Notícia publicada em 16/12/2025
por Marília Mesquita

Com o objetivo de garantir à população acesso a alimentos frescos e de qualidade, promovendo a agricultura familiar, fomentando a economia e criando um importante espaço de socialização, a Prefeitura de Ouro Preto incentiva cinco feiras livres na cidade. Semanalmente, 50 comerciantes credenciados na Secretaria de Agropecuária, atuam vendendo frutas, legumes, verduras, biscoitos, queijos, doces, refeições e artesanato.
Há dois anos, Emerson Esdras, de 49 anos, expõe a produção dele na Feira da Estação, no bairro Pilar, às sextas-feiras. No início era uma experiência para a venda das hortaliças e verduras que produz em Santa Rita de Ouro Preto. Hoje, é a renda e a fonte para que adquira seus bens.
“Eu não conseguia chegar no cliente, então vendia para o comércio. Um pé de alface eu passava por R$ 0,80, agora vendo a R$ 5. Vi meu faturamento crescer e até já comprei mais um pedaço de terra para aumentar minha produção”, comemorou. Com o sucesso da iniciativa, também expõe os produtos na Barra, aos domingos, e na Bauxita, às terças-feiras. “Para mim a feira é tudo”, concluiu.
Em Cachoeira do Campo, Maria Raimunda, de 65 anos, trabalha na feira de sábado. “O melhor dia que tem na semana, para mim, é o sábado. Adoro ir para a feira. Eu amo aquela feira!”, contou. Ela faz salgados e refeições para vender na barraca. O carro chefe é a feijoada e o tropeiro, mas ela gosta de levar um prato extra, às vezes é nhoque, outro dia é vaca atolada. Também vende coxinha, pastel e suco natural.
“A feira me resgatou, eu renasci. Eu estava com depressão, agora revejo amigos e vendo minhas refeições”. Toda semana Raimunda cozinha sete quilos de arroz, o tropeiro leva três quilos de feijão, e a feijoada, dois. “Volto com todas as panelas vazias”, afirmou. Com o faturamento da feira, ela conseguiu ampliar a cozinha e agora tem um espaço confortável e equipado para preparar as refeições.
A Prefeitura de Ouro Preto investe na infraestrutura das feiras e promove shows artísticos para garantir a organização do ambiente e atrair público. Cerca de 1,2 mil pessoas frequentam as feiras todas as semanas.
Serviço
Feira da Praça Cojan (Bauxita)
Dia: Terça-feira
Horário: 07h às 12h
Feira Museu de Farmácia (Centro)
Dia: Quinta-feira
Horário: 07 às 12h
Feira da Estação (Pilar)
Sexta-feira: 16h às 22h
Feira de Cachoeira do Campo (Terminal Rodoviário)
Dia: Sábado
Horário: 07h às 15h
Feira da Barra (Praça Pref. Amadeu Barbosa)
Dia: Domingo
Horário: 07 às 13h
Texto: Marília Mesquita
Revisão: Greiza Tavares


