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Atas


Ouro Preto, 12 de setembro de 2017 – Publicação  Nº 1811

  

ATA DA 27ª SESSÃO DE JULGAMENTO DO CONSELHO DE CONTRIBUINTES DA PRIMEIRA TURMA JULGADORA DA COMISSÃO DE PRIMEIRA INSTÂNCIA

  

Aos 05 de setembro de 2017, na Rua Diogo de Vasconcelos, nº. 30, na Gerência da Receita Municipal, presentes os membros da Primeira Turma Julgadora da Comissão de Primeira Instância do Conselho de Contribuintes a Sra. Maria Geralda de Freitas, Presidente desta Comissão e as vogais Sra. Gelma Moreira Fonseca e Sra. Fabiana Milagres de Araújo Santana iniciaram os trabalhos com a apresentação dos votos: A vogal relatora Sra. Fabiana Milagres de Araújo Santana apresentou: 1) PTA 091/2017 - Decisão nº. 086/2017 – SEBASTIÃO EUSTÁQUIO DA SILVA MARTINS - ME, referente ao pedido de baixa retroativa a 2016, foi julgado procedente. 2) PTA 092/2017 - Decisão nº. 087/2017 – BRUNO LUIZ SIQUEIRA, referente ao pedido de baixa retroativa, foi julgado improcedente.  3) PTA 093/2017 – Decisão nº. 088/2017 – NILTON JOSÉ PERPÉTUO, referente ao pedido de baixa retroativa, foi julgado improcedente. Após, a Sra. Gelma Moreira Fonseca, apresentou: 1) PTA 090/2017 – Decisão nº. 085/2017 – COOPERATIVA CENTRAL DOS PRODUTORES DE CACHAÇA DE ALAMBIQUE DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES - COOPCOP, referente ao pedido de baixa retroativa, foi julgado parcialmente procedente. Não havendo nada mais a tratar, eu, Fabiana Milagres de Araújo Santana, nomeada secretária ad hoc, lavrei a presente Ata. Ouro Preto, 05 de setembro de 2017. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

  

Maria Geralda de Freitas

Presidente

 

Gelma Moreira Fonseca

Vogal

 

Fabiana Milagres de Araújo Santana

Vogal

 

 

Ouro Preto, 12 de setembro de 2017 – Publicação  Nº 1811

  

ATA DA 28ª SESSÃO DE JULGAMENTO DO CONSELHO DE CONTRIBUINTES DA PRIMEIRA TURMA JULGADORA DA COMISSÃO DE PRIMEIRA INSTÂNCIA

  

Aos 06 de setembro de 2017, na Rua Diogo de Vasconcelos, nº. 30, na Gerência da Receita Municipal, presentes os membros da Primeira Turma Julgadora da Comissão de Primeira Instância do Conselho de Contribuintes a Sra. Maria Geralda de Freitas, Presidente desta Comissão e as vogais Sra. Gelma Moreira Fonseca e Sra. Fabiana Milagres de Araújo Santana iniciaram os trabalhos com a entrega para a vogal relatora Sra. Gelma Moreira Fonseca do Ofício nº. 1264/2017/PJM acerca da decisão que concede a Tutela antecipada nos autos do processo nº. 0461.15006581-6 da empresa RIO DOCE MANGANÊS S.A., para que fiquem suspensos os PTA´s nº. 052/2014; nº. 038/2017, nº. 104/2017. Após, passou para apresentação dos votos: A vogal relatora Sra. Fabiana Milagres de Araújo Santana apresentou: 1) PTA 094/2017 - Decisão nº. 089/2017 – CLAUDINEY ROBERTO MAPA, referente ao pedido de baixa retroativa com exclusão de lançamento, foi julgado procedente. 2) PTA 095/2017 - Decisão nº. 090/2017 – NERIVAL APARECIDO DA SILVA, referente ao pedido de baixa retroativa, foi julgado improcedente.  3) PTA 096/2017 – Decisão nº. 091/2017 – REGIONAL IMOBILIÁRIA LTDA-ME, referente ao pedido de baixa retroativa, foi julgado procedente. 4) PTA 097/2017 – Decisão nº. 092/2017 – RAIMUNDO NONATO MIRANDA, referente ao pedido de baixa retroativa, foi julgado improcedente. Após, a Sra. Gelma Moreira Fonseca, apresentou: 1) PTA 088/2017 – Decisão nº. 083/2017 – DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT, referente ao pedido de suspensão da cobrança da TCR, foi julgado improcedente. Não havendo nada mais a tratar, eu, Fabiana Milagres de Araújo Santana, nomeada secretária ad hoc, lavrei a presente Ata. Ouro Preto, 06 de setembro de 2017. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

  

Maria Geralda de Freitas

Presidente

 

Gelma Moreira Fonseca

Vogal

  

Fabiana Milagres de Araújo Santana

Vogal

 

 

Ouro Preto, 12 de setembro de 2017 – Publicação  Nº 1811

  

ATA DA 29ª SESSÃO DE JULGAMENTO DO CONSELHO DE CONTRIBUINTES DA PRIMEIRA TURMA JULGADORA DA COMISSÃO DE PRIMEIRA INSTÂNCIA

  

Aos 11 de setembro de 2017, na Rua Diogo de Vasconcelos, nº. 30, na Gerência da Receita Municipal, presentes os membros da Primeira Turma Julgadora da Comissão de Primeira Instância do Conselho de Contribuintes a Sra. Maria Geralda de Freitas, Presidente desta Comissão e as vogais Sra. Gelma Moreira Fonseca e Sra. Fabiana Milagres de Araújo Santana iniciaram os trabalhos com a apresentação dos votos: A vogal relatora Sra. Fabiana Milagres de Araújo Santana apresentou: 1) PTA nº. 098/2017 - Decisão nº. 093/2017 – GRÁFICA OURO PRETO LTDA - ME, referente ao pedido de baixa retroativa, foi julgado procedente.  2) PTA 099/2017 - Decisão nº. 094/2017 – W e W PEÇAS E ACESSÓRIOS EIRELI – ME, referente ao pedido de paralisação retroativa, foi julgado parcialmente procedente.  3) PTA nº. 100/2017 – Decisão nº. 095/2017 – RODRIGO OTÁVIO DE MARCO MENICONI, referente ao pedido de exclusão da Taxa de Fiscalização e Funcionamento para o exercício de 2017, foi julgado procedente. 4) PTA nº. 101/2017 – Decisão nº. 096/2017 – PAVOTEC PAVIMENTAÇÃO E TERRAPLENAGEM LTDA, referente à impugnação à cobrança da TFF 2011/2012/2013/2014 e 2015, foi julgado improcedente. 5) PTA nº. 077/2017 - Decisão nº. 072/2017 – ALEXSANDER FERNANDES AMARO, referente ao pedido de baixa retroativa, foi julgado improcedente. 6) PTA 078/2017 – Decisão nº. 073/2017 – JOSÉ RAFAEL RIBEIRO, referente ao pedido de baixa retroativa, foi julgado improcedente. 7) PTA 087/2017 - Decisão nº. 082/2017 – CAMILA QUEIROZ RODRIGUES, referente ao pedido de cancelamento do ISSQN Autônomo para o ano de 2017 e Baixa da inscrição, foi julgado improcedente. Após, a Sra. Gelma Moreira Fonseca, apresentou: 1) PTA 0102/2017 – Decisão nº. 097/2017 – MARCOS ROBERTO DE PAULA, referente ao pedido de revisão de valor venal, retornou para saneamento. Não havendo nada mais a tratar, eu, Fabiana Milagres de Araújo Santana, nomeada secretária ad hoc, lavrei a presente Ata. Ouro Preto, 11 de setembro de 2017. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

  

Maria Geralda de Freitas

Presidente

 

Gelma Moreira Fonseca

Vogal

 

Fabiana Milagres de Araújo Santana

Vogal

 

 Ouro Preto, 12 de setembro de 2017 – Publicação  Nº 1811


ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE Nº 001/2017 DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

 

Ata da Reunião Extraordinária de número 001/2017 do Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto, realizada em 17 (dezessete) de maio de 2017 (dois mil e dezessete), iniciada às 17h00min, na Casa de Gonzaga, na Rua Cláudio Manoel, 61, Centro, Ouro Preto. Conforme convocação e pauta enviada aos conselheiros: Apreciação do Regimento da Plenária Municipal de Saúde. Participaram da reunião os Conselheiros: Geraldo Evangelista Mendes, Antônio de Lima Rolim, Maria Beatriz Milagres Alfenas, Luiz Fernando Medeiros, José de Nazareth Barros Cotta. Justificaram sua ausência: Adriana Santos, Flávia Monteiro Ferreira, Mauro Luiz Fonseca e Flávia Cotta Oliveira Perdigão. Ao iniciar os trabalhos, foi constatado em primeira e segunda chamadas ausência de quorum, dando como encerrada a reunião após a segunda chamada. Nada mais tendo a relatar, eu, Sheila da Conceição Mendes (Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde), lavrei a presente ata que será assinada por mim, Secretária Executiva, e pela mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde

