prefeitura municipal de ouro preto


Casa da Ópera recebe o show The Tales neste final de semana


Apresentação do músico Tales Barbosa acontece na próxima quinta-feira (27)

Notícia publicada em 24/11/2025
por Patrick Silva


 

Com sonoridades que atravessam a afro-brasilidade, o jazz, a MPB, o soul e o forró, o projeto apresenta seus shows de circulação, revelando ao público as faixas do álbum de estreia de Tales Barbosa. No dia 27 de novembro, às 20h, o projeto chega a Ouro Preto, com apresentação na Casa da Ópera, teatro municipal de Ouro Preto, levando adiante a experiência musical produzida no El Niño Estúdio Criativo.

 

No palco, Tales Barbosa (baixo) se une a Bill Davison (flauta e saxofone), Guilherme Faria (bateria), Leonardo Avellar (guitarra), Rick Vargas (percussão) e Gabriel Guedes (violão) para interpretar composições que combinam improviso e textura em arranjos originais.

 

Tales Barbosa é baixista, compositor e multi-instrumentista, natural de Divinópolis (MG) e residente em São João del-Rei há mais de 12 anos. Sua música transita entre a música universal, a afro-brasileira, o jazz, a música mineira e nordestina, combinando harmonias sofisticadas, texturas e improvisos com ritmos afro-brasileiros. Sua obra revela uma paleta rica em cores musicais, sempre permeada pela brasilidade e pela busca por uma expressão autêntica e genuinamente brasileira. Em 2025, Tales lança seu primeiro álbum solo, The Tales, marcado pela busca da autenticidade e pelo sotaque musical que define sua identidade artística.

 

The Tales — Álbum de estreia de Tales Barbosa

 

Gravado ao vivo no Estúdio El Niño, o disco reúne seis faixas instrumentais interpretadas em formação de quarteto, resultando em uma sonoridade orgânica e vibrante. O trabalho reflete as diversas influências de Tales — que transitam pela música instrumental brasileira, MPB, jazz, soul, forró e afro-brasilidade, sem deixar de lado o sotaque da música mineira. O resultado é um conjunto de arranjos originais, harmonias ricas e texturas sonoras que convidam o público a mergulhar nas múltiplas sonoridades do Brasil. Inspirado por mestres como Hermeto Pascoal, Banda Black Rio, Milton Nascimento e Gilberto Gil, Tales constrói uma narrativa instrumental que valoriza o improviso, a brasilidade e a conexão estética entre as faixas.


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.