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Resoluções


Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

RESOLUÇÃO Nº 070/2020/CMAS

 

Dispõe sobre a aprovação de liberação de recurso financeiro, referente a Benefício Eventual, na modalidade de Auxílio Funeral, para M.J.G.S.

 

A Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de novembro de 2020.

 

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - Aprovar a liberação de recurso financeiro, referente a benefício eventual, na modalidade de auxílio funeral, para M.J.G.S.no valor de R$ 1.050,00 (hum mil e cinquenta reais).

        Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

Ouro Preto, 20 de novembro de 2020

 

 

Andreza de Jesus Correia Maia

Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

 

 

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

Resolução Nº 80/2020/CMAS


Dispõe sobre a aprovação do Demonstrativo Físico e Financeiro da Receita e da Despesa 2017, Programa Rede Cuidar da SEDESE, para Abrigo Institucional de Crianças e Adolescentes Feminino.

 

 

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de Novembro  de 2020,

 

Resolve:

Art. 1º - Aprovar o Demonstrativo Físico e Financeiro da Receita e da Despesa 2017, Programa Rede Cuidar da SEDESE, para cofinanciamento  do Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, repassado ao Fundo a Fundo, pela Secretaria de Estado de Trabalho Social – SEDESE, para Abrigo Institucional de Crianças e Adolescentes Feminino.

 

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

Ouro Preto, 18 de Novembro de 2020.

 

 

Luciene Andreia Barbosa Ribeiro

Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

 

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

RESOLUÇÃO Nº 068/2020/CMAS 

 

Dispõe sobre a aprovação de liberação de recurso financeiro, referente a Benefício Eventual, na modalidade de Auxílio Aluguel Temporário, para L.F.M      

 

A Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de novembro de 2020. 

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - Aprovar a liberação de recurso financeiro, referente a Benefício Eventual, na modalidade de Auxílio Aluguel Temporário, para L.F.M, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

       Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

 

Ouro Preto,20 de novembro de 2020

 

Andreza de Jesus Correia Maia

Vice - Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

 

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

RESOLUÇÃO Nº 069/2020/CMAS

 

Dispõe sobre a aprovação de liberação de recurso financeiro, referente a Benefício Eventual, na modalidade de Auxílio Aluguel Temporário, para M.G.S     

 

A Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de novembro de 2020.

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - Aprovar a liberação de recurso financeiro, referente a Benefício Eventual, na modalidade de Auxílio Aluguel Temporário, para M.G.S, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

 

Ouro Preto,20 de novembro de 2020

 

Andreza de Jesus Correia Maia

Vice - Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

RESOLUÇÃO Nº 071/2020/CMAS

 

Dispõe sobre a aprovação de liberação de recurso financeiro, referente a Benefício Eventual, na modalidade de Auxílio Funeral, para J.M.S.R

 

A Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de novembro de 2020.

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - Aprovar a liberação de recurso financeiro, referente a benefício eventual, na modalidade de auxílio funeral, para J.M.S.R.no valor de R$ 1.050,00 (hum mil e cinquenta reais).

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

 

Ouro Preto, 20 de novembro de 2020

 

 

Andreza de Jesus Correia Maia

Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

RESOLUÇÃO Nº 072/2020/CMAS

 

Dispõe sobre a aprovação de liberação de recurso financeiro, referente a Benefício Eventual, na modalidade de Auxílio Funeral, para M.G.D.C.

 

A Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de novembro de 2020.

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - Aprovar a liberação de recurso financeiro, referente a benefício eventual, na modalidade de auxílio funeral, para M.G.D.C.no valor de R$ 1.050,00 (hum mil e cinquenta reais).

        Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

 

Ouro Preto, 20 de novembro de 2020

 

 

Andreza de Jesus Correia Maia

Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

 

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

RESOLUÇÃO Nº 073/2020/CMAS

 

Dispõe sobre a aprovação de liberação de recurso financeiro, referente a Benefício Eventual, na modalidade de Auxílio Natalidade, para L.V.F..

 

A Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de novembro de 2020,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - Aprovar a liberação de recurso financeiro, referente a benefício eventual, na       modalidade de Auxílio Natalidade, para L.V.F. no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

      Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

Ouro Preto, 20 de novembro de 2020

 

 

Andreza de Jesus Correia Maia

Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

 

 

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

RESOLUÇÃO Nº 074/2020/CMAS

 

Dispõe sobre a aprovação de liberação de recurso financeiro, referente a Benefício Eventual, na modalidade de Auxílio Natalidade, para L.A.C.M...

 

A Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de novembro de 2020,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - Aprovar a liberação de recurso financeiro, referente a benefício eventual, na       modalidade de Auxílio Natalidade, para L.A.C.M.. no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

      Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

 

Ouro Preto, 20 de novembro de 2020

 

 

 

Andreza de Jesus Correia Maia

Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

RESOLUÇÃO Nº 075/2020/CMAS

 

Dispõe sobre a aprovação de liberação de recurso financeiro, referente a Benefício Eventual, na modalidade de Auxílio Natalidade, para A.A.C.

 

A Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de novembro de 2020,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - Aprovar a liberação de recurso financeiro, referente a benefício eventual, na       modalidade de Auxílio Natalidade, para A.A.C. no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

      Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

 

Ouro Preto, 20 de novembro de 2020

  

 

Andreza de Jesus Correia Maia

Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

 

 

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

RESOLUÇÃO Nº 076/2020/CMAS

 

Dispõe sobre a aprovação de liberação de recurso financeiro, referente a Benefício Eventual, na modalidade de Auxílio Natalidade, para V.C.G.

 

A Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de novembro de 2020,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - Aprovar a liberação de recurso financeiro, referente a benefício eventual, na       modalidade de Auxílio Natalidade, para V.C.G no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

 

Ouro Preto, 20de novembro de 2020

 

 

 

Andreza de Jesus Correia Maia

Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

 

 

 

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

RESOLUÇÃO Nº 077/2020/CMAS

 

Dispõe sobre a aprovação de liberação de recurso financeiro, referente a Benefício Eventual, na modalidade de Auxílio Natalidade, para G.C.F.C

 

A Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de novembro de 2020,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - Aprovar a liberação de recurso financeiro, referente a benefício eventual, na       modalidade de Auxílio Natalidade, para G.C.F.Cno valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

 

Ouro Preto, 20 de novembro de 2020

 

 

 

Andreza de Jesus Correia Maia

Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

 

 

 

 

 

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

RESOLUÇÃO Nº 078/2020/CMAS

 

 

Dispõe sobre a aprovação de liberação de recurso financeiro, referente a Benefício Eventual, na modalidade de Auxílio Natalidade, para G.M.G.R

 

 

A Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de novembro de 2020,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - Aprovar a liberação de recurso financeiro, referente a benefício eventual, na       modalidade de Auxílio Natalidade, para G.M.G.R no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais).

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

 

Ouro Preto, 20 de novembro de 2020

 

 

 

Andreza de Jesus Correia Maia

Vice-Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

Resolução Nº 79/2020/CMAS

 

Dispõe sobre a aprovação do Demonstrativo Anual Físico Financeiro da Execução da Receita e da Despesa do exercício de 2017 (SEDESE).

 

 

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de Novembro de 2020,

 

Resolve:

 

Art. 1º - Aprovar o Demonstrativo Anual Físico Financeiro da Execução da Receita e da Despesa do exercício de 2017, apresentado pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, referente ao cofinanciamento do Piso Mineiro Variável e Piso Mineiro Fixo, recursos da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE),repassado ao Fundo a Fundo,

 

Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

Ouro Preto, 18 de Novembro de 2020.