 

 

 

 

Ouro Preto, 12 de setembro de 2017 – Publicação  Nº 1811

 

 ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE Nº 002/2017 DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

  

Ata da Reunião Extraordinária de número 002/2017 do Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto, realizada em 22 (vinte e dois) de maio de 2017 (dois mil e dezessete), iniciada às 17h00min, na Casa de Gonzaga, na Rua Cláudio Manoel, 61, Centro, Ouro Preto. Conforme convocação e pauta enviada aos conselheiros: Discussão sobre as Conferências Municipais de Saúde da Mulher e Vigilância em Saúde. Participaram da reunião os Conselheiros: Geraldo Evangelista Mendes, Agostinho Maria Ferreira, Antônio de Lima Rolim, Maria Beatriz Milagres Alfenas, José de Nazareth Barros Cotta, Expedito Rodrigues, Lenes Gomes Machado, João Avelino Pereira, Francislaine Pimentel de Freitas, Mauro Luiz Fonseca, Maria Regina A. S. Ribeiro, Elaine Cristina Coleta. Justificaram sua ausência: Adriana Santos, Flávia Cotta Oliveira Perdigão e Flávia Monteiro Ferreira. A Secretária Adjunta de Saúde, Elaine Cristina, explicou as alterações que ocorreram no regimento interno da Conferência de Saúde da Mulher. O Conselheiro Mauro Fonseca informou que no dia 03/06/17, das 08h00min às 17h00min, será realizada somente a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher e explicou que a Conferência de Vigilância em Saúde será realizada até o mês de julho; foi colocada em deliberação a separação das Conferências e aprovada por unanimidade; continuando, apresentou as alterações na redação do regimento e a introdução da convocação para a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher na mesma resolução (003/2017). Colocada em votação a resolução 003/2017 (em anexo), após as alterações deliberadas nesta reunião, esta foi aprovada por unanimidade. Seguindo, foi colocada em votação a suspensão da Reunião Ordinária agendada para o dia 24/05/17, que foi aprovada por unanimidade. Nada mais tendo a relatar, eu, Sheila da Conceição Mendes (Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde), lavrei a presente ata que, depois de submetida à apreciação do Plenário e aprovada no dia 06 (seis) de junho de 2017 (dois mil e dezessete), será assinada por mim, Secretária Executiva, e pela mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde.

 

 

 

Ouro Preto, 12 de setembro de 2017 – Publicação  Nº 1811

  

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE Nº  501 DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE


Ata da Reunião Ordinária de número 501 (quinhentos e um) do Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto, realizada em 07 (sete) de junho de 2017 (dois mil e dezessete), iniciada as 17h00min, na Praça Tiradentes – 41 – Centro – Ouro Preto/MG (Câmara Municipal de Ouro Preto). Conforme convocação e pauta enviada aos conselheiros: 1) Aprovação de ata; 2) Discussão sobre as metas alcançadas pelo município de Ouro Preto no Centro Estadual de Atenção Especializada – CEAE – Itabirito, no ano de 2016; 3) Discussão sobre a sala de Estabilização de Cachoeira do Campo; 4) Apresentação do relatório da Conferência da Saúde da Mulher; 5) Apreciação e aprovação das minutas das resoluções de convocação e do Regimento da 1ª Conferência de Vigilância em Saúde; 6) Comunicados da Secretaria; 7) Informes. Participaram da reunião os Conselheiros membros titulares: Geraldo Evangelista Mendes, Francislaine Pimentel de Freitas, Laércio de Jesus Alves, José de Nazareth Barros Cotta, Flávia Monteiro Ferreira, Mauro Luiz Fonseca, Gizela Araújo Diógenes Baeta, Sandro Freitas do Amaral, Maria Regina A. S. Ribeiro, Mathaeus Levy Alves Pontelo. Os Conselheiros membros suplentes: Maria Beatriz Milagres Alfenas, Luiz Carlos Teixeira e Clara Helaine Assis. Justificaram sua ausência: Flávia Cotta Oliveira Perdigão, Antônio de Lima Rolim, Neudes Mendes Vieira. Não justificaram sua ausência: Ana Maria Neves Loredo, João Avelino Pereira, Agostinho Maria Ferreira, Wanderly Auxiliadora Ferreira, Luiz Fernando Medeiros Teixeira, Lenes Gomes Machado. A reunião foi iniciada com a aprovação, sem ressalvas, da ata de número 500, com abstenções dos Conselheiros Sandro do Amaral e Gizela Araújo. Seguindo, a ata da reunião extraordinária 002/2017 foi aprovada, sem ressalvas, com abstenções dos Conselheiros Laércio Alves, Flávia Monteiro, Gizela Araújo e Sandro do Amaral. O Conselheiro Mauro Fonseca introduziu o item de pauta da discussão sobre as metas alcançadas pelo município de Ouro Preto no Centro Estadual de Atenção Especializada – CEAE – Itabirito, no ano de 2016; comunicou que acompanhado do conselheiro Geraldo Evangelista em visita ao CEAE de Itabirito foram informados, pela coordenadora do centro, sobre os procedimentos e serviços pactuados anualmente na microrregião (Ouro Preto, Mariana e Itabirito) para serem desenvolvidos pelo CEAE, porém, há anos, os municípios de Ouro Preto e Mariana não vêm cumprindo as metas pactuadas, gerando problemas na gestão e corte de recurso para o CEAE; apresentou os números dos procedimentos e serviços realizados no ano de 2016, para Ouro Preto, explicando que o município deixou de utilizar um serviço de qualidade e custeado pelo Estado; informou que o Estado de MG se reuniu com os municípios da microrregião para definirem nova pactuação, e caso os serviços oferecidos não tenham suas metas de pactuação atingidas, serão disponibilizados para outros municípios da região; explicou que os serviços menos utilizados são os serviços de saúde infantil e de referência para hipertensos e diabéticos; frisou que neste momento de crise um serviço de qualidade e que a população tanto necessita está sendo subutilizado, e isso é inaceitável. O Conselheiro Geraldo Evangelista lembrou, também, da ocorrência de problemas ligados ao transporte e agendamentos de consultas para o CEAE Itabirito, de responsabilidade do TFD. A Conselheira Flávia Monteiro sugeriu que seja feita uma solicitação à Secretaria de Saúde para esta explique os motivos da subutilização do serviço, para depois rediscutir o assunto. O Conselheiro Laércio de Jesus sugeriu que, após esclarecimentos da gestão, seja formalizado um documento de manifestação enviado ao Estado de MG. Foi deliberado o prazo de 15 dias para resposta da Secretaria de Saúde sobre o tema. A conselheira Gizela Araújo, que também trabalha na Unidade de Saúde de Cachoeira do Campo, introduziu o item de discussão sobre a sala de Estabilização de Cachoeira do Campo; informou que o momento atual é conturbado, visto que chegou ao conhecimento da comunidade e dos funcionários a mudança na forma de atendimento da unidade e na estrutura do prédio, sem apresentação de projeto; segundo ela, após reunião com o Prefeito e Secretária de Saúde, a população recebeu a informação de que os PSFs serão todos alocados no prédio que atualmente é conhecido como UPA, gerando