Notícia publicada em 19/11/2025
por Marília Mesquita

A Prefeitura de Ouro Preto oferece fisioterapia clínica e domiciliar para pessoas que precisam de reabilitação ou de tratamento de distúrbios do movimento. Desde janeiro, foram realizados pela Secretaria de Saúde mais de 16 mil atendimentos personalizados, na casa do paciente. Além disso, foram feitas mais de 12 mil sessões na Policlínica, localizada no bairro São Cristóvão, ou na unidade de saúde de Cachoeira do Campo.
Cintia Soares tem paralisia cerebral motora e, há quase dois anos, recebe atendimento de fisioterapia domiciliar. “A evolução é nítida. Tenho mais controle de tronco, consigo ficar em pé sozinha e agora estou treinando para me levantar sozinha também”, conta entusiasmada. Toda segunda-feira e quarta-feira, o compromisso dela é com a saúde. “São os dias que sinto o meu corpo mais relaxado”, conclui.
Os profissionais de fisioterapia utilizam técnicas como exercícios, terapias manuais e eletroterapia, para restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física de pacientes. “Ajudamos principalmente pessoas com mobilidade reduzida, através do ganho de força e do equilíbrio para que elas realizem as atividades diárias, como escovar os dentes, por exemplo”, explica o fisioterapeuta João Rezende.
A Secretaria de Saúde oferece fisioterapia trauma-ortopédica, neurofuncional, cardiorrespiratória, vascular e pélvica, todas com encaminhamento médico, após consulta nos postos de saúde da sede ou dos distritos. A recomendação é para pacientes que passaram por cirurgia, sofreram lesão ou doença e precisam de acompanhamento para o retorno de movimentos ou alívio da dor.
Texto: Marília Mesquita
Revisão: Greiza Tavares