Notícia publicada em 09/01/2026
por Nízea Coelho

Ouro Preto deu um importante passo no cuidado com o meio ambiente: na última quarta-feira (7), aconteceu a inauguração de um espaço voltado para o fortalecimento da coleta seletiva. Trata-se de um Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos, que representa melhoria direta em ações para a preservação ambiental e na infraestrutura de trabalho dos catadores.
O município de Ouro Preto, atualmente, conta com quatro associações de catadores, são elas: a Associação da Rancharia (ACMAR), a Associação do Padre Faria (ACPF), a Associação do Alto Rio das Velhas (ACARV) e a Associação de Antônio Pereira (AMRAP).
Com mais de duas décadas de atuação no município, a Associação do Padre Faria teve seu antigo galpão incendiado em setembro do ano passado. Mais do que reconstrução, o novo espaço simboliza o compromisso e a valorização para com aqueles que desempenham um papel importante para a cidade.
Durante o evento, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, ressaltou que o equipamento possibilita ampliar a oferta do serviço da coleta seletiva na cidade de Ouro Preto e o fortalecimento da entidade com a possibilidade de aumento do número de catadores. “Estivemos presentes no primeiro e no segundo momento do incêndio e assumimos o compromisso de inaugurar oficialmente o galpão. É um projeto de parceria com o catador. Estamos criando uma estrutura de governança com todos unidos. Enviaremos para a Câmara a Lei do Grande Gerador, que gera responsabilidade sobre os resíduos produzidos, para que isso valorize o catador. Em discussão com o Ministério Público e os blocos de Carnaval, sugerimos que os catadores sejam contratados. Estamos trabalhando em equipe pelas boas práticas”, enfatizou o secretário.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, destacou o alcance social dessa política. “Todo esse trabalho dos catadores e da Secretaria de Meio Ambiente, é uma realização fundamental e imprescindível, e que a cada dia se amplie e seja mais reconhecida para que possa haver mais participação e, portanto, melhores resultados”, celebrou o gestor.
A solenidade de entrega do espaço contou também com representantes das equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto e de Nova Lima, da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, da Guarda Civil Municipal, da ACTECH, da Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto (FAMOP), da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itabirito (Ascito), do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), de catadoras e catadores da Rede Cataunidos e do Movimento Nacional de Catadores e de autoridades da Câmara Municipal de Ouro Preto.
A Prefeitura de Ouro Preto, por meio dessa nova estrutura, reafirma a busca por responsabilidade social e o cuidado com a sustentabilidade, conservação e proteção do meio ambiente.
Texto: Mateus Del’Amore
Revisão: Greiza Tavares