uma enorme insatisfação e discórdia na comunidade; continuou dizendo que a obra está ocorrendo a todo vapor, todos os dias, inclusive durante o atendimento, porém existe uma falta de esclarecimento, dando margem aos boatos, dúvidas, receios e insatisfações; a conselheira fez vários questionamentos (em anexo) de interesse da comunidade e dos profissionais que prestam serviço no distrito. O Conselheiro Sandro fez uma breve reapresentação das condições precárias observadas pela Comissão de Fiscalização do Conselho em visitas às unidades de saúde do município, já apontadas em reuniões anteriores, lembrando dos problemas tanto das unidades da sede quanto dos distritos. O Conselheiro Laércio se mostrou satisfeito com as discussões e a maneira como a questão está sendo colocada; salientou que primeiramente a comunidade deveria ter sido comunicada, além da necessidade de apresentação do projeto; questionou a maneira como a gestão levará esta informação para a comunidade. Leandro Leonardo, Superintendente de Redes da SMS, admitiu que o que gerou este impasse com a comunidade foi a falta de comunicação; disse que as informações ainda estão sendo concretizadas, que a quarta equipe de PSF no distrito é necessária, fazendo com que cada equipe acolha um número adequado da população; segundo ele, o que causou maior desconforto foi a obra já ter sido iniciada, porém já existe um projeto que será apresentado à comunidade e que responderá os questionamentos trazidos pela Conselheira Gizela; propôs que a Comissão de Fiscalização do CMS se reúna com ele e o prefeito para uma apresentação explicando adequadamente a situação. O conselheiro Mathaeus reforçou que houve falha na comunicação com o conselho e com a população de Ouro Preto, porém, existe um projeto com intenções reais de melhoria para o distrito. O Conselheiro Laércio disse que se a comunidade está insatisfeita e que o trabalho, desta forma, fica comprometido. O Conselheiro Mauro Fonseca expôs que o conselho não consegue analisar um foto que não seja objetivo, ou seja, não existe formalmente qualquer projeto sobre a organização da rede de saúde do Distrito de Cachoeira, e que legalmente qualquer projeto que altera a organização e estrutura dos serviços de saúde do município devem passar pelo Conselho, antes de qualquer execução; por isso, solicitou que o projeto seja apresentado o mais rápido possível aos conselheiros e que nenhuma alteração seja implantada antes da deliberação do Pleno; lembrou que todas as ações para o ano de 2017 deveriam estar detalhadas na Programação Anual de Saúde, porém, a Secretaria Municipal de Saúde não apresentou, até o momento, este documento ao Conselho. O Conselheiro Luiz Carlos solicitou que seja enviada à Comissão de Fiscalização a documentação referente ao projeto antes de qualquer outra discussão sobre o assunto, para que seja estudado com antecedência e avaliadas as modificações necessárias. Sobre o Relatório da 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher, o Conselheiro Mauro Fonseca informou que não foi enviado com antecedência aos conselheiros, como exige o regimento, sendo, desta forma, retirando o item da pauta. O Conselheiro Geraldo Evangelista lembrou que o relatório final deve ser elaborado em conjunto com a comissão escolhida para a organização da Conferência. Sobre o item de pauta da apreciação e aprovação das minutas das resoluções de Convocação e do Regimento da 1ª Conferência de Vigilância em Saúde, foram deliberadas correções nos documentos. Foi sugerido pela Conselheira Flávia Monteiro, sobre a resolução da Convocação da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde (Resolução 004/2017), um texto mais objetivo, que trate apenas da convocação, deixando os detalhes para o regimento. A sugestão foi aprovada por unanimidade. Sobre o Regimento, o Conselheiro Geraldo Evangelista sugeriu introduzir a participação dos conselheiros como membros natos. O Conselheiro Mauro Fonseca questionou sobre o número de delegados, se os conselheiros estão incluídos dentro dos 40 delegados previstos no documento, ou se serão 40 mais os conselheiros. O Conselheiro Luiz Carlos propôs que o regimento seja aprovado com a ressalva de que seja esclarecida esta questão. O Regimento da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde (Resolução 005/2017) foi aprovado com a referida ressalva. Na sequência, foi escolhida a comissão do conselho que acompanhará a organização da conferência: José de Nazareth e Geraldo Evangelista (representando os usuários), Eliane Cristina (representando a gestão) e Sandro Freitas (representando os trabalhadores). O Conselheiro Geraldo Evangelista informou que a gestão sugeriu a introdução de item de pauta sobre a construção da UPA/24horas no município; após discussões, foi deliberado que este item deverá ser apresentado em uma Reunião Extraordinária. Nos informes, o Conselheiro Mauro Fonseca falou a respeito do Relatório Anual de Gestão de 2016, encaminhado à Comissão de Fiscalização, explicou que o mesmo está sendo devolvido à gestão para que seja corrigido, deverão ser observadas as recomendações apresentadas como, também, todas as ressalvas deliberadas na aprovação do Relatório de Gestão de 2015. Eliane Cristina (secretária adjunta de saúde) se manifestou dizendo que existe uma dificuldade em consolidar essas informações, e que as falhas são devido ao processo de transição, se comprometeu a assumir a frente da reformulação do documento e fazer os ajustes necessários, porém não existe garantia de entrega de um relatório perfeito, já que a secretaria passa por um processo de reorganização; finalizou dizendo que já vem fazendo esta análise para um novo planejamento, conta com o auxílio do conselho para esta reformulação. O Conselheiro Laércio disse que o conselho está disposto a contribuir para a evolução deste relatório. O Conselheiro Geraldo Evangelista lembrou que caso o relatório não se apresente da forma solicitada o conselho pode reprová-lo, como feito anteriormente. O Conselheiro Luiz Carlos lembrou que a Programação Anual de Saúde ainda não foi apresentada, e que ela é de extrema importância para a análise do Relatório Anual de Gestão. Outro informe, o Conselheiro José de Nazareth convidou o pleno para participar da reunião da CAU de Antônio Pereira, lembrou que existe a preocupação a respeito dos casos de leishmaniose ocorridos no local, segundo ele, um representante da Vigilância em Saúde do município responderá às dúvidas dos participantes na próxima segunda, 12/06, às 14h00min. Nada mais tendo a relatar, eu, Sheila da Conceição Mendes (Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde), lavrei a presente ata que, depois de submetida à apreciação do Plenário e aprovada no dia 19 (dezenove) de julho de 2017 (dois mil e dezessete), será assinada por mim, Secretária Executiva, e pela mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde.

