Notícia publicada em 04/12/2024
por Jeane Silva
A terceira edição do Programa Trabalhando com Saúde, Segurança e Qualidade: Movimentando Vidas encerrou-se com momentos de aprendizado entre servidores de diversas secretarias da Prefeitura de Ouro Preto. Criado em 2022, o programa tem como objetivo promover a saúde ocupacional de forma integrada, considerando aspectos físicos, mentais e sociais.
De acordo com a psicóloga da Saúde Ocupacional, Daniela Vale de Oliveira, o Movimentando Vidas aborda o cuidado de forma integral, entendendo que saúde física e mental estão interligadas. “O programa provoca os participantes a refletirem e repensarem. No trabalho em grupo, a própria troca de experiências já gera respostas e aprendizados. As pessoas percebem que não estão sozinhas em suas dificuldades e que podem crescer a partir disso”, explica.
No encerramento da edição 2024, os participantes gravaram depoimentos sobre o impacto do programa em suas vidas. Esses registros serão reunidos em um vídeo que irá documentar a trajetória da turma e os resultados alcançados.
A assistente social Fabiana Paula Fonseca Fernandes refletiu sobre a saúde ocupacional. “Nosso papel é trazer acolhimento e atuar na prevenção. Pensar no servidor como foco principal é proporcionar qualidade de vida, seja no campo profissional ou pessoal. Cada edição do Movimentando Vidas nos dá a oportunidade de reformular o programa e adaptá-lo às demandas do momento”, ressalta.
O Movimentando Vidas segue se consolidando como uma ferramenta essencial para fortalecer a relação entre servidores e o cuidado com a saúde. A equipe técnica celebra os avanços alcançados e reforça o compromisso de manter o programa como um espaço de acolhimento, reflexão e prevenção.
Texto e Revisão: Jeane Polva