Notícia publicada em 25/05/2026
por Nízea Coelho
A solidariedade que salva vidas está de volta a Ouro Preto. A 5ª Campanha Externa de Doação de Sangue do Hemominas chega à sua nova edição convidando a população a participar desse gesto simples e essencial. A ação será realizada no dia 30 de maio, das 8h às 16h, na Policlínica Municipal de Ouro Preto, no bairro São Cristóvão, reforçando a importância da doação regular para manter os estoques de sangue e atender quem mais precisa.
A iniciativa, realizada em parceria entre a Prefeitura de Ouro Preto, o Hemominas e a Santa Casa de Misericórdia, busca reforçar os estoques de sangue dos hospitais, contribuindo para assegurar o atendimento aos pacientes e salvar vidas.
Na campanha do ano passado, foram coletadas 328 bolsas de sangue, e a meta deste ano é superar esse número. A doação de sangue é um ato essencial para o funcionamento do sistema de saúde, sendo indispensável em atendimentos de urgência e emergência, cirurgias de grande porte e no tratamento de doenças crônicas que frequentemente necessitam de transfusões. Mais do que um gesto solidário, doar sangue é um compromisso com a vida: uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas, já que o sangue é separado em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas e plasma, ampliando seu alcance e impacto.
As inscrições podem ser feitas por meio do link. Ao acessá-lo, você será direcionado para um grupo de WhatsApp, onde poderá manifestar seu interesse em doar. Em seguida, a equipe responsável entrará em contato para informar os horários disponíveis para a realização da doação. Dessa forma, garantimos mais organização e evitamos longas esperas.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (31) 99677-1362 ou (31) 99537-1961.
Requisitos para doar:
• Ter entre 16 e 69 anos (menores com autorização)
• Pesar mais de 50 kg
• Estar em boas condições de saúde
• Estar bem alimentado (evitar gordura)
• Não estar em jejum
• Ter dormido bem
• Não ter consumido álcool nas últimas 12h
• Apresentar documento oficial com foto
• Piercing ou tatuagem: aguardar 6 meses
Os demais critérios básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue estão disponíveis no site do Hemominas.
Texto por Milene Latarulo e Pedro Ludwig
Revisão: Victor Stutz