Ouro
Preto, 26 de novembro de 2019 - Publicação Nº 2332
ATA DA 187ª (CENTÉSIMA OCTAGÉSIMA
SÉTIMA) REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO
CULTURAL E NATURAL DE 06.11.19
No
dia seis (6) de Novembro de 2019 (dois mil e dezenove), às nove horas e
cinquenta e quatro minutos, no auditório da Casa do Folclore, localizado na
Praça Antônio Dias, nº 29, bairro Antônio Dias, Ouro Preto, realizou-se a 187ª
(centésima octogésima sexta) reunião ordinária do Conselho de Patrimônio –
COMPATRI. A reunião teve início com a presença dos conselheiros: Ana Beatriz Araújo, membro suplente,
representante da Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP; Ernani Carlos de Araújo, membro das entidades preservacionistas de
Ouro Preto; Julio Cesar Elias Fontes
Pedrosa, representante titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Kedison Geraldo Ferreira Guimarães,
representante suplente da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e
Comércio; Rodrigo Meniconi,
representante do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG; Ramom Vieira Santos, representante do Instituto Estadual de
Preservação do Patrimônio Artistíco e Cultural – IEPHA; José Jacinto, membro titular, representante das entidades culturais
em ação em Ouro Preto; Zaqueu Astoni
Moreira, representante titular da Secretaria Municipal de Cultura e
Patrimônio; Tânia Maria de Jesus Barbosa,
representante suplente da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo; Carlos Magno Paiva, representante da
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, além da presença das bordadeiras da
a Associação das Senhoras Artesãs de Ouro Preto e do grupo Mulheres em Ação,
assim como os funcionários do departamento de Promoção Cultural e Patrimônio
Imateria. Com a ausência do presidente do COMPATRI o conselheiro Zaqueu deu início a reunião às nove
horas e cinquenta e cinco minutos com a leitura da pauta para aprovação dos
conselheiros, o conselheiro Júlio
propôs uma inversão de pauta adiantando a apresentação das bordadeiras, Zaqueu sugere que o ponto sobre o novo
mandato do COMPATRI seja o primeiro e na sequência as bordadeiras sendo a
proposta aprovada por todos. Na sequência foi feita a leitura da Ata da reunião
185º que foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes. Com a
chegada do conselheiro Carlos Magno
para presidir a reunião foi feita a leitura da ata da reunião anterior que foi
aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes. Na sequência deu início
a pauta com a situação do atual mandato dos conselheiros do COMPATRI na qual
Pedro expõe que houve um atraso e que já foi feito um edital para as inscrições
das entidades cuja data final será onze de Dezembro, e que a Silvania da Casa
dos Conselhos sugeriu que a reunião fosse alterada excepcionalmente no mês de
Dezembro para a segunda quarta-feira finalizando a atuação da gestão atual que
será prorrogada em um mês, após breve discussão essa proposta foi aprovada por
unanimidade dos conselheiros. No segundo ponto temos o registro das bordadeiras
e rendeiras como patrimônio imaterial de Ouro Preto, Pedro Augusto explica que a iniciativa desse registro foi
solicitada pelas próprias bordadeiras cujo trabalho está atrelado a cidade
desde a época colonial, que antes era do âmbito familiar e foi para o comercial
com a formação de várias associações na sede e nos distritos que trazem renda e
divulgam a arte. Pedro frisa que o
objetivo agora é criar políticas públicas que incentive o ofício do bordado,
pois alguns grupos estão envelhecendo e as técnicas podem se perder. Na
sequência foi apresentado um documentário com a apresentação dos bordados e do
depoimento de algumas bordadeiras e rendeiras, na sequência Pedro finaliza
dizendo que agora depende do Compatri dizer se aprova ou não o registro. Zaqueu agradece a presença das
bordadeiras e frisa que o registro vem em um momento bastante oportuno pra se
manter a tradição, para obrigar o poder público a obter medidas de salvaguarda
de um oficio que serve de renda para os familiares e que pode ser transmitido
as futuras gerações e até mesmo para forçar a utilização do Paço da
Misericórdia na vertente em que ele foi criado como espaço de artes e ofícios.
O conselheiro Carlos Magno faz um
apanhado histórico sobre o bordado no cotidiano do ouro-pretano e frisa que
seria interessante a apresentação do dossiê do registro das bordadeiras e
afirma que independente de onde more a bordadeira ela estará enquadrada no
registro e questiona em qual livro será feita a inscrição, Wilerson Noronha, funcionário
do departamento de Patrimônio Imaterial responde que será
registrado no livro dos saberes e faz uma longa explanação sobre todo o
processo de construção do dossiê
frisando que existem dois viés, um deles
é a questão da renda e o outro é a questão social no qual o bordado
transforma a vida das pessoas dando um novo sentido a vida das bordadeiras. O
conselheiro Carlos sugere que seja
feita uma cerimônia de registro no Teatro Municipal com a presença de todas as
bordadeiras e Zaqueu diz ser de
fundamental importância para os grupos de artesãos da cidade. Na sequência
algumas bordadeiras fizeram seu agradecimento, o conselheiro Kedison relata ser de suma importância
o ofício do bordado e a personificação de um sentimento de vida desde a
infância, e frisa que bordar evita o adoecimento, após uma breve discussão os
conselheiros aprovam por unanimidade que o bordado seja registrado no livro dos
saberes. O conselheiro Zaqueu se
compromete com as bordadeiras a realizar a cerimônia de registro ainda no ano
de 2019. Encerrado o ponto anterior, o terceiro ponto de pauta trata-se da
revalidação do registro da festa de Nossa Senhora dos Remédios da comunidade de
