Notícia publicada em 06/11/2025
por Marília Mesquita

Ouro Preto alcançou um marco histórico na Educação: os resultados do Indicador Criança Alfabetizada mostram que o município superou, já em 2024, todas as metas projetadas até 2027, tanto em relação às metas municipais quanto ao alcance definido pelo padrão nacional.
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, a cidade tinha como objetivo inicial para 2024 atingir 59,55% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. No entanto, Ouro Preto registrou 71,36%, ultrapassando não apenas a meta para aquele ano, mas também a previsão de 2025, 2026 e 2027.
O desempenho posiciona o município no nível 4 de alfabetização, em que entre 70% e 80% das crianças consolidaram habilidades de leitura e escrita. “Esse resultado reforça o alcance de Ouro Preto em relação à meta do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), evidenciando que o município não apenas cumpriu as metas internas, mas também contribui para o avanço coletivo da Educação em Minas Gerais, que hoje ocupa a 3ª posição no ranking nacional, com índice acima de 72 % de crianças alfabetizadas”, ressaltou a secretária Deborah Etrusco.
Das metas estabelecidas no estado, 648 municípios alcançaram o patamar previsto de 79,2%, enquanto 64 ainda não possuem meta definida e 106 não conseguiram atingir o objetivo.
Avaliações e próximos passos
Todas as escolas municipais, do 1º ao 9º ano, participam das avaliações do CNCA, aplicadas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed). Ouro Preto acabou de passar pelo terceiro ciclo de avaliação, que aconteceu entre setembro e outubro de 2025, e antecede a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
A articuladora municipal de Ouro Preto e diretora da Educação Infantil, Adriana Rodrigues, destaca o esforço coletivo para o resultado. “Fazemos um acompanhamento sistematizado e frequente do desenvolvimento dos nossos alunos. Com o trabalho em rede que estamos realizando, a tendência é melhorar ainda mais nossos índices. Evidenciamos também um olhar diferenciado para a Educação Infantil, pois são essas crianças que realizarão as provas nos próximos anos”, reforça.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
Ouro Preto aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no início de 2024. A política pública do Governo Federal é desenvolvida em regime de colaboração entre União, estados e municípios. O objetivo é garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 2º ano do ensino fundamental.
Além disso, o programa busca recompor aprendizagens dos estudantes do 3º ao 5º ano, que ainda não consolidaram plenamente as habilidades de leitura e escrita. A referência para o cálculo do Indicador Criança Alfabetizada vem da Pesquisa Alfabetiza Brasil, conduzida pelo Inep, que estabeleceu 743 pontos na escala de proficiência do Saeb como o nível mínimo de alfabetização.
Com base nesse parâmetro, foram traçadas metas anuais a serem cumpridas até 2030, quando se espera que todas as crianças do país estejam alfabetizadas.
Texto: Clara Costa
Revisão: Greiza Tavares