Notícia publicada em 03/12/2025
por Patrick Silva
A Prefeitura de Ouro Preto deu um passo significativo no fortalecimento das políticas públicas culturais: a cidade agora possui 15 novos Pontos de Cultura reconhecidos pelo Governo Federal. A certificação é resultado do Chamamento Público 016/2024 – Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura, viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), realizado e organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo.
A iniciativa tem como objetivo valorizar projetos, coletivos e entidades que já desenvolvem um trabalho contínuo e relevante nas comunidades, mas que muitas vezes ainda não possuíam a chancela oficial do Governo Federal. Com a homologação, esses grupos passam a integrar a Rede Nacional Cultura Viva, ganhando reconhecimento institucional, visibilidade nacional e acesso a novas políticas de fomento.
Pontos de Cultura
Os Pontos de Cultura são a base social do programa Cultura Viva, criado pelo Ministério da Cultura para fortalecer a sociedade civil. Além de equipamentos físicos, são grupos, coletivos e entidades sem fins lucrativos que desenvolvem ações de impacto sociocultural em seus territórios. Os novos certificados em Ouro Preto representam a pluralidade da cidade, abrangendo áreas como: música, dança, teatro, folclore, tradições locais, patrimônio histórico, culturas negras, quilombolas, identitárias, além de audiovisual, literatura e arte urbana.
A certificação é uma ferramenta de empoderamento cultural. O edital 016/2024 buscou premiar o histórico e a relevância comunitária das iniciativas. Para serem certificadas, as entidades precisaram comprovar atuação contínua através de portfólio e atingir a pontuação técnica necessária, demonstrando que são agentes transformadores em suas regiões. Ao entrar para a Rede Cultura Viva, esses grupos validam suas trajetórias perante o Estado e ampliam suas possibilidades de captação de recursos e parcerias.
Com o resultado final homologado no âmbito municipal, inicia-se agora a etapa de conexão com o Governo Federal. Os responsáveis pelos 15 novos Pontos de Cultura passarão pela fase de cadastro e validação na Plataforma Rede Cultura Viva. Nesta etapa, os grupos deverão atualizar seus dados e sinalizar suas atividades continuadas. Após essa validação, o Ministério da Cultura emitirá a Certificação Simplificada, consolidando definitivamente o status de Ponto de Cultura.
Conheça os Pontos de Cultura de Ouro Preto
A nova lista de certificados reflete a riqueza das tradições ouro-pretanas, do congado ao teatro, do forró ao artesanato. Confira os 15 novos integrantes da rede:
Além dos novos contemplados pelo edital da PNAB, Ouro Preto já contava com duas instituições integradas à Rede Cultura Viva, que seguem como referências no território: o Douropreto Bordado Solidário e o IÁ – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto.