Notícia publicada em 26/11/2025
por Marília Mesquita

A Prefeitura de Ouro Preto realizou uma visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Osso de Boi, próximo ao bairro Nossa Senhora do Carmo, nesta terça-feira (25). As obras estão 40% concluídas e a previsão é de que iniciem as atividades em janeiro de 2027, com a conclusão da primeira fase de intervenções e a capacidade para o processamento de 62,5 litros de resíduos por segundo. O investimento é de R$ 40 milhões, totalmente financiado pela Saneouro.
A ETE será responsável pelo tratamento do esgoto doméstico de todos os bairros de Ouro Preto, por meio de processos físicos, químicos e biológicos, para remover poluentes antes de devolver ao meio ambiente. Desta forma, todos os resíduos lançados nos canais no interior da cidade e no Ribeirão do Funil serão interceptados, protegendo o cidadão de doenças de veiculação hídrica - como dengue, diarreia e cólera -, reduzindo maus odores e preservando os cursos d’água.
“Os trabalhos estão bastante adiantados, temos cerca de 40 pessoas trabalhando diariamente e temos mais um ano de obras até o pleno funcionamento. É uma obra muito importante e, eu fico especialmente feliz porque comecei esse trabalho há 20 anos com a criação do Semae, que previa a distribuição de água e coleta do esgoto na cidade”, destacou o prefeito Angelo Oswaldo.
De acordo com o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini, a ETE também prevê tanque para água de reúso, utilizada na lavagem de ruas, baixar poeira e em caso de incêndios, por exemplo. “O esgoto chega pelos interceptores e recebe reatores biológicos para degradar os poluentes. Depois vai para o decantador, para os biodigestores e para o tanque de contato para desinfecção. Só depois desse processo que lançamos novamente na natureza ou direcionamos para a reutilização”, explica.
Também participaram na visita técnica o secretário adjunto de Água e Esgoto, Narcísio Gonçalves, e o coordenador de Obras da Saneouro, Diógenes Oliveira.
Tratamento de Esgoto
O Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2022) estabelece que o tratamento de esgoto seja obrigatório em todas as cidades brasileiras até 2033. Em agosto, foi inaugurada a ETE Parque da Lagoa, localizada no distrito de Cachoeira do Campo, beneficiando diretamente 2.280 moradores. Em São Bartolomeu, a ETE está em funcionamento desde 2008. Além da ETE Osso de Boi, está em construção a ETE Alta Vila, também em Cachoeira do Campo.
Texto: Marília Mesquita
Revisão: Greiza Tavares




