Notícia publicada em 03/11/2025 
 por  Marília Mesquita

A Prefeitura de Ouro Preto realizou, na sexta-feira (31), a entrega de 28 novas baias individuais no Centro de Acolhimento Transitório de Animais (CATA), localizado no Morro São Sebastião. A iniciativa aprimora o acolhimento de cães em tratamento e recuperação, reforçando o compromisso do município com o bem-estar animal.
As novas baias foram construídas com recurso de emenda parlamentar direcionada pela vereadora Lilian França e se somam às 25 já existentes, totalizando 53 unidades. A ampliação fortalece o trabalho desenvolvido no Protocolo Recolher, Esterilizar e Devolver (RED), que busca a reintegração dos cães à comunidade.
“É um trabalho muito importante de apoio. Temos aqui um centro de tratamento de animais da melhor qualidade, dirigido por uma equipe competente. Estamos na linha de frente na proteção dos animais, enfrentando o problema da superpopulação canina em Ouro Preto”, ressaltou o prefeito Angelo Oswaldo.
De acordo com o secretário de Saúde, Leandro Moreira, o trabalho segue um modelo de cuidado responsável. “Hoje temos cães comunitários. O objetivo não é realizar uma apreensão definitiva desses animais, e sim tratá-los e devolvê-los à comunidade”, destacou. Com o apoio das associações de proteção animal, o CATA cuida de 68 cães e realiza cerca de 30 castrações por semana.
Castração
Com o objetivo de promover o controle populacional e a saúde animal, a Prefeitura de Ouro Preto realiza castração gratuita de cães e gatos durante todo o ano. Somente em 2025, já foram realizadas mais de 4 mil castrações em todo o município, após cadastro prévio dos tutores. Novas datas para o Mutirão de Castração serão anunciadas em breve.
Texto: Jeane Polva
Revisão: Victor Stutz