prefeitura municipal de ouro preto


Setenário das Dores de Maria tem início em fevereiro em Ouro Preto

Notícia publicada em 11/02/2026
por Nízea Coelho


O mês de fevereiro marca, no calendário católico, o início do Setenário das Dores de Maria, uma das mais tradicionais manifestações religiosas que antecedem a Semana Santa. Em Ouro Preto, a celebração adquire contornos ainda mais simbólicos ao ser realizada em templos setecentistas, que dialogam diretamente com a história, a fé e o patrimônio cultural do município.

A programação tem início no dia 13 de fevereiro e se estende por sete sextas-feiras consecutivas, até o mês de março, período que prepara espiritualmente os fiéis para a Páscoa. Ao longo das celebrações, o Setenário propõe uma meditação progressiva sobre o sofrimento da Virgem Maria, sempre associado à Paixão de Cristo, a partir de uma perspectiva catequética e penitencial.

Cada encontro é dedicado à reflexão sobre os momentos que antecedem o sepultamento de Jesus Cristo, aprofundando os mistérios que se finalizam na Semana Santa. As celebrações acontecerão sempre às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, reunindo fiéis, moradores e visitantes. Além do aspecto litúrgico, a programação também conta com a participação do Coral Francisco Gomes da Rocha e da Orquestra Padre Simões.

Inserido no contexto das práticas quaresmais da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, o Setenário também se articula com outras ações pastorais. Como desdobramento desse percurso de preparação espiritual, serão realizados mutirões de confissões no dia 11 de março, em diferentes pontos do município, incluindo a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Lar São Vicente de Paulo, a Capela São Cristóvão e a Capela São Sebastião.

Na sequência da programação, no dia 15 de março, às 8h30, os fiéis participam da visitação aos Passos da Paixão, com início na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, seguida de missa, reforçando o caráter processional e meditativo que marca o período.

Esse conjunto de celebrações se amplia com a realização das Vias-Sacras, que integram a vivência quaresmal no município. As celebrações seguem o seguinte cronograma:

Quartas e sextas-feiras, às 6h15, na Basílica de Nossa Senhora do Pilar;
Quartas-feiras, nas ruas das comunidades de São Francisco de Paula;
Quartas-feiras, às 19h30, nas ruas das comunidades de São Cristóvão.

De origem portuguesa, o Setenário das Dores de Maria foi introduzido no Brasil ainda no período colonial, em meados do século XVIII. Em Ouro Preto, a tradição atravessa séculos e permanece viva, reunindo fé, memória e patrimônio e reafirmando a importância da religiosidade popular na construção da identidade cultural do município.

 

Texto: Laira Ferreira

Revisão: Victor Stutz

Álbum de fotos


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.