prefeitura municipal de ouro preto


Prefeitura de Ouro Preto repassa R$ 130 mil para a cobertura da quadra da APAE

Notícia publicada em 27/11/2025
por Marília Mesquita


Imagem: Neno Vianna/ PMOP

A Prefeitura de Ouro Preto realizou o repasse de R$ 130 mil para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na última quarta-feira (26). O recurso será direcionado para a cobertura da quadra esportiva, utilizada pelos estudantes durante as aulas de educação física e nas atividades extracurriculares.

“Recentemente estivemos reunidos para a inauguração do Centro de Reabilitação e do acesso ao Autoparque da Bauxita. A APAE de Ouro Preto é uma referência e, agora, temos a felicidade de receber essa doação para a construção da cobertura da quadra, um apoio tão importante para à saúde, o esporte e a educação dos nossos alunos”, reforçou o prefeito Angelo Oswaldo. 

De acordo com a presidente da instituição, Imaculada Gonçalves, esse era um sonho antigo. “Quando chove ou quando está muito quente não conseguimos utilizar a estrutura, então todos queriam a cobertura da quadra, para que possa ser utilizada sempre”, explicou. A APAE possui 225 alunos e a grade curricular garante aulas de educação física dois horários por semana, de 50 minutos cada.

O recurso foi destinado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio de emenda parlamentar do deputado Estadual João Vítor Xavier. A intermediação foi feita pelo vereador Matheus Pacheco, na Câmara Municipal, e pelo secretário de Governo, Yuri Assunção.

Loja Solidária da APAE

Há 15 dias, foi inaugurada uma Loja Solidária da APAE para a venda de utensílios domésticos e acessórios, como forro de mesa, pano de prato, vasos de planta, ecobags e necessaires. A produção é realizada por 10 professores e monitores da APAE, que estão desenvolvendo as habilidades em uma parceria com o Instituto Caris.

“Durante todo o ano, os professores foram capacitados para bordado, costura e pintura. Para 2026, o objetivo é que o estúdio da oficina seja montado na APAE e disponibilizado para alunos, pais e outros professores”, explica a diretora da APAE Mara Guimarães.

A qualificação para o artesanato é voluntária e todo o recurso arrecadado com as vendas dos produtos é direcionado para a instituição.     

 

Texto: Marília Mesquita

Revisão: Greiza Tavares

Álbum de fotos


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.