vigilância em saúde

Resgate


Agradecemos sua preocupação com os animais em situação de rua. Gostaríamos de esclarecer que não realizamos o recolhimento de animais tutorados nem de filhotes. Nosso trabalho segue as diretrizes do Decreto 6964/2023, priorizando os casos abaixo:

  1. Animais em situação de rua que foram vítimas de atropelamento;
  2. Animais em situação de rua que estão doentes ou feridos;
  3. Animais tutorados que foram vítimas de maus tratos;
  4. Animais comunitários para castração;
  5. Animais em situação de rua para castração.

Importante: Animais em situação de rua que não se enquadrem nesses critérios não serão recolhidos. Da mesma forma, animais tutorados que não atendam ao critério estabelecido também não serão recolhidos. Qualquer animal tutorado deixado no CATA ou em sua portaria será tratado como abandonado. Nestes casos, identificaremos a pessoa responsável pelo abandono por meio das câmeras do edifício e tomaremos as providências conforme o art. 32 da Lei Federal nº 9.605/1998.

Em conformidade com o Protocolo RED (Recolhimento, Esterilização e Devolução) do Decreto 6964/2023, os animais acolhidos passarão por esterilização cirúrgica e receberão os cuidados veterinários necessários, incluindo vacinação obrigatória contra a raiva. Após o tratamento, eles serão devolvidos ao local de origem para garantir sua adaptação ao ambiente e minimizar impactos no território.

Para solicitar o recolhimento de animais que atendam aos critérios mencionados, entre em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, pelos telefones: (31) 98605-8471 / (31) 98431-5603. .