Notícia publicada em 27/11/2025
por Marília Mesquita

A Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto realizou, nesta quarta-feira (26), uma reunião para reorganizar a oferta de vagas na Educação Infantil de Cachoeira do Campo. A demanda do distrito é muito superior ao previsto para o Ano Letivo de 2026. O encontro teve como objetivo definir estratégias para garantir o atendimento de todas as crianças cadastradas e zerar a fila de espera.
Durante o cadastramento para ingresso nas creches e escolas da Rede Municipal, disponibilizado até outubro, as equipes identificaram um crescimento significativo na procura por vagas, especialmente para as turmas de Berçário 1, Berçário 2 e Maternal, que atendem crianças entre 1 e 3 anos.
A reunião contou com a presença da secretária de Educação, Deborah Etrusco, da secretária adjunta de Educação, Silvia Teixeira, da gerente do Departamento Pedagógico, Sandra Ferreira, da diretora de Educação Infantil, Adriana Alves, da pedagoga da Educação Infantil, Ana Clara Felix, e das diretoras das unidades escolares do distrito: Cássia Cristina, da E. M. E. I Bonequinha Preta; Wilma Costa, da C. M. Zezinho Pedrosa, e Adriana Cardoso, da C. M. Arnaldo Bastos.
A partir do Ano Letivo de 2026, a Creche Municipal Zezinho Pedrosa concentrará o atendimento das turmas de Berçário 1 e Berçário 2. Para isso, a Secretaria de Educação se comprometeu a ampliar o número de vagas e estruturar um segundo endereço para receber todas as crianças dessa faixa etária.
Já a Escola Municipal de Educação Infantil Bonequinha Preta passará a atender as turmas de Maternal que eram da C. M. Zezinho Pedrosa. Para absorver toda a demanda cadastrada, o atendimento será realizado em tempo parcial (meio período).
Fila de espera será zerada no distrito
Com a reorganização, todas as crianças cadastradas para o Ano Letivo de 2026 serão atendidas, eliminando a fila de espera que preocupava famílias do distrito.
“A ampliação e redistribuição do atendimento é fundamental para assegurarmos que nenhuma criança fique fora da escola. Estamos reorganizando nossas unidades para garantir o direito à educação infantil, respeitando a demanda real das famílias de Cachoeira do Campo”, afirmou a secretária Deborah Etrusco.
Texto: Clara Costa
Revisão: Greiza Tavares