prefeitura municipal de ouro preto


Programa ‘Tchau, Tranqueira!’ está nos bairros Tavares, Saramenha de Cima e Vila dos Engenheiros


Moradores podem fazer o agendamento para que a Prefeitura recolha gratuitamente resíduos de grande porte.

Notícia publicada em 13/01/2026
por Nízea Coelho


Imagem: Sarah Moreira

O Programa ‘Tchau, Tranqueira!’ da Prefeitura de Ouro Preto está realizando o agendamento gratuito para a coleta de resíduos volumosos. O programa visa recolher, nas unidades residenciais do município, móveis, colchões, armários, eletrodomésticos, eletrônicos, sucata e outros materiais de grande porte. Em janeiro, os bairros Tavares, Saramenha de Cima e Vila dos Engenheiros terão prioridade para recolhimento dos materiais, mediante agendamento prévio.

O agendamento poderá ser feito por meio do WhatsApp, pelo número (31) 99231-2295, das 8h às 17h, ou pelo formulário eletrônico (Clique aqui para se cadastrar), até o final do mês de janeiro. No momento do cadastro, é preciso informar: nome e endereço completos, CPF e tipo de material a ser recolhido. Após o envio das informações, a equipe informará o dia e o horário da coleta.

O programa é destinado somente para unidades residenciais. No dia agendado, o morador deve deixar os resíduos na calçada, em frente à propriedade, de forma que não atrapalhe a circulação de pedestres. A equipe da empresa responsável irá realizar a coleta de forma segura e eficiente na data agendada.

O descarte incorreto desses resíduos pode contaminar solo e rios, causar prejuízos à fauna e à flora, poluir visualmente o município e proliferar vetores, como ratos, baratas, mosquitos e dengue. O programa visa inibir os malefícios causados por descartes incorretos, em botas-fora e vias públicas, e destinar corretamente os resíduos para descarte.

 

Tchau Tranqueira em outros bairros

Moradores de outros bairros da Sede de Ouro Preto também já podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo WhatsApp ou pelo formulário informados acima para realizarem o cadastro. O recolhimento dos materiais será agendado de acordo com a demanda dos bairros.

 

Texto: Sarah Moreira

Revisão: Victor Stutz

 


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.