 

 

Ouro Preto, 12 de setembro de 2017 – Publicação  Nº 1811

  

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE Nº 498 DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

  

Ata da Reunião Ordinária de número 498 (quatrocentos e noventa e oito) do Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto, realizada em 05 (cinco) de abril de 2017 (dois mil e dezessete), iniciada às 17h00min, na Rua Cláudio Manoel – 61 – Centro – Ouro Preto/MG (Casa de Gonzaga). Conforme a convocação e a pauta enviada aos conselheiros: 1) Aprovação de ata; 2) Aprovação dos índices pactuados no SISPACTO e apreciação da recomendação 03/2017 da Comissão Geral de Fiscalização; 3) Apreciação da recomendação 01/2017 da Comissão Especial de Eleições; 4) Ciência sobre a situação epidemiológica e medidas de controle adotadas para a leishmaniose visceral humana no município; 5) Comunicados da secretaria; 6) Informes. Participaram da reunião os Conselheiros membros titulares: Agostinho Maria Ferreira, Ana Maria Neves Loredo, Geraldo Evangelista Mendes, Antônio de Lima Rolim, Laércio de Jesus Alves, Francislaine Pimentel de Freitas, José de Nazareth Barros Cotta, Flávia Monteiro Ferreira, Mauro Luiz Fonseca, Sandro Freitas do Amaral, Matheus Levy Alves Pontelo. Os Conselheiros membros suplentes: Tuian Santiago Cerqueira, Maria Beatriz Milagres Alfenas, Clara Helaine de Assis Moreira. Justificaram sua ausência: Flávia Cotta Oliveira Perdigão, Maria Regina A. S. Ribeiro, Neudes Mendes Vieira. Não justificaram sua ausência: João Avelino Pereira, Lenes Gomes Machado, Wanderly Auxiliadora Ferreira, Gizela Araújo Diógenes Baeta, Luiz Fernando Medeiros Teixeira. Após aprovação da inversão do item 04 da pauta, como primeiro a ser discutido, a reunião teve início com a apresentação, pelos profissionais da Vigilância em Saúde do Município, sobre a situação epidemiológica e medidas de controle adotadas para a leishmaniose visceral humana no município; o conselheiro José de Nazareth comunicou que não foi avisado sobre a reunião onde seria esclarecido o caso de leishmaniose visceral humana em Antônio Pereira, lembrou que como conselheiro da região a Secretaria de Saúde deveria tê-lo comunicado em tempo hábil para que se inteirasse melhor sobre a questão; Ricardo Martins Fortes (Diretor de Vigilância em Saúde) reconheceu que o conselheiro deveria ter sido avisado, justificando a forma imediata como a notificação do caso ocorreu e de como as providências foram tomadas, explicou que a partir do momento em que se deu a confirmação do caso em Antônio Pereira, um trabalho intenso foi iniciado na região; explicou que deverá ser feito um censo canino para controle populacional de cães, verificando o número de animais e o interesse das pessoas em castrar os cães; informou que tudo vem sendo documentado através de inquéritos e das atas das reuniões; Nathália Caroline Soares (Médica Veterinária) explicou que os agentes de endemias estão participando de treinamentos, em breve eles iniciarão as coletas de sangue dos animais em todas as casas de Antônio Pereira, são aproximadamente 400 cães; explicou que o censo será importante não só para a pesquisa da leishmaniose como também para ações epidemiológicas contra raiva; explicou que o resultado dos testes sai em 15 dias, após enviarem para a FUNED que é a referência do município; Ricardo prosseguiu dizendo que em janeiro foram solicitados 400 kits para diagnóstico da leishmaniose visceral canina, após caso de leishmaniose tegumentar no distrito de Cachoeira do Campo, porém o estado não liberou o material alegando que o caso era de leishmaniose tegumentar; após constatarem um caso de leishmaniose visceral humana em Antônio Pereira, os kits foram enviados e a Secretaria do Estado enviou 05 técnicos que atuaram durante uma semana coletando amostras dos mosquitos para que o Ministério da Saúde faça as análises, com o resultado previsto para ser apresentado em 15 dias; explicou que a próxima etapa a ser iniciada é a borrifação de inseticida contra o mosquito palha no Distrito de Antônio Pereira; assim que forem identificados os casos de leishmaniose, os animais serão eutanasiados ou, havendo discordância do procedimento pelo proprietário, um termo de compromisso deverá ser assinado para que seja realizado o tratamento do animal e a responsabilização pelos riscos à saúde coletiva ocasionadas pela possível omissão do proprietário; lembrou que apesar dos problemas estruturais que o município enfrenta, estão conseguindo dar uma resposta em tempo oportuno para evitar a ocorrência de novos casos; Tuian completou que este mosquito não se reproduz em água parada como no caso do mosquito da Dengue, mas na matéria orgânica; Ricardo prosseguiu falando sobre alguns recursos que deveriam ser investidos em projetos de saneamento básico no distrito de Antônio Pereira, que somados se aproximariam de R$ 13.000.000,00 (treze milhões de reais), e que hoje evitariam diversos problemas sanitários enfrentados na região, porém não foram investidos; o conselheiro Geraldo Evangelista falou que a Câmara Municipal foi a responsável pela perda de grande parte desses recursos; Ricardo lembrou que há um grande número de cães nas ruas da cidade, porém o município não tem estrutura atualmente para resolver este problema e que o canil contratado pelo município está com lotação máxima; Tuian completou dizendo que as medidas tomadas após a notificação do caso são: avaliação dos cães (inquérito sorológico), controle do vetor e orientações sobre o controle de resíduos sólidos e ambientais (educando a população em relação ao problema); Nathália lembrou que é importante a conscientização dos proprietários para recolher os animais e mantê-los presos, facilitando a coleta de sangue dos cães; José de Nazareth perguntou sobre a forma de contágio, se é transmitida através do contato humano com as fezes do animal; Nathália respondeu que a transmissão só é feita através da picada do mosquito contaminado; Laércio se posicionou lembrando que a comunidade já deveria ter recebido as informações necessárias sobre a doença, formas de contágio e prevenção, reforçou que o pleno do CMS também já deveria estar ciente da situação, pois o Conselho também tem o papel de divulgador; Ricardo reconheceu que é importante melhorar a comunicação com o CMS; Tuian explicou que existem quantificações específicas sobre as notificações e os alertas epidemiológicos que devem ser repassados ao Conselho e à população, para que não crie alarde desnecessário; Luiz Carlos reforçou que a comunicação é muito importante, mas deve haver um cuidado para que a população receba as informações de forma correta, evitando situações de perda de controle; Tuian aproveitou para informar que os três casos de epizootias investigados em macacos da região tiveram resultados negativos, descartando a possibilidade de surto de febre amarela no município; Nathália explicou os sintomas da leishmaniose tegumentar e visceral ao pleno e informou que enviará material explicativo sobre essas doenças aos conselheiros. Na sequência, passando para o item 01 da pauta, a ata 497 foi aprovada sem ressalvas e com as abstenções de José de Nazareth, que não participou desta reunião, e de Ana Maria, que justificou não ter lido a ata. Passando para o item 02 da pauta, o conselheiro Luiz Carlos explanou sobre os índices pactuados no SISPACTO e a recomendação 03/2017 da Comissão Geral de Fiscalização; lembrou que os índices pactuados deverão constar na Programação Anual e no Relatório Anual de Gestão, de forma detalhada; explicou que no entendimento da Comissão as metas pactuadas são razoáveis e coerentes; Tuian esclareceu que os 23 índices pactuados serão determinados como responsabilidades por equipes, melhorando a saúde e adquirindo mais recursos; explicou que alguns índices precisam ser observados com maior atenção para que não se perca os recursos e atinjam as metas pactuadas; após discussão, foi colocada em votação e aprovada por unanimidade a Recomendação 03/2017 da Comissão Geral de Fiscalização e a Resolução 02/2017 (que aprovou as metas dos Indicadores do Pacto Interfederativo do ano de 2017). Passando para o item 03 da pauta, foi colocada em discussão a Recomendação 01/2017 da Comissão Especial de Eleições; Luiz Carlos explicou a Recomendação e ressaltou a necessidade do Conselho tomar providências em relação às irregularidades nas indicações dos conselheiros para compor o pleno; Mauro reforçou a necessidade de organizar a forma de indicação dos conselheiros que compõem o pleno do Conselho, lembrando que as conselheiras Lenes Machado e Diva Magalhães foram indicadas por associação comunitária para compor o seguimento de entidades assistenciais, sendo que o processo ocorreu de forma incorreta; após discussão, o pleno deliberou, com abstenção de Tuian, que a conselheira Lenes Machado continuará compondo o Conselho e a vaga de suplência do segmento será regularizada através do processo de recomposição que está sendo preparado pela Comissão Especial de Eleições e que a vaga do segmento das entidades assistenciais não poderá ter indicação de instituição que não comprove sua regularidade como Entidade Assistencial. Passando para os informes, Tuian explicou como será a metodologia das Conferencias: inicialmente ocorrerão Pré-conferências nas localidades de Santa Rita (02/05/17), Cachoeira do Campo (05/05/17), São Cristóvão (18/05/17), Antônio Pereira (19/05/17), Alto da Cruz (24/05/17) e Bauxita (26/05/17), estas ocorrerão de 18h00min às 21h00min, sendo que na primeira hora serão discutidas as temáticas de Saúde da Mulher e de Vigilância em Saúde e na duas horas seguintes será discutida a temática geral de saúde, construindo um relatório de cada Pré-conferência que será levado para a Conferência Municipal de Saúde da Mulher e Vigilância em Saúde, programada para o dia 02/06/17. Tuian se manifestou em relação à demissão do médico ginecologista/obstetra Carlos Sá Grise da Santa Casa de Ouro Preto, repudiando a atitude da intervenção, em sua opinião poderá gerar conflitos no diálogo que vinha sendo positivo; comunicou que está se afastando do cargo de Secretário Adjunto e que todas as atribuições que eram absorvidas por ele serão repassadas à nova pessoa que ocupará o cargo; agradeceu o convívio e o trabalho em conjunto, reconhecendo o esforço da atual gestão. Sandro agradeceu a participação de Tuian durante este período, reconheceu que foi um período de grande aprendizado; em seguida, falou da dificuldade que vem tendo em ser liberado para participar de algumas reuniões do CMS. Mauro enfatizou que é direito do conselheiro participar de todas as reuniões agendadas e que a gestão municipal não pode obstruir o funcionamento do Conselho causando problemas na liberação de seus membros. Geraldo Evangelista falou do Programa Intermunicipal de Parcerias Público Privadas, sugerindo que um dos membros participe representando o CMS. José de Nazareth convidou os membros a participarem da reunião da CAU em Antônio Pereira na próxima segunda (10/04/17). Laércio sugeriu que a secretaria do CMS informe ao pleno quando as resoluções forem formalizadas e publicadas; considerou interessante a posição da gestão relacionada à decisão de demissão do médico do hospital. Nada mais tendo a relatar, eu, Sheila da Conceição Mendes (Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde), lavrei a presente ata que, depois de submetida à apreciação do Plenário e aprovada no dia 26 (vinte e seis) de abril de 2017 (dois mil e dezessete), será assinada por mim, Secretária Executiva, e pela mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde.

