Notícia publicada em 27/01/2026
por Nízea Coelho

A Escola Estadual Dom Velloso, localizada no bairro Pilar, em Ouro Preto, foi selecionada para integrar a primeira etapa do programa Minas Bilíngue, iniciativa do Governo de Minas Gerais que vai implementar o ensino bilíngue e intercultural na rede pública estadual a partir de 2026.
Com o objetivo de preparar os estudantes para o mundo globalizado, o Minas Bilíngue visa ensinar uma língua adicional ao português (inglês, espanhol, mandarim, francês, alemão ou italiano), de forma integrada. Na Dom Velloso, o idioma ofertado será o francês. O programa também prevê o fortalecimento dos centros de estudo de línguas e a oferta de intercâmbios internacionais para estudantes com melhor desempenho e professores mais envolvidos nas ações do projeto.
Além da E. E. Dom Velloso, outras 29 instituições participam da iniciativa. Nessas unidades, a língua estrangeira adicional, definida pela comunidade escolar, terá carga horária ampliada e será aplicada em componentes curriculares específicos, de maneira integrada à formação geral básica e aos itinerários formativos. Duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental serão contempladas, na modalidade de tempo integral, conforme a matriz curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
De acordo com a superintendente regional de ensino de Ouro Preto, Regiane Teixeira, a implementação do Minas Bilíngue promove mudanças positivas na dinâmica escolar, ao integrar o ensino da língua francesa ao currículo regular, incentivando práticas pedagógicas mais interdisciplinares e colaborativas, sem aumento da carga horária.
Ainda segundo a superintendente, o projeto gera impactos educacionais, culturais e sociais para o município, ao ampliar as oportunidades formativas dos estudantes da rede pública e dialogar com a identidade histórica e intercultural de Ouro Preto. Para Regiane, trata-se de uma política pública que “qualifica a educação, fortalece o território e projeta o município como referência em inovação educacional”.
O prefeito da cidade de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, reforçou a importância da língua francesa no cotidiano do município: “É um grande presente para Ouro Preto. Ouro Preto fala francês, nas ruas, nas lojas, na universidade. Temos fortes vínculos com a cultura francesa, e agora, com a Escola Dom Velloso sendo uma escola bilíngue, vamos ter os alunos e muitos jovens ouro-pretanos aprendendo francês”. Na ocasião, o prefeito também doou à biblioteca da escola o livro Grammaire Pratique du Français d’Aujourd’hui, voltado ao aprendizado da língua francesa, simbolizando o início dessa nova etapa na educação do município.
A expectativa é que a implementação do programa a partir de 2026 contribua para a ampliação do repertório cultural e linguístico dos estudantes, fortalecendo a educação pública e preparando os jovens para novos desafios acadêmicos e profissionais.
Texto: Karini Marques
Revisão: Victor Stutz