Fundão do Cintra no distrito de Santo Antônio do Salto, que foi apresentada
pelo Wilerson. Wilerson ressalta que essa revalidação tem
como objetivo descobrir por quais alterações a festa passou de 2009 até agora e
averiguar se a comunidade quer manter o título de patrimônio imaterial, e ficou
constatada que houve um aumento dos visitantes devido a boa divulgação da
festa, a inserção de mais de uma banda, a inclusão de shows musicais, a
realização de um almoço para a comunidade. Wilerson
Noronha após longa explanação sobre a festa conclui dizendo que foram
poucas alterações e que a comunidade deseja manter o registro. O conselheiro Zaqueu agradece o trabalho do Wilerson e da equipe pelo empenho nessa
revalidação, Carlos Magno coloca em
votação e a revalidação é aprovada por unanimidade dos conselheiros. Na
sequência de pauta, temos o Plano de Aplicação do FUNPATRI do exercício 2020
apresentado pelo secretário Zaqueu
que inicia dizendo que uma das exigências do ICMS Cultural ao encerrar um
exercício é submeter ao COMPATRI as ações que foram aprovadas no FUNPATRI para
o próximo exercício, afirmando que já é do conhecimento do conselho que no ano
anterior houveram algumas intercorrências com relação ao Fundo. Zaqueu comenta que conseguiu que
algumas ações previstas para serem executas pela prefeitura fossem elencadas
junto ao fundo proporcionando um aumento substancial dos recursos aumentando a
pontuação, e frisa que foi estabelecida uma parceria junto ao Ministério
Público e agradece ao promotor dr Domingos pelo aporte financeiro de
R$130.000,00 e a contra partida do município de R$ 80.000,00 viabilizando a
reforma e adequação do prédio do Corpo de Bombeiros, e o valor de R$ 37.000,00
para o programa de educação patrimonial, bem como a reforma do sino da Igreja
de Santa Efigênia, ressaltou que esses valores são provenientes de multas
judiciais recebidas pelo Ministério Público. Zaqueu faz a leitura das ações que
foram aprovadas pelos conselheiros do FUNPATRI que são: descupinização da Casa
da Ópera no valor de R$ 45.000,00; a restauração do Chafariz das Águas Férreas;
Reforma da Casa de Cultura Negra; a restauração da imagem de São João Evangelista
e integração das réplicas das imagens de São João, São Pedro, São Paulo e São
Mateus no adro da igreja da ordem terceira de São Francisco de Paula; a reforma
do Corpo de Bombeiros; a reforma do Casarão dos Pedrosa em Cachoeira do Campo;
descupinização da Capela de Nossa Senhora do Remédios em Fundão do Cintra; a
restauração do Chafariz de Dom Rodrigo; troca e manutenção das cortinas da Casa
da Ópera; reforma do sino da Igreja de Santa Efigênia; e a festa do Reinado na
Igreja de Santa Efigênia no ano de 2020. Zaqueu frisa que o aporte do município
nessas doze ações será de R$ 1.442.651,24, sendo que o aporte mínimo para
pontuação do ICMS Cultural seria no valor de R$ 400.000,00. O conselheiro Carlos Magno acrescentou que além das
ações listadas outras podem ser planejadas e implementadas pelo FUNPATRI, e por
fim abriu a votação de aprovação do Plano que foi aprovado por unanimidade dos
conselheiros presentes. Na sequência temos como ponto o Registro da Festa do
Reinado como patrimônio imaterial de Ouro Preto que foi apresentado pela Sidnea Santos, diretora do departamento de Promoção cultural e patrimônio Imaterial, explica
que a atual proposta foi um pedido feito também pela comunidade por se tratar
de uma manifestação cultural que ocorre na sede e nos distritos do Salto e
Miguel Burnier, além de outras cidades do país, sempre na primeira quinzena de
Janeiro sendo uma das principais festas do calendário municipal com uma semana
de festividades rememorando a celebração que remonta o surgimento da coroação de
reis negros aqui na nossa região. Sidnea
frisa que atualmente no ápice da festa em sua procissão que é feita no domingo
envolve em torno de cinco mil pessoas e que durante a semana são realizadas
palestras e apresentação de documentários, sendo a festa organizada pelos
grupos Moçambique e pelo Congado de Nossa Senhora do Rosário do Alto da Cruz
que juntos formaram a Associação Amigos do Reinado, que representam todos os
grupos da região. Depois de uma longa explanação da Sidnea Santos e dos conselheiros sobre a realização e organização
da festa, o conselheiro Carlos Magno
faz uma ressalva pedindo que o dossiê seja enviado aos conselheiros. Carlos Magno ainda recomenda que para as próximas votações
de tombamento e registro seja enviado antecipadamente a decisão os dossiê para
conhecimento dos conselheiros, e coloca em votação o registro da Festa do
Reinado como patrimônio imaterial de Ouro Preto no livro das celebrações que
foi aprovado por unanimidade dos conselheiros. Após a saída dos conselheiros Júlio
Pedrosa e Ramon Vieira, deu início ao próximo ponto de pauta com o
Ofício da Procuradoria, o conselheiro Carlos
Magno fez a leitura do documento que estabelece prazo para que o conselho
responda se as academias ao ar livre que vem sendo instaladas no perímetro
tombado do município de Ouro Preto foram submetidas a autorização da autarquia
federal e analise do COMPATRI. O
conselheiro Zaqueu sugere que seja
encaminhado um documento solicitando um parecer técnico e os aspectos
pertinentes ao patrimônio ao departamento de aprovação de projetos direcionado
a Superintendente Camila Sardinha, e após breve discussão entre os
conselheiros foi aprovada. Encerrado o ponto anterior, temos o último ponto de
pauta sobre a instalação de antena de telefonia na Rua do Campo s/n no bairro
Morro Santana, foi apresentada pelo engenheiro Nilson engenheiro do
Departamento de Regulação Urbana da Secretaria de Patrimônio, pedindo aprovação
do conselho para a instalação da antena, na qual foram analisados os
afastamentos de acordo com o que define a lei e já existe a aprovação do IPHAN.
