Notícia publicada em 01/12/2025
por Marília Mesquita

A Prefeitura de Ouro Preto certificou 350 estudantes que participaram, em 2025, do projeto CREAS nas Escolas. A solenidade, organizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, ocorreu na sexta-feira (28), no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em Cachoeira do Campo.
A iniciativa levou às escolas sete módulos formativos sobre direitos e prevenção à violência, abordados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); medidas socioeducativas; bullying e cyberbullying; prevenção ao suicídio; abuso sexual infantojuvenil; combate ao trabalho infantil; violência contra a mulher; violência contra as pessoas idosas; e gravidez na adolescência.
O projeto foi idealizado e executado pela pedagoga Taynara Barbosa e pelas educadoras sociais Amanda Michelle Borges e Camila Rodrigues. Participaram adolescentes entre 12 e 16 anos, estudantes das E. E. de Ouro Preto, na Bauxita; E. M. Monsenhor João Castilho Barbosa, na Barra; E. M. Padre Carmélio Augusto Teixeira, no Centro; e E. M. Juventina Drummond, do Morro Santana. Também estiveram nos encontros os alunos da E. M. Major Raimundo Felicíssimo e E. M. Haydée Antunes (CAIC), dos distritos de Amarantina e Cachoeira do Campo.
Para a vice-prefeita Regina Braga, o trabalho é resultado do empenho de toda a equipe envolvida. “O projeto do CREAS é um exemplo da potência da integração entre Educação e Desenvolvimento Social, fortalecendo a proteção e os direitos da juventude”, afirmou.
Já o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Edvaldo Rocha, ressaltou o impacto da iniciativa. “O CREAS nas Escolas é uma ponte entre a política de assistência social e a juventude. Promover informação e prevenção no ambiente escolar é fortalecer trajetórias e proteger futuros”, concluiu. A cerimônia também contou com a presença da secretária de Educação, Déborah Etrusco, da coordenadora do CREAS, Valdilene Tavares, e da diretora do CAIC, Cláudia Helena de Jesus.
Texto: Laura Borges
Revisão: Victor Stutz