 

 

Ouro Preto, 12 de setembro de 2017 – Publicação  Nº 1811

  

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE Nº 499 DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

  

Ata da Reunião Ordinária de número 499 (quatrocentos e noventa e nove) do Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto, realizada em 26 (vinte e seis) de abril de 2017 (dois mil e dezessete), iniciada as 17h00min, na Praça Tiradentes – 41 – Centro – Ouro Preto/MG (Câmara Municipal de Ouro Preto). Conforme a convocação e a pauta enviada aos conselheiros: 1) Aprovação de ata; 2) Situação da Santa Casa de Ouro Preto; 3) Comunicados da secretaria; 4) Informes. Participaram da reunião os Conselheiros membros titulares: Agostinho Maria Ferreira, Ana Maria Neves Loredo, Geraldo Evangelista Mendes, Antônio de Lima Rolim, João Avelino Pereira, Lenes Gomes Machado, José de Nazareth Barros Cotta, Flávia Monteiro Ferreira, Mauro Luiz Fonseca, Sandro Freitas do Amaral, Matheus Levy Alves Pontelo, Flávia Cotta Oliveira Perdigão, Adriana Santos. Os Conselheiros membros suplentes: Maria Beatriz Milagres Alfenas, Luiz Carlos Teixeira. Justificaram sua ausência: Laércio de Jesus Alves, Maria Regina A. S. Ribeiro, Neudes Mendes Vieira. Não justificaram sua ausência: Francislaine Pimentel de Freitas,Wanderly Auxiliadora Ferreira, Gizela Araújo Diógenes Baeta, Luiz Fernando Medeiros Teixeira. A reunião iniciou com a aprovação sem ressalvas da ata 498, com abstenção da conselheira Ana Maria (justificou que não leu a ata). Seguindo a pauta, Adriana Santos (Interventora da Santa Casa de Ouro Preto) se apresentou e foi questionada pelo Conselheiro Mauro sobre a não ocorrência das reuniões da Comissão de Contratualização, o que está impedindo que as informações sobre o contrato da Santa Casa com o Município de Ouro Preto sejam repassadas de forma adequada ao Conselho de Saúde; questionou, também, a suspensão do direcionamento imediato dos pacientes graves (vaga zero) para a Santa Casa de Ouro Preto, realizada pela direção da instituição; Adriana explicou que assinou um aditivo ao contrato com o Município de Ouro Preto, prorrogando o prazo do contrato por mais seis meses, porém este necessita de revisão nos valores; disse que aguarda um estudo que vem sendo realizado sobre a extrapolação dos tetos dos serviços prestados ao SUS; sobre o atendimento suspenso, relatou que os R$130.000,00/mês recebidos do município, desde novembro de 2015, não são suficientes para cobrir a extrapolação de gastos do pronto atendimento da Santa Casa, além dos atrasos no repasse financeiro que o Estado Minas deveria realizar à instituição, por isso foi necessário adotar a suspensão, que recebeu apoio do corpo clínico; após comunicar a decisão ao Município de Ouro Preto, através do envolvimento do prefeito e da secretária de saúde, foi realizada uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde, na qual foi conseguida a liberação de recursos para quitação dos repasses atrasados pelo Estado, fazendo com que a direção da Santa Casa recuasse sobre a suspensão do direcionamento imediato dos pacientes graves à instituição e normalizasse o serviço, impedindo a desassistência aos pacientes. A Conselheira Flávia Perdigão questionou o fato da Comissão de Contratualização não participar das negociações e dos processos desde 2014. Adriana salientou que foi realizada Prestações de Contas em 2015, 2016 e 2017. O Conselheiro Geraldo Evangelista explicou que faz parte da Comissão de Contratualização desde que ela foi criada e sempre há dificuldades em agendar as reuniões; salientou que foram feitos vários questionamentos na última prestação de contas e em nenhum momento foi relatado sobre esta situação do atendimento à vaga zero; salientou que a comissão deveria acompanhar todos os aspectos do contrato com a Santa Casa; lembrou que existem dois contratos, um foi feito com o município e o outro para a microrregião e nenhum dos outros dois municípios foi comunicado. Adriana disse que a Comissão de Contratualização tem por função fiscalizar o contrato; explicou que em momento algum foi suspenso o atendimento da rede urgência/emergência; lembrou que a questão da vaga/zero vai além do contrato; lembrou que a demanda vem crescendo, mas que o hospital é resolutivo; falou que as atitudes tomadas são necessárias para que não haja a suspensão do atendimento como um todo e que a intervenção veio para garantir este atendimento. O Conselheiro Mauro Fonseca questionou o motivo de cobrar do Município, sendo que os atrasos nos repasses estavam ocorrendo pelo Estado. Adriana respondeu que o Estado está em atraso sim, porém ocorre, também, o atraso na negociação do reajuste do contrato com o Município, o que está gerando prejuízos para a instituição. O Conselheiro Luiz Carlos se manifestou alegando falta de transparência e clareza no que é enviado à Comissão de Contratualização, ficando impossível acompanhar as ações da intervenção. Adriana se defendeu dizendo que a transparência existe, porém o que ainda falta é o estudo sobre a extrapolação dos gastos; lembrou que existe uma dívida de mais de R$18.000.000,00 e que ela tem um custo mensal; reforçou a dificuldade em administrar um hospital nessas condições. O Conselheiro Luiz Carlos concluiu que não foi convincente e nem ficou clara a explicação dada sobre o que é referente ao SUS e o que pertence ao serviço privado. Adriana explicou que a prestação de contas item por item fica complicada de ser feita separando os gastos do SUS e dos Convênios, pois tudo se mistura. O Conselheiro Luiz Carlos exemplificou que não é possível defender um aumento no valor do contrato com o município sem saber o que é gasto pelo SUS. Sandro questionou a respeito da filantropia da Santa Casa. Adriana explicou que a filantropia existe quando o atendimento é 60% SUS, porém o Pronto Atendimento não atinge este percentual; frisou que o Hospital, sendo o único do município, não deveria fechar as portas para os convênios, pois ajuda na receita; salientou que hoje é cobrada uma taxa administrativa dos médicos para ajudar a custear a administração. Sandro aproveitou para defender o atendimento feito na UPA de Ouro Preto, explicou que de todos os atendimentos, 98% é resolvido na própria unidade e não precisam ser transferidos. O Conselheiro Mauro explicou que por melhor que seja o atendimento na UPA de Ouro Preto, esta não tem estrutura para dar suporte adequado aos casos previstos no protocolo de vaga zero, o que provocará o risco de morte destes pacientes, caso a Santa Casa mantenha a suspensão do atendimento imediato à vaga zero. O Conselheiro Matheus perguntou se existe um prazo de espera ou alguma outra saída até que se regularize financeiramente esta questão. Adriana reforçou a existência da extrapolação dos gastos, disse que as planilhas com os números se encontram à disposição, porém não pode prever um prazo, visto que a situação atual já é insustentável. A Conselheira Flávia Monteiro salientou que não observou qualquer melhora na gestão da Santa Casa, já que os problemas antigos continuam e até estão mais graves, pois pela primeira vez se fala em suspensão do direcionamento imediato dos pacientes graves (vaga zero) para a Santa Casa de Ouro Preto, colocando em risco o atendimento aos munícipes, visto que, atualmente, nenhuma unidade de saúde municipal tem condições de atender adequadamente estes casos graves. Adriana lembrou que quando ela assumiu a intervenção em 2015 o Pronto Atendimento estava fechado, faltavam médicos, e uma semana após foi reaberto; falou de uma dívida milionária com os médicos, mas que continuam trabalhando; explicou os pagamentos que estão fazendo aos bancos e fornecedores, mostrando disponibilidade para apresentar os dados caso haja interesse por parte do Conselho. O Conselheiro Luiz Carlos disse que é necessário que os gastos e as fontes sejam separadas e que a prestação de contas explique mais claramente a situação. A Conselheira Flávia Perdigão completou falando que os fatos estão sendo constatados e a gestão municipal está buscando apresentar isso de forma mais transparente. Renata Perdigão (advogada da Santa Casa) explicou que Adriana Santos foi nomeada para gerir o Hospital durante a intervenção e que a mesma não faz parte do processo judicial que está em andamento; explicou que foi contratada para atuar como advogada da Santa Casa durante o processo; disse considerar cedo para responder quais são os reais resultados da intervenção. Adriana Santos finalizou agradecendo e reafirmando que os dados a respeito de valores e gastos da Santa Casa estão à disposição. Em seguida, Elaine Cristina (Secretária Adjunta de Saúde de Ouro Preto) explicou que a intervenção da Santa Casa foi herdada pela gestão municipal atual e, dentro da necessidade do município, tentarão resolver e mediar a questão; será feita uma revisão dos valores pendentes da Santa Casa, porém o município não possui os dados necessários; reconheceu a existência da extrapolação de gastos, porém deve-se buscar quem será responsável por eles; falou que a rede de serviço do município precisa ser pensada como um todo, incluindo a rede hospitalar; prosseguiu dizendo que a proposta feita à Santa Casa é que ela apresente dados precisos e transparentes para ser feito um levantamento para discussão de valores, só então será apresentada uma proposta que deverá ser deliberada no Conselho; lembrou que o hospital é resolutivo, mas existe a possibilidade de melhorar, procurando fomentar os recursos estadual e federal; se colocou à disposição para contribuir enquanto técnica e auxiliará a gestão neste processo, buscando um caminho de conforto para o município e para o Hospital. O Conselheiro Mauro enfatizou que assim que os dados forem apresentados à gestão municipal, estes devem ser repassados, também, à Comissão de Contratualização e ao Conselho; sugeriu que seja construído um cronograma das reuniões da Comissão de Contratualização e que estas realmente sejam realizadas. Passando para os informes, o Conselheiro Mauro comunicou sobre a reunião agendada com a equipe da Atenção Primária do município, que será realizada no dia 03/05/17, às 09h00min, em local a definir e que será repassado aos conselheiros. O Conselheiro José de Nazareth informou que a Associação das Costureiras de Antônio Pereira fez uma doação de aventais para a UBS do distrito, serão utilizados em exames ginecológicos; solicitou que seja feita uma carta de agradecimento à Associação; cobrou da Secretária de Saúde os nomes e contatos de toda a equipe que compõe a Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, dados já cobrados em reunião anterior. O Conselheiro Luiz Carlos informou que a Comissão de Fiscalização enviou à Procuradoria a Proposta de Lei sobre o Conselho e, assim que tiver retorno e serem realizadas as devidas correções, este será apresentado ao Pleno. Sandro lembrou a necessidade de se colocar a CIST novamente em pauta na reunião de comissão, justificando sua ausência na última reunião. Foram feitas algumas colocações sobre as datas das Pré-conferências de Saúde, sendo definido que a discussão será na próxima reunião da comissão encarregada para a organização das conferências. O Conselheiro Mauro reforçou a necessidade dos conselheiros atualizarem seus e-mails e dados na secretaria do conselho, e os que não têm criar um e-mail, pois isso irá facilitar a comunicação. Nada mais tendo a relatar, eu, Sheila da Conceição Mendes (Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde), lavrei a presente ata que, depois de submetida à apreciação do Plenário e aprovada no dia 10 (dez) de maio de 2017 (dois mil e dezessete), será assinada por mim, Secretária Executiva, e pela mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde.

