleitor e comprovante de votação da última eleição.
3)
Certificado
de reservista, se do sexo masculino.
4)
Carteira
de identidade.
5)
Cartão
de cadastro no pis/pasep ou
declaração negativa da CEF ou Banco do Brasil.
6)
Uma
foto 3x4 recente.
7)
Diploma
ou certificado para comprovação da escolaridade.
8)
Comprovante
de estar devidamente inscrito no órgão fiscalizador da profissão, quando
exigido.
9)
Carteira
de habilitação para o cargo de Motorista.
10)
Certidão
de casamento.
11)
Cartão
de vacina.
12)
Certidão
de nascimento de dependentes menores de 14 anos.
13)
Comprovante
de matrícula em instituição de ensino superior de filho maior de 18 anos
declarado como dependente para fins de imposto de renda.
14)
Caderneta de vacinação dos filhos menores de
05 anos (necessário para requerimento de salário família).
15)
Comprovante
de matrícula e frequência de filhos maiores de 05 anos e menores de 14 anos.
16)
Comprovante
de residência atualizado (últimos 03 meses).
17)
Conta
no Banco Itaú.
18)
Certidão
de Antecedentes Criminais (obtida no site www.pc.mg.gov.br).
19)
Certidão
Criminal Eleitoral (obtida no site ww.tse.jus.br).
20)
Certidão
de Quitação Eleitoral (obtida no site ww.tse.jus.br).
21)
Todos
os documentos relativos à titulação que foram anexados pelo candidato no
momento da inscrição no Processo Seletivo Simplificado 2021.
Art. 3º A Gerência de Recursos Humanos
poderá exigir outros documentos que se façam necessários para a efetivação do
ato de contratação.
Art. 4º Não serão aceitos documentos
relativos à titulação diferentes dos anexados no momento da inscrição e com
data posterior a esta.
Art. 5º Após o convocado manifestar o
seu interesse na contratação, nos termos do art. 2º, a Gerência de Recursos
Humanos lhe enviará um email com a ficha de inscrição e as declarações
funcionais obrigatórias, as quais deverão ser assinadas e preenchidas pelo
convocado de forma legível, sem rasuras e enviadas para o email grh.atendimento@ouropreto.mg.gov.br
no prazo de dois dias úteis após o seu recebimento, com o título “CONVOCAÇÃO
PSS 2021 – CARGO – NOME COMPLETO”.
Parágrafo único A ficha de inscrição e
as declarações funcionais obrigatórias devem ser anexadas em formato
digitalizado (PDF) com a devida identificação.
Art. 6º Após o cumprimento de todos os
requisitos anteriores, a Gerência de Recursos Humanos enviará ao convocado um
email informando-lhe a data e o horário em que deva comparecer pessoalmente
para apresentar todos os documentos originais citados no art. 2º, para
conferência e verificação do preenchimento de todas as exigências previstas no
edital do Processo Seletivo Simplificado 2021.
Art. 7º Caso o convocado não receba da
Gerência de Recursos Humanos os emails citados nos artigos anteriores no prazo
de dois dias úteis, deve entrar em contato com o citado órgão por meio dos
telefones (31) 3559-3231, (31) 3559-3219 ou (31) 3559-3235 para esclarecer o
ocorrido, sendo de sua inteira responsabilidade esse contato, sob pena de se
considerar que não tem mais interesse na contratação.
Art. 8º. Os candidatos que não
manifestarem interesse na contratação nos termos do art. 2º, não cumprirem as
determinações da presente portaria, não possuírem os documentos exigidos ou não
preencherem todos os requisitos previstos no edital do Processo Seletivo
Simplificado 2021, serão excluídos da lista dos aprovados para os referidos
cargos, tendo em vista o presente ato de convocação.
Art. 9º. A presente Portaria entrará em vigor
na data de sua publicação.
Ouro Preto, 08 de setembro de 2021.
Crovymara Elias
Batalha
Secretária
Municipal de Planejamento e Gestão
Portaria SMPG nº 038/2021
Convoca classificados do Processo
Seletivo Simplificado 2021 para designação em vagas para contratação
temporária.
A
Secretária Municipal de Planejamento e Gestão: Sra. Crovymara Elias Batalha, no uso de suas atribuições conferidas pelo
art. 97 da Lei Orgânica do Município de Ouro Preto e subsidiada pela Gerência
de Recursos Humanos, conforme art. 2º, inciso X, da Lei Complementar Municipal
nº 26/2006;
RESOLVE:
Art. 1º. Ficam convocados os candidatos abaixo relacionados para assumirem, caso queiram, vaga em contrato temporário, conforme classificação no Processo Seletivo Simplificado 2021 – Edital nº 001/2021 (Quadro Geral):
1) Administrador: RUMENINNG ABRANTES DOS SANTOS.
