prefeitura municipal de ouro preto


Ouro Preto certifica 15 novos Pontos de Cultura e amplia atuação na Rede Nacional Cultura Viva


A iniciativa, realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), reconhece coletivos e entidades que preservam a identidade, a memória e a diversidade cultural do território ouro-pretano

Notícia publicada em 03/12/2025
por Patrick Silva


 

A Prefeitura de Ouro Preto deu um passo significativo no fortalecimento das políticas públicas culturais: a cidade agora possui 15 novos Pontos de Cultura reconhecidos pelo Governo Federal. A certificação é resultado do Chamamento Público 016/2024 – Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura, viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), realizado e organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo.

 

A iniciativa tem como objetivo valorizar projetos, coletivos e entidades que já desenvolvem um trabalho contínuo e relevante nas comunidades, mas que muitas vezes ainda não possuíam a chancela oficial do Governo Federal. Com a homologação, esses grupos passam a integrar a Rede Nacional Cultura Viva, ganhando reconhecimento institucional, visibilidade nacional e acesso a novas políticas de fomento.

 

Pontos de Cultura

 

Os Pontos de Cultura são a base social do programa Cultura Viva, criado pelo Ministério da Cultura para fortalecer a sociedade civil. Além de equipamentos físicos, são grupos, coletivos e entidades sem fins lucrativos que desenvolvem ações de impacto sociocultural em seus territórios. Os novos certificados em Ouro Preto representam a pluralidade da cidade, abrangendo áreas como: música, dança, teatro, folclore, tradições locais, patrimônio histórico, culturas negras, quilombolas, identitárias, além de audiovisual, literatura e arte urbana.

 

A certificação é uma ferramenta de empoderamento cultural. O edital 016/2024 buscou premiar o histórico e a relevância comunitária das iniciativas. Para serem certificadas, as entidades precisaram comprovar atuação contínua através de portfólio e atingir a pontuação técnica necessária, demonstrando que são agentes transformadores em suas regiões. Ao entrar para a Rede Cultura Viva, esses grupos validam suas trajetórias perante o Estado e ampliam suas possibilidades de captação de recursos e parcerias.

 

Com o resultado final homologado no âmbito municipal, inicia-se agora a etapa de conexão com o Governo Federal. Os responsáveis pelos 15 novos Pontos de Cultura passarão pela fase de cadastro e validação na Plataforma Rede Cultura Viva. Nesta etapa, os grupos deverão atualizar seus dados e sinalizar suas atividades continuadas. Após essa validação, o Ministério da Cultura emitirá a Certificação Simplificada, consolidando definitivamente o status de Ponto de Cultura.

 

Conheça os Pontos de Cultura de Ouro Preto

 

A nova lista de certificados reflete a riqueza das tradições ouro-pretanas, do congado ao teatro, do forró ao artesanato. Confira os 15 novos integrantes da rede:

 

  1. Comissão Ouro Pretana de Folclore (COF)
  2. Bandalheira Folclórica Ouropretana
  3. Cia 2x2 – Cultura e Cidadania
  4. Associação dos Amigos do Reinado de N. Sra. do Rosário e Santa Efigênia (AMIREI)
  5. Sociedade Musical União Social
  6. Sociedade Musical Santarritense
  7. Instituto Samba Preto
  8. Coletivo Ameopoema
  9. Coletivo Casa Pitanga
  10. Grupo de Forró Ouro Preto (GFOP)
  11. Bateria Efigênia Carabina
  12. Congado de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças
  13. Coletivo Vila Pobre
  14. Grupo Artes e Sabores
  15. Cia Lamparina – Teatro de Animação

 

Além dos novos contemplados pelo edital da PNAB, Ouro Preto já contava com duas instituições integradas à Rede Cultura Viva, que seguem como referências no território: o Douropreto Bordado Solidário e o IÁ – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto.


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.