No local será utilizado o poste de iluminação do Campo que será trocado por um
de 15 metros mantendo os refletores e recebendo a aparelhagem da antena de
telefone. O Conselheiro Ernani questiona qual a possibilidade da interferência
dessas ondas eletromagnéticas com outros tipos de ondas. O Nilson responde que fez uma consulta no Jurídico com base em uma
lei de 1995 que entra nesse aspecto da emissão de ondas, e que existe uma lei
federal recente que diz que isso não é função do município e sim da Anatel na
qual o município não pode legislar sobre isso. Ernani relata ser difícil aprovar sem saber quais as interferências
da antena para as pessoas, Carlos Magno
leu o parecer do IPHAN para conhecimento dos conselheiros no qual pede apenas
que todas as alvenarias sejam pintadas em cores claras. Ernani esclarece que a
aprovação é apenas no âmbito arquitetônico, e se posteriormente outros
problemas aparecerem o Compatri pode ser responsabilizado e Carlos rebate que o COMPATRI detém um
poder apenas no âmbito patrimonial, não podendo ser responsabilizado fora do
âmbito de abrangência do conselho. Nilson
explica o processo até este ponto e a contrapartida será o adiantamento dos
alugueis para realizar uma obra. Ernani
questiona se a antena pode ser instalada fora do núcleo urbano, e , relata que para melhor abrangência de
sinais a instalação é feita no núcleo urbano. Ernani questiona se tem proteção
contra raios e o representante da empresa diz que sim e por se tratar de um
poste pequeno, as pessoas reclamam muito dos sinais porem não existe sinal sem
antena, e que precisamos cada vez mais de instalação de antenas principalmente
para a emissão do 5G. Carlos Magno propõe que seja votado e a
instalação foi aprovada por seis conselheiros com a abstenção do conselheiro
Ernani. Após a finalização dos pontos de
pauta Carlos Magno deu segmento com
a analise das correspondências, começando pelo documento da Câmara de
Vereadores solicitando manifestação do COMPATRI sobre o projeto de lei do
vereador Juliano Ferreira que dispõe sobre a criação do Parque Municipal e
arqueológico do Morro da Queimada, o secretário Zaqueu propõe que seja encaminhado a secretaria de Patrimônio para
que se emita um parecer para posteriormente ser avaliado pelo Compatri, e o
documento da Samarco foi enviado para fim de comunicar o quanto de mão de obra
local vem sendo utilizado nas obras da Cava de Alegria Sul, cumprindo uma
solicitação do Compatri. Sem mais nada a tratar eu, Maria Margarete de Souza Custodio
lavrei a presente ata que será aprovada e assinada pelos conselheiros
presentes.
Ana Beatriz Araújo
Ernani Carlos de Araújo
Julio Cesar Elias Fontes Pedrosa
Kedison
Geraldo Ferreira Guimarães
Rodrigo
Meniconi
Ramom
Viera Santos
José
Jacinto
Zaqueu
Astoni Moreira
Tânia
Maria de Jesus Barbosa
Carlos Magno Paiva
ATO Nº 383/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,
Resolve:
Art. 1º EXONERAR o Sr. Luiz Alberto Mineiro Moyle do exercício da Função Gratificada – Chefe de Setor – FG II, junto a Secretaria Municipal de Governo, para as quais foi nomeado através do ATO Nº 063/2018, a partir desta data.
Prefeitura de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito de Ouro Preto
ATO Nº 384/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de
Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º
NOMEAR o Sr. Luiz Alberto Mineiro Moyle para o exercício da Função
Gratificada Especial – FGE 3, junto a Secretaria Municipal de Governo, com os
vencimentos e vantagens do cargo, a partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
ATO Nº 385/2019
Júlio Ernesto de
Grammont Machado de Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º EXONERAR a Sra. Rosângela
Maria Gonçalves do exercício da Função Gratificada – Chefe de Setor – FG II,
junto a Secretaria Municipal de Educação, para as quais foi nomeada através do ATO Nº 386/2017.
Art.
2º Os efeitos deste
ato retroagem a 8 de novembro de 2019.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
ATO Nº 386/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,
Resolve:
Art. 1º NOMEAR interinamente a Sra. Rosângela Maria Gonçalves para o exercício da Função Gratificada Especial – FGE-2, em substituição a Sra. Katrine Luiza da Silva Alves, junto a Secretaria Municipal de Educação, em virtude de licença maternidade da titular, com os vencimentos e vantagens deste cargo.
Art. 2º Os efeitos deste ato retroagem a 08 de novembro de 2019.
Prefeitura de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito de Ouro Preto
Ouro
Preto, 26 de novembro de 2019 - Publicação Nº 2332
ATO Nº 387/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de
Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art.
1º NOMEAR a Sra. Daniela Terezinha Mateus para o exercício da Função
Gratificada – Chefe de Setor - FG II, junto a Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, com os vencimentos e vantagens
do cargo, a partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio Ernesto de
Grammont Machado de Araújo
Prefeito de Ouro Preto
ATO Nº 388/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,
Resolve:
Art. 1º NOMEAR a Sra. Josiemia Milagres Silva para o exercício da Função Gratificada – Chefe de Setor - FG II, junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, com os vencimentos e vantagens do cargo, a partir desta data.
Prefeitura de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito de Ouro Preto
ATO Nº 389/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de
Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º
NOMEAR a Sra. Conceição Gonçalves de Oliveira para o exercício da Função
Gratificada – Chefe de Setor - FG II, junto a Secretaria Municipal de Educação,
com os vencimentos e vantagens do cargo.
Art.
2º
Os efeitos deste ato retroagem a 08 de novembro de 2019.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
ATO Nº 390/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo, Prefeito Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições legais,
Resolve:
Art. 1º NOMEAR o Sr. Darcy José da Silva para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Assessor I, C-7, junto a Secretaria Municipal da Casa Civil, com os vencimentos e vantagens do cargo, a partir desta data.