2) Engenheiro Tecnologia
da Informação: GLAUBER SOARES DOS SANTOS.
Art. 2º. Os candidatos convocados
deverão expressar o interesse na contratação de forma online, através do e-mail
grh.atendimento@ouropreto.mg.gov.br das 00h do dia 09/09/2021 até às 23h59m do
dia 10/09/2021, enviando no e-mail o título “CONVOCAÇÃO PSS 2021 – CARGO –
NOME COMPLETO”, e anexando, em formato digitalizado (PDF) com a devida identificação,
as cópias dos seguintes documentos:
1)
cpf.
2)
Título
de eleitor e comprovante de votação da última eleição.
3)
Certificado
de reservista, se do sexo masculino.
4)
Carteira
de identidade.
5)
Cartão
de cadastro no pis/pasep ou
declaração negativa da CEF ou Banco do Brasil.
6)
Uma
foto 3x4 recente.
7)
Diploma
ou certificado para comprovação da escolaridade.
8)
Comprovante
de estar devidamente inscrito no órgão fiscalizador da profissão, quando
exigido.
9)
Carteira
de habilitação para o cargo de Motorista.
10)
Certidão
de casamento.
11)
Cartão
de vacina.
12)
Certidão
de nascimento de dependentes menores de 14 anos.
13)
Comprovante
de matrícula em instituição de ensino superior de filho maior de 18 anos
declarado como dependente para fins de imposto de renda.
14)
Caderneta de vacinação dos filhos menores de
05 anos (necessário para requerimento de salário família).
15)
Comprovante
de matrícula e frequência de filhos maiores de 05 anos e menores de 14 anos.
16)
Comprovante
de residência atualizado (últimos 03 meses).
17)
Conta
no Banco Itaú.
18)
Certidão
de Antecedentes Criminais (obtida no site www.pc.mg.gov.br).
19)
Certidão
Criminal Eleitoral (obtida no site ww.tse.jus.br).
20)
Certidão
de Quitação Eleitoral (obtida no site ww.tse.jus.br).
21)
Todos
os documentos relativos à titulação que foram anexados pelo candidato no
momento da inscrição no Processo Seletivo Simplificado 2021.
Art. 3º A Gerência de Recursos Humanos
poderá exigir outros documentos que se façam necessários para a efetivação do
ato de contratação.
Art. 4º Não serão aceitos documentos
relativos à titulação diferentes dos anexados no momento da inscrição e com
data posterior a esta.
Art. 5º Após o convocado manifestar o
seu interesse na contratação, nos termos do art. 2º, a Gerência de Recursos
Humanos lhe enviará um email com a ficha de inscrição e as declarações
funcionais obrigatórias, as quais deverão ser assinadas e preenchidas pelo
convocado de forma legível, sem rasuras e enviadas para o email grh.atendimento@ouropreto.mg.gov.br
no prazo de dois dias úteis após o seu recebimento, com o título “CONVOCAÇÃO
PSS 2021 – CARGO – NOME COMPLETO”.
Parágrafo único A ficha de inscrição e
as declarações funcionais obrigatórias devem ser anexadas em formato digitalizado
(PDF) com a devida identificação.
Art. 6º Após o cumprimento de todos os
requisitos anteriores, a Gerência de Recursos Humanos enviará ao convocado um
email informando-lhe a data e o horário em que deva comparecer pessoalmente
para apresentar todos os documentos originais citados no art. 2º, para
conferência e verificação do preenchimento de todas as exigências previstas no
edital do Processo Seletivo Simplificado 2021.
Art. 7º Caso o convocado não receba da
Gerência de Recursos Humanos os emails citados nos artigos anteriores no prazo
de dois dias úteis, deve entrar em contato com o citado órgão por meio dos
telefones (31) 3559-3231, (31) 3559-3219 ou (31) 3559-3235 para esclarecer o
ocorrido, sendo de sua inteira responsabilidade esse contato, sob pena de se
considerar que não tem mais interesse na contratação.
Art. 8º. Os candidatos que não
manifestarem interesse na contratação nos termos do art. 2º, não cumprirem as
determinações da presente portaria, não possuírem os documentos exigidos ou não
preencherem todos os requisitos previstos no edital do Processo Seletivo
Simplificado 2021, serão excluídos da lista dos aprovados para os referidos
cargos, tendo em vista o presente ato de convocação.
Art. 9º. A presente Portaria entrará em vigor
na data de sua publicação.
Ouro Preto, 08 de setembro de 2021.
Crovymara Elias
Batalha
Secretária
Municipal de Planejamento e Gestão