Notícia publicada em 23/08/2024
por Isabela Jorge
A Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto na última sexta-feira, dia 23, divulgou o Edital de Chamamento Público Nº 016/2024 para o desenvolvimento da “REDE MUNICIPAL DE PONTOS E PONTÕES DE CULTURA DE OURO PRETO/MG” instituída por meio da Política Nacional de Cultura Viva - PNCV.
O edital visa premiar projetos, iniciativas, atividades ou ações promovidas por Pontos e Pontões de Cultura, em consonância com a Política Nacional de Cultura Viva. O objetivo é reconhecer a contribuição já realizada por essas entidades, que podem ser Pontos e Pontões de Cultura, com ou sem CNPJ, além de outras entidades (com CNPJ) e coletivos informais (sem CNPJ). Esses últimos, embora não certificados como Pontos ou Pontões de Cultura, poderão ser reconhecidos e certificados através deste edital, desde que atendam aos requisitos (especificados no item 3 do edital).
O que são “Pontos” e “Pontões” de cultura?
O edital define “Pontos” e “Pontões” com as seguintes características:
“Pontos de Cultura são “entidades jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, grupos ou coletivos sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades”;
Pontões de Cultura são “entidades com constituição jurídica, de natureza/finalidade cultural e/ou educativa, que desenvolvam, acompanhem e articulem atividades culturais, em parceria com as redes regionais, identitárias e temáticas de pontos de cultura e outras redes temáticas, que se destinam à mobilização, à troca de experiências, ao desenvolvimento de ações conjuntas com governos locais e à articulação entre os diferentes pontos de cultura que poderão se agrupar em nível estadual e/ou regional ou por áreas temáticas de interesse comum, visando à capacitação, ao mapeamento e a ações conjuntas.”
Através de um repasse do Governo Federal, o edital destina quase R$ 140 mil, sendo R$ 9.872,88 a cada selecionado, totalizando 14 premiados. Os interessados devem preencher os seguintes requisitos, sendo eles:
O edital também ressalta que é necessário que as entidades e coletivos comprovem, no mínimo, dois anos de desenvolvimento de atividades culturais na comunidade local, por meio de fotos, material gráfico de eventos, publicações impressas e em meios eletrônicos e outros materiais comprobatórios.
As inscrições devem ser realizadas de 23 de agosto a 23 de setembro, através do email promocao.cultural@ouropreto.mg.gov.br ou presencialmente mediante agendamento pelo e-mail promocao.cultural@ouropreto.mg.gov.br ou pelo telefone (31)3559-3256. As inscrições devem conter os seguintes documentos:
O formulário de inscrição e demais informações estão disponíveis no Diário Oficial, em: https://www.ouropreto.mg.gov.br/transparencia/diario-publicacoes/3515 ou presencialmente, na Casa do Folclore (Praça Antônio Dias, número 29). Informações: (31) 3559-3256.