prefeitura municipal de ouro preto


18 pessoas e instituições são agraciadas com a Medalha Aleijadinho, em Ouro Preto

Notícia publicada em 19/11/2025
por Marília Mesquita


Imagem: Neno Vianna/ PMOP

A Prefeitura de Ouro Preto e o Santuário de Nossa Senhora da Conceição homenagearam 18 pessoas e instituições com a Medalha Aleijadinho. A cerimônia aconteceu na terça-feira (18), durante o fechamento da 46ª Semana do Aleijadinho e do aniversário de falecimento do artista ouro-pretano, na igreja do bairro Antônio Dias. Durante as homenagens, também foi colocada uma coroa de flores no túmulo do mestre.

A Medalha Aleijadinho é concedida àqueles que se destacaram na realização de trabalhos em favor da cultura, do patrimônio e da preservação da história e de bens da cidade. “Estamos reunidos por gratidão, admiração e compromisso com o legado do Aleijadinho. Tudo que ele nos deixou há de permanecer como símbolo da cultura do Brasil”, ressaltou o prefeito Angelo Oswaldo.

“O Aleijadinho foi um grande artista, me coloco mil vezes à sombra desse ícone. Me sinto indigno por receber tamanha honraria e, ao mesmo tempo, me dá ânimo para ser protagonista de coisas boas, valorizando a cultura. Tudo que faço é com muita paixão”, destacou o presidente da Associação de Fanfarras de Ouro Preto, Fernandelli Fernandes, um dos agraciados.

Também compareceram à celebração o chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni, o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, a secretária adjunta de Turismo, Sônia Rezende, o pároco do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, monsenhor Enzo dos Santos, e o bispo emérito dom Francisco Barroso.

Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa nasceu em Ouro Preto em 1738. Era filho do português Manuel Francisco Lisboa e da escravizada Isabel. Ele foi um renomado escultor, entalhador, arquiteto e ornamentista do século XVIII, considerado o maior expoente do barroco mineiro. Sua obra, caracterizada por esculturas em pedra-sabão e madeira, pode ser vista em várias cidades mineiras.

Aleijadinho faleceu aos 76 anos, em 1814, com deformações nas mãos e nos pés provocadas por uma doença, possivelmente hanseníase. Seu corpo foi sepultado na Matriz de Antônio Dias, junto ao altar da Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte.

Agraciados

  1. Patrícia Lilian de Freitas
  2. Hugo de Castro Machado
  3. Caio Henrique Andrade do Carmo
  4. Eduardo Bastos de Souza
  5. Yacy Ara Froner Gonçalves
  6. Luiz Antônio Cruz Souza
  7. Fernandelli Sidney da Costa Fernandes
  8. Marcílio Luiz Bretas
  9. Paulo de Tarso Morais Filho
  10. Marco Aurélio Xavier Pinto
  11. Wanderley Claudino Ramos
  12. Maruzia Coelho Ferreira
  13. Simone de Andrade Neves
  14. Escola Estadual Marília de Dirceu
  15. Irene do Sacramento
  16. Edilson José do Nascimento
  17. Arquidiocese de Mariana
  18. Família José Maria Santo (zeladores da imagem do Senhor dos Passos)

 

Texto: Marília Mesquita

Revisão: Victor Stutz

 

 

Álbum de fotos


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.