Prefeitura de Ouro Preto trabalha em Cachoeira do Campo após alagamento

Notícia publicada em 05/12/2017

Em decorrência dos alagamentos ocorridos no distrito Cachoeira do Campo após as chuvas dos últimos dias, a Prefeitura de Ouro Preto conta com uma força tarefa composta pela Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Comunicação Social que trabalham no apoio às áreas de risco, atendimento à saúde e na comunicação direta com a população.

Nas enchentes, todo tipo de lixo, além fezes de animais e o próprio esgoto doméstico, misturam-se nas águas de enchente configurando risco iminente de contaminação por doenças como hepatites, leptospirose, diarreia, febre tifoide e até mesmo a cólera.

Para evitar tais doenças, a Prefeitura está vacinando a população atingida. Leonice Vieira, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, informa que as equipes estão focadas inicialmente no trabalho de triagem e identificação das pessoas que tiveram contato direto com a água contaminada para que elas possam ser imunizadas. Para isso, é necessário verificar o histórico vacinal e evitar a dupla vacinação.

Para essas pessoas, serão distribuídas doses de hipoclorito de sódio para desinfetar os imóveis e purificar a água para o consumo humano. Além disso, as hortas que tiveram contato com a enchente devem ser descartadas e toda água que for consumida deve ser fervida, filtrada e preparada com a dosagem correta de hipoclorito.

Para informar a população de Cachoeira do Campo, a Prefeitura está distribuindo em postos de saúde e também nas comunidades mais afetadas um panfleto explicativo com orientação às famílias, trabalho que conta com o apoio das agentes comunitárias de saúde, técnicos, enfermeiros, todos da rede local e da imunização da vigilância sanitária.

Prefeitura está realizando as seguintes ações:

• Contato individualizado com as pessoas acometidas oferecendo atenção à saúde;
  • Visita aos locais em que houve alagamento ou enchente;
  • Verificação de contaminação de alimentos em depósitos e hortas;
  • Identificação das condições salubres dos imóveis;
  • Verificação da situação vacinal dos atingidos.

Caso tenha tido contato com a água da enchente, tenha os seguintes cuidados:

• Ferva, filtre e dose hipoclorito de sódio em toda água que for para consumo humano, beber ou cozinhar.
  • Em caso de contato com água de enchente, lave as roupas com desinfetante e passe-as com ferro elétrico.
  • Em caso de contato com água de enchente, descarte a plantação de hortaliças e legumes;
  • Em caso de sintomas anormais, procure o posto de saúde mais próximo.

*ASCOM - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ouro Preto
**Foto: Vice-prefeito, Tico Miranda, acompanhou o trabalho de reconhecimento realizado pela equipe da Defesa Civil logo após a chuva de quinta-feira. Divulgação Defesa Civil