prefeitura municipal de ouro preto


Prefeitura de Ouro Preto avança com novo sistema de avaliação de servidores

Notícia publicada em 23/10/2025
por Marília Mesquita


Imagem: Neno Vianna/ PMOP

A Prefeitura de Ouro Preto realizou o lançamento do novo sistema de estágio probatório e do plano de carreira, uma plataforma web desenvolvida para modernizar e centralizar o processo de avaliação dos servidores municipais. O evento aconteceu na terça-feira (21), no Auditório do Paço da Misericórdia.

A iniciativa substitui os antigos formulários em papel por um modelo totalmente digital, promovendo mais agilidade e transparência na gestão pública. O funcionamento e as especificidades da nova ferramenta foram apresentadas pela desenvolvedora de web e aplicativos, Edilaine Pena, e pelo diretor de Infraestrutura e Telecomunicações, Bráulio Miranda Veloso.

Para o prefeito Angelo Oswaldo, o novo sistema mostra que a administração pública precisa evoluir. “O mais importante é termos uma gestão moderna, uma prefeitura atualizada, não apenas com aparatos tecnológicos, mas também com sensibilidade humana. Precisamos compreender o papel de cada um, reconhecer a contribuição de todos e caminhar juntos pela valorização do servidor público”, afirmou.

A gerente de Recursos Humanos, Elaine Freitas, destacou que a medida contribui para o aprimoramento das demandas internas. “O futuro começa agora para nós, e isso é um marco. Para quem trabalha no RH, sabe como é difícil se livrar do papel. Nossos processos sempre dependeram de pastas, refazer trabalhos e acumular informações que se perdiam com o tempo. Acredito que este seja apenas o primeiro passo de muitas conquistas que ainda virão”, ressaltou.

Desenvolvida ao longo de um ano e meio, a plataforma foi criada para automatizar e integrar as etapas de avaliação dos servidores. De uso interno, ela adapta o acesso conforme o perfil de cada usuário, seja avaliador, chefia, membro de comissão ou equipe de RH, e permite registrar pareceres, assinaturas digitais e acompanhar prazos e resultados. O lançamento integra a programação do Mês do Servidor Público, celebrado em outubro.

 

Texto: Laira Souza

Revisão: Greiza Tavares


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.