Notícia publicada em 15/01/2026
por Nízea Coelho

A Prefeitura de Ouro Preto realizou a restauração do mirante da Girândola, localizado na Ladeira João de Paiva, no Morro São Sebastião, com a reconstituição dos trechos danificados do pequeno muro que circunda a estrutura. O serviço foi executado pela Secretaria Municipal de Obras e manteve a estética original do espaço.
Do alto do morro, o mirante oferece uma das vistas mais completas do Centro Histórico de Ouro Preto, permitindo a contemplação de importantes igrejas, museus, do Pico do Itacolomi e, em dias de boa visibilidade, de parte do campus Morro do Cruzeiro da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O local carrega forte valor histórico e simbólico: o nome Girândola remete às celebrações antigas realizadas ali, com a tradicional queima de fogos em formato giratório, manifestação que integra a memória cultural da cidade.
A intervenção integra um trabalho contínuo de manutenção do local, que já recebeu ações semelhantes diversas vezes ao longo do último ano, sempre em razão de depredação do patrimônio público. A última havia sido realizada no mês de dezembro e, novamente, foi necessária a recomposição das partes danificadas devido a novos atos de vandalismo.
Festa do Padroeiro se aproxima
A Prefeitura de Ouro Preto atua de forma contínua com intervenções voltadas à valorização do patrimônio, à segurança e à mobilidade no Morro São Sebastião. As ações foram intensificadas para que a comunidade possa celebrar tranquilamente a Festa do Padroeiro que nomeia o bairro, que acontece no dia 20 de janeiro.
Além da reconstituição do Mirante, a Prefeitura também executa serviços de reparo no calçamento da Ladeira João de Paiva, corrigindo trechos danificados e melhorando as condições de circulação de pedestres e veículos.
Depredação de espaços públicos
A Prefeitura reforça que a depredação de bens públicos é crime e prejudica toda a coletividade, além de gerar custos adicionais aos cofres públicos. A preservação dos espaços urbanos é responsabilidade de todos e atitudes como essas comprometem o uso adequado dos equipamentos pela própria população.
O secretário Municipal de Obras, Franklin Evangelista, destacou a importância da manutenção permanente e da conscientização da população. “São intervenções pontuais, mas necessárias para manter o espaço em condições adequadas de uso. Infelizmente, a recorrência da depredação nos obriga a retornar ao local diversas vezes. É fundamental que a população ajude a preservar o patrimônio, que é de todos”, afirmou.
Cuidar de Ouro Preto é também preservar sua história, seus espaços e suas tradições.
Texto: Vívian Chagas e Bernardo Marotta
Revisão: Greiza Tavares