 

 

Luciene Andreia Barbosa Ribeiro

Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

Resolução Nº 81/2020/CMAS

Dispõe sobre do Demonstrativo Físico e Financeiro da Receita e da Despesa 2017, Programa Rede Cuidar da SEDESEpara Abrigo Institucional de Adolescentes Masculino.

 

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de Novembro  de 2020,

 

Resolve:

 

Art. 1º - Aprovar o  Demonstrativo Físico e Financeiro da Receita e da Despesa 2017, Programa Rede Cuidar da SEDESE, para cofinanciamento  do Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, repassado ao Fundo a Fundo, pela Secretaria de Estado de Trabalho Social – SEDESE, para Abrigo Institucional Adolescentes Masculino.

 

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.


 

Ouro Preto, 18 de Novembro de 2020.

 

 

Luciene Andreia Barbosa Ribeiro

Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

 

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

Resolução Nº 82/2020/CMAS

 

Dispõe sobre a aprovação do Demonstrativo Anual Físico Financeiro da Execução da Receita e da Despesa do exercício de 2018 (SEDESE)

 

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de Novembro de 2020,

 

Resolve:

 

Art. 1º - Aprovar o Demonstrativo Anual Físico Financeiro da Execução da Receita e da Despesa do exercício de 2018, apresentado pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, referente ao cofinanciamento do Piso Mineiro Variável e Piso Mineiro Fixo, recursos da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE),repassado ao Fundo a Fundo,

 

Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

Ouro Preto, 18 de Novembro 2020.

 

Luciene Andreia Barbosa Ribeiro

Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

 

 

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

Resolução Nº 83/2020/CMAS

 

Dispõe sobre a aprovação do Demonstrativo Anual Físico Financeiro da Execução da Receita e da Despesa do exercício de 2019 (SEDESE)

 

 

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de Novembro de 2020,

 

Resolve:

 

Art. 1º - Aprovar o Demonstrativo Anual Físico Financeiro da Execução da Receita e da Despesa do exercício de 2019, apresentado pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, referente ao cofinanciamento do Piso Mineiro Variável e Piso Mineiro Fixo, recursos da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE),repassado ao Fundo a Fundo,

 

Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

Ouro Preto, 18 de Novembro de 2020.

 

 

Luciene Andreia Barbosa Ribeiro

Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

Resolução Nº 84/2020/CMAS

Dispõe sobre a aprovação do Demonstrativo Anual Físico Financeiro da Execução da Receita e da Despesa do exercício de 2019 (MDS).

 

 

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no uso de suas atribuições e conforme deliberado pelos conselheiros na 17ª Reunião Ordinária, realizada no dia 18 de Novembro  de 2020,

 

Resolve:

 

Art. 1º - Aprovar o Demonstrativo Anual Físico Financeiro da Execução da Receita e da Despesa do exercício de 2019, apresentado pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, referente ao cofinanciamento  Federal dos serviços de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, bem como dos Indíces de Gestão IGD-SUAS e IGD-PBH do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), repassado ao Fundo a Fundo.

 

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação.

 

Ouro Preto, 18 de Novembro de 2020.

 

 

Luciene Andreia Barbosa Ribeiro

Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

Atas


Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

ATA DA 193ª (CENTÉSIMA NONAGÉSIMA TERCEIRA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI  02.09.2020

 

