Notícia publicada em 17/03/2026
por Nízea Coelho

A Prefeitura de Ouro Preto aposta na tecnologia para melhorar a segurança do cidadão. Serviços como o de videomonitoramento e sistemas de cruzamento de dados, como CORTEX e INFOSEG, têm aprimorado o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito. Apenas neste ano, a Guarda Civil Municipal (GCM) conseguiu, com a utilização da tecnologia recentemente implantada, recuperar veículos furtados e identificar suspeitos de crimes.
A recuperação mais recente aconteceu na última segunda-feira, 9 de março, quando um veículo furtado, originário de Praia Grande, São Paulo, foi recuperado. O carro estava estacionado em uma vaga de curta duração na Rua Conselheiro Quintiliano, no Centro, e possuía documentação irregular. O veículo foi removido ao pátio credenciado do DETRAN e apresentado à autoridade policial. Na semana anterior, em 7 de março, outro carro com alerta de furto havia sido localizado na Rodovia dos Inconfidentes, na altura do distrito de Amarantina. Em janeiro, outro veículo foi recuperado em Ouro Preto com registro de furto em Ponte Nova, Minas Gerais. Após uma ação conjunta da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, o carro foi localizado próximo ao supermercado Farid, durante um patrulhamento preventivo. O suspeito tentou fugir a pé, mas, após um cerco policial e buscas detalhadas na região, foi preso em flagrante.
O secretário de Segurança e Trânsito, Moisés dos Santos, falou sobre a relevância do monitoramento. “O videomonitoramento, hoje instalado no Centro de Comunicação (CECOM) da Guarda Civil Municipal, é uma ferramenta muito importante que veio consolidar as questões de segurança pública. O equipamento tem trazido muitos êxitos nas ocorrências que, porventura, dão entrada no CECOM da Guarda”, declarou. O secretário disse ainda que a população pode colaborar com o sistema de videomonitoramento. “Buscamos um aumento na capacidade operacional do sistema, inclusive através de câmeras compartilhadas com a população”.
O morador de Ouro Preto que desejar contribuir com a segurança da cidade, por meio de câmeras, pode entrar em contato com a Guarda Civil Municipal. Será assinado um termo de compromisso entre o Município e o cidadão para estabelecer as regras da utilização.
Texto: João Henrique do Nascimento
Revisão: Greiza Tavares