Notícia publicada em 26/01/2026
por Nízea Coelho

Em alusão ao Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado em 26 de janeiro, a Prefeitura de Ouro Preto destaca o projeto “Escola Vai ao Parque”, uma iniciativa que fortalece a formação ambiental de crianças e jovens do município por meio da vivência direta com a natureza. Somente em 2025, mais de 2000 alunos das redes municipal, estadual e particular, além de escolas de outros municípios e estados, participaram do projeto.
O projeto direciona suas ações para a promoção de oficinas, atividades educativas e visitas aos parques e áreas preservadas do município, possibilitando experiências práticas que fortalecem o vínculo com a natureza, especialmente em um contexto de crescente urbanização e avanço tecnológico.
A iniciativa tem por objetivo incentivar práticas sustentáveis e fortalecer a educação ambiental no ambiente escolar. As atividades são voltadas à sensibilização e à mobilização da participação comunitária para proteger a biodiversidade, viabilizar a mudança de comportamentos e a compreensão sobre a importância da sustentabilidade.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Gorceix. O objetivo é promover a Educação Ambiental, com foco nas 5 Unidades de Conservação de Ouro Preto, a exemplo do Parque Natural Municipal das Andorinhas, o Horto dos Contos e o Monumento Natural Municipal Gruta de Nossa Senhora da Lapa. O contato direto com a natureza, alinhado ao aprendizado ensinado pelos monitores do projeto, desperta nos estudantes a consciência sobre a preservação ambiental, sustentabilidade e a relação entre ser humano e meio ambiente.
Com essa iniciativa, Ouro Preto se destaca como uma cidade comprometida com a educação ambiental e a sustentabilidade. A conscientização, somada à participação e ao engajamento da comunidade, são fundamentais para assegurar um futuro mais sustentável e integrado. Assim, a Prefeitura promove Educação Ambiental, formando cidadãos responsáveis, críticos e conscientes.
Para saber mais sobre o projeto, entre em contato pelo telefone (31) 3559-3253 entre 9h e 18h; ou acesse o site https://www.ouropreto.mg.gov.br/index.php?page=noticia&id=4554
Por: Mateus Del’Amore
Revisão: Victor Stutz