 

Ouro Preto, 12 de setembro de 2017 – Publicação  Nº 1811


ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE Nº 500 DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE 


Ata da Reunião Ordinária de número 500 (quinhentos) do Conselho Municipal de Saúde de Ouro Preto, realizada em 10 (dez) de maio de 2017 (dois mil e dezessete), iniciada as 17h00min, na Praça Tiradentes – 41 – Centro – Ouro Preto/MG (Câmara Municipal de Ouro Preto). Conforme convocação e pauta enviada aos conselheiros: 1) Aprovação de ata; 2) Projeto e Campanha de prevenção ao câncer bucal para a comunidade de Ouro Preto; 3) Discussão sobre a contratação de pessoal na Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto e a política de recursos humanos do SUS municipal; 4) Comunicados da Secretaria; 5) Informes. Participaram da reunião os Conselheiros membros titulares: Agostinho Maria Ferreira, Ana Maria Neves Loredo, Geraldo Evangelista Mendes, Antônio de Lima Rolim, Laércio de Jesus Alves, José de Nazareth Barros Cotta, Flávia Monteiro Ferreira, Mauro Luiz Fonseca, Sandro Freitas do Amaral, Maria Regina A. S. Ribeiro, Mathaeus Levy Alves Pontelo, Flávia Cotta Oliveira Perdigão, Adriana Santos. Os Conselheiros membros suplentes: Maria Beatriz Milagres Alfenas e Luiz Carlos Teixeira. Justificaram sua ausência: João Avelino Pereira e Neudes Mendes Vieira. Não justificaram sua ausência: Francislaine Pimentel de Freitas, Wanderly Auxiliadora Ferreira, Gizela Araújo Diógenes Baeta, Luiz Fernando Medeiros Teixeira e Lenes Gomes Machado. A reunião foi iniciada com a aprovação, sem ressalvas, da ata 499 por unanimidade. Na sequência, o odontólogo representante do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) de Ouro Preto, Leonardo Damasceno, apresentou ao Pleno Projeto sobre Prevenção do Câncer Bucal (em anexo), fazendo breve relato sobre o diagnóstico e prevenção, falando sobre os objetivos do Projeto, ressaltando que a Campanha será lançada no município na mesma data da Campanha de Vacinação Contra a Gripe (13/05/17), vislumbrando atingir e priorizar os idosos, que compõem a faixa etária de maior risco para o câncer bucal, afirmando a necessidade da ampla participação e auxílio da gestão no projeto. O Conselheiro José de Nazareth se manifestou dizendo que a comunidade do distrito de Antônio Pereira não foi devidamente informada. Rosângela Gomes, Diretora do Departamento de Saúde Bucal, reconheceu que a divulgação não foi feita de forma ampla, porém lembrou que o público alvo já estará presente nos postos de saúde na data sugerida, por motivo da campanha de vacinação contra a gripe, ainda, relatou que a equipe de Saúde Bucal tem o objetivo de ampliar e divulgar o Projeto de forma mais abrangente nas próximas etapas. O Conselheiro Luiz Carlos ponderou sobre a Lei que institui a Semana de Prevenção ao Câncer Bucal no Município e solicitou que seja feita a minuta desta lei para ser discutida pelo Pleno do Conselho de Saúde. A Conselheira Flávia Monteiro considerou interessante a iniciativa e sugeriu a elaboração de um projeto mais consistente, detalhando insumos, pessoal e gastos necessários e mostrando os objetivos das ações em longo prazo. Rosângela Gomes explicou que através dos resultados obtidos nesta ação haverá uma maior visibilidade, ampliando a possibilidade de se criar no município uma lei com o tema Semana de Prevenção ao Câncer Bucal. O Conselheiro Laércio se mostrou satisfeito com a iniciativa da equipe, lembrando que toda a rede de assistência deve ser envolvida, questionando a prestação de serviços por entidades filantrópicas e discutindo a qualidade dos serviços oferecidos. Rosângela salientou que não houve investimento ligado à capacitação da equipe de saúde bucal, explicando que o mérito partiu do próprio interesse profissional da equipe. O Conselheiro Antônio Rolim parabenizou o projeto, enfatizando sobre a competência da Diretora que está à frente do Departamento. As Conselheiras Ana Maria e Maria Beatriz também se manifestaram parabenizando a equipe e a iniciativa do odontólogo Leonardo Damasceno. Rosângela Gomes reconheceu que o papel do Leonardo tem sido de extrema importância devido ao elo que o mesmo possui com a Pontifícia Universidade Católica – PUC, o que possibilita um suporte de qualidade nos atendimentos oncológicos. Colocado em votação o projeto apresentado pela equipe de Saúde Bucal, este foi aprovado por unanimidade, porém com a adequação de nomenclatura para Ação de Prevenção ao Câncer Bucal. Sobre o item de pauta Discussão sobre a contratação de pessoal na Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto e a política de recursos humanos do SUS municipal, o Conselheiro Mauro Fonseca explicou os pontos questionados: falou sobre a ocorrência de muitas contratações diretas de pessoal, sem o devido concurso público e/ou processo seletivo; salientou sobre a utilização de cargos comissionados no desempenho funções técnicas, constantes do plano de cargos do município; lembrou que foi solicitado à Gestão uma listagem com os nomes, cargos, funções, local e jornada de trabalho de todos os funcionários da Secretaria de Saúde, porém, até o momento, não foram apresentadas estas informações ao Conselho; falou da necessidade da elaboração e desenvolvimento de uma política municipal adequada de recursos humanos para o SUS, sendo necessário um diagnóstico preciso sobre o tema, que mostre as necessidades, deficiências e remanejamentos necessários para os Recursos Humanos do SUS Municipal. O Conselheiro Mathaeus pontuou dizendo que deve ser averiguado as informações a respeito do desvio de funções e cargos, pois podem estar surgindo de forma distorcida; lembrou que a própria secretária de saúde poderá responder sobre esta questão. O Conselheiro Mauro Fonseca respondeu que foi solicitado à gestão estas informações, porém as mesmas devem ser apresentadas formalmente ao conselho através de documentos públicos que mostrem a realidade dos fatos, e não apenas pela palavra da Secretária de Saúde. A Conselheira Flávia Monteiro comunicou que, ao participar da reunião promovida pela equipe da Atenção Primária na última semana, foi relatado pelos próprios funcionários que não existe um direcionamento adequado das pessoas que estão chegando para ocupar os cargos aos quais foram nomeadas, demonstrando desorganização e falta de controle das nomeações e cargos. O Conselheiro Laércio sugeriu que sejam apresentadas as informações solicitadas antes de dar sequência às discussões sobre o assunto. O Conselheiro Luiz Carlos lembrou de um ofício enviado por ele à SMS no início do ano, no qual questionava a reposição de uma funcionária do Posto de Saúde do Morro Santana que havia pedido afastamento e, até o momento, não foi respondido; pediu informações sobre o controle das vacâncias ocorridas na administração. O Conselheiro Mauro Fonseca expôs que deveria ser definido um prazo para a entrega dos dados solicitados, sendo deliberado pelo Conselho: apresentação da política municipal de recursos humanos do SUS (prazo de 45 dias); levantamento das deficiências de profissionais e cronograma de readequação do quadro (prazo 45 dias); apresentação dos nomes, funções, lotação e contatos de todos os comissionados e FG da SMS (prazo de 30 dias). Elaine Cristina, Secretária Adjunta de Saúde, explicou que o ideal é diferente dos fatos quando se fala em executar políticas públicas; reforçou que a política efetiva mostrará o que é possível de se realizar no momento atual. O Conselheiro Luiz Carlos alegou preocupação com os prazos não cumpridos pela Gestão, enfatizando que alguns recursos podem ser perdidos. Na sequência, foi colocada em pauta a discussão sobre a III Plenária Municipal de Saúde, que acontecerá na Câmara Municipal de Ouro Preto no dia 03/06/17. A Secretária Adjunta de Saúde, Elaine Cristina, apresentou material (em anexo) demonstrando os eixos temáticos e diretrizes que farão parte do evento, explicando as datas e prazos a serem cumpridos, além do número de delegados que farão parte da Conferência Estadual. Os conselheiros consideraram que o prazo não é suficiente para que se promova um evento com a devida organização. A equipe que compõe a comissão organizadora das conferências agendou nova data para dar continuidade às discussões. Nada mais tendo a relatar, eu, Sheila da Conceição Mendes (Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde), lavrei a presente ata que, depois de submetida à apreciação do Plenário e aprovada no dia 07 (sete) de junho de 2017 (dois mil e dezessete), será assinada por mim, Secretária Executiva, e pela mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde.

