Notícia publicada em 01/09/2026
por Nízea Coelho
Dois anos depois de sua última apresentação em Ouro Preto, “Florido – O Musical”, do Grupo de Teatro Mundo Cênico, está de volta à cidade. O espetáculo será apresentado no dia 5 de setembro, às 20h, no Teatro Casa da Ópera, com entrada gratuita e acessibilidade em Libras.
O retorno tem um significado especial para o grupo. Foi justamente no Teatro Casa da Ópera que “Florido” realizou sua última apresentação em Ouro Preto, em 2024, em uma noite marcada pelo sucesso e pelo encontro com o público. Agora, dois anos depois, o espetáculo retorna ao mesmo palco, mas em uma nova fase de sua trajetória.
Desde sua última passagem pela cidade, “Florido – O Musical” passou por uma remontagem, com reformulações em cenas e a incorporação de novos elementos à encenação. A música, uma das marcas do espetáculo, ganhou ainda mais presença no palco, com a utilização de instrumentos percussivos pelos próprios atores ao longo da apresentação.
Com classificação livre e duração de 60 minutos, “Florido – O Musical” é uma produção do gênero infanto juvenil que conquista espectadores de todas as idades. A montagem apresenta uma fábula mineira sobre medo e ambição, mas também sobre amor e fidelidade.
A história se passa em terras onde vive Dona Zefinha, uma rica e prendada fazendeira. Seu filho, Bento, não sabe mentir e tem como companheiro o boi Florido, manso, bonito e dono de grande destreza. Nas redondezas, vive também Seu Juvenal, um homem ganancioso, sua filha Rosa Maria e Manuela, uma daquelas figuras que, como diz o próprio espetáculo, “não inventa, mas aumenta”. Entre esses personagens, se constrói uma narrativa marcada pelo imaginário popular e pelo jeito mineiro de contar histórias.
Um espetáculo que carrega Minas no palco
“Florido – O Musical” foi o primeiro espetáculo criado pelo Grupo de Teatro Mundo Cênico e estreou em 2022. Desde então, tornou-se uma das produções mais importantes da trajetória do coletivo, representando o estilo artístico do grupo e sua forte relação com a cultura, as histórias e a identidade mineira.
São seis atores em cena que interpretam, cantam e, nesta nova montagem, também utilizam instrumentos percussivos durante a apresentação. O repertório é composto por músicas populares, enquanto o cenário, inteiramente feito à mão, reforça o caráter único, autêntico e artesanal do espetáculo.
A produção também conquistou reconhecimento no cenário teatral. Em 2023, “Florido – O Musical” recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Ator no Festival Nacional de Teatro de Passos/MG.
Um retorno ao palco onde tudo ficou na memória
Para o Mundo Cênico, voltar a Ouro Preto é também revisitar uma importante lembrança da trajetória do espetáculo. A apresentação de 2024 marcou a passagem do grupo pela cidade e teve como palco o Teatro Casa da Ópera. Agora, o retorno acontece novamente no mesmo espaço, criando um reencontro entre o espetáculo, o palco e o público ouro-pretano.
Mas quem assistiu o “Florido” há dois anos encontrará também novidades. A remontagem trouxe novas possibilidades para algumas cenas e ampliou a presença da música e dos instrumentos na construção da narrativa. A essência da história permanece, assim como seus personagens e sua identidade mineira, mas a nova versão convida o público a olhar novamente para essa fábula.
Além de gratuito, o espetáculo contará com acessibilidade em Libras, ampliando o acesso do público à apresentação e reforçando o compromisso da circulação com uma experiência cultural mais inclusiva.
Criado em 2022, em Perdões/MG, o Grupo de Teatro Mundo Cênico possui três espetáculos autorais em seu repertório. Em sua trajetória, já realizou mais de 100 apresentações, alcançando um público de mais de 30 mil espectadores. O grupo tem como propósito ampliar o acesso ao teatro e levar suas produções a diferentes cidades e públicos, especialmente a locais onde o contato com produções teatrais ainda é limitado.
A apresentação em Ouro Preto é patrocinada pela Hexagon Mining, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e reforça a trajetória de circulação do Grupo de Teatro Mundo Cênico por Minas Gerais e outros estados brasileiros.
Sobre o espetáculo
Florido – O Musical
Texto e direção: Bruno Costa
Preparação musical: Gabriel Roque
Produção: Luis Fernando Ayrão
Realização: Mundo Cênico
Patrocínio: Hexagon Mining
Serviço
Florido – O Musical — Ouro Preto/MG
Data: 5 de setembro
Horário: 20h
Local: Teatro Casa da Ópera
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Intérprete de Libras
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Mais informações: @mundo.cenico ou (35) 9 9903-9449