Prefeitura de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito de Ouro Preto
ATO Nº 391/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de
Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º
NOMEAR o Sr. Patrick de Araújo Silva para o exercício da Função
Gratificada Especial – FGE 3, junto a Secretaria Municipal de Obras e
Urbanismo, com os vencimentos e vantagens do cargo, a partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
ATO Nº 392/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de
Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º NOMEAR o Sr. Reinaldo Adriano Batista para
exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Assessor C-8, junto a
Secretaria Municipal de Agropecuária, com os vencimentos e vantagens do cargo,
a partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
ATO Nº 393/2019
Júlio Ernesto de
Grammont Machado de Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º EXONERAR o Sr. Yuri Borges
Assunção do exercício das funções do cargo de Assessor II, C-6, junto a
Secretaria Municipal de Fazenda, para as quais foi nomeado através do ATO Nº 662/2017, a partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
ATO Nº 394/2019
Júlio Ernesto de
Grammont Machado de Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º EXONERAR a Sra. Sirlene
Catarina Bernardo do exercício das funções do cargo de Assessora I, C-7, junto
a Secretaria Municipal de Saúde, para as quais foi nomeada através do ATO Nº 738/2017, a partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
ATO Nº 395/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de
Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º NOMEAR a Sra. Sirlene Catarina Bernardo para
exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Assessora II, C-6,
junto a Secretaria Municipal de Saúde com os vencimentos e vantagens do cargo,
a partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
ATO Nº 396/2019
Júlio Ernesto de
Grammont Machado de Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º EXONERAR a Sra. Marilene Maris
Monteiro do exercício das funções do cargo Diretora C-4, junto a Secretaria
Municipal da Casa Civil, para as quais foi nomeada através do ATO Nº 067/2017, a partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
ATO Nº 397/2019
Júlio Ernesto de
Grammont Machado de Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º EXONERAR a Sra. Karine
Carneiro Bussular do exercício das funções do cargo Superintendente C-3, junto
a Secretaria Municipal de Saúde, para as quais foi nomeada através do ATO Nº 279/2019, a partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio Ernesto de
Grammont Machado de Araújo
Prefeito de Ouro Preto
ATO Nº 398/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de
Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º NOMEAR a Sra. Marilene Maris Monteiro para
exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Superintendente C-3,
junto a Secretaria Municipal da Casa Civil, com os vencimentos e vantagens do
cargo, a partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito de Ouro Preto
ATO Nº 399/2019
Júlio Ernesto de
Grammont Machado de Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º EXONERAR o Sr. Paulo César
Morais do exercício interino das funções de Secretário Municipal de Agropecuária,
C-1, para as quais foi nomeado através do ATO
Nº 218/2018, a partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
ATO Nº 400/2019
Júlio Ernesto de
Grammont Machado de Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º EXONERAR o Sr. André Simões
Villas Bôas do exercício interino das funções de Secretário Municipal da Casa
Civil, C-1, para as quais foi nomeado através do ATO Nº 223/2018, a partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
ATO Nº 401/2019
Júlio Ernesto de
Grammont Machado de Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º EXONERAR a Sra. Rosa Ana
Xavier do exercício interino das funções de Secretária Municipal de Esportes e
Lazer, C-1, para as quais foi nomeada através do ATO Nº 215/2018, a partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio Ernesto de
Grammont Machado de Araújo
Prefeito de Ouro Preto
ATO Nº 403/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de
Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º NOMEAR o Sr. Yuri Borges Assunção para
exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Secretário Municipal
de Agropecuária, C-1, com os vencimentos e vantagens do cargo, a partir desta
data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
ATO Nº 404/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de
Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º NOMEAR o Sr. Breno Henrique Matias para
exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Secretário Municipal
de Esportes e Lazer, C-1, com os vencimentos e vantagens do cargo, a partir
desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
ATO Nº 405/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de
Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º NOMEAR o Sr. Wanderley Rossi Júnior para
exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Secretário Municipal da
Casa Civil, C-1, com os vencimentos e vantagens do cargo, a partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
ATO Nº 406/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de
Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º NOMEAR o Sr. Raimundo Nonato de Oliveira para
exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Diretor, C-4, junto a
Secretaria Municipal da Casa Civil, com os vencimentos e vantagens do cargo, a
partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
ATO Nº 407/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de
Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º NOMEAR o Sr. José Eustáquio Elias para
exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Diretor, C-4, junto a
Secretaria Municipal da Casa Civil, com os vencimentos e vantagens do cargo, a
partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 25 de novembro de 2019.
Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito de Ouro Preto
ATO Nº 408/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de
Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art.
1º NOMEAR interinamente a Sra. Eva de Fátima Lessa para o exercício da
Função Gratificada Chefe de Setor - FG II, em substituição a Sra. Ludimila
Paula Nascimento, junto a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, em
virtude de licença maternidade da titular,
com os vencimentos e vantagens deste cargo.
Art. 2º Os efeitos deste ato retroagem a 04
de novembro de 2019.
Prefeitura
de Ouro Preto, 26 de novembro de 2019.
Júlio Ernesto de
Grammont Machado de Araújo
Prefeito de Ouro Preto
ATO Nº 409/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de
Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º
NOMEAR interinamente a Sra. Marly Aparecida da Silva para o exercício da
Função Gratificada Chefe de Setor - FG I, em substituição a Sra. Elcione
Ribeiro Silva, junto a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, em virtude de licença maternidade da
titular,
com os vencimentos e vantagens deste cargo.
Art.
2º
Os efeitos deste ato retroagem a 04 de novembro de 2019.
Prefeitura
de Ouro Preto, 26 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
ATO Nº 410/2019
Júlio Ernesto de Grammont Machado de
Araújo, Prefeito
Municipal de Ouro Preto, no exercício do seu cargo e no uso de suas atribuições
legais,
Resolve:
Art. 1º NOMEAR a Sra. Francislaine Pimentel de
Freitas para exercer as funções do cargo de provimento em comissão de Assessora
I, C-7, junto a Secretaria Municipal de Agropecuária, com os vencimentos e
vantagens do cargo, a partir desta data.
Prefeitura
de Ouro Preto, 26 de novembro de 2019.
Júlio
Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
Ouro
Preto, 26 de novembro de 2019 - Publicação Nº 2332
CONVOCAÇÃO – 09ª REUNIÃO
ORDINÁRIA DO ANO DE 2019 – CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL –
CODEMA/OP
Data e hora: 29
de novembro, sexta-feira, às 14 horas.
Local: Casa
dos Conselhos, situada à
Praça Américo Lopes, 91, Pilar.
Pauta:
1)
Expediente:
1.1) Deliberação sobre a ata da 08ª reunião
ordinária do CODEMA/OP do ano de 2019, ocorrida no dia 27 de setembro.
1.2) Informes gerais.
2) Ordem do
dia:
2.1) Análise e deliberação sobre pedidos de emissão
de Declaração de Conformidade.
2.2) Apresentação da empresa Vale S.A. sobre a
construção da estrutura de concreto no ribeirão Mata Porcos.
2.3) Análise e deliberação sobre o Projeto de Lei
Municipal nº 149/2018.
2.4) Outros assuntos.
Antenor
Rodrigues Barbosa Júnior
Presidente
do CODEMA/OP
Ouro
Preto, 26 de novembro de 2019 - Publicação Nº 2332
CONVOCAÇÃO
14ª REUNIÃO
ORDINÁRIA - CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CMAS
DATA; 27 de novembro de 2019 – HORÁRIO: 16hs
LOCAL : Auditório do Gabinete da Prefeitura Municipal
PAUTA:
1.