 

 

Decretos


Ouro Preto, 12 de setembro de 2017 – Publicação  Nº 1811

 

DECRETO Nº 4.913 DE 11 DE SETEMBRO DE 2017

  

Nomeia membros para compor o Conselho Municipal de Saneamento de Ouro Preto – COMUSA/OP.

  

O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal,

DECRETA:

Art. 1º Ficam nomeados para compor o Conselho Municipal de Saneamento de Ouro Preto – COMUSA/OP, os seguintes membros:

I- Antenor Rodrigues Barbosa Júnior, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente;

II- Júlio César Elias Fontes Pedrosa, membro suplente, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente;

III- Duillian Fagner Souza Bretas, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo;

IV- Claudney Márcio Alves, membro suplente, representante da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo;

V- Ricardo Martins Fonseca, membro titular, representante da Secretaria Municipal de Saúde;

VI- Alessandra Gomes Machado, membro suplente, representante da Secretaria Municipal de Saúde;

VII- Carlos Eduardo Ferraz de Mello, membro titular, representante da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP;

VIII- Aníbal da Fonseca Santiago, membro suplente, representante da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP;

IX- Luciano Miguel Moreira dos Santos, membro titular, representante do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG;

X- Vander Luís Ferreira, membro titular, representante da Câmara Municipal de Ouro Preto;

XI- Vantuir Antônio da Silva, membro suplente, representante da Câmara Municipal de Ouro Preto;

XII- Luciano Gomes Pereira, membro titular, representante do Serviço Municipal de Água e Esgoto – SEMAE/OP;

XIII- Rafael Britto de Figueiredo, membro suplente, representante do Serviço Municipal de Água e Esgoto – SEMAE/OP;

XIV- Jorge Adílio Penna, membro titular, representante da Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto – FAMOP;

XV- Gerson Honório Reis e Silva, membro suplente, representante da Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto – FAMOP;

XVI- Heloísa Cristina França Cavallieri Pedrosa, membro titular, representante das Entidades Ambientalistas existentes no Município de Ouro Preto;

XVII- Rômulo Reis Pereira, membro suplente, representante das Entidades Ambientalistas existentes no Município de Ouro Preto;

XVIII- Crislaine da Silva Pereira, membro titular, representante das Entidades de Catadores de Materiais Recicláveis de Ouro Preto;

XIX- Gilliard dos Santos, membro suplente, representante das Entidades de Catadores de Materiais Recicláveis de Ouro Preto;

XX- Richer Silvério Lucas, membro titular, representante da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Ouro Preto – ACEOP;

XXI- Raimundo Nonato Saraiva Frasão, membro suplente, representante da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Ouro Preto – ACEOP;

XXII- Ronald de Carvalho Guerra, membro titular, representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas;

XXIII- Wagner José Silva Mellilo, membro suplente, representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.


Art. 2º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.


Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, 11 de setembro de 2017, trezentos e seis anos da Instalação da Câmara Municipal e trinta e seis anos do Tombamento.

 

Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo

Prefeito de Ouro Preto

Ouro Preto, 12 de setembro de 2017 – Publicação  Nº 1811

  

DECRETO Nº 4.914 DE 11 DE SETEMBRO DE 2017

 

Nomeia membros para compor o Conselho Municipal de Política Cultural / CMPC.

 

O Prefeito de Ouro Preto, no exercício de seu cargo e no uso de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o art. 93, VII, da Lei Orgânica Municipal,


DECRETA:


 Art. 1º Ficam nomeados para compor o Conselho Municipal de Política Cultural / CMPC, os seguintes membros:

I - Wilerson Oliveira Noronha, membro titular, representante da Secretaria de Cultura e Patrimônio, em substituição à Maria do Carmo Ferreira de Souza;

 II - Maria do Carmo Ferreira de Souza, membro suplente, representante da Secretaria de Cultura e Patrimônio, em substituição Wilerson Oliveira Noronha;

III - Ricardo Campolim Moraes, membro titular, representante de entidade artística e cultural; em substituição Carla Geruse Gontijo Campolim Moraes;

IV - Carla Geruse Gontijo Campolim Moraes, membro suplente, representante de entidade artística e cultural; em substituição Ricardo Campolim Moraes.

 

Art. 2º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade, 11 de setembro de 2017, trezentos e seis anos da Instalação da Câmara Municipal e trinta e seis anos do Tombamento.

  

Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo

Prefeito de Ouro Preto

 

 

Editais


Ouro Preto, 12 de setembro de 2017 – Publicação  Nº 1811

  

EDITAL DE ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DE BLOCOS ESTUDANTIS E BLOCOS TRADICIONAIS PARA COMPOR COMISSÃO DO CARNAVAL 2018 DE OURO PRETO - Nº. 001/2017 – COMTUR

  

Nos termos do inciso I, art. 10º, da Lei Nº 659 de 20 de junho de 2011, que dispõe sobre o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e do inciso III, art. 1º, da Resolução COMTUR Nº 01/2017, que dispõe sobre a Criação de Comissão do Carnaval 2018 de Ouro Preto, o Presidente do Conselho Municipal de Turismo, mandato 2017-2019, no uso das suas atribuições legais, torna público este edital de convocação de eleição dos representantes de blocos estudantis e blocos tradicionais para compor a Comissão do Carnaval 2018 de Ouro Preto.

  

1. DAS VAGAS

 1.1. As vagas disponíveis na Comissão do Carnaval, de que trata este edital, serão somente para as categorias de Blocos Estudantis e de Blocos Tradicionais de Ouro Preto, sendo considerados:

a) Blocos Estudantis: Blocos organizados por estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, sendo estes oriundos de Repúblicas Federais ou Particulares, que possuem pelo menos 10 (dez) anos de fundação e que tenham participado, pelo menos, de 3 (três) dos  carnavais de 2012 a 2017 na sede e/ou distritos de Ouro Preto;

b) Blocos Tradicionais: Blocos que possuem pelo menos 12 (doze) anos de fundação e que tenham participado, pelo menos, de 3 (três) dos carnavais de 2012 a 2017 na sede e/ou distritos de Ouro Preto;

 

1.2. De acordo com a Resolução COMTUR 001/2017 será disponibilizada 01 (uma) vaga para o representante eleito dos Blocos Estudantis e 01 (uma) vaga para representante eleito dos Blocos Tradicionais.

 

2. DAS INSCRIÇÕES 

2.1. Cada bloco poderá inscrever um único candidato à eleição do representante de sua categoria na Comissão do Carnaval 2018 de Ouro Preto.

 

2.2. As inscrições dos candidatos à eleição do representante dos blocos estudantis e dos candidatos à eleição do representante dos blocos tradicionais, interessados em compor a Comissão do Carnaval 2018 de Ouro Preto, acontecerá nos dias 18 e 19 de Setembro de 2017, das 14:00 as 18:00 horas, no Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, situada na Rua Cláudio Manoel, Nº 61, Centro – Ouro Preto.

