Notícia publicada em 18/09/2018
por Gilson Martins
Dúvidas sobre o sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus? A Prefeitura responde!
1 - Onde serão vendidos os cartões?
Inicialmente, os cartões devem ser adquiridos nas garagens das empresas Turim e Transcotta. As recargas poderão ser feitas nos mesmos locais e também no Terminal Rodoviário 8 de Julho. Em breve, outros pontos de venda e recarga serão disponibilizados.
2 - Qual o preço dos cartões?
O cartão é gratuito, o usuário paga apenas o valor das passagens e a recarga mínima é de dez tarifas. Para os beneficiários de gratuidade nas passagens, o cartão também não será cobrado.
3 - Quando os cartões poderão ser adquiridos e utilizados?
A partir do dia 20 de setembro, os cartões já estarão à venda nas garagens da Turin e Transcotta. Estarão disponíveis também, em breve, em diversos pontos comerciais da cidade, e as recargas poderão ser realizadas no Terminal Rodoviário 8 de Julho. Quem quiser, poderá solicitar seu cartão com identificação (CPF) nas empresas de transporte coletivo, o que permite resgatar seus créditos em caso de perda do cartão. Toda a frota de ônibus da sede já está preparada para recebê-lo.
4 – Quem tem direito à gratuidade nas passagens?
Pessoas com mais de 60 anos ou com necessidades especiais.
5 - Onde e como fazer o cadastramento para garantir o direito à gratuidade?
Os cadastramentos são feitos na Ourotran (Rua Conselheiro Santana, nº. 26, Pilar - Telefone: 31 3559 3238), de segunda à sexta-feira, das 13h00 às 17h00, até o dia 31 de outubro de 2018.
- CARTÃO BENEFÍCIO ESPECIAL PARA OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (0brigatório)
Documentos necessários:
Original e cópia do documento de identificação com foto (identidade ou carteira de trabalho).
Original e cópia de um comprovante de residência.
Original e cópia do atestado, expedido por médico credenciado pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, comprovando que possui qualquer uma das deficiências a que se refere o artigo 1º do Decreto 113/2006.
Declaração de que o interessado é matriculado em escola ou clínica especializada ou associado à entidade representativa.
Duas fotos 3x4.
CARTÃO BENEFÍCIO PARA PESSOAS DE 60 ANOS A 64 ANOS (Obrigatório)
Documentos necessários:
Original e cópia do documento de identificação com foto (identidade ou carteira de trabalho).
Original e cópia de um comprovante de residência.
CARTÃO BENEFÍCIO SÊNIOR PARA PESSOAS COM 65 ANOS OU MAIS (Facultativo)
A solicitação é opcional, pois todos podem acessar o transporte coletivo apresentando um documento oficial com foto.
Porém, é conveniente providenciar o cartão para poder acessar os veículos pela porta da frente, o que garante mais conforto e segurança aos usuários. Basta solicitá-lo na Secretaria de Defesa Social a partir do dia 17 de setembro.
Documentos necessários:
Original e cópia do documento de identificação com foto.
Original e cópia de um comprovante de residência.
OBSERVAÇÃO: Prazo de entrega dos cartões: 20 (vinte) dias. A entrega deste cartão ao beneficiário será feita pela Ourotran.
6 - Como ficam os trabalhadores que recebem vales-transporte?
Os vales serão substituídos pelo CARTÃO VALE-TRANSPORTE, que será repassado pelas empresas, que cuidarão também das recargas regulares para seus funcionários. Além de facilitar e agilizar o transporte, os usuários poderão resgatar seus créditos em caso de perda do cartão.
Os vales-transportes de papel terão sua validade respeitada durante o período estampado nos mesmos.
7 - O que espera a Prefeitura com a instalação do novo sistema?
Modernizar o serviço de cobrança para agilizar o embarque e desembarque de passageiros, proporcionar mais conforto e segurança aos usuários do transporte público, além de fiscalizar e garantir o recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS) pelas empresas concessionárias.
8- As passagens ainda poderão ser pagas em dinheiro?
Sim, quem não tiver o cartão poderá adquirir sua passagem no veículo.
Tem mais dúvidas? Envie por e-mail para comunicacao@ouropreto.mg.gov.br