prefeitura municipal de ouro preto


Prefeitura de Ouro Preto lança Programa de Promoção e Apoio às OSCs da Economia Criativa e Solidária

Notícia publicada em 11/06/2026
por Nízea Coelho


Imagem: Peterson Bruschi

A Prefeitura de Ouro Preto realizou, na noite do dia 27 de maio, o lançamento do Programa de Promoção e Apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) da Economia Criativa e Solidária. A iniciativa marca o início da jornada de formação, fortalecimento institucional e formalização dos coletivos selecionados por meio da Chamada Pública 2026.

Ao todo, 17 coletivos participam desta etapa do programa, com iniciativas voltadas principalmente para as áreas da economia criativa, cultura, educação e desenvolvimento comunitário. De acordo com os dados apresentados durante o lançamento, 80% dos grupos atuam diretamente no campo da cultura e economia criativa, além de desenvolverem ações nas áreas de educação e saúde.

Durante o lançamento, o prefeito Angelo Oswaldo destacou a importância do associativismo e da organização coletiva para o fortalecimento das comunidades e o acesso a oportunidades de financiamento.

“Ninguém faz nada sozinho. Os coletivos organizados e institucionalizados conseguem acessar editais, financiamentos e desenvolver ações com muito mais força social. É pela parceria e pela união de esforços que conseguimos avançar”, afirmou o prefeito.

A maior parte dos coletivos possui atuação nos distritos de Ouro Preto, alcançando também territórios e municípios vizinhos, o que evidencia o potencial de impacto regional das iniciativas. O programa busca apoiar os coletivos em diferentes frentes, como a formalização das organizações, capacitação em gestão e sustentabilidade das iniciativas, incentivo à geração de trabalho e renda, valorização das ações culturais comunitárias e fortalecimento das redes de participação social. A proposta também pretende ampliar o desenvolvimento territorial sustentável por meio da economia criativa e solidária.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, ressaltou que o fortalecimento das associações e coletivos faz parte da política pública de diversificação econômica construída pelo município.

“A missão de diversificar a economia e gerar emprego e renda é muito maior do que apenas a Prefeitura. Precisamos dos parceiros certos para fazer as políticas públicas chegarem onde, muitas vezes, o poder público sozinho não consegue alcançar. Esse projeto nasce justamente do apoio ao associativismo e ao trabalho coletivo”, destacou o secretário.

A iniciativa integra as ações de fortalecimento da economia criativa e solidária em Ouro Preto, incentivando a organização comunitária, a geração de oportunidades e a valorização dos territórios e das iniciativas locais.

 

Texto: Izabella Almeida

Revisão: Victor Stutz


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.