No dia cinco (02) de Setembro de 2020 (dois mil e vinte), às nove horas e doze minutos, através do programa Google Meet no município Ouro Preto, realizou-se a 193ª (centésima nonagésima terceira) reunião virtual do Conselho de Patrimônio Cultural e Natural – COMPATRI. A reunião teve início com a presença dos seguintes conselheiros: Deise Cavalcanti Lustosa, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio; Pedro Augusto Rodrigues, representante da Secretária Municipal de Cultura e Patrimônio; Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa, representante da Secretaria de Meio Ambiente; Carlos Henrique Bicalho, representante do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA; Alexandre Ferreira Mascarenhas, representante IFMG; Carlos Magno de Souza Paiva, representante da UFOP; Ludmila Ribeiro Souza, representante da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP; Sandra Fosque Sanches, representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto – FAMOP; Eloína Caroline Ferreira Paes, representante da FAMOP; Leonardo Barbosa Godefroid, representante da FAMOP; Geraldo Aparecido da Silva Gomes, representante da FAMOP; José Jacinto de Souza, representante do Galpão Cultural Sinhá Olímpia, Bruna Machado Lisboa, representante da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto – ACEOP. A reunião contou com a presença dos seguintes convidados: Nilson Rodrigues, engenheiro do Departamento de Regulação Urbana da SMCP, e com os seguintes representantes da empresa Highline: Tarsila Russo, Rodrigo Nassif, Paulo Roberto Rodrigues, Midori Rehrig, Gabriel Tostes e Emerson Maeda. Nessa reunião ocorreu a posse do novo conselheiro e representante titular da Secretaria de Meio Ambiente Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa nomeado através do Decreto de nº 5773 de 21 (vinte um) de Agosto de 2020. Após a verificação do quórum o presidente Carlos Magno fez a leitura dos informes começando pelo documento recebido pelo Comitê de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura e Patrimônio, solicitando a participação de um representante da sociedade civil do Compatri na Comissão. Sandra Fosque relata que também participa do Comitê de Cultura e que a proposta não é apenas para fiscalizar e sim para trabalhar em um Comitê bastante amplo que abrange a Prefeitura e a sociedade civil na aplicação de uma verba emergencial para a cultura e que será destinada ao Município. Na sequência Carlos Magno fez a leitura da ata da reunião anterior e da ata da reunião extraordinária sendo que após correções ambas foram aprovadas por maioria dos conselheiros com uma abstenção. Na sequência o presidente fez a leitura da seguinte proposta de pauta: 1) Atualização do cronograma dos planos de salvaguarda dos bens imateriais de Ouro Preto; 2) Apresentação de proposta da empresa Highline do Brasil Infraestrutura de Telecomunicações S. A.” sobre instalação de poste para telecomunicações na Rua Pinheiro, nº 125, Morro São Sebastião; Foi incluída a escolha de um representante para o Comitê FunCult como ponto de pauta. Tal proposta de pauta foi aprovada por todos e o presidente Carlos Magno sugeriu a inversão dos pontos começando pela proposta da Highline. O engenheiro Nilson Rodrigues deu início à sua fala com uma breve explicação sobre a legislação municipal. Carlos Magno, antes de passar a fala para o representante da Highline, expõe que o principal problema é saber se a Highline está buscando a melhor tecnologia possível para instalar na nossa cidade ou se está buscando apenas o menor custo possível. Tarsila Russo se apresenta como representante da Highline no Município e passa a palavra para o Paulo Roberto que é o representante da TIM no Município. Paulo explica que a empresa está sim buscando a melhor tecnologia possível. Rodrigo Nassif assessor jurídico da Tim, explica que em Belo Horizonte eles conseguiram, após longas discussões, chegar a um equilíbrio entre: um bom atendimento à população e a implementação das mais adequadas condições tecnológicas, e frisa que após muitas reuniões com o IPHAN em Ouro Preto foi possível chegar a uma infraestrutura que atenda a cobertura necessária com um menor impacto possível para a região, e informa que o que vem sendo proposto para Ouro Preto é o que se tem de mais moderno no momento em questão de tecnologia, semelhante ao que foi feito em Belo Horizonte. Rodrigo Nassif explica que eles estão trabalhando no limite, reduzindo um poste de 18 metros para 12 metros e Carlos Bicalho frisa que a preocupação não é apenas com esse poste e sim com o conjunto de postes que podem ser instalados e questiona se a Tim tem essa previsão de estudo. Nassif explica que não. Por se tratar de uma proposta piloto, e que será necessário destravar na legislação municipal permitindo a instalação de outras tecnologias. Carlos Bicalho sugere a Carlos Magno que o Conselho faça uma moção pedindo a Câmara que altere a Lei, utilizando como embasamento os estudos feitos e que permitam a instalação das novas tecnologias. Nilson informa que não vamos conseguir nos ver livres das torres. Paulo Roberto responde que a legislação inviabiliza a instalação até mesmo de micro células, sendo que a solução mais adequada seria o uso de um biosite, um poste similar ao de iluminação pública com altura entre 12 a 18 metros, sendo que o de 18 metros traria muito impacto visual. Carlos Bicalho explica que o patrimônio do município não é apenas a Praça Tiradentes, sendo tudo uma paisagem expandida e preservada e questiona se é possível que o biosite receba pintura e diz que 12 metros ainda não é o ideal para o município. Carlos Bicalho reafirma a importância do envio da moção para o legislativo. Paulo Roberto responde que foram propostas 6 cores e a que melhor se adequou à simulação foi a de cor chumbo. Carlos Bicalho pede que o paisagismo não seja feito com a intenção de esconder a torre, e expõe que com as discussões de hoje sente-se mais confortável com a instalação, mas deixa claro que isso não fique de modelo para as futuras instalações, sendo que após essa instalação o Município deveria buscar as devidas mudanças na legislação com a viabilização do uso de novas tecnologias. Pedro Lisboa questiona os empreendedores se será instalado apenas uma torre. Paulo Roberto responde que a proposta é de um biosite piloto para suprir a deficiência da Tim, sendo que o alcance deve ser em torno de um raio de 800 metros, e informa que a Highline alugou um lote para instalação da antena. Quanto ao cinturão verde, o projeto paisagístico levou em conta a altura da torre a ponto de não impactar a transmissão dos sinais, sendo que o paisagístico será feito todo dentro desse lote. Deise agradece a toda a equipe da Highline presente na reunião, explica que quanto à moção a ser proposta a Câmara, temos que ter um embasamento maior das tecnologias, quais as opções nos cabem e nos interessam para depois buscarmos essa alteração junto a Câmara. Carlos Bicalho frisa que em Belo Horizonte os próprios técnicos sempre foram muito pro ativos ajudando a secretaria de Meio Ambiente, dando um suporte técnico e aqui seria muito importante esse apoio. Nilson explica que já pontuou na lei os itens que precisam ser revisados e que pode disponibilizar para o Compatri. Carlos Magno explica que será de grande valia o envio desse documento. Nilson frisa que o ideal é definir o que seria uma estrutura de grande porte e o que é a de pequeno porte, pois na lei diz que estrutura acima de 12 metros já seria de grande porte. Rodrigo Nassif oferece apoio ao Compatri através do envio de uma minuta com todos os detalhes para se mudar a legislação municipal para que seja discutido antes de solicitar alterações. Pedro Lisboa explica que o município de Ouro Preto não licencia, sendo apenas o Estado, e quanto ao biosite ele pede que o projeto paisagístico seja enviado à Secretaria de Meio Ambiente. Carlos Magno faz o encaminhamento da proposta de instalação da antena da Highline com as seguintes recomendações: A) ser enviado para a Secretaria de Meio Ambiente o projeto paisagístico para apreciação; B) Com prazo de vigência de 10 anos; e que C) uma posterior mudança de cor seja feita juntamente com o IPHAN, Compatri e Secretaria de Patrimônio. A proposta foi aprovada por unanimidade dos conselheiros. Em seguida o Departamento de Promoção Cultural e Patrimônio Imaterial, na figura do Pedro Augusto Rodrigues, apresentou ao Conselho a proposta de atualização das fichas de Salvaguarda dos bens imateriais e culturais registrados no município. Pedro Rodrigues inicia explicando que devido à pandemia de Covid-19, várias ações propostas nos planos de salvaguarda não poderão ser realizadas, portanto terão que ser adaptadas seguindo as deliberações do IEPHA para o momento de isolamento social que vivemos neste ano de 2020. Foram apresentados os planos atualizados de Salvaguarda da “Produção de Doces Artesanais de São Bartolomeu”, “Festa de Nossa Senhora dos Remédios do Fundão do Cintra/Distrito de Santo Antônio do Salto”, “As Cavalhadas de Amarantina”, “Celebração em Honra do Divino Espírito Santo em São Bartolomeu” e do “Ofício de Bordadeiras e Rendeiras de Ouro Preto”.  Sucessivamente, Pedro Rodrigues propõe a criação de uma rede social em nome do Conselho Municipal de Patrimônio - COMPATRI, com o objetivo de divulgar as atividade do Conselho e consequentemente as ações em favor do patrimônio cultural e natural do município. As propostas foram votadas e aprovadas por unanimidade. Sandra Fosque questiona se no Caso das Cavalhadas será possível realizar um documentário ainda esse ano ou se poderá ser deixado para o próximo ano. Pedro Rodrigues responde que a Secretaria de Patrimônio já está acertando os detalhes para a realização dos documentários, eles serão de no máximo 10 minutos explicando como as pessoas estão lidando com a situação da pandemia. Sandra frisa que a ideia é muito interessante. Carlos Magno destaca que acha interessante a montagem do instagram e oferece apoio para a geração de conteúdo frisando a importância de um fluxo ininterrupto de conteúdo. Deise relata que a Secretaria irá realizar a formulação dos conteúdos e pede o apoio do conselho na aprovação do que será veiculado, sendo que temos uma obrigatoriedade dentro do ICMS Cultural de criar um meio de divulgação. Pedro Rodrigues explica que será feito um planejamento mensal das postagens, que poderiam ser aprovadas pelo conselho antes da publicação, e Carlos Magno concorda com a proposta frisando ser importante a ciência do Compatri. Carlos Bicalho faz um questionamento sobre a divulgação dos doces de São Bartolomeu e pergunta se o link de vendas também é divulgado. Pedro Rodrigues explica que muitos produtores não tem acesso às redes sociais e vê uma certa dificuldade nisso. Na seqüência, Carlos Magno passou para o ponto de indicação de um membro do Compatri para participar Comitê do Fundo de Cultura do município, e após uma breve discussão entre os conselheiros ficou decidido que o senhor José Jacinto de Souza será o representante do Compatri no Funcult. Deise relata a importância de rever a falta de algumas entidades no Compatri e fala que precisamos buscar novas entidades para completar o Conselho e Carlos Magno sugere que seja levantado junto à Casa dos Conselhos quais as vagas que não foram preenchidas. Eu, Margarete questionei a ausência de participação de alguns representantes que não se fizeram presentes desde a cerimônia de posse e Carlos Magno pediu que fosse feito um levantamento dos conselheiros e entidades para que seja discutido na próxima reunião. Sendo assim eu, Maria Margarete de Souza Custodio lavrei a presente ata que será lida, aprovada e assinada por mim e pelos conselheiros presentes.

