Notícia publicada em 30/07/2026
por Nízea Coelho

Na última terça-feira, 28 de julho, aconteceu a quinta reunião do Conselho Municipal de Trânsito (CMT) na Câmara Municipal de Ouro Preto. A pauta principal discutida foi a regularização da Tarifa de Pós-Utilização (TPU), valor relacionado ao sistema de Rotativo Digital da cidade. Moisés dos Santos, secretário municipal de Segurança e Trânsito, afirma que o conselho tem um papel relevante em questões de maior peso para a população, como a garantia de uma boa mobilidade urbana.
A TPU oferece uma alternativa para que a não ativação prévia dos créditos de estacionamento pelo usuário, por qualquer circunstância, não se transforme imediatamente em multa. Dessa forma, após a constatação da irregularidade de estacionamento por um agente fiscalizador da Guarda Civil Municipal ou da OuroTran, é realizada uma fotografia com a placa, a data e a localização do veículo, e emitido eletronicamente um Aviso de Irregularidade (AI) ao usuário. O pagamento da tarifa deveria ser feito dentro do prazo de 24 horas a partir da emissão do aviso.
Ao pagar a tarifa, a irregularidade é considerada sanada dentro das regras do sistema. Nesse caso, o cidadão não está cancelando a multa por irregularidade de estacionamento, que corresponde a uma infração grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Na verdade, o usuário estaria pagando pela utilização da vaga pública que deveria ter sido paga no momento em que estacionou.
Em relação aos valores da TPU, o conselho apresentou propostas para a regularização da Tarifa de Pós-Utilização. Nesse sentido, as sugestões apresentadas são importantes para a elaboração do futuro decreto relativo à TPU. Uma delas seria a opção de uma taxa fixa de R$ 35,00 para a irregularidade de estacionamento. Outra opção seria a multiplicação por 10 dos valores fixados para o sistema de estacionamento rotativo digital na cidade. Confira uma simulação dos valores neste caso:
|
Valores do rotativo para carros:
Para motocicletas:
|
Rotativo Digital em Ouro Preto
O sistema Rotativo Digital de Ouro Preto tem o objetivo de democratizar e facilitar o acesso às vagas de estacionamento, bem como descongestionar o trânsito em áreas com grande fluxo de veículos. A receita líquida obtida com o pagamento das vagas é revertida para projetos de melhoria do sistema viário.
Para utilizar o sistema, o usuário deve possuir créditos eletrônicos ativos para a vaga em que está estacionado. São disponibilizadas duas formas de uso dos créditos: créditos avulsos para estacionamento pontual na vaga e créditos pré-pagos, em que usuários recorrentes no sistema podem comprá-los antecipadamente e em maior quantidade, ativando-os somente quando forem utilizar a vaga do rotativo.
O horário de funcionamento das vagas do rotativo é de segunda-feira a sábado, entre 8h e 18h, e aos domingos e feriados, entre 8h e 13h. Além disso, os créditos das vagas são, atualmente, adquiridos de forma on-line pelo aplicativo “Rotativo Digital Ouro Preto” ou nos Pontos de Venda (PDVs) da cidade, como farmácias e padarias, identificados com banners do serviço.
O Estacionamento Rotativo Remunerado nas vias e logradouros públicos foi instituído pelo Decreto Municipal nº 6.904, de 30 de março de 2023. No documento, podem ser encontradas também as vagas para pessoas com mobilidade reduzida, deficiência e idosas. Os locais são identificados com placas de estacionamento regulamentado, definidas pelo CTB. Confira os locais regulamentados.
|
Logradouro |
Número de Vagas |
|
Largo do Rosário |
17 |
|
Praça Silviano Brandão |
15 |
|
Largo do Coimbra |
13 |
|
Rua São Francisco |
05 |
|
Rua Getúlio Vargas |
28 |
|
Rua Paraná |
09 |
|
Rua Costa Sena |
41 |
|
Rua Xavier da Veiga (extensão após o Morro da Forca) |
30 |
|
Rua Senador Rocha Lagoa |
26 |
|
Rua Brigadeiro Musqueira |
18 |
|
Rua Conde de Bobadela |
48 |
|
Rua Cláudio Manuel |
08 |
|
Praça Orlando Trópia |
24 |
|
Rua Barão de Camargos |
09 |
|
Rua Vereador Rodrigo Tófolo |
07 |
|
Rua Henri Gorceix |
26 |
|
Ladeira Farmacêutico Antônio de Brito |
03 |
|
Rua Antônio Pereira |
11 |
|
Praça Reinaldo Alves de Brito |
30 |
|
Rua Professor Paulo Magalhães |
42 |
|
Praça Vereador Jorge Gonçalves Pedrosa |
21 |
|
Rua João Pedro da Silva |
54 |
|
Rua José Trindade |
10 |
|
Rua Perimetral (toda a extensão e contagem somente até Alberto Magalhães). |
20 |
|
Avenida Juscelino Kubitschek |
60 |
Texto: João Henrique do Nascimento
Revisão: Victor Stutz