Conferência de
quorum. Abertura da Reunião. Leitura e
aprovação da ATA da 13ª Reunião Ordinária ;
2.
Prestação de
contas do Exercício de 2018 MDS/SEDESE e
3º trimestre do fundo da Assitência Social.
3.
Situação
dos Benefícios Eventuais;
4.
Relato
sobre a conferência Estadual;
5.
MP
905/2019;
6.
Outros
assuntos.
Atenciosamente,
Aline
Pena Testasicca Silva
Presidente
do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)
Convocação para 7ª Reunião Ordinária da Comissão Municipal de
Educação e Controle da Poluição Sonora do ano de 2019
Data e hora: 28 de novembro de 2019,
quinta-feira, às 14 horas.
Local: Departamento
de Fiscalização – Rua Conselheiro Santana, 14, Pilar.
Pauta da reunião:
1.
Leitura e Deliberação da ata da 6ª reunião ordinária, realizada em
30/08/2019;
2. Apresentação e votação do Parecer do Membro Relator sobre o
Recurso Administrativo do Auto de Infração 030/2018 (República Mata Virgem);
3. Apresentação e votação do Parecer do Membro Relator sobre o
Recurso Administrativo do Auto de Infração 060/2018 (República Quitandinha);
4. Apresentação e votação do Parecer do Membro Relator sobre o
Recurso Administrativo do Auto de Infração 177/2018 (República Os Bartira);
5. Apresentação e votação do Parecer do Membro Relator sobre o
Recurso Administrativo do Auto de Infração 199/2018 (República Canaan);
6. Apresentação e votação do Parecer do Membro Relator sobre o
Recurso Administrativo do Auto de Infração 069/2018 (Sr. Luis Otávio Magalhães
Dias);
7. Apresentação e votação do Parecer do Membro Relator sobre o
Recurso Administrativo do Auto de Infração 070/2018 (República Olympo);
8.
Assuntos diversos.
José Geraldo de Oliveira
Presidente da Comissão
Municipal de Educação e Controle da Poluição Sonora
Ouro
Preto, 26 de novembro de 2019 - Publicação Nº 2332
PARECER TÉCNICO - REVALIDAÇÃO DO REGISTRO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA FESTA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS DO FUNDÃO DO CINTRA
O
processo do registro da Festa de Nossa Senhora dos Remédios teve início com sua
abertura junto ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e
Natural de Ouro Preto - COMPATRI no dia 25 de março de 2008. A partir daí teve
início a sua instrução que finalizou com a apresentação do dossiê e sua
aprovação pelo COMPATRI em 03 de dezembro de 2009.
Já
durante o processo de instrução, o registro mostrou-se importante não só para o
reconhecimento do valor cultural do bem, mas também para a proposição de
políticas públicas e ações de salvaguarda, principalmente no que diz respeito a
sua difusão e valorização. Esses dois pontos já são indicativos da importância
do registro e de vitalidade da manifestação cultural nesses últimos dez anos.
Concomitante a ação da comunidade que continua atuante nas ações de organização
e preparação da celebração.
O
relatório de revalidação apresentado teve como sua fonte principal de
informações os relatórios de acompanhamento e salvaguarda realizados pela
Prefeitura de Ouro Preto ao longo dos últimos dez anos. As informações, dados e
análises presentes nesses relatórios demonstram as variáveis e obstáculos
enfrentados pela comunidade e os organizadores da Festa para a sua realização e
transmissão, bem como propostas desenvolvidas para superar as intemperes, e
todo o potencial e vivacidade desse bem imaterial.
A
Festa é envolvida de vários elementos que demonstram sua expressividade como
bem cultural. As missas, coroações, procissões, bandas, corais, adereços,
levantamento de mastro e a cozinha comunitária são componentes de toda uma
simbologia afetiva para a comunidade. Podemos notar como o momento que permeia
a preparação e realização da Festa ainda continua sendo um importante elemento
da convivência social local, estabelecida através de uma rede que envolve
núcleos familiares que participam na organização da Festa. Ao receber
ex-moradores, parentes e amigos, a Festa de Nossa Senhora dos Remédios transforma-se
em um reencontro, que identifica a localidade e aqueles que têm em Santo
Antônio do Salto e no Fundão do Cintra um de seus espaços de referência.
A Festa confere uma identidade ao
local e marca a memória daquele espaço e de sua gente, como se pôde conferir
através dos relatos e narrativas de moradores, participantes e organizadores.
Esta relação de identificação local x moradores (parentes, ex-moradores etc.) é
o elo entre o bem cultural e as pessoas
para quem esse bem ainda se constitui em referência. O Dossiê do
Registro produzido em 2008/2009 já citava a característica da Festa agregar
moradores e ex-moradores da região. Diante do esvaziamento de domiciliados, a
Festa tornou-se a principal razão da mobilização de pessoas, empenho e devoção
das organizadoras e demais membros da comunidade que tomam para si também a
responsabilidade associada aos costumes de irem para o Fundão na época da
Festa, dando suas parcelas de colaboração, sintetizando uma origem perdida no
tempo e na história de suas famílias e da própria localidade.
Ao
mesmo tempo, a questão do interesse por parte das gerações mais novas na
organização da Festa é um grande desafio para a permanência do bem atualmente.
Diversas questões de comportamento, hábitos e expectativas devem ser consideradas
para se analisar a questão de um ponto de vista externo e mesmo a partir de
falas da comunidade que participa e organiza a Festa.
Deve-se
entender esse processo como normal devido às transformações sociais
desenvolvidas com o tempo. Paralelamente nos instiga a levantar o desafio de
agregar outros valores à realização da Festa além dos aspectos culturais, de
memória e afetivos que ela carrega, ou seja, como fazer contemporaneamente para
que a realização da Festa seja valorizada, e ao mesmo tempo, instigar a
participação da população mais jovem da comunidade e região.
Destarte,
podemos afirmar que a Festa de Nossa Senhora dos Remédios apresentou nesta
última década, pequenas alterações quanto à realização das celebrações. Ao
passo que se percebe a permanência de valores culturais locais associados à
devoção como forma de manter vivo esse patrimônio.