Maria Margarete de Souza Custódio

Deise Cavalcanti Lustosa

Pedro Augusto Rodrigues

Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa

Carlos Henrique Bicalho

Alexandre Ferreira Mascarenhas

Carlos Magno de Souza Paiva

Ludmila Ribeiro Souza

Leonardo Barbosa Godefroid

Geraldo Aparecido da Silva Gomes

Bruna Machado Lisboa

Jose Jacinto de Souza

Sandra Fosque Sanches ­­­­­­­­­

Eloína Caroline Ferreira Paes ­­­­­­­­­­­­­­

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

ATA DA 194ª (CENTÉSIMA NONAGÉSIMA QUARTA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI  07.10.2020

 

No dia sete (07) de Outubro de 2020 (dois mil e vinte), às nove horas, através do programa Google Meet no município Ouro Preto, realizou-se a 194ª (centésima nonagésima quarta) reunião do Conselho de Patrimônio Cultural e Natural – COMPATRI. A reunião teve início com a presença dos seguintes conselheiros: Deise Cavalcanti Lustosa, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio; Pedro Augusto Rodrigues, representante da Secretária Municipal de Cultura e Patrimônio; Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa, representante da Secretaria de Meio Ambiente; Carlos Magno de Souza Paiva, representante da UFOP; Ludmila Ribeiro Souza, representante da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP; Sandra Fosque Sanches, representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto – FAMOP; Eloína Caroline Ferreira Paes, representante da FAMOP; Leonardo Barbosa Godefroid, representante da FAMOP; Geraldo Aparecido da Silva Gomes, representante da FAMOP; José Jacinto de Souza, representante do Galpão Cultural Sinhá Olímpia. A reunião contou com a presença da seguinte convidada: Ludmila Guimarães, arquiteta da Secretaria de Cultura e Patrimônio. Em INFORMES, por iniciativa do conselheiro Leonardo foi decidido que será elaborada uma carta de cumprimentos ao Corpo de Bombeiros e a todos que trabalharam no combate aos incêndios que acometeram a cidade nos últimos dias. Na sequência, ainda em informes, foi discutida quais seriam as atribuições da Secretaria Executiva do COMPATRI e restou decidido que a SMCP faria contato com a Casa dos Conselhos para confirmar tais atribuições. Também em informes, Maria Margarete informou que o PROPAT precisa enviar para o IEPHA todas as atas do Compatri assinadas por todos os conselheiros que se fizeram presentes nas reuniões. Ficou então decidido que na próxima semana o livro de atas estaria à disposição para assinatura dos Conselheiros na sede da SMCP e na semana seguinte o motoboy levaria o livro na casa dos Conselheiros que não pudessem ir até a Secretaria. Na sequência Carlos Magno fez a leitura da ata da reunião anterior que após algumas correções foi aprovada por unanimidade dos conselheiros. Foi então aprovada a seguinte proposta de pauta: 1) Apreciação da Recomendação da Promotoria Eleitoral nº 3/2020; 2) Revisão da composição do Compatri e eleição do 1º secretário; 3) Entrega de condicionantes da BEMIL Mineradora – Dossiês de tombamento. Foi informado a retirada da proposta da Rua Conselheiro Quintiliano a pedido do RT do empreendimento. Antes da discussão dos pontos de pauta, Sandra Fosque relata ter sido procurada por moradores de Antônio Pereira que relataram sobre uma obra da Vale que está acontecendo no distrito e mostraram fotos de umas ruínas e posteriormente a pessoa enviou uma foto de um ofício do MP que havia sido enviado para o Compatri. Carlos Magno frisa que o documento não foi localizado dentro da Secretaria de Patrimônio e que o documento requisitava a realização de vistoria urgente no local das obras de abertura da estrada, fica como um informe pois não fomos notificados oficialmente.  Deise informa que a Secretaria foi notificada em Agosto e a vistoria foi realizada. Carlos Magno relata que a preocupação dele é apenas com a possível chegada de algum documento na Secretaria para o COMPATRI e não ter tido notícia, Deise frisa que será feito um novo rastreio do documento. Ainda antes dos pontos de pauta, Leonardo sugere que seja feito um convite para que a Samarco compareça ao COMPATRI para atualizar sobre o andamento da condicionante que foi estabelecida, ficando estabelecido que será redigida pelo presidente do COMPATRI. Primeiro ponto de pauta com a Apreciação da Recomendação da Promotoria Eleitoral nº 3/2020, Carlos relata que a Promotoria está chamando a atenção para que o COMPATRI fique atento a tudo que diz respeito a preservação do patrimônio cultural com relação as propagandas eleitorais, proibindo e fiscalizando a fixação de (cartazes, faixas, outdoor, placas, pinturas, adesivos, etc.) em bens culturais protegidos, principalmente nos inventariados, tombados e em seu entorno. Segundo ponto de pauta: Revisão da composição do COMPATRI e eleição do 1º secretário: Carlos Magno expõe que as Secretarias de Obras, e de Turismo estão com cinco faltas consecutivas. Carlos frisa a vacância das vagas das entidades culturais, na qual uma foi solicitada para ser destinada para arquidiocese de Mariana, e relata a não participação dos Guias de Turismo em cinco reuniões consecutivas. Sandra Fosque sugere que seja feita uma correspondência oficial para que a Casa dos Conselhos se manifeste sobre o assunto. Terceiro ponto de pauta: entrega de condicionantes da BEMIL Mineradora – Dossiês de tombamento: Ludmila Guimarães relata que a Bemil finalizou todas as suas condicionantes e que agora precisa ser entregue aqui no COMPATRI os resultados. Carlos pergunta se a Ludmila conseguiu recuperar a ata em que foi proposta tais condicionantes. Ludmila responde que já procurou mas ainda não conseguiu localizar. Carlos frisa que lembra de ter sido pedido a construção de um trevo devido ao trânsito intenso de caminhões, e a construção de um paredão verde para evitar a ida de muito pó para a comunidade da Bocaina. Ludmila se propõe a pesquisar nas atas anteriores a 2019 para verificar quais condicionantes foram estabelecidas. Carlos pede que a Ludmila traga a resposta na próxima reunião, e o conselho poderá notificar a Bemil caso eventualmente alguma condicionante não tenha sido cumprida. Carlos explica que vai informar para a Deise que a vaga de 1º secretário do COMPATRI está vaga e vai pedir que ela se manifeste ou dê alguma orientação. Após algumas especulações sobre um possível candidato Carlos Magno propõe que o José Jacinto assuma por enquanto a função de 1º secretário com o suporte dado pela Ludmila Guimarães desde que autorizado pela Secretaria Deise Lustosa. O conselheiro Pedro Rodrigues informa que foi montado um projeto para o Instagram do COMPATRI. Pedro relata que trata-se de um projeto simples com parceria do PROPAT, do Departamento de Promoção Cultural e Imaterial e o COMPATRI no qual serão feitas postagens semanais, divididas entres os parceiros com uma escala de postagens. Carlos pede que o Instagram seja ativado e que a conta comece a funcionar e questiona se todos estão de acordo e com a aprovação de todos os conselheiros do COMPATRI fica autorizada a abertura da conta. Sem mais nada a tratar eu Maria Margarete de Souza Custódio lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos conselheiros presentes.

Maria Margarete de Souza Custódio

Deise Cavalcanti Lustosa

Pedro Augusto Rodrigues

Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa

Carlos Magno de Souza Paiva

Ludmila Ribeiro Souza

Leonardo Barbosa Godefroid

Geraldo Aparecido da Silva Gomes

Jose Jacinto de Souza

Sandra Fosque Sanches

Eloína Caroline Ferreira Paes ­­­­­­­­­­­­­­

 

 

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

ATA DA 195ª (CENTÉSIMA NONAGÉSIMA QUINTA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL –COMPATRI  04.11.2020

 

