prefeitura municipal de ouro preto


16ª edição do Café com o FIA fortalece parcerias pela infância e adolescência

Notícia publicada em 03/10/2025
por Marília Mesquita


Imagem: Neno Vianna/ PMOP

A 16ª edição do Café com o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) foi realizada na quarta-feira (01), no Paço da Misericórdia. O evento consolida-se como um espaço estratégico de prestação de contas e diálogo entre poder público, empresas e organizações da sociedade civil que atuam em prol de crianças e adolescentes do município.

O prefeito Angelo Oswaldo destacou a organização e a transparência do FIA como fundamentais para a efetividade das políticas voltadas a crianças e adolescentes. “Não falamos apenas de números, mas de vidas transformadas, de futuros construídos. Cada recurso destinado ao FIA representa uma oportunidade concreta de acesso à educação, à cultura, ao esporte e à cidadania”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, enfatizou a necessidade de integração entre os diferentes setores. “A união entre empresas e governo possibilita investir na criança e no adolescente. Estamos investindo em um cidadão melhor no futuro. Um cidadão que teve acesso à escola e à convivência social com certeza será um cidadão melhor”, reforçou.

Durante o evento, empresas que destinaram recursos ao FIA, por meio do Imposto de Renda, foram certificadas. O prefeito Angelo Oswaldo recebeu do Conselho Tutelar de Cachoeira do Campo a medalha “Você Merece um Abraço”, em reconhecimento ao  empenho dele na promoção dos direitos da infância e da adolescência no município.

Também estiveram presentes no encontro as representantes dos Conselhos Tutelares da Sede e de Cachoeira do Campo, Amanda Maciel e Maria Aparecida Rita de Cássia; e o vereador Emerson Titão, representando a Câmara Municipal. Além de secretários municipais que compõem o Fórum Regional de Desenvolvimento Social (Fordes), reforçando o caráter regional da iniciativa.

Saiba mais

O FIA é um fundo especial que recebe recursos por meio do Imposto de Renda. Os valores são direcionados para o financiamento de projetos que promovem, protegem e defendem os direitos de crianças e adolescentes. Criado pela Lei Federal nº 8.069/1990, o fundo é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), atualmente presidido por Cintia Benitez, e vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Ouro Preto.

 

Texto: Laura Borges

Revisão: Greiza Tavares


Nós utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade aqui.