Notícia publicada em 03/12/2025
por Marília Mesquita

O deputado federal Paulo Abi-Ackel esteve em Ouro Preto na sexta-feira (28) para anunciar a destinação de uma emenda parlamentar de R$ 20 milhões para o asfaltamento de 21 km da estrada que liga o distrito de Santa Rita de Ouro Preto ao município de Catas Altas da Noruega. O recurso foi articulado pela Prefeitura Municipal, que mostrou a importância da melhoria para o desenvolvimento regional de Minas Gerais.
O encontro aconteceu na Câmara de Ouro Preto e reuniu diversas autoridades e lideranças dos dois municípios. “É uma obra enorme, que beneficia tremendamente o município de Ouro Preto, criando uma ligação direta com Viçosa, unindo a zona mineradora à Zona da Mata Mineira. É um avanço que transforma a mobilidade e a integração regional”, ressaltou o prefeito Angelo Oswaldo.
De acordo com o deputado Paulo Abi-Ackel, o repasse do recurso já é uma realidade e a previsão é de que a obra inicie em 2026. “A metade da verba já está cadastrada para os municípios no Ministério da Integração e empenhada para o respectivo pagamento, garantindo o início das obras nas duas cidades”, afirmou.
Para o secretário de Obras, que tem se empenhado na apresentação do projeto e execução da obra, essa é uma grande conquista. “Estamos diante de uma conquista histórica para a região. Com duas frentes de trabalho, o progresso será rápido e eficiente. Essa estrada melhora a logística, a segurança e a vida de quem depende desse trajeto diariamente”, destacou.
A estrada entre Santa Rita de Ouro Preto e Catas Altas da Noruega é considerada estratégica por conectar a Região dos Inconfidentes ao Alto Paraopeba, ao Vale do Piranga e à Zona da Mata Mineira, ampliando o potencial de integração econômica, universitária e turística.
Também estiveram presentes no encontro a vice-prefeita de Ouro Preto, Regina Braga, o presidente da Câmara de Ouro Preto, Vantuir Silva, o prefeito de Catas Altas da Noruega, Paulo Batista, e o presidente da Câmara daquele município, Edmilson Rodrigues, além de secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e membros da comunidade.
Texto: Vívian Chagas
Revisão: Victor Stutz