No dia quatro (04) de Novembro de 2020 (dois mil e vinte), às nove horas, através do programa Google Meet, no município Ouro Preto, realizou-se a 195ª (centésima nonagésima quinta) reunião virtual do Conselho de Patrimônio Cultural e Natural – COMPATRI. A reunião teve início com a presença dos seguintes conselheiros: Deise Cavalcanti Lustosa, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio; Pedro Augusto Rodrigues, representante da Secretária Municipal de Cultura e Patrimônio; Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa, representante da Secretaria de Meio Ambiente; Carlos Magno de Souza Paiva, representante da UFOP; Alexandre Ferreira Mascarenhas, representante IFMG; André Henrique Macieira de Souza, representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; Carlos Henrique Bicalho, representante do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA; Bruna Machado Lisboa, representante da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto – ACEOP; Ludmila Ribeiro Souza, representante da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP; Sandra Fosque Sanches, representante da Força Associativa dos Moradores de Ouro Preto – FAMOP; Leonardo Barbosa Godefroid, representante da FAMOP; Geraldo Aparecido da Silva Gomes, representante da FAMOP. A reunião contou com a presença da seguintes convidados: as arquitetas Iris Marinho e Fernanda Danese, ambas da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Roberto Lúcio, Ludmila Luz, Ruthilene Mourão e Guilherme Louzana Vacura representando a empresa Samarco; Carla Dias, Daniel Neri, Luís Carlos, Maria Helena, Hellen Oscarina representando a comunidade de Antônio Pereira; Adriana Hunzicker, Betânia dos Anjos, Bruna Rodrigues, Luís Carlos, Cida Rosa, Marco Antônio, Rodrigo Cesar Brogna e Rosilene Bernardes. Após a verificação do quórum, foi aprovada a seguinte proposta de pauta: 1) Aprovação do plano de aplicação do FUNPATRI ANO 2021 exercício 2023; 2) Proposta de Intervenção na Rua Conselheiro Quintiliano nº 305, Bairro Lages, no distrito sede; 3) Revisão da composição do Compatri; 4) Impactos no Patrimônio Cultural decorrentes da abertura de estrada pela Vale em Antônio Pereira; 5) Apresentação pela Samarco do estágio de cumprimento da condicionante "pavimentação da estrada de Antônio Pereira ao Morro São Sebastião"; 6) Apresentação da PLOA 2021 do Município e os recursos para o Patrimônio Cultural. Na sequência Carlos Magno, devido ao grande número de convidados de Antônio Pereira sugeriu uma alteração na ordem dos pontos de pauta começando pelo item 4 com os impactos na estrada de Antônio Pereira e na sequência com o ponto referente calçamento da Samarco. Primeiro ponto de pauta com os Impactos no Patrimônio Cultural decorrentes da abertura de estrada pela Vale em Antônio Pereira: A conselheira Deise Lustosa explica que a VALE está desenvolvendo um trabalho de tratamento de um represa em Antônio Pereira e a abertura da estrada pretende atender essa obra. Deise expõe que o projeto de abertura da estrada encontra-se em avaliação e afirma que foi feita uma vistoria e uma reunião no local. Deise explica que quanto à proteção dos bens protegidos e inventariados pelo Município, a Secretaria está em contato com o setor de arqueologia da Vale que vem repassando todas as informações sobre a preservação da área de patrimônio. Carlos Magno explicou que o COMPATRI decidiu ouvir inicialmente a comunidade afim de entender a situação para depois ir a campo realizar a visita. O professor Daniel Neri chama a atenção dizendo que já existem perdas consideráveis no patrimônio histórico e natural daquela Serra e reclama de que após serem expostas várias reclamações sobre ações da Vale impactantes sobre patrimônio, a empresa foi chamada para se posicionar sobre as reclamações. Daniel cita que não concorda quando o causador do dano é chamado a gerir o próprio dano. A moradora de Antônio Pereira Maria Helena explica que a comunidade está desde Julho gritando, buscando uma forma de serem ouvidos, e cita que a empresa VALE entrou com um processo, sem projetos, de modo truculento causando inúmeros impactos e destruindo o patrimônio histórico cultural. Maria Helena cita que inicialmente procuraram apoio da polícia ambiental por terem noção da serra apenas como meio ambiente; na sequência procuraram o Ministério Público onde foi instaurado um procedimento de investigação da situação; foi feito um ofício para a Secretaria de Cultura e Patrimônio pedindo vistoria urgente, Maria afirma que nessa vistoria a empresa conduziu os convidados a um outro ponto da Serra distinto dos locais mais relevantes. Maria Helena cita que está ocorrendo um descaso e uma negligencia das autoridades públicas municipais com relação as denúncias graves da comunidade. Maria Helena cita que estão falando em projetos, porém não foi apresentado a comunidade nenhum projeto nem a possibilidade de outras alternativas. Após longa discussão sobre o assunto o presidente Carlos Magno propôs os seguintes encaminhamentos: 1) Marcar uma reunião extraordinária para o dia 18 de Novembro para darmos prosseguimento no assunto e convidar os representantes da comunidade e da Vale para participarem da reunião; 2) Exigir que a Vale apresente, no menor prazo possível, o plano de salvaguarda do Patrimônio Cultural afetado por barragens ou demais empreendimentos da Vale no distrito de Antônio Pereira; 3)  Realização de vistoria nas obras da estrada feita por uma comissão do COMPATRI; 4) Montar um ofício destinado a SUPRAN requerendo o embargo das obras devido ao desrespeito aos prazos legais; 5) Enviar um ofício a Superintendência do IPHAN em Minas Gerais solicitando informações sobre os processos de licenciamento ambiental em andamento em Antônio Pereira, bem como identificação de sítios arqueológicos e possíveis impactos e medidas compensatórias e mitigadoras desses impactos; 6) Enviar um ofício para o CECAV solicitando informações sobre a catalogação e mapeamento de cavernas e grutas na serras do distrito de Antônio Pereira. Segundo ponto de pauta: Apresentação pela Samarco do estágio de cumprimento da condicionante "pavimentação da estrada de Antônio Pereira ao Morro São Sebastião": Carlos Magno expõe que a condicionante sugerida pelo COMPATRI para o retorno das atividades da Samarco é a pavimentação da estrada que liga Antônio Pereira ao Morro São João/Morro São Sebastião em Ouro Preto, preferencialmente utilizando material de rejeito, sendo que essa condicionante foi incorporada entre as condicionantes da SUPRAN, o órgão responsável pelo licenciamento a nível estadual. Carlos Magno frisa que o COMPATRI quer saber em que estágio estão os estudos, se já iniciaram as obras, como está o processo. Guilherme Louzada faz a leitura do texto da condicionante, que explicita que a Samarco após o retorno de suas operações tem um prazo não inferior a 12 meses para dar início ao projeto da estrada, devido a necessidade de montagem da estrutura de produção de blocos e da capacitação dos trabalhadores, desde que as autorizações necessárias sejam obtidas. Guilherme expõe que foi finalizado um processo de concorrência em que a empresa ganhadora vai fazer os estudos de viabilidade que incluem o projeto de engenharia básico e conceitual e os pontos relativos a temática ambientais como: espeleologia, arqueologia, mapeamento e caracterização do uso do solo, inventários qualiquantitativo de flora, caracterização geral da fauna e estudo de impacto de vizinhança. Guilherme frisa que o maior desafio que será transformar o rejeito em material sustentável para o calçamento, no qual terá que ser feito um levantamento das fábricas de blocos da região, localizar as que tem interesse em utilizar o rejeito como matéria prima, realizar teste na disponibilização dos rejeitos, acompanhar os testes juntos as fábricas, diagnosticar a situação dessas fábricas e as possibilidades de melhorias e o acompanhamento da fabricação dos blocos com rejeitos. Guilherme frisa que já foi feito o primeiro contato com o poder público através de reuniões com a Secretaria Municipal de Obras e de Meio Ambiente de Ouro Preto. A conselheira e moradora do Morro São João Deise Lustosa frisa que o impacto será muito grande com relação a vizinhança quando o trânsito estiver fluindo nessa estrada, Deise frisa que terá um gargalo se todo o trânsito das mineradoras forem alterados para essa estrada, impactando na vida dos moradores do Morros São João, São Sebastião e Morro Santana. Deise pede que no EIV seja estudado também nessas condições de impacto, sendo inviável transferir todo o trajeto das mineradoras para essa estrada. Após longa discussão e contribuições dos presentes, Carlos Magno frisa que não existe deliberações nesse ponto de pauta, sendo que a empresa foi convidada apenas para contextualizar qual a situação atual do projeto de pavimentação da estrada. Destaca ainda que eventuais desafios envolvendo essa pavimentação não devem ser impeditivos para a sua realização. Carlos Magno pede que qualquer mudança que venha a ser feita no cronograma das obras seja oficialmente notificado ao COMPATRI, e frisa que o Conselho ficará atento ao andamento do projeto e das obras. Sem mais nada a tratar eu Maria Margarete de Souza Custódio lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos conselheiros presentes.