A
revalidação aqui apresentada é uma forma de garantir a continuidade dos meios
de se salvaguardar este bem cultural imaterial, acompanhando suas realizações e
mantendo ele um patrimônio do Município de Ouro Preto. Destarte a revalidação
do registro cumpre a função de auxiliar na difusão do universo cultural e
conhecimento sobre a Festa para toda a comunidade ouro-pretana.
Conclusão:
Por
todo o exposto, dou parecer pela revalidação do registro da Festa de Nossa
Senhora dos Remédios do Fundão do Cintra.
Ouro
Preto, 06 de novembro de 2019.
Wilerson
Oliveira Noronha
Programa
de Valorização e Preservação do Patrimônio Imaterial
Departamento
de Promoção Cultural, Patrimônio Imaterial e Igualdade Racial
DECRETO
Nº 5.535 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2019
Altera a
Estrutura Básica e a Organização Administrativa do Poder Executivo Municipal
previsto na Lei Complementar nº 126/2013 e dá outras providências.
O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de
suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o art. 93, VII, da Lei
Orgânica Municipal,
Considerando o teor da Lei
Complementar 141/2014 e do Art. 39 da Lei Complementar 126/2013 que reserva “ao Chefe do Poder Executivo a prerrogativa
de movimentar, por meio de decreto, os órgãos constantes da estrutura
administrativa de que trata esta lei complementar, visando maior resolutividade
na prestação dos serviços públicos e a racionalização das atividades
administrativas, redefinindo suas atribuições, podendo, ainda, transferir os cargos
de livre nomeação e exoneração, constantes do Anexo I, para outro órgão,
com a alteração da respectiva denominação, desde que essas medidas não
impliquem no aumento de despesas.”
Considerando o
teor do art. 22 da Lei 126/2013 que prevê que “A ação administrativa do Poder Executivo Municipal obedecerá ao
planejamento que vise promover o desenvolvimento físico, econômico, social e
administrativo do Município, segundo estudos, pesquisas, planos, programas e
projetos elaborados pelas áreas competentes.”
Considerando
ainda o art. 24 da Lei 126/2013 que estabelece que “A administração municipal cuidará da racionalização e adequação
sistemática da máquina administrativa aos métodos de trabalho modernos, tendo
em vista a agilização na tomada de decisões e a melhoria na prestação de
serviços à comunidade, com eficácia e eficiência nos serviços.”
DECRETA:
Art. 1º Fica
alterada a estrutura básica e a organização administrativa do Poder Executivo
Municipal nos seguintes termos:
I -
A Superintendência Central de Atos, Chancelaria e Memória, o Departamento de
Comunicação e a Assessoria de Imprensa, pertencentes à Secretaria Municipal de
Casa Civil, passam a fazer parte da estrutura da Secretaria Municipal de
Governo;
II -
A Assessoria de Convênios, pertencente à Secretaria Municipal de Governo, passa
a fazer parte da estrutura da Secretaria Municipal de Casa Civil;
III
- A Supervisão de Habitação, pertencente à Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, passa a fazer parte da estrutura
da Secretaria Municipal de Casa Civil.
Art.
2º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Ouro
Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, 21 de novembro de 2019, trezentos e
oito anos da Instalação da Câmara Municipal e trinta e nove anos do Tombamento.
Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo
Prefeito
de Ouro Preto
Ouro
Preto, 26 de novembro de 2019 - Publicação Nº 2332
EDITAL DE CITAÇÃO Nº 155/2019/DEFIS
Pelo
presente edital, publicado por força do art. 23, § 12 da Lei Complementar
Municipal nº 16/2006, modificada pela Lei Complementar nº 111/2011, fica
NOTIFICADA a UNIVERSIDADE FEDERAL DE
OURO PRETO para, no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data da publicação
deste, efetuar o pagamento da multa imposta através do Auto de Infração nº 156/2019, de 07 de
novembro de 2019, por infração dos arts. 1º, 2º e 24 da Lei Complementar
Municipal nº 16/2006, modificada pela Lei Complementar Municipal nº 111/2011, cometida
no imóvel de sua propriedade localizado à Rua do Pilar, nº 2, Bairro Centro,
Ouro Preto-MG, (República Necrotério)
ou apresentar defesa administrativa a ser protocolada no Departamento de
Fiscalização, localizado à Rua
Conselheiro Santana, 14 – Pilar, sob pena de inscrição em dívida ativa,
conforme arts.195, 196 e 205 inciso VI da Lei Municipal 178/80 (Código de
Posturas Municipal).
Ouro
Preto, 22 de novembro de 2019.
José Geraldo de Oliveira
Diretor do Departamento de
Fiscalização
Secretaria Municipal de Defesa Social
EDITAL DE CITAÇÃO Nº 156/2019/DEFIS
Pelo
presente edital, publicado por força do art. 23, § 12 da Lei Complementar
Municipal nº 16/2006, modificada pela Lei Complementar nº 111/2011, fica
NOTIFICADA a UNIVERSIDADE FEDERAL DE
OURO PRETO para, no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data da
publicação deste, efetuar o pagamento da multa imposta através do Auto de Infração nº 157/2019, de 21 de
novembro de 2019, por infração dos arts. 1º, 2º e 24 da Lei Complementar
Municipal nº 16/2006, modificada pela Lei Complementar Municipal nº 111/2011,
cometida no imóvel de sua propriedade localizado à Rua dos Paulistas, nº 215,
Bairro Antônio Dias, Ouro Preto-MG, (República
Baviera) ou apresentar defesa administrativa a ser protocolada no Departamento
de Fiscalização, localizado à Rua
Conselheiro Santana, 14 – Pilar, sob pena de inscrição em dívida ativa,
conforme arts.195, 196 e 205 inciso VI da Lei Municipal 178/80 (Código de
Posturas Municipal).
Ouro
Preto, 22 de novembro de 2019.
