Notícia publicada em 09/07/2026
por Nízea Coelho

Recentemente, a Guarda Civil Municipal de Ouro Preto incorporou um novo cão K-9 à equipe do Grupamento de Operações com Cães (GOC), resultado de uma parceria técnica com o município de Barbacena. A iniciativa representa um avanço estratégico para a segurança pública, por meio do alinhamento da eficiência operacional aplicada ao patrulhamento. A Guarda, por sua vez, é um serviço relevante que atua em diversos tipos de trabalho de patrulha, por exemplo, a operação com cães, para garantir a segurança civil e do patrimônio.
A denominação “K-9” em cães de policiamento surge do termo em inglês canine, em que a junção do “K” com o número nove soa de forma idêntica à palavra. Eles são utilizados principalmente para trabalhos de farejamento de entorpecentes e de munição. Para isso, os cães recebem treinamento por meio do kit Nose, conjunto de materiais que simulam artificialmente os odores das substâncias. Além disso, os cães recebem treinamento de obediência e de proteção para o bom desempenho no patrulhamento ostensivo.
O trabalho de operações com cães adestrados da Guarda Civil de Ouro Preto foi instituído a partir do Decreto Municipal nº 5.718/2020. Nesse sentido, somado à atuação no patrulhamento, há planos de, futuramente, os cães também estarem presentes em situações de resgate e salvamento, em apoio à Defesa Civil. Além disso, para a preservação da saúde dos animais, o serviço conta com tratamento veterinário adequado.
O canil atuante no município pode auxiliar outras entidades de segurança, como a Polícia Civil e a Polícia Militar, tanto na sede de Ouro Preto quanto nos distritos. O GOC também possui atuações em outros municípios, a exemplo de Itabirito, onde houve êxito na localização de entorpecentes e de munição ocultos em residências por meio do farejamento. Somado ao combate à criminalidade, os cães também podem atuar na melhora da saúde mental e física de pacientes, como no trabalho de cinoterapia com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em que os animais contribuem para a redução do estresse.
O novo cão incorporado à Guarda de Ouro Preto representa a importância da integração técnica e institucional entre diferentes municípios para a otimização de recursos e da capacidade operacional da corporação. Em depoimento, Leandro Carmo, guarda responsável pelo treinamento dos cães, aponta que “havendo a necessidade e uma solicitação de outros órgãos, estaduais ou municipais, é possível dar esse apoio a outros órgãos fora de Ouro Preto”.
O canil da Guarda Civil Municipal é um exemplo dos serviços de segurança em constante melhoria para garantir a eficiência do patrulhamento.
Texto: João Henrique do Nascimento
Revisão: Victor Stutz