Maria Margarete de Souza Custódio

Deise Cavalcanti Lustosa

Pedro Augusto Rodrigues

Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa

Carlos Magno de Souza Paiva

Alexandre Ferreira Mascarenhas ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

André Henrique Macieira de Souza

Carlos Henrique Bicalho ­

Ludmila Ribeiro Souza

Leonardo Barbosa Godefroid

Sandra Fosque Sanches

Geraldo Aparecido da Silva Gomes

Bruna Machado Lisboa

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL – COMPATRI  18.11.2020

 

No dia dezoito (18) de Novembro de 2020 (dois mil e vinte), às nove horas, através do programa Google Meet no município Ouro Preto, realizou-se a reunião extraordinária virtual do Conselho de Patrimônio Cultural e Natural – COMPATRI. A reunião teve início com a presença dos seguintes conselheiros: Deise Cavalcanti Lustosa, representante da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio; Pedro Augusto Rodrigues, representante da Secretária Municipal de Cultura e Patrimônio; Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa, representante da Secretaria de Meio Ambiente; Carlos Magno de Souza Paiva, representante da UFOP; Alexandre Ferreira Mascarenhas, representante IFMG; André Henrique Macieira de Souza, representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; Ludmila Ribeiro Souza, representante da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP;  Eloína Caroline Ferreira Paes, representante da FAMOP;  Leonardo Barbosa Godefroid, representante da FAMOP; José Jacinto de Souza, representante do Galpão Cultural Sinhá Olímpia. Os conselheiros Sandra Fosque, Bruna Machado Lisboa e Carlos Bicalho justificaram sua ausência. A reunião contou com a presença da seguintes convidados: Fernanda Danese, Roberto Ribeiro e Eliana Conceição servidores da Secretaria de Cultura e Patrimônio; Izabel Azevedo, Pedro Cunha, Nathalia Costa representantes da Empresa Vale; Luiz Carlos, João Danese, Maria Helena, Mariana Toscano, Zelia Morais, Cida Rosa, Bruno Saback, José Mauro, Andreza Tavares, Laércia Di Paula, Debora Queiroz, Zelia Prado, Hellen Oscarina, Luana Campos, Margareth Miranda, Luana Tobias, Sidnea Santos e Anderson Sá. Após verificação do quórum às 9:15 horas o presidente Carlos Magno deu início a reunião. Em INFORMES tem-se a Lista de bens tombados pelo município: complementação das informações para fins de ICMS Patrimônio: o servidor Roberto explica que será feito apenas uma complementação das informações repassadas ao COMPATRI na reunião de 05 de Agosto de 2020, em que foram apresentadas as alterações nos trabalhos para fins de comprovação junto ao IEPHA para o ano de 2020.  Tal proposta contemplou 14 dos bens tombados pelo município de Ouro Preto, a saber: 1) Cadeira de Dom Pedro; 2) Capela de Santana - Chapada; 3) Capela de Nossa Senhora das Dores; 4) Matriz de São Gonçalo do Amarante;  5) Capela Nossa Senhora dos Remédios; 6) Ponte Ana de Sá; 7) Conjunto Ferroviário de Miguel Burnier; 8) Cemitério São Miguel Arcanjo; 9) Obras de Arte da Estrada Real do Município de Ouro Preto; 10) Conjunto Arqueológico e Arquitetônico das Ruínas da Antiga Matriz de Nossa Senhora da Conceição; 11) Chafariz de Dom Rodrigo; 12) Núcleo Histórico de Ouro Preto; 13) Núcleo Urbano de São Bartolomeu; 14) Conjunto Urbano e Ferroviário de Rodrigo Silva. Roberto solicita que a lista nominal dos bens tombados seja lançada na ata para efeito de documentação. Na sequência foi feita a leitura e aprovação das atas das reuniões de Outubro e Novembro, que foram aprovadas por unanimidade pelos conselheiros. Na sequência foi então aprovada a seguinte proposta de pauta: 1) Aprovação do plano de aplicação do FUNPATRI ANO 2021 exercício 2023; 2) Impactos no Patrimônio Cultural decorrentes da abertura de estrada pela Vale em Antônio Pereira. Primeiro ponto de pauta com a aprovação do plano de aplicação do FUNPATRI ANO 2021 exercício 2023: a conselheira Deise Lustosa explica que os valores recebidos pelo FUNPATRI dependem da avaliação do Município, e frisa que é uma das exigências do ICMS Patrimônio submeter ao COMPATRI as ações aprovadas pelo FUNPATRI que serão desenvolvidas no próximo ano. Para a aprovação do conselho, Roberto Ribeiro fez a leitura das ações do atual Plano de Aplicação que estão especificadas no quadro abaixo:

 

Nome da Ação

Atividade/ Intervenção

Status

Valor Estimado

Prazo estimado para execução

1

Restauração da Imagem de S. João Evangelista e Integração de Réplica das Imagens de S. João, S. Pedro, S.
Paulo e S. Matheus no Adro da Igreja da Ordem 3ª dos Mínimos de S. Francisco de Paula

Serviço

Em andamento

R$60.000.00

Até Julho/2021

2

Reforma dos muros, portões e construção de garagens cobertas para os veículos da 2ª Cia do 1º Batalhão dos Bombeiros de Ouro Preto

Obra

Em andamento

R$24.909,18                  (Já foram pagos R$227.907,37.   Sendo R$80.000,00 Contrapartida do município)

Até Março/2021

3

Restauração Casarão dos Pedrosa de Cachoeira do Campo

Obra

Em andamento

R$50.000,00   Contrapartida - Financiamento

Até Julho/2021

4

Reforma e manutenção do casarão Rocha Lagoa

Obra

A reprogramar

R$ 322.000,00

Até Julho/2021

5

Descupinização da Capela de Nossa Senhora dos Remédios de Fundão de Cintra

Serviço

A reprogramar

R$ 30.000,00

Até Julho/2021

6

Restauração do Chafariz Dom Rodrigo – Distrito de São Bartolomeu

Obra

TR em Elaboração

R$ 100.000,00

Três meses

7

Troca e manutenção das Cortinas do Teatro Casa da Ópera, visando às comemorações de 250 anos

Serviço

TR em Elaboração

R$ 85.000,00

Três meses

8

Reforma do sino da Igreja de Santa Efigênia

Obra

A reprogramar

R$ 11.200,00

Até Julho/2021

9

Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia 2020 – A Fé que Canta e Dança

Serviço

A licitar

R$ 85.000,00

Três meses

10

Reserva emergencial para salvaguarda de bens imateriais registrados

Serviço

TR em Elaboração

R$ 60.000,00

Três meses

11

Reparos emergenciais nos Bens Tombados pelo Município

Serviço

TR em Elaboração

R$ 140.000,00

Três meses

12

Georreferenciamento de todos os bens acautelados pelo município: tombados, registrados e inventariados

