Notícia publicada em 05/11/2025
por Marília Mesquita

Ouro Preto ganha mais uma atração para visitação com a inauguração do Centro Equestre Lusitano do Hotel Vilá Galé, em Cachoeira do Campo. O espaço oferece atividades esportivas e dispõe de um museu com peças que valorizam a história do 1º Regimento de Cavalaria Portuguesa de Minas Gerais, instalado naquele local durante o período colonial. O evento de lançamento aconteceu na última segunda-feira (03), com a presença do prefeito Angelo Oswaldo.
Carregado de grande importância histórica, social e militar, o prédio onde está situado o hotel tem um grande potencial para o desenvolvimento econômico, turístico e cultural da região. “Era um sonho que esse antigo quartel tivesse uma utilização adequada no nosso tempo, uma vez que o prédio estava condenado à ruína, não fosse essa intervenção que compatibilizou a utilização da construção original, com as necessidades do empreendimento”, destacou Angelo Oswaldo.
Nova atração
Instalado em Cachoeira do Campo em 1775, o 1º Regimento de Cavalaria tinha o objetivo de manter a ordem e a segurança acerca da exploração de ouro e pedras preciosas e será rememorado no Museu Equestre. Nele, são expostos fardamentos de cavaleiros, selas, freios, rédeas e outros elementos históricos.
O Centro Equestre também é adequado para atividades como hipismo, leilões de animais e volteios a cavalo.
Estiveram presentes no evento o fundador e diretor da rede Vila Galé, Jorge Rabelo, a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, o ex-secretário da pasta, Leônidas de Oliveira, e membros da sociedade civil.
Texto: Vanência Magela
Revisão: Greiza Tavares


