Notícia publicada em 04/12/2025
por Marília Mesquita

Valorização e fortalecimento cultural foi o que reuniu o Executivo municipal, o Legislativo e membros do tradicional bloco Bandalheira Folclórica Ouro-pretana (BAFO), no auditório da Prefeitura de Ouro Preto, na segunda-feira (1). O encontro foi para a formalização de aporte financeiro para a compra de instrumentos musicais.
O recurso de R$ 40 mil tem o objetivo de intensificar a atuação do bloco, com a possibilidade de montar uma escola de música para crianças e adolescentes. O investimento é proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Alencar da Silveira, com intermediação da vereadora Lilian França.
Durante o evento, o prefeito Angelo Oswaldo recebeu uma placa de homenagem da Bandalheira e falou da representatividade do bloco para o carnaval e a população de Ouro Preto. “Nós é que temos que homenagear a Bandalheira, porque ela está no coração do povo de Ouro Preto”, afirmou.
De acordo com Alcindo Filho, um dos fundadores da Bandalheira, Angelo Oswaldo foi quem despertou nos fundadores o interesse pelo reconhecimento do bloco como utilidade pública, o que permitiu que o “Bafo” arrecadasse recursos para a ampliação das atividades. “É a primeira vez que a Bandalheira recebe recurso da Prefeitura”, concluiu.
Bandalheira Folclórica Ouro-pretana
Fundado em 1972, o bloco está caminhando para o 54º ano de existência. Com apresentações durante o carnaval, ele é responsável por contagiar os foliões com alegria, humor e irreverência. A Bandalheira é composta por integrantes vestidos de calça, cinto, calçado e gravata pretos, camisa branca, papel higiênico na cintura e penico na cabeça.
Texto: Vanência Magela
Revisão: Victor Stutz