Serviço

TR em Elaboração

R$ 50.000,00

Três meses

13

Elaboração do dossiê de tombamento do Núcleo Histórico de Lavras Novas

Serviço

TR em Elaboração

100.000,00

Três meses

14

Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante

Serviço

TR em Elaboração

100.000,00

Três meses

TOTAL

R$ 1.218.109,18

 

Na sequência Deise fez a leitura da planilha de receitas e despesas das contas do FUNPATRI referente ao ano de 2020. Carlos Magno colocou a proposta em votação e tivemos os seguintes votos: Carlos Magno votou contra alegando discordância da forma como foi informado da reunião do FUMPATRI, da falta de clareza nos dados apresentados em relação à PLOA discutida na Câmara e também pela existência da JUCOF que compromete as decisões do Conselho. Leonardo Godefroid se absteve e os seguintes conselheiros votaram a favor: Deise Lustosa, Ludmila Ribeiro, Pedro Lisboa, André Macieira, José Jacinto, Eloína Paes, sendo o Plano de Aplicação aprovado. Segundo ponto de pauta tem-se os Impactos no Patrimônio Cultural decorrentes da abertura de estrada pela Vale em Antônio Pereira: o conselheiro Pedro Lisboa relata que esteve presente na visita de campo ao distrito de Antônio Pereira, na estrada que está sendo feita pela empresa Vale. Pedro expõe que foi percorrido o trajeto da estrada e que pôde visualizar as ruínas da Fazenda Pitangui e, possivelmente, podem haver algumas cavidades no local. Pedro destaca que o relatório apresentado pela Comissão que visitou a localidade requereu à Vale a apresentação do PAEBM (Plano de Ações de Emergência para barragens de Mineração), projeto e traçado da estrada e as devidas ARTs e autorizações/licenças ambientais referentes às intervenções para supressão de vegetação e intervenções em Área de Preservação Permanente (APP). Pedro Lisboa ainda especifica que a estrada passa por diversos cursos de água além de expor que a igreja queimada relatada pela Maria Helena fica a 900 metros da estrada, estando distante das ruínas. Ludmila Guimarães arquiteta da secretaria de patrimônio, explica que houve um erro na marcação da estrada, sendo que no mapeamento anterior a estrada passaria pela Fazenda Pitangui. Ludmila cita que foi possível verificar um afastamento maior entre a estrada e o local das ruínas da Fazenda. Izabel Azevedo, da área re relações institucionais da Vale, informa que vai precisar de uma formalização para responder a todos os questionamentos. Pedro Cunha explica que estão sendo feitos alguns trabalhos ambientais de contenção de rejeitos e drenagens superficiais dos acessos e que a previsão de termino da estrada é até o final de Dezembro. Maria Helena, representante da comunidade de Antônio Pereira, explica que a comunidade está interessada apenas em defender o patrimônio da comunidade e estranha que a Vale não tenha trago a documentação solicitada pelo COMPATRI. Maria cita que a comunidade não foi consultada quanto ao trajeto da estrada que passa próximo ao local conhecido como Cachoeira da Pedreira, o único local de lazer da comunidade, e que a mesma foi informada que a Vale irá interditar esse local. Ela ainda informa que caso a barragem se rompa as Fazendas Taveira e Pitangui serão inundadas. Maria questiona se existe um plano para preservação das espécies existentes na Fazenda Taveira. O Presidente Carlos Magno solicita esclarecimentos devido ao prazo de 90 dias ter sido extrapolado para se obter as autorizações adequadas para a obras. Pedro Cunha explica que o trânsito na estrada será concentrado que não terá trânsito permanente, que haverá uma portaria dentro da propriedade da empresa e afirma que não haverá interdição da Cachoeira da Pedreira. Vitor explica que o estudo espeleológico será enviado aos órgãos competentes e descreve que essa reunião é importante que seja feito um ofício formalizando todos os documentos e questionamentos do COMPATRI e da comunidade de um modo geral. Pedro Cunha cita  que o prazo de 90 dias para os protocolos ambientais foi alargado e que durante a pandemia houve um novo decreto que estende esses prazos, afirmando que a empresa está dentro do prazo legal. Carlos Magno explica que pelo rumo que a reunião está tomando, ele questiona se existe esse Plano de Salvaguarda. Pedro Cunha replica que sim, existe todo um cuidado com esse assunto tanto arqueológico como espeleológico. Carlos Magno propõe como encaminhamento enviar formalmente todos os questionamentos e solicitação de documentos para a Vale, e definir o prazo de 01 de dezembro para que a empresa entregue (inclusive esse prazo foi anuído pela empresa): o estudo espeleológico local, o plano de salvaguarda dos bens culturais afetados por empreendimentos da Vale na localidade, as autorizações de supressão e intervenção em áreas de APP, o projeto de educação patrimonial para o local, o plano de ação em favor dos bens culturais em caso de rompimento da barragem, documento com esclarecimentos sobre espécies para recomposição de taludes e áreas degradadas, o dimensionamento do tráfego de veículos na localidade e que a empresa se manifeste sobre os ítens apontados pelo relatório que a comissão do COMPATRI que visitou a localidade no dia 16/11. Tais informações deverão ser enviadas, no prazo indicado para o COMPATRI (01/12), com cópia para o Ministério Público, o CODEMA e a Comissão de Atingidos. Izabel Azevedo explica que na próxima reunião do COMPATRI a empresa já terá condições de entregar um pacote com todas as informações solicitadas pelo conselho. Após uma breve discussão sobre a questão foi encerrado o ponto de pauta. Eu Maria Margarete informei aos presentes que será necessário colher as assinaturas dos conselheiros nas atas, sendo que o prazo de envio para o IEPHA termina no dia 30 de Novembro. E informei que a partir de amanhã quinta-feira o livro de atas do COMPATRI estará disponível na recepção da Secretaria de Cultura e Patrimônio para que os conselheiros possam assinar, frisando que todos serão avisados também via email. Sem mais nada a tratar eu Maria Margarete de Souza Custódio lavrei a presente ata que será assinada por mim e pelos conselheiros presentes.

 

Maria Margarete de Souza Custódio

Deise Cavalcanti Lustosa

Pedro Augusto Rodrigues

Pedro Henrique Alves de Brito Lisboa

Carlos Magno de Souza Paiva

 Alexandre Ferreira Mascarenhas

Ludmila Ribeiro Souza

André Henrique Macieira de Souza

Leonardo Barbosa Godefroid

Jose Jacinto de Souza Eloína Caroline Ferreira Paes ­­­­­­­­­­­­­­

 

Atos


Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

ATO Nº 321/2020

 

Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,

 

Resolve:

Art. 1º NOMEAR o Sr. Adriano Luiz dos Santos para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Assessor III, C-5, junto a Secretaria Municipal da Casa Civil, com os vencimentos e vantagens do cargo.

Art. 2º Os efeitos deste ato retroagem a 1º de dezembro de 2020.

 

Prefeitura de Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020.

 

 

Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo

Prefeito de Ouro Preto

 

 

 

Comunicado


Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

Convocação para 4ª Reunião Extraordinária do CODEMA


Prezados conselheiros,

 Venho, por meio deste, convocar V. S.ª, conselheiro componente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Ouro Preto - CODEMA/OP, para a 4ª Reunião Extraordinária, a ocorrer em 18 de dezembro de 2020, às 14 horas, com a seguinte pauta:

1) Expediente:

1.1. Informes Gerais

2) Ordem do dia:

2.1 Intervenções de acesso ao vertedouro da Barragem do Doutor (Antônio Pereira);

 

Na oportunidade, ressaltamos que em virtude da Pandemia do COVID19, a reunião será realizada online, via GoogleMeet. Para tanto, segue o link da reunião:  meet.google.com/uch-czgo-gof


Abriremos com 15 minutos de antecedência, para ultimar os preparativos.


 Solicitamos a gentileza de confirmar presença ou apresentar justificativa de ausência para averiguação de quórum. 

 Contamos com a Vossa presença e salientamos a importância de sua participação.

 

 Atenciosamente,

 

Simone Fernandes Machado

Agente Administrativo

Secretária Executiva do CODEMA

  

Antenor Rodrigues Barbosa Júnior

Presidente do CODEMA

 



Decretos


Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

DECRETO Nº 5.837 DE 30 DE NOVEMBRO DE 2020

 

Nomeia membros para compor o Conselho Municipal de Saneamento de Ouro Preto – COMUSA/OP.

 

 

O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Ficam nomeados para compor o Conselho Municipal de Saneamento de Ouro Preto – COMUSA/OP, os seguintes integrantes:

I. Rômulo Reis Pereira, membro titular, representante da Associação de Proteção Ambiental de Ouro Preto – APAOP, em substituição a Márcia Cristina Ribeiro Oliveira;

II. Carla Dayane Moreira Dias, membro suplente, representante da Associação de Proteção Ambiental de Ouro Preto – APAOP, em substituição a Marilda Dionísia da Silva Costa;

III. Ronald de Carvalho Guerra, membro suplente, representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, em substituição a Jeam Marcel Pinto de Alcântara.

Art. 2º Os nomeados supracitados complementarão o mandato de dois anos, iniciado em 23 de outubro de 2019.

 

Art. 3º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, 30 de novembro de 2020, trezentos e nove anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta anos do Tombamento.

 

Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo

Prefeito de Ouro Preto

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

DECRETO Nº 5.838 DE 30 DE NOVEMBRO DE 2020

 

Nomeia membro para compor o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Ouro Preto – CODEMA/OP. 

 

 

O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica nomeada para compor o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Ouro Preto – CODEMA/OP, representando a Associação de Proteção Ambiental de Ouro Preto - APAOP, a seguinte integrante:

I - Marilda Dionísia da Silva Costa, membro titular, em substituição a André Luís dos Santos Lana.


Art. 2º A nomeada supracitada complementará o mandato de dois anos, iniciado em 25 de outubro de 2019.

 

Art. 3º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, 30 de novembro de 2020, trezentos e nove anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta anos do Tombamento.


 

Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo

Prefeito de Ouro Preto

 

Contratos


Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

EXTRATO DE CONTRATOS – 1ª SEMANA DE DEZEMBRO- DEPARTAMENTO DE ATOS E CONTRATOS – DACAD.

 

RETIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DO DIA 30/11/2020, ONDE SE LÊ:

AFRICA INDÚSTRIA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE IMPRESSÕES DIGITAIS LTDA.Dispensa  n°. 043/2020. Objeto:1º aditivo do valor. R$ 8.299,68. DO: 02.07.001.12.361.0031.2060.33.90.3900 FR147 FP293. 

LEIA-SE: AFRICA INDÚSTRIA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE IMPRESSÕES DIGITAIS LTDA.Dispensa  n°. 143/2020. Objeto:1º aditivo do valor. R$ 8.299,68. DO: 02.07.001.12.361.0031.2060.33.90.3900 FR147 FP293.

 

COMERCIAL TXV COMERCIO E SERVIÇO EIRELI. Dispensa nº 179/2020. Objeto: aquisição de equipamentos de armazenamento e refrigeração de imunobiológicos e amostras biológicas para o setor de zoonoses. Vigência: 02 meses. Vencimento: 19/01/2021. Valor: R$8.149,99 DO: 02.015.001.10.304.0067.2213.44905200. FR102 FP1019.

 

LANCHONETE VALADARES E BARBOSA LTDA. Dispensa nº180/2020. Objeto: aquisição de lanches destinados aos servidores municipais e pacientes do Centro Avançado de Combate a COVID-19, no Município de Ouro Preto. Vigência: 68 dias. Vencimento: 01/02/2021. Valor: R$58.292,00 DO: 02.15.01.10.302.0065.2120.3390.3900 FR:154. FP: 979.

 

 

Licitações


Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

Extrato de licitações:

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna pública a Ata de Registro de Preços, referente ao Pregão Eletrônico SRP 30/2020 - registro de preço para aquisição de equipamentos médico hospitalar e mobiliário para as Unidades Básicas de Saúde para e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) Ouro Preto/MG. Empresas vencedoras: GDC DA SILVA COSTA – EIRELI – CNJP: 09.721.729/0001-21: Item 02 – com o valor unitário de R$ 639,50, perfazendo o valor global de R$ 10.871,50; VISAMED COMÉRCIO DE MARTERIAL HOSPITALAR EIRELI – EPP – CNPJ: 08.380.296/0001-25: Item 06 – com o valor unitário de R$ 580,00, perfazendo o valor global de R$ 2.900,00; FILIPE MOISÉS GARCIA – ME – CNPJ: 17.034.870/0001-84: Item 04 – com o valor unitário de R$ 375,00, perfazendo o valor global de R$ 5.625,00, Item 08 – com o valor unitário de R$ 375,00, perfazendo o valor global de R$ 1.875,00; kcrs comércio de equipamentos eireli – epp – CNPJ: 21.971.041/0001-03: Item 01 – com o valor unitário de R$ 919,00, perfazendo o valor global de R$ 21.137,00, Item 03 – com o valor unitário de R$ 1.199,00, perfazendo o valor global de R$ 35.970,00; Item 05 – com o valor unitário de R$ 919,00, perfazendo o valor global de R$ 6.433,00, Item 07 – com o valor unitário de R$ 1.199,00, perfazendo o valor global de R$ 11.990,00. Superintendência de Compras e Licitações.

 

Leis


Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

LEI Nº 1.191 DE 1º DE DEZEMBRO DE 2020

 

Dá denominação a logradouro público no Bairro Lagoa - Praça Dona Maria das Graças Teotônio.


O povo do Município de Ouro Preto, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º Fica denominada "Praça Dona Maria das Graças Teotônio" - o logradouro público, situado no bairro Lagoa.

Art. 2º O local de que trata o artigo anterior, encontra-se discriminado em croqui anexo, parte integrante desta Lei.

Art. 3º O Poder Executivo providenciará a colocação de placas indicativas, bem como a devida comunicação à Empresa de Correios e Telégrafos, CEMIG e concessionária de serviços telefônicos.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.


Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, 1º de dezembro de 2020, trezentos e nove anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta anos do Tombamento.

 

 

 

Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo

Prefeito de Ouro Preto

 

 

Projeto de Lei Ordinária nº 255/2020

Autoria:Vereador Alysson Gugu

 

Ouro Preto, 02 de dezembro de 2020 - Publicação Nº 2573

 

LEI Nº 1.192 DE 1º DE DEZEMBRO DE 2020


Autoriza o município de Ouro Preto a abrir crédito suplementar nos termos da Lei nº 1.046 de 15 de setembro de 2017 e do inciso IV do § 1º do artigo 43 da Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964.

 

O povo do Município de Ouro Preto, por seus representantes, decretou, e eu, em seu nome, promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º Fica o Chefe do Executivo autorizado a abrir crédito suplementar nos termos da Lei nº 1.046 de 15 de setembro de 2017 e do inciso IV do § 1º do artigo 43 da Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, até o montante de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), destinados ao financiamento de construção, ampliação e/ou reforma de edificações públicas municipais.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação, retroagindo seus efeitos a partir do dia 02 de janeiro de 2020.


Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, 1º de dezembro de 2020, trezentos e nove anos da Instalação da Câmara Municipal e quarenta anos do Tombamento.

 

 

Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo

Prefeito de Ouro Preto

 

 

Projeto de Lei Ordinária nº 252/2020

Autoria:Prefeito Municipal