2.3. Cada bloco que desejar participar da votação deverá inscrever, no mesmo dia e horário das inscrições de candidatos de que fala o item 2.2 desse Edital, um único membro da sua diretoria, que passará a fazer parte do cadastro de eleitores de cada categoria de blocos. 

 

2.4. A homologação das inscrições, tanto de candidatos de Blocos Estudantis e Blocos Tradicionais, quanto dos eleitores estará disponível no dia 20 (vinte) de Setembro de 2017 no Diário Oficial do Município e em murais da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

 

3. DA DOCUMENTAÇÃO

3.1. Para participar do processo de eleição, tanto de candidatura quanto de votação, do representante dos blocos estudantis e do representante dos blocos tradicionais na Comissão do Carnaval 2018 de Ouro Preto cada bloco deverá entregar, no período de inscrição – ITEM 2 – uma cópia dos seguintes documentos:

 

I. Contrato Social do bloco– caso haja;

II. Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, atualizado – caso haja;

III. Ata de eleição da atual Diretoria com nome, cargo e n° de documento de identidade de cada membro;

IV. Documentação que comprove as exigências contidas no item 1.1 desse Edital;

V. Ofício do presidente do bloco com indicação de que o candidato é o legítimo e único representante do bloco participante, contendo:

a) Nome do candidato;

b) CPF do Candidato;

c) Documento de Identidade do candidato;

d) Endereço do candidato e ainda, e-mail e/ou n° de telefone para contato, caso haja.

 

4. DA COMISSÃO ELEITORAL

 

 4.1. Será constituída uma Comissão Eleitoral para conduzir todo o processo de eleição referente ao presente Edital.

 

4.2. A Comissão Eleitoral será composta de 3 (três) membros do COMTUR, sendo 2(dois) deles pertencentes à  Secretaria de Turismo Indústria e Comércio de Ouro Preto, todos indicados pelo presidente do COMTUR.

 

4.3. Caberá à Comissão Eleitoral de representantes dos Blocos Estudantis e dos Blocos Tradicionais na Comissão do Carnaval 2018 de Ouro Preto

a) Julgar, homologar e divulgar as inscrições dos candidatos e dos eleitores;

b) Conduzir a eleição;

c) Realizar a apuração dos votos;

d) Homologar e divulgar o resultado da eleição;

e) Receber e julgar recursos da homologação das inscrições de candidatos e de eleitores e da homologação do resultado da eleição, desde que protocolados à Comissão até 24 horas após a sua divulgação;

f) Resolver casos omissos não previstos nesse Edital.

  

5. DA ELEIÇÃO 

5.1. A eleição acontecerá no dia 26 de setembro de 2017, de acordo com os seguintes horários:

a) 14h00 as 15h30 – Eleição do Representante dos Blocos Estudantis;

b) 16h00 as 17h30 – Eleição do Representante dos Blocos Tradicionais;

  

5.2. Cada eleitor votará uma única vez, em candidato da categoria a que seu bloco pertença.

 

§1º No ato de votação, cada eleitor deverá apresentar documento de identificação à Comissão Eleitoral.

 

5.3. Será considerado eleito, e, portanto representante de sua categoria de bloco na Comissão do Carnaval 2018 de Ouro Preto, o candidato mais votado de cada categoria. 

§1° Em caso de empate no número de votos, será considerado eleito o candidato representante do bloco mais antigo com relação à sua data de fundação.

 

5.4. A votação será em escrutínio secreto, por meio de cédula contendo nome do candidato e bloco o qual este representa.

  

6. DA REPRESENTAÇÃO

6.1. A representação na Comissão do Carnaval terá duração de até 30 dias após o término do carnaval do ano de 2018;

 

6.2. O serviço de representante na Comissão do Carnaval 2018 é relevante, considerado de interesse público e não remunerado;

 

6.3. Os representantes serão nomeados através de uma resolução do Conselho Municipal de Turismo que será publicada no Diário Oficial.

 

O presente Edital entrará em vigor na data da sua publicação.

  

Ouro Preto, 12 de Setembro de 2017.

  

Jorge Adílio Penna

Presidente do Conselho Municipal de Turismo

Licitações


Ouro Preto, 12 de setembro de 2017 – Publicação  Nº 1811

  

EXTRATO DE LICITAÇÕES – PREFEITURA DE OURO PRETO

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO, conforme Ofício SMS/ODONTO 052/2017, torna pública RETIFICAÇÃO do edital do Pregão Eletrônico 037/2017 de objeto: prestação de serviços para confecção de próteses dentárias relacionadas a seguir: Coroa de Jaqueta, Coroa Veneer, Restauração Metálica Fundida, Núcleo Metálico Fundido, Prótese Parcial Removível – PPR, Prótese Total Removível - PTR, Blindagem, Prótese Parcial Provisória de Acrílico, Placa Miorrelaxante, Mantenedor de Espaço, Conserto de Prótese, Estrutura Metálica Fundida para Prótese Parcial Removível; para a população de Ouro Preto, para adequação do Termo de Referência e Edital. Nova data para recebimento das propostas por meio eletrônico no site www.bllcompras.org.br: de 12/9/2017 das 14:00 até 26/09/2017 às 11:00. Início da Sessão de disputa prevista para o dia 26/09/2017 às 13:00. Edital no site www.ouropreto.mg.gov.br, link Licitações e no site www.bllcompras.org.br. Informações: (31) 3559-3301. Marineth M. A. Monteiro – Pregoeira.

 

Portarias


Ouro Preto, 12 de setembro de 2017 – Publicação  Nº 1811

 

Portaria nº 010/2017 – GABINETE DO PREFEITO


Prorroga o prazo do Processo Administrativo Disciplinar Revisional nº 003/2017, instaurado pela Portaria nº 002/2017.

  

O Prefeito do Município de Ouro Preto: Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo, no uso de suas atribuições e em conformidade com o disposto nos artigos 236 a 244 da Lei Complementar nº 02/2000 e demais disposições normativas aplicáveis à espécie,

 

R E S O L V E

 

Art. 1º. PRORROGAR o prazo do Processo Administrativo Disciplinar Revisional nº 003/2017, instaurado por meio da Portaria nº 002/2017, por mais 60 (sessenta) dias, contados do término do último período, haja vista o prazo exíguo para as conclusões dos trabalhos, conforme fundamentos expostos na ata lavrada pela Comissão Revisora em 04/09/2017.

 Art. 2º. A presente Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

  

Registre-se, publique-se, cumpra-se.

 

Ouro Preto, 05 de setembro de 2017.

  

Júlio Ernesto de Grammont Machado de Araújo

Prefeito de Ouro Preto

 

Ouro Preto, 12 de setembro de 2017 – Publicação  Nº 1811

  

Portaria PADM VISA/OP n°. 008/2017.

  

Instaura Processo Administrativo de Vigilância Sanitária nº. 008/2017 em desfavor do estabelecimento Moreto & Matos Ltda ME, inscrito no CNPJ:24. 062. 865/0001-40

  

O Coordenador de Vigilância Sanitária do Município de Ouro Preto, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto na Lei 13317/99 – Código de Saúde do Estado de Minas Gerais e;

Considerando o Auto de Infração Nº 936/17, lavrado no dia 11 de Setembro de 2017, no estabelecimento: Moreto & Matos Ltda ME, inscrito no CNPJ: 24. 062. 865/0001-40, localizado na Rua Padre Rolim, 3000 – São Cristóvão – Ouro Preto/MG, pelo fato de o mesmo infringir a legislação sanitária vigente no que se refere ao Artigo 99, incisos VII, XII, XXXII, XXXV, XXXVI e XXXVII da lei 13.317/99.

 

RESOLVE:

 

Art. 1º. Instaurar Processo Administrativo nº. 008/2017 com o fim de apurar as infrações à legislação sanitária, constatadas em inspeção realizada pelo setor de Vigilância Sanitária do Município de Ouro Preto no estabelecimento em epígrafe.

Parágrafo Único: Fica estipulado, nos termos da Lei 13.317/99 o prazo de 15 dias corridos para a apresentação de recurso, defesa ou impugnação ao Auto de Infração nº. 936 /2017.


 Art. 2º. Fica nomeada a servidora Joana D Arc Aparecida de Oliveira – Matrícula 107840, para auxiliar na instrução do referido processo.

  

Art. 3º. O processo será regido nos termos da Lei 13.317/99.

Art. 4º. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ouro Preto, 11 de Setembro de 2017.

  

Carlos Alberto Chagas

Coordenador de Vigilância Sanitária