José Geraldo de Oliveira
Diretor do Departamento de
Fiscalização
Secretaria Municipal de Defesa Social
EDITAL DE CITAÇÃO Nº 157/2019/DEFIS
Pelo
presente edital, publicado por força do art. 23, § 12 da Lei Complementar
Municipal nº 16/2006, modificada pela Lei Complementar nº 111/2011, fica
NOTIFICADA a UNIVERSIDADE FEDERAL DE
OURO PRETO para, no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data da
publicação deste, efetuar o pagamento da multa imposta através do Auto de Infração nº 158/2019, de 21 de
novembro de 2019, por infração dos arts. 1º, 2º e 24 da Lei Complementar
Municipal nº 16/2006, modificada pela Lei Complementar Municipal nº 111/2011,
cometida no imóvel de sua propriedade localizado à Rua Xavier da Veiga, nº 164,
Bairro Centro, Ouro Preto-MG, (República
Arca de Noé) ou apresentar defesa administrativa a ser protocolada no
Departamento de Fiscalização,
localizado à Rua Conselheiro Santana, 14 – Pilar, sob pena de inscrição
em dívida ativa, conforme arts.195, 196 e 205 inciso VI da Lei Municipal 178/80
(Código de Posturas Municipal).
Ouro
Preto, 22 de novembro de 2019.
José Geraldo de Oliveira
Diretor do Departamento de
Fiscalização
Secretaria Municipal de Defesa Social
EDITAL DE CITAÇÃO Nº 158/2019/DEFIS
Pelo
presente edital, fica NOTIFICADO o Sr. LUIZ
CARLOS DIAS REZENDE, para, no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data
da publicação deste, cumprir o estabelecido na Notificação de 27 de setembro de
2019: “Prestar esclarecimentos a
respeito de um ‘suposto terreno em seu nome’ à Rua Simão Lacerda, S/N, Bauxita,
Ouro Preto, conforme fotos anexas. Tal terreno está sem cadastro municipal
perante o município e está causando transtornos pelo fato da sujeira, mato
alto, restos de construções/ tábuas espalhadas por todo ele, gerando situação
risco à saúde e integridade pública ao entorno. Os esclarecimentos podem ser
realizados presencialmente em nosso Departamento de Fiscalização, Rua
Conselheiro Santana, 14, Pilar, Ouro Preto, e/ou através de e-mail no endereço
eletrônico fiscalização@ouropreto.mg.gov.br. Deverão ser apresentados,
em ambos os casos, os documentos que comprovem quaisquer alegações”, ou
no mesmo prazo apresentar defesa a ser protocolizada no Departamento de
Fiscalização, localizado à Rua Conselheiro Santana, 14, Pilar – Ouro Preto –
MG, sob pena de multas e outras penalidades previstas no art. 166 da Lei
Municipal 178/80 (Código de Posturas Municipal), concomitante com o art. 159 da
Lei Complementar Municipal 93/2011, sem prejuízo de outras sanções previstas em
Lei.
Ouro
Preto, 22 de novembro de 2019.
José Geraldo de Oliveira
Diretor do Departamento de
Fiscalização
Secretaria
Municipal de Defesa Social
EDITAL DE CITAÇÃO Nº 159/2019/DEFIS
Pelo
presente edital, fica NOTIFICADO o Sr. ANÉSIO
DA SILVA, para, no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data da
publicação deste, cumprir o estabelecido na Notificação de 27 de setembro de
2019: “Realizar a limpeza do seu lote no endereço acima mencionado, bem como
mantê-lo sempre limpo. Procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a fim
de expedir autorizações para podas e cortes de árvores, caso seja necessário.”
na propriedade localizada à Rua Simão Lacerda, s/nº – Bauxita – Ouro Preto –
MG, ou no mesmo prazo apresentar defesa a ser protocolizada no Departamento de
Fiscalização, localizado à Rua Conselheiro Santana, 14, Pilar – Ouro Preto –
MG, sob pena de multas e outras penalidades previstas no art. 166 da Lei
Municipal 178/80 (Código de Posturas Municipal), concomitante com o art. 159 da
Lei Complementar Municipal 93/2011, sem prejuízo de outras sanções previstas em
Lei.
José Geraldo de Oliveira
Diretor do Departamento de
Fiscalização
Secretaria
Municipal de Defesa Social
Ouro
Preto, 26 de novembro de 2019 - Publicação Nº 2332
EXTRATO
DE CONTRATOS – 5ª SEMANA DE NOVEMBRO – DEPARTAMENTO DE ATOS E CONTRATOS – DACAD.
COMERCIAL TXV COMERCIO E SERVIÇO EIRELI.
Dispensa 120/2019.Objeto: Aquisição de materiais do tipo permanente
(eletrodomésticos, mobiliários) e matérias de consumo (casa e construção), para
atendimento das instituições de acolhimento Casa Lar e Abrigo dos Adolescentes.
Vigência: 12 meses. Vencimento: 14/11/2020 Valor: R$ 2.300,00. DO: 02.012.004
08.243.0122 2250 – 44905200 – Ficha: 716 FR: 256.
ALMEIDA & LAGE MOVEIS LTDA. Dispensa
120/2019. Objeto: Aquisição de
materiais do tipo permanente (eletrodomésticos, mobiliários) e matérias de
consumo (casa e construção), para atendimento das instituições de acolhimento
Casa Lar e Abrigo dos Adolescentes. Vigência: 12 meses. Vencimento: 14/11/2020.
Valor: R$ 8.400,00. DO: 02.012.004 08.243.0122
2250 – 44905200 – Ficha: 716 FR: 256.
MAURILIO JOSE DE MATOS. Dispensa 120/2019.
Objeto: Aquisição de materiais do tipo permanente
(eletrodomésticos, mobiliários) e matérias de consumo (casa e construção), para
atendimento das instituições de acolhimento Casa Lar e Abrigo dos Adolescentes.
Vigência: 12 meses. Vencimento: 14/11/2020. Valor: R$ 900,00. DO: 02.012.004
08.243.0122 2250 – 33.90.30.00 – Ficha: 713 FR: 256.
ALEXANDRE AUGUSTO VIANTE.
Pregão Eletrônico 20/2019. Objeto: 2º aditivo do prazo. Vigência: 01 mês.
Vencimento: 24/11/2019.
Extrato de licitações:
PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO torna
público o processo de Dispensa de Licitação nº. 120/2019, Artigo 24, inciso II,
que tem por objeto aquisição de materiais do tipo permanente (eletrodomésticos,
mobiliários) para atendimento da instituição de acolhimento Casa Lar, tendo
como favorecidas as empresas: Almeida e Lage Moveis Ltda, com valor global de
R$ 8.400,00; Comercial TXV Comercio e Serviços – EIRELI, com valor global de
R$2.300,00, e Maurílio José de Matos - ME, com valor global de R$ 900,00.
Superintendência de Compras e Licitações.
Ouro
Preto, 26 de novembro de 2019 - Publicação Nº 2332
PORTARIA N°35 /2019 – SMS/PMOP
Nomeia os membros para o julgamento do Processo Administrativo
002/2019 da Vigilância Sanitária em 2ª instância, em desfavor do
estabelecimento inscrito no CNPJ 31603874/0001-67
A Secretária Municipal de Saúde de Ouro Preto, no uso de
suas atribuições legais, e considerando a Lei Estadual 13.317, de 24 de
setembro de 1999, que institui o Código de Saúde do Estado de Minas Gerais;
Considerando o recurso interposto da Decisão da 1ª
instância do processo administrativo pelo
estabelecimento CENTRO DE REABILITAÇÃO VIDA NOVA - ME
(Centro Terapêutico Vida Nova) Inscrito no CNPJ: 31603874000167, localizado à
Rua Vinte e Um de Abril, nº 121 – Sítio Dente de Ouro - Santo Antônio do Leite
- Ouro Preto/MG,
RESOLVE:
Art.
1°
- NOMEAR os servidores municipais: Joana D´Arc Aparecida de Oliveira –
Mat. 107.840, Alessandra Gomes Machado – Mat. 885, Luciano Nascimento
de Jesus – Mat. 43.706, Lucimar dos Anjos - Mat. 890 e o membro do
Conselho Municipal de Saúde Sr Hílton Temóteo Rodrigues, para
exercerem a atribuição julgadora da 2ª Instância Administrativa dos recursos
interpostos contra a decisão da Vigilância Sanitária do Município de Ouro
Preto, no qual terão um prazo de 10 (dez) dias para apresentarem a decisão de
2ª instância.
Esta portaria entra em vigor a partir da data de sua
publicação.
Ouro Preto, 22 de novembro de 2019.
Eliane
Cristina Damasceno Coleta
Secretária
Municipal de Saúde
Ouro
Preto, 26 de novembro de 2019 - Publicação Nº 2332
PORTARIA Nº. 036/2019 –
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SMS
Dispõe sobre a constituição de Comissão Eleitoral para coordenar o
processo de eleição dos Trabalhadores do SUS e dos Usuários, para compor
o Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto (CMS/OP).
A
Secretária Municipal de Saúde, no uso de suas atribuições legais, em especial o
que lhe confere o art. 97 da Lei Orgânica Municipal,
RESOLVE:
Art. 1º
– Constituir a Comissão Eleitoral com a finalidade de coordenar o
processo de eleição dosTrabalhadores do SUS e dos Usuários para
compor o Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto (CMS/OP) para o próximo
mandato, conforme a legislação vigente, em especial as Leis
Municipais Nº 05/1991, Nº 28/1997, Nº 18/1998, Nº 120/2003 e Nº 586/2010, além
dos Editais que serão publicados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS),
definindo os critérios de participação no processo eleitoral.
Art. 2º -
Para compor a referida Comissão, ficam nomeados os seguintes servidores:
I. Ricardo
Marins Fortes
II. Alessandra
Gomes Machado
III. Márcia Elisa Ferreira
Parágrafo
único O membro descrito no inciso I deste artigo será o presidente
da Comissão Eleitoral.
Art.
3º A Comissão Eleitoral contará com o apoio e assessoria da Casa dos
Conselhos.
Art.
4º A Comissão Eleitoral ficará responsável pelos seguintes
encaminhamentos:
I. Contribuir
com a elaboração dos Editais que disciplinarão o processo de eleição;
II. Divulgar
os Editais após publicação no Diário Oficial do Município;
III. Receber
e conferir a documentação dos inscritos para participar do processo eleitoral;
IV. Deferir
ou indeferir a participação dos inscritos, conforme o que for estabelecido nos
Editais;
V. Acolher
e responder aos recursos nos prazos previstos nos Editais;
VI. Organizar
o que for necessário para a realização da Conferência Municipal para a eleição
dos inscritos aptos a dela participar;
VII. Coordenar
os trabalhos na Conferência Municipal, que será convocada pela SMS, objetivando
a eleição dos representantes que irão compor o CMS;
VIII. Lavrar e
aprovar a ata da Conferência Municipal, constando os nomes dos eleitos dentre
os Trabalhadores do SUS e das entidades representativas dos usuários, colhendo
as assinaturas dos presentes;
IX. Receber,
após a eleição, os ofícios das entidades com os nomes dos seus representantes,
titulares e suplentes, que comporão o CMS;
X. Tomar
todas as providências não previstas nos incisos anteriores, visando a eleição
dos membros para o próximo mandato do CMS;
XI. Definir
sobre as situações não previstas nos Editais.
Art. 5º Esta
portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Ouro
Preto, 22 de Novembro de 2019
Eliane Cristina Damasceno Coleta
Secretária Municipal de Saúde
Ouro
Preto, 26 de novembro de 2019 - Publicação Nº 2332
RESOLUÇÃO COMPATRI Nº03/2019
Dispõe sobre a aprovação da
Revalidação do Registro da Festa de Nossa Senhora dos Remédios do Fundão do
Cintra como Bem Cultural Imaterial do Município
O Vice-Presidente do Conselho Municipal de
Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (COMPATRI), do Município de Ouro
Preto, no uso de suas atribuições e conforme deliberado na Centésima Octogésima
Sétima Reunião Ordinária do COMPATRI, realizada no dia 06 de novembro de 2019;
Considerando o Parecer Técnico apresentado
pela Secretaria de Cultura e Patrimônio a este Conselho sobre a Revalidação do
Registro da Festa de Nossa Senhora dos Remédios do Fundão do Cintra como Bem
Cultural Imaterial do Município;
Considerando os 10 anos da inscrição da Festa
de Nossa Senhora dos Remédios do Fundão do Cintra no livro de Registro de
Saberes e Celebrações;
RESOLVE:
Art. 1° - Aprovar a Revalidação do Registro
da Festa de Nossa Senhora dos Remédios do Fundão do Cintra como Bem Cultural
Imaterial do Município de Ouro Preto;
Art. 2º - A Revalidação será averbada à
margem da inscrição do bem, no livro de Registro de Saberes e Celebrações.
Ouro Preto, 06 de novembro de 2019.
Carlos Magno de Souza Paiva
Vice-